Vulcão News: Cerro Catedral nevado; moradores varrem Bariloche

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Webcam no Cerro Catedral

Últimas notícias de Bariloche: ontem mais de duas mil pessoas, a maioria de moradores mas também com alguns turistas no meio, participaram de um grande mutirão para varrer o centro de Bariloche. Ainda não nevou lá embaixo, então não há mistura de neve com cinzas.

Já há neve, porém, no alto do Cerro Catedral, como pode ser visto nesta webcam montada no local. O pico está branquinho, sem cinzas. As pistas ainda não estão abertas para esquiar.




No site da Agência de Notícias de Bariloche, uma notícia boa -- não foi constatada toxidade excessiva nas cinzas -- e outra média: a coluna de cinzas do vulcão diminuiu de tamanho, mas os observadores não descartam novas erupções.

Não há problemas com Buenos Aires ou Santiago. Os vôos a Ushuaia estão sendo retomados; informe-se com as cias. aéreas Aerolíneas Argentinas e Lan.

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


154 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Eduardo
EduardoPermalink

Apesar das notícias animadoras, o meu pacote de 09 a 16/07 foi cancelado pela operadora (Calcos). Agora estou analisando as opções: reembolso (a negociar), carta de crédito ou mudança de destino.

Ricardo
RicardoPermalink

tens que verificar o real motivo do cancelamento, pois agora o vuçcão virou pretexto para procerem cancelamentos por qulquer outro motivo que não o das cinzas.tudo indica, pela evolução dos fatos, que já a parti de 01jul os voos voltarão a operar. bariloche, pelo que sei, através de moradores , está 90% pronta. ainda mais que o vulcão começou a expelir lavas que é um indício do fim da erupção.
abraços.

Elvira
ElviraPermalink

Eduardo
A minha também foi cancelada pela Calcos , e seria em 06/08. Outras operadoras estão conseguindo retomar os pacotes e somente adiar ao invés de cancelar.Acho que vale a pena insistir com a Calcos para somente trocar a data, pois pelo que parece , estão se aproveitando da situação. Cancelar pacotes inteiros de julho e agosto?

Adriana
AdrianaPermalink

A minha viagem para Buenos Aires e Bariloche seria para amanhã (25/junho), a agencia alterou para 25/julho. Espero que até esteja tudo resolvido em Bariloche, pois eu nao gostaria de alterar o destino.

Tatiane
TatianePermalink

Eduardo, eles deveolvem o dinheiro integralmente? Meu pacote é para a mesma data, mas para Ushuaia.
Obrigada

Doris
DorisPermalink

A CVC adiou meu pacote de 25/6 para 9/7. Espero que esteja tudo em ordem até lá.

Gleice Nunes
Gleice NunesPermalink

Estou preocupada pq, vou levar meu filho de 04 anos e não e por operadora. rsr viajo dia 20.

Kelly
KellyPermalink

Eu vou sexta que vem pra Bs As e TAM diz estar tudo bem. A programação da viagem foi feita por mim, compra de passagem e hospedagem, então ESPERO que o vulcão fique bem quietinho até minha ida. smile

Patrícia Lamb
Patrícia LambPermalink

Faça um plano B, existem rumores que o aeroporto não abra até outubro...

Andre L.
Andre L.Permalink

Não há motivos para acreditar em tais rumores mais do que nos rumores de que um grande atentado terrorista ocorrerá nos EUA em 11/setembro para 'comemorar' os 10 anos do atentado original.

Só uma recrudescimento do vulcão com novas emissões de material sólido pesado poderia causar problemas novamente.

Patrícia Lamb
Patrícia LambPermalink

O aeroporto de Bariloche talvez não abra... O de Buenos aires está funcionando normalmente.

neide
neidePermalink

Tô de viagem marcada pra bariloche dia 6/7/11,ainda tô em duvidas se viajo ou não.Por favor manda noticias como está o clima lá,se vale a pena ir ou não.estamos te aguardando.Obrigada.Boa sorte.

Eduardo
EduardoPermalink

Tatiane, eu ainda não decidi sobre aquelas três opções. Mas o pessoal da agência de turismo disse que a operadora analisará o pedido de reembolso caso a caso. De qualquer forma, como a iniciativa de cancelamento não foi minha, se eu optar pelo reembolso, não abro mão de 100%.

junior
juniorPermalink

Meu pacote com minhas filhas, é para o dia 09|ao 167. Ate o momento,minha operadora,não entrou em contato. Espero q ate a data, tudo esteja perfeito. Devolução, tbm só se for integral.

Bryan
BryanPermalink

sera uma melhor opção mudar minha viagem do dia 09/07 para o dia 30/07 ???? é uma segurança de pegar neve boa ???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bryan! Para pegar neve de verdade em Bariloche, quanto mais tarde, melhor.

Bryan
BryanPermalink

opaaa vlw.... consegui remarcar a minha viagem para o dia 30/07... espero q até la esteja com mta neve.....

Lucia
LuciaPermalink

Bryan vc é do Rio? O meu voo é na mesma data.
Um abraço.

Lucia
LuciaPermalink

Oi Bryan. meu voo tbm é no dia 30/07, e até agora está tdo normal, não foi cancelado.
Um abraço.

Gabriela
GabrielaPermalink

Ricardo, obrigada por todas as dicas.
Existe a opção de pegar um vôo de Buenos Aires até Neuquen e de lá ir de ônibus para Bariloche(6 horas de viagem). Será que vale a pena ? estou na dúvida entre essa opção e Santiago.
Meus filhos querem conhecer a neve.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela! Neuquén também estava sem vôos. Se você optar por Santiago, programe a viagem para meados de julho; o Vale Nevado ainda não está nevado o suficiente, este ano a neve está demorando a cair.

Rute
RutePermalink

Remarquei de 10/07 para 24/07, tempo para ter mais neve e menos problemas!

Soraya
SorayaPermalink

Viajo com meu marido e dois filhos (5 e 7 anos) dia 30/07... Fechei a aéreo separado da hospedagem e fiquei sabendo q se eu quiser mudar o vôo para setembro, eu tenho q pagar uma multa absurda ! Para não pagar esta multa só se na hora q estivermos para embarcar a companhia cancelar o vôo .... A multa de taxa de remarcaçao + diferença de tarifa + multa + diferença de tx de embarque fica em U$320,00 por adulto e U$ 260,0 por criança!! Um absurdo!! Tomara q dê tudo certo e que até lá as coisas já estejam melhor...

Vera
VeraPermalink

Me arrependi de um pacote que comprei para Bariloche.Nem me lembrei do ocorrido vulcão, pois a empolgação de viajar para lá me cegou e emburreceu.então o que fazer?Tenho a opção de escolha de datas, ainda não resolvi.Até quando pego neve nessa região? Qual a situação de fato deste vulcão,ainda corre-se riscos?Estou pensando em viajar final de julho ou início de agosto.Obrigada.

Ricardo
RicardoPermalink

Aerolíneas Argentinas e Austral retomam os voos regulares para o sul do país de acordo à programação prevista, sujeita aos prognósticos emitidos pelo serviço Meteorológico Nacional e pela Administração Nacional de Aviação Civil, com relação à presença da nuvem de cinzas proveniente do vulcão chileno Puyehue.

A programação representa o reinício das seguintes operações:

A Mar del Plata a partir de amanhã, quarta-feira 22.
A San Rafael (Mendoza) quinta-feira 23.
A Viedma, Santa Rosa (La Pampa) e Río Grande na sexta-feira 24.
A Neuquén, Trelew, Comodoro Rivadavia e Esquel a partir de sábado 25.
A Bariloche e Chapelco dia 1° de julho.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vera! A neve vai com certeza pelo menos até meados de setembro.

David
DavidPermalink

Oi Soraya,

Infelizmente o pagamento de todas essas taxas, tarifas e multas é verdade, se é o cliente quem está mudando a datas da viagem ou cancelando. Na minha interpretação o mercado de turismo está mais interessado em vender os pacotes e se acontecer alguma coisa que se dane o cliente. O pacote já foi vendido mesmo. O turista é muita das vezes visto em vários lugares do mundo como o idiota que tem dinheiro então vamos explorá-lo tirando dele toda a grana possível.

Já estou de férias e aproveitei para ir hoje (21/06/11) na Agência de Viagens que comprei o pacote Buenos Aires e Bariloche para conversar pessoalmente sobre esse assunto. Minha viagem está marcada para 30/06 para Buenos Aires e de lá no dia 03/07 será o embarque para Bariloche. Para não pagar multa tenho que aguardar uma posição da Companhia Área (Aerolineas Argentinas) e da Operadora de Turismo (Marsans).

Andre L.
Andre L.Permalink

David, mas Buenos Aires está funcionando normalmente... pq deveriam cancelar os serviços e passagens?

David
DavidPermalink

Andre,

Eu me refiro a Bariloche. Ir somente para Buenos Aires já está bom pra mim. Essa 2º perna da viagem para Bariloche que pode ficar comprometida. Sobre o cancelamento dos serviços e passagens dessa 2ª parte SEM MULTA eles pediram para aguardar novas notícias.

David
DavidPermalink

Estou lendo aqui e em outros sites que várias pessoas que irão para Bariloche no meio do mês e Julho e início de Agosto estão pensando em mudar a data, destino ou cancelar. Gente, a única forma do cliente não pagar multa é quando a Companhia Área toma a decisão de mudar a data ou cancelar o vôo. E mesmo assim o turista pode ter que pagar uma diferença de acordo com as novas datas ou destino.

David
DavidPermalink

Observando mais de perto a situação em Bariloche assistam aos vídeos que a brasileira Vanessa Olivatti tem colocado no You Tube e leiam a sua notícia de hoje (21/06) no g1. Ela está lá agora e as suas mensagens são otimistas (com exceção do 1º do dia 13/06, mas as outras duas são animadoras).

JB
JBPermalink

É importante lembrar que o vulcão continua em atividade e a qualquer momento pode voltar a jogar cinzas em Bariloche. Imagine se você está em Bariloche e fica preso no meio das cinzas, com aeroporto fechado e estradas bloqueadas como em 04/06. Em Villa La Angostura faltou água e luz. Com crianças não dá para arriscar, mudei meu pacote para o Nordeste. Segurança acima de tudo.
BARILOCHE EM 2012

David
DavidPermalink

JB, vc pagou aluguma multa com essa mudança?

JB
JBPermalink

David, teve multa sim (10%). Mas minha agente conseguiu negociar um desconto no pacote para o nordeste e acabou ficando elas por elas. Pelo que ela me falou as operadoras estão apreensivas e abertas a fazer acordos.

David
DavidPermalink

JB, obrigado pelo retorno!

Abraço.

luciano
lucianoPermalink

Ricardo,
estou indo para Bariloche dia 03.07.. É seguro alugar um carro, pagando adiantado aqui no Brasil, com depósito em Reais, através do site onlinehoteles?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciano! Aqui quem responde é A Bóia. Não temos como garantir a idoneidade de agências na internet. Jogue o nome no Google junto com palavras como problemas, problems, complaints... É seguro usar agências que estejam em metabuscadores reconhecidamente idôneos como Tripadvisor e Kayak.

luciano
lucianoPermalink

valeu A Bóia!!

Cláudia
CláudiaPermalink

Viajo para Bariloche no início de Agosto pelo pacote da TAM, será que vai ter bastante neve? obrigada

val
valPermalink

Claudia, impossivel alguem saber essa resposta...a torcida é para que tenha, né?

Thiago
ThiagoPermalink

Olá gente. Estou desesperado. Tenho viagem marcada para Bariloche em 03/07 e estou completamente na dúvida se devo ir ou não. Vou eu e minha esposa (viagem romântica). Queríamos esquiar, mas não sei se as montanhas estarão nevadas e se as cinzas atrapalharão os planos. Temos oportunidade de cancelar a passagem, porque a LAN cancelou todos os voos noturnos, mas podemos trocar para um voo de dia.

O que acham?

Andre L.
Andre L.Permalink

Thiago, só vc pode avaliar se está disposto aos riscos e eventuais perrengues de uma cidade não totalmente funcional por conta dos efeitos do vulcão.

JB
JBPermalink

Péssimas notícias, as cinzas podem voltar a Bariloche.

http://www.clarin.com/sociedad/retomo-fuerza-ceniza-volveria-Ciudad_0_503949659.html

christophe
christophePermalink

Esta última informação procede ?

Ivana
IvanaPermalink

Olá, estou com viagem marcada para Bariloche dia 13/07, vamos eu, meu marido e minha filha de 5 anos, não pretendemos mudar a data a não ser que cancelem o voo..

Lucia Helena
Lucia HelenaPermalink

Gente como vcs, tb estou apreensiva, tenho uma viagem marcada para 24 de julho e sinceramente espero que de certo. Não estou querendo outro roteiro mas, tb não quero ver lamaçal em Bariloche. Estou planejando desde o ano passado essa viagem, espero que este vulcão se acalme e vá dormir. Quem tiver noticias de Bariloche por favor , mande !!! Ate ++++++

JB
JBPermalink

christophe, infelizmente procede...
em Villa La Angostura anunciaram queda de cinzas para essa noite e também para amanhã o dia todo.

http://www.laangosturadigital.com.ar/v3.1/home/interna.php?id_not=22148&ori=web

Adriana
AdrianaPermalink

Estou com viagem marcada para Bariloche pro dia 29/07. Vamos eu, meu marido e minha enteada de 11 anos. Estou grávida de 3 meses e na época da viagem estarei com 4 meses. Será que vale a pena eu ir assim mesmo, ou cancelar o vôo? Tenho medo que as cinzas sejam tóxicas. Pensei em cancelar quando descobri que estava grávida pois não posso esquiar, mas ia perder uma grana aí resolvi ir assim mesmo, mas agora estou na dúvida. Alguma sugestão?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Converse com o seu médico, é o melhor a fazer grin

Adriana
AdrianaPermalink

Meu médico disse que eu posso ir desde que não esquie. Eu nunca fui para Bariloche portanto não sei se vale a pena ir sem poder esquiar e agora com essa do vulcão me desanimou mais ainda.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Bariloche e Santiago são as cidades indicadas justamente para quem não esquia. Esquiar não é para qualquer um. É como surfar ou andar a cavalo, um esporte sério que precisa ser aprendido.

cida
cidaPermalink

Olá,
Minha viagem para Bariloche que estava marcada para dia 25/06 foi cancelada pela agencia de turismo (AGAXTUR) por todas as razões que sabemos "gentilmente me ofereceram outros destinos" porém, até agora nenhuma das minhas escolhas foi atendida, sempre a mesma resposta, não tem mais disponibilidade para das datas que coloquei, olha o mico. Tem que ter a opção de cancelar tudo e devolver tudo QUE JÁ FOI PAGO, não usufrui de nada que comprei , aérea, terrestre, hotel, refeições etc..... o que fazer nessa situação? conversar não resolve, será que só entrando com uma ação de perdas e danos................. olha o trabalho que vai dar, para quem pagou para se divertir, não é justo.

Suzanna
SuzannaPermalink

Oi trips, como se não bastasse agora tem lava, vejam :
http://video.br.msn.com/watch/video/chile-vulcao-expele-lava/kpcqh5a4

Andre L.
Andre L.Permalink

A presença de lava indica uma fase mais avançada da erupção. Lava é coisa que afeta no máximo a área próxima ao vulcão, coisa de poucos km de raio, se tanto.

Arnaldo
ArnaldoPermalink

Quando tem lava n é melhor n?

kathiane
kathianePermalink

Bom DIA
Tenho uma viagem para dia 08/07 para Bariloche, o que vc acha cancelo, troco o roteiro?como esta bariloche hoje?agradeço..

David
DavidPermalink

Oi Kathiane,
Não se esqueça que se é o cliente que toma a iniciativa antes da Operadora de Turismo ou da Companhia Aérea de cancelar ou mudar o roteiro paga-se MULTA.
Abraço.

Ricardo
RicardoPermalink

Oi Kathiane, hj em bariloche teve um vento muito forte
e ai levantou areia dos tetos e do chao
como estar na praia em um dia de rajadas fortes de vento
se chama cinzas em suspensao
mas ja comeceou a chover
que e otimo, porque assenta o po, tava muito seco o clima.

BARILOCHE VAI BOMBAR DE JULHO EM DIANTE. SORTE DOS QUE FOREM""""

Graça
GraçaPermalink

Estou preocupada com minha viajem p Bariloche no dia 30/07 . Se alguém tiver notícias destas cinzas me avisa por favor, pois não pretendo pagar tão caro para pisar em lama. Obrigado

Lucia
LuciaPermalink

Oi Graça boa tarde!!! minha viagem é no dia 30/07. creio que até lá esteje tdo normal. Estou no pacote Turismo China Brasil.
Um abraço

Ika
IkaPermalink

Oi Lucia, eu também estou no pacote da China Brasil no mesmo dia que você. Eu acho que Bari vai bombar. Tenha fé.
Um abraço.

Ricardo
RicardoPermalink

Oi Graça, Bariloche está em ordem, hj devido ao vento forte ouve muito pó, porem a chuva que se sucedeu tratou de limpar o ar. A cidade funciona normalmente.Catedral já está nevado. Temos que monitorar apenas a questão do vulcão que já começou a expelir lava e entrar no processo final da erupção,
NÃO HÁ PQ SE PREOCUPAR JÁ QUE SUA SAÍDA É SÓ NO DIA 30JUL. a aerolíneas já anunciou a retomada dos voos no dia 01 jul. RELAXA!!

Graça
GraçaPermalink

Desculpe o erro em ( viagem) Bjs

Lucia
LuciaPermalink

Oi Ika sera que dia 30/07 teremos neve junto com cinzas.rsrsrsr

Alyne
AlynePermalink

Olá pessoal, sinto que as notícias estão bem desencontradas, mas pelo site da anb hoje, talvez o aeroporto de Bariloche nem reabra para a temporada de julho. Eu vou amanhã a agencia que me vendeu o pacote para renegociar um novo destino pois sinto que Bariloche não compensa em julho. Qualquer novidade postem aqui pra gente saber. Obrigada!

Ricardo
RicardoPermalink

ESPECULAÇAO QUE NAO SE CONFIRMA. A AEROLINEAS JA ANUNCIOU NO COMUNICADO 27 O RETORNO DOS VOOS PARA CHAPELCO E BARILOCHE.

Miguel K
Miguel KPermalink

Nossa primeira viagem para Braziloche está marcada para dia 05 de agosto. Pensamos seriamente em desistir. SOube em matéria da Carta Capital desta semana que o vulcão e suas cenizas nos livram de multas. O q sabem a respeito?

Wilson
WilsonPermalink

Olá Pessoal
Desculpem a demora. Ainda estou em Bariloche. Nao desanimem. O aeroporto estará fechado até 30 de Junho, mas por terra é possìvel chegar tranquilamente (todas as empresas de onibus estao fazendo o trajeto Buenos Aires-Bariloche).
No dia 20 de junho estivemos no cerro catedral. A areia marrom e as cinzas atingiram em cheio a vila no sopè do cerro. Os teleféricos estavam todos fechados. A vila parecia fantasma: ficamos com ela sò pra gente (eu e minha namorada). Subimos o cerro a pé (encontramos neve uns 500 metros depois). Nos divertimos pra valer com a neve e um cachorro que nos acompanhou pela trilha. Na volta encontramos uma lanchonete aberta e algumas pessoas na vila. No dia 21 de junho fizemos um pesseio pelo lago até Puerto Blest. Uma maravilha, apesar do frio de doer, fez sol e o passeio pelo Lago Frias e a Cascata que esqueci o nome foram fantasticos (pelo lago N. Huapi só vimos vestigios das cinzas na margem pròxima a Bariloche e em uma parte no meio do lago - nada que estrague a paisagem). No dia 22 estivemos no Cerro Tronador e Cacheira do Alcerces. A regiao nao foi atingida pela areia e pelas cinzas. Tb fez sol e o passeio foi belìssimo. Pela cidade as pessoas fezem multiroes para a limpreza. Quando nao chove molham as ruas para que a areia nao incomode. Nada que atrapalhe o passeio. Para quem deseja ir a vila Angostura, o caminho ainda està fechado (a vila foi muito atingida). Hoje (23 de junho). Fomos ao Cerro Otto. Chuveu, nao tivemos a vista que desejavamos, mas para o nossa sorte, apesar dos ventos, subimos no telefèrico, comemos no Restaurante do fim do mundo (giratório) e quase na hora de ir embora, nevou no alto do Cerro (curtimos a neve e tiramos as fotos). Para quem deseja ver neve, no Catedral e no Otto jà tem. Estamos indo embora amanha a tarde. O povo aqui é muito hospitaleiro e precisa dos turistas. Cerca de 35 mil pessoas cancelaram viagens com noticias alarmistas da imprensa que prejudicaram muito a a economia da Cidade. Venham: Bariloche tem muitas possibilidades, a paissagem continua linda e cidade tem plenas condicoes para receber os turista: o comercio, os hoteis e restaurantes estao funcionando.
Espero que tenha contribuído. Atè a próxima compranheiros de viagem.

Andre L.
Andre L.Permalink

Wilson, seu relato é interessante porque ele mostra como o alcance das cinzas é diferente. Vila Angostura está do lado do vulcão, e foi severamente atingida. Bariloche está um pouco mais distante, e sofreu menos. Outros pontos, ainda mais ao sul, pouco ou nada sofreram com cinzas.

Kal
KalPermalink

Olá Bóia!

Será que Villa La Angostura se reerguerá? Estou com viagem marcada pra lá em outubro... uma pena aquele lugar maravilhoso estar passando por esta catástrofe.

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kal! Até outubro, com toda certeza...

Fernando
FernandoPermalink

Vocês tem notícias do hotel Llao Llao? Pelo que entendi estaria fechado até o dia 15/7. Tenho reservas para ultima semana de julho e receio estar jogando um tanto de $$$ fora.

Obrigado

Juan Carlos
Juan CarlosPermalink

Ricardo,
Onde você leu esse comunicado da aerolineas?

Ontem voltou a cair cinzas em Bariloche.
http://www.clarin.com/sociedad/Volvio-Sur-advierten-redujo-emision_0_505149609.html

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juan CArlos! Aqui quem responde é A Bóia.

Ontem houve um princípio de pânico na região, mas a chuva aplacou as cinzas trazidas pelo vento.

Acompanhe os acontecimentos diretamente no site de notícias de BAriloche:
http://www.anbariloche.com.ar

Os comunicados da Aerolíneas estão sempre na capa do site, com chamada no alto. Este é o mais recente:

http://www.aerolineas.com.ar/arg/main.asp?idSitio=BR&idPagina=68&idIdioma=po&cmbPrensa=995

Francisco
FranciscoPermalink

Você checa a informação da retomada dos voos a Bariloche e Chapelco dia 01jul no comunicado 27 da Aerolíneas, em seu site oficial.
Abraços!!!

Daniela
DanielaPermalink

Também temos reservas para o Llao llao para dia 16/07. Alguém sabe de alguma coisa? Vamos em famílias e estamos preocupados.

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! O melhor a fazer é consultar o hotel. É provável que até lá tudo esteja OK. Acompanhe as notícias para ver se o aeroporto de Bariloche reabre.

Deisi de Oliveira
Deisi de OliveiraPermalink

Bom Dia !!

Sou agente de viagem e gostaria de saber maiores detalhes, pois tenho passageiros embarcando dia 16/07 e que estão em duvidas se cancelam ou não,e não gostaria de deixá-los mal acomodados lá,o Hotel reservado é o Fazenda Carioca, e gostaria de saber como está Bariloche em relação a abastecimento de alimentos, energia, água e sobre os atrativos turisticos.

Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Deisi! Não dá para fazer futurologia neste caso. Nesse momento não há nenhum problema na cidade, a não ser o aeroporto fechado. Mas se o vulcão voltar a soltar fumaça, tudo pode acontecer.

Acompanhe as notícias diretamente de Bariloche no site http://www.anbariloche.com.ar

Francisco
FranciscoPermalink

Olá Deisi, sendo prático na resposta. A cidade está normalizada por conta do empenho da população. Todos os relatos que vem de lá, desde turistas e outros segmentios, é que a cidade está 90% pronta. quanto a questão do vulcão, as lavas que surgiram indicam etapa finl da erupção. O aeroporto tem previsão para reabrir dia 01jul. As cias informaram retomada dos voos pra início de julho. Agora, existem dezenas de vulcões além do Puyehue que podem a qualquer momento entrar em erupção, assim como outra catastrofes súbitas. Se somarmos as "angustias relatadas, ao pessimismo generelizado que se vê na maioria dos comentÁRIOS, O MUNDO IRÁ ACABAR EM BREVE !!!! dia 16jul, se o vulcão reverter sua tendencia de cessar, Bariloche estará 100% pronta para atender os turistas. abraços!!

Priscila
PriscilaPermalink

Olá, eu e meu marido temos viagem marcada para o dia 08/07 até 15/07 para Bariloche, porém estamos muito apreensivos com esta situação toda.
Gostaria de saber mais notícias, se vai ter condições de receber turistas nestes dias. Procuramos a CVC para ter mais notícias e falaram que a partir do dia 05/07 estará tudo normal. Mas não acredito que a cidade esteja completamente limpa. Pelo que deu para perceber eles não irão cancelar os pacotes e se cancelarmos os pacotes teremos que pagar multa. Porque algumas já cancelaram pacates do dia 09/07 e a CVC não? Gostaria de escolher outro destino, porque desanimamos de viajar pra lá neste momento. Tenho este direito sem pagar multa?

Lucia Helena
Lucia HelenaPermalink

Wilson, obrigada pelo relato. Assim fica melhor para nós que estamos com viagens marcadas decidirmos o melhor a fazer. Eu estou confiante, não pretendo desistir facilmente. Até 24 de julho tem muita água ou cinzas para rolar....
Obrigada e mande mais noticias .

Daniela
DanielaPermalink

Obrigada Boia...Eu consultei o Hotel e eles cancelaram todas as reservas até dia 15/07, como a minha é dia 16/07 ainda esta OK...na verdade acho que preferia que cancelassem a nossa tb, assim não pago multa e não me preocupo mais...Vamos esperar!!! obrigada pela atenção.

Kal
KalPermalink

Obrigada, Boia.

Milene
MilenePermalink

Olá, amigos.
Tenho viagem para Bariloche dia 07/08...estou confiante que até lá esteja tudo ok. Pensei em desistir. Não fiz pacote...comprei passagens aéreas e reserva de hotel por conta própria, porém, se eu desistir, arcarei com as multas. Então, prefiro acreditar que tudo estará melhor e ainda cairei muito de bunda esquiando...uahauha.
Abs a todos e inté Bariloche smile

Claudio
ClaudioPermalink

Venho acompanhando as notícias sobre Bariloche diariamente. Inclusive as informações aqui trazidas são mto esclarecedoras. Parece-me que não há motivos atuais para pensarmos diferente: vai dar tudo certo em julho! Pensamento positivo! Boa viagem a todos!

desireé
desireéPermalink

Bom dia! Alguem sabe me dizer se as cinzas que voltaram a cair ontem vao adiantar a abertura do aeroporto de bariloche que estaria retornando sua atividade normal dia 30junho
Estou bem apreensiva pois irei ou iria com duas crianças no dia 11julho, estamos tentando mudar para o final do mes ou ate mesmo cancelar para o ano que vem pois estou sem saber o que fazer...
Quem puder ajudar, muitissimo obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Desirée! Veja notícias atualizadas aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/06/bariloche-o-wilson-chegou-de-onibus-e-conta-como-esta/

Quanto mais tarde você programar a viagem, melhor será.