Plantão Vulcão: Buenos Aires reabre, Bariloche continua isolada

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Vulcão Puyehue

Na verdade, o aeroporto de Buenos Aires nem chegou a fechar oficialmente; foram as companhias aéreas que resolveram não operar. Mas desde ontem, informa a Folha, Aerolíneas, Lan e TAM já retomaram os vôos à capital argentina. A Gol também já informou ter retomado todos os seus vôos ao Cone Sul.




As notícias da Patagônia, porém, não são nada animadoras. Bariloche sofre com o aeroporto ainda fechado e falta de luz na cidade, por acúmulo de cinza e água nas estações de energia. A cinza misturada com água fica pesada e precisa ser retirada dos telhados, que correm o risco de desabar.

Eu sou otimista e sempre acho que nessas horas de cancelamentos em massa os que insistem são beneficiados. Mas está ficando claro que Bariloche nas próximas duas semanas está fora de questão. E para julho já está valendo um plano B, sim.

Já com relação a Corpus Christi em Buenos Aires, eu ficaria frio. Só desmarcaria se quisesse me livrar do stress de acompanhar as notícias...

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


100 comentários

Michele
MichelePermalinkResponder

O Problema Riq, é que de acordo com o Clarín de hoje, os especialistas acham que existem fortes possibilidades de novas erupções...Não há nenhuma previsão otimista. Nem acredito que esse ano terei que cancelar de novo!!! Ano passado já cancelei por causa da gripe A! MAs vou só em agosto. Vou esperar até meados de julho pra cancelar.

Sarah
SarahPermalinkResponder

Michele, desculpe, mas creio que é muita precipitação pensar em cancelar uma viagem que ocorrerá só em Agosto...

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

A minha viagem p/ Bariloche é 02/07, será que vou ter que mudar?? O pior é que fiz tudo por conta (hotel e passagem). O preju vai ser grande...

Dani Brasil
Dani BrasilPermalinkResponder

Nossa, q coisa!
Riq, eles falam sobre os vôos para Santiago? Tô com viagem toda programada pro dia 28 de junho...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Dani! Aqui quem responde é A Bóia. Os vôos diretos a Santiago estão operando normalmente. A Gol especificamente só voa a Santiago via Buenos Aires, então informe-se pelo telefone fornecido (mas inicialmente só haviam sido cancelados os vôos até o dia 13).

Sandra Tavernari

Bom dia!
Vou para Santiago utilizando pela primeira vez a TACA (via Lima), no próximo dia 23. Acredito que não haverá problemas com referência às cinzas do vulcão. Qual a sua opinião?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sandra! Ainda não houve nenhuma paralisação nesta rota.

Luiza
LuizaPermalinkResponder

Villa la Angostura eu já cancelei, claro! Mas minha passagem para Buenos Aires está marcada para sábado agora, dia 11! Acham melhor eu descartar também? Nunca fui a Buenos e não tenho idéia de como estará a cidade. Será que estará feia, nublada? Help!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luiza! Vá tranqüila. Apenas acompanhe o noticiário para ver se há alguma novidade.

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Luiza:
estou escrevendo direto de Buenos e está tudo normal.Tem feito sol e muuuito frio. Pode trazer bota, casacão, luvas, cachecol e gorro!

Boa viagem!

Falastin
FalastinPermalinkResponder

Pessoal, vou pra Buenos Aires dia 14. Tudo bem por ai?

Debora Motta
Debora MottaPermalinkResponder

Luiza, eu tenho passagem marcada para Buenos Aires para sexta-feira. Estou esperançosa que dê tudo certo!

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá, Riq...
Estou com viagem marcada para Bariloche dia 09/07, com crianças. Acha que valeria um plano B? Pensei em alterar para Las Lenas, já que o objetivo é neve... ou Portillo, mas aí teria que comprar outro aéreo... O que acha?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Aqui quem responde é A Bóia.
Pense que tanto Las Leñas quanto Portillo tem propostas bem diferentes de Bariloche -- são estações de esqui puras, sem cidade acoplada, então veja se suas crianças estão nesse pique. Falta um mês para a sua viagem: depois que o vulcão parar de incomodar, em duas semanas a cidade consegue se rearrumar.

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Obrigada pela dica!
Sei que ainda falta tempo, mas o problema é que o prazo para cancelamento do hotel sem multa é HOJE!!! Se passar de hoje e o vulcão não acalmar, vou ter que pagar a estadia toda sem usufruir.
Este é o dilema. Se não fosse isto, esperaria mais um pouco, sim. Sei que o esquema é diferente nas estações de ski. Por mim eu arriscaria Ushuaia, onde tb tem atrações bem interessantes... mas o problema é convencer o resto da turma.

Fábio G.
Fábio G.PermalinkResponder

Daniela, se eu estivesse no seu lugar cancelaria e optaria por uma atração longe do vulcão, mesmo como proposta diferente como citou A Bóia.
Ter dias tranquilos, sem angustias, até a suas férias não tem preço.

Luiza
LuizaPermalinkResponder

Que bom!! Obrigada!

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Dia!
Vou para Santiago dia 16. Será que terei algum problema?
E tinha planos de Bariloche em Agosto, será que dá pé ou melhor pensar num plano B pra já?!

douglas
douglasPermalinkResponder

cai na besteira de comprar um embrulho para o dia 16 para bariloche, advinhe por onde pela cvc, pedi cancelamento dai disseram, cancelar pode, sim pode, mas seu idiota,ou sr. idiota, voce vae ter que pagar metade de multas do valor do embrulho ou engolir muitas cinzas, sem neve em cinzasloche.
Por isto que é um monopolio, vamos ver até quando?

Ernesto, o pato

Douglas

Vá no Juizado de pequenas causas. Acho que esta multa não se sustenta;

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Ernesto, mas não se sabe, hoje, se Bariloche estará fechada no dia 16... são 8 dias ainda.

Ernesto, o pato

Andre

Voce tem razão.

Ele tem que torcer para estar fechado, pois caso contrario não ira poder aproveitar suas férias, e nada há para fazer, pois neste caso também não é culpa da CVC.

E bom ficar de olho na previsão de meterologia aeronautica, para verificar se há uma possibilidade de novos fechamentos do aeroporto, devido a novas erupções.

Liliana Ferreira

Olá,
Informo a você, que causas suoervenientes como esta, de vulcão, enquadrada como catástrofe, enquadra-se nas exceções, logo, se vc. contratar um bom advogado, ou mesmo na defensoria eles vão te instruir e tenho quase certeza que esta multa descabida não poderá seer imposta, uma vez que você não concorreu para esta cancelamento.
Boa sorte,
Liliana Ferreira

Karina
KarinaPermalinkResponder

Pessoal,

conversei com uma amiga que mora em BsAs e ela disse "As cinzas chegaram at'e a provincia de BsAs, ainda bem que nao chegaram aqui" então acho que não há problemas para quem está indo para lá.

Cintia
CintiaPermalinkResponder

Já estou triste...pelo visto terei que pensar em um plano B
Tenho passagem marcada para Bariloche para o dia 4/7

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Pessoal, para quem está longe da área do vulcão, as cinzas são meio irrelevantes se houver vôos funcionando. Não há poeira ou cinzas ácidas em Buenos Aires. Aliás, o material particulado só atrapalha vôos porque é leve, pouco denso e fica em suspensão no ar.

No máximo, mas no máximo o que existe para quem está no chão é uma nuvenzinha de formato que não se altera tanto.

Situação diferente é a de quem está próximo do vulcão, como Bariloche.

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Vu compartilhar minha experiência pessoal neste caso do vulcão. Pode ser que ajude em outros momentos ou memso incentive outras formas de viajar entre Buenos Aires e Brasil, especialmente RS e SC.

Eu estava em BAires ontem para voltar de Aeroparque a Porto Alegre às 15h, mas logo cedo vi que meu voo estava cancelado por causa das cinzas. Fui à loja da Tam na Cerrito 1026 e lá confirmaram o cancelamento. Mas veio a verdadeiramente má notícia: só haveria lugar para eu voltar a Porto Alegre no dia 14/6, ou seja, uma semana depois, independentemnete de quando retomassem voos, pois o problema também era de lotação de voos já vendidos (POA/BUE/POA está bombando).

Como eu não podia esperar uma semana para voltar e não havia perspectivas de voos em outras companhias, tratei de me mexer. Então, vão aí passos que podem ajudar em casos como estes.

Primeiro, tentei passagem de ônibus BUE-POA (cias. FlechaBus e Pluma), mas os ônibus já haviam saído e para o dia seguinte (hoje) não havia mais lugar. Mas foi bom, porque 18 horas dentro de um ônibus são para matar.

Segundo, fiz o mais legal e que vale por um passeio. Corri ao Buquebus, comprei uma passagem direta a Montevideo de barco e liguei para as companhias de ônibus para reservar uma passagem de MVD a POA.

Bom, a companhia TTL não aceitava reserva por telefone. A companhia EGA aceitou.

O barco saiu de BUE às 15:30 e chegou em MVD às 18:30. Às 19:30 cheguei na rodoviária de MVD para pegar o ônibus que sairia às 20. A passagem estava lá me esperando. Cheguei em Porto Alegre às 7 horas da manhã, num onibus muito confortável, com serviço de bordo completo (jantar quente e frio, bebidas, café da manhã, cobertor, traveseiro etc.)

Foram 19 horas de BUE a MVD - uma horinha mais que o ônibus a partir de BUE - mas de um jeito bem mais divertido e muito menos cansativo. O barco do Buquebus é muito confortável, com lanchonete, free shop, TV, video-game e muito espaço para caminhar. Foi muito melhor do 18 horas dentro de um ônibus viajando grande parte do tempo de dia.

Recomendo essa estratégia para quem tiver que vir ao Brasil às pressas numa situação como a de ontem ou mesmo querendo viver uma experiência diferente. Quem sabe, até parando um dia em MVD para passear.

Vera LUúcia
Vera LUúciaPermalinkResponder

Dionísio, você sabe aproveitar as oportunidades, seja ela qual for. Parabéns.

Fábio G.
Fábio G.PermalinkResponder

Viva a sociedade alternativa. =)

moacir
moacirPermalinkResponder

Ontem eu estava em buenos e meu voo como todos os outros no aeroparque foi cancelado. A unica coisa que a aerolineas fazia era transferir para hoje no mesmo horário. Fizemos isso pra garantir mas minha mulher queria pegar o primeiro onibus pra porto alegre. Fizemos a mesma coisa que o dionisio. Procuramos cia de ônibus e buquebus. Decidimos arriscar e ficar em buenos aires aguardando o dia de hoje ao inves de encarar 19 horas de viagem por um valor que não era barato. Voltamos pro mesmo hotel (Wilton) e pro mesmo quarto.smile
Passeamos a tarde e depois saimos pra jantar num excelente lugar(Buenos aires Grill)e depois umas cervejas num pub.
Hoje de manhã a situação no aeroparque já estava normalizada e as 14:30 chegamos em poa. Resolvemos fazer do limão uma limonada. Claro que a situação fosse se estender demais fariamos outra coisa mas pensamos: vamos aproveitar.

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Pois, é, eu até poderia ficar um dia a mais em BAires, mas a Tam só disponibilizou um lugar para mim para o dia 14, ou seja, uma semana depois! A Tam disse que a prioridade era de passageiros com passagem comprada para o dia em que o voo saísse, de modo que os passageiros dos voos cancelados seriam acomodados à medida do possível. No meu caso, só no dia 14, uma barbaridade.

Além disso, contei coma sorte de ter um amigo com informação operacional privilegiada na companhia que, por telefone, me disse para voltar via terrestre.

No jornal de ontem li uma notícia interessante: que algumas companhias estavam dando prioridade aos passageiros dos voos cancelados. Entre as cias. ciutadas não estava a Tam. A Tam tinha um lacônico comunicado de que iria realocar em outros voos, mas sem falar em prioridade.

Complicado, mas se bem que - se desse - bem que eu queria ficar lá até o dia 14...

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Dionísio:
parabéns pela esperteza!

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalinkResponder

Sejam elas quais forem.

laura
lauraPermalinkResponder

Oi Riq,

Estou de viagem marcada p Bari dia 20/07 com crianças. Vc acha que até lá td já estará melhor??Ainda nãp pensei num plano B pois nem sei como dizer isso para as crianças. Será que se td se acalmar vai ter neve o suficiente p as estaçoes.
Laura

Leylane
LeylanePermalinkResponder

Olá,

Ainda estou planejando minha viagem. Pretendo ir em setembro a Buenos Aires e Bariloche. Para esse período há algum risco? Devo mudar de planos e comprar outro roteiro?

Leylane

lelly
lellyPermalinkResponder

Laura!!
Eu acho que vc deveria pensar sim no planoB!!quando normalizar tudo,vai ser uma loucura nesses aeroportos!e com criança é bom vc pensar!!em plano b sim!!eu mesma passei por isso eu iria dia 16 com minha familia e com meus filhos,acabei de adiar!!eles ficaram muito tristes,mais agora estão aceitando mais!!o importante é ir!!e não arriscar a passar momentos de agonia!!no ano passado eu vi relatos de pessoas que foram em setembro e pegaram neve!!

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Caros trips,

Sem querer adquirir ares professorais, e da forma mais educada possível, digo: acalmem-se.

O cancelamento de vôos para Santiago, Assunción, Buenos Aires foi só medida preventiva, não de segurança de vôo (os espaços aéreos dessas cidades não foram fechados) mas de precaução, talvez excessiva, de cias. aéreas que preferiram cancelar vôos do que correr o risco de um pandemônio estilo europeu com passageiros impossibilitados de prosseguir em suas conexões etc. Os aeroportos já estão reabertos e funcionando, e o efeito do material particulado sobre as cidades é impossível de ser notado.

No caso de Bariloche e Villa La Angostura, houve depósito de cinzas que se misturaram com chuva e baixas temperaturas. Mas a emissão no vulcão já está diminuindo, e aí a limpeza das áreas essenciais é questão de 1/2 dias de trabalho no máximo.

Acho um total contrassenso pensar em cancelar ou nào viagens para julho, agosto, setembro por conta do vulcão. Não se trata de um terremoto que desabilita prédios, nem de um furacão que varre áreas inteiras ao chão.

Impressionantes como possam ser as imagens da erupção, nesse momento acho precipitado pensar em fazer qualquer mudança de planos que envolva viagens para além de 1 semana/10 dias. O vulcão pode sofrer nova e mais intensa erupção? Pode, mas se vc viajar para a Europa no verão, também pode pegar uma época de calor, e se viajar para qualquer destino de praia no Pacífico, a qualquer momento um terremoto, imprevisível, pode causar um tsunami...

Paulo Mariano Marcondes Ferraz

Prezado André L.: parabéns pela serenidade! Não vou viajar proximamente às regiões afetadas pelo vulcão chileno Puyehue, mas concordo plenamente com o que vc escreveu. Pessoalmente tive uma experiência envolvendo fenômenos da natureza: foi um violento terremoto em Los Angeles, um dia antes de minha chegada lá, procedente de Honolulu. Nos dias em que lá permaneci, houve várias réplicas, algumas freeways foram interrompidas, mas nem por isso deixei de visitar Beverly Hills, Hollywood(onde assisti a um concerto no Hollywood Bowl, que não foi cancelado), Santa Monica, Westwood, etc. Ou seja: se fôssemos pensar nos fenômenos da natureza, sequer cogitaríamos visitar no próprio Chile os maravilhosos Geisers del Tatio, a ilha grega de Santorini(situada na caldeira de um vulcão) ou Miami(furacões todos os anos). Acho que não estou errado. Por isso, André, parabéns novamente pela serenidade!

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Estou com viagem marcada para o dia 28/06, na verdade é a travessia dos lagos (13 dias) saindo de Santiago e acabando em Buenos Aires. Estou muito preocupada, será possível ainda manter os planos?

Michele
MichelePermalinkResponder

Olá Juliana. Entrei no site do jornal Emol, do Chile e achei um artigo sobre a região dos lagos. Também vou pra lá. Aqui vai o link: http://www.emol.com/noticias/economia/detalle/detallenoticias.asp?idnoticia=485914

Se vc não conseguir abrir, entre no site do jornal Emol e na busca digite Cruce del Lagos.
Pelo que consta no artigo, está tudo bem na região dos lagos andinos e a travessia está desimpedida.
Abs
Michele

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Estou com a minha chegada em Bariloche agendada para o dia 22/06... estou muito esperançoso (apesar das más notícias), mas como vou chegar em BsAs no dia 18, estou pensando em tomar uma decisão definitiva às vésperas da ida a BsAs.

Gostaria de uma dica para plano B. Algum lugar que alie estações de esqui, paisagens, e gastronomia na américa do sul?

Katy
KatyPermalinkResponder

Santiago do Chile.

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalinkResponder

Santiago, com certeza. Visual+Gastronomia+Ski+Compras.

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Muito obrigado, Katy e Hugo! Vou dar uma investigada!

Marcio Nel Cimatti

Vou para B. Aires de caminhonete saindo de Sampa depois de amanhã e volto na semana que vem de avião. Espero que já tenha melhorado!

Ontem estive com o pessoal da Gol que me explicou que o silício da cinza prejudica a turbina dos aviões então mesmo com aeroporto aberto alguns vôos podem ser cancelados.

Eles me falaram também que os vôos podem ser remarcados sem custo ou reembolsados integralmente.

Abs!!

Marcio

Fernanda Bispo

Estou com viagem marcada para 15/06 indo para Santiago e depois no dia 20 para Buenos Airess. Sinceramente estou apreensiva, não sei o que fazer...

Liane
LianePermalinkResponder

Olá....iria pela primeira vez a Bariloche ...dia 16/6...e agora que faço? vou sozinha....então fica mais fácil eu acho...sem filho peq. e quais os prob que posso ter ao chegar lá?

Junior
JuniorPermalinkResponder

Estou com passagem para dia 10, retornando dia 12, para Buenos Aires. Passar o dia dos namorados.

Minha preocupação não é mais em relação aos voos, porque acredito que esteja normalizado até sexta-feira. Mas sim pelo tempo, será que vai estar abafado, ceu escuro e nublado?

Alguem tem ideia?

Débora Motta
Débora MottaPermalinkResponder

Junior, também pretendemos passar o dia dos namorados em Buenos Aires, saindo tbm no dia 10.
Pelo que vi a previsão é de tempo bom, só chovendo no domingo, dia 12.
Acho que, pelas cinzas, não tem porque se preocupar.

jr
jrPermalinkResponder

Estou indo para Buenos Aires este final de semana, dia 10 a 12 de Junho. Os voos estão regularizando.. mas será que o tempo na cidade nao estará estranho? Nublado, abafado, etc?? alguam poderia me ajudar?

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Eu estava lá bem no dia do cancelamento dos voos. Não se nota nada das cinzas, pois estas estavam a cerca de 8 mil metros de altura, longe demais da superfície.

Prepara-se, claro, para frio e umidade.

t
tPermalinkResponder

Jr, abafado duvido que esteja, a mínima está batendo nos 6 ou 7 graus... E a máxima nos 18!

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Estou indo para Bariloche, de onibus em 07/07, não acho que deva pensar em plano B agora, acho que ainda tenho algum tempo para tudo se normailizar. O que acham?

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Acabei de ter uma bela surpresa. BsAs - Santiago pela LAN não chega a R$ 300 ida e volta. Me parece um bom plano B, já que planejava ir à capital portenha antes de Bariloche. Começo a estudar os roteiros em Santiago.

Paula
PaulaPermalinkResponder

Oi pessoal,
Tenho passagens compradas para o dia 19/06/11 para Bariloche, e fiquei sabendo agora há pouco que o prefeito de Bariloche disse que o aeroporto de lá ficará fechado até dia 21/06!!!!
E agora???? A minha volta foi comprada separadamente para o dia 24/06, pelo programa de pontos do cartão. Não sei o que fazer....
Só Deus para nos ajudar!!!
Quem tiver novidades, por favor divulgue!
Abços

Ricardo
RicardoPermalinkResponder

Paula, algumas fontes de notícia informam a possibilidade de reabertura do aeroporto já na próxima segunda-feira, 13. Cruzar os dedos, rezar e pensar num plano B (vai que precisa). Segue a fonte el pais: http://www.elpais.com.co/elpais/internacional/mantienen-cancelados-vuelos-sur-argentina-por-cenizas-volcan-chileno

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Responder a esta pergunta pode ajudar você a decidir se vale a pena manter uma viagem para Buenos Aires nos próximos dias (descontando a possibilidade de novoas transtornos nos aeroportos, situação que pode ser acompanhada pela mídia): Você desmarcaria uma viagem para Gramado por causa das chuvas da Região Serrana do Rio, ou uma viagem para Miami por causa dos tornados no Missouri? Se sim, melhor esquercer Buenos Aires por algum tempo. Se não, vá "tranquilo", como dicen los hermanos. O pior que pode acontecer é encontrar uma névoa fina no céu. Bariloche (e áreas vizinhas como Angostura) sim devem ser evitadas, no mínimo, por mais alguns dias (depois disso, acompanhar a situação).

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Alguem poderia me dá notícias das cidades de Peulla, e Puerto Varas no Chile, vou fazer a travessia Bari/Puerto Varas no início de julho.
Grata Cristina

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Cristina! Para saber do Chile, siga o que os jornais de lá estão dizendo. O principal é o El Mercurio, http://www.emol.com/ .

Michele
MichelePermalinkResponder

Olá Cristina. Entrei no site do jornal Emol,como disse a Bóia, e achei um artigo sobre a região dos lagos. Também vou pra lá. Aqui vai o link: http://www.emol.com/noticias/economia/detalle/detallenoticias.asp?idnoticia=485914

Se vc não conseguir abrir, entre no site do jornal Emol e na busca digite Cruce del Lagos.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Tambem estou com viagem marcada para Bariloche dia 09/07, realmente acho que devo pensar num plano B.Poderiam me dar sugestões ja que estou indo com filhos para passar férias?

Leonardo Melo
Leonardo MeloPermalinkResponder

Gabriela,

Também estou com tudo agendado para BsAs e Angostura nesse mesmo período com crianças. Já trabalho no Plano B. Estou pensando em Santiago. Já estive lá 2 vezes, adoro a cidade. Vc pode optar por ficar todas as noites em Santiago mesmo e fazer excursões de dia inteiro a Valle Nevado, El Colorado, Farellones e até mesmo Portillo. Se optar por dormir nas estações, é um pouco difícil conseguir pcts com menos d 7 noites nesse período de alta temporada. E os preços são beeem mais salgados. abs

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Leonardo, obrigada pelas dicas, vou pesquisar Santiago. Pensei em Ushuaia tambem, alguma experiencia de lá?

Leonardo Melo
Leonardo MeloPermalinkResponder

Ushuaia também é ótima opção. Várias opções além do ski, como passeios no Parque Nacional, barco no Canal Beagle etc. Quando fui fiquei em Hostel, portanto não sei indicar hotéis. Normalmente o pessoal combina a viagem com El Calafate.

debora bertolazzo

hummm.... estou com viagem marcada para dia 24 de junho e so me resta esperar ... meu filho esta ancioso para conhecer neve , mas ainda acreditoque vamos conseguir

Carolina
CarolinaPermalinkResponder

Olá. Estou com minha viagem marcada para Bariloche em 06/07. Não sei o que fazer, se já cancelo, ou se aguardo mais um tempo. Estou super perdida.

cida
cidaPermalinkResponder

carolina estamos com o mesmo problema o que fazer

cida
cidaPermalinkResponder

estou com passagens compradas para Bariloche dia 06/07 sera que a cia aerea devolve meu dinheiro, ou devo esperar

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Olá tripulantes,
Também estou com medo de ver minhas férias furarem...Saio para Santiago dia 18/06 -mas o voo é com escala em Montevideo (que tem cancelado muuuuuitos voos). Nao consigo pensar em plano B - sera que a Pluna trocaria por um voo via Buenos Aires? Muito chato acontecerem essas coisas, ainda mais quem estará viajando com crianças...O meu filho conta as horas para ver a neve...Esperando notícias melhores...

Silvana
SilvanaPermalinkResponder

E eu que estou de viagem marcada para Bariloche para o dia 26/06, será que rola???

Chico Pezão
Chico PezãoPermalinkResponder

E eu, que estou com a viagem marcada amanhã com mais 4 amigos para Montevideo, de la iriamos para Buenos Aires, Mendoza e Santiago. E agora meu medo é sair daqui de Fortaleza e ficar em SP de bobeira. Mas isso foi por conta das mandingas das nossas mulheres. essas mulheres. afffsss

Marcia Leite
Marcia LeitePermalinkResponder

Oi, Ricardo!
Minha viagem está marcada para o dia 22/06. Acredito que não vá ter problemas, mas preciso ouvir isso de alguém. Escreve que não haverá problemas (rs), por favor!!!!!!!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Márcia! Aqui quem fala é A Bóia. Não podemos prometer nada, infelizmente; só dar as notícias e prever desdobramentos! O Comandante está acompanhando o assunto diariamente. Você já viu o novo post?

https://www.viajenaviagem.com/2011/06/vulcao-news-bs-as-fecha-pela-manha-bariloche-so-reabre-dia-21/

Danielle
DaniellePermalinkResponder

ei vou arriscar vou a Buenos Aires neste sabadi e volto na segunda. Espero q os voos não sejam cancelados..vcs me tranquilizaram obrigada é um sonho!

Dayana
DayanaPermalinkResponder

Olá , estou com pacote para Bariloche dia 2/7. Tenho que cancelar ou esperar? Que outro lugar teria a beleza de Bariloche?

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Alguem acha que vale a pena trocar Bariloche por Ushuaia pensando em férias com crianças?Estou pensando num plano B.
Mesmo assim, tenho que passar por Buenos Aires e não sei como vai estar a situação dos voos até começo de julho...

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Os vôos em Buenos Aires devem se normalizar neste fim de semana. Quanto a Bariloche, em caso de dúvidas, pense em trocar por algum destino no Chile. Ushuaia é interessante, mas não para crianças, e nessa época tem 3h de sol por dia lá apenas.

Willian
WillianPermalinkResponder

Bom dia

Gostaria de uma opinião ,tenho viagem marcada para Bariloche 22/6 vale a pena esperar para ver no que vai dar esta situação ou melhor cancelar de uma vez?Melhor já pensar um plano B para outra região onde tenha neve para fazer snowboard?

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Para esportes de neve é melhor procurar outro destino. Dependendo do tanto de neve que se acumulou nas montanhas misturada às cinzas, a reabertura seria perigosa (a combinação vira uma "lama" instável que facilmente se transforma em avalanche).

Pode ser que certas pistas fiquem fechadas durante todo o inverno.

Vá para o Chile.

Willian
WillianPermalinkResponder

Continuando com as opções,Bom então melhor é cancelar e mudar o destino para Chile enquanto a tempo, ou espera mais um pouco para isso?Fora o Chile qual outra região vocês recomendam para pratica deste esporte?

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Olá,

Tenho passagem marcada para Buenos Aires dia 13 de junho (segunda) saindo de Belo Horizonte e depois dia 20 de junho para bariloche......... Estou muito chateada e não sei o que fazer, pelo que eu tenho lido vou ter que cancelar tudo........ O que vcs acham? Será que vou só para Buenos aires e cancelo bariloche?sad...............Há alguma esperança?????????????

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Para Buenos Aires, sim. Para Bariloche, mais improvável.

Dhiego Lins
Dhiego LinsPermalinkResponder

Amigos, tenho viagem para Buenos Aires dia 16/06. Creio que vou ter que cancelar não só pensando na ida como na volta também dia 21.06. Os voos de volta devem estar superlotados e cheio de bronca.

o que acham? Vai viajar eu e minha esposa a turismo!!

Abs.

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Dhiego, um avião nunca pode levar mais gente que sua capacidade mesmo, diferentemente de um trem que pode ter gente em pé. Eu esperaria atá a véspera, se os aeroportos estiverem abertos, embarque e vá sem problemas.

Igor
IgorPermalinkResponder

Boa tarde,
Tenho viagem marcada para Bariloche no dia 8 de julho. Será que ainda haverá problemas até lá? Estou muito preocupado com o estado das montanhas para esquiar. Olhando nas câmeras ao vivo, a situação parece estar até que tranquila na base do Cerro Catedral, sem cinzas. É na cidade e no lago que parece ter mais.
O que acham que acontecerá até lá?

Bruno
BrunoPermalinkResponder

Gente, eu estou com uma viagem marcada pra dia 24 desse mês, junho, pra Buenos Aires, e dia 28 de Buenos Aires para Bariloche, será o caso de cancelamento? ou até lá ja vai normalizar?

anderson melo
anderson meloPermalinkResponder

Bem, eu iria ä bariloche dia 19/06, mas diante das notícias que a cidade não ficaria limpa e preparada para receber os turistas até o dia 21 pelo menos, achei melhor nao arriscar e cancelei a viagem. Vou remarcar para a ultima semana de junho (se a situacao realmente melhorar)ou entao 2 quinzena de agosto. Nao vou arriscar jogar dinheiro fora e nao fazer uma viagem como eu pretendia. A atividade do vulcao diminuiu mas até limparem toda a cidade e tudo voltar ao normal duvido que 2 semanas sejam suficientes.

marcia passos
marcia passosPermalinkResponder

Pessoal, tenho viagem marcada AMANHÃ para Buenos Aires, com conexão em SP. Não sei se vou... Alguem embarcou esse fds? Conexão em SP?

Dhiego Lins
Dhiego LinsPermalinkResponder

Olha, hoje (11 ) fui para um casamento e um amigo veio de buenos aires e vai voltar ainda no mesmo dia ele era padrinho Ele falou que está tudo OK!! Viajo no dia 16/06.

abs.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Estou com viagem marcada para Ushuaia no dia 24 de Junho. Alguém sabe dizer se há o risco de os passeios por lá serem cancelados em decorrência do vulcão. Hà novas possibilidades de erupção??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! O problema de Ushuaia é apenas o acesso. Se os vôos forem restabelecidos, os passeios só não ocorrerão se não houver quórum.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

poxa vida, mas ainda tem essa?? esperei um no inteiro para conseguir tirar uma única semana de férias e agora todo esse rolo!! O duro é que não uma informação sequer na net quanto a novas erupções do vulcão. Fica todo mundo sem saber o que fazer.......aguardando notícias diárias

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar