Vai por mim: San Francisco a Los Angeles de carro

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Highway 1, entre San Francisco e Monterey

Pecorrer a costa da Califórnia entre San Francisco e Los Angeles pela lendária costeira Highway 1 está na lista de viagens de sonho de muita gente.

  • Desde 20 de julho de 2018 o trecho de Ragged Point está reaberto ao tráfego, possibilitando percorrer toda a Highway 1 pela costeira. Leia aqui.

Quantos dias na Highway 1?

Não é dividindo os 730 quilômetros entre San Francisco e Los Angeles por nenhuma velocidade média que você descobre quantas horas são necessárias para cumprir o percurso. Trata-se de uma viagem para fazer sem afundar o pé no acelerador – e parando a cada mirante que se oferecer pelo caminho.

Para esquadrinhar trecho por trecho da costeira, você vai precisar de três dias inteiros, pernoitando primeiro em Monterey ou Carmel e depois em San Luis Obispo ou Santa Bárbara antes de chegar a Los Angeles. Tendo apenas dois dias disponíveis, dá para fazer o filé; programe o pernoite em Monterey ou Carmel. Se dispuser de mais dias, demore-se em Big Sur (para fazer trilhas nos parques) ou em Santa Bárbara (para esgotar as vinícolas do Vale Santa Inês ou pegar praia).

Qual é a melhor parte?

O eixo Monterey-Carmel-Big Sur, de apenas 70 quilômetros, detém a maior concentração de “uau” por quilômetro rodado. Neste trecho você vai encontrar o fabuloso Aquário de Monterey, a ultracenografada 17-Mile Drive, o charmosinho vilarejo de Carmel e a vertiginosa costeira até a entrada da reserva de Big Sur. Caso não se interesse por Los Angeles, você pode pernoitar e retornar dali mesmo (de Carmel a San Francisco são menos de 200 quilômetros pela auto-estrada 101, que vai pelo interior).

Negocie com o GPS

Se você quer aproveitar bem sua viagem, dirigir nos Estados Unidos sem GPS é impossível. Leve o seu do Brasil, compre um ao chegar ou certifique-se de que a sua locadora tem um aparelho para alugar. Nesta rota, porém, não basta ter um GPS: é preciso fazer com que o danado obedeça às suas ordens. Aprenda a programar os trechos que você quer fazer pela Highway 1, que é uma estrada secundária.

San Francisco: sem carro

Se você ficar uns dias antes em San Francisco (o mínimo ideal são quatro dias), não é preciso estar de carro desde o início. Assim como Nova York, San Francisco é uma cidade para ser explorada a pé e de transporte público (e quando precisar, o táxi não é caro). Deixe para pegar o carro no último dia – e aproveite para dar um rolê no Vale de Napa. Os vilarejos vizinhos de St. Helena e Yountville, que concentram as vinícolas e restaurantes, estão a uma hora e meia da Union Square.

Leia mais: 40 hotéis em San Francisco comentados pelos leitores

Leia mais: 4 dias em San Francisco, no Hotel California Blog

Leia mais: Sausalito de carro, com direito ao melhor mirante para a Golden Gate

Leia mais: Uma tarde perfeita no Vale de Napa

Leia mais: Vale de Napa: um jantar cedinho no Bouchon

Leia mais: Berkeley: um jantar no Chez Panisse

Leia mais: San Francisco & Napa: os tours personalizados em português da Maryanne

De San Francisco a Monterey (200 km)

O dia em que parti amanheceu muito feio, então não fiz questão de ir pela costeira desde o início. Saí de San Francisco pela auto-estrada 101 e peguei a Highway 1 em Half Moon Bay, 50 quilômetros adiante. Os 80 quilômetros seguintes, até pouco antes de Santa Cruz, ostentam uma costa ainda selvagem, quase toda protegida por parques estaduais. Há falésias e dunas banhadas por um mar azul e bravo.

Já os 70 quilômetros entre Santa Cruz e Monterey são pouco interessantes: muito já foi urbanizado, e a estrada corre por longos trechos sem vista para o mar. Em Monterey, dirija-se à Cannery Row, antiga região de fábricas de sardinha que foi transformada num cais turístico. No fim da rua fica uma das maiores atrações da Califórnia: o Monterey Bay Aquarium, que tem uma coleção sensacional de invertebrados marinhos – esponjas, anêmonas e outros exóticos habitantes dos corais, iluminados com maestria. As lontras também têm muitos fãs. Ponha o carro num estacionamento coberto (e não deixe nenhum sinal aparente de que está carregando bagagem).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 1: de San Francisco a Monterey

Leia mais: 11 hotéis em Monterey comentados pelos leitores

De Monterey a Carmel (15 km)

Você nunca levou tanto tempo para cobrir tão pouco chão (engarrafamentos na Marginal em frente ao Robocop não contam). A 17-Mile Drive é uma estrada particular que vai do bairro Pacific Grove, em Monterey, até a entrada de Carmel. Apesar do nome, a estrada tem menos de 10 milhas. Cada carro paga 9 dólares para entrar e ganha um mapinha para zanzar pelo condomínio de Pebble Beach -- onde você pode pensar que as pedras fincadas no mar são obra dos mesmos arquitetos e paisagistas que criaram as mansões e os campos de golfe do caminho. Passando o portão de saída você estará em Carmel, uma cidade-bibelô em que nada está fora do lugar.

Os hotéis de Monterey são bem mais em conta (e pela auto-estrada, ficam a meros 10 minutos), mas se você puder cacifar uma noite em Carmel, fique. É um belo lugar para guardar o carro e caminhar pelo centrinho, bisbilhotando as lojas e galerias e escolhendo um restaurante para jantar.

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 2: de Monterey a Carmel

Leia mais: 9 hotéis em Carmel comentados pelos leitores

De Carmel a Big Sur (50 km)

Se na 17-Mile Drive você testemunha o quanto o homem pode embelezar um ambiente natural, na Highway 1 entre Carmel e Big Sur você vai ver belezas naturais em estado bruto: a estrada se equilibra entre montanhas altíssimas e desfiladeiros à beira-mar. (OK: neste trecho também há duas pontes construídas pelo homem para que você possa apreciar toda essa natureza.) Pouco depois de 40 km, porém, a estrada envereda por dentro da mata.

Por ali, procure a Pfeiffer Beach, uma das prainhas mais bonitas da Califórnia -- fica no Pfeiffer Big Sur State Park, ao final da Sycamore Road. Outro programa nota 10 para culminar este passeio é marcar um almoço no Sierra Mar, restaurante do cultuado hotel Post Ranch Inn, dependurado na montanha à beira-mar (abre do meio-dia às 15h; reserve pelo opentable.com).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 3: de Carmel a Big Sur

San Luis Obispo e Santa Barbara

A 210 quilômetros de Carmel pela Highway 1, San Luis Obispo tem uma missão católica bem-conservada. No caminho, 65 quilômetros antes de chegar você pode visitar o Hearst Castle, um delírio do milionário William Randolph Hearst que hoje funciona como parque estadual da Califórnia.

Mais 170 quilômetros na direção sul e você chega a Santa Barbara, linda cidade colonial espanhola convertida em balneário. Os bacanas ficam no Four Seasons e jantam nos restaurantes de Montecito – mas dá para se divertir também ficando num hotel plebeu da região do porto e conferindo à noite o movimento da State Street. Santa Barbara é também a base ideal para refazer o caminho dos personagens do filme Sideways – as vinícolas do vale de Santa Inês estão a menos de 40 minutos de viagem. De Santa Barbara a Los Angeles são mais 150 km; no meio do caminho, aproveite para dar uma paradinha no Premium Outlets de Camarillo (a 70 km).

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 4: de Big Sur a Santa Barbara

Leia mais: 6 hotéis em San Luis Obispo comentados pelos leitores

Leia mais: 12 hotéis em Santa Barbara comentados pelos leitores

Leia mais: De carro na Califórnia, parte 5: de Santa Barbara a Los Angeles

Los Angeles: fique com o carro

Se San Francisco é melhor sem carro, Los Angeles só é possível sobre rodas. E o GPS será o seu melhor amigo para se entender com as free-ways (e descobrir os caminhos menos engarrafados para todos os seus percursos). Fique pelo menos quatro dias: há muito o que rodar.

Leia mais: Onde ficar em Los Angeles: Santa Monica ou West Hollywood?

Leia mais: Los Angeles: 5 lugares para descer do carro

Leia mais: Los Angeles: o tour fofoqueiro por Hollywood do TMZ

Leia mais: 60 hotéis em Los Angeles comentados pelos leitores

Leia também:

1325 comentários

Karla
KarlaPermalinkResponder

Boa tarde Bóia!!!
Irei para a Califórnia em 01/07/14 e ficarei até o dia 02/08/14!
Montei o seguinte roteiro e gostaria da sua opinião sobre ele:
01/07 - Chegada a São Francisco
02/07 a 09/07 - Dias inteiros livres em São Francisco para passeios
10/07 - Saída de São Francisco de Carro de acordo com o roteiro que você sugeriu no post de SF a LA de carro.
11/07 a 13/07 - Dias livres para o percurso de SF a LA de acordo com seu roteiro
14/07 - Chegada a Los Angeles
15/07 a 19/07 - Dias inteiros livres em Los Angeles para passeios
20/07 - Saída de Los Angeles em direção a Las Vegas (neste caso estou na dúvida se irei com o carro que aluguei em São Francisco ou se devolvo ele e vou de avião? O q vc acha?)
21/07 a 25/07 - Dias inteiros livres em Las Vegas para passeio (Pensei em algum destes dias ir visitar o Gran Canyon, o q vc acha? Vai ficar corrido para conhecer os dois lugares?)
26/07 - Saída de Las Vegas para San Diego (é melhor de carro ou avião?)
27/07 a 01/08 - Dias inteiros livres para passeio em San Diego
02/08 - Saída de San Diego para Los Angeles para pegar meu vôo de volta para o Brasil! ( Você sugere este trecho de carro ou de avião, meu vôo de volta para o Brasil sairá as 11h20 da manhã)
E aí o que vc achou??? Me sugere alguma mudança de dias de permanência nas cidades??
Desde já obrigada pelas maravilhosas dicas do seu Blog!!
Obrigada

Mariana Ferreira

Oi Karla, fiz uma viagem parecida no ano passado. Meu roteiro foi este:

* 10/07: Rio - SF
* 11/07: SF (chegada 10h35am)
* 12/07: SF
* 13/07: SF
* 14/07: SF
* 15/07: SF - California's Great America - MONTEREY
* 16/07: MONTEREY - CARMEL - MONTEREY
* 17/07: MONTEREY - HWY 1 - VENTURA
* 18/07: VENTURA - Six Flags - LA
* 19/07: LA
* 20/07: LA
* 21/07: LA
* 22/07: LA - OC - SD
* 23/07: SD
* 24/07: SD
* 25/07: SD
* 26/07: SD - BARSTOW
* 27/07: BARSTOW - WILLIAMS
* 28/07: GRAND CANYON - KINGMAN
* 29/07: KINGMAN - VEGAS
* 30/07: VEGAS
* 31/07: VEGAS
* 01/08: VEGAS - DEATH VALLEY - LINDSAY
* 02/08: SEQUOIA NP - OAKHURST
* 03/08: YOSEMITE NP - OAKHURST
* 04/08: YOSEMITE NP - LAKE TAHOE
* 05/08: LAKE TAHOE
* 06/08: LAKE TAHOE
* 07/08: LAKE TAHOE - SF
* 08/08: SF - RIO

Fomos de carro de San Diego para Vegas, e eu recomendo por um motivo: Orange County, entre Los Angeles e San Diego, que merece inclusive uma parada mais longa do que apenas 1 dia.

É uma viagem cansativa, mas na ponta do lápis saiu mais em conta do que a passagem de avião (eu deixei para ver no fim de junho, já estavam estratosféricas). Nós voltamos para San Francisco, evitando assim pagar a taxa de devolução do carro em lugar diferente de onde retiramos. (e também porque eu queria atravessar o Vale da Morte de carro)

Estou postando todos os detalhes da viagem lá no blog: www.tripomania.com.br

Qualquer dúvida, estou à disposição para ajudar!
1 beijo :*

Karla
KarlaPermalinkResponder

Obrigada pelas dicas Mari!!Vou dar uma olhada no seu Blog sim!!
Bjos
Karla

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karla! Vá com o carro até San Diego. Voe de San Diego a Las Vegas. Não alugue carro em Las Vegas. Voe de Las Vegas a Los Angeles na véspera do vôo de volta.

Da próxima vez, compre passagem com volta da última cidade que você visitar:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Não dá para fazer o Grand Canyon em um dia a partir de Las Vegas. Existem passeios de helicóptero até o Grand Canyon West, que fica fora do parque nacional.

Karla
KarlaPermalinkResponder

Obrigada pela dica Bóia!!
Como ficarei 7 dias e 6 noites em Las Vegas estou pensando em pegar 3 dos últimos dias que eu ficaria em Las Vegas e ir até ao Gran Canyon (3 dias e 2 noites), neste caso você acha que valeria a pena ir até o lá me hospedando em Tusayan,conforme o seu post sobre o Gran Canyon?
Obrigada!!

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Eu acho que com 3 dias já dá para aproveitar o parque.

Mariana Ferreira

Karla, aproveite e veja os hotéis em Williams. É mais longe, mas muito mais barato - e com mais disponibilidade. Tentei reservar meus hotéis em Maio, para viajar em Agosto, e tudo já estava esgotado em Tusayan (são poucas opções de hotel na região).

Em Williams, eu fiquei hospedada no Canyon Country Inn, e gostei bastante. Excelente café da manhã e um quarto super confortável. Fica a cerca de 90km da entrada South do parque (pra mim, o South Rim é o mais bonito).

Beijos e boa viagem smile

Thayse
ThaysePermalinkResponder

Mulher, meu sonho atual é fazer isso que vc vai fazer!! Só q eu tenho q me programar pra 15 dias no máximo!!

Boa viagem e aproveite muuuitooo!

Carlos alberto Tabalipa

excelente esta informações pretendo fazer este roteiro terrestre de São Francisco a Las Vegas vou aproveitar estas sugestões.

silviamedina
silviamedinaPermalinkResponder

Olá!!! Você teve que fazer um tal de seguro obrigatorio para o carro? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Os seguros estão incluídos, mas a cobertura é limitada. Recomendamos comprar a cobertura de franquia. Alguns cartões de crédito Visa, Mastercard e American Express divulgam o serviço de cobertura gratuita em caso de locação de carro que tenha sido pago através do próprio cartão. Entre em contato com a sua operadora para ter mais informações.

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Boa noite, Boia.
Farei uma viagem pra San Francisco, onde ficarei 5 dias. Tenho mais 3 dias. Acha que chego até Los Angeles ou volto antes? Se voltar antes, devo ir até onde?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Flavia! Chegar, você chega. Mas o propósito dessa viagem é curtir e não ter pressa. Se puder, fique 4 dias em San Francisco e assim você ganha mais um dia para chegar até Los Angeles. Ou, faça só o "filé". Vá até Carmel, passe a noite por lá e volte para San Francisco. Está tudo explicado no post. wink

Rayane
RayanePermalinkResponder

Olá, farei uma viagem em agosto. Estarei saindo do Brasil dia 04/08, mas irei a Chicago. E de lá pretendo ir a Califórnia, mas só terei uma semana disponível pra conhecer, que será de 20/08 a 27/08.
O que me aconselhariam a fazer em 07 dias por la?
Penso em los angeles e algo mais. Help no roteiro.
Desde já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rayane! São tantas coisas pra se ver e fazer em LA. Se quiser, pode passar 1 noite em San Diego.

Veja dicas aqui:
https://www.viajenaviagem.com/category/los-angeles/
https://www.viajenaviagem.com/2013/05/los-angeles-dicas-roteiro/

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Vou deixar aqui meu humilde relato sobre este lindo trecho, como agradecimento a este post excelente!
http://www.colecionandoimas.com.br/2014/04/20-dias-de-carro-entre-los-angeles-sao.html

Obrigada de novo!
[]s
Camila

Fernanda Viana

Olá, Boia! Suas dicas são muito boas!

Farei a viagem para a Califórnia em Outubro. Queria fazer o roteiro sugerido aqui começando por SFO/ descer a Costa e ir pra Los Angeles/Las Vegas...queremos ir até o Gran Canyon tb.
Mas iremos de milhas e só estou conseguindo vôo ida e volta por LA.
Qual a sua opinião sobre o roteiro ao contrário?
Eu pensei também em pegar um vôo de Los Angeles para Vegas. Em Vegas conseguimos comprar passeio pro Gran Canyon?
Obrigada! Abçs

Fernanda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! De LA voe direto para Las Vegas e faça o Grand Canyon de carro. De volta a LA, pegue um vôo até San Francisco e depois siga a Los Angeles de carro.

Leia aqui sobre o Grand Canyon: https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-grand-canyon/

Para mais dicas, veja: https://www.viajenaviagem.com/2012/03/california-las-vegas-yosemite-grand-canyon/

Sonia Martins
Sonia MartinsPermalinkResponder

Oi Karla, acabei de montar meu roteiro que é bem parecido com o sugerido, mas estou pensando em começar por Los Angeles e fazer o caminho inverso. De Los Angeles para San Francisco de carro e ir parando conforme o sugerido. Minha viagem termina em New Orleans.
O que você acha?
Seus conselhos e sugestões são muito benvindos.
Beijos
Sonia Martins

Jair
JairPermalinkResponder

Olá. Chego a meia noite em LA. Tenho 10 dias e volto por LA. Quero ver los angeles, san Francisco e descer pela rota 1. Talvez san diego também. Minha pergunta: Faço LA primeiro e vôo até san Francisco ou vou direto a san Francisco ( teria que esperar até 7 am para pegar voo, ou ir direto de carro e dormir no meio da estrada)?
Qual sua sugestão ? E número de dias em cada
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jair! O Ricardo Freire indica ficar 4 dias inteiros em San Francisco e mais 4 em Los Angeles. Faça LA primeiro, voe para SF e de lá pegue o carro para voltar. Lembrando que o indicado é você chegar em Los Angeles na véspera do dia da volta, para não ter perigo de perder o vôo.

Maria Fernanda

Olá Bóia!

Adoro vinhos e gostaria de fazer um passeio bem completo nas vinicolas da Califórnia. Você tem algumas preferidas para indicar? Como vou no ano novo, sabe se elas abrem no inverno?

Por ultimo, indicaria algum lugar bacana para passar a noite de reveillon em S.Francisco ou L.A?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Fernanda! As regiões do Vale de Napa, de Sonoma e do Vale de Santa Ynez concentram as melhores vinícolas. HOspedando-se em qualquer uma dessas regiões você poderá contratar tours por meio do seu hotel. Se você for no seu próprio carro, então o motorista não deve participar das degustações; a lei seca é rigorosa. As vinícolas funcionam o ano inteiro, mas devem fechar nos dias de natal e ano novo.

Leia sobre Réveillon:
https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2014

Karla
KarlaPermalinkResponder

Boa noite Bóia!
Me surgiu uma dúvida a respeito do meu roteiro!!Gostaria de uma opinião sua para defini-lo!!
O que você acha que vale mais a pena, fazer a rota de San Francisco a Los Angeles de carro de acordo com a rota do seu post,e após seguir para Vegas,Grand Canyon e San Diego, ou ir de San Francisco a Yosemite, após Vegas, Grand Canyon, San Diego e após Loa Angeles??Nesta segunda opção não daria para fazer a sua rota do post pela costa né???No caso tenho 30 dias disponíveis para esta viagem.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Karla! Chegue por Los Angeles e faça uma rota circular, com Grand Canyon, Las Vegas, Yosemite, San Francisco e costa.

Karla
KarlaPermalinkResponder

Obrigada pela dica Bóia!!

Gabriel P.
Gabriel P.PermalinkResponder

Olá Bóia!

Em Setembro vou para São Francisco (com escala em Atlanta) e já tenho o roteiro pronto:

3 noites em SF
1 noite em Monterrey
1 noite em Santa Barbara
4 noites em LA
4 noites em Vegas

Tenho algumas dúvidas.
1. O processo de imigração feito nos EUA será em São Francisco ou em Atlanta? Precisarei despachar as malas novamente?
2. Vou retirar o carro alugado no último dia em SF e devolverei no segundo dia em Vegas. Você me indicaria visitar o Grand Canyon?
3. Você tem idéia de um gasto médio com refeições e gasolina para 13~15 dias nesses percurso?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriel! A imigração será em Atlanta. Você pegará suas malas para fazer a alfândega e depois é só despachar. Para saber mais, leia: https://www.viajenaviagem.com/2012/05/eua-imigracao-bagagem/

Um bate-volta de Las Vegas para o Grand Canyon não é recomendado. São 3 horas de carro apenas para chegar no Grand Canyon West, que fica fora do parque nacional. Se realmente quiser conhecer o Grand Canyon, fique 2 noites, como indicado neste post: https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-grand-canyon/

Veja como estimar gastos de viagem: https://www.viajenaviagem.com/2013/07/como-estimar-gastos-viagem/

Sonia
SoniaPermalinkResponder

Olá, Bóia! Gostaria de fazer essa viagem no fim do ano, Natal e Ano Novo, mas tenho algumas dúvidas. Peço a gentileza me ajudar.
Minha primeira dúvida é: este é um bom período para descer a costa da Califórnia? Sei que estará muito frio,até aí tudo bem, minha dúvida é se a época é chuvosa ou se corro o risco de dias muito feios, nublados, ou com tanta neblina que não dê pra aproveitar o visual.
E a segunda dúvida é: a ideia é comprar a passagem da Delta que vai de Brasília a San Francisco, alugar um carro e ir descendo até San Diego. Já perto do revéillon, seguir de carro para Las Vegas e voar de Las Vegas para Brasília. Já até fiz a simulação no site da cia. A dúvida é se há diferença em devolver o carro alugado em San Diego, por ainda ser na Califórnia, ou se onera muito devolvê-lo em Las Vegas, estado de Nevada. Caso essa devolução em Las Vegas onere muito, gostaria de sua opinião sobre a possibilidade de fazer esse trecho de avião. Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sonia! Estará frio, mas praia é algo que não vale a pena nem no verão. No inverno há menos neblina que no verão, inclusive. Tempo nublado e chuviscos pode acontecer o ano inteiro no norte da Califórnia.

Algumas locadoras, em alguns trechos, cobram taxa de devolução; outras, não. Simule em consolidadores como nosso parceiro Rentalcars ou na Autoeurope.

Marcelle almeida

Olá!! Vou viajar para a Califórnia(somente Los Angeles até San Diego) em julho e gostaria de tirar 2 dúvidas: primeira, alguém conhece uma locadora de carros chamada happy tours? É confiável?? E outra, estarei em Las vegas antes, melhor alugar o carro lá pra ir ou fazer o trecho Vegas-LA de avião e alugar carro só na Califórnia?? Agradeço as dicas e parabéns pelo site, sempre consulto antes de viajar!!!

Fernanda Viana

Olá Bóia!

Obrigada pelas dicas. Ainda estou fechando a viagem, e estou montando assim em função das milhas. Consegui a ida direto pra Los Angeles.
Minha dúvida é a volta por Dallas, você acha que é tranquilo? Não tenho a mínima noção.

30/09/2014 SP/ LOS ANGELES
01/09 LOS ANGELES/SÃO FRANCISCO
3 A 4 DIAS EM SFO
Desce a costa até LA
10/10/2014 LOS ANGELES (LAX) - LAS VEGAS (LAS) 12:55 - 13:35
14/10/2014 LAS VEGAS (LAS) - DALLAS (DFW) 12:05 - 16:45 14/10/2014 DALLAS (DFW) - SÃO PAULO (GRU) 19:35 - 07:40 +1

Super obrigada!

Fernanda


AA 01/10/2014 LOS ANGELES (LAX) - SÃO FRANCISCO (SFO) 08:55 - 10:14

AA 10/10/2014 LOS ANGELES (LAX) - LAS VEGAS (LAS) 12:55 - 13:35

AA 14/10/2014 LAS VEGAS (LAS) - DALLAS (DFW) 12:05 - 16:45

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! A volta por Dallas é tranquila sim.

Fernanda Viana

Oi Bóia! Acabei desistindo do vôo pois achei que na volta os horários ficaram muito justos. (Vegas/Dallas/SP)
Vou ver o que consigo!

Obrigada

Fernanda

Aline Marques
Aline MarquesPermalinkResponder

Olá Bóia, vou fazer San Francisco (3 dias), Los Angeles com Six Flags (3 dias) e Vegas (4 dias), passando pela costeira e parando em Big Sur ou Carmel.
Pretendo fazer o trecho para Las Vegas aéreo mesmo.
Minha grande duvida é se começo a viagem por San Francisco deixando Vegas por ultimo ou o contrário, começo por Vegas?!
Qual seria a melhor ordem para este roteiro?
Muito obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Aline! Comece por San Francisco e termine em Vegas. Veja: https://www.viajenaviagem.com/2012/03/california-las-vegas-yosemite-grand-canyon/

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Olá, Bóia.
Em janeiro/2015 viajo para Los Angeles (chegada e saída de Los Angeles). Fico12 dias.
Como chegamos em LA, pensamos em pegar um voo até São Francisco, descer de carro até San Diego, seguir para Vegas e deixar LA por último, já que vamos sair de lá.
Mas estamos com dificuldades de encaixar todo esse roteiro em apenas 12 dias! Alguma sugestão?
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mariana! É muita cidade para apenas 12 dias. O Ricardo Freire recomenda pelo menos 4 noites em LA e San Francisco. Entre 3 e 6 noites em Las Vegas. E 2 ou 3 noites em San Diego. Ficará muito corrido. Deixe San Diego ou Vegas para uma outra viagem.

Fernanda Viana

Olá Bóia! Minha viagem é parecida com a da Mariana, pois também serão 12 dias.
Ficou assim:

30/9 - SP/ LA
01/10 - LA/SFO - chega ao meio dia.
10/10 - LA/Vegas - chegando as 13:30h
13/10 - Vegas/LA (17hs) E LA/SP 22:40

Veja o que vc acha:
3 dias em SFO (mais meio dia do dia da chegada) - Ou 4 dias?
3 dias para fazer a costa - (ou dá em dois dias?) Dormir em Carmel
LA do dia 07/10 a 10/10 - o vôo pra Vegas é ao meio dia
(Você acha que devo chegar antes em LA?)

- Como dividir os dias em Vegas? Fiquei com pouco tempo. E meu marido quer conhecer o Grand Canyon...(help!)
Não sei se consigo mudar o horário do vôo de LA para Vegas.
Obrigada!!!

Fernanda

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! A resposta que temos para dar é a mesma. San Francisco e Los Angeles pedem um mínimo ideal de 4 dias. A viagem de carro entre as duas merece 2 a 3 dias. Deixe Las Vegas para a próxima viagem.

rodrigo meneguella

olá vou chegar em LA dia 03/10 fico por 4 noites depois quero ir para san francisco fico ate o dia 12/10, na california volto por san francisco,que devo fazer ? alugar um carro e ir em direcao a san francisco ? devo parar em alguma cidade no caminho ? obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rodrigo! Leia o post e faça o sentido contrário. É simples assim.

claudia
claudiaPermalinkResponder

Olá Bóia, primeiramente muito obrigada pelas dicas sempre muito proveitosas... Quero viajar com minha família para Califórnia e tenho apenas 14 dias em janeiro, tenho 2 filhos de 12 e 8 anos,ja fiz toda rota mas apenas em casal, sem crianças e agora queremos fazer em família, qual melhor destino:
1- LA e Las vegas?
2- São Francisco, Monterey, Carmel e LA?
ou alguma outra sugestão para crianças?
Obrigada Claudia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Claudia! Os dois roteiros podem ser feitos com crianças. Inclua os filhotes na decisão smile

Fernanda Viana

Olá Bóia, obrigada.
Não iremos deixar Vegas para a próxima....talvez a gente para poder aproveitar mais!
Vou tentar alterar o vôo para 1 dia antes ou mais cedo para termos mais um tempinho.
Começarei a fazer o roteiro de SF pra baixo seguindo as dicas daqui.
Valeu!

Fernanda

Fernanda Viana

obs: ...eu quis dizer...talvez a gente volte para poder aproveitar mais...

Fabiano Carvalho

Boa tarde!

Estou indo a trabalho para Los Angeles.
Chegarei lá no dia 14/06 (sabado) as 7h00 am.
Tenho o sabado e o domingo livres e gostaria de ir até SF pela Highway 1.
Porem, preciso estar de volta no Domingo a noite, pois tenho que estar na Empresa as 8h00 de segunda.
Sei que será cansativo, mas alguem poderia me dar alguma dica pra fazer esse "bate-e-volta" e maluco?! rs...

A ideia é ir até a Golden Gate.

Algum lugar bacana e barato pra dormir?

ObrigadO!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fabiano! Às 7h o avião deve pousar em LA (se não houver atraso). Até você passar pela imigração, alfândega, fila pra alugar o carro, já se vão umas 3h ou 4h pelo menos. Você vai estar cansado da viagem. Será que vale a pena ir dirigindo até SF (6h de estrada) para ver a Golden Gate?

Se realmente quiser conhecer SF, recomendamos fazer pelo menos 1 trecho de avião (se fizer questão de dirigir). Assim você terá mais tempo para conhecer a cidade e não se cansará tanto.

Para dicas de hotéis, veja os mais comentados pelos nossos leitores aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2013/05/hoteis-california-san-francisco-los-angeles-santa-monica-carmel-monterey-anaheim-santa-barbara-san-diego/
https://www.viajenaviagem.com/2013/01/enquete-onde-voce-se-hospedou-na-california/

Para mais dicas, veja sites como o Booking.

Fabiano Carvalho

Muito obrigado, Boia!

Vou dar uma olhada nas suas dicas!

É um programa de indio... eu sei... rs...
Mas é que tenho apenas esse final de semana e gostaria de ir de Carro de LA a SF pela Highway 1... até a Golden Gate e voltar pra LA...

Maluco!
Eu sei... rs...

Jairo Fruchtengarten

"A Boia", bom dia

vou fazer o roteiro SF-LA-LV de carro em outubro e peço sua ajuda com duas dicas super importantes para as quais tenho tido dificuldade em conseguir respostas definitivas:
- além dos shows, quais programas o Sr. recomenda que sejam reservados pela internet antecipadamente (pelo custo e/ou pela chance de não conseguir in loco), sejam eles nas 3 grandes cidades citadas ou nas da Highway 1 (Carmel, Monterrey, Santa Barbara, etc.). ex: Alcatraz by night em SF...
- para as cidadezinhas da Highway (pretendo passar 2 noites em Carmel/Monterrey, 1 em Santa Barbara e 1 em San Luis Obispo), o Sr. recomenda sair do Brasil com os hoteis já reservados ou é melhor deixar o roteiro em aberto. Pretendo gastar por volta de USD200/dia e estou receoso de me amarrar num roteiro com tantas variáveis que esse passeio oferece, mas por outro lado tenho medo de chegar lá e perder muito tempo procurando hoteis com vagas que apresentem bom custo/benefício (fora o fato que não sei se terei acesso ao 3G fora do Brasil, o que dificultaria essa procura...)
Muito obrigado antecipadamente!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jairo! Compre com antecedência os ingressos para os shows e para a ilha de Alcatraz.

O Ricardo Freire sempre recomenda sair do Brasil com todos os hotéis reservados. Perder tempo de viagem procurando onde ficar é a maior roubada.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Bom dia
Boia por favor veja se pode me ajudar. Devo ficar a trabalho 4 d em San Diego mas vou usar uns dias antes e depois do compromisdo para passear pela California.
Gostaria de saber qual a rota mais curta de avião para Califórnia. Ha voos diretos?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! A American Airlines voa de São Paulo para Los Angeles direto, sem escalas. Em outras cias. sempre haverá pelo menos 1 conexão.

fernanda
fernandaPermalinkResponder

Obrigada!

Mercia
MerciaPermalinkResponder

A Boia, moro em Tampa-Fl e pretendemos ir a Los angeles Ca e ir ate Sao fco em 10 dias o que vc sugere?iremos de 11 de julho a 2o de julho.

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mercia! Recomendamos que faça a viagem desde San Francisco, para que o carro esteja no lado da estrada onde estão a vista e os mirantes.

O Ricardo Freire recomenda 4 dias inteiros em San Francisco, 2 a 3 dias na estrada, 3 a 4 dias em Los Angeles.

CARLOS EDUARDO G. CASSAÚ

Boa noite, eu e minha esposa, estamos querendo passar uns 15 dias viajando na Califórnia e quem sabe até Las Vegas, seria possível mandar esse roteiro que vc fez pois achamos muito bom?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos Eduado! Fique 4 dias em San Francisco, 2 a 3 dias na estrada, 3 a 4 dias em Los Angeles e 4 dias em Las Vegas. Compre passagem do Brasil a São Francisco com volta de Las Vegas para o Brasil.

Renata
RenataPermalinkResponder

Olá,

Sei que você já deram muitas dicas de roteiro e tempo de viagem, mas estava planejando algo diferente do que tenho visto. Queremos viajar em Maio/2015 para comemorar nosso aniversário de casamento. Pensamos em começar por Las Vegas e seguir assim:
Las Vegas (com parada para conhecer o Grand Canyon);
LV para Fresno (passando pelo parque Yosemite);
Yosemite para Lake Tahoe;
LT para San Franciso;
San Francisco para Los Angeles (claro, passando por todos os pontos já mencionados: Monterey, Carmel e etc);
Los Angeles para San Diego;
San Diego para Las Vegas;
Volta para são Paulo.

Esse roteiro é louco demais para 20 dias de viagem???

Muito obrigada pela ajuda!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Não temos como fazer roteiros personalizados, você lerá isso aos montes nesta caixa de comentários.

Veja tempos de permanência recomendados neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/california-las-vegas-yosemite-grand-canyon

Sarah
SarahPermalinkResponder

Boa tarde!! Eu e minha família estamos pensando em ir para a California e passar por Las Vegas no começo do mês de dezembro, mas estamos receosos que seja uma época muito chuvosa e isso acabe atrapalhando nossa viagem. Vi em alguns outros sites que os meses de inverno são os menos indicáveis para viajar, por conta das chuvas e dos ventos, já outros afirmam que todos os meses são propicios. Devemos comprar as passagens para o fim do ano ou esperar outra época?? Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sarah! Não há problema em viajar para esta região no inverno. No inverno por ali há menos neblina que no verão!

Fred
FredPermalinkResponder

Olá! Vale a pena fazer esse trajeto em setembro ou somente no auge do verão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fred! Vale a pena sim. smile

Danilo Antunes

Olá Bóia. Estou querendo fazer roteiro parecido, e gostaria de uma opinião. Voo de Orlando a San Diego, alugo carro e vou até San Francisco passando por Los Angeles, e pego voo de volta para Orlando em San Francisco. É uma boa opção? disponho de 12 dias. Ou também posso ir de Orlando a L.A, alugar o carro lá, e ir para San Francisco (roteiro inverso) e depois San Diego. É uma boa opção?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danilo! É mais proveitoso fazer os dois roteiros em oportunidades diferentes. Você pode combinar o roteiro de carro na Califórnia com Las Vegas e Grand Canyon, e Orlando com Miami e arredores. Se fizer questão de ir para Orlando e Los Angeles na mesma viagem, chegue por uma cidade e volte pela outra.

Jose Claudio
Jose ClaudioPermalinkResponder

Oi,
Estou programando passar o réveillon em San Francisco com minha esposa e filha de 7 anos e depois descer de carro até Santa Monica. Você teria dicas para o Reveillon em San Francisco?
Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jose Claudio! Ainda não recebemos dicas de leitores sobre o Réveillon em San Francisco. Tente perguntar no blog Hotel California: http://hotelcaliforniablog.com/

Jose Claudio
Jose ClaudioPermalinkResponder

Obrigado pelo retorno,
Quanto a ida de carro para LA sei que a rodovia litorânea US-101 é muito bonito, mas estarei com minha filha e minha pergunta é se é uma rodovia segura quando comparada com a rodovia 101

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jose Claudio! É.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Caros, bom dia!
Estou planejando junto com meu marido essa viagem há alguns meses, mas as notícias sobre o terremoto nos deixaram assustados! Sabem informar se será seguro em meados de setembro/14? Ou é impossível prever e melhor mudar os planos!?
Obrigada pelo blog e as dicas sempre show!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Infelizmente terremotos não são que nem furacões que têm época (quase) certa e podemos ir prevendo seu trajeto. Terremotos simplesmente acontecem. Mas não se preocupe e nem desista da viagem por isso. As cidades na Califórnia são super preparadas, inclusive com construções anti-terremoto. wink

Florinda
FlorindaPermalinkResponder

Ola, estou pensando ir para Los Angeles em Janeiro 2015 para duas semanas e estarei sem carro, tambem gostaria de visitar se assim for possivel, San Francisco, Santa Monica, San Diego. Sendo a minha primeira vez gostaria de sugestoes em quais das cidades devo ir alem de LA. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Florinda! Não precisa repetir pergunta em outro post. Já respondemos aqui: http://painel.viajenaviagem.com/2011/09/5-lugares-para-descer-do-carro-em-los-angeles/comment-page-2/#comment-434232

Grasiely Azevedo

Tenho 23 dias para fazer São Francisco, San Diego, Los Angeles e Las Vegas. Meu voo chega dia 12/11 em São Francisco e minha volta dia 3/12 de Los Angeles para São Paulo, o que vc me indica de imperdivel, quero conhecer praias, parques, grand canyon, aguardo suas dicas, obrigada.

Grasiely Azevedo

Como está o clima nessa região em novembro???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Grasiely! Estará frio, mas com menos fog do que no verão. É uma viagem que dá para fazer o ano inteiro. A melhor época é entre setembro e outubro.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Grasiely! Sua volta deveria ser de Las Vegas, não de Los Angeles.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/03/california-las-vegas-yosemite-grand-canyon

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Olá! Gostaria de saber qual o melhor horário para fazer a visita a Ilha de Alcatraz, durante o dia. Irei compra pelo site. Também estou com dúvidas a respeito do aluguel de carro. Iremos fazer a costa SFO/Los Angeles. Somos em um casal, porém levaremos 4 malas. Um Jeep Grand Cherokee está suficiente para as malas não ficarem aparecendo? Não tenho idéia de tamanho de porta malas! rs
Obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Fernanda! Qualquer horário é interessante. Cabem 4 malas no porta-malas da Cherokee.

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Obrigada!!! Reservei o carro e comprei o passeio!

Camilla
CamillaPermalinkResponder

Olá! Tenho um congresso em San Francisco no inicio de dezembro, com duração de 5 dias e aproveitei para esticar a viagem mais 7 dias, pegando um carro e descendo até Los Angeles pela Highway 1. No calor da empolgação, nao me atentei as condições climáticas, vc acha que minha viagem pode ficar prejudicada por frio, chuva, gelo na estrada, etc?Os trechos são perigosos para serem percorridos nesta época? O visual ficará muito comprometido? Nao sei se isso ja foi perguntado aqui, como sao muitos comentários, nao consegui ler todos. desde ja agradeço, um abraço.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Camilla! No inverno há menos neblina. Você pode fazer esse trecho tranquilamente, sem se preocupar. wink

A. L.
A. L.PermalinkResponder

Não neva nessa região, não há riscos dessa natureza.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Oi, estou querendo fazer São Francisco (3 noites) e Napa Valley (1 ou 2 noites) e depois fazer o trajeto da highway one até LA. Estou na dúvida se é melhor fazer Napa antes de SF ou depois pra seguir pra Highway 1.
Tb quero ir no Camarillo, qual seria a melhor estratégia (pretendo passar 1 noite em Carmel e 1 em San Luis Obispo) antes de ir pra LA

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Visite San Francisco, alugue o carro e vá ao Vale do Napa. Comentamos sobre isso e sobre como visitar o outlet Camarillo no post acima. Leia com carinho wink

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Olá Ricardo. Vou em dezembro fazer este seu roteiro também e gostaria de saber se alugou carro via Rentalcars e pagou antecipado e se deu tudo certo, pois eles pedem número de cartão de crédito.

Cecilia
CeciliaPermalinkResponder

Acabei de voltar dessa viagem, realizada, com sempre, com as dicas do Viaje na Viagem. Dessa vez, as dicas da Maryanne também foram fundamentais e agora, retribuo a todos com as minhas impressões.

Bem, tenho a mania de selecionar roteiros e anotar a melhor época para realizá-los ; quando confirmei que meu filho de 21 anos não teria aulas na USP na semana da Pátria, consegui com que ele faltasse mais alguns dias e decidimos fazer, em família, uma viagem compacta à Califórnia ! Foram 12 dias maravilhosos, de muito sol e temperaturas amenas: 1 semana em San Francisco, 4 dias na Highway 1 e 1 dia na Cidade do México. Como o trecho São Paulo – São Francisco tem escala , preferi emitir com milhas TAM os trechos de ida e volta São Paulo- Cidade do México. Emiti o trecho Cidade do México – San Francisco e Los Angeles – Cidade do México pela United e paguei cerca de U$ 550 cada trecho, ou seja, quase U$ 1000 a menos que uma passagem normal. Apesar de termos chegado bem cedinho à Cidade do México, preferi fazer a outra perna no período da tarde, por questão de segurança. Pesquisando, vi que existia um excelente Marriott dentro do aeroporto e foi realmente um achado: conseguimos um day-use por cerca de U$ 100, o que nos garantiu descansar , tomar café da manhã e um bom banho e partir renovados para San Francisco, tanto que chegamos lá, 4 horas depois, bem dispostos para passear e jantar. Pegamos um táxi no próprio aeroporto rumo à Union Square onde preferi ficar, pois ali tem transporte para todos os lugares e a nossa locadora era perto. O hotel foi a melhor escolha das últimas viagens. A cotação do The Donatello Hotel é altíssima no Tripadvisor e não é à toa: o hotel está super bem localizado, a apenas uma quadra da Union Square, mas na parte bacana do bairro; 3 quadras para baixo, a região já fica meio esquisita. O staff é super gentil e eficiente – receberam nossas compras sem problemas – o jovem concierge que nos atendeu é uma simpatia e o lounge no último andar fornece um ambiente muito acolhedor para leitura de jornais e degustação de café, chocolate e chá. Reservei, via Booking, um quarto triplo que mais parecia um flat de tão espaçoso, moderno e confortável: cama king, enorme sofá que se transformava em excelente cama de casal, mesa de jantar, poltronas; closet e pequena cozinha separados do quarto e um bom banheiro, com uma incrível tela de TV acoplada ao espelho. Nosso quarto foi limpo todos os dias, amenities em profusão e roupa de cama de boa qualidade. A região é repleta de restaurantes, cafés e um ótimo clube de blues ao lado do hotel! Destaco o Burguer Bar do chef Hubert Keller na Macy´s, com vista tão bonita quanto à Cheesecake Factory; o Colibri, restaurante com excelente comida mexicana, muito bem avaliado e ao lado do hotel e o Biscuits and Blues, delicioso clube de blues, com shows todas as noites e ótima comida cajun. Não muito longe dali, vale a pena jantar no Slanted Door, badalado restaurante de comida asiática, sempre lotado; peça mesa com vista para a Bay Bridge iluminada . Sempre faço nossas reservas pelo Open Table: acho excelente tanto para reservar quanto para pesquisar opções de restaurantes. Para os amantes de whisky – como seu marido – descobri , ao lado do hotel, a Whisky Shop, loja especializada em produtos escoceses – bebidas, roupas, objetos – com ótimos rótulos que não são encontrados nem em free shops! Bem, San Francisco é uma cidade maravilhosa, com pessoas gentilíssimas e muito fácil de se locomover. Fizemos todos os passeios sugeridos no blog, mas destaco o Ferry Building Market aos sábados, com os produtores vendendo diretamente aos consumidores; nunca provei frutas tão deliciosas ! Lá fiz a feira da semana, comprando queijos, pães e frutas para nossos cafés da manhã, já que o hotel não oferece essa opção. Indico também o ônibus hop-on hop-off da CitySightseeing; fizemos o pacote de 2 dias, mas acho que o de 3 dias é o ideal, já que dá para ir ao Muir Woods com o ônibus, o que eu não sabia. No primeiro dia, fizemos o circuito da Union Square até a praia, passando pelo Civic Center e por dentro do Golden Gate Park. Na volta, paramos em Haight Ashbury e tivemos a sorte de pegar o início de uma festa que parou o bairro: passeio sensacional! De lá fomos descendo até o charmoso centrinho de Hayes Valley , onde almoçamos às 5 da tarde na deliciosa padaria La Boulange. No segundo dia, fomos conhecer o Fisherman Wharf e de lá iniciamos o passeio que atravessa a Golden Gate – com paradas para fotos – e paramos em Sausalito, onde flanamos a tarde toda nessa linda cidadezinha, comendo o hamburguer que desbancou o meu favorito até então – o Burger Joint de NY . A Hamburgers é uma portinha, sempre com fila na calçada, onde você encomenda o lanche e fritas, paga, retira seu saquinho e vai comer em um banco do parque em frente, admirando a majestosa baía! Aí é só pegar o ônibus e voltar. Nos demais dias, fizemos todos os outros passeios a pé, indo ou voltando de táxi, vantajoso para quem está em 3 pessoas. Recomendo se perder em Pacific Heights , com suas lindas casas vitorianas e comércio charmoso e dali seguir a pé até a Lombard Street. No Golden Gate Park, sugiro visitar a Academy of Sciences, o Jardim Japonês e o Young Museum. Na saída do parque, almoçar no delicioso Cha Cha Cha, já em Haight Ashbury.
A cidade é muito tranquila. silenciosa e segura; o único porém, é o Tenderloin, realmente deprimente e a ser evitado. As compras, dá para fazer ali mesmo na Union Square e ruas vizinhas, região repleta de opções para todos os gostos e bolsos.
Já de carro, alugado na Alamo, via Mobility aqui em São Paulo, fomos visitar o belíssimo parque Muir Woods, passando por Sonoma e alcançado o Napa Valley. Mesmo fazendo esse circuito em um dia, pudemos fazer tudo sem correria, principalmente porque meu marido é que iria dirigir, inviabilizando as muitas paradas para degustações. Acabamos escolhendo apenas 2 vinícolas: a Gloria Ferrer em Sonoma, com seus ótimos espumantes e a Satuui , já em Napa Valley, com um ótimo mercado gourmet.
Decidimos visitar a charmosa Yountville, mas como não tínhamos certeza dos nossos horários, não fiz reservas, mas conseguimos almoçar no delicioso restaurante Hurley´s e comer a sobremesa na Bouchon Boulangerie, onde compramos pães deliciosos. No fim do dia, passamos por Berkeley e tivemos que deixar o Chez Panisse para a próxima vez. Começamos então nossa viagem pela Highway 1, indo primeiro para Half Moon Bay, pois meu marido queria conhecer a praia onde se formam as ondas Mavericks; de lá fomos para Stanford, que meu filho queria conhecer . A universidade é linda, enorme, com belos edifícios . Descemos então até Santa Cruz, cidadezinha muito charmosa e seguimos viagem até Monterey. O hotel escolhido foi o Mariposa Inn, onde recebemos um studio duplex, super confortável, com bom café da manhã e ao lado do centro de Carmel, onde ficamos passeando até chegar a hora da nossa reserva na Cantinetta Luca, restaurante italiano de primeira, com pratos maravilhosos e atendimento impecável : a sobremesa boudino di pan com frutas e sorvete é para nunca mais esquecer! Carmel é sem dúvida um lugar que quero voltar para ficar mais tempo!Como já havíamos ido ao aquário da Academy of Sciences, apenas passeamos por Monterey, visitando o mercado de antiguidades bem organizado que tem lá e iniciamos a linda 17 Miles Drive até Carmel. De lá até Cambria, foi um dia inteiro de exclamações, paradas e paisagens de tirar o fôlego: o dia de sol, o Pacífico azul, as montanhas majestosas e a camaradagem entre turistas do mundo todo fazem essa travessia ser realmente muito especial. Paramos para comer no Rock Point, onde além da boa comida, a paisagem vale a parada. O destaque do dia foi para Julia Pfeiffer Burns State Park. Estacione do outro lado da pista e aí, depois de uma pequena caminhada, avistamos a cachoeira desaguando naquela prainha linda… O curioso é que o guarda florestal nos perguntou de onde éramos e quando falamos que vínhamos do Brasil , ele riu e disse que ultimamente o parque recebe mais brasileiros do que americanos! Decidimos pernoitar em Cambria por causa do famoso Sea Chest Restaurant. Como eles vivem lotados e não fazem reserva, escolhemos o ótimo hotel Little Sur Inn, ao lado do Sea Chest e, enquanto nos acomodávamos no quarto, meu filho foi até o restaurante, pegou nossa senha e, uma hora e meia depois, já estávamos sentados saboreando um excepcional king crab, além de uma incrível clam showder, que fez a do Boudin parecer sopa de pacote! Mas cuidado: como eles fecham às 3a.s feiras, não agende o pernoite para esse dia; nesse caso , eu optaria por ficar em San Luis Obispo, uma cidade maior e com mais opções. No nosso terceiro dia , partimos em direção a Santa Bárbara e fizemos compras no ótimo Pismo Outlet, mais uma dica do Léo. Ótimas lojas, bons preços, fácil de se locomover, enfim, um achado. No meio da tarde, infelizmente com o Hitching Post ainda fechado, seguimos para Solvang e adoramos a parada: a cidade estava alegre, com muito sol e o restaurante de comida dinamarquesa que nos indicaram, o Red Viking, satisfez nossa curiosidade e nossa fome. No fim do dia, chegamos a Santa Barbara e nos acomodamos no bem localizado Brisas Del Mar , Inn at the Beach. Os hóspedes recebem um espumante de boas-vindas, degustam queijos e vinhos no fim do dia e cookies deliciosos com leite à noite ; servem também um ótimo café da manhã. Recebemos um pequeno apartamento, com sala, quarto, banheiro, copa e cozinha. Tudo muito limpo e acolhedor, mas bem datado, me senti na década de 60: papel de parede de florzinha, móveis pesados, teto baixo…O banheiro era pequeno, mas decente, ótimo closet para acomodar malas, limpeza muito boa, ar condicionado só no quarto, o que deixa a sala um pouco abafada. No entanto, a equipe é tão amável e o local é tão bem organizado , que nos sentimos muito bem ali. Jantamos em uma cervejaria ali ao lado, indicada pelo concierge, nada de especial, a não ser a ótima banda que tocava ali.
No dia seguinte, fizemos um tour pela cidade antiga e fomos conhecer o Vale de Santa Inês. As paisagens são incríveis e vale a pena conhecer algumas vinícolas; por causa do pouco tempo escolhemos a Bridlewood, bem bonita, mas com vinhos apenas ok. |Voltamos a Santa Bárbara e como era domingo, os restaurantes que escolhi estavam lotados: o simplérrimo La Super Taqueria e o seu vizinho, Los Agaves. Voltamos então para conhecer o Fisherman Wharf e almoçamos tardiamente no Eladio´s, que valeu pela vista: comida muito sem graça. No dia seguinte ainda deu para pegar as bicicletas do hotel, fazer um ótimo passeio pela orla, arrumar as malas e partir para o aeroporto de Los Angeles. Essa parte da viagem para mim foi a menos interessante: apesar das lindas praias, a paisagem no geral – muito árida – foi bem decepcionante. Fizemos , no entanto, uma parada para o almoço que vale anotar: o Malibu Seafood é considerado o melhor lugar para se comer frutos do mar na região. Pare no acostamento mesmo, como os locais fazem. Descobrimos isso só depois, quando fizemos um longo retorno e ainda pagamos para estacionar no local, que faz parte de uma reserva natural! Ali tudo é muito fresco e o menu é afixado na parte de fora da pequena cozinha . Lá dentro você faz seu pedido, paga e recebe um chip. Já na sua mesa ,na parte externa e com vista para o mar, seu chip apita, você vai até uma pequena janela, pega seu pedido e se delicia com tacos de peixe, sanduíche de lula, camarões grelhados, enfim, uma orgia de frutos do mar da melhor qualidade. Fomos então para o aeroporto de Los Angeles, não sem antes enfrentarmos os famosos congestionamento da cidade. Portanto, vá com folga em relação ao horário.
Embarcamos no fim do dia, chegamos tarde na Cidade do México e nos hospedamos de novo do Courtyard Marriot do aeroporto. No dia seguinte, o concierge nos indicou um taxista que, por 20 dólares a hora, nos levou para conhecer a Igreja de Guadalupe, o centro e o Mercado de Artesania. Por ser dia da Independência do México, não pudemos apreciar o Zócalo, fechado para os festejos. Conseguimos um late check out e à tarde retornamos ao Brasil, já saudosos dessa viagem tão intensa e especial!

Lúcia Vasconcellos

Pessoal, vocês conhecem alguma linha de ônibus de viagem de São Francisco para Los Angeles? Obrigada!!

Tania Rangel do Sacramento

Vou à California em fevereiro. Fiquei interessada em fazer a viagem de São Francisco à Carmel. É possível ir de carro e voltar de trem ou ônibus? Só uma pessoa dirigindo, quantos dias seriam necessários? Muito obrigada, abraços. Tãnia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tania! De San Francisco para Carmel de carro são 2h15. Não é muito. Durma uma noite e volte no dia seguinte. wink

Tânia Rangel do Sacramento

Obrigada!!!

Sonia Regina Pompermaier

Gente esta neblina mata o planejamento!!!! Golden Gate só com névoa em 4 idas…em Monterey mesma coisa…sniff!!sniff!!mas quando abre é simplesmente magnifico!

Leonardo Ferreira Riera

Eu e minha esposa fizemos um tour pela Califórnia e dispendemos 3 dias no caminho entre São Francisco e Los Angeles, porém, acredito que uma semana teria sido ideal para aproveitar, com calma, todos os magníficos pontos de paradas. Eu aconselharia 3 dias na região de Carmel/Monterey; 1 dia no Post Ranch Inn; 1 dia em Pfeiffer e região (Big Sur); 1 dia em San Luis Obispo (Heart Castle); 1 dia nas praias que antecedem LA.
Acho que teremos que voltar e repetir essa viagem.
Fiz um relato em meu blog:
http://comidaparaviagem.wordpress.com/2014/10/09/california-roteiro-de-viagem/
Obrigado!

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá,
Comprei as passagens para Março/2015 para conhecer San Francisco, LA e Las Vegas. Porém, estou quase cancelando por temer a disseminação do vírus ebola. Devo cancelar as passagens ou aguardar mais um pouco pra ver se conseguem controlar a epidemia?
Penso que não conseguiria aproveitar a viagem pelo medo de pegar o vírus.

Neftalí
NeftalíPermalinkResponder

Juliana, não cancele a sua viagem, não caia na paranóia!

Tania Rangel do Sacramento

Boa noite, Bóia!
Ficarei hospedada, na casa de amigos em São José (bem próximo à São Francisco) contudo, o vôo de retorno ao Brasil, saírá às 7h. Como terei que estar no aeroporto muito cedo (madrugada), não gostaria de incomodar meus amigos.
Pensei em ir, no fim do dia anterior à viagem e já me hospedar no aeroporto. Existe esta possibilidade? Não consegui descobrir!! Muito obrigada, mais uma vez! Abçs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tania! O site do aeroporto apenas informa que eles estão com um projeto para construir um hotel 4 estrelas. Acreditamos que ele ainda não esteja pronto.Existem vários hotéis perto do aeroporto de San Francisco. E o aeroporto oferece um shuttle para alguns hotéis. Para pesquisar, use sites como o Booking e procure por "aeroporto de Sao Francisco".

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar