Vulcão News: aeroporto de Bariloche fechado até dia 30

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Vulcão Puyehue

Para quem estava ainda com viagem marcada para junho a Bariloche, a agonia acabou. O aeroporto não reabre antes do dia 1º de julho. Agências e operadoras não podem mais cozinhar ninguém com falsas esperanças. Não há como entregar o produto comprado/reservado.

Leia:

- na Agência de Notícias Bariloche

- no Clarín

- no La Nación

Segundo o Estadão, a indústria hoteleira de Bariloche pensa em salvar o que for possível da temporada com uma baixa generalizada de preços, assim que a situação aeroportuária e o ânimo do vulcão se estabilizarem.

Não há problema de cinzas e não tem havido problema de vôos para as estações chilenas (Valle Nevado, Portillo) ou para Las Leñas (próxima a Mendoza).

Não há problema de cinzas em Ushuaia, no extremo sul da Argentina, mas os vôos só agora começarão a ser retomados, nesta segunda-feira, e paulatinamente, segundo comunicado da Aerolíneas Argentinas.




A localidade mais afetada pelas cinzas foi Villa La Angostura, seguida por Bariloche. Já San Martín de los Andes e sua estação de esqui, Chapelco, não sofreram com a cinza, e deve ser o primeiro lugar da região a retomar a normalidade depois que os vôos forem restabelecidos (há um aeroporto em Chapelco; Bariloche está a duas horas de distância).

Com exceção do abre-fecha de aeroportos, as cinzas não trouxeram transtornos maiores a Buenos Aires. A cidade está perfeitamente visitável, assim como Santiago.

Acompanhe a situação de Bariloche diretamente pelo site da Agência de Notícias Bariloche.

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


60 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Gabriela
GabrielaPermalink

Tinha viagem para Bariloche marcada para o dia 26/06, agora que vou ter que mudar o destino, gostaria da sua opiniao se seria melhor para criancas, Ushuaia e El Calafate ou Santiago.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela! Os vôos para El Calafate ainda não foram retomados. É arriscado pensar em Ushuaia antes de o vulcão sossegar; ninguém merece ficar ilhado com crianças numa cidade em que o sol se põe às 4 da tarde no inverno (e só amanhece lá pelas 9!)

livia
liviaPermalink

Quando estive lá,há 2 anos atrás,nessa mesma época,realmente amanhecia um pouco mais tarde,porem o horario do sol se por era por volta das 6h,não senti esse problema.

livia
liviaPermalink

Ushuaia é tudo de bom,amei.Tem um hotel super 10 que se chama Alto Andino,é novo e a gerente Mercedes(não sei se ainda está lá)é ótima.
Ushuaia tem passeios super legais,baratos e bem negociáveis,o povo é muito legal,educados e gostam de brasileiros.O passeio do trem do fim do mundo é otimo,trenó puxado por huskies,moto de neve,etc....

Lisette
LisettePermalink

Olá.. E Buenos Aires?
Embarco quarta-feira..]
Abraços,

val
valPermalink

(Com exceção do abre-fecha de aeroportos, as cinzas não trouxeram transtornos maiores a Buenos Aires. A cidade está perfeitamente visitável, assim como Santiago)

no post...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lisette! O Ricardo Freire fala de Buenos Aires, Santiago, Ushuaia, Valle Nevado, Portillo, Mendoza e Las Leñas no texto! grin

Fê
Permalink

Olá, tenho viagem marcada para Bariloche para o dia 02 de julho, agora não sei se remarco ou arrisco ir nesta data. Qual a sua opinição. Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fê! Cada um sabe se quer prolongar a agonia ou não... Veja o que outros na sua situação estão pensando aqui:

https://www.viajenaviagem.com/2011/06/plantao-vulcao-bs-as-reabre-bariloche-ainda-cinza/comment-page-1/#comments

carla
carlaPermalink

Ola, tenho uma viagem marcada para Bariloche no período de 06/07 a 16/07 tem possibilidades???

Andre L.
Andre L.Permalink

O aeroporto já estará reaberto.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! É uma loteria, e quem decide se deve apostar ou não é o freguês!

Ricardo
RicardoPermalink

a partir do dia 01jul os voos voltarão a operar e Bariloche vai estar melhor ainda, pois haverá promoções para recuperar os dias perdidos de junho. No seu caso, não há pq se preocupar. Se pensar no pior, nem sai de casa pq qualquer lugar está sujeito a imprevistos.

Gabriela
GabrielaPermalink

Olá Ricardo, você teria alguma dica de hospedagem em Farellones ou Colorado, pois em vale nevado os hotéis já estão lotados.
Se eu optar em ficar em Santiago e pegar os passeios programados para Farellones e Vale Nevado, será que fica cansativo, pois estou com 03 crianças.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela! Aqui quem responde é A Bóia. Não temos indicações de hospedagem em Farellones, apenas sabemos que os hotéis são de nível bem inferior aos de Valle Nevado. Não é tão complicado ir de Santiago a Farellones/Valle Nevado.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/santiago-com-neve-um-dia-entre-valle-nevado-e-farellones/

Gabriela
GabrielaPermalink

Será que existe chance do aeroporto de San Martin abrir antes do dia 30/06 ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela! É melhor não ter expectativas. A Aerolíneas ainda nem retomou os aeroportos não afetados pela cinzas!

Alyne
AlynePermalink

Minha viagem a Bariloche é pela CVC e sai dia 09-07. Fui hoje à agência e me disseram que todos os pacotes vendidos para início até 08-07 poderão ser remarcados ou cancelados sem ônus ao clientes, datas posteriores a essa deverão pagar multa. Ainda estou otimista, mesmo sabendo que o vulcão continua em atividade e que hoje mesmo ainda tenha chovido cinzas em Bariloche. Vejamos cenas dos próximos capítulos...

Kenji
KenjiPermalink

Eu paguei um adelanto em um hotel para agosto.
Hoje hoteis melhores estão oferecendo descontos grandes para o mesmo período, quando provavelmente as cinzas já não serão um problema.
O que fazer...?

Andre L.
Andre L.Permalink

Veja se a diferença entre o que vc consegue restituir do adiantamento + tarifa no hotel melhor compensa para vc.

Jô Elias
Jô EliasPermalink

tenho um pacote comprado com uma agencia argentina pra San Martin pro dia 9. Os prognosticos sao de que vai dar pra ir mas continuamos agoniados.

Ricardo
RicardoPermalink

Se você está "agoniado" é melhor mudar os planos o quanto antes. Se os prognósticos indicam que a partir de 01 julho a cidade estará preparada, pq essa agonia toda??

Dani
DaniPermalink

Bom dia! Tenho viagem marcada para Bariloche de 01 à 07 de agosto.Será que a neve estará suja com cinzas? Como vcs acham que estará a situação? Obrigada

Gianna Soares
Gianna SoaresPermalink

Compartilhando angústias: nós decidimos mudar completamente nossos rumos em julho. Estávamos com viagem marcada para Buenos Aires e Bariloche (de 9 a 16/jul) mas preferimos não arriscar: vamos fazer um "transformer" na viagem e remarcar tudo (passagens e hospedagem) para janeiro. A paisagem é outra (linda, pelo que dizem), não há neve, mas (esperamos) haverá menos confusão por causa do vulcão...O que faremos em julho? Rio-Santos, com direito à Ilha Grande e Parati (depois da FLIP, snif!)-moramos em Curitiba, vamos de carro e assim eliminamos os altos custos das passagens aéreas em cima da hora. Como dizia minha avó: se te dão um limão, não dá para fazer uma laranjada, mas quem sabe uma limonada não cai bem?! Boa sorte para todos! Gianna

kathiane
kathianePermalink

bom dia
Estou com vicgem marcada pra dia 09julho esta em bariloche ficando ate dia 15 com amigos e crianças.O que faço ?estamos na duvida e esta muito em cima.Sera q vale a pena ir ou remarcar?

Ricardo
RicardoPermalink

Não está encima da hora, tem 20 dias pela frente. Até lá tudo estará normalizado.

cris mottA
cris mottAPermalink

Ricardo,
Vc acha melhor ir entre 24 a 29 de junho 2011 , um casal e duas crianças para Mendoza e a estação penitentes (ida e volta todo dia; ou ir para Santiago e de lá fazer os passeios diários para as estações de ski próximas ( tipo bate e volta). Caso opte por Santiago, qual sera as estações de sKi?
Vamos estar em Buenos Aires no dia 24 de junho e voltar para lá dia 29 de junho.
grata,
Cris Motta

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cris! Aqui quem responde é A Bóia.

Santiago é bem mais apropriado para bate-voltas.

Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/santiago-com-neve-um-dia-entre-valle-nevado-e-farellones/

garrone
garronePermalink

Estou com passagem marcada para dia 30 de junho para santiago, de onde alugo carro dia 4 e devolvo dia 16 em Puerto Varas. Dia 17 tenho reservado e pago a travessia pelo Lago até Bariloche, onde também já tenho carro e hotel reservados E aí o que faço, mantenho o pacote, inclusive os carros. No Chile será que conseguirei chegar a Puerto Varas de carro ?

aguardo ajuda

obrigao.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Garrone! Não há problema nenhum por via rodoviária. Até o meio do mês é provável que o Cruce esteja totalmente funcional. Mas tudo depende do vulcão. Não há quem possa te dar nenhuma certeza.

Lisette
LisettePermalink

Olá.. E para Buenos Aires? Estou indo agora na quarta. abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lisette! Leia o texto grin

Wilson
WilsonPermalink

Olá ex companheiros de angustia
Há alguns dias busquei informaçoes e pessoas para compartilhar minhas angustias neste espaco. Pois bem: como já tinha passagem de onibus para Bariloche acabei vindo. De aviao de GRU para BUE tudo tranquilo. De ônibus para Bariloche tb. Cheguei há algumas horas. Mais ou menos 1 hora e meia antes de chegar em Bariloche é possível perceber as marcas que a areia marrom expelida pelo vulcao deixou nos lagos, na vegetaçao e nas estradas. Já demos algumas voltas: como choveu nos ùltimos dias a cidade està muito melhor do que esperavamos. As pessoas estao trabalhando para receber os turistas. Alguns estabelcimentos estavam fechados (nao sei se pq hj eh domingo), mas conseguimos hospedagem em um òtimo hotel com 30% de desconto. As cinzas nao afetaram os cerros. A paisagem està alterada, mas continua linda. Os lagos, ao que parece, estao se recuperando, estao marrons so nas bordas (com o zoom da maquina è possivel captar os tons de verde e azul...). Amanha faremos passeios e poderemos dizer com mais precisao como está a paisagem.
Abracos para todos

wilson
wilsonPermalink

E aí brother, tenho voo marcado para bariloche dia 23 de junho, mas pelo visto não vou poder ir, pois acabei de saber pela net que o aeroporto de bariloche ficará fichado ate dia 30/06, que pena, valeu, bom passeio por ai, ham me diz uma coisa, como vc chegou ai?? de buenos aires, fosse de onibus ???

abs

wilson meyer - blumenau sc

Paula Melo
Paula MeloPermalink

Ola. Wilson.
Por favor, não deixe de nos dar noticias.
moro em Manaus-Am e vou atravessar o mundo p/ conhecer Bariloche,
viagem planejada a + de um ano, estou angustiada.
devo chegar em 13/07 e ficar até 17/07/2011.

Te desejo uma excelente viagem .
paula melo
manaus-Am

Edu Manzoni
Edu ManzoniPermalink

Wilson,
Você ainda está em Bariloche? Como estão as coisas por aí? E Villa la Angostura?
Mande notícias para os pobres angustiados...

Marília
MaríliaPermalink

Poxa Wilson... obrigada pelas palavras!!!
Estou com viagem marcada para 19/08 e tb estou um pouco angustiada, mas suas palavras me aliviaram, acho que até lá tudo vai estar normalizado... temos é que acompanhas as noticías de possíveis novas erupções!!!
Estou acompanhando tudo por aqui e se possível nos mantenha informados!!!
Abraços e divirta-se

Cristina
CristinaPermalink

Acho muito legal quando os trips voltam para dizer que dá para encarar, ainda que de ônibus. Boa sorte aí Wilson! (vou correndo avisar uma amiga que tá indo para aí em Julho).

Juliana
JulianaPermalink

Wilson,
Aguardamos mais noticias suas, atualizadas. E boa sorte neste passeio .

Carlos
CarlosPermalink

Comprei um pacote para Bariloche, casal com duas crianças para 30/07, e estou em dúvida se vou ou se já troco o destino.
Será que o esqui não será prejudicado pela camada de cinza??

Lídia Lima
Lídia LimaPermalink

Olá pessoal,
eu e minha familia estamos com viagem marcada para 02/07 ao 12/07 passando pelas cidades de Buenos Aires, El Calafate e Ushiaia. SErá que devemos remarcar a viagem ou estes destinos não estão comprometidos?

Obrigada pela atenção.
Att

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lidia! Os destinos não estão comprometidos. O problema atual são os vôos para o sul, que estão sendo retomados nesta semana. Mas até lá, se o vulcão não voltar a ficar enfurecido, estará tudo OK para chegar a estes lugares.

Lídia Lima
Lídia LimaPermalink

ok, otimo! Agradeço o retorno, vamos aguardar torcendo positivo para a natureza acalmar!!
Abraços.

Leticia
LeticiaPermalink

Estou com passagem marcada para Buenos Aires hoje a noite, vi no facebook de um amigo, q está fazendo escala la para ir pra Nova Zelandia, e ele disse que o aerporto ta uma loucura!!! gostaria de saber se há problemas ou se devo adiar a viagem.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leticia! Não há nada sobre o assunto nos jornais argentinos ou nos portais brasileiros. Significa que os aeroportos estão abertos. "Loucura no aeroporto" é genérico...

TATIANA VASCONCELOS
TATIANA VASCONCELOSPermalink

Olá Wilson,

Estou de viagem marcada para Bariloche dia 02/07..ficarei no aguardo da abertura do aeroporto, mas, preciso de notícias suas... neve? preciso me reoorganizar! grata.

JULY
JULYPermalink

Olá Ricardo,
Gostari de saber se vc fez os passeios em Barilhoche e se está normal e possivel aproveitar os passeios, pois estou indo a Bariloche no dia 05/07.
Grata
July

Bryan
BryanPermalink

wilson manda mais noticas ai amigo.....

Sibutramina
SibutraminaPermalink

Parece que a situação está normalizando. Ainda é cedo pra dizer, pois a qualquer momento o vulcão pode voltar a expelir novamente muita fumaça, depende também dos ventos e para onde vão empurrar as nuvens, mas realmente parece que agora as coisas estão mais tranqüilas.

jaqueline
jaquelinePermalink

quanta gente na mesma agonia, o meu voo será de 10 à 16 em Bariloche, estou animada, alguem tem fotos atualizadas de BARILOCHE?

Piracicaba
PiracicabaPermalink

Quem quiser pode acompanhar as imagens da erupção on-line. A coisa continua feia;
http://www.diariocrecer.com/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=34

Libório
LibórioPermalink

Bóia

Estou tentando cancelar meu vôo de Santiago-Puert Montt pela Sky Airlines, mas a empresa não responde os meus e-mails. O que devo fazer? Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Libório! Tente ligar... comprar uma passagem numa cia. aérea sem representação no Brasil tem esses inconvenientes embutidos.

Cristiane
CristianePermalink

Pessoal ,

Para quem está preocupado em ir para bariloche :
Achei esse vídeo do dia 17 de junho , uma brasileira filmou e contou como está lá :
http://www.youtube.com/watch?v=uTrDS9rd6k4

Quem não conseguir acessar o link , é só ir no YOU TUBE e digitar - CERRO CATEDRAL BARILOCHE 17 de junho de 2011 CEM CINZAS .

Espero ter ajudado .

Abraçoss

Cristiane
CristianePermalink

Pessoal ,

Achei esse outro vídeo :
http://www.youtube.com/watch?v=Q2QjtrdBlMY

quem não conseguir acessar o link é só digitar no YOU TUBE :
LIMPEZA DA CINZAS EM BARILOCHE - 20 de junho 2011

Esses vídeos são bons pq temos uma noção de como estão as coisas por lá .
Abraços

alessandra
alessandraPermalink

Ola Wilson,
eu e minha familia estamos com viagem marcada para villa la angostura e sei q la ta impossivel. Estamos pensando em mudar pra bariloche e gostria e ter mais informacoes dai!!! Teoricamente embarcamos, do rj no dia 9 de jul, com destino a Buenos aires e seguimos tb de aviao para bariloche. O q vc acha

Fábio G.
Fábio G.Permalink

No Chile o problema não são as cinzas.
Mas a falta de neve.
O Valle Nevado soltou um comunicado no Face.

Comunicado Oficial
por Valle Nevado Brasil, terça, 21 de junho de 2011 às 12:12
Devido à falta de neve em quantidade suficiente em Valle Nevado Ski Resort, o que nos impede de iniciar uma temporada plena de inverno e diversão, a data de abertura da estação será postergada para a próxima semana.

As operadoras e agências de viagens estão sendo comunicadas sobre os procedimentos para troca das reservas, e nós de Valle Nevado Ski Resort trabalhando para que sua experiência em nosso centro seja a melhor possível.

Pedimos desculpas pelos eventuais transtornos e temos certeza que os maiores beneficiados serão vocês.
Atenciosamente, Equipe Valle Nevado

http://www.facebook.com/notes/valle-nevado-brasil/comunicado-oficial/131924780220350

Edu Manzoni
Edu ManzoniPermalink

Como diria o naufrago, WIIILLLLLLSSSSSOOONNNNNN !!!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá! Este post está fechado para comentários.

Veja notícias atualizadas sobre o vulcão e Bariloche aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vulcao-news-chapelco-abre-para-esqui-cerro-catedral-para-pedestres/