Últimas do vulcão: BsAs e Sul abertos; Bariloche pode reabrir dia 16

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Vulcão Puyehue

Vulcão ou gangorra? Nos últimos dias, o Puyehue tem insistido no mesmo padrão: uma notícia boa, outra ruim, outra boa. Quando você já começa a esperar pelo melhor, vem uma paulada. E quando você desiste de ter alguma esperança, aparece uma luz.

A safra desta sexta-feira à tarde é a melhor possível. Todos os aeroportos que fecharam ontem pela manhã já estão reabertos -- os dois de Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Assunção, e todos os do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.




A Aerolíneas Argentinas já fala inclusive em retomar os vôos para a Patagônia e Terra do Fogo -- El Calafate, Trelew, Río Gallegos e Ushuaia seriam "reprogramados nas próximas horas, conforme condições meteorológicas", diz a cia. em comunicado em português publicado no seu site.

O mesmo comunicado traz uma notícia alentadora: os aeroportos de Bariloche e Chapelco permanecerão fechados até dia 15 (a data anterior era dia 20). O que significa que talvez abram dia 16...

Acompanhemos.

PLANO B, A MISSÃO

Muita gente pede opiniões sobre cancelamentos e sugestões de plano B nas caixas de comentário. Acho que a primeira coisa a ser levada em consideração, dadas as inúmeras reviravoltas desta novela, é o quanto você está disposto a se estressar com o desenrolar da coisa. Os jornais de hoje dizem que a atividade do vulcão está diminuindo, mas oficialmente o Puyehue ainda não deu boa noite e disse que vai dormir. É provável que os que insistam acabem recompensados com Bariloche sem a lotação de outros julhos -- mas não dá pra garantir que não se arrependam.

- Corpus Christi em Buenos Aires. Se (se...) não houver mais atividade vulcânica nem nuvens de cinzas vulcânicas perambulando por aí, o feriado vai ser tranqüilo. A confusão de reacomodação dos passageiros que não voaram deve durar alguns dias, mas não chega até a sua viagem. Só cancele se estiver de saco muito cheio desse abre-fecha de aeroportos.

- Junho em Bariloche. Mesmo que o aeroporto reabra mesmo dia 16, será que a cidade já vai estar pronta para receber os turistas? A paisagem terá se recuperado, ou ainda haverá cinzas acumuladas nas margens dos lagos? A chuva terá parado de transformar as cinzas em lodaçal? As pistas estarão branquinhas?  São muitas as questões, e ter o trabalhão de chegar a Bariloche para não encontrar o lugar do jeito que você imagina pode ser pior do que adiar a viagem para o ano que vem.

Planos B: Gramado (ambiente alpino sem neve), Santiago (neve sem ambiente alpino mas com estrutura de metrópole), Ushuaia (neve sem ambiente alpino nem estrutura de metrópole, mas com bichos), Mendoza (neve a uma hora e meia).

- Julho no Chile. Santiago e Portillo não foram afetadas pelas cinzas; os transtornos se restringiram ao tráfego aéreo. Só há motivos para cancelar se você realmente não quer correr o risco de um fechamento de aeroportos justo no dia da sua viagem. Ainda assim, não custa monitorar a situação por mais uma semana...

- Julho em Bariloche. Ainda faltam vinte dias para as férias. Eu consultaria as condições de cancelamento e, se fosse possível, daria mais um tempinho para ver como as coisas ficam -- com especial atenção nos relatos sobre a paisagem e as pistas de esqui. Na melhorzíssima das hipóteses, a recompensa ao sangue-frio seria um julho atipicamente tranqüilo em Brasiloche. Mas também pode ser apenas mais um pollyanismo da minha parte.

Planos B: Gramado (ambiente alpino sem neve), Santiago (neve sem ambiente alpino mas com estrutura de metrópole), Ushuaia (neve sem ambiente alpino nem estrutura de metrópole, mas com bichos), Mendoza (neve a uma hora e meia).

E você? Está de viagem marcada para Buenos Aires, Bariloche ou Chile? O que está passando pela sua cabeça? Tomou alguma providência? Conta pra gente!

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


52 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Ana Mota
Ana MotaPermalink

Olá,
De férias, entre 09 e 21 de junho, marquei:
Buenos Aires de 09 a 14/06. No dia 07/06 aviso da Gol para remarcar ou cancelar bilhete; Em razão do período de férias cancelei o bilhete. Buenos Aires ficará para outra oportunidade.
Santiago do Chile de 14 a 20/06; estava bem animada, mas este decola não decola, foi aumentando o stress. Resultado estive hoje na Lan Chile (Galeão) para remarcar a passagem para as próximas férias: outubro/2011.
Sai de lá com o bilhete marcado (05 a 11/10), após pagamento das taxas referentes a mudança de itinerário, já que inicialmente sairia de Buenos Aires para Santiago, e aumento do prazo de validade do bilhete (adquirido em março/2011 com validade para 03 meses), para 12 meses. Desta eu não sabia!!!
Pena perder assim as férias, mas agora estou tranquila!
Exclente atendimento na Lan Chile.
Ana

Ticiana
TicianaPermalink

Estou com viagem marcada para Buenos Aires dia 18.07. Estou acompanhando e pelo andar da carruagem, me parece que vai estar tudo bem até lá.
O que acha Riq?

Daniela
DanielaPermalink

Já tinha escrito anteriormente: viagem marcada para Bariloche em 09/07, com crianças relativamente pequenas e meus pais. Consegui um prazo até 15/07 para cancelar sem multas o hotel em Bari, o voo e o hotel em BsAs são canceláveis sem problemas.
Estou pensando num plano B, sim, pois fazer uma viagem de sonhos para chegar lá e encontrar a beleza natural prejudicada, atrações sem estar 100% (como Villa La Angustura), e neve escura (não é certo, mas pode acontecer. Neve é linda branquinha, enlamenada e suja é uma eca!) Ainda mais com crianças, enfrentar caos aéreo é uma roubada!
Até 3a. feira decido. Mas falta consolidar o Plano B.

Gabriela
GabrielaPermalink

Daniela, tambem estou na mesma situação, vc já optou por plano B?
Estou em dúvida,ja me falaram em Ushuaia ou Santiago...estou meio perdida!

Daniela
DanielaPermalink

Gabriela,
Estou quase optando pelo Plano B, especialmente agora que acabo de ver que voltaram a cair cinzas em Bariloche.
Eu tenho muita vontade de ir a Ushuaia, mas meu marido acha arriscado com crianças pequenas no inverno. Pelo que me falaram, o centro invernal é bom, mais barato e com muitos passeios acoplados. Mas de fato prepare-se para o frio e, especialmente, o vento. Outra questão é o trafego aéreo, Ushuaia ainda estava sem voos.
Santiago ainda é uma opção de plano B. Mendoza tb. Mas ainda nn defini...
Um abraço!

Andre L.
Andre L.Permalink

Daniela,

Para mim o que mais atrapalha em Ushuaia essa época são as poucas horas de sol por dia, menos de 4. Frio + céu escuro das 15h as 10h do dia seguinte é complicado...

Daniela
DanielaPermalink

Andre,
Com certeza, passar uma semana no escuro, com crianças, é meio complicado mesmo. Melhor deixar para o verão, quando é o contrário, né: dia até as 23:00h.

Acabo de cancelar Bariloche. Chega de expextativa. Preciso descansar, não me estressar. Buenos Aires e um pit-stop no Uruguay, via marítima. E vou feliz, refazendo meus planos, mas feliz...

Márcia
MárciaPermalink

Daniela,
Posta aqui o que decidiu porque vou pra lá no mesmo período que vc e com crianças!!!!! Me fala!!!!
Bjs

Elisa
ElisaPermalink

Estou com viagem programada para 23 de junho, 1 semana em Villa La Angostura, num belíssimo hotel, indicado por vcs aliás, e com medo. Por hora, sem conseguir contato com o hotel, e medo de cobrarem 100% de multa, os planos seguem. Nunca meu lado otimista falou tão alto, mas como não estou indo atrás de neve em si, acho q o restante da paisagem já estará bem melhor. Como não tenho previsão de quando será minhas próximas féria para remarcar, sigo nesta única opção. Por isso agradeço também todas as infos, que estão sendo extremamete úteis!
Mas, caso seja necessário, algum plano B, sem que inclua, necessariamente neve, sendo que gramado vou todo mês? Algo estilo sete lagos? Obrigada galera até o momento!

Karla Gê
Karla GêPermalink

oi, Riq
Minha viagem para Baires está marcada para 20 de junho. O vulcão tem 10 dias para dizer boa noite e ir dormir definitivamente! De preferência, pelos próximos 100 anos!
Estou acompanhando as notícias e torcendo para que até lá tudo se normalize e eu possa viajar sem estresses!
beijos

Juliano
JulianoPermalink

Karla,
estou com viagem marcada para Buenos Aires também no dia 20. E espero que até lá, ou melhor, o quanto antes, a situação se normalize!

Henrique
HenriquePermalink

Minha viagem para BAs é em 7 de julho, caso o vulcão não adormeça até dia 20 próximo cancelo tudo. Viagem é para ser divertida, pra passar stress fico em casa .

Diná
DináPermalink

Acho que eu sou a mais otimista daqui, rsrs, meu vôo para Buenos Aires, para 1 semana de férias, é amanhã, 11/06, e eu ainda estou com esperança de que vai acontecer smile

val
valPermalink

na torcida!

Reinaldo Yutaca Kasahara Junior

Dia 13 de Julho estou indo pra Santiago no Chile, mas conforme o que foi dito aqui no Site, só há motivos para se preocupar no caso de algum transtorno com os vôos, pois o Vale Nevado...Farellones e tantos outros locais que peguei tantas dicas neste blog, continuam intactos e sem cinzas!

Nem passou pela minha cabeça cancelar, e acho que todos devemos pensar positivo e confiar que só irá melhorar!

Um abraços aos trips!

Ps. Riq, se puder me envie um e-mail com seus dados pra eu poder te enviar seu livro para um autógrafo...ficaria muito feliz se pudesse! meu e-mai: reinaldoyjr@hotmail.com
Muito obrigado e um abraço!

Zuzu
ZuzuPermalink

Ia pra V.Angostura num super hotel ,Luma Casa de Montana, e cancelei, pelas paisagens desoladoras , por não conseguir contato com o hotel e pra respeitar prazos de cancelamento.
Pretendo voltar lá no verão .
Boa sorte a todos.

Adriana
AdrianaPermalink

Minha viagem está marcada para Buenos dia 30/06 e depois para Bariloche dia 02/07. Estou segurando para ver se o trem melhora, pois envolve a família inteira, ou seja, férias de 5 pessoas. Vou rezar pra td dar certo.

Patricia
PatriciaPermalink

19.06 e cheia de fé!! Vou ver neve e cinzas!! kkk Mas o centro da cidade está limpissimo. Temos um contato de uma guia que mora lá... já está tudo limpo na maioria dos lugares.. quem quiser acompanhar a oomu http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=216266&tid=5614390779869803388&na=2&nst=452

Luciana
LucianaPermalink

Consegui remarcar as passagens para BsAs (GOL) de hoje para 08/07....achei melhor ... mesmo que a nuvem tenha se dissipado ainda deve haver caos nos aeroportos. Quero descansar não estressar...

katia
katiaPermalink

Adriana, tbm vou para Buenos Aires dia 30/06, mas meu voo para Bariloche é no mesmo dia, tbm não sei o que fazer, mas vc está dizendo que a cidade já está limpissíma tem novidaes das montanhas como está.
obrigado!

katia
katiaPermalink

Perdão é a Patricia que escreveu!

Suzanna
SuzannaPermalink

Oi Daniela e demais trips, minha situação eh muito parecida com a sua. Estou otimista (NESTE MOMENTO - KKK ), estou pedindo a nossa senhora de guadalupe, padroeira da america latina, cantar para o puyehue voltar a dormir.

Silvana
SilvanaPermalink

Esto com viagem marcada pra Bariloche para o dia 26/06, será q

Carlos Eduardo
Carlos EduardoPermalink

Eu, juntamente com minha família, estamos com viagem marcada para Bariloche no dia 19/06. Em contato com o hotel, fui informado que o aeroporto de Bariloche tem previsão de ficar fechado até o dia 21/06, mesma data anuciada pelo jornal Clarin, em entrevista com o prefeito da cidade. Por sua vez a Aerolineas anuncia que os vôos para Bariloche e Chapelco estão suspensos/cancelados até o dia 15/06. Por certo que essa divergência de informações deve ser por conta de interesse econômico, visto que a isenção de pagamento de multa em caso de remarcação ou cancelamento somente se aplica para os vôos até o dia 15/06, após, a multa para cancelamento é quase 50% do valor da passagem, já a de remarcação é de U$ 30,00. Sendo assim, aguardarei até o dia 15/06 para tomar uma decisão quanto ao cancelamento/remarcação.

Fábio
FábioPermalink

Segue ultimas sobre vulcão no site da SERNATUR chilena,

Según autoridades de SERNATUR y privados- que intentan ayudar a los vecinos de Argentina- el Cruce Andino estaría operativo y sin ningún daño en todo su recorrido, salvo la bahía de Puerto o pañuelos en Bariloche, esta debiera quedar limpia este fin de semana para retomar operación el próximo martes 14 de junio. Frente a estas noticias se propone organizar viajes en su recorrido normal de 2 días y también en un día en ambos sentidos. Mientras el aeropuerto de Bariloche esté cerrado, se sugiere que el flujo de turistas se canalice por Chile hasta Puerto Varas y de ahí por el Cruce Andino llegar a Bariloche, disfrutar de la ciudad y retornar por esta misma vía a Chile. Propuesta válida para individuales y grupos. Para apoyar el punto anterior, Cruce Andino ofrece paquete ida y regresopor el precio de uno y además tarifa rebajada para chilenos y argentinos con un descuento adicional del 50%.Sumado a esto los privados aportaran con tarifas especiales en Puerto Montt y Peulla en servicio de hotelería y gastronomía.

Fábio
FábioPermalink

O Vulcão já está gerando descontos no Cruce Andino

Cristiana Varnier
Cristiana VarnierPermalink

Eu vou (se o vulcão quiser) pra buenos aires na segunda, to super tranquila...deveria estar preocupada?

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

Olá,

Tenho viagem marcada para Bariloche dia 22 de junho. Posso ser obrigado a seguir um plano B, por isso pergunto: O que exatamente quer dizer "Mendoza uma hora e meia e neve"? Vou exeplicar... Meu peso atual não me permite maiores aventuras na neve, portanto não quero esquiar, quero ver neve, brincar um pouco, comer e beber bem (isso é muito importante). Um bom hotel tb é importante. Se puder mudar para Mendoza ou Ushuaia, lá seria um grande avanço. Essas duas cidades oferecem boa estrutura e neve?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Em Mendoza você pegaria um passeio que subiria até as próximidades do Aconcágua e veria neve, mas não brincaria em nenhuma estrutura. Neste caso, Santiago é mais negócio.

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

Muito obrigado pela pronta resposta.

E Ushuaia, seria uma boa opção?

É que já conhecemos Santiago e estamos em busca de novas descobertas sempre.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Leia sobre Ushuaia no blog da Ana Carolina:
http://maladamenina.blogspot.com/search/label/Ushuaia

Suzanna
SuzannaPermalink

Oi Riq ou Bóia, ainda não sei direito! Estou ansiosa por suas novas descobertas sobre bariloche. Vi q as autoridades locais estão clamando a população para recuperarem a cidade até a temporada do inverno. E já está nevando por lá. Estaria tudo perfeito se não fosse os acontecimntos do vulcão. Ainda não resolvi se fico ou se eu vá.

Suzanna
SuzannaPermalink

Otra nevada sobre el cerro Catedral

La nieve llegó a las laderas del cerro Catedral con más de 25 centímetros en la parte superior de la montaña y 5 centímetros en la base y pronósticos de más nevadas para los próximos días.

La fecha prevista de apertura invernal es el 17 de junio y desde el Cerro Catedral se está trabajando con ahínco para que los visitantes puedan disfrutar de esta temporada.

Afortunadamente, las cenizas del volcán Puyehue no han afectado la nieve precipitada. Poco a poco la montaña se va preparando y los turistas y residentes esperan ansiosos el comienzo del invierno.

Guilherme do vale
Guilherme do valePermalink

Fiz uma boa troca. Dia17 ia para bariloche. Agora vou dia 19, para Punta Cana, Caribe, mergulhar com tubarões e dançar Merengue.

Débora
DéboraPermalink

Prezados companheiros de apreensão, compartilho com vcs a preocupação com os últimos acontecimentos. Planejar uma viagem é muito gostoso: selecionar os passeios, os restaurantes, as comprinhas, realmente temos uma pré-viagem, não? A expectativa cresce a cada dia de ver chegar logo a data do embarque, mas, eis que um vulcãozinho resolve dar o ar da sua graça e aí... pois é, não me tornarei repetitiva. Acho fantástico o Blog da Bóia, coerente e muito atencioso conosco, viajantes mais do que ansiosos, somos todos viajantes desejosos de realizarem um sonho!
Minha programação para Puerto Varas e Bariloche será definida essa semana. O que sei até agora: a estrada P. Varas a Bariloche está fechada, choveu muito na 6ª feira em Bariloche, o governo de Bariloche está empenhado em preparar a cidade para 21/06, abertura do inverno.Tenho buscado informações nesse Blog e em jornais locais através desse site: http://jornais.prensamundo.com/e-argentina-jornais-rio-negro.htm
, lá pesco notícias atualizadas.
Desejo a todos boa sorte! Viagem é para se distrair e não se estressar. Valeu galera!

Daniela
DanielaPermalink

Pessoal,
Sem querer desanimar os otimistas (eu tb estava otimista), segue informação recente do vulcâo. Voltou a cair cinza em Bariloche e o vulcão ainda segue em erupção ativa.
Deem uma olhada aqui: http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=21844.

Abraços a todos.

douglas
douglasPermalink

Estou com um embrulho marcado dia 16 para cinzaloche, pela cvc, ela insiste em manter a viagem, apesar de todas as informações da midia, aquela a frase do Silvio, faz jus TUDO POR DINHeiro, tentei cancelar por conta mas era tanta multa que resolvi desistir.
Agora fazem este terrorismo psicologico de manter algo que voce não sabe o que vai encontrar, senco que o cancelamento ate a total normalização seria viável, mesmo porque a compra do embrulho foi para lazer não para negócios em cinzasloche
Pelo menos vou ficar sabendo comp ficarei após minha cremação

janine
janinePermalink

Oi Douglas! Eu tinha um pacote para os lagos andinos com a cvc para hoje dia 12 de junho que foi cancelado pela propria agencia sem problemas ou seja não tivemos nenhuma multa. Ela nos deu uma carta de credito no valor pago para irmos para outro lugar ou então transferir a data da viagem. Como não tinhamos previsto a gravidade do problema remarcamos para 4 de setembro. Já estou até em dúvida, acho que devia ir para outro lugar!
Mas não se preocupe muito provavelmente a CVC vai resolver seu problema, pois o aeroporto de Bariloche vai ficar fechado até dia 21

Hellen
HellenPermalink

Gente, dá uma olhada no link abaixo. Nova chuva de cinzas em Villa La Angostura.
http://www.clarin.com/sociedad/cenizas_volcanicas-Villa_La_Angostura-evacuaciones_0_497950469.html

Mica
MicaPermalink

Olá estou de viagem marcada para barriloche em 25 de julho será que realmente estara tudo OK por lá ? estou na duvida da viagem...

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

Viajo dia 22 para Bariloche. Estava com esperanças de que não caísse mais cinzas. Depois das notícias mais atuais, Bariloche esta subindo no telhado. Hoje no Fantástico terá uma reportagem sobre as cinzas. Imagino que o foco da reportagem seja Bariloche. Vou dar uma olhada. Mas meu plano B está firme e forte (sugestão do viaje na viagem). Estou disposto até mesmo a pagar a multa de remarcação da Aerolíneas, essa expectativa é insuportável.

Aurea Weber
Aurea WeberPermalink

Estamos planejando férias no Chile e Argentina para set/2011, mas estamos preocupados em encontrar a região de Pucón com a natureza muito afetada pelas cinzas. Será que até lá a paisagem se recupera?

beto
betoPermalink

Estou indo dia 22/06. Não "atirei a toalha ainda".
Vamos ver amanhã a intensidade do que caiu em Bariloche ontem.
E, nada como um dia após o outro......

Márcia
MárciaPermalink

Beto, gostei do seu otimismo!
Estou com viagem marcada para o dia 08 de julho, com meus filhotes pequenos e ainda não decidi o que vou fazer...

Lucas Farbo
Lucas FarboPermalink

minha viagem é dia 02 de julho, faltam 19 dias contando com o fim de hoje, eu fiquei assustado com tudo isso, com eu sou o mais pessimista dos pessimistas, acho que vai dar tudo errado. Estou me formando no ensino médio esse ano, essa seria minha viagem de formatura, não consigo acreditar, faltando tão pouco tempo e um vulcão a uns 50 anos inativo ameaça acabar com tudo parece até um sinal um mal presságio.

Fernandp
FernandpPermalink

Será que até julho já vai estar tudo normal??É a primeira vez que estou indo para Bariloche, minha viagem está marcada para dia 23/07, será que até lá vai estar tudo normal??? ou melhor já providenciar o cancelamento??

Augusto Césare
Augusto CésarePermalink

Estou jogando a toalha. Tenho passagem para o dia 18 de Junho. A preocupação, além da perspectiva de nem voar, é como vamos encontrar a cidade. Paisagem, transporte, comida, etc. Além disso, preocupa-me a saúde, uma vez que as cinzas são ricas em Sílica, podendo afetar olhos, pulmões e pele. O que faço? Cancelo tudo? Aguardo mais um pouco?

Michele
MichelePermalink

Se eu tivesse com viagem marcada para junho eu mudaria o roteiro pois como alguns já disseram em outros tópicos, existem várias regiões legais com neve na Argentina que não foram prejudicadas pelo vulcao. Digo que eu MUDARIA o roteiro pq o que mais eu gostaria de ver é a paisagem, os lagos, etc e estes, pelo menos agora em junho estarão cobertos de cinzas. Não gastaria dinheiro para voltar para o Brasil sem ver a verdadeira Bariloche em dias bonitos.Vou em agosto,mas estou em alerta tb.

josiane
josianePermalink

Boa tarde...estou aqui para um desabafo e para tirar uma dúvida, era para ser a viagem dos meus sonhos e até ontem juro que eu tinha muita esperança, mas estou desanimada, a minha agencia disse que eles podem adiar a minha viagem, mas o problema é que as férias da minha mãe que vai comigo é programada não sei o que fazer, preciso de uma opinião..

Rita Rodrigues
Rita RodriguesPermalink

Olá pessoal, eu, meu marido e minha filha de 10 anos estamos com viagem marcada para 6 de julho, 4 noites em Bari e 3 em B.Aires, o coração na mão, fechamos o pacote no início de abril, de lá para cá só planos, compras, programação detalhada e a contagem regressiva, agora essa angústia, esse vulcão é nossa Fukushima, já tentei determinar um plano B, talvez Valle Nevado, Chillan, até Ushuaya, mas a vontade de conhecer Bariloche é tão grande... já não deu certo a 2 anos por causa da gripe suína, agora essa, maledito vulcão que tinha que acordar logo agora, mas ainda torço por notícias favoráveis, que o vulcão sossegue e dê tudo certo, mas vai ser difícil acompanhar dia-a-dia esses capítulos e conviver com o medo de cancelamento de voo, etc.
Enqto não decidimos a incerteza é um tormento...
Alguém aí sabe prever o futuro??? rsrs.
Boa Sorte a todos!

Aureo Pedroni
Aureo PedroniPermalink

Olá pessoal, apesar do bombardeio de más notícias, não me desanimei. Estou com muita fé que papai do céu vai colocar uma rolha naquele vulcão e vai parar de expelir aquelas cinzas.
Conhecer Bariloche realmente é um sonho e essas cinzas não vão atrapalhar a viagem. Até o dia da minha viagem, 07/07, tudo estará conforme a cidade é conhecida.
Boa sorte e ótima viagem a todos!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Este post está desatualizado e, por isso, está fechado para comentários.

Veja como cancelar viagens lendo os comentários deste outro post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/06/vulcao-news-erupcao-retoma-forca-aeroportos-fecham/