Aerolíneas garante chegada a Bariloche via Esquel

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Aerolíneas ArgentinasÉ oficial: começa hoje o esquema de viagem de Buenos Aires a Bariloche via Esquel, montado pela Aerolíneas Argentinas para contornar o fechamento do aeroporto de Bariloche.

Enquanto o aeroporto não reabrir, passageiros da Aerolíneas com vôos confirmados a Bariloche serão transportados até Esquel, 300 km ao sul da cidade, de onde continuarão a viagem de ônibus (por mais 4 horas e meia).

Serão dois vôos diários a partir de hoje. Haverá um terceiro vôo também nos dias 8, 9 e 10, para acomodar a demanda.

Vale lembrar que o esquema está sendo bancado pelo governo da província de Río Negro e não envolve vôos da Lan.




Em Bariloche os passeios estão funcionando (com exceção do passeio fluvial ao Bosque de Arrayanes, que fica em Villa La Angostura) e os restaurantes estão com cardápios promocionais. Os hotéis estão oferecendo descontos de 30% em média nas diárias. A estação de Cerro Catedral ainda não abriu para esquiar por não haver neve suficiente (o que é normal para o começo de julho em Bariloche), mas está aberta para visitar e andar de teleférico. Há neve para brincar no alto do morro.

As estações de Chapelco e El Bolsón já estão operando para esquiadores.

O comunicado não fala sobre como ficariam os passageiros com passagens marcadas a Chapelco. A estação -- e a cidade vizinha de San Martín de los Andes -- estão ao norte de Bariloche, em outra província (Neuquén). Pela omissão no comunicado, acredito que o transporte não esteja incluído. Seria necessário tomar um outro ônibus e rodar mais três horas pela rota mais segura.

Leia mais sobre a situação atual neste post.

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


63 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Andreza Carvalho
Andreza CarvalhoPermalink

Excelente noticia!!!
Fiquei contente pelas pessoas que estão aflitas com seus pacotes fechados (julho/agosto). Não tem jeito a expectativa nos consome quando planejamos uma viagem.
Vou para Bariloche somente em 10/09 tem bastante tempo ainda... Que o vulcão durma por um longo tempo.
Pessoal caso seja possível quando chegar nos avise, como anda tudo por lá.
Para quem esta indo boa viagem!

Adriano
AdrianoPermalink

El Aeropuerto está abierto pero sin vuelos comerciales por presencia de ceniza

Las autoridades de la junta municipal de Defensa Civil -a partir de un informe de la Administración Nacional de Aeronavegación Comercial, ANAC- indicaron que la terminal aérea internacional de Bariloche está "operativa" desde ayer, pero con depósito de cenizas en pista, plataforma y calles de rodaje, por lo que su uso depende de las empresas. Aerolíneas Argentinas informó que continuará operando a través de Esquel hasta el 14 de julio. Hoy despegó de Bariloche el primer avión desde la erupción: un jet privado.

http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=22391

Lali
LaliPermalink

Boa notícia! Mas tomara que em agosto eu já consiga desembarcar direto em Bariloche...

Leandro
LeandroPermalink

Em média os meses mais frios e com mais precipitação em Bariloche são junho e julho, ou seja, ter pouca neve no começo de julho acontece mas não é tão recorrente assim não, porém nada impede que forme uma boa cobertura de neve no resto do inverno (o mais provável), o frio já chegou (tem feito -10ºC à noite no aeroporto) mas as preciptações ainda não tem sido fortes.

danielle sa
danielle saPermalink

Puxa, embarco dia 17 para Bariloche! Espero que até lá o voo seja direto... Vou com crianças pequenas e não gostaria de encarar 4 horas de busu...

Soraya
SorayaPermalink

Irei dia 30/07 e também não quero ir de ônibus, mais de 4 horas com 2 criancas pequenas....
Tomara que se resolva logo

cdsil
cdsilPermalink

Por favor, A Bóia, Ricardo, gente... passei estas últimas semanas observanbdo os posts, tudo que li me ajudou muiiiito... viajo dia 21 para BsAs e dia 25 para Bari, e gostaria de saber, se alguém puder responder: meu voo é Austral para Bari - compra isolada, pois o trecho para BsAs foi TAM com milhas - Será que será preciso remarcar? Ou será feito automaticamente via Esquel (como li em dois posts atrás)? E pagarei alguma taxa para a mudança?

Agradeço desde já.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, cdsil! Aparentemente estão remarcando/confirmando os vôos até dia 14 via Esquel. Quando chegar mais perto da sua data, se não entrarem em contato com você, entre em contato com Aerolíneas/Austral.

O problema da compra isolada é só se o intervalo entre vôos for pequeno.

claudia
claudiaPermalink

Oi, gente!! Sou mais uma estressada. Gostaria de saber sobre a chegada a Bariloche de quem vem do Chile, aéreo Santiago--> Puerto Montt e daí via terrestre e pelos lagos. Dá para chegar a Bariloche? Como estão as estradas? Gostaria de uma explicação melhor, pois não conheço a região.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! A fronteira rodoviária permanece fechada. O Cruce de Lagos está funcionando.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vulcao-news-chapelco-abre-para-esqui-cerro-catedral-para-pedestres/

claudia
claudiaPermalink

Existe algum tipo de previsão para abrir a fronteira
Chile --> Argentina para o acesso a Bariloche?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Não há. Acompanhe a situação pelo site de Villa La Angostura:

http://www.laangosturadigital.com.ar

Laura
LauraPermalink

Olá Ricardo,

Será que voce teria algum endereço eletronico de contato com a LAN. Achei um em um site mas o e-mail retornou. Não consigo respostas precisas pelo 0300. Quero chamar os responsaveias pela empresa daqueles belos nomes, mas não posso fazer isso com um simples funcionário que não tem culpa da irresponsabilidade de uma empresa que deixa seus passageiros totalmente deisinformados e não procura alternativas para amenizar o problema tal qual a AA.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Laura! Aqui quem responde é A Bóia!

Tente pelo Twitter:
http://twitter.com/lan_br

Michele
MichelePermalink

Ricardo,

Com relação ao Cruce dos Lagos, não entendi... Pelo roteiro que eu tenho, os passeios sao de barcoaté certo ponto, mas depois temos que pegar um ônibus até Bariloche. É essa estrada que está fechada? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Michele! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire para respostas.

O Cruce de Lagos é uma travessia privada que envolve vários barcos e ônibus. Os ônibus fazem apenas pequenos percursos entre os portos usados na travessia de barcos. Não se passa pela fronteira que está fechada. Nesta época do ano é necessário dormir em Peulla no meio do caminho.

Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/2-paises-3-barcos-4-onibus-como-e-o-cruce-de-lagos/

claudia
claudiaPermalink

Por favor!! Preciso de esclarecimento!! Se posso chegar a BARILOCHE?? , vindo do Chile (Puerto Montt) via Peulla, fazendo a travessia de barco pelo cruce !!?? Desculpe pela insistência...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Pode! O Cruce ESTÁ funcionando. Já repetimos isso várias vezes grin

Link oficial do Cruce: http://www.cruceandino.com .

Michele
MichelePermalink

Cláudia, pelo q eu entendi, conseguiremos chegar a Bariloche sim...Difícil será sairmos de lá (aeroportos!!!) rsrsrsr

vanessa
vanessaPermalink

Olá, estou indo dia 14 chegando lá dia 15 pra Bariloche, de AA.
Vcs sabem quanto tempo é de Buenos Aires pra Esquel??
Brigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, VAnessa! O vôo leva 2h30.

Alexandre
AlexandrePermalink

Estamos indo pra lá no dia 10/07 e a Aerolineas me ligou ontem oferecendo a rota por Esquel. Ficou de me mandar os bilhetes novos por email hoje. Até agora não chegaram e no tel. deles é impossível o contato. Te deixam mofando no setor de reservas. É isso: perrengue máximo, porém acho que as férias não estão perdidas. A propósito, ficaremos no Hostel Tango Inn Soho. Se alguém for estar lá neste período, deixe um recado.

Diego Medeiros
Diego MedeirosPermalink

Boia…
tenho viagen pro dia 16 / 07 quero cancelar mas tenho q pagar a multa de 1.000 reais… e agr? entro na justuçA contra esse abuso?

Diego Medeiros
Diego MedeirosPermalink

Boia...
continuei na duvida si esta certa ou nao a cobrança da multa...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diego! Tente o juizado de pequenas causas!

Diego Medeiros
Diego MedeirosPermalink

vc acha q terei chances? oq os amigos com viagens marcadas pro dia 16 estao fazendo?

bj

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diego! Leia os comentários dos posts desta série:

https://www.viajenaviagem.com/category/agora-e-cinzas

Pablo
PabloPermalink

Olá
Sabe onde posso obter mais detalhes sobre a travessia de ônibus de Bariloche a Puerto Varas? Estarei lá somente em setembro, mas já fico um pouco preocupado. Não pretendo fazer o Cruce de Lagos, pois o orçamento não encaixa em uma viagem de mochileiro.
Caso a fronteira esteja bloqueada, há um outro caminho para ir para Pucon?
Desculpe o excesso de perguntas, ficarei muito grato se puder me ajudar.
Ah, meu roteiro inicial é bariloche (avião), puerto varas, pucon e santiago de onibus e lá mesmo em santiago pego o voo de volta. Então, poderei fazer um trajeto alternativo, desde que chegue em Santiago. Porém, meu sonho é ir pra Pucon e subir o Villarica.
Valeu

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pablo! Até setembro a fronteira deve estar aberta, não se estresse com tamanha antecedência!

Marta Denise
Marta DenisePermalink

Estou com uma viagem agendada para Bariloche no dia 12 de julho de 2011. Alugamos uma casa lá e já pagamos 50% do valor total. Se a empresa aérea cancelar nosso voo poderei pedir restituição do valor pago pela casa na locadora do imóvel. Eles já deixaram claro que não vão nos restituir. Como devo proceder?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marta! Infelizmente não temos como processar aqui no Brasil um prestador de serviços argentino.

vanessa
vanessaPermalink

Eu fui olhar no site da Aerolineas e meu vôo não está nem em cancelado e nem reprogramado, mas está lá ele sem nenhuma informação. Pq é dia 15, será que devo ligar pra lá pra saber o que fazer?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! Os vôos estão reprogramados apenas até o dia 14. Com sorte, dia 15 a Aerolíneas já pode ter resolvido voar direto a Bariloche...

claudia
claudiaPermalink

Oi, pessoal!!!!
E a LAN, alguma manifestação sobre seus passageiros / voos de/para Bariloche??

claudia
claudiaPermalink

Será que a Vanessa Olivatti fez mais algum depoimento??
Temos boas novas?? Os videos dela são maravilhosos e esclarecedores!!!!

Tudo de bom pra vocês...

Gerivalda
GerivaldaPermalink

Oi, pessoal
Passei pela mesma aflição de vocês, fiquei até as horas próximas ao embarque com dúvida, pois na noite anterior ao embarque saiu a notícia de que as cinzas poderiam vir para para o Rio Grande do Sul. Enfim, embarquei dia 02/07; esperei a LAN cancelar o vôo ( 03 dias antes dá para saber se vão cancelar), comprei pela internet passagem de ônibus Tutto Letto ( muitissimo confortavél) de Buenos Aires para Bariloche e vôo pela Aerolineas de Bariloche para Buenos. Como o aeroporto, ainda não abriu, vão nos levar de ônibus até Esaquel e de lá até Buenos de avião. Muita gente tá fazendo isso, é muito tranquilo. A cidade está um pouco suja, sim, mais ainda quando se afasta do centro, mas nada que mereça uma desistência da viagem. Os lagos estão lindos, em alguns poucos lugares vemos os vestígios das cinzas, nas ruas paralelas às principais, quando os carros passam levantam um pouco de poeira. Senti muito foi porq

Eduardo
EduardoPermalink

Oi Gerivalda, muito bom seu comentário. Você poderia informar se a LAN devolveu o dinheiro ou apenas ofereceu um crédito para usar no futuro?

Adriano
AdrianoPermalink

Embarco amanhã para Porto Alegre e de lá para Buenos Aires. A Aerolineas remarcou minha ida para Bariloche via Esquel para sábado. O hotel em Buenos Aires de sexta-feira para sábado será pago pela Aerolineas.

Não fiz nada, tudo foi remarcado pela Aerolineas via CVC, onde comprei as passagens.

Jan
JanPermalink

Ola Adriano, que boa noticia! Também vamos com CVC saindo de Poa dia 15/07 e ainda estou no aguardo da confirmação pela CVC. Por favor confirme quando chegar se foi tudo tranquilo. Boa viagem e aproveite!

Marcio
MarcioPermalink

No Site da LAN as saídas para o dia 09/07 Buenos Aires - Bariloche já estão aparecendo como PROGRAMADAS. Vamos torcer para que não sejam canceladas. Dia 08/07 já esta aparecendo CANCELADO.

LA4342 Saída programada a 08:40.
Saída Chegada

Origem: Buenos Aires Destino: Bariloche
Data e hora programada: 09/07/2011 às 08:40 hrs. Data e hora programada: 09/07/2011 às 11:05 hrs.
Data e hora confirmada: 09/07/2011 às 08:40 hrs. Data e hora confirmada: 09/07/2011 às 11:05 hrs.

LA4346 Saída programada a 11:55.
Saída Chegada

Origem: Buenos Aires Destino: Bariloche
Data e hora programada: 09/07/2011 às 11:55 hrs. Data e hora programada: 09/07/2011 às 14:20 hrs.
Data e hora confirmada: 09/07/2011 às 11:55 hrs. Data e hora confirmada: 09/07/2011 às 14:20 hrs.

LA4354 Saída programada a 17:05.
Saída Chegada

Origem: Buenos Aires Destino: Bariloche
Data e hora programada: 09/07/2011 às 17:05 hrs. Data e hora programada: 09/07/2011 às 19:30 hrs.
Data e hora confirmada: 09/07/2011 às 17:05 hrs. Data e hora confirmada: 09/07/2011 às 19:30 hrs.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcio! Obrigadíssima pela informação! Vamos xeretar (e torcer)!

marcelo de souza
marcelo de souzaPermalink

Tenho viagem marcada para bariloche dia 18 de julho, pretendo passar 4 dias e ir para Santiago por via terreste de ônibus e voltar para Recife de Santiago. Gostaria de saber se isso é viável em função de alguns depoimentos que a fronteira está fechada. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Ola, Marcelo! Por enquanto por terra não é possível. Você teria que atravessar ao Chile pelo Cruce de Lagos -- http://www.cruceandino.com -- que nesta época do ano requer um pernoite na ilha de Peulla. A fronteira terrestre, que fica perto de Villa La Angostura, permanece fechada.

A abertura da fronteira terrestre só será decidida no dia 10, e não está garantida.

http://www.laangosturadigital.com.ar/v3.1/home/interna.php?id_not=22480&ori=web

Márcia Ramalho Marinho

Estou c viagem programada para o Chile dia 14/7, passo três dias lá faço a travessia de dois dias dos lagos andinos e chego em Bariloche dia 20/7. Será q vai dar errado esse percurso de Bariloche? Vou ter que alterar toda minha viagem. Estou indo com minha família. Essa viagem foi programada há um ano. Depois iremos a Buenos Aires. Meu esposo faz questão de fazer a travessia dos lagos.
Márcia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia! A travessia dos lagos está funcionando. O que está fechado é a fronteira terrestre.

Márcia Habib
Márcia HabibPermalink

Bóia,
Meu vôo de amanhã (17:05 h.), para Bariloche, foi confirmado pela LAN.
Pelo visto, está tudo normalizado.
Estou tentando falar através do 0300, mas não consigo.
Vou dando notícias.
Márcia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olha! Que ótima notícia! mrgreen

Jan
JanPermalink

Maravilhaaaaa!!! por favor Marcia Habib nos confirme se deu tudo certo!!

ana cristina
ana cristinaPermalink

Ola a todos,

Uma amiga que esta em Bariloche me informou que levou 5 horas via Esquel-rodoviario-Bariloche.Disse que foi um sufoco.Entendi que esse foi o percurso só aereo.Alguem sabe informar quanto tempo leva normalmente esse percurso?
Ela comentou que ha pouca neve.muita cinza,pouco turista mas,que valeu a pena.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Cristina! São duas horas e meia de avião entre Buenos Aires e Esquel, mais quatro horas de ônibus entre Esquel e Bariloche.

Márcia Habib
Márcia HabibPermalink

Bóia,
Más notícias... a LAN acabou de fazer contato... comunicou que todos os vôos para Bariloche estão cancelados até o dia 15/07.
Informações equivocadas no site. Disseram que vão atualizá-lo.
Que pena!

Márcia Habib
Márcia HabibPermalink

Amigos, desculpa o banho de água fria!
Meus filhos comemoraram e agora lamentam... coitadinhos...
Muito desorganizada essa LAN...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcia! Peninha mesmo. Mas seria difícil a Lan retomar os vôos sem que isso fosse manchete ao menos no site local de Bariloche...

Hugo
HugoPermalink

Olá todos! Esta LAN é mesmo muito desorganizada e desonesta. A empresa simplesmente me cobrou multa por alterar o voo Buenos/Bariloche , para Neuquem, que também foi cancelado depois. Alem da cobrança de multa, não estorna o valor da passagem nem da multa! Pelo visto vai ter que pagar através do tribunal especial de relações de consumo. É o que sugiro a TODOS vcs fazerem , pois estamos sendo tatados como PALHAÇOS por estes idiotas!!!

Leticcia
LeticciaPermalink

Oi pessoal.. muitas informações esclarecedoras, estou acompnhando o site dia a dia. Tenho viagem marcada pra Bariloche pela CVC, (fretamento Curitiba x Bariloche com a TAM), pra dia 16/07. A princípio a viagem está mantida. Mas é provável que a TAM siga o mesmo procedimento de vôos da LAN. A LAN esta cancelando TODOS? Não vai voar via Esquel? A aerolineas cancelou todos os vôos até dia 16/07 já... mas haverá vôos via Esquel, conforme o site:
Voos Cancelados: (días 10 a 16 julho 2011)

AR2690/1 (10 a 14 julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR2883 (10 a 13 julho)Rio Gallegos-Aeroparque
AR2831 (10 a 13 julho) Cdro. Rivadavia-Aeroparque
AR2632/3 (10 a 16 julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR2634/5 (10 a 16 julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
http://www.aerolineas.com.ar/arg/main.asp?idSitio=BR&idPagina=68&idIdioma=po&cmbPrensa=778

Então é provável que ninguém pouse em Bariloche antes do dia 16... mas tenho esperança de que a TAM faça o mesmo que a Aerolíneas, voando via Esquel. valeu, sorte pra todos nós que queremos muito ir pra lá....

rute de Oliveira Peixoto

estou levando meu filho para bari dia 22/07 e o interesse total dele e snow..se estiver sem condiçoes ele vai ficar muito frustrado e gostaria de poder prepara-lo se necessario- portanto- pergunto- dia 22/07, ou seja, em 14 dias qual a chance de ja termos neve o suficiente para snow/esqui???
fico grata pelas respostas...

Andre L.
Andre L.Permalink

Neve em Bariloche já há. Quanto a condições específicas para esquiar, depende-se de ventos, neve na medida certa etc.

neida basile
neida basilePermalink

Boia, boa noite.
Por gentileza,tem como me informar se o passeio PIEDRAS BLANCAS, onde tem Ski bunda, é longe do centro de Bariloche?
Irei embarcar dia 16/07 com dois adolescentes, e como ninguem sabe skiar, seria uma ótima opçao, isso é se vai estar aberta esta estação, estou na fé.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Neida! Piedras Blancas fica no Cerro Otto, que é o mais próximo do centro de Bariloche. Uma corrida bobinha de táxi te leva lá, mas também é possível ir de trânsfer.

O complexo ainda não abriu porque ainda não nevou o suficiente. A última postagem no Facebook do Piedras Blancas fala em "quase pronto para abrir".

Estavam previstas nevascas para este fim de semana, vamos acompanhar.

Veja o site em espanhol, que é mais completo do que a versão em português:
http://www.piedrasblancasbariloche.com/

Veja o Facebook do Piedras Blancas:
http://www.facebook.com/piedrasblancasbariloche

Dulce
DulcePermalink

Leticia, verifica se a TAM pousa em Esquel, pq a LAN não o faz,por isso esta cancelando os vôos. Eles não tem como dar a opção que a Aerolineasargentinas esta fornecendo (alias,graças ao governo da provincia de Rio Negro, do qual Bariloche e Esquel fazem parte ). Bj e sorte!

rose
rosePermalink

Ola tenho vôo para Bariloche dia 10/07,como minha agencia não tinha informações, hj estive diretamente no escritorio da Aerolineas Argentinas situado na AL. Santos 2441, fui super bem recebida, mostrei minha reserva que era sp/ bariloche,e a atendente me informou que os vôos para Bariloche estavam suspensos mas eles estavam oferecendo via Esquel, ou estavam efetuando o reeembolso integral, mas os passageiros precisam solicitar, como via tel é humanamente impossivel fui pessoalmente e não me arrenpendi, mudei minhas passagens, escolhi os lugares no vôo, e sai de lá com o bilhete emitido e confirmado.
A atendente até comentou que tem passageiros que ja estão em Bariloche e ligaram para adiar o retorno, pois esta muito atrativo lá, com valores abaixo da media e o volume de turista tambem, tornando a viagem interessante economicamente, sem contar que este final de semana esta previsto nevadas significativas.
Ai depende de cada um, eu me disponibilizei a aventura, vou com meu marido e dois filhos, como aqui tenho

A Bóia
A BóiaPermalink

Este post está desatualizado e fechado para comentários.

Veja informações atualizadas aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/bariloche-via-esquel-confusao-na-aerolineas-novidade-na-lan/