Neva em Bariloche, mas aeroporto não reabre antes do dia 8

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Neve em Bariloche, 29/6/2011; foto: anbariloche.com.ar

E vamos para mais uma rodada de notícias para quem está  na agonia do cancela-não-cancela para Bariloche e região.



Começando pelas notícias más.

A Anac argentina (sim, eles têm uma, e com o mesmo nome) anunciou que os aeroportos de Bariloche, San Martín de los Andes e Neuquén reabrirão, na melhor das hipóteses, no dia 8 de julho.

Isso de cara já invalida a "garantia" dada dois dias antes pelo ministro do turismo de que se o aeroporto de Bariloche precisasse fechar, as viagens seriam feitas via Neuquén... O outro aeroporto que receberia os vôos, Esquel, a 300 km, está aberto.

Só que, para complicar, a leitora Suyane relata que o pessoal do atendimento telefônico da Aerolíneas não tem nenhuma informação sobre essas rotas alternativas.

Por conta disso, CVC, Agaxtur e TAM Viagens já tomaram a iniciativa de cancelar os pacotes com saídas até 15 de julho, como informa o leitor João Carlos.

No front das boas notícias, a mais estrepitosa é que hoje caiu a primeira neve no centro da cidade.

O hotel Llao Llao anunciou que volta a funcionar nesta segunda-feira, dia 4.

E a estação de Chapelco, em San Martín de los Andes, anunciou a abertura de suas pistas para o dia 2, sábado.

Mas como já estamos cinzentos de saber, nenhuma notícia é definitiva. Enquanto o vulcão não sossegar e as cinzas não se dissiparem, todas as reviravoltas são possíveis.

Leia:

Notícias fresquinhas locais na Agência de Notícias Bariloche

Facebook do Cerro Catedral

Diário de Chapelco

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


104 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

vera
veraPermalink

Viram? Acabou de dar no G1: os voos voltam a ser cancelados.

Gol cancelou partidas com destino a Buenos Aires, Assunção e Montevidéu. TAM não está operando na tarde desta sexta-feira para a Argentina.

claudia
claudiaPermalink

Por favor!! Ajudem! Como está o Cruce Andino via lagos e via terrestre? E o voo Santiago-->Puerto Montt? Preciso de uma luz.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Todos os trajetos terrestres estão desimpedidos, e as ligações aéreas no Chile também estão OK.

Bariloche, Chapelco e Neuquén continuam fechados. Buenos Aires fecha de vez em quando por conta das cinzas.

Enquanto o vulcão não sossegar tudo é possível, não dá para ter certeza de nada.

Patrícia B. Maia
Patrícia B. MaiaPermalink

Hoje, pela manhã, vôo da Aerolineas de SP p/ Buenos Aires cancelado.

neida basile
neida basilePermalink

Olá pessoal, tenho acompanhado a agonia de todos, pois tambem estou na mesma situação, estava com viagem marcada para dia 09/07, para Bariloche,a , já tinha CVC entrou em contato comigo esta semana, remarcando para o dia 16/07, concordei, ate porque me informaram que para esta dia estaria sando de SP, 4 voos fretados.
Vou aguardar ate a semana que antecede a viagem , estou indo com dois adolescentes de 15 anos, filho e sobrinho, e eles estão tão euforicos, que querem ir assim mesmo.Estive em Bariloche em maio de 2010, achei a cidade maravilhosa, imagino em alta temporada, ate pq em maio no Cerro Catedral ja tinha neve.Não vamos perder as esperanças, dia 16/07 estou embarcando, a mesnos que o aeroporto não abra.Gostaria que a Vanessa Olivatti, nos informasse mais, o que aconteceu? ela sumiu!
Para todos a aqueles que vão na mesma fé que eu , lá iremos nos divertir muito e dar boas risadas das nossas agonias, ate pessoal !!
SORTE A TODOS!

julia
juliaPermalink

Vivian,

a decolar.com trocou a cia área para Aerolineas, porém decidimos cancelar a viagem, está muito instável isso, muito obrigada pela sua ajuda e boa viagem.

Sandra
SandraPermalink

Vivian, a decolar cancelou sem cobrar as multas? Minha viagem seria para o dia 21 de julho. Se eu cancelar agora, tenho o reembolso integral do hotel. Porém, eles querem cobrar as multas. Se eu deixar para cancelar depois do dia 6, perco 50% do hotel. Estou muito aflita, sem saber o que fazer.

mari galdino
mari galdinoPermalink

estava com a viagem marcada para Bariloche, mas com estes imprevistos
resolvi remarcar para inicio de setembro, gostaria de saber se pode nevar neste começo de més por la?

Patrícia B. Maia
Patrícia B. MaiaPermalink

Sim, fui ano passado na 1ª semana de setembro. Foi muito bom!

Thiago Barbosa
Thiago BarbosaPermalink

Estou me programando pra ir para Bariloche na segunda semana de Agosto vou estudar pela manha e fazer Snow na parte da tarde! espero que o tempo nao estrague minha viagem!

tenho duvidas, quanto custa pra alugar a roupa completa de Snow? e quanto custa o passe pra subir o cerro catedral?

obrigado..

abraços!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago!

Esses detalhes sempre é mais recomendável esclarecer diretamente no site dos envolvidos!

http://www.catedralaltapatagonia.com/

Lali
LaliPermalink

Preciso da ajuda de vcs: Estou com vaigem marcada para Bariloche no dia 12 de agosto. Mas reservei o hotel em Villa la Angostura, por indicação de leitores aqui do site. Ocorre que as notícias da cidade não são nada animadoras... O meu hotel, acabei de descobrir, não tem política de cancelamento. Penso que não será possível ficar por lá, já que até o cerro Bayo está ameaçando não abrir... Será que perderei toda a entrada (50% do valor)? Será que até lá, a cidade já estará em condições? E o Cerro Bayo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lari! Sugiro procurar diretamente o hotel para saber sobre as condições de cancelamento! Quanto à situação geral, infelizmente a única coisa a fazer é esperar...

vivian
vivianPermalink

Depois que tinha resolvido tudo....Agora é o aeroporto de Buenos Aires que fechou!

Acho que não é mesmo p eu ir....

Bom, remarcarei p 2 quinzena de agosto!!!!

Alguém sabe como fica a cidade normalmente nessa data e sobre neve, cerros....??

Lali
LaliPermalink

Sei que é costuma ser a melhor época para neve.

mari galdino
mari galdinoPermalink

estou pensando em cancelar a minha viagem de julho para inicio de setembro, sera que conseguirei pegar neve nesta época do ano por la?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mari! Em setembro ainda há neve, sim.

ERIKA
ERIKAPermalink

Olá Pessoal, tenho acompanhado a discussão e a agonia das pessoas com viagens marcadas para Bariloche e região, situação na qual também me encontro smile

Embarco dia 16/07 para Buenos Aires pela GOL. De lá tinha comprado passagens da LAN p/ 17/07 para Bariloche. Eu e meu marido resolvemos encarar o busão e a viagem de 21hs de Buenos Aires até Bariloche. A estrada já conhecemos, é boa, pois já fomos para Bariloche em 2007 saindo de carro de São Paulo. Decidimos cancelar as passagens da LAN e compramos o bus tutto letto da Vía Bariloche. Dizem que é bem confortável, no estilo da Cruz del Sur do Peru. Os bancos viram camas, reclinando 180* graus e servem jantar e desayuno. Apesar do longo percurso, ao menos metade do tempo será à noite então não vai cansar tanto. Compramos os tickets pela internet. Retiraremos na rodoviária em Buenos Aires, Retiro.

Essa viagem foi a de mais difícil planejamento pra mim, nunca tanta coisa deu errada junto, mas acho que agora engrenou. Detalhe: levarei meu irmão de 11 anos com a gente, está super empolgado com a neve e tive que conversar com ele para explicar que a gente ia de busão numa trip de 21 horas!!! Mas acho que para nós vai valer a pena, e ele terá uma aventura pra contar...

Espero que o pessoal que for antes de nós vá postando notícias aqui para conhecimento de todos.

boa sorte a todos!!

Fernanda
FernandaPermalink

Desde março eu tinha pacote comprado para 09 de julho. Tenho amigos que morem em bariloche, e há 2 semanas atras me disseram que eu poderia cancelar, porque a situaçao lá nao estav nada agradável. Ha 12 dias tentei cancelar coma operadora, e só esta semana, disseram que para cancelar, teria multa, ou poderia adiar... e a multa, seria cobrada pois a aerolineas e o hotel, nao aceitam o cancelamento (e como eles querem que a gente chegue até lá?).
Bom, apenas ontem, uma semana antes da viagem, a operadora fez o cancelamento, e usei crédito para ir a Punta cana em Agosto.
Infelizmente esta situaçãoo é desagradável para todos, passei uma semana telefonando para agente de viagens, agência de turismo, operadora... assim como é desgastante e causa prejuízos às operadoras, pois ela arcou com as multas. Nao sei como fica agora que os voos foram cancelados novamente.

Boa sorte a todos!

E parabéns pelo site... é espetacular!

Sandra
SandraPermalink

Fernanda, estou com o mesmo problema com a decolar.com
Eles querem que eu pague a multa do aéreo. Já estou cansada de tanto ligar e nada resolver. As agências precisam entender que, assim como eles não têm culpa, nós, clientes, também não!!! Esperamos meses e meses para uma viagem como esta e, na hora dos problemas, é cada um por si! Estou decepcionada com a decolar.com

rinaldo
rinaldoPermalink

hola, todos.
Regressei de Bariloche hoje. Chegamos em B.A.
A situacao. o voo da LAN foi cancelado e a decolar mandou e-mail devolvendo tudo com crédito no cartao.

Saimos de B.A dia 28-06 de Bus - cama tipo tutto letto, neste tipo dá para aguentar. Ao chegarmos em Bariloche dia 29-06 estava nevando. foi ótimo. Lago Azul, sem cinzas. A cidade está com muita areia vulcanica ainda.

Na estrada percebesse em Pedra da águia - cidade distante 300 km de Bariloche muita areia vulcanica na estrada e no deserto.

EM Bariloche a noite do dia 29-06 foi muita fria e com neve. No dia 30-06 fomos ao Cerro Otto, Lago gutierrez, Cerro Catedral (ainda com pouca neve e os funionários preparando o local), colonia suiza, cicuito chico e cerro camparnaro . Foi proveitoso, aind amais para as criancas que nunca tinham visto e brincado na neve.

No dia 01-07 pela manhá andamos mais uma vez pelo centro de Bariloche, pelo meio dia o sol forte enxugou a areia e a poeira cobria as ruas e os carros. Algumas pessoas, em geral de mais idade, usvam máscaras.

â tarde tomamos o Bus de volta a B.A. chegamos hoje.

Conclusáo: Tem neve, pouca gente e poeira. Mas para nós valeu a pena.

carlos
carlosPermalink

Dica: Se pagarm no cartáo de crédito e ainda tem parcelas a vencer, liguem para o cartáo e digam que náo reconhecessem tal dívida, pecam estorno e cancelamento.

Carlos
CarlosPermalink

A melhor época para Bariloche será em final de julho, agosto e início de setembro. A Neve tem coberto as cenizas e bajado a poera.

PaulaMRC
PaulaMRCPermalink

Ola Rinaldo, valeu demais contar com suas informacoes. Você ja tinha hotel reservado lá que ou chegou de surpresa? Porque me parece que vc não ficou 7 dias. Reservaram hotel para vc lá por menos de 7 dias? E vc já ia de ônibus ou teve que decidir de ultima hora já em Buenos Aires. Que hotel vc ficou em BCHE e se foi com criancas...

rinaldo
rinaldoPermalink

Olá Paula, fui com 03 criancas, 06, 08 e 09 anos de idade no onibus da via bariloche, cama tipo tutto letto ou super cama como chamam, náo cansa. Aluguei um apartamento por 04 noites, como só pude ficar 02 noites, só paguei as duas, pois o proprietário preferiu receber as duas a ter que devolver o dinheiro.

Se resolver ir de ônibus, entre no site www.viabariloche.com.ar

Renata Soares
Renata SoaresPermalink

Oi, Pessoal,
Moramos em Belém e somos um grupo de 13, com muitas esperanças de ir até Bariloche! Nossa viagem está marcada para o dia 30 de julho,já estaremos em Santiago. A cada dia que passa, e os aeroportos de Buenos Aires e de Barmos a será ótimo, pois teiloche fecham vem o desânimo. Mas, como bons brasileiros que somos, não perdemos as esperanças jamais!!!!! SE conseguirmos , pelo menos, sair de Buenos Aires , ou melhor chegar e depois sair para Bariloche, já seria ótimo, pois temos a opção de ir de ônibus....
Gostaria de obter mais informações sobre essa viagem,se é muito desgastante, quantas paradas, se estrada tem paisagem bonita...
Quemm puder nos informar agradecemos!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! A viagem entre Buenos Aires e Bariloche de ônibus leva entre 21 e 25 horas.

http://www.viabariloche.com

ana
anaPermalink

Boa tarde.
com relação ao que muito tem reclamado, eu venho defender a aerolineas argentina.Fui muito bem atendida no 0800, e fui informada de que tem disponivel uma rota alternativa, saindo de Esquel, a 300 km. Essa rota é a mesma usada em dias de nevasca em bariloche, qdo o aeroporto esta fechado.

carol dias
carol diasPermalink

e vc viaja quando? foi a cia aerea que deu essa opção?

carol dias
carol diasPermalink

Minha viagem é dia 12/07...ja corro atras para cancelar ou espero mais um pouco... as cias. aereas são GOL E Aerolíneas... obrigada

carol dias
carol diasPermalink

infelizmente não posso remarcar pois não terei como sair do trbalho... o que me resta é esperar ou cancelar...

manoel leal
manoel lealPermalink

tenho viagem marcada para 25 de julho: recife - san martim de los andes gol/aerolineas argentinas/hotel chatelet, tudo pago antecipadamente. 1)sera que estara tudo ok até lá?. 2)san martim esta em condições de receber ? 3) dara pra esquiar no serro chapelco? 4)consigo cancelar e ser reembolsado? 5)poderei pra adioar pro proximo ano pois so da pra viajar nas ferias escolares?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Manoel! Assim como o aeroporto de Bariloche, o aeroporto de Chapelco (San Martín de los Andes) permanecerá fechado pelo menos até 8 de julho. Só saberemos perto desta data se a abertura será adiada.

A estação de Chapelco abriu hoje, sábado, com duas pistas habilitadas.

As condições de reembolso precisam ser vistas com cada fornecedor. Se você pagou direto o hotel na Argentina não há como usar o código de defesa do consumidor brasileiro neste caso.

Paulo Roberto Fleck Selle

Olá Pessoal:
Apenas a título de informação de quem conhece bem toda a região (já fui umas 15 vezes à Villa, Bariloche San Martin etc, e sempre de carro).
Em primeiro lugar, se fosse dono de uma operadora de turismo, sempre usaria o aeroporto de Neuquén (fica a 400 km de Bari, a estrada é vazia e esegura, e, de brinde, tu tens a paisagem mais linda dos Andes, que é a subida da Cordilheira (120km indescritíveis). Logo, fique feliz se não puderes aterrisar em Bariloche.
O problema que considero grave é o seguinte: Poucos falam, mas há o perigo de avalanche (é lógico que ficam quietos). Explico: as cinzas estão depositadas nas estações de ski (Cathedral, Bayo e Chapelco)e cinzas, são particulas sólidas (extremamente leves - algumas flutam na água, como vimos nas fotos e filmes) que se depositam na montanha emoldurando-se ao seu contorno. A neve encobre essa armadilha. Qualquer esquiador que der uma rasgada na neve, pode abrir um sulco e a cinza rola junto com a neve (quem já deu uma rasgada de snow ou ski, sabe)e, pronto, temos a famosa avalanche.
Mais, não está descartada a precipitação de mais cinzas (a previsão é de 3 meses de atividade - em 1960 foram 25 dias e em 1920 foram 4 meses, o mesmo vulcão) Com razão, eles tentam salvar a temporada deles (acertaram um desconto de 30% com os agentes de viagem - peça o desconto à sua operadora), mas penso que ainda vale o risco (vou na segunda quinzena de agosto, de carro, claro, desde Poa-RS)
Não deixem de conhecer a Villa Traful que, apesar das cenizas ainda está linda e, de quebra, voce fica a 20 km do vulcão (para quem gosta de aventura é ótimo). Aliás, o melhor da Patagônia, não é Bariloche, mas sim os passeios em seus arredores. Boa Viajem. Qualquer informação complementar, fleck515@yahoo.com.br
Paulo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paulo Roberto! O aeroporto de Neuquén também permanece fechado, junto com os de Bariloche e Chapelco.

Em Chapelco já houve testes sobre a possibilidade de avalanches, e os resultados foram tranqüilizadores:
http://www.laangosturadigital.com.ar/v3.1/home/interna.php?id_not=22337&ori=web

PaulaMRC
PaulaMRCPermalink

Gente, ola!! Minha data da viagem continua sendo SE DEUS QUISER...09/07.Nao creio que eu chego em BCHE ,mas em Esquel se tudo der certo. Sendo assim preciso de um hotel para pernoitar em BCHE de 09-10/07 e outro para 15/07 -16/07 pois não quero transitar de BCHE a Chapelco de noite. Meu voo chegaria em BCHE as 20:00 e na volta sai proximo ao meio dia. ALGUEM CONHECE UM HOTEL ONDE EU PODERIA PAGAR SO 2 DIARIAS EM BCHE neste periodo?
E quem sabe me dar noticias do Edinho que ia para lá no dia 02/07?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! É facílimo reservar hotéis pela internet. Use sites como o http://www.hoteis.com (patrocinador deste site) ou http://www.booking.com .

A Bóia
A BóiaPermalink

Este post está desatualizado e, por isso, fechado para comentários.

Notícias atualizadas sobre Bariloche, Chapelco, Ushuaia e Chile:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vulcao-news-chapelco-abre-para-esqui-cerro-catedral-para-pedestres/