Vulcão News: Cerro Catedral nevado; moradores varrem Bariloche

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Webcam no Cerro Catedral

Últimas notícias de Bariloche: ontem mais de duas mil pessoas, a maioria de moradores mas também com alguns turistas no meio, participaram de um grande mutirão para varrer o centro de Bariloche. Ainda não nevou lá embaixo, então não há mistura de neve com cinzas.

Já há neve, porém, no alto do Cerro Catedral, como pode ser visto nesta webcam montada no local. O pico está branquinho, sem cinzas. As pistas ainda não estão abertas para esquiar.




No site da Agência de Notícias de Bariloche, uma notícia boa -- não foi constatada toxidade excessiva nas cinzas -- e outra média: a coluna de cinzas do vulcão diminuiu de tamanho, mas os observadores não descartam novas erupções.

Não há problemas com Buenos Aires ou Santiago. Os vôos a Ushuaia estão sendo retomados; informe-se com as cias. aéreas Aerolíneas Argentinas e Lan.

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


154 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Lucia
LuciaPermalink

oieeeee!!! Ika estamos juntas em Bariloche dia 30/07/2011

bjussssssss

Jamili
JamiliPermalink

Oi
Tou indo para Bariloche no dia 30/07, até lá espero que esteja tudo branquinho e muito gostoso.
Boa viagem a todos!!

Ika
IkaPermalink

OI, Mary Lu

Pelas notícias que estou acompanhando da Bóia e da Vanessa, eu acho que Bari vai bombar no final de julho com agosto. Tenha fé.

Lucia
LuciaPermalink

Tbm acho. Amiga estamossss justasss em Bari!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Marisa
MarisaPermalink

É pessoal, não está fácil relaxar...estou bastante apreensiva por conta da minha viagem com data prevista para dia 09/07.
Não estou disposta a pagar o pacote inteiro por uma "meia viagem", tenho medo de não cancelar e chegar em Bariloche e me frustar. Tenho lido muitas reportagens sobre direitos do passageiro quando há acidentes da natureza, motivos de força maior, etc...Será que se eu mudar o destino dentro da mesma operadora, me isento da multa? Alguém sabe?
Boa Sorte a todos.

Lucia
LuciaPermalink

Oi Marisa.essa incertezaa está p/ todos, minha viagem é p/ dia 30/07 estou tbm apreensiva. Relaxa .. tem como vc adiar.... não cancelar porque tem que pagar multa.
bjs

Talita
TalitaPermalink

eu e meu marido iamos para Bari em 25 de junho ,mas a CVC cancelou e remarcou pra 30 de julho. Apos muitas conversas decidimos cancelar a viagem e mudar o destino pois esta realmente muito arriscado ir. Vou em 2012 e ponto final. Nao estou disposta a gastar um grana e tanto pra ver tudo mais ou menos arrumado, ou com passeios que poderiam ser melhores....vamos pra punta cana em 23 de setembro e tenho certeza que nao vamos nos arrepender...mudei sem multa contratual. e a vamos nos....

Lucia
LuciaPermalink

oieee Delarisssssssssssssssssss

Lali
LaliPermalink

Olá, estou com viagem marcada p/ me hospedar em Villa la Angostura, no dia 12 de agosto. Vou com crianças pequenas. Embora ainda esteja bem longe, pude perceber que Villa foi muito comprometida pelas cinzas. O meu hotel não tem política de cancelamento. Mas penso que se a cidade estiver muito precária, não valerá a pena ficar por lá? O q vcs acham? Neste caso, será que a lei me garante um reembolso do que já paguei? Eu não fiz por agência, fiz umn depósito direto para a cabana...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lali! Neste caso você está na dependência da boa vontade da cabaña. Não há órgão brasileiro que obrigue um hotel argentino a devolver um depósito, infelizmente. Se você ainda tivesse pago por cartão de crédito, poderia pedir a intervenção do cartão.

Por outro lado, para 12 de agosto ainda faltam quase 50 dias. É bastante provável que já esteja tudo bem.

Jamili
JamiliPermalink

Vou ficar 7 dias na Hosteria El Retorno, ja virei todos os cantinhos da Hosteria pela Internet e confesso que estou anciosa....é lindo!!!!, tanto no inverno quanto no verão.....vou agora no inverno, mas também quero ir quando for verão, as fotos da Hosteria são lidas,,,,,coisa de cinema a pousada na beira do lago.....lindo!!!!!!
Vou amar minha viagem.

Greggio
GreggioPermalink

Estou indo pra San Martin de los Ande daqui 35 dias... to quase cancelando a viajem? O que me recomendam que faça?
Grato
Bruno

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Greggio! A única vantagem de cancelar agora uma viagem daqui a 35 dias é fazer você parar de pensar nela. San Martín não foi afetada pelas cinzas.

Greggio
GreggioPermalink

tá brincando,Bóia! Que notícia fantástica! Relaxei total agora!
Obrigado MESMO.

Bruno

Márcia Habib
Márcia HabibPermalink

Bom dia!
Somos 1 casal e 2 filhos pequenos (9 e 7 anos).
Estamos com a viagem de Bariloche marcada para o período de 09 a 16 de julho.
Alugamos um apartamento na "apartmentsbariloche" e eles não nos dão nenhuma informação quanto às condições da cidade.
Quais serão os inconvenientes que encontraremos por lá? As crianças poderão esquiar normalmente? Os cerros estarão abertos? Todos os restaurantes funcionando normalmente?
Obrigada pela atenção.
Márcia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcia! A cidade está funcionando, a estação ainda não abriu, mas já há neve.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/06/bariloche-o-wilson-chegou-de-onibus-e-conta-como-esta/

Gustavo
GustavoPermalink

Segue site com noticias de Bariloche, tenho viagem marcada para 15/07, o site é em espanhol, de Bariloche mesmo. Acabei descobrindo até coisas que não gostaria de saber. www.anbariloche.com.ar

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Nós damos links para este site em todos os posts que fazemos sobre a situação de Bariloche grin

Maria Lecticia
Maria LecticiaPermalink

Olá Ricardo, Bóia,
Estou com viagem marcada de Santiago para Puerto Montt no dia 13/07. Não estou encontrando informações sobre Puerto Montt e Puerto Varas. Foram afetadas? Ou os passeios estão bons de fazer? O medo é está tudo sujo, como Bariloche, que já desistimos de ir, voltarei para ficar em Santiago...

Obrigada pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Lecticia! As cidades não foram afetadas pelas cinzas. As condições de travessia dos lagos dependem do comportamento do vulcão.

TATIANA VASCONCELOS
TATIANA VASCONCELOSPermalink

Olá minha gente!!!

Estou com viagem marcada para Bariloche 03/07...torcendo pela reabertura do aeroporto.
Vi que Neuquem e Esquel serão rotas alternativas..será qe procede informação? nos sites da estações não diz data de abertura.Alguém sabe? neve?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tatiana! O aeroporto deve reabrir dia 1o., sexta feira. A rota alternativa é apenas para o caso de fechamentos eventuais.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/06/bariloche-se-aeroporto-fechar-viagem-sera-via-neuquen-ou-esquel/

claudia horta
claudia hortaPermalink

Oi gente!!!!

agora fiquei preocupada, pois ninguém até que eu tenha visto, chegará antes de mim em Bari. \estarei lá 6 de julho... A camera do Cerro Catedral mostra a grama bem verdinha..... Quando colocarão os 46 canhões para fabricar neve??? Será que não poderemos esquiar? Já tem data para abertura da temporada? boa viagem para todos e obrigada

Thiago
ThiagoPermalink

Gente, só para atualizar as informações.

Decidimos cancelar a viagem para Bariloche. Eu e minha esposa iríamos em 03/07-08/07. Iremos somente para Buenos Aires. Quando ligamos pra cancelar, descobrimos que a LAN já havia cancelado o nosso voo, porque era de noite. Fiquei brabo porque não recebi nenhum e-mail ou ligação informando. Fiquem espertos.

Elaine
ElainePermalink

Olá pessoal,
Estava de viagem marcada para 02 de julho com a família, uma semana (Agaxtur) e a referida agência cancelou o pacote. Estamos indo para outro país... nada de neve este ano... snif snif.
Boa sorte a todos e boas férias!!!

Claudia
ClaudiaPermalink

Alguém tem alguma informação de San Martin de Los Andes. Tenho viagem marcada de 9 a 16 de julho, com saída de Buenos Aires.
Gostaria de saber da cidade e aeroporto

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia!
Acompanhe a situação no site de Chapelco:
http://www.chapelco.com.ar/parte-diario/

A abertura das pistas está prevista para 2 de julho.

As cinzas não prejudicaram a cidade até o momento.

Suyane
SuyanePermalink

Olá, amigos de angústia. Hoje recebi ligações do hotel de BAri, perguntando se eu ainda iria e me falaram que a cidade está esperando receber muita gente por terra, que poderíamos cruzar de Puerto Montt (amanhã embarco para Santiago) de ônibus ou vir de Neuquen ou ESquel, pois não é certo que o aeroporto reabra mesmo dia 01. Entretanto, após 3 dias tentando falar com a Aerolineas, a impaciente moça me disse que a linha do telefone está mesmo congestionada, que meu vôo do dia 03/07 Santiago-Mendonza-Bariloche só vai até Mendonza, pois o outro trecho já está cancelado, que não tem notícia que o aeroporto reabra dia 01 e que não tem nenhuma informação a respeito da existência de rotas alternativas via Esquel ou Neuquem, que o melhor era eu pedir logo o reembolso ou a mudança para Santiago-Buenos Aires, pois em Bariloche via Aerolineas eu não ia chegar! Bom, se eu chegar por lá, darei uma de Wilson e informarei como está. Abraços.

Fernando
FernandoPermalink

Pessoal, bom dia,

Sou novo por aqui, mas venho acompanhando todos os comentários, gostaria de deixar vocês tranquilos, tenho um amigo que mora em Buenos Aires, e que tem negócios em Bariloche, a cidade está pronta para o turismo, claro com algumas restrições que não vai atrapalhar as férias de vcs. Referente ao aeroporto só não esta aberto, porque as cinzas que ainda estão na estrada que da acesso, ainda estão sujas pois a prioridade é limpar os locais onde os turistas vão ficar, e quando vento as cinzas são jogadas para o aeroporto. Se não der via aerea vão de onibus, que é muito confortável e seguro www.viabariloche.com.ar a passagem de leito é 600 pesos, mas não deixem de ir, minha viagem está marcada para 12/08.

um abraço a todos e boa viagem!

Andre L.
Andre L.Permalink

Acho meio temerário ir de ônibus em uma viagem de 20h ou mais sem considerar as implicações... Primeiro a de perder 2 dias da viagem na estrada, talvez 3 dependendo da combinação de horários com os vôos até Buenos Aires. Segundo, eu sinceramente não compro essa história de que o aeroporto só está fechado por conta da estrada de acesso pois estão priorizando os lugares dos turistas ficarem. Oras, se fosse esse o caso (e não digo que deva necessariamente ser, restaurar a normalidade para quem vive lá é mais importante do que deixar a cidade bonita para turistas), a prioridade máxima deveria ser limpar a estrada que dá acesso ao aeroporto, por onde uns 90% dos turistas chegam.

Vamos aguardar que tudo se resolva o mais rápido possível. Hoje novos vôos na Austrália e N. Zelândia foram cancelados por conta das cinzas.

Cláudia
CláudiaPermalink

Neva em Bariloche desde ontem de manhã...acho que está td se normalizando.

Carla
CarlaPermalink

o aeroporto de Bariloche voltou a funcionar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! Ficará pelo menos até o dia 8 fechado:

https://www.viajenaviagem.com/2011/06/neva-em-bariloche-mas-aeroporto-nao-reabre-antes-do-dia-8/

Carla
CarlaPermalink

Oi...
Minha viagem está marcada para 10/7 destino Bariloche, pensei em alterar para B.A. Em Buenos Aires está tudo tranquilo?
Muito obrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! Buenos Aires está tranqüila, sim.

Márcia Habib
Márcia HabibPermalink

Bom dia, senhores!
A apartments bariloche não quis nos devolver o depósito e nos ofereceu hospedagem para final de agosto/início de setembro.
Neva em Bariloche nessa época do ano?
Grande abraço,
Márcia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcia! É bem mais garantido encontrar neve de agosto até meados de setembro do que agora no início de julho grin

Márcia Habib
Márcia HabibPermalink

Bóia,
Obrigada pela pronta resposta.
Você é "show de bola"!

Carla
CarlaPermalink

MUITOOOO OBRIGADA smile

Carla
CarlaPermalink

Bóia me ajudaaaa,por favor!!! preciso de indicações de hotel, pousadinha...bem baratinho em B.A, já que Bariloche tá difícil! tenho que me programar né?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! Visite nossa página de Buenos Aires:

https://www.viajenaviagem.com/americas/buenos-aires-ricardo-freire

Christiane
ChristianePermalink

Olá pessoal,
minha viagem está marcada para 22 de julho para Bariloche.. será que até lá o aeroporto já reabriu?? Será que vou conseguir ir?? Estou super ansiosa pois se não for nesta data não poderei mais viajar! Socorro ...

Denise
DenisePermalink

Pois é! Meu passaporte estava em cima do balcão do check in qdo a atendente da Gol manda esperar um pouco por que chegavam informações que os aeroportos de Buenos Aires estavam fechando. Bingo!
Todos os voos cancelados: Gol, Aerolineas. Tam, American
Mandam a gente para a loja da gol e com somente 2 atendentes para uma fila gigante os mesmos só nos davam um numero de telefone pois só pode remarcar pelo telefone. Pô! Fala isto pra fila inteira, em voz alta em vez de deixar o pessoal de bobeira. e só deixa na fila quem tem problemas mais específicos como estrangeiros. Que falta de respeito!
Mas enfim, contra a natureza não dá para lutar e vamos torcer para amanhã já estar tudo normal de novo e ver se consigo embaracar. Suerte!

val
valPermalink

acabei de ouvir no rádio agora: gol, tam e aerolineas com voos cancelados para Buenos Aires, no momento

natalia
nataliaPermalink

Irei viajar para bariloche na metade de agosto, gostaria de saber se até lá a cidade já estara limpa, também queria saber se já começou a nevar...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Natalia! É bastante provável que a cidade esteja nos trinques em agosto. Já começou a nevar.

Vilma Souza
Vilma SouzaPermalink

´Tenho viagem marca para Bariloche em 26/08/2011. Será que a cidade estará em condições? O quê fazer?

filipe
filipePermalink

eai, tenho viagem marcada para dia 19 de julho e recebi informações que vai ser dificil ter o voo para bariloche, alguem tem alguma atualização de como esta a situação por la??? valew

laercio
laercioPermalink

Ola pessoal.
Pretendo viajar para El Calafate, Puerto Madryn e Ushuaia
Gostaria de saber se as cinzas do vulcão atingiram esta região

Por acaso alguem tem alguma informação

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Laércio! As regiões não foram afetadas. Os vôos já foram retomados. De vez em quando os aeroportos de Buenos Aires ficam fechados, mas tem sido sempre por períodos de menos de 24 horas.

Viajante
ViajantePermalink

Quais lugares bons para Sky na argentina nao estão afetados pelas cinzas do vulcão e nao têm risco de cancelamento de voos para ir de 7 a 13/julho? obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Viajante! Cerro Castor (em Ushuaia) abriu a temporada dia 1º. Las Leñas (na região de Mendoza) abre nesta segunda dia 4. Não há problemas com cinzas do vulcão em nenhum dos dois lugares.

O único problema a ser enfrentado podem ser os fechamentos temporários dos aeroportos de Buenos Aires. Não dá para garantir que não haja novos fechamentos; as interdições estão acontecendo de maneira recorrente, mas sempre por poucas horas.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vulcao-news-chapelco-abre-para-esqui-cerro-catedral-para-pedestres/

Jamili
JamiliPermalink

OI Boia!!
Me fale como está bariloche.
Vou viajar prá lá no dia 30/08...vou ficar na Hosteria El Retorno....os aeroportoss já estão funcionando.
Não quero cancelar minha viagem.
Me dê noticia.
Grata
Jamili

Jamili
JamiliPermalink

Digo 30/07...e não 30/08

Diego Medeiros
Diego MedeirosPermalink

Boia...
estou com viagem marcada pra 16/07... e agr?
pra cancelar tenho q pagar 1.000 reais de multa
=/

Alessandra S.Monteiro
Alessandra S.MonteiroPermalink

Vou dia 30/07/2011 espero que as coisas melhorem !!!!!!!!!!

KATIANE
KATIANEPermalink

OLÁ!!!TENHO UMA VIAGEM MARCADA PARA BARILOCHE NO DIA 06/08 SERA QUE O VULCÃO VAI ATRABALHAR?SERA QUE VAI TER NEVE NESSA DATA?OBRIGADA......

João Pedro
João PedroPermalink

Olá pessoal,

Estou com uma viagem marcada para 10/08.Como está Bariloche??
Será que alguem podiar dar noticias sobre a cidade, se está nevando, se o Cerro está aberto, etc...

Desde já agradeço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, João Pedro! Está tudo aberto, nevado e funcionando.