Bariloche: se aeroporto fechar, viagem será via Neuquén ou Esquel

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Vulcão Puyehue

Plantão Vulcão: Bariloche se mexe para salvar a temporada. Neste fim de semana houve mais um mutirão para limpar as cinzas do centro da cidade. (Os cerros estão branquinhos, sem cinzas.) A reabertura do aeroporto continua prevista para esta sexta, dia 1º de julho.

O destaque desta última safra de notícias foi o estabelecimento de uma rota aérea alternativa para o caso do aerporto de Bariloche precisar ser fechado. Os aviões aterrissariam em Neuquén, a 400 km, ou em Esquel, a 300 km. O comunicado não indica o tempo de percurso, mas pesquisando no site de passagens de ônibus Plataforma 10 descobre-se que os ônibus intermunicipais de linha fazem Neuquén-Bariloche em 5 horas e Esquel-Bariloche em 4 horas.

(Para comparar: o trajeto Buenos Aires-Bariloche de ônibus é percorrido em 20 horas nas rotas mais expressas, e 25 nas pinga-pingas.)




Neste feriadão os aeroportos de Buenos Aires viveram um fecha-não-fecha por conta da nuvem de cinzas que continua zanzando irrequieta, mas desde ontem à tarde a situação se normalizou.

Leia:

Aeroportos de Esquel e Neuquén servirão de conectividade para Bariloche, na Agencia de Noticias Bariloche

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


83 comentários

Suyane
SuyanePermalinkResponder

Olá! Vocês saberiam informar, caso seja feito este desvio, se o trajeto de ônibus destas cidades para Bariloche seria feito por conta da empresa aérea ou teríamos que pagar? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Suyane! O trajeto não seria feito de ônibus, mas de avião! O Comandante colocou a referência via ônibus para que se imagine mais ou menos a distância entre as cidades. Reveja o texto wink Desconsidere, me confundi!

Katy
KatyPermalinkResponder

Querida bóia,
Como o trajeto será feito de avião até Bariloche se o uso do desvio (por Neuquén ou Esquel) é exatamente pro caso do aeroporto de Bariloche precisar ser fechado???? razz
A dúvida da Suyane é pertinente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

AH! Verdade. mrgreen Vamos verificar!

Júnior
JúniorPermalinkResponder

Alguém poderia confirmar a informação que tenho de que as estações de Esqui irão abrir no dia 01/07 ? Temos viagem marcada para Bariloche no dia 02/07, mas se as estações estiverem fechadas não temos porque visitá-la agora.
Poderemos esperar a próxima estação.
Como dizem na minha terra aq " juda eu ".

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Júnior! As pistas só estão precisando de mais neve para abrir. Já há neve para ver e para brincar, mas a estação ainda não está funcionando.

Acompanhe a situação pelo Facebook do Cerro Catedral:
http://www.facebook.com/CatedralAltaPatagonia

Júnior
JúniorPermalinkResponder

Obrigado Bóia !!!... É acho que não vai cair neve suficiente para podermos esquiar, nos decidimos em mudar a viagem para 7 dias completos em BsAs assim aproveitamos melhor, e em uma próxima oportunidade esquiamos em Bariloche.
Abraços

Júnior

EDGAR JR
EDGAR JRPermalinkResponder

AGAXTUR TURISMO ACABA DE COMUNUICAR CANCELAMENTO DAS SAIDAS EM JUNHO, JULHO E AGOSTO.CONFIRMEM SEUS PACOTES.

ABRS.

maria teresa
maria teresaPermalinkResponder

pode me informar como serah a devolucao pela agaxtur? a minha agencia tambem cancelou a viagem para o dia 09/07, mas me disse que soh devolve o pacote pago em 6 meses!!!!!

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Depois do vulcão, parece que o maior inimigo de muitas estações até agora tem sido frio e neve abaixo do esperado, tomara que o inverno finalmente resolva engrenar.

Anonimo
AnonimoPermalinkResponder

Eu sei que vcs querem ajudar mas se não tiver coisa boa pra falar entao nao fala pq o que eu to sabendo e que e justamente o contrario, os topos das montanhas ja estao cheios de neves(coisa nao prevista para junho)e os cerros ja estao todos limpos tenho a informaçao que o cerro catedral esta quase abrindo 8D. NA MINHA OPINIAO quem tem passagem pra quinze de julho em diante nao deve pensar em desmarcar talves um plano B como vall. nev. (Santiago)."NUNCA DESISTAM DE SEUS SONHOS,MESMO QUANDO ELES ESTINEREM JOGADOS EM UM MAR DE CINZAS"

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Eu acho importante as pessoas escreverem e lerem várias opiniões diferentes para tomarem decisões em momentos de incerteza. Uma das vantagens de um espaço dinâmico como esse é exatamente a interação: vc pode ler um posto, ouvir opiniões e avaliações, e decidir.

Guilherme
GuilhermePermalinkResponder

Estou com a mesma dúvida: tenho voo marcado para 5 de julho Buenos Aires-Bariloche. Se tiver que ser feito o desvio, a companhia vai organzizar e bancar tudo, ou teremos que ir atrás do ônibus que levará até Bariloche??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Guilherme! Na eventualidade, seria organizado pela cia. aérea.

Suzanna
SuzannaPermalinkResponder

Boa noite trips, acabei de receber comunicação da CVC sobre o cancelamento das operações Bariloche anteriores ao dia 15/07/2011 que irá devolver sem multas e taxas os valores. A minha viagem estava para o dia 09/07/2011. Ainda bem q jah tinha seguido a orientação da Bóia sobre o plano B.
Aproveito para dizer q adquiri o livro : 100 dicas para viajar melhor do querido Ricardo Freire e ESTOU AMANDO.
Um lado super positivo do vulcão foi : ter me deparado com este blog, antes por mim desconhecido. Agora divulgo a todos meus amigos este fantastico blog. Valeu Bóia!!!!
Cidade maravilhosa e suíça brasileira estou a caminho ...

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Se as operadoras estão cancelando todos pacotes até 15/07, pelo menos, me parece um indício de que a cidade não está tão "a postos" como se pode imaginar...
Eu estava na mesma situação da Suzanne, o plano B já está pronto, reservado e confirmado, mas a neve ficou para o próximo ano...

maria teresa
maria teresaPermalinkResponder

voce farah um novo pacote pela agencia ou receberah o dinheiro de volta?

PaulaMRC
PaulaMRCPermalinkResponder

Gente, meu voo esta marcado para dia 09/07 para Bariloche.Na eventualidade de descer em Neuquen e Esquel qual a distancia de San Martin de los Andes? E qual a situacao lá?

Juan Carlos
Juan CarlosPermalinkResponder

Ezeiza e Aeroparque podem fechar novamente hoje.

Tá cada vez mais difícil.
TAM, CVC e Agaxtur cancelaram os pacotes

http://www.lanacion.com.ar/1385083-las-cenizas-podrian-afectar-otra-vez-a-los-vuelos

Thiago Luis
Thiago LuisPermalinkResponder

Bom dia,

Será que é neve ou ciinza????
http://www.bariloche.org/imagenes/camaras/ccivico.html

cida
cidaPermalinkResponder

OLA ESTA MUITO COMPLICADO, TENTEI MUDAR O DIA DE MINHA VIAGEM QUE SERA DIA 06/07 COM TUDO QUE ESTA ACONTECENDO A DECOLAR ME INFORMA QUE VOU PERDER 100 DOLARES POR PASSAGEM E MAIS 50,00 REAIS, NÃO ACHO ISTO CERTO
JA OUVI FALAR QUE O AEROPORTO DE BARILOCHE SO ABRIRA EM AGOSTO

Sandra Pavão
Sandra PavãoPermalinkResponder

Olá, estou com o mesmo problema. Tenho reservas para o hotel Catedral Inn em 21/07. A decolar diz que se eu cancelar agora, não perco nada no hotel, mas perco no aéreo. Se eu esperar, e no dia da viagem o aeroporto estiver fechado, perco 50% do hotel. Não sei o que fazer.

cdsil
cdsilPermalinkResponder

Oi... venho acompanhando este fórum e o site do Ricardo a um bom tempo. Obrigado a todos por suas contribuições, até as dúvidas são válidas para clarear.

Cara cida, vc pode me informar onde vejo essas notícias sobre o aeroporto, eu vou em 25 de julho e estava tranquila... mas até os voos para as cidades mais próximas - e fazer o resto da viagem de ônibus - estão sendo cancelados...

cida
cidaPermalinkResponder

cdsil

vi a noticia no site da forma turismo
realmente não sei o que faço, não comprei pacote de turismo, eu mesma montei o meu, estou totalmente perdida, tenho reserva em Buenos Aires no hotal Wilton dia 06 e 07 depois iria para Bariloche
ja fui informada que o Hotel de Bariloche tb não cancela

Juan Carlos
Juan CarlosPermalinkResponder

A Forma Turismo também cancelou a temporada e colocou a seguinte frase no comentário:

"Segundo nossos fornecedores locais, a percepção geral é de que, infelizmente, o aeroporto não reabrirá antes de agosto"

cdsil
cdsilPermalinkResponder

muiiiito obrigado: Juan Carlos e cida.

Márcia
MárciaPermalinkResponder

Oi Bóia, minha família tinha viagem prevista de chegada em Bariloche dia 30/06, como a informação é de abertura dia 01/07, resolvemos solicitar que o trecho fosse alterado para o Chile, a TAM informou e calculou que terei que pagar uma multa pela mudança de trecho de 250,00 por bilhete emitido. A TAM informa que só não pagaria multa se pedisse reembolso ou outra data. Vcs possuem alguma informação sobre o assunto? Desde já agradeço a atenção.

cida
cidaPermalinkResponder

Voos Cancelados: (del día 01 al 14 de julho 2011)

AR1296/7 (dias 1, 2 y 8 julho) Aeroparque-Rio de Janeiro-Aeroparque
AR1678 (días 01, 02, 03 y 07 julho) Aeroparque-Bariloche
AR1298 (días 01, 02, 03 y 07 julho) Bariloche-San Pablo
AR1225 (días 01, 02, 03 y 07 julho) San Pablo-Aeroparque
AR1246/7 (del 2 al 7 julho) Ezeiza-San Pablo-Ezeiza
AR2652/3 (del 01 al 08 julho) Aeroparque-Neuquén-Aeroparque
AR2674/5 (del 01 al 08 julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR2864/5 (del 01 al 08 julho) Aeroparque-Trelew-Aeroparque
AR2690/1 (del 01 al 14 julho. Excepto 07 y 08) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR2654/5 (01 de julho) Aeroparque-Neuquèn-Aeroparque
AR2656/7 (01 de julho) Aeroparque-Neuquèn-Aeroparque
AR1658 (01 de julho) Aeroparque-Neuquèn
AR1651 (02 de julho) Neuquèn-Aeroparque

Última atualização 28 de junho, 2011 às 13.36 hs. (Local de Argentina)

Laura
LauraPermalinkResponder

Que companhia é essa{

rose
rosePermalinkResponder

Laura a companhia é a AEROLINEAS ARGENTINAS!!!!

Juan Carlos
Juan CarlosPermalinkResponder

BOMBA,

O aeroporto de Bariloche ficará fechado até pelo menos 08/07.

Acho que eles vão ficar empurrando a data para tentar salvar alguma coisa da temporada.

http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=22199

PaulaMRC
PaulaMRCPermalinkResponder

Meu caso tambem esta complicado...Ricardo ou Bóia,se eles cogitam descer no aeroporto de Neuquen ou Esquel, porque não SMA? E alguem sabe se em San Martin a situacao continua calma ou se piorou com a mudanca dos ventos?
Tem locadoras de autos em esquel ou neuquen como em BCHE?

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Por favor, tenho viagem para SMA do dia 09 ao dia 16. Alguém sabe informar se o aeroporto abrirá e se a cidade está em condições de receber os turistas?

Obrigada

CLÍVIA
CLÍVIAPermalinkResponder

Olá, por favor alguém pode me orientar com relação a Bariloche, pois minha viagem está marcada para 25 e julho será que vou conseguir entrar em Bariloche??? Devo prever um cancelamento???
grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Clívia! Infelizmente, não dá para prever. Temos acompanhado as novidades via imprensa e também pelos nossos leitores, que vêm compartilhando as decisões de empresas de turismo e companhias aéreas. Veja os comentários deles e também os posts sempre atualizados que têm sido destaque na página principal: www.viajenaviagem.com

Suyane
SuyanePermalinkResponder

Olá, amigos de angústia. Hoje recebi ligações do hotel Edelweiss de BAri, perguntando se eu ainda iria e me falaram que a cidade está esperando receber muita gente por terra, que poderíamos cruzar de Puerto Montt (amanhã embarco para Santiago) de ônibus ou vir de Neuquen ou ESquel, pois não é certo que o aeroporto reabra mesmo dia 01. Entretanto, após 3 dias tentando falar com a Aerolineas, a impaciente moça me disse que a linha do telefone está mesmo congestionada, que meu vôo do dia 03/07 Santiago-Mendonza-Bariloche só vai até Mendonza, pois o outro trecho já está cancelado, que não tem notícia que o aeroporto reabra dia 01 e que não tem nenhuma informação a respeito da existência de rotas alternativas via Esquel ou Neuquem, que o melhor era eu pedir logo o reembolso ou a mudança para Santiago-Buenos Aires, pois em Bariloche via Aerolineas eu não ia chegar! Bom, se eu chegar por lá, darei uma de Wilson e informarei como está. Abraços.

Suyane
SuyanePermalinkResponder

Acabei de olhar na Agência de Notícias de Bariloche e realmente o aeroporto ficará fechado até pelo menos 08 de julho http://www.anbariloche.com.ar/especiales.php?idespecial=22 .
Isso eu até já esperava e estava fazendo planos (ver acima) de ir de ônibus via Puerto Montt, mas o que me assustou foi essa notícia (http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=22194) dos fortes ventos estarem deixando a nuvem de cinzas em suspensão, podendo causar problemas respiratórios. Como iria com 2 crianças, acho que só me resta ficar mesmo por Santiago e torcer que o Valle Nevado abra, pois o problema por lá não são as cinzas, mas a falta de neve.

maria teresa
maria teresaPermalinkResponder

Pessoal, podem me informar como eh a politica de devolucao correta, sem ter que entrar na justica? A minha agente me informou que soh devo receber o dinheiro em 6 meses!!!!

TRIGO
TRIGOPermalinkResponder

Suyane, muito obrigado pelas informações. O que se nota é que ninguém sabe o que vai acontecer em julho. Não há como prever a parada das cinzas vulcânicas. Também é interessante entrar no site do Servicio Nacional de Geología e Minería em que se encontra o relatório diário das atividades sísmicas do Cordón Caulle

TRIGO
TRIGOPermalinkResponder

Corrigindo,
servicio nacional de geología y minería do chile

TRIGO
TRIGOPermalinkResponder

Segue relatório do dia 27 de junho

Reporte Especial de Actividad Volcánica No 55 Complejo Volcánico Puyehue – Cordón Caulle
lunes, 27 de junio de 2011
El Servicio Nacional de Geología y Minería (SERNAGEOMIN) - Observatorio Volcanológico de los Andes del Sur (OVDAS), informa que la actividad sísmica del Cordón Caulle, desde la emisión del último reporte, se caracterizó por:

Registro de aproximadamente 3 sismos/hora, tipo Volcano-tectónicos (VT) e Híbridos (HB), los cuales no superaron magnitudes (ML) de 2,5. Las localizaciones estuvieron distribuidas en todo el sector del Cordón Caulle, con profundidades comprendidas entre 3 y 12 km.

Continúa el registro de una señal de tremor con un comportamiento oscilante entre un tipo de tremor armónico de mayor intensidad y otra señal continua caracterizada por un contenido espectral de mayor ancho de banda y menor intensidad. El número de pulsos de carácter armónico con alta intensidad disminuyó, igual que su duración (entre 1,5 y 5 minutos), mientras que la intensidad conservó niveles de intensidad similares a los del día de ayer. Se destaca el registro de dos (2) episodios de este tipo de tremor, a las 19:37 hora local del día de ayer y 06:10 hora local del día de hoy, con desplazamientos reducidos de 41 y 67 cm2, respectivamente, valores considerados de nivel alto. Desde el último episodio referido no se han registrado más eventos de este tipo. El tremor continuo mostró una tendencia decreciente, alcanzando valores de desplazamiento reducido entre 2,0 y 4,0 cm2, con un valor predominante del orden de 2,5 cm2.

Durante el día de hoy no fue posible observar la columna eruptiva, por medio de las cámaras instaladas alrededor del volcán, debido a las condiciones meteorológicas imperantes en la zona.

Las imágenes de satélite MODIS obtenidas en la mañana del día de hoy, mostraron la dispersión de la pluma, con una dirección noreste, viéndose muy densa en los primeros 300 km, para luego confundirse con la nubosidad imperante en la zona, con la subsecuente caída de ceniza fina en dichas direcciones.

La actividad sísmica continuó relacionada con una dinámica de conducto abierto, asociada con la salida de gases y el ascenso del cuerpo magmático. Aunque no se realizaron nuevas observaciones aéreas, se infiere que la efusión de lava continúa, con base en el registro de los pulsos de tremor de alta intensidad. Las posibilidades de un evento explosivo aún permanecen debido a posibles obstrucciones del conducto por la lava emitida y/o cambios en la dinámica de la erupción, aunque es poco probable que alcance la magnitud de la primera fase eruptiva.

Dado que la posibilidad de ocurrencia de eventos explosivos continúa, igualmente sigue vigente la consecuente amenaza de generación de flujos piroclásticos. En consecuencia, se resalta la peligrosidad que implica la cercanía al curso superior del valle del río Nilahue y río Contrafuerte por la ocurrencia de estos fenómenos.

Es importante destacar que en la situación actual, los peligros volcánicos en el sector del paso internacional, se reducen a la caída de ceniza fina y la ocurrencia de eventuales aluviones en condiciones meteorológicas desfavorables, originados por el transporte del material piroclástico acumulado en las laderas del Cordón Caulle y volcán Puyehue.

La ocurrencia de lluvias en la región, asociadas a la alta acumulación de material piroclástico en las cabeceras de los cauces nacientes en el complejo volcánico, favorece la probabilidad de ocurrencia de lahares secundarios generados por represamiento de sus cauces a la vez que por el arrastre de dicho material con la ocurrencia de lluvias. Los principales cauces que pueden ser afectados por lahares en la situación actual son, al noreste: río Nilahue, río Contrafuerte; al sureste: la cuenca del Gol Gol y los cauces del Parque Nacional Puyehue.

El proceso eruptivo continúa y es posible que vuelva a presentarse un incremento en la actividad. El nivel de la alerta volcánica es ROJO: ERUPCIÓN MENOR

SERNAGEOMIN – OVDAS continúa con vigilancia en línea las 24 horas, e informará de manera oportuna sobre eventuales cambios en la actividad del volcán.

Jo Elias
Jo EliasPermalinkResponder

Pessoal
se alguém tiver notícias de San Martín, plz, compartilha com a gente. Tinhamos um voo de BA pra la no dia 9. Embora nao tenha sido tao afetado qto Bari tambem cairam cinzas... so pra confirmar o norte nao foi afetado ne? Estamos pensando em Salta como plano B

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jo! O norte não foi afetado. O site de Chapelco traz informações sobre San Martín. A estação deve abrir dia 2.
http://www.chapelco.com.ar/parte-diario/

Jô Elias
Jô EliasPermalinkResponder

Valeu, Bóia. A agência que me vendeu o pacote desde Buenos Aires também mandou fotos que mostram Chapelco nevado... Agora não está certo se a Aerolineas Argentinas manterão os vôos. Vejam a resposta que o site de San Martín mandou pra nossa consulta sobre o aeroporto. Vou contatar a AR.

Los aeropuertos se pueden utilizar. Las companias son las que ponen límite a si vuelan o no por el tema de no dañar sus motores.
Se estima que el día 08/07/11se reabren los vuelos. Dependiendo de la desición por el estado de las cenizas a gran altura.

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Bom dia,

Estou com viagem marcada para Bari no dia 25/07, só que fiz tudo particular, passagem e hotel, estive em contato com o hotel para cancelar a viagem e o mesmo me informou que para cancelamento iria cobrar uma multa de 50%, ou eu adiaria a viagem para outra data. Como se trata de fenômeno de força maior, eles não são obrigado a me reembolsar 100% do valor pago????

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Não há como você denunciar no Brasil uma operação comercial realizada na Argentina. Caso a operação tenha sido intermediada por um cartão de crédito você pode pedir ajuda.

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Boia,

Foi pelo cartão sim, no casa deveria contatar a operadora???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Thiago! Sim, contate a administradora para ver se eles ajudam você com o estorno!

MONICA
MONICAPermalinkResponder

Noticias de hoje no jornal ANB(Agencia de Noticias Bariloche):
1. O aeroporto vai ficar fechado, pelo menos, até 8 de Julho;
2. A atividade sísmica do vulcão está em tendência decrescente.

PaulaMRC
PaulaMRCPermalinkResponder

Alguem sabe me dizer o preco do onibus leito de BUE a bariloche?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Pesquise preços em http://www.plataforma10.com . Buenos Aires é "Retiro". O site trará todos os horários no dia que você deseja viajar. Então procure o site das companhias na web (no plataforma10 não é possível usar cartões brasileiros, mas nos sites de várias companhias é possível).

PaulaMRC
PaulaMRCPermalinkResponder

E como estao os voos ate buenos aires do Brasil?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Paula! Estão normalizados, mas sempre quando há ameaça de cinzas pode haver fechamento temporário de aeroportos.

leila
leilaPermalinkResponder

ola gente , eu estou marcada para ir para bariloche no dia 15 de julho desse ano, mas eu nao estou conseguindo falar com a Aeroline argentina para desmarcar o voo.
qual é a previssao que o aeroporto de bariloche abrira

Rose
RosePermalinkResponder

Boa noticia,

Esta nevando em Cerro Catedral!!!!!!

Douglas
DouglasPermalinkResponder

oi Paula estou na mesma situação que vc até buenos aires de boa
quanto ao onibus de BA a Bari mais os menos 650,00 Pesos R$ 160,00 por pessoa

rinaldo
rinaldoPermalinkResponder

Boa noite a todos. cheguei hoje em Bariloche via ônibus e estava nevando e continua nevando agora, tanto na cidade quanto no Cerro Catedral.Porém a neve ainda é pouca para esquiar.

A cidade está sem movimento. Para quem pretende vir de ônibus a dica é comprar na via bariloche, www.viabariloche.com.ar, o ônibus (coche como chamam) cama tutto letto é o melhor. Confortàvel e com servico de bordo.

a cidade ainda tem algumas cinzas, mas nada que tire o brilho. amnhá estarei indo percorrer os cerros. O lago está azul e náo marrom.

bem, alguém tiver alguma dúvida, deixe or ecado que repondo.

maria thereza
maria therezaPermalinkResponder

Oi Rinaldo

Que bom que vc se dispôs a nos atualizar quanto à situação de Bariloche. Existe muita especulação, por isso é importante saber as coisas de quem está no local. Minha viagem está prevista para 23/7, com 24 estudantes, que estão ansiosíssimos... O que mais está nos preocupando realmente é a reabertura do aeroporto. Se souber de alguma novidade... O que puder nos contar será bem recebido! Boa viagem e aproveite a linda Bariloche!!!! Uma abraço Maria Thereza

Elisa
ElisaPermalinkResponder

Rinaldo,

Minha passagem está marcada para domingo, dia 03/07, mas me parece que iremos descer em Esquel. Você acha que devo cancelar, ou pelo que você está vendo daria para eu aproveitar a viagem? Pois eu não vou para fazer ski. Os restaurantes e lojas estão abertos?

Obrigada!!

Sandra Pavão
Sandra PavãoPermalinkResponder

Rinaldo, você saberia me dizer se os hotéis na base do Cerro Catedral estão em condições de receber os turistas? Tenho reserva para o dia 21 de julho, no Apart Catedral Inn. Meu medo é de chegar até aí e o hotel estar cheio de cinzas.

Simone
SimonePermalinkResponder

Pessoal,
Fui fazer uma simulação de reserva no Hotel Llao Llao e apareceu uma mensagem dizendo que a expectativa de abertura do aeroporto é 15/07. Estranho, não ?
Vejam a mensagem.
*** Due to the presence of volcanic ashes coming from the eruption of the Puyehue volcano, located in Chilean territory and moving towards Argentine territory, the normal functioning of our facilities has been affected and airport operations are cancelled. Due to safety reasons, hotel operations will be cancelled from June 9th through July 4, inclusive. The airport is currently closed and is expected to re-open July 15th 2011 ***

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Rinaldo,
Estamos com viagem programada para o dia 28 de julho. Agradeceria muito se você nos mantivesse informados aqui pelo blog sobre a real situação da cidade. Passeios, cerros, ruas, como está de fato essa cidade linda que é Bariloche? O único problema é mesmo o aeroporto?
obrigada

Rinaldo
RinaldoPermalinkResponder

Sim Daniela, o único problema é o aeroporto e algumas poeiras na rua.

Maria Christina

Oi Pessoal, tenho viagem marcada para BARILOCHE dia 29/07, Por enquanto a CVC estámantendo esta saída. Já conheço e adoro Bariloche mas estamos levando bosos fiulho e sobrinho pela primeia vez. Gostaria de opiniões se vai valer a pena para eles. Como está a cidade?????
desde já , obrigada pra quem me retornasr

Luciane
LucianePermalinkResponder

A Bóia me ajude, por favor..vc parece saber tanto. Tenho uma viagem para Bariliche saida de Guarulhos pela TAM em 09/07. o acote foi feito pela CVC mas eles só sabem dizer que ta tudo bem, que vai acontecer a viagem...essas coisas. mas sei que o aeroporto de Bariloche eta fechado ate dia 08/07. Será que eu vou conseguir ir pra lá? Será que essa opção de ir ate uma cidade proxima e depois seguir de onibus vai rolar pra quem vai pela TAM através da CVC??
Me ajude por favor!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciane! Infelizmente, pela imprevisibilidade da situação, só temos mesmo como acompanhar as notícias... Insista com a operadora para te esclarecerem sobre a questão do ônibus!

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Boia, posso dar uma sugestão? Tem 3 tópicos onde o pessoal anda cometnando sobre vulcões. Poderiam pensar em fechar 2 e deixar só o mais recente, assim todos os comentários ficam no mesmo post smile

Patrícia B. Maia

Boa idéia do André. Acabei de fazer um comentário em outro local sobre cancelamento de vôo pq a última pessoa havia falado sobre isso mas dp me toquei que são vários posts sobre vulcão.

Núbia
NúbiaPermalinkResponder

olha pessoal. tenho viagem marcada para bariloche no dia 22 de julho..sera q o aeroporto estara aberto? vcs tem noticias se essa rota opcional sera organizada pela propria companhia aerea? achei um tanto quanto complicado fazer de forma particular pois estou viajando com criança..alguem tem alguma noticia nova? no site da lan olhei q os voos estao cancelados ate dia 5 de julho..

Cicera
CiceraPermalinkResponder

Ola pessoal, tenho viagem marcada para o dia 18.07 será que vai estar normal os aeroportos?

Laura
LauraPermalinkResponder

Bóia,
Realmente acho que ficaria mais fácil se os coments sobre o vulcao ficassem tds no mesmo tópico. Eu mesma fiz comearios em tópicos diferentes e depois vc pediu p não repetir a mensagem.

Hilana Pessoa
Hilana PessoaPermalinkResponder

Oláaa.. Gostaria de informações atuais do aeroporto de Bariloche?? Estamos indo dia 21 e queremos saber se existe algum prazo para reabrir? Pelo menos nevando já está! Só dependemos da abertura do aeroporto.
Obrigada.

tais
taisPermalinkResponder

Boas noticias para quem ainda vai para Bariloche. Veja os vídeos.

http://www.youtube.com/watch?v=sOG1l4U7WM8

http://www.youtube.com/watch?v=eA-FMXzjzjQ

Anonimo
AnonimoPermalinkResponder

ola boia
viajo para Bariloche dia 22/07 eu devo cancelar?

Anamaria Tavares

Pessoal, estou em Bariloche desde o dia 24 de julho e está bem legal, mas as pistas de esqui não estão todas abertas e boas. Vamos aos pontos importantes, que queria saber quando vim:
* a vinda é por Esquel mesmo!! Amanhã volto ao Brasil por Esquel tb. Vinda pela Andes é sofrível. Vôo de 4:30 de duração. Depois fomos enfiados em um ônibus direto para Bariloche. Serviram lanche. Aeroporto de Esquel bemmmm pequeno e nem podemos sair da aeronave enquanto esperamos as bagagens. Vamos direto para o ônibus.
* Distância de Esquel a Bariloche: quase 5 horas de ônibus em uma estradinha.
* Cerros Otto e Campanário sem neve. Vista linda... mas sem neve ou pouquinho de neve. Na próxima semana deve ter um pouquinho.
* Cerro Catedral: base com boa neve (tinha nevado na noite anterior). Ótimo para fazer esqui e se batizar tb. Não comam no único restaurante lá de cima (La Roca). O atendimento é péssimo e bem demorado. Muita gente e os atendentes não dão conta, fora que são mal humorados. Vale super a pena o passeio, mas deixem para comer láááá embaixo, antes das cadeirinhas.
* Refúgio Neymeuer: longa caminhada para ver a lagoa congelada. O passeio é pesado mas lindo. Nevasca e muita neve garantida. Perguntem antes as condições. Um dos melhores passeios. Cansativo, mas lindo. Passeio por dentro do bosque com muita neve. Dica importante: leve uma blusa extra, pois voltamos suados e quando paramos para almoçar, ficamos gelados. Não indico para quem não gosta de andar muito!
* Piedras Blancas: fantástico esquibunda. São 4 pistas. Só fui na menos radical e tô toda roxinha, mas super feliz. Tem direito a 6 descidas. Dá tranquilo. Antes de ir, verificar condições se nevou ou não. Se não tiver nevado bastante, não vá. Na base as pistas já tinham se misturado com um pouco de terra, virando barro. No topo da pista estava bom: neve e mais neve.
Boa notícia: hoje, sexta feira, está nevando em Bariloche. Ou seja: neve aqui que é um pouco raro, imagine nas montanhas?!?!? Pense, chuva na cidade, neve na montanha!!
Dicas para comer: Boliche do Alberto, Don Molina e Friends foram os melhores. Aqui a gasosa (refri) é bem caro. Quem quer aproveitar: vinho e cervejas são as melhores pedidas. Fast food são mais caros. Chocolates tb baratos. Na Mamuska tem um doce fantástico!!! Massa folheada com doce de leite e por cima caramelo. São 3 andares e redondinho. Delícia!!
É isso gente!! Aproveitem!! Ahh.... ainda tem cinzas espalhadas pela cidade, dá pra ver nas roupas, mas nada demais!!!

Ana
AnaPermalinkResponder

Gente, fui para Barilocche via Esquel atraves da LAN foi cansativo, mas a LAN foi nota 10. Periodo de 29.07 ate 05.08.
Os cerros estava abertos foi otimo ate o Bayo abriu. Dava para ver que poderia estar com mais neve mesmo assim deu para esquiar, esquibunda etc.
Tem um restaurante barzinho perto do arco do centro civico chamado Crocodilo's é muito bom comida barata, de qualidade atendimento surpreendentemente bom para argentinos (no geral atendem mal e sao mau encarados, primcipalmente em Buenos Aires) e nao cobram "los cubiertos" (talheres em portugues), pois é, nos restaurantes se cobram o uso dos talheres e agora com tantos brasileiroso garcons ainda querem "los servicios"(10%) imaginem??

ivan
ivanPermalinkResponder

Tenho passagem comprada a 3 meses de Buenos Aires para Bariloche para 3/9 e me informaram agora que o aeroporto de Bariloche permanece fechado. O que faço , visto que só tenho 3 dias de estada. a companhia aerea não nos informou nada e pelo visto gasto 2 dias nessa logistica, posso solicitar o cancelamento da passagem sem onus e permanecer em Buenos Aires?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar