Neva em Bariloche, mas aeroporto não reabre antes do dia 8

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Neve em Bariloche, 29/6/2011; foto: anbariloche.com.ar

E vamos para mais uma rodada de notícias para quem está  na agonia do cancela-não-cancela para Bariloche e região.



Começando pelas notícias más.

A Anac argentina (sim, eles têm uma, e com o mesmo nome) anunciou que os aeroportos de Bariloche, San Martín de los Andes e Neuquén reabrirão, na melhor das hipóteses, no dia 8 de julho.

Isso de cara já invalida a "garantia" dada dois dias antes pelo ministro do turismo de que se o aeroporto de Bariloche precisasse fechar, as viagens seriam feitas via Neuquén... O outro aeroporto que receberia os vôos, Esquel, a 300 km, está aberto.

Só que, para complicar, a leitora Suyane relata que o pessoal do atendimento telefônico da Aerolíneas não tem nenhuma informação sobre essas rotas alternativas.

Por conta disso, CVC, Agaxtur e TAM Viagens já tomaram a iniciativa de cancelar os pacotes com saídas até 15 de julho, como informa o leitor João Carlos.

No front das boas notícias, a mais estrepitosa é que hoje caiu a primeira neve no centro da cidade.

O hotel Llao Llao anunciou que volta a funcionar nesta segunda-feira, dia 4.

E a estação de Chapelco, em San Martín de los Andes, anunciou a abertura de suas pistas para o dia 2, sábado.

Mas como já estamos cinzentos de saber, nenhuma notícia é definitiva. Enquanto o vulcão não sossegar e as cinzas não se dissiparem, todas as reviravoltas são possíveis.

Leia:

Notícias fresquinhas locais na Agência de Notícias Bariloche

Facebook do Cerro Catedral

Diário de Chapelco

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


104 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Silmara Colombo
Silmara ColomboPermalink

Embora minha viagem esteja marcada apenas para 13/08, já estou ficando tensa pela total falta de definição. E nem adianta buscar responsáveis pois o vulcão não se submete às leis de defesa do consumidor. Só nos resta esperar.

Cláudia
CláudiaPermalink

Oi Silmara, estou no mesmo dilema, viu? só que nosso pacote está para o dia 06 de Agosto. Você nem imagina a felicidade de saber sobre essa primeira neve na cidade!!!!! acho que apartir de agora, tudo vai colaborar para a normalização.

Ivana
IvanaPermalink

Estou com viagem marcada para o dia 12/07 como fiz tudo por conta, não adianta querer cancelar pois saíra muito caro, vou aguardar e torcer para que no dia 12/07 o aeroporto já esteja aberto.....estou tensa....mas com esperança....

Paula Melo
Paula MeloPermalink

Ola Ivana.

Também, estou na torcida, pois minha viagem esta para dia 13/07 , saindo de Buenos Aires.
Só nos resta torcer e rezar .claro.

paula

jaqueline
jaquelinePermalink

Paula, tambem estou com viagem de lua de mel, mas como é para Agosto, eu acredito que as coisas ja estarao melhores...

Daniel Agostinho
Daniel AgostinhoPermalink

Estou na mesma situação que você, Ivana. Fiz tudo por conta (Passagem na Aerolíneas e Hotel no Decolar). Meu voo é para 11/07, segunda-feira. Estou muito agoniado, ainda mais pq é minha lua de mel. Não sei o que faço. Valle Nevado, no Chile, seria uma opção, mas meu desejo é Bari.

Andre L.
Andre L.Permalink

Se é lua de mel, viagem única na vida, eu nào arriscaria, não.

Paula Melo
Paula MeloPermalink

Daniel.
Fique em Buenos Aires e vá visitar o Restaunte EL ´ultimo Beso, simplesmente maravilhoso, para Lua de Mel, então....fora tudo que Buneos Aires tem p/ oferecer. fica a dica.
paula

Ivana
IvanaPermalink

Daniel, vamos ficar na agonia até lá....mas ficaremos com esperança...se o aeroporto abrir...estarei lá...

Carolina
CarolinaPermalink

Tenho certeza que dentro de pouco tempo estará tudo certo . Viajo no dia 22 de julho com crianças ( 5 e 10) e acho que estaremos em vantagem pois não estará tão cheio quanto nos anos anteriores. Ah , e com neve , o que é melhor...

Víviam
VíviamPermalink

Carolina também vou dia 22 e com uma filha de 12 anos, mas não estou muito otimista. Não sei se compro roupas se planejo as coisas da viagem, é a nossa primeira vez fora do Brasil, tenho medo de encontrar tudo muito diferente por lá. Abraços
OBS: se tiver noticias boas ou ruins me avise por favor

Lucia Marinzek
Lucia MarinzekPermalink

Estou tbm no msm caso, viajo para Bariloche dia 21 de julho, em lua de mel, e fiz tudo por conta, sem agência.
Estou preocupada, mas ainda mantendo a esperança...rs

Ana Robert
Ana RobertPermalink

Como tem gente nessa situação!!! Eu também estou agoniada. Minha viagem está marcada para 17/07, lua de mel... Tudo por conta e agora não sei o que fazer. Vai dormir Puyehue!!!! :-/

Elisa
ElisaPermalink

Viajo neste domingo, dia 3/7. Nem sei mais o que fazer... e agora???
Obrigada a quem puder me ajudar!!!
Elisa

sabrina baracat
sabrina baracatPermalink

Vc fez sua viagem por agência ou sozinha???

sabrina baracat
sabrina baracatPermalink

Minha viagem a Bariloche é para dia 17/07, mais gostaria de saber se alguem tem informações como estão as coisas na cidade de Bariloche???? Tudo limpo?? As lojas e restaurantes abertos??? Cerro catedral e outros abrem pistas quanto???
Obrigada.

Douglas
DouglasPermalink

o jeito é chegar em Buenos Aires ( la ao menos o aeroporto ta funcionando ainda)comprar passagens de Busão na via Bariloche que demora umas 20 horas e pronto chegamos em Bari
pra ver neve todo o esforço vale a pena
abraços pessoal espero vcs lá
meu busão sai as 14:00 do dia 14.07 e chega as 12:00 do dia 15.07 rsrsrsrs tipo uma viagem se SP pra BA mais ta valendo

Jaqueline
JaquelinePermalink

estou com viagem de lua de mel marcada para 14/08, chego em bariloche dia 17/08, assim espero.

Claudia
ClaudiaPermalink

É, pessoal, a minha agonia finalmente chegou ao fim.
Não da forma que eu esperava, mas....
Viajaríamos em 10/07, rumo a Bariloche. Minha Mãe, eu e minha irmã, com nossas quatro crianças.
Porém, fomos contatados pela CVC, que nos comunicou do cancelamento dos pacotes até o dia 15/07.
Teremos a opção de reembolso do valor pago ou escoha de outro destino.
Estou aliviada por ter comprado o pacote com uma agência de viagens grande, pois nessas horas isso acaba fazendo bastante diferença.
Agradeço a todos os que postaram seus comentários e principalmente ao Ricardo Freire e Equipe, pois foi através de vocês que conseguimos obter informações sobre Bariloche.
O restante da imprensa parece estar ignorando o assunto!!!
Mas felizmente existe este veículo para comaprtilharmos as nossas angústias, causadas pelo Puyehue (até já aprendemos o difícil nome desse vulcão!!! rsrsrs)
Boa sorte a todos e, na medida do possível, BOAS FÉRIAS!

Leonardo
LeonardoPermalink

Eu havia planejado uma viagem com criança para Villa La Angostura (conheci neste blog e me empolguei) para o período de 11 a 19/07, com uma pernoite de ida e outra de volta em Bs. Aires. Consegui cancelar TODOS os hotéis sem taxa alguma pelo Booking (lembro-me de que nos 2 hotéis de Bs. Aires optei por uma tarifa mais cara, cerca de USD 20, que admitia cancelamento grátis - vai aí a dica). Iria de Smiles para Bs. Aires - aí foi a única multa que paguei, RS 50,00 por trecho. Quanto ao trecho interno Buenos-Bariloche, havia comprado pela LAN, consegui remarcar sem taxas para Confins/Santiago (a diferença para 3 PAX foi de apenas R$ 1.050,00). Agora vou passar minhas férias em Santiago (2 dias), que já conheço, mais 5 em Farellones (optei por esta estação de esqui não só pelo preço como pelas dicas do Ricardo, que a visitou e informou ser mais indicada para marinheiros de primeira viagem e crianças). Depois conto como foi.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonardo! Parabéns pelo sucesso das mudanças. Só um esclarecimento: o Ricardo Freire gostou de Farellones para o bate-volta; ele não sabe nem como é se hospedar em Farellones nem como é ficar cinco dias por lá. Na volta conte-nos suas impressões, por favor!

Lucia Marinzek
Lucia MarinzekPermalink

Sabrina,

Pelas informações repassada pela Vanessa Olivatti (que é uma guia brasileira que mora em Bariloche e tem passados informações bastante verdadeiras e consistentes), a cidade está OK. Ela fez até videos q estão no youtube, hoje nevou e está nevando e mto, e a cidade quase não tem mais sequelas com relação ao vulcão (água, luz, lojas e restaurantes baertos etc), o único e GIGANTESCO problema é o aeroporto (q segundo as especulãções não reabrirá tão logo), o que desejo que não aconteça.
Porém, a informação dada pelo ANB Bariloche e repassada pelo Riq aqui, em outro post, parece q irá se tornar verdadeira, os turistas poderão pousar numa cidade proxima a Bariloche (300 km) e irem de bus até lá.

Lucia Marinzek
Lucia MarinzekPermalink

Desculpem pelos erros de digitação acima...rs
é a pressa....

Douglas
DouglasPermalink

Pessoal alguem comprou passagens pela LAN?
como eu disse anteriormente vou de onibus mais ja tinha comprado passagens pela LAN alguem sabe me dizer se a lan devolve a grana?
valeu

Fernanda
FernandaPermalink

Agendamos nossa ida a Bariloche para 29/07, por conta pela Aerolineas, vamos com criança ,o que inviabiliza trechos de ônibus, e meu marido quer cancelar tudo, juntar as nossas cinzas e ir pro Nordeste. Eu, teimosa, quero esperançar mais um pouquinho pelo menos até dia 08... eita agônia!!! Consola saber que não é só minha, mas não sei o que fazer, teimosia de mulher não acalma vulcão...

Adriano
AdrianoPermalink

Hoje entrei em contato com a CVC e me GARANTIRAM que a Aerolineas vai estar voando para Bariloche a partir do dia 08/07. Inclusive meu vôo foi remarcado para dia 08/07 as 23:45 h. Assim chegamos em Bariloche dia 09/07 quando o aeroporto vai estar aberto. Essa informação foi repassada pela aerolineas para a CVC.

Daniela
DanielaPermalink

Adriano,
Acho meio complicado qualquer um garantir que o aeroporto vai abrir. Não tem como garantir que o vulcão vai se acalmar e que as cinzas vão deixar de cair tanto em Bariloche ou nas cidades vizinhas. Pense bem...

TATIANA VASCONCELOS
TATIANA VASCONCELOSPermalink

olá BÓIA!!

Meu vôo para Bari será 03/07 que nada foi cancelado ainda com Tam( qual emiti com milhas trecho completo)Como vc acha que devo fazer? ir até Bs e arriscar a recolocação da Lan de outra forma, seja ela ônibus ou pousar em Esquel? Por experiencia própia, sei que a Lan não cuida mt bem dos pax..ano passado em Bari dormimos uma noite td no chão do aero pq mudaram horários de vôo, sem nos dar direito algum... não sei o que fazer, minha filha de 9 anos tava contando nos dedos a data de embarque. alguém me dá uma luz!!!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tatiana! A promessa de desviar as viagens a Esquel (ou Neuquén) foi feita pelas autoridades, mas ainda não temos notícia disso ter sido em posto em prática pelas cias. aéreas.

Na http://www.viabariloche.com.ar você consegue comprar passagens de ônibus de Esquel a Bariloche. São 4h30 de viagem.

PaulaMRC
PaulaMRCPermalink

Ola Adriano,esta noticia de possibilidade de voo via Esquel pela CVC foi dada apos o descobrimento de nova erupcao por outra cratera do vulcao que aparecia na pagina do terra ontem?
E os voos do Brasil para BUE estao saindo ou nao?

Juan Carlos
Juan CarlosPermalink

PaulaMRC,
Não foi descoberta nova erupção e sim uma nova cratera formada pela erupção do dia 04/06.
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5213357-EI8140,00-Satelite+detecta+nova+cratera+no+complexo+vulcanico+do+Chile.html

Os Vôos para BsAs estão normais, tanto para Ezeiza como para Aeroparque. Se o vulcão não voltar a expelir muita cinza a tendência é que para BsAs não teremos problemas.

MONICA
MONICAPermalink

Noticias do ANB de hoje: "la Provincia asumirá el costo del pasaje terrestre entre los aeropuertos alternativos de Neuquén y Esquel, para aquellos usuarios de Aerolíneas Argentinas provenientes de Brasil y con destino a San Carlos de Bariloche, "mientras exista las medidas restrictivas de vuelos hacia la terminal internacional de esa ciudad".
Isso explica como será feito o transporte dos usuarios da Eerolineas Argentinas enquanto o aeroporto estiver fechado. Só fiquei na dúvida em relação aos passageiros da LAN... Estes não terão o transporte?

Lucia
LuciaPermalink

Também estou com a msm dúvida, meu vôo entre Buenos Aires-Bariloche tbm é pela Lan, espero boas notícias

claudinha
claudinhaPermalink

Oi, minha viagem é dia 16 de julho, tudo bem que já tenha neve , mas o aeroporto ainda não há certeza de abertura. Na agencia de noticias de Bariliche estima-se dia 8. É muito arriscado

Edinho
EdinhoPermalink

Pessoal,
Viajo este sábado, 02/07 para bariloche. Meu voo que seria SP-Bariloche direto foi reprogramado pela Aerolineas, passando por Buenos Aires e chegando a Esquel. O trecho terrestre é por conta da Aerolineas. NÃO CANCELAREI!
Está nevando bastante, e pelas fotos na ANB e facebook, mais informações de pessoas que já estão lá, vai dar pra curtir bastante! Que o sacrifício seja recompensado!
Abraços.

Marília
MaríliaPermalink

Olá...
Manda notícia de lá pro povo daqui também...
Nos conta tudo!!!!
Boa sorte
Marília

PaulaMRC
PaulaMRCPermalink

Edinho estarei na sua situacao no proximo sabado...e com criancas.POR FAVOR NOS DE NOTICIAS QUANDO CHEGAR LÁ DE COMO ESTA A CIDADE E COMO FOI A VIAGEM!!!!PLEASE!!!Voce ja tem o terrestre?
Preciso saber se esta facil arrumar hotel lá mesmo sem reserva pois eu cancelei o meu de Villa Angostura e estou aguardando para ver se sai voo para a regiao ou nao.
Vou no dia 09/07. Abracos e boa sorte!!

joaquimneto
joaquimnetoPermalink

gostaria de receber fotos atuais de bariloche de vanessa olivatti,e noticiaias atuais nirei dia 02/07 ou de avião ou de onibus ou a pé mais chegarei la ok vamos curtir muito a viajem valeu pessoal fico no aguardo ok

Ivana
IvanaPermalink

Edinho, adorei sua informação o meu voo também é pela Aerolineas, irei no dia 13/07, assim que você chegar de notícias de como foi a parte terrestre...pois vou com criança ...obrigada..ahh e como você ficou sabendo que iriam alterar o voo para Esquel?...até agora não sei de nada como será o meu voo.

carol
carolPermalink

Gente, gostaria de saber para quem remarcou os voos...como foi feito? eu saio pela gol dia 12/07 e depois aerolineas... parece que eu estava mais tranquila ...agora estou mega preocupada... com medo de perder dinheiro...

Melissa Gama
Melissa GamaPermalink

Gente! Vocês estão tensos!? Minha reserva era pra 02/07, mas a Lan fez besteira e tivemos que mudar pro dia 03/07. Talvez tenhamos, no final das contas, que ir de busão. Isso se tivermos sorte, já que estamos em Buenos Aires desde 25/06. Mais uma semana aqui eu não aguento. Prefiro voltar pro Brasil. E agora... Quem está tenso!?

carol
carolPermalink

oi melissa... vc diz ir de busão de buenos aires para bariloche? Tá, mas e a grana? Como ficará a questão do reembolso?

Adriano
AdrianoPermalink

Recebi ontem a remarcação (via CVC) do meu Vôo pela Aerolineas, agora saindo de B.A. as 23:45. A garantia que falei no post anterior foi se não tivesse mais atividade vulcânica. Se o bicho explodir novamente ai não tem o que fazer. O que sei é que meu Vôo até o momento foi confirmado para o dia 08/07 as 23:45 hrs. Se a Aerolineas descer em outro aeroporto, ai pegamos um bus e vamos para Bariloche.

jaqueline
jaquelinePermalink

vou a bariloche em 17/08.

jaqueline
jaquelinePermalink

Vou a buenos aires dia 14 e de la para bariloche dia 17/08. em lua de mel. espero que ate la, esteja tudo resolvido.

vivian
vivianPermalink

Hoje resolvi a minha viagem!!!! VOU para Bariloche, via Esquel..... Tudo por conta da Aerolineas Argentinas!

Chegaremos em Esquel e pegaremos onibus fretado pela companhia.

Darei noticias de como foi a viagem e como esta a cidade!!!!!

Víviam
VíviamPermalink

Obrigada carol espero de coração que seja uma feliz viagem pra vc e familia espero noticias suas abraços

julia
juliaPermalink

Vivian, a própia LAN lhe deu essa opção? pq minha viagem está marcada para 06/07 e tb não cancelaram o voo apesar de terem a informação que o aeroporto só reabrirá dia 15/07.
aguardo seu retorno.
Obrigada

Julia

cdsil
cdsilPermalink

Por favor, alguém sabe se a Austral, operada pelas Aerolineas, tbm está fazendo via Esquel e com ônibus?

Francisco
FranciscoPermalink

Galera, só posso ir ao Chile em Outubro, será que consigo ver neve no Valle Nevado ainda?? e 5 dias pra curtir é o bastante??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Francisco! Para garantir neve, vá o mais cedo possível em outubro. As estações fecham lá pelo dia 10.

vivian
vivianPermalink

Oi Julia! A minha companhia é a Aerolineas Argentinas.

Estou indo dia 02-07! Eles me deram a opção de ir por Esquel e eles reservaram um onibus para levar os passageiros do voo!

A minha volta é dia 08-07, que por enquanto esta mantido pelo aeroporto de Bariloche, caso contrário eles garatiram mesmo esquema, via Esquel!

Estou bem confiante! Tem nevado bastante...O meu hotel é no Cerro Catedral, que hoje me disse que esta branquinho por la e as pistas devem abrir no sabado, se tudo der certo e continuar nevando por la!

Boa sorte a todos que estão indo...

claudio
claudioPermalink

OLÁ PESSOAL,

EU IRIA PARA BARILOCHE COM UNS AMIGOS (DIA 24 DE JUNHO), 5 ADULTOS E 4 CRIANCAS. DEVIDO AO VULCÃO RESOLVI MUDAR MEU DESTINO PARA USHUAIA. MANTIVEMOS O VOO PARA BUENOS AIRES E TROCAMOS O OUTRO TRECHO PARA USHUAIA NA MESMA DATA. CHEGAMOS EM USHUAIA DIA 28/06 E ESTAMOS RETORNANDO AMANHA. EU JA CONHECIA BARILOCHE E QUERIA LEVAR MEUS FILHOS PARA CONHECER A NEVE, POREM ESTOU MUITO SATISFEITO COM A TROCA. ACHEI USHUAIA MUITO BOM, PRINCIPALMENTE PARA AS CRIANCAS. MUITA NEVE NA CIDADE, PASSEIOS COM TRENOS PUXADOS POR CÃES, PASSEIOS COM RAQUETAS E COM MOTOS DE NEVE , TREM NO PARQUE NACIONAL, TUDO COM MUITA NEVE. PARA QUEM GOSTA DE ESQUIAR TEM CERRO MARTIAL E O CERRO CARTOR.

Rafael Martins
Rafael MartinsPermalink

Esta é a terceira temporada seguida que vou a Bariloche. No ano de 2009 estava o mesmo pânico geral em virtude da gripe suína. Nossa viagem foi super tranquila, a estação estava mais vazia, o comércio a todo vapor, ninguém gripado. Acredito que este ano a temporada promete, pois a previsão para neve é ótima e certamente o movimento será um pouco menor.

Danielle
DaniellePermalink

Bom dia gente, vou tentar ajudar mais alguém que está na mesma dúvida que eu. Estou com a viagem marcada para Bariloche no dia 09/07, e diantes tantas sugestoes e informações entrei em contato com a Aerolíneas para saber a possibilidade de alterar o voo para Esquel. Isso realmente está acontecendo porém com os voos até dia 04/07, pois dia 05/07 está marcado voo direto para Bariloche e não dia 08 como foi dito na reportagem. Bariloche não está recebendo mais as cinzas do vulcão só que o aeroporto está fechado por segurança da ANAC pelas cinzas que inda estão lá. A aerolíneas me pediu para entrar em contato dia 4 ou 5 para saber se foi normalizado os voos, caso não seja ele continuarão com a rota alternativa por Esquel. O jeito é esperar mais um pouco...
Ah, o reembolso não está sendo feito sem multa e caso queiram remarcar o voo também será cobrado diferença caso haja. Eles alegaram que é um problema climático e não da empresa.
Fazer o que né!!!

MELINA
MELINAPermalink

PESSOAL, POR FAVOR, PRECISO DE AJUDA! MINHAS PASSAGENS SÃO TODAS PELA AEROLINEAS ARGENTINAS, DE SAO PAULO A BUENOS AIRES, DEPOIS DE ALGUND DIAS, BUENOS AIRES A BARILOCHE, DEPOIS BARILOCHE A SÃO PAULO (COM UM STOP DE SETE HORAS EM BUENOS AIRES). NÃO CONSIGO FALAR EM NENHUM TELEFONE DA AEROLINEAS, JA LIGUEI EM VÁRIOS E NINGUEM ATENDE! VEJO QUE MUITAS PESSOAS AQUI TROCARAM SUAS PASSAGENS E CONSEGUIRAM FALAR COM A COMPANHIA. POR FAVOR, ME INDIQUEM COMO CONSEGUIRAM ENTRAR EM CONTATO COM A AEROLINEAS ARGENTINAS, POIS NÃO SEI MAIS O QUE FAZER PRA RESOLVER A SITUAÇÃO OU ME TRANQUILIZAR POR UMA ROTA ALTERNATIVA! MUITO OBRIGADA!

carol
carolPermalink

gente , tb não consigo falar na aerolineas...comprei minhas passagens pelo submarino e tentei entrar em contatos com eles mas tb não consegui...alguem pode me ajudar? saio dia 12/07 com criança de goiania para bariloche...estou um pouquinho agoniada devido as noticias que não me parecem animadoras quanto a reabertura do aeroporto.

fabiano
fabianoPermalink

Galera minha viagem é pra daqui um mês exato embarco pra bariloche dia 01 de agosto vou rezar pra que td dê certo pois se até dia 25 de julho estiver esse dilema vou cancelar minhas férias fazer o que
Boa sorte a todos....

Mônica Soares
Mônica SoaresPermalink

Carol >>>
Eu tambem comprei minhas passagens da Aerolíneas através do Submarino.
Ontem consegui falar com o Submarino através do fone (11)4003-8080. Demorou bastante para eu ser atendida... como o meu caso era confirmar uma alteração de vôo, o atendente me disse que eu precisaria ligar no (11) 4003-6888, e já foi me avisando para ter paciência pois estava demorando muito para conseguir falar.
Liguei no numero dado e fiquei 45 MINUTOS escutando uma musiquinha até ser atendida, mas no final felizmente consegui resolver.
Resumindo >>> está difícil mesmo!!!

carol
carolPermalink

o que será que vai acontecer de agora para frente....????

LAURA
LAURAPermalink

Olá pessoal gostaria de saber como faço p entrar em contato com a LAN . Meu vool é dia 18 e não sei se caso o aeroporto não abra se ela tb vai disponibilizar por Esquel.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Laura! Você encontra os canais de atendimento ao cliente no site http://www.lan.com