Plantão Vulcão: Buenos Aires reabre; Bariloche ainda cinza

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A direção das cinzas, em foto da NASA

Desde ontem (terça-feira) à noite os vôos a Buenos Aires e Montevidéu têm sido retomados -- primeiro pelas companhias aéreas brasileiras, e agora pelas argentinas.



Não têm ocorrido fechamentos no aeroporto de Santiago; passageiros com viagens marcadas em vôos diretos à capital chilena não têm enfrentado cancelamentos.

A cidade de Bariloche continua lutando contra as cinzas. Veja fotos no site da Agência de Noticias Bariloche.

Já Buenos Aires, apesar do abre-fecha dos aeroportos, não teve sua aparência transformada pelas cinzas. Tirando a situação dos aeroportos (que tende a se normalizar), a cidade está como sempre esteve.

Saiba seus direitos lendo este artigo do nosso Ernesto publicado no Aquela Passagem: Catástrofes Naturais, Revoluções, Motivos de Força Maior e os Direitos do Passageiro.

Veja o que outros passageiros estão fazendo e os conselhos de outros trips-advogados lendo os comentários deste post anterior.

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


128 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

val
valPermalink

Parece que Bariloche vai levar 10 meses para limpar as cinzas...sad
Não tenho viagem marcada mas se tivesse e fosse para esquiar remarcaria para o Chile.
Buenos Aires eu manteria...
Sei que é fácil falar, mas , as vezes quem não está envolvido pode ter mais clareza.
Boa sorte a todos!

Bryan
BryanPermalink

Minha viagem está marcada para 09/07 para bariloche, será q remarco? ou melhor esperar mais alguns dias ??? como esta a situação do valle nevado ???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bryan! O texto é claro: não há cinzas em Santiago e arredores. Valle Nevado fica ao lado de Santiago.

Bryan
BryanPermalink

obrigado pelo comentario... vou tentar mudar para valle nevado entao a minha viagem.... assim fico mais tranquilo!!!

Mariana - Hotel Querido Buenos Aires

Concordo com a Val. Vai levar algum tempo para Bariloche voltar a ficar "nos trinques". Se fosse viajar para lá, remarcaria ou mudaria o destino combinando Buenos Aires com Mendoza, de repente.

Daniela
DanielaPermalink

Também concordo. Estaria chegando em bariloche dia 09/07, com meus pais e meus filhos, comemorando meu aniversário. Cancelei Bariloche, vamos ficar só em Buenos Aires, curtir a cidade com calma. Mesmo que os aeroportos abram e a erupção pare até lá, com certeza a cidade não vai estar no seu estado normal. Prefiro esperar mais um tempo para conhecê-la.

Cássia
CássiaPermalink

Ei pessoal,
estou com viagem marcada para Buenos Aires e Bariloche, a partir do dia 23 de julho, pouco mais de um mês. Minha preocupação seria a respeito de Bariloche e das estações de esqui. Deveria cancelar? Por favor, queria opiniões. Obrigada.

Andre L.
Andre L.Permalink

Estações de esqui podem sofrer com o acúmulo de lama entre a neve, e terem algumas pistas fechada por toda a estação.

Cesar Garcia
Cesar GarciaPermalink

Cássia:
estou com viagem marcada para ushuaia e el calafate em 03/07 e fui informado que várias operadoras cancelaram os pacotes para Bariloche e Vila La Angostura.
A opção será partir para o Chile ou para o Sul da Patagônia.
Os aeroportos de Ushuaia e el calafate estão normais.
Trelew ainda apresenta-se fechado pelas cinzas, mas a situação está melhorando.
O grande problema é que a infraestrutura de Bariloche foi afetada! Mesmo que o vulcão silencie, muita cinza precisa ser retirada!
Minha opinião é: procure outra opção e deixe Bariloche para o próximo ano!
Abraços

Michele
MichelePermalink

Bóia,

Vou viajar para os lagos andinos início de agosto, saindo de Santiago, atravessando os lagos, passando por BAriloche e chegando a Buenos AIres. Se eu cancelar Bariloche e trocar por outra cidade, onde eu poderia ir nessa rota, um lugar que também fosse bacana, com neve e sem cinzas...? Agradeço muito pelas informações que o site nos tem passado sobre esse difícil momento na Argentina. Desde o ano passado qndo descobri o site, entro todos os dias em busca de novidades e novos roteiros! Minha primeira trip foi toda baseada em informações do riq e foi perfeita!!! Agradeço sempre!Se nossas viagens se tornam momentos inesquecíveis, é pq vcs fazem parte disso. Obrigada.
Abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Michele! Até o início de agosto é bastante provável que tudo esteja limpinho. Acompanhe o noticiário.

Geraldo Figueras
Geraldo FiguerasPermalink

Michele, veja o mapa do satélite. A região dos lagos está todo sob cinzas, leia-se Bariloche, San Martin, Villa Angostura, Esquel, Pucon e afins.

Michele
MichelePermalink

Pois é Geraldo, obrigada, vou olhar sim. MAs como disse a Bóia, talvez esteja melhor até agosto.

Ellem
EllemPermalink

Informação sobre Bariloche: estava com viagem marcada p/ lá no dia 25/06. A operadora acaba de cancelar. Acho que é o mais sensato a fazer, pois não basta apenas abrirem os aeroportos, é preciso ver as condições de infra da cidade neste momento (energia, alimentos, etc).
Abços

Libório
LibórioPermalink

Olá a todos !
Alguém sabe me informar se os vôos de Santiago-Puerto Mont foram cancelados? Como está a situação na região de puerto varas? Abraço a todos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Libório! Veja a situação dos vôos no site da Lan!

Nanci
NanciPermalink

Bom dia!!!Tenho viagem marcada dia 09/07 para Bariloche.Será que posso cancelar ou remarca sem prejuízo, pois acho que Bariloche vai continuar cinza???Obrigada.

Daniela
DanielaPermalink

Olá, Nanci. Procure a cia. aérea. Eu remarquei meu voo para Bariloche sem problemas nas Aerolineas. Ainda fiquei com um pequeno crédito para usar depois em outra viagem. Mas o que acontece é que se você remarcar vai ter que arcar com os custos (mais altos) de estar reservando uma viagem em cima da hora, isto não tem jeito.
Abs.

Lucia  Medeiros
Lucia MedeirosPermalink

Caro estou planejando ir p bem longe do vulcão: Grécia e Turquia. Desejo pegar um navio na Itália...Qual a melhor operadora e qual o melhor percurso? Grata, Lúcia Medeiros

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucia! Não sabemos. O melhor percurso é o percurso que mais lhe agrade, e a melhor operadora é que a fizer o percurso que mais lhe agrade. Está bastante em cima da hora para reservar, sobretudo se você ainda não fez nadinha do seu dever de casa.

Este site ajuda você a encontrar cruzeiros em todo mundo o ano inteiro:
http://www.cruisedirect.com/search/index.php

Lucia  Medeiros
Lucia MedeirosPermalink

Estou planejando p o ano que vem...com bastante tempo de antecedência...

Miguel
MiguelPermalink

A melhor operadora é a do seu cunhado!!! (risos)

Bjs
Miguel

Joao Hollerbach
Joao HollerbachPermalink

Lucia,
Podes ver outro vulcão, o Etna, se pegares um cruzeiro da Royal Caribbean no Navigator of the Seas. Os portos são Civitavecchia, Messina(va a Taormina e veja o Etna), Piraeus(Atenas Grécia), Kusadasi(Turquia), Creta(Grécia)e volta a Civitavecchia. Fiz em maio e gostei muito. Somente o passeio na ilha de Creta deixou a desejar, mas pode ter sido pela excursão que escolhi. Depois aproveitei para percorrer a Itália de trem. Sugiro visitar os lagos de Garda e Como, lindissimos.

Mirella
MirellaPermalink

Se quiser algo mais descolado pela Grecia tem o yatch da GAP adventure: http://www.gapadventures.com/trips/greek-islands-sailing-adventure-mykonos-to-santorini/GVMS/2011/ ... eu prefiro aos grandes navios smile . O duro é que não cobre a Turquia, mas você pode ir para Istambul de avião, curtir lá mais devagar, visite também kusadas e siga para Bodrum para pegar um private charter sailing e navegar talvez até Antalya...
Essa é uma viagem quee stou planejando e não tenho muitos detalhes, mas fica aí a ideia smile

Luiz Carlos
Luiz CarlosPermalink

Lucia,

Fizemos esta viagem em Final de julho de 2010. Saimos de Veneza para Croacia (dubrovnick), Turquia ( kusadasi)e Grecia ( santorini e corfu)e voltamos a Veneza, Fomos pela Royal Caribean no splendour of the seas. Excelente navio, roteiro maravilhoso, em especial dubrovnick par amim valeu a viajem. Porém fica-se muito pouco tempo nos portos, veja a viagem de navio como um aperitivo em cada porto, dá para conhecer superficialmente cada lugar, mas sempre saimos com aquela sensação de que não vimos tudo, e realmente não dá tempo. Dá vontade de voltar e ficar pelo menos uma semana em cada porto.

Boa viagem!

Thiago Gouveia
Thiago GouveiaPermalink

Olá!

Vou viajar para Montevidéu no dia 20/07. Será que terei problemas com as cinzas? devo remarcar por agora o meu voo? ou espero chegar mais perto da data?

Grato,
Thiago Gouveia

Daniella Rolim
Daniella RolimPermalink

Olá! Bom, estou com uma viagem a Bariloche marcada para dia 21/06 e estava receosa para cancelá-la, mas acho que agora não terá outro jeito. Porém, não gostaria de perder a data já que é feriado e não sei quando poderei viajar novamente. Gostaria de saber se alguem aí tem uma sugestão de outro lugar na região que possamos esquiar sem se preocupar com o Vulcão ou se devo ficar só em Buenos Aires mesmo.

Obrigada.
Dani Rolim

Vanessa
VanessaPermalink

Boa Tarde..

Estou com viagem marcada para Bariloche, dia 22 de junho..Passegem x hotel s passeios..Tudo através de uma Agência de Viagens..Tentei cancelar, mas a multa é violenta ! Hoje os aeroportos de Buenos Aires estão ok..Na realidade, eles não querem saber se Bariloche está em condições de receber turistas ou não.O vôo é do RJ para Buenos Aires e depois pego outro para Bariloche..
Estou para lá de confusa !
Sempre sonhei em conhecer Bariloche..
Sinceramente, como está a situação em Bariloche ? Conseguirei curtir Bariloche como sempre desejei ou será decepcionante ?
Meu sonho é Bariloche...No momento não desejo conhecer outro lugar..
Alguém poderia me ajudar e passar informações verdadeiras?
Abraços

Suzanne
SuzannePermalink

Vanessa,
estou na mesma situação que você.
Minha mãe e irmã tem um pacote comprado com a operadora de turismo para saída do RJ dia 22/06 e retorno dia 27/06.
Entretanto, pelo que verifiquei nos principais sites de notícias, o aeroporto de Bariloche até pode ser reaberto na data, mas a cidade não estará apta a receber turistas, até mesmo porque as cinzas do vulcão são compostas, dentre outras substâncias, por enxofre, que é altamente tóxico.
Optei por solicitar o cancelamento e o reembolso, pois, mesmo que o aeroporto abra, não queremos correr o risco de elas irem, passarem por uma situação ruim (podendo até ter problemas de saúde) e, até mesmo, ficarem presas por lá. Além disso, não há previsão de quando as atividades vulcânicas terminarão.
A multa realmente é pesada e eu estou torcendo para que a operadora (Visual Turismo) consiga excluir as multas (o que diminuirá a minha dor de cabeça e a da operadora), visto que se trata de um caso de força maior, e que os prestadores de serviços, neste caso, deverão arcar com tal risco, visando, até mesmo, evitar maiores transtornos, caso aconteça algo mais sério durante a viagem.
De toda forma, caso a operadora insista na cobrança das multas, a dor de cabeça será minha e eu entrarei com uma ação judicial requerendo o ressarcimento.
A aerolineas argentinas informou que a multa para cancelamento é de US$ 50 por pessoa e o hotel (Villa Huinid Lodge) está analisando a situação caso a caso.
A informação que o hotel forneceu é de que aeroportos de cidades vizinhas estão abertos e, a partir de amanhã, eles auxiliarão os hóspedes para chegar ao hotel. Entretanto, eles informam que entendem a situação e a necessidade de cancelamento e que os pedidos deverão ser direcionados ao setor de reservas. Ou seja, eles não esclarecem a questão das multas...
Infelizmente, temos que aguardar, já que o risco é grande e dificilmente a situação se normalizará até semana que vem.
Abs.

Vanessa
VanessaPermalink

Olá, Suzane

Pôxa, obrigada pela ajuda...
Acho a multa violenta mesmo. Paguei td direitinho..Vou pela Marsans.Antes eram atenciosos até demais, agora fico horas "pendurada "no telefone para conseguir falar com a pessoa certa. Estou indignada !
A única resposta que tenho além da multa..É aguardar até o dia do embarque e na verdade apelar para todos os "Santos", para que nesse dia a os vôos sejam cancelados e a situação em Bariloche esteja ruim.. Vou com o meu marido( se eu for mesmo), mas eu resolvi tudo sózinha e ele é calmo demais..
Estou chateada, quero conhecer a Bariloche que sempre apreciei e não essa que andei vendo na TV x internet..Meu marido acha que devemos ir assim mesmo..Ele acha que conseguiremos curtir Bariloche..A agência não oferece nenhum acordo..
Não acho justo..ser obrigada a conhecer Bariloche nas condiçoes atuais, por a minha saúde em risco, me decepcipnar com a cidade e se eu cancelar..Perder meu dinheiro.. PÔxa, demorei a juntar a grana para essa viagem e agora isso virou um tormento ! Até hoje, ainda não tive coragem de pegar a mala no armário..

Obrigada...

abçs

val
valPermalink

Vanessa, eu ligaria no Procon e iria pessoalmente até a agencia que vc comprou...é só no grito que a coisa funciona quando não há bom senso. Acho muito dificil vc conhecer a Bariloche que vc sonhou nessas condições. No verão Bariloche é lindo tbém...

Renato
RenatoPermalink

Olá, também estou tentando resolveu uma situação identica. Fiz reservas pelo booking.com e paguei parte da estadia em Bariloche (7 dias), saindo de Buenos Aires dia 27 de junho. Mas as informações são de que o Aeroporto de Bariloche somente estará operando APÓS o dia 30 de junho, na melhor das hipóteses. Ainda assim querem cobrar diferença para alterar as dtas e simplesmente dizem que não podem cancelar a reserva. Brincadeira não ?

Adriana Nevoeiro
Adriana NevoeiroPermalink

Estou com viagem marcada para o dia 17 de julho, sendo uma casa alugada, assim, dificilmente teríamos como cancelar.
alguma notícia otimista?
vcs saberiam me informar sobre a atividade do vulcão, se tem conhecimento de alguma previsão?
obrigada...

vivian
vivianPermalink

Estou na mesma situação de voces...!!! Minha viagem esta marcada para o dia 21 de junho. Mas decidimos que iremos, caso haja condição de voo! Caso contrario a companhia a aerea me recomendou remarcar.... Mas acredito que os comerciantes, governantes e população que depende de turismo farão o maior esforço para colocar a cidade de pé o quanto antes!

cida
cidaPermalink

Recebi esse comunicado hoje da Agatux, mas caso eu queira cancelar tem multa de 20% do pacote ( o que eles chamam de custo administrativo)acho um absurdo não usei nenhum dos serviços comprados.

COMUNICADO
Devido aos últimos acontecimentos no Chile do Vulcão Puyehue, não haverá operação do Roteiro Bariloche Temporada de Inverno, na saída do dia 25/06, por motivos de segurança.

Com isso, os passageiros podem:

* Remarcar a viagem para outro destino ou o mesmo destino em data futura

* Carta de Crédito: que pode ser usada por um período de 1 ano no seu valor integral

Para as duas situações acima não há ônus para os passageiros, exceto se o mesmo escolher outro roteiro que ultrapasse
os valores pagos em sua viagem.


Atenciosamente,

val
valPermalink

acho justo!

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

Se você quiser cancelar sem pagar multa, ingresse com processo no juizado especial mais próximo de sua casa.

Peça danos morais, pois tem juiz que dá, eu acho que no caso não cabe. De qualquer forma, quanto mais coisa vc pedir mais assustada vai ficar a empresa.

E tem mais, pedir não irá te custar nada (papel aceita tudo), pois não tem custas e honorários em primeira intância.

Na audiência de conciliação é provável que vc consiga seu dinheiro todo de volta.

Vanessa
VanessaPermalink

Olá, Cida

Gostei do seu comunicado..

Qual a sua data de embarque ?

A minha é dia 22 de junho..Do RJ..

Agatux ? Não conheço.

Qta contradição não é ?

Informações x informações... As agências respondem que está td bem em Bariloche , td funcionando ou voltando a funcionar normalmente...Passeios liberados e vários sites divulgam justamente o contrário..
Tbém acho que não deveríamos ter prejuízos financeiros..Não usufrui nenhum serviço adquirido..Sinceramente, é muita pressão psicológica !
As autoridades competentes já deveriam ter tomado alguma providencia em relação à isso..UM ABSURDO !
Abçs

Mari
MariPermalink

cida, talvez os 20% sejam algum tipo de sinal já pago ao fornecedor, que é dificil para a operadora reaver...

vivian
vivianPermalink

Nesta quinta-feira, a vida em Bariloche voltou ao normal, apesar da presença de cinza e areia vulcânicas nas ruas e tetos da cidade. A grande incógnita entre moradores, donos de hotéis, restaurantes e autoridades locais é saber se o vulcão chileno não entrará novamente em atividade e obrigará o governo regional a adiar a reabertura do aeroporto, prevista para o próximo dia 21 de junho.
_ Estamos todos unidos, pensando unicamente em salvar a temporada de inverno _ disse o vereador Daniel Pardo, do Partido Provincial Rionegrino.
Segundo ele, "os empresários sabem que a temporada será afetada, mas a idéia é salvar pelo menos 60% da renda que estava prevista pelo setor".
_ Uma das idéias que estamos analisando é a de prolongar a temporada até setembro com novas promoções e assim compensar o prejuízo de não estar recebendo turistas nas primeiras semanas de junho _ comentou Pardo.
Em Bariloche, cidade que todos os anos recebe entre 35 mil e 40 mil brasileiros, cerca de 90% dos moradores vivem do turismo. Javier Bochatay tem seis cabanas e está terminando de construir um hotel que será inaugurado no final deste ano. Para ele, "o que mais preocupa é o efeito psicológico da erupção vulcânica".
_ Nós, que estamos aqui, sabemos que a cidade já está funcionando normalmente, com exceção do aeroporto _ afirmou Bochatay.
De fato, não ocorreram novos apagões, nem falta de água e alimentos. As redes telefônicas também voltaram a funcionar sem problemas. No entanto, disse o empresário local, "tememos que as pessoas de fora e sobretudo os estrangeiros fiquem assustados e decidam não vir".
Esse mesmo medo sente o guia turístico Lula González, que preside a Associação de Turismo da localidade de Dina Huapi, localizada a 12 quilômetros do centro de Bariloche.
_ Sem turismo esta região não é nada _ admitiu González, que confia em que o vulcão chileno não terá novas erupções e a temporada de inverno do lado argentino sofrerá danos menores.

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

Essas multas/taxas administrativas que as agências estão cobrando são um absurdo!!! É ilegal. Por diversos motivos jurídicos, não interessa o que é previsto em Contrato.
Elas estão querendo prender os viajantes, os obrigando a remarcar para outra data ou outro destino.
Eu comprei minha viagem sozinho, sem qualquer agência, e consegui meu dinheiro do hotel de volta. A Aerolíneas cobra 50 dólares para me devolver o dinheiro da passagem (é um absurdo tb, mas corresponde a 3,5% do valor pago, não 20%).
As agências compram várias passagens e reservam vários hotéis, eles tem capacidade de negociar muito maior que a minha. 20% ou qualquer coisa próxima disto é uma sacanagem.

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

E tem mais, na realidade esses 20% (ou qualquer coisa próxima disto)devem corresponder ao lucro que eles tinham previsto com a venda, já embutido eventual valor que seja gasto com cancelamentos.

Não lucrar faz parte, é o risco do negócio, o que não pode é o consumidor (juridicamente hiposuficiente) arcar com toda a frustação pela perda da viagem e ainda ter que pagar o lucro que a agência esperava ter.

Carla
CarlaPermalink

Olá! Temos viagem marcada de lua de mel do dia 27/06 ao dia 02/07 para Buenos Aires e Colônia (Uruguai).. os passeios e a passagem estão pagos, tentamos nos informar quanto a cancelar e até agora nada.
Nosso medo é não conseguirmos voltar por algum motivo, há rumores de que o vulcão vai demorar para parar de expelir as cinzas.
Espero que até a minha viagem tudo se normalize, não queremos ir para Praia Grande...rs De qq forma, não queremos mudar o destino da lua de mel.

Mauren Nolasco
Mauren NolascoPermalink

oi Carla!
Geralmente nao respondo as coisas aqui, fico só assistindo, mas dessa vez acho que posso te ajudar.
Fui pra Colonia agora no fim de semana do dias dos namorados, sem problemas algum. A cidade continua linda, os únicos resquícios do vulcão sao as cinzas que ficam em cima do carro (mas bem fininha!
Eu acredito que o único problema será os aeroportos, mas até lá... tudo vai estar bem. (eu espero, pois na mesma data estou com hotel marcado para Bariloche) um abraço, sorte pra nós e que tudo melhore. (ah, e um belo casamento)

Jorge
JorgePermalink

Pessoal estou com viagem de lua-de-mel marcada para Bariloche dia 28/07. Não sei oque faço? Será que até lá melhora a situação? Cancelo?

Michele
MichelePermalink

Oi Jorge,

Vamos esperar, pq parece q as coisas estão melhorando...A minha viagem é início de agosto e eu vou arriscar.

vivian
vivianPermalink

Acho que há muita especulação, o que faz piorar a situação de quem planeja ir a Bariloche e regiões!

Vanessa
VanessaPermalink

Oi, pessoal

Lógico que há sempre uma certa especulação em torno de qualquer situação.
ESTOU INDIGNADA MESMO !
Sempre desejei conhecer Bariloche..Continuo desejando.

Sejamos realistas !

- Em se tratando de NATUREZA...Quem vai "colocar sua mãos no fogo, para não se queimar" ? Somos mais forte que a natureza ?

- Todos os "especialistas de plantão", estão sempre enviando boletins, observando, etc... Será que eles podem nos dar GARANTIAS de que o vulcão fique "quietinho" ?

- Ninguém pode garantir que o vento permaneça em uma determinada direção, que o sol permaneça brilhando no céu por um determinado tempo, que o mar permanecerá calmo...MEU DEUS ! IMPOSSÍVEL ! Após uma "tempestade ' que não estava prevista..Horas depois os "especialistas" , surgem na mídia sempre com uma certa desculpa..."Uma nuvem no céu.... Um frente fria repentina..."
NÃO TEMOS COMO CONTROLAR A NATUREZA !

- Qtas pessoas que embarcaram do RJ para Buenos Aires, permaneceram dentro do aeroporto por horas x horas ?

- VIVER É UM RISCO PERMANENTE... CORRETO !

- No meu caso tenho exatamente 6 dias até a data do embarque.. Estamos diante de uma situação difícil. Minha viagem é de lazer...Aliás, virou um TORMENTO ! Vou colocar a minha vida em risco ? A agência de Turismo fornecerá garantias de que não passarei por nenhum sufoco devido ao Sr Vulcão ? NÃOOOOOOOOOOOOO !

- Lógico que a Argentina, quer atrair turistas ..BARILOCHE "sobrevive disso"... Que garantias terei do governo Argentino , que retornarei para casa sem efeitos colaterais e prejuízos ? NENHUMA !

- NÃO TEMOS NENHUMA GARANTIA !
- Conhecer Bariloche seria ótimo, mas ´quem me garante que vou apreciar a Bariloche dos meus sonhos ?

- As Agências x operadoras x Companhias Aéreas,hotéis, lucram SEMPRE !!!!!! A quantidade de turistas que está no "sufoco" , e só quer ter o direito de restituição do calor pago..Com certeza não levará ninguém a decretar FALÊNCIA..

Não desejo transformar uma viagem de lazer em PESADELO ..

Temos opção de viajar para outros lugares e conhecer o nosso país tbém...

DEVEMOS BRIGAR PELOS NOSSOS DIREITOS !!!!!!!
Isso td já mexeu demais com o lado emocional de todos nós...BASTA !

VAMOS A LUTA !!!!!!
Chega de transtornos...Já basta o que passamos por aqui ..

Abçs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! Saiu uma notícia que pode ajudar você na sua luta. Autoridades não estão otimistas quanto à reabertura do aeroporto de Bariloche dia 21:
http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=21931

Vanessa
VanessaPermalink

Valeu !!!!!!

Acho que para evitar maiores transtornos, já que só falam para "aguardar até a data do embarque", como se não tivêssemos outra coisa importante na vida para fazer no momento , além de viajar..Infelizmente e de certa forma sendo um tanto "egoísta"...Só nos resta TORCER pela não reabertura do aeroporto de Bariloche , até a data do nosso embarque..
Sinceramente, escrevo com um "aperto no coração". Estou sempre torcendo e ajudando nossos semelhantes...Desejo que o povo não seja mais prejudicado do que já foi, mas eu e meu marido trabalhamos muito. A agência de turismo x operadora x hotel x companhia aérea..Estão fazendo de tudo para que eu passe a ver somente o meu lado e pense dessa forma..
Pensando assim , estou indo contra aos meus princípios..SÓ DEUS MESMO !

Abçs

Andre L.
Andre L.Permalink

Vanessa, com todo o respeito do mundo, acho que vc está exagerando. Eu sei que ficar à mercê de um vulcão não é a coisa mais simples, mas como amigo de alguns "especialistas", gente seríssima que passa a vida estudando geologia, meteorologia e ciências afins, me solidarizo com eles no sentido de que, por mais que as pessoas queriam, em certas situações não é possível - ainda - prever com total exatidão o que vai acontecer!

Há toda uma ciência envolvida no processo, mas os detalhes menores de um ciclo de erupção não são totalmente previsíveis como um furacão a 24 horas de atingir terra firme ou uma massa de ar polar vindo em direção ao Sul do Brasil. Que já seja possível prever com certo grau de confiabilidade as erupções em si já é um tremendo avanço.

A rigor, como comentamos no outro thread, alguém que vai a qualquer hotel de praia brasileiro no verão corre mais riscos: é certeza que chove no verão, todo ano acontecem deslizamentos e interdições de rodovias (só muda o local, um ano é Angra dos Reis, no outro é costa catarinense, no outro é São Sebastião e Ubatuba...) e o relevo de boa parte do litoral, espremido entre o mar e um paredão da Serra do Mar, é a receita de problemas, mas mesmo assim as pessoas vão a esses lugares.

Não dá pra garantir ausência de problemas em uma viagem de 50 ou 50.000km. Nem eu, nem outros trips, nem o comandante, nem a Boia. Cada lugar tem seus riscos: qualquer viagem para o centro da Itália, California, Japão e Tailândia, e mais ainda para um ponto na Cordilheira dos Andes corre um risco ainda mais imprevisível e catastrófico de terremotos. Se vc estiver visitando um prédio histórico então... as chacnes de problemas aumentam muito.

Inaldo
InaldoPermalink

Também tenho viagem marcada de Lua de Mel para a Argentina. Buenos Aires dia 04/07 e Bariloche no dia 09/07... Dúvida cruel... cancelar ou não... O pior é que não se trata de uma viagem qualquer que pode ser remarcada... Alguém tem alguma novidade?

Andre L.
Andre L.Permalink

Se é lua de mel, viagem única, melhor não arriscar e mudar o destino.

Joao Hollerbach
Joao HollerbachPermalink

o link era para cruzeiros na Grécia e na Turquia mas caiu aqui em Buenos Aires. Não entendi. Aguardarei providências do site para poder postar meu comentário no local adequado.

Rose
RosePermalink

minha filha vai sair de ferias dia 14 de julho para bariloche. tb estou preocupada. meu medo é que o vulcao volte a se manifestar. pois como disse nossa amiga ali em cima, é a NATUREZA e como vamos saber o que vai acontecer? quem vai garantir que tudo de certo? com certeza eles vao querer estimular o turismo. tem mto dinheiro em jogo. mas e as nossas vidas, como fica?

bom, para quem for, peço que postem notícias de la para os que irao depois.. vamos nos ajudar. nao esqueçam de nos dar notícias.

Lia Castro
Lia CastroPermalink

Boa noite, pessoal!
Estava com viagem marcada para Buenos Aires no dia 18/06 e Bariloche 22/06.
Estou pensando em manter a viagem para Buenos Aires e mudar o segundo destino, indo para Santiago, do Chile.

Alguém aí conhece Santiago? Vale a pena?

Pensei nesse local por causa da proximidade com várias estações de ski.
O que acham???

Aguardo sugestões.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lia! Consulte a página-guia de Santiago para saber mais sobre a cidade, escolher passeios e ver dicas dos leitores: https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire/

carol dias
carol diasPermalink

oi gente...então...são tantas dúvidas...viajo no dia 11/07 e ja estou começando a ficar preocupda....pois vou direto para bariloche...sem paradinhas em buenos aires...então...será que eu ja começo a planejar um plano B?e como fica a questãao das passagens...da pra remarcar ou cancelar? are baba!!!

rogerio
rogerioPermalink

boa noite..
alguem tem noticias atualizadas de buenos aires? tenho viagem marcada para o dia 20-06. A cidade ainda esta suja de cinzas, sera que ainda vale a pena?

aguardo..

Andre L.
Andre L.Permalink

Buenos Aires não está, e nunca esteve, suja de cinzas. O problema de Buenos Aires era apenas una fina, imperceptível (parece uma nuvem normal, e só) camada de sílica a 10-13km de altitude que pode prejudicar vôos. A cinza pesada não "viaja" essa distância desde o vulcão - a mais de 1000km - não, e se precipita perto do mesmo (como em Bariloche)

Naila Soares
Naila SoaresPermalink

Rogério:
voltei dia 12 de Buenos e a cidade não ficou suja de cinzas. Os vidros dos carros ficaram somente um pouco sujos com uma fina camada de pó. A cidade continua bela, como sempre, com dias de céu azul(pelo menos do dia 3 até o dia 12) e um frio delicioso.

evandro
evandroPermalink

Viajemos na viagem!
Estamos (2 casais, 3 crianças + 1 adulto) com viagem marcada para 25.06 para bariloche e hospedagem numa cabana do hotel villa huynid. Até agora somente pergunto ao hotel como estão as coisas por lá, não questionamos sobre cancelamento ou outra data, e a resposta é de que estão preparados e nos esperando com o lago já turquesa embora nalguns pontos com areia suspensa...
Logo que começou las sinistras cenizas nosotros los viajeros del grupo conversamos animadamente num bar tomando cerveja e decidimos que iriamos esperar chegar mais perto da data para resolvermos, mas que se o avião nos levasse até bariloche iríamos.
Hoje, compartilhando nossas angustias neste valoroso blog, vejo que há duas espécies de turistas em busca de bariloche: os otimistas e os conservadores (que observam tudo pensando em não ter o melhor dos mundos em bariloche).
É fato, que a bariloche de hoje não é a de outrora e que poderá ser vista no futuro. Certamente haverão cinzas em alguns pontos, nem tudo estará limpinho, pode haver nalguns pontos da região falta dágua nos primeiros tempos, alguns cortes de energia (mas agora já tem geradores disponiveis pelo governo federal). Também, talvez haja novamente cinzas caindo do céu (certamente em menor quantidade) mas ninguém pode garantir que não caia mais nada... O vulcão ainda não dormiu, mas também não se tem noticia de que o mesmo volte a explodir com a intensidade do inicio do mes, etc...
Certamente haverá neve, já está nevando e o cerro catedral abre a temporada dia 17.6 com aeroporto aberto ou não...
O Fantástico, outros programas e os jornalistas de plantão, sempre gostam de mostrar o pior, o que dá mais ibope, não estão se importando em informar quem vai pra lá... No incio tinha noticia de que bariloche estava com 50cm de cinzas... Era bariloche soterrada ! Assim, não dá pra acreditar em nossos programas televisivos ! Quem está fora de SP e vê as enchentes, acha que todo paulistano está na inundação! Quem viu o Rio dias atrás, acha que todo mundo que estava no Rio quase morreu afogado ! Ocasionalmente estava lá e não tive problema nenhum...
É claro que o problema do vulcão é grave, inevitável e gera consequencias...
Mas estas são negativas e positivas, principalmente para os turistas. As negativas todos nós conhecemos.
Mas entendo que é a única oportunidade de observarmos um local que foi afetado por uma erupção vulcanica, com cinzas por todos os lados e poder mostrar para nossas crianças que tudo aquilo foi ocasionado por um vulcão, algo tão distante de nossa realidade brasileira. Poderemos ver as pedras porosas boiando em algumas partes do lago, avistar ao longe a fumaça do vulcão, ver a crise provocada pelas cinzas na agropecuaria local, enfim, poderemos enriquecer nossos conhecimentos e a forma de ver a vida, respeitar mais ainda a natureza, ver a impotencia do ser humano diante de eventos de tais proporções, etc... Turismo é isso, enriquecer nossos conhecimentos através de nossas experiências longe de casa.
Quem for, certamente passará por alguns inconvenientes, mas antes passar por inconvenientes em Bariloche, uma cidade preparada para receber turistas, com tanta diversidade de acontecimentos do que ficar com nossos inconvenientes do dia-a-dia...
Boa viagem para os brasileiros que conseguirem pousar em bariloche e sorte aos argentinos de bariloche e região para que possam superar tudo isso o qto antes !!!
Abraço a todos
(e ainda brinco com minha mãe e sogra que se tivermos sorte o vulcão entra em erupção e as crianças ainda conhecem um terremoto, com o vento soprando na outra direção, bem longe de bariloche, sem cinzas e com a estação de esqui sem filas...)

patricia miranda
patricia mirandaPermalink

estava com o mesmo pensamento que vc (viagem marcada pra 22/06 - 2 casais com 2 crianças), mas ontem vi no site do cerro catedral que a abertura foi adiada... dei uma desanimada...

Chris
ChrisPermalink

Estou com minha viagem marcada para Bariloche com esposa e 03 filhos para o dia 27/06. Não posso remarcar porque já está no limite para o uso com milhas. Tentei Santiago, mas não consegui vôo para esse período. Agora penso em Ushuaia e El calafate. Gostaria de opiniões sobre essa escolha, pois sei que nessa época o sol pouco aparece nessas cidades. Mas meus filhos sonham em conhecer neve e gostaria de proporcionar a eles essa alegria.
Vocês acham que seria uma boa escolha ?

Chris
ChrisPermalink

Evandro, parabéns pela sabedoria. Seu comentário me animou bastante e me fez desistir de cancelar minha viagem para Bariloche. Se tiver Võo para me levar,irei de qualquer jeito. A natureza é imprevísivel. Vou acreditar no melhor.

MARCIO HELDER
MARCIO HELDERPermalink

Valeu Evandro.. seu otimismo me encoraja..wink vou a santiago e de lá vou a bariloche dia 25/06 mas nao quero erupção nem terremoto não..rsrs

claudia silva
claudia silvaPermalink

oi, boa noite,

há 3 anos conheci buenos aires, simplesmente me apaixonei..., e, desde então, em minhas férias faço questão de visitá-la; este ano seria a 4a. visita de 9 dias; todavia, os recentes acontecimentos, as cinzas do vulcão chileno, e após duas idas ao aeroporto no rio de janeiro sem exito em embarcar p/ o referido destino, BAs, eu e meu marido decidimos adiar a viagem tão planejada...

dirigi-me a minha agencia de turismo há 5 anos, CVC, atendente Fabiano Poleto e gerente Marcia, expliquei-os que o objetivo nao era cancelar a viagem e sim adiar; refletimos que seria de "bom tom" dar um tempo p/ o vulcao(talvez) se acalmar, e nova data foi planejada p/ a viagem: 1a. semana de agosto; informei-os sobre nossa decisao e deixei nas maos da CVC tomar as providencias...

hoje tenho uma nova viagem planejada nas mesmas condições , devo somente arcar c/ o valor do novo seguro viagem(U$20,00)...

me senti muito bem amparada pela operadora de turismo, esclareço que isto não é uma propaganda! é que desde da minha 1a. viagem a buenos aires acompanho sempre as dicas, informações e comentarios nos blogs do Ricardo Freire, da Mariana Pereira, do Marco Cavalheiro, do aqui me quedo e outros, achei oportuno dividir c/ voces a minha (boa) experiencia(pela 1a. vez) no cancelamento de uma viagem que é anualmente planejada e desejada...

sobre as expeculações em relação a facilidade de ir em outra data, explico que não foi tão simples assim, encontro-me de férias, todavia, expliquei o ocorrido e retornarei ao trabalho antes do fim das férias p/ que possa me ausentar em outra data.

espero ter deixado aqui um relato positivo sobre a relação consumidor x operadora de turismo x cancelamento de pacotes turisticos.

abraços e novamente parabens pelo blog, me foi, é e sempre será uma fonte de dicas e esclarecimentos p/ as minhas viagens, por enquanto p/ BAs, mas em breve pensarei em outros roteiros... mas confesso: sou apaixonada por BAs! e fica sempre a saudade....

Gustavo
GustavoPermalink

Tive que usar o ônibus para driblar as cinzas vulcânicas. Em prol da ideia de passar o dia dos namorados em Buenos Aires, topei enfrentar 20 horas em um ônibus. Para quem pensar em fazer o mesmo algum dia, sugiro pesquisar acerca das empresas que oferecem o serviço.

Segue uma pequena lista de deficiências apresentadas pelo veículo da empresa PLUMA, que saiu da rodoviária de Porto Alegre às 18h30 da última quinta-feira. (Depois me disseram que eu deveria ter escolhido a FLECHABUS, mas já era bem tarde. Hoje [quarta] regressei a Porto Alegre de avião, e tudo valeu a pena smile

Aquele ônibus não deveria ser aceito nem para viagens intermunicipais. Deficiências do veículo: 1) pequena reclinação do assento; 2) falta de apoio/divisão para os braços entre duas poltronas vizinhas; 3) péssimo cheiro oriundo do banheiro desde a saída de POA (o ônibus partira de SC); 4) falta de explicações durante as horas em que o ônibus permaneceu parado na aduana argentina; 5) a luz de leitura não fornecia luz suficiente nem para enxergar que havia um livro aberto por ali; 6) 3 horas de atraso; 7) ar-condicionado oscilava entre o calor vulcânico e o frio patagônico.

Boa sorte wink

Gustavo
GustavoPermalink

Ah, alguém perguntou sobre cinzas em Buenos Aires. Não se vê nada anormal na paisagem. Pegamos dias de sol e calor.

No primeiro dia, na semana passada, quando todos os voos estavam cancelados, observei que havia uma espessa camada do que parecia ser um tipo de pó em cima de um carro. Não tenho a mínima ideia se era ou não a cinza vulcânica. Mas ninguém por lá parece ter sua rotina afetada pelas cinzas. Apenas os hotéis e estabelecimentos turísticos. No que ficamos, lamentaram diversas vezes pela quantidade de cancelamentos motivados pela suspensão dos voos.

Foi também interessante ver Colonia del Sacramento praticamente vazia. Não sei qual é a densidade tradicional de turistas na cidade, mas vimos pouquíssima gente por lá - além dos 20 e poucos mil habitantes. Aliás, se estiverem pensando em ir, nenhum restaurante supera o BUEN SUSPIRO, na Calle de los Suspiros. Caixa alta perdoada pela relevância, ok? Grande abraço

Thiago Luis Bertolo
Thiago Luis BertoloPermalink

Bom dia,

É uma pena o que esta acontecendo em Bariloche, estava com muita vontade de conhecer a região e por isso ainda não desmarquei.
Estou com viagem marcada para 25/07 com chegado em Bariloche...será que a cidade vai estar em plenas condições turisticas??seria bom cancelar e partir para um plano B????
No caso de um plano B estive estudando algumas possibilidades como o Atacama, Santiago e Mendoza, alguma dessas regiões foram afetadas pelo vulcão?? Seria possível praticar ski ficando hospedado em Santiago.

Parabens pelo site, muita informação boa.

Andre L.
Andre L.Permalink

Atacama está totalmente fora da área de efeito imediato do vulcão. Mendonza e Santiago não foram afetadas em solo, e dificilmente serão.

Esdras Nascimento
Esdras NascimentoPermalink

Cristiane

Estou na mesma situação, Villa La Angostura, mesmas datas.

O que decidiu? conseguiu algum contato direto com o Hotel? A RCI somente informa que está tudo normal.

Já decidimos ficar em Buenos Aires, e, ver o que acontece. Vamos tentar pelo menos ir a Bariloche.

Este site foi o melhor sobre o assunto!!

Davi
DaviPermalink

Bom no meu caso , viajarei amanha para BsAs e estou em duvida com relacao a atividade do vulcao. meu medo é a atividade do vulcao aumentar e ficar preso na Argentina. de qualquer maneira tenho amigos argentinos e eles disseram que BsAs esta normal, sem cinzas. tudo como sempre foi. o risco mesmo é so o fechamento dos aeroportos.

acho que vou arriscar...ate as 16:00..mandarei outro post.

Cristina Motta
Cristina MottaPermalink

Oi, Rick
Estou com viagem marcada para 23/06 a 02/07 Buenos Aires e Bariloche. Ficaria ente 24/06 a 29/06 em Bariloche, porém já desitir desta estadia.
Minha idéia é substituir este período (24/06 a 29/06) por Mendoza e talvez Córdoba. Vou com duas crianças e elas querem ver neve.
Por favor como é melhor ir para Mendoza de Buenos Aires? Soube q tem um ônibus super-confotável e tb tem avião? Tb goataria de dicas de hotel, estação de esqui e vinhedo.
Vc Sabe se Mendoza foi afetada pelo nosso Vulcão?
Grata
Cristina

Andre L.
Andre L.Permalink

Mendonza é longe de Buenos Aires, 1.100km por estradas nem todas duplicadas. Vá de avião.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristina!

Você vai encontrar as informações do destino nos posts desta página:
https://www.viajenaviagem.com/category/mendoza

Janaina Valle
Janaina VallePermalink

Olá!

Gostaria de saber se alguém sabe informar com está a situação em El Calafate? Está coberta de cinzas como Bariloche? Não consigo encontrar nada na internet a respeito. Se alguém puder ajudar, agradeço.

Janaína

EDGAR JR
EDGAR JRPermalink

OLÁ PESSOAL;

ACABO DE RECEBER DA AGAXTUR TURISMO, COMUNICADO QUE AS SAIDAS DE 18,19 E 25 DE JUNHO, 02 E 09 DE JULHO PARA BARILOCHE ESTÃO CANCELADAS. EU JUNTO COM MEUS PAIS E MEU FILHO, EMBARCARIAMOS NO 09/7. É UMA PENA, POREM NATURAZA É NATUREZA.
FICA PARA 2012 ABRS.

Ivana
IvanaPermalink

Olá, estou com viagem marcada para o dia 13/07 com destino a Bariloche e de la para a região dos lagos através do passeio Cruce de Lagos, o que devo fazer esperar mais um pouco para ver como vai ficar a situação ou desmarcar?....

Thiago Mendonça
Thiago MendonçaPermalink

Amigos, estou com viagem marcada para bariloche para 30/07 e, por enquanto, não estou pensando em desmarcar. Vou esperar até a prmeira semana de julho e, caso, não haja outra grande atividade do vulcão vou ir para lá. Caso o vulcão resolva entrar em atividade comigo lá, ai paciência, so Deus pode prever isso. No mais é acompanhar e torcer para voltar perto do normal

abraço

Aline Volotão
Aline VolotãoPermalink

Feedback.
Fui a BsAs no meio do caos. Fui na 1a pausa do vulcão (4a feira 08/06) e retornei na 2a calmaria (sáb 11/06).
Comentarei aqui apenas sobre o pseudo-caos da Gol. A 1a conduta da companhia era "cancele seu vôos"; a 2a era "não nos responsabilizamos pela hospedagem dos passageiros em trânsito", a 3a era "Passageiros que compraram por agências, favor contactar seu agente de viagens".
Só após demonstrar total conhecimento dos meus direitos e insistir muito, um outro funcionário da cia me atendeu e o tratamento mudou completamente. Remarcaram meu voo para domingo a noite e me ofereceram não só hotel, como alimentação, transfer e até telefonema internacional.
Vale destacar que TAM, Delta e outras cias mantiveram seus vôos. Como o aeroporto tinha reaberto, vi no site da Infraero que havia um voo partindo de Porto Alegre para BsAs dentro de poucas horas. Ao invés aceitar a proposta da Gol e ir para o hotel, resolvi tentar uma vaga neste avião (único da Gol a caminho, inclusive). Minha intuição avisava "Aline, vc não tem nenhuma garantia sobre a melhora das condições metereológicas. E se o vulcão voltasse a se estressar? Vá embora com segurança na 1a oportunidade."
Sou brasileira e não desisto nunca. Aproveitei a maré de sorte (e bom atendimento) e consegui uma vaga no tal voo. Voltei por Floripa e depois para o Rio, com escala em Curitiba. No Brasil a Gol providenciou vouchers de café da manhã e o tratamento foi infinitamente melhor que na Argentina.
Por falar em tratamento, me senti um caixa eletrônico ambulante em Buenos Aires. Sensação constante de que todos queriam, de uma forma ou de outra, conseguir algum dinheiro. Não curti. Me senti insegura e assediada demais.
Já me estendi demais. Conto os detalhes em outro comentário.
Obrigada pelo atendimento, companhia e informação. Sou eternamente grata ao Comandante e a Super Bóia.
Como se viaja antes do VnV, hein?

Abraços

Carlos Cruz
Carlos CruzPermalink

Ola, alguem sabe se funciona nextel em Bariloche?

val
valPermalink

em Buenos Aires funciona,então acho q lá tbém.

Naila Soares
Naila SoaresPermalink

Uma pergunta para os trips advogados: fui para Buenos agora no dia 3 com volta marcada pela Gol para o dia 8. Eu e marido viajamos sempre com laptop; pois no dia 7, véspera da volta, vimos na net que a tal nuvem estava atrapalhando os voos. Imediatamente entramos no site da Gol. Pelo chat online, o atendente nos aconselhou a remarcar a passagem para o dia 10. Arrumamos tudo, falamos com a manager do Poetry Building e qual não foi a surpresa no dia 10? Voos cancelados... E só sabemos disso já em Ezeiza.
Meu marido então foi falar com a atendente da Gol sobre hotel e traslado. Ela nos disse que não poderia fazer nada em relação à hospedagem, mas como a Gol era muito gentil(sic), nos pagaria o taxi de volta à Buenos.
Fomos então à uma loja física na Corrientes e remarcamos para o dia 12.
Depois ficamos sabendo que nosso voo do dia 8(noturno), decolou. Foi o último a sair.
Tenho direito a uma ajuda de custo da Gol em relação à essas diárias extras no hotel? Esse gasto não estava nos planos, meu voo original saiu e não fomos por conta de um atendente mal informado.
Desculpa o tamanho do post, ok?

vivian
vivianPermalink

Segundo o site, em Bariloche o nextel funciona sim!!!!

Rmarquei minha viagem do dia 21 para o dia 24 de junho! Confiante que tudo dará certo...