Plantão Vulcão: Buenos Aires reabre; Bariloche ainda cinza

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A direção das cinzas, em foto da NASA

Desde ontem (terça-feira) à noite os vôos a Buenos Aires e Montevidéu têm sido retomados -- primeiro pelas companhias aéreas brasileiras, e agora pelas argentinas.



Não têm ocorrido fechamentos no aeroporto de Santiago; passageiros com viagens marcadas em vôos diretos à capital chilena não têm enfrentado cancelamentos.

A cidade de Bariloche continua lutando contra as cinzas. Veja fotos no site da Agência de Noticias Bariloche.

Já Buenos Aires, apesar do abre-fecha dos aeroportos, não teve sua aparência transformada pelas cinzas. Tirando a situação dos aeroportos (que tende a se normalizar), a cidade está como sempre esteve.

Saiba seus direitos lendo este artigo do nosso Ernesto publicado no Aquela Passagem: Catástrofes Naturais, Revoluções, Motivos de Força Maior e os Direitos do Passageiro.

Veja o que outros passageiros estão fazendo e os conselhos de outros trips-advogados lendo os comentários deste post anterior.

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


128 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

barbara
barbaraPermalink

Tenho viajem marecada para di 4 de julho sera que estara tudo normal em bariloche? e as pistas de esqui vao estar abertas e o aeroporto?

Paula
PaulaPermalink

sim, tudo estara normalizado ate o dia 04jul

Rafael
RafaelPermalink

A minha agência de viagem me confirmou saída para 08/07 para bariloche. Eu iria dia 25/06 todavia vou assim mesmo, pois, investi em roupas de frio para poder viajar e não quis mudar de destino. Não precisei pagar nada pela remarcação e posso encontrar uma bariloche com menos turistas nas portas dos restaurantes e provavelmente as estações de esqui prontas para se esquiar. Complementando o que o Evandro disse turismo tb é oportunismo.

Clarice
ClaricePermalink

Oi Riq,
Eu moro em Buenos Aires e, apesar das cinzas não terem afetado o cotidiano em nada, a cidade ficou empoeirada, sim. Meu terraço, os tetos dos carros, os pátios, pelo menos até o início desta semana, tinham uma capa fina de pó cinzento. Mas graças à São Pedro caiu uma chuvarada que limpou tudo isso, ontem e hoje. Podem vir sossegados, a poeira já baixou.
Já Bariloche...tá complicado. Bárbara: acompanhe as notícias. Tenho um primo que mora lá, toda a comunidade que mora na zona (Villa La Angostura-Bariloche-San Martín de Los Andes) está fazendo o possível e o impossível para que a terra cinza que caiu do céu não estrague a temporada de esqui. O problema é que continua caindo. Fique atenta.
Abraços

Rita de Cássia
Rita de CássiaPermalink

Estou de viajem marcada para o dia 19/06/2011 para El Calafate e gostaria de saber se as cinzas do vulcão atingiram esta região?
Quero muito conhecer a região das geleiras.
Grata,
Rita

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rita! As cinzas não atingiram Calafate. Mas veja com a cia. aérea se o seu vôo está confirmado.

Juliana
JulianaPermalink

Bom dia,
As cinzas vulcânicas continuam caindo hoje? Estou com passagem comprada para ir à Bariloche dia 07/07 com meus filhos e estou vivendo um drama .... Você acham que devo trocar por valle nevado, Chile.
Por favor, me retornem...
Grata

Caroline
CarolinePermalink

Juliana,
semana passada a situação era caótica. entrei em contato c uma guia brasileira q mora lá. mandou um vídeo desanimador. MAS... os ventos estão mudando e ontem ela postou fotos de uma cidade se organizando, céu claro, disse q choveu muito e isso ajudou na limpeza, previsão de neve p domingo. a única notícia ruim é q o aeroporto ainda está sem previsão de reabrir. então... espere mais um pouco. é tudo imprevisível, mas eu vou arriscar esperar... minha viagem será (ou não) dia 03 de julho, também c crianças. c cinzas certamente não irei. mas estou ainda acreditando q o danado volta a dormir... entre em contato q te deixo informada da cidade, caso eu vá antes: carolinedib@hotmail.com beijos.

Juliana
JulianaPermalink

Bom dia,
As cinzas vulcânicas continuam caindo hoje? Estou com passagem comprada para ir à Bariloche dia 07/07 com meus filhos e estou vivendo um drama …. Você acham que devo trocar por valle nevado, Chile.
Por favor, me retornem…
Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Ninguém pode saber como estará Bariloche na segunda semana de julho.

val
valPermalink

ou Las Lenãs

Ze Binsk
Ze BinskPermalink

Juliana, na sua situação eu não hesitaria, se você comprou um pacote, trocaria por outro, mesmo sabendo que isso pode significar perdas.
Pelas fotos e vídeos que vi, que estão na internet, vai ser difícil eles colocarem a cidade toda em ordem em 20 dias.

Paula
PaulaPermalink

ja esta em ordem, inclusive os voos começarao a operar dia 30jun. Essa histeria coletiva em transformar um incidente em terra arrasada cria mais problemas pras pessoas do que o vulcao puyehue.

Suzanna
SuzannaPermalink

bom dia a todos, e continua o vulcão .......
http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=21975

Suzanna
SuzannaPermalink

Juliana, a troca de Bariloche por Valle Nevado é uma boa ideia, inclusive fui orientada a fazer isto pela agência de viagem q comprei o pacote para CVC (09/07), segundo eles estah tudo bem por lá, mas no meu caso eu desisti completamente de ir para o chile ou bariloche. Optei mesmo por ficar por aqui. boa sorte !!!. Dica : verifica as condições do Valle Nevado no que diz respeito as pistas de ski.

Bryan
BryanPermalink

eu consultei a cvc... eles conseguem apenas para o chile e 1 dia apenas em valle nevado, pois tenho a viagem marcada para 09/07 para bariloche e tbm estou nessa... porem pode ser feita a mudança de roteiro até 2 semanas antes da data marcada para a viagem....entao acho melhor aguardar mais alguns dias, pois nessa semana tem previsão de neve em bariloche e o povo la deve estar trabalhando duro mesmo, https://www.facebook.com/CatedralAltaPatagonia... qualquer noitica me avisem tbm...

Fabiana
FabianaPermalink

Como está Villa La Angostura???

Ana Luisa
Ana LuisaPermalink

Fabiana;
As notícias de lá não são as melhores.
Dê uma olhada http://www.laangosturadigital.com.ar/v3.1/home/index.php

Karilainne
KarilainnePermalink

Bom dia!

estou com uma viagem marcada para o dia 20/06 para Buenos Aires,gostaria de saber como está a situação?Será que vou conseguir ir?Desde já agradeço.

Renata
RenataPermalink

Olá,

Estou com a mesma dúvida! Minha viagem para Buenos Aires está marcada para dia 22/06. Será que o vulcão aumentará sua atividade nos próximos dias como anda dizendo alguns jornais? Devo ou não ir?
Obrigada.

Paula
PaulaPermalink

nao, ao contrario,os jornais informam que a coluna de cinza que chegou a 12km de altura esteve ontem em 3km, e os especialistas dizem que a erupçao ira findar em menos de 02 semanas.

Rafaela
RafaelaPermalink

Estou na mesma situação que Renata. Estou com viagem marcada pro dia 22/06 e to pirada já com a pressão da minha família pra desistir. Meu único receio é não conseguir voltar, tenho a volta planejada pro dia 28/06. Alguém tem alguma coisa confortável pra me dizer rsrsrsrs Quem está aí em Buenos AIres, acha que dá pra ir tranquilo? Soube que tem lugares na cidade sem água e luz, é verdade? Valeu gente! E alguém dá um sonífero pra esse cara dormir, pelo amor de Deus!

Andrea
AndreaPermalink

Estou na mesma situação, porém resolvi adiar para 06/08, acreditando que estará tudo branquino...
Meu objetivo é esquiar e ver uma das paisagens mais lindas do mundo a cidade e os lagos que cercar Bariloche.
Ir em julho e encontrar tudo CINZA não adianta, preferir esperar um pouco mais, lembrando que a temporada de neve encerra final de agosto.
boa sorte a todos!!

Tatiane
TatianePermalink

Além dos problemas com os vôos, alguém sabe dizer se Ushuaia e Calafate estão normais? Caíram cinzas lá? Estou com pacote comprado para 08/07.
Obrigada

Andre L.
Andre L.Permalink

Tatiane, Ushuaia e El Calafate são bem distantes do vulcão. Não houve queda significativa de cinzas nas mesmas.

ana cristina
ana cristinaPermalink

Olá André, em El Calafate e Ushuaia tem estações de esqui? Obrigada

Daniela
DanielaPermalink

Ana Cristina,
Desculpe me meter, a pergunta foi para o André, mas posso te dizer que Ushuaia tem opção de esqui, sim, o Cerro Castor. Mas considere que é inverno lá = dias curtos e muito frio. Um abraço.

Francisco
FranciscoPermalink

Olá pessoal, a ótima notícia é que o vulcão está cessando e a previsão é que em 02 semanas as lavas substituam as cinzas. E o aeroporto de Bariloche estará reabrindo dia 30jun para que finlizem a limpeza por completo. Quanto às condições da cidade, o pessoal está trabalhando duro para deixar tudo 100%. Creio que já para início de julho tudo estará normalizado!!

Paula
PaulaPermalink

Francisco, tambem estou otimista quanto a bariloche, A cidade ja esta pronta praticamente. Os organismos responsaveis se reuniram ontem para defibir a reabertura do aeroporto em 30jun. voos da Aerolineas ja retomam paulatinamente as rotas para o sul do pais, ebfim, quem esta com passagem comprada para inicio de julho pode se acalmar que o pior ja passou. e a previsao para o fin de semana e de mais neve no cune.

Leonardo Melo
Leonardo MeloPermalink

Bom, estava tudo comprado pra BsAs e Villa La Angostura a partir de 11/07. Embora particularmente ache que tudo estará ok até lá, como vou com uma criança de 4 anos que nunca viu a neve e está ansiosa, preferi não arriscar. Reservei Santiago e Farellones (pra mim, a melhor opção pra quem está com crianças) no final de julho, não paguei multa nenhuma (hoteis todos pelo booking.com, passagem LAN numa tarifa que não cobra por remarcação antes do início do vôo). Mais pro final da temporada ou, quem sabe, ano que vem conheço Angostura.

rita
ritaPermalink

Bom dia! Tenho pacote comprado para Bari no dia 21.06 com conexão em B.A., como está a situação nestes aeroportos? Cancelo a viajem?Meu esposo acha que devemos cancelar e eu insisto q a situação deve estar melhor....que me dizem? Abraços

Simone
SimonePermalink

Temos um pacote comprado tambem para o dia 21.06 onde ficariamos 5 dias em Buenos Aeres seguindo após para Bariloche. pergunta. Como se encontra o aeroporto de Bariloche e o clima não será prejudicial para saúde tendo em vista a fumaça do vulcão? pois seguiremos com 6 crianças entre 6 e 11 anos. o que fazer?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O aeroporto permanecerá fechado até 30 de junho, Simone. Viagens aéreas em junho estão inviabilizadas. Peça o ressarcimento à sua operadora.

http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=21991

Gabriela
GabrielaPermalink

Olá gente, estou muito angustiada com a situação, estou com viagem marcada para Buenos Aires, agora nesta segunda feira dia 20, estarei indo com uma criança de 5anos, e gostaria de saber da situação por lá, das cinzas, se o vulcão voltou a erupção, sei que os voos parados provavelmente hoje o dia todo, será que vai ser normalizado até a segunda? 48h é suficiente? os ventos alguém sabe previsão?? MUITO OBRIGADA. QQ COISA gpimenta2004@hotmail.com

Andre L.
Andre L.Permalink

Gabriela, Buenos Aires não foi e não está afetada por cinzas no chão como Bariloche! São 1.500km entre Bariloche e Buenos Aires e 1.600km entre o vulcão e Buenos Aires. É por isso que Bariloche, e especialmente Vila Angostura, logo ali na base do vulcão, estão com cinzas afetadas e Buenos Aires, não.

Como eu já escrevi antes, o tipo de cinza que cai no chão como em Bariloche é pesada, por isso nào se sustenta no ar e cai perto do vulcão. AS cinzas vulcânicas que chegaram ao Brasil são muito leves, e só representam risco à aviação, se for o caso, porque são aspiradas em altas altitudes e derretidas pelo calor das turbinas do avião.

Não há risco algum para saúde de crianças. Acredito que o ar seco e a altitude elevada de lugares como São Paulo ou Belo Horizonte seja mais danoso a crianças do que qualquer resquício de cinza vulcânica em B. Aires.

Gabriela
GabrielaPermalink

Obgda Andre, tudo devidamente esclarecido.
Então, fechar as malas e contar com as dicas de vocÊs!!!
Desde já, obrigada.

adriana
adrianaPermalink

Oi pessoal,

Estou com viagem para Bariloche dia 23/06 e liguei para decolar eles me disseram q está normal os aeropostos e nada cancelado.
Agora vi as noticias e nem aeroposto abriu ainda de Bariloche.
O q eu faco ...Me ajudem por favor.
Seráq q arrisco ir ?...

Obrigada

val
valPermalink

eu não iria para Bariloche não. cancele ou troque o destino.Bariloche não está normal não

Daniela
DanielaPermalink

Adriana,
Lamento informar, mas o aeroporto de Bariloche estará fechado até dia 30/06. Confira aqui: http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=21991

Talvez seja melhor vc. entrar em contato com a Decolar e informar esta situação.

Um abraço,

Daniela
DanielaPermalink

Nem tinha visto o post acima onde o Riq colocou a mesma info... desculpe pela informação repetida ! wink

A Bóia
A BóiaPermalink

O post está desatualizado, por isso foi fechado para comentários.

Leia notícias mais atuais aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/06/vulcao-news-aeroporto-de-bariloche-fechado-ate-dia-30/