Plantão Vulcão: mais cinzas sobre Bariloche e Angostura

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Vulcão Puyehue

Continuando na batida de uma notícia ruim logo depois de cada notícia boa, a nota chata da vez é a informação de que voltou a cair cinza vulcânica na região de Bariloche e Villa La Angostura.




A notícia está no Clarín, no La Nación e na Agencia de Noticias Bariloche.

A propósito, este site -- o ANBariloche.com.ar -- foi um achado que a Daniela compartilhou na caixa de comentários. Certamente é o melhor site para você bookmarcar se quiser monitorar os acontecimentos para ver se vale a pena viajar em julho.

A região (sobretudo Angostura, onde algumas áreas talvez precisem ser evacuadas) está sofrendo bastante com problemas de infra-estrutura. Mas os fotógrafos da Agencia Bariloche conseguiram encontrar beleza logo depois da primeira queda de cinzas da semana passada. Dê uma olhadinha nessa galeria impressionante de fotos do lago Nahuel Huapi sob as cinzas.

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


49 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

val
valPermalink

ai que frustrante isso...

Cristiane
CristianePermalink

Meu problema é grande... To com viagem marcada com 02 crianças para BUENOS AIRES pela TAM dia 24/06 e para Bari pela LAN 25/06 e Transfer para o nosso destino final que é Angostura Bahia Manzano pela RCI... toda a viagem feita por companhias aéreas e hoteis separados. A Tam por milhagem... pelo que já ficamos sabendo pela TAM como o aeroporto de BUENOS AIRES esta aberto o nosso destino final pra eles não importa, acarretaria cancelamento, perca de 8 mil pontos e pior não existe possibilidade de prorrogação dos bilhetes devido ao prazo de 3 meses de validade. Então nosso plano até o momento pro prejuizo ser o menor possivel é ir pra BUENOS AIRES, aguardar a abertura para Bariloche e ir p/ ANGOSTURA. Ai surgiu mais uma dúvida, será que se o aeroporto de Bariloche abrir o hotel de Angosturas abrirá? Será que corremos este risco de chegar a Bari e não poder ir a Angosturas? E pior ficar sem hospedagem? Estamos confusos, pois temos que pensar o que fazer estes vários trechos da viagem... Vcs da BOIA podem nos dar uma luz???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristiane! No momento as notícias de Angostura são as piores possíveis. Leia o post, chega-se a falar em evacuação de algumas áreas. As opções são cancelar ou continuar monitorando os acontecimentos. Vai ser difícil aproveitar junho.

Cristiane
CristianePermalink

E a possibilidade de abrir Bariloche e não abrir Angosturas é possivel ou os dois estão ligados?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristiane! Villa La Angostura está a 80 km de Bariloche e sofre mais porque está toda à beira do lago. Bariloche é uma cidade maior e mais espalhada.

Cristiane
CristianePermalink

Então o meu plano B até o momento é aguardar os acontecimentos e caso seja possivel trocar meu hotel de Angosturas por um em Bari. E plano Cse não abrir o aeroporto de Bari pedir reembolso a LAN e Hotel em Angosturas e ficar em BUENOS AIRES 10 dias, ai vou ter que ser super criativa para achar o que fazer com as crianças lá. Vcs tem alguma sugestão?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristiane! O lugar se chama Villa La Angostura, já não bastam todas as catástrofes, você ainda insiste em mudar o nome! grin

Sobre Buenos Aires com crianças, sugiro um blog e o livro da autora:
http://buenosairesparaninos.blogspot.com/

Cristiane
CristianePermalink

KKKKK tudo bem... eu só estava abreviando o nome do lugar de Villa La Angostura p/ apenas Angosturas mas vou postar direitinho das proximas vezes pode deixar... Obrigada!!!

Ana Paula Pinheiro
Ana Paula PinheiroPermalink

Desculpa, Bóia. Agora q vi q vc tinha dado a mesma indicação.

Ana Paula Pinheiro
Ana Paula PinheiroPermalink

Cristiane, sei q é muito ruim mudar nossos planos de viagem, mas se te ajuda, Buenos Aires tem muita coisa para se fazer com criança. Inclusive, tem um livro e um blog que se chama Buenos Aires com crianças. Dá uma google q vc a acha o site certinho.

Estou em Buenos Aires e posso te dizer q os dias estão MARAVILHOSOS!!!
Boa sorte!

Daniela
DanielaPermalink

Cristiane,

Também alterei meus planos, vou só para BsAs, com as crianças e meus pais.

Como o pessoal acima já falou, tem muita coisa para fazer por lá com os pequenos. O blog citado acima deu origem a um guia impresso: Buenos Aires com Crianças. Dá uma procurada nas livrarias!

Eu estava ficando nervosa já de tanto acessar o anbariloche.com, que o Riq citou aí em cima, e desisti. Vou para BsAs, dar um pulo no Uruguay de barco, e pronto. A neve fica para o ano que vem, ou janeiro.

Rosani
RosaniPermalink

Olá Cristiane... inicialmente gostaria de esclarecer ref. um comentário que fizeram no que diz respeito a ANGOSTURA, informe que em sites e post's geralmente e isso se tornou quase regra: ABREVIAR. Bom estou na mesma situação que você: também comprei tudo separadamente. Da Tam até Buenos Aires e com a Lam até Bariloche. Acabei de ligar no hotel que iria ficar, e eles confirmaram que realmente voltou a cair cinzas. E ANGOSTURA parece qu está ainda pior. Para mim acabou a graça e realmente não pretendo mais ir. Complicado... Minha viajem é para o dia 21 de Junho. Acredito que vou a Buenos Aires para não ser ainda maior o prejuízo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosani, o problema não é a abreviação, é o plural (AngosturaS) que não existe! Mas era só para tentar descontrair, porque a situação está pesada mesmo shock

Adonias
AdoniasPermalink

Pode me ajudar ? Boa tarde,vou fazer a travessia dos lagos de Puerto varas(Chile),pernoitando em Peulla(Chile)dia 25/06/2011 e chegando em Bariloche dia 26/06/2011.Não está muito claro para mim,mas consta Villa La Angostura no nosso dia 26/06/2011,não sei se é o desembarque com um city tour antes de irmos para Barilhoche.Caso seja,será que terá algum problema em desembarcamos do catamarã na Villa La Angostura e seguirmos para Bariloche ?

Caroline
CarolinePermalink

as cinzas voltaram a cair hj em Bariloche, apesar das notícias do vulcão serem melhores. é o vento q ainda está "a favor"... mas acho q estamso todos torcendo p essa nuvem seguir seu rumo. o prefeito diz q o inverno não está perdido e acredito q eles estejam empenhadíssimos em deixar tudo pronto, o quanto antes. minha viagem é igualzinha a sua. só q início de julho. tenho 2 crianças e estou avaliando se é possível ir até Bariloche pois criança alérgica e cinzas.... nem de graça!! no site q te indicaram aqui tem muuuuitas dicas legais de Buenos Aires, para muitos dias. te desejo boa sorte. e se chegar até Bari, me diga como está... carolinedib@hotmail.com
beijo e boa viagem.

Silmara Colombo
Silmara ColomboPermalink

Tenho viagem marcada para agosto e estou tentando não me angustiar. Também acompanho pelo site Anbariloche, mas para mim as informações mais confiáveis estão nesse tópico do Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=216266&tid=5614390779869803388&start=1
Aqui tem duas brasileiras moradoras de Bariloche deixando todo mundo bem informado em tempo real.

Alberto
AlbertoPermalink

Cristiane, transfere tudo pra Santiago e va curtir com as criancas em Valle Nevado, a segunda estacao de esqui mais querida pelos brasileiros segundo o Premio VT!

Walter F Leite
Walter F LeitePermalink

Que siuação essa de Cristiane!Espero que até dia 24 as coisas tenham melhorado e sua viagem seja realizada com sucesso. Vamos rezar, tem muita gente na mesma situação.

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalink

Cristiane, vou dar meu palpite.
Náo sei qual a faixa etária de seus filhos, mas Buenos Aires tem ótimos programas para crianças, reforço a dica da Bóia, leia o blog da Fernanda Paraguassu - buenosairesparaninos.blogspot.com tem ótimas dicas para aproveitar a cidade.
Não indico nenhuma estação de ski próxima a Santiago porque são esclusivamente para esquiar não há cidades próximas, não há outra opcão de programa.
E acompanhe as notícias, quem sabe melhora. Boa sorte.

Andre L.
Andre L.Permalink

Sempre existe Punta Arenas...

CarlaZ
CarlaZPermalink

Ô Riq e não é que o vulcão veio me atrapalhar aqui do outro lado do mundo! Nao tava nem preocupada qdo ontem por acaso vi o noticiário local e descobri que todos os vôos de Melbourne estavam cancelados! Procuro daqui dali e é difícil ter informações, enfim torcendo pra que até hj de noite normalize afinal hoje pego o vôo pra amanhã começar o ponto alto da viagem, os mergulhos!

Tiago micuim
Tiago micuimPermalink

Viagem marcada para 1 semana de agosto,sei que falta um bom tempo,mas como a viagem é para esquiar gostaria de compartilhar info sobre a neve nas estaçoes.

cida sganserla
cida sganserlaPermalink

Sou mais uma nessa angustia de ter que esperar, minha viagem esta marcada para 25/06 eu e minhas duas crianças para Bariloche, a agencia de viagem pede para esperar, mas acho que deveriam dar a opção de cancelamento sem onus,quando ventilei essa ideia já me mandaram ler o contrato, nos deixam sem margem de manobra, se daqui a uma semana continuar essa situação a programação das férias de julho fica comprometida a cada dia que passa fica mais dificil se organizar para outro destino. Como fica essa situação de contrato, não usufrui dos serviços aéreos, terrestres e hotelereiros, a dissistencia é por força maior, alguém sabe ,e dizer como devo proceder?

beto
betoPermalink

Vamos para Bariloche dia 22/06. Não "atiramos a toalha" ainda...
Vamos ver amanhã a intensidade do que caiu ontem em Bariloche.
Nada como um dia após o outro....

Hellen
HellenPermalink

Mais stress! A Gol cancelou os vôos dessa noite e de amanhã. Viagem marcada para dia 18/06. Vamos aguardar.....

Suzanna
SuzannaPermalink

amigos trips eu cansei !!! vou aproveitar o rio de janeiro (jah q ia pegar o voo para bariloche lá),petropolis, campos do jordão e paraty. Depois vou ver o preju - ainda na torcida por todos vcs abs

Naila Soares
Naila SoaresPermalink

Suzanna:

sábia decisão. Vá a Petrópolis, Itaipava, curta a feirinha que tem lá e aproveite os ótimos restaurantes.
Não há neve, mas o frio dá conta do recado...rs

Alyne
AlynePermalink

Bom gente, estou solidária com vcs, também tenho viagem marcada mas para dia 09 de julho. Até lá espero que as notícias melhorem, mas é chato, como vamos prever o que esse vulcão está para fazer>> Tbm tenho medo de ir depois de ter gasto tanto e a viagem ser uma "roubada" já que também vou com criança. Vamos torcer pelo melhor!

Marta Martinz
Marta MartinzPermalink

Tenham muita atenção, pois tenho um casal de amigos que estão fazendo uma viagem pelo mundo e passaram um aperto enorme para saírem de Villa La Angostura. As fotos e as filmagens que eles fizeram do lago e região são estarrecedoras. Em poucas horas o lago secou completamente. As cidades por lá passam por graves problemas estruturais. Os lagos ficaram aterrados.Tem o 1 o 2 vídeos em http://www.youtube.com/watch?v=-F3blzIA7g8
No dia 07 de junho reproduzi as fotos deles do antes e depois.
http://marta3m.zip.net/arch2011-06-05_2011-06-11.html.
Com certeza as águas e solo estão afetados.

Vilma
VilmaPermalink

Tentei cancelar meu hotel em Bariloche ligando pra Hoteis.com, mas eles quiseram me cobrar multa de 100%. Ou seja, se negaram a devolver meu dinheiro, pode?
Minha reserva é para o dia 27/06. Achei isso um absurdo, pois não estou desistindo por que me deu na telha.
Ainda não tentei cancelar o hotel de Villa La Angostura (esse comprei pela decolar.com.br), mas não estou muito otimista.
Não sei o que fazer.

rosana
rosanaPermalink

estou de viagem marcada com meu marido e minhas duas filhas para segunda quinzena de julho para santiago e valle nevado, como estao estes 2 lugares com as cinzasa do vulcao.

rosana

Patrícia Lamb
Patrícia LambPermalink

Aeroporto de Buenos Aires (escala para muitos vôos que vão para Santiago) também está fechando toda hora por causa das cinzas. Além disso, Valle Nevado também adiou a abertura por falta de quantidade de neve. Mas isso é hoje. Até lá, acredito que em Julho tudo tenha se normalizado. Abraços.

Mario
MarioPermalink

Como todos , tambem marquei passagem para o dia 10/06 pela aerolines argentinas para Bariloche, tentei cancelar para ter a restituição dos valores , porem a informação foi que a empresa mantera aberta a passagem por 1 ano . Acontece que existe a resolução 141 artigo 8 da anac que diz que qdo cancelado o voo a cia deve restituir integral os valores . Como fica nessa situação ?

Patrícia Lamb
Patrícia LambPermalink

Mario, a Aerolineas está reembolsando, sim. Liga lá no 0800 deles e se informa...

Rafael
RafaelPermalink

Pessoal, boa tarde.

Tenho viagem marcada para 24/06 com destino a Santiago. Meu voo fará uma escala em Buenos Aires. Já no Chile, meu destino será o Valle Nevado. Alguem saberia me informar se na capital chilena e nessa estação de ski as coisas estão "normais"? Estou com receio de ir ao aeroporto de SP, ter o voo cancelado e perder tudo. Tendo informações com antecedencia, mudo meus planos.
Obrigado,

Silvana
SilvanaPermalink

Estou totalmente frustrada, essa é a segunda viagem agendada para a Argentina que, provavelmente, não dará certo. E, mesmo que não consigamos cancelar, será frustrante encontrar Bariloche coberta de cinzas ao invés de neve. Estou com viagem agendada para dia 26/06 com esposo e filhos.

Patrícia Lamb
Patrícia LambPermalink

Caiu cinzas, sim, mas foi muito pouquinho, bem menos do que da última vez. Nem se compara. O que caiu, foi a mesma coisa que pode cair a qualquer momento aqui em Porto Alegre (minha cidade). Não chegou a provocar nenhuma diferença no quadro atual, que é de esperança para quem vai após dia 21 de junho.
Participem da comunidade de bariloche do orkut e entendam do que eu estou falando...
Sorte a todos!

Diego Siqueira
Diego SiqueiraPermalink

Pessoal, uma boa notícia:

A abertuda da temporada de inveno do cerro catedral está prevista para o dia 17/junho/2011, conforme noticiado no site bariloche.org: http://www.bariloche.org/paginas/2011/06/507/la_apertura_de_la_temporada_prevista_para_el_17_de_junio/

Ademais, o site ressalta que as cinzas não causaram incoveniente algum ao cerro catedral.

Isso é um bom sinal!

Lu
LuPermalink

Oi tb to solidaria com vcs gostaria se pudessem me ajudar com programação de buenos Aires pois vou com filhos entre 21/25 anos pois fui o ano passado e do fui puerto madero e shop abastos e soube que tem outllet lá que vale a pena e outros passeios fico no aguardo de alguma dica valeu lucia

Michelle Bueno
Michelle BuenoPermalink

Oi Gente! Acompanho o blog desde sempre mas nunca postei nada...vergonha!!!! mas na hora do desespero resolvi sair da sombra, alguém sabe se as cinzas estão afetando vôos para Santiago, Chile? Tenho passagem para 16/06, com conexão em Guarulhos apenas. Hotel pago!!! A TAM informa que hoje não teve cancelamento para Santigao. Não estou querendo mudar de planos e só vejo notícias de Bariloche e BSB mas nada de santiago, alguma atualização? Quem tiver notícias....

Adonias
AdoniasPermalink

Boa tarde,vou fazer a travessia dos lagos de Puerto varas(Chile),pernoitando em Peulla(Chile)dia 25/06/2011 e chegando em Bariloche dia 26/06/2011.Não está muito claro para mim,mas consta Villa La Angostura no nosso dia 26/06/2011,não sei se é o desembarque com um city tour antes de irmos para Barilhoche.Caso seja,será que terá algum problema em desembarcamos do catamarã na Villa La Angostura e seguirmos para Bariloche ?

Vilma
VilmaPermalink

Gente,
Insisti hoje com a Hoteis.com e eles, depois de me deixar de molho, e de entrar em contato com o HOtel em Bariloche, concordaram em cancelar minha reserva e em devolver o dinheiro sem multa. Vamos ver se o crédito no meu cartão vem mesmo.
Meu marido conseguiu cancelar o hotel em Villa La Angostura no decolar.com, sem maiores problemas.
Depois, darei notícias sobre o efetivo crédito do reembolso.

Bryan
BryanPermalink

To com a viajem marcada para dia 09/07 com minha namorada!!!! tenho muita esperança q tudo melhore... vou ficar ligado nas noticias!!!!!!
algm q vai nessa data mudou os planos ????

Eduardo
EduardoPermalink

Eu ainda não mudei: casal e duas crianças para 09/07.

Danielle
DaniellePermalink

olá...também tenho viagem marcada p dia 25/06 para buenos aires e dia 28/06 para bariloche.... viagem programada desde janeiro deste ano... quero muito ir, mas to com medo do que possa encontrar lá... acho que n vale a pena ir a bariloche com esse tanto de cinzas.... to confusa... a viagem está toda paga... é fogo

marcia leite
marcia leitePermalink

Ricardo,
tenho viagem marcada apenas para Buenos Aires de 22 a 28 de junho. Me programei desde fevereiro e hotel ja pago. Eles já informam na reserva que não fazem devolução. Será que daqui até o dia 21 o vulcao para de "cuspir" cinzas? O que faço?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia! Aqui quem responde é A Bóia! Não podemos prever qual será o desfecho desta história, infelizmente. Neste outro post estão sendo discutidos aspectos legais de contratos de viagem. Consulte a opinião dos nossos leitores sobre o caso: https://www.viajenaviagem.com/2011/06/vulcao-news-erupcao-retoma-forca-aeroportos-fecham/

adriano
adrianoPermalink

Amigos , estou chateado , pois já remarquei a viagem para bariloche 19/06 , mas a decolar está cobrando 180 dólares , pois não tem vaga na classe que eu comprei . É a minha primeira viagem e minhas férias terminam dia 30/06 . É certo cobrar à mais?

A Bóia
A BóiaPermalink

Este post está fechado para comentários.

Veja o que os leitores-advogados do Viaje na Viagem falam sobre cancelamentos lendo os comentários deste outro post:

https://www.viajenaviagem.com/2011/06/vulcao-news-erupcao-retoma-forca-aeroportos-fecham/