Vulcão News: erupção retoma força; aeroportos fecham

Vulcão Puyehue

Não precisa nem fuçar nos sites argentinos — está na home dos nossos portais. Don Puyehue voltou a soltar fumaça. As companhias aéreas suspenderam vôos a Buenos Aires e Montevidéu. Especula-se que os aeroportos do Sul do Brasil também possam fechar nos próximos dias.


Parte das cinzas se dirigiu à Oceania, onde também está causando problemas à aviação. Nossa querida Carla Z. estava sem saber se ia conseguir voar de Melbourne à Grande Barreira dos Corais.

Uma pergunta aos trips advogados: as agências e operadoras que se recusem a cancelar viagens alegando a letra do contrato estão garantidas pelo que foi assinado, ou o consumidor pode denunciar o contrato como abusivo?

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


80 comentários

Pois é… quando ontem estava voando de Nadi a Brisbane e nem estava sabendo do vulcão (uma pena, pois não ficaria triste de ficar mais uns dias em Fiji, risos!).
Mas está o maior bafafa por aqui e acho que a Carlinha deve ter embarcado sim! Espero!
Meu voo para o Japão, quando teve o problema da tsunami e dos reatores, foi cancelado sem nenhuma penalidade e tive reembolso total pela Jetstar… não sei como funciona aí no Brasil.
Entre nós, lá em cima tem o vulcão da Islândia e agora a gente ganha o vulcão do Chile!

Venho aqui compartilhar minha angústia. Tenho passagem para Buenos Aires 18/06 e no mesmo dia para Bariloche de ônibus. A depender do que ocorrer até sexta, pretendo mudar o meu destino. Li algo no contrato da empresa de ônibus que as compras realizadas com cartão de crédito não podem ser canceladas (somente remarcadas). Alguém tem alguma informação? É possivel trocar o destino? Alguém está vivenciando situação parecida?
Desde já agradeço

Eu tenho viagem marcada para 7 de julho a BAs e estava pensando em cancelar. Ao contatar a Mariana do Querido ela me informou que neste caso de força maior eles não cobrarão a multa de 50% das diárias caso o vôo seja cancelado. Será cobrada uma diária que fica como credito para ser utilizada nos próximos 6 meses.
Atitudes inteligentes como esta deveriam ser padrão no segmento. Alem de acabar com minha duvida ( não vou cancelar a viagem) mostra que o respeito ao cliente vem primeiro, mesmo em situações adversas .

    Oi, Henrique. Muito obrigada pelo apoio. Estamos de olho nas noticias e tentando manter o otimismo. Esperamos que para a sua viagem, em julho, esse vulcao já tenha resolvido descansar.

    Somente atualizando: hoje de tarde, a decisao que nós tomamos aqui no Querido foi a de NAO COBRAR nenhuma multa em casos de cancelemanto de reservas causados por problemas de vôos e fechamento dos aeroportos de Buenos Aires. Claro que isso implica em um grande custo aqui para a gente, que somos um hotel de pequeno porte, mas estamos nos solidarizando com as pessoas deram preferência ao nosso hotel e que, infelizmente, por força maior, nao estao conseguindo viajar.

    Esperamos que tudo volte ao normal o quanto antes e que a temporada de inverno nao só aqui como em Bariloche (uma cidade que basicamente depende economicamente do turismo de inverno) nao seja de todo prejudicada.

    Se tudo der certo, nos vemos em breve.

Boa noite! Compramos um pacote final de abril pela CVC para Bariloche íriamos meu esposo+ filha de 4 anos+ eu,fomos na agência para cancelar ou trocar por outro destino, queria Cancun a saída é no mesmo dia mas tenho que desembolsar mais dinheiro e ainda fazer passaporte pois o meu está vencendo e minha filha nunca teve, o caso é, ou pago 10% a mais do que já paguei ou perco os 10%, isto é correto? Se fossemos meu esposo e eu apenas, arriscaria esperar e ver como fica, mas com criança nem pensar! Mesmo que melhore até lá, pois está longe ainda, não quero mais ir, pois passado as cinzas não têm risco de avalanche não? Amanhã estou indo na loja cancelar, mas pela política deles vou perder 10% e ficar em casa nas férias, meu esposo já pediu férias e não há como trocar. O gerente foi muito bacana mas me enerva ele falar que o presidente da CVC está animado que vai melhorar, que raiva!!!

    Andressa, meu embrulho da cvc é para 16 dejulho, soube pelo agente que me vendeu que o presidente da cvc mandou email para todas as lojas dizendo que tudo esta bem, isto não é só para enervar é para muito mais, ontem ligaram da loja cvc e o agente disse que meu voucher do pacote chegou, para eu ir buscar, mas dai eu disse: o aeroporto de bariloche esta fechado, dai ela respondeu, pois é, eu não estou sabendo, isto é só para enervar?

Obrigada pela resposta Douglas e Dionísio! Comprei pela Fenix o pacote, e também tive a minha viagem adiada em 2009 para Villa la Angostura por causa da gripe, e não tivemos problema em adiar para o ano seguinte. Essa indefinição é que mata… e se o aeroporto estiver funcionando na data acho que vai ser difícil negociar…

Trips (em especial os advogados),
Problema: viagem com passagem emitida com milhas reduzidas. TAM informa que, se o vôo for cancelado, recebe-se as milhas integralmente de volta. Porém, se o cliente cancelar, perde 10% das milhas usadas. Procede, mesmo no caso do vulcão?

Ricardo,
Concordo com os colegas juristas.
Inclusive hoje, no site do OGLOBO.COM, saiu uma matéria relacionada e, tomo a liberdade de postar o link para que todos tenham acesso.
Eu passei pelo problema de voo cancelado. Estava com viagem marcada e toda paga para a Patagônia Argentina e, 12 hs antes, tive tudo cancelado. Sem maiores problemas e/ou dores de cabeça escolhi outro destino, PUNTA CANA!!! Devendo fazer ajustes, tão somente, quanto à diferenças tarifárias, se existentes.
Algumas empresas vão mesmo dar dor de cabeça aos consumidores, no entanto, estou achando esse ano (até, então) bem mais razoável que em 2008, quando a AA fez overbooking e culpou um vulcão chileno pelos atrasos. Tive muitos processos relacionados à esse assunto naquele ano.
Segue o link: https://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/06/10/saiba-quais-sao-seus-direitos-se-vulcao-chileno-cancelou-seu-voo-924658011.asp

Bjinhos.

Eu particularmente entendo que nem multa as agências e/ou companhias aéreas podem cobrar.
O caso fortuito é uma das causas excludentes da responsabilidade civil, previsto no artigo 393, do Código Civil:

Art. 393. O devedor não responde pelos prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior, se expressamente não se houver por eles responsabilizado.

Parágrafo único. O caso fortuito ou de força maior verifica-se no fato necessário, cujos efeitos não era possível evitar ou impedir.

Nesse caso, trata-se de fortuito externo.

O único problema que vejo é para aqueles que negociaram e pagaram diretamente com o hotel na argentina, porque envolvveria carta rogatória ( em outro pais) e é sempre mais complicado. Nesses casos acho melhor negociar e tentar segurar as diárias para o próximo ano.

Eu tive exatamente esse tipo de problema em 2009, quando tinha viagem marcada para Villa la Angostura e tive que cancelar por conta da H1N1.

Acabei jogando para o ano seguinte, mas me aborreci muito por conta de um hoteleiro mal intencionado. No final consegui reaver o dinheiro, mas foi muito chato.

Hoje em dia, antes de fechar com um hotel, não abro mão de verificar sua política de cancelamento.

Boa sorte a todos!

    Exatamente! Um dos riscos de fazer compras diretamente com empresas no exterior é o de não conseguir reaver o valor pago.

    Quando estive na loja da Tam em Buenos Aires, a atendente me disse que a Tam da Argentina não reembolsa clientes, mas a do Brasil sim porque a lei brasileira assim determina. E recomendou que eu pedisse o reembolso no Brasil, até porque comprei minha passagem aqui.

    Uma das vantagens de comprar passagens e hospedagem no Brasil, mesmo que por intermédio de agências de viagens, é ter resguardo e, acima de tudo, uma facilidade muito maior de reaver o valor pago.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito