Andes (CVC) já usa aeroporto de Bariloche; Lan e Aerolíneas, não

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Andes

Os leitores foram os primeiros a saber -- e a passar a notícia adiante: no começo da noite de sexta (dia 29), saiu no site da Agência de Notícias Bariloche que ainda naquela noite pousaria no aeroporto de Bariloche um avião da Andes vindo do Brasil, em vôo fretado da CVC.

A notícia foi confirmada por outro site local, o Bariloche 2000, que anunciou a aterrissagem do avião ocorrida às 21h29.




Juntando as duas notícias, ficamos sabendo que 1) o avião saiu de Porto Alegre; 2) a empresa planeja operar todos os vôos fretados deste fim de semana (incluindo os provenientes de/com destino a São Paulo) no aeroporto de Bariloche, desde que não haja mudança nas condições atmosféricas.

No início da madrugada os freqüentadores da caixa de comentários puderam ver a notícia sob o ângulo de um personagem: a leitora Álison Karina, que estava no vôo. Assim que teve acesso à internet, ela comemorou a chegada:

Os comentários da Álison Karina

Ou seja: assim como na primeira aterrissagem da Andes, dia 18 de julho, os passsageiros não tinham sido avisados de que desceriam direto em Bariloche.

Comentário de Álison Karina

Só que, à diferença da outra aterrissagem, quando o avião só pousou em Bariloche porque Esquel estava fechado por neblina, desta vez o uso do aeroporto de Bariloche foi deliberado. Tanto que os sites locais (e os antenadíssimos leitores que compartilham informações aqui no VnV) já sabiam. Na manhã seguinte ao desembarque a Álison comentou:

Comentário de Álison Karina

E as outras cias., quando vão descer direto em Bariloche?

Infelizmente continuamos sem resposta para esta pergunta.

A situação da Andes em Bariloche apenas reproduz o que já acontece em Chapelco (San Martín de los Andes), que desde a semana passada voltou a ser usado por fretamentos, mas não por vôos regulares.

O que a imprensa de Bariloche comenta é que, sem a vinda de um certo "avião verificador" da Aeronáutica argentina, Aerolíneas e Lan não poderiam voltar a operar no aeroporto.

Os vôos da Andes continuaram operando por Bariloche durante o fim de semana. Vamos ver se isso vai influenciar/apressar a retomada da rota direta pelas outras cias.

Mais duas boas notícias no dia!

Em Villa La Angostura, reabriu Cerro Bayo!

E comenta-se que o Paso Cardenal Samoré (fronteira terrestre Argentina-Chile mais próxima de Bariloche) pode reabrir para carros e vans no próximo sábado.

Vamos ao rescaldo da situação na manhã de 30 de julho, sábado:

Neve em Bariloche

Os últimos depoimentos têm sido sorridentes. Muita neve na cidade, todos os cerros operando.

Lan e Aerolíneas

Passageiros da Lan têm falado bem do processo de remarcação dos vôos e da assistência em terra quando os aeroportos fecham. Em princípio a Lan vai operar até o dia 14 de agosto via Esquel; os passageiros precisam remarcar seus vôos por esta rota alternativa via site.  Caso o aeroporto de Bariloche seja retomado, passageiros com reservas via Esquel serão automaticamente reacomodados nos vôos diretos. Ainda não foi divulgado esquema da cia. para vôos a partir do dia 15.

Já a Aerolíneas continua cozinhando seus passageiros com reservas a Bariloche. Eles são enrolados até a penúltima hora, quando então lhes é dada a opção de remarcar via Esquel. As informações via site são liberadas a conta-gotas, e sempre sujeitas a reviravoltas. Neste momento, todos os vôos diretos a Bariloche estão cancelados até o dia 3 de agosto. Depois disso, não se sabe -- não existe uma política clara, como a da Lan. Como se não bastasse, a cia. parece praticar uma espécie de loteria com seus passageiros. Os cancelamentos são freqüentes e a assistência em terra é sofrível.

Ônibus de Esquel a Bariloche

São coordenados com a chegada dos vôos. A viagem dura entre 4 e 6 horas, dependendo da quantidade de neve que houver na estrada. Leve lanche.

Cruce de Lagos e Paso Cardenal Samoré (fronteira terrestre)

Por enquanto a única maneira fazer a travessia de fronteira entre Chile e Argentina é pelo Cruce de Lagos. Pela operadora oficial o trecho Chile-Argentina é feito em dois dias, com pernoite obrigatório em Peulla, num dos dois hotéis da companhia. A volta Argentina-Chile pode ser feita em um dia. A leitora Kathleen, porém, andou pesquisando e descobriu que a TurisTour em Puerto Varas e a Turisur em Bariloche vendem a travessia num dia só, sem pernoite em Peulla, nos dois trechos.

A fronteira rodoviária mais próxima, o Paso Cardenal Samoré, continua fechado. Talvez reabra no próximo sábado dia 6. Quando aberto, deve ser liberado apenas para veículos leves. Isso aparentemente não inclui ônibus, mas abrirá a possibilidade de fazer a travessia por vans; acredito que as agências locais se encarregarão disso.

Aeroporto de Chapelco

Está sendo usado apenas para vôos fretados. Aerolíneas não se manifesta sobre retomada de vôos.

Villa La Angostura

Cerro Bayo reabriu. O Bosque de Arrayanes está visitável apenas por via lacustre.

Demais estações argentinas e chilenas

Todas operando e com neve. As tais nevascas do Chile que apareceram no noticiário de TV do Brasil não estavam no seu caminho.

Ushuaia, porém, apresenta problemas de transporte. Na sexta-feira havia 300 brasileiros ilhados sem vôos da Aerolíneas para voltar para casa, informa a CBN.

Relatos de quem está em Bariloche

A caixa de comentários deste post está repleta de depoimentos deixados por leitores que se encontram em Bariloche. Clique para ler (e também aqui, e aqui).

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


181 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Sueleide
SueleidePermalink

Que notícia maravilhosa!! Agora é só aguardar... Estou botando fé que no dia 14/08 já estarei indo direto para Bariloche via LAN... Temos que acreditar!!

Boa sorte a todos!!

Gislene
GislenePermalink

Olá, acabei de chegar do aeroporto de Guarulhos, nao consegui mudar nada ficou aquele jogo de empurra empurra entre as duas lojas da LAN e a TAM ENFIM vou ter que aguardar ate mais proximo da viagem para que apareça que o nosso voo foi cancelado para a TAM remarcar, fui na ANAC e o procedimento das duas lojas esta correto vou ter que aguardar.
Toda esta canceira porque estou indo de milhas
Agora e torcer

abracos

Gislene
GislenePermalink

Ola acabei de chegar do aeroporto de Guarulhos e nao consegui trocar o meu trecho de BA para Bari por estar indo de milhas ficou um jogo de empurra empurra das duas cias voce pode ver com a sua agencia como eles conseguiram mudar o trecho para que eu possa seguir a mesma linha ja que a sua passagem tambem e de milha.
Fui na ANAC que tambem nao ajudou em nada eles me informaram que as duas cias estao corretas que quem deve trocar o trecho e a TAM mas a TAM so pode trocar este trecho quando ela e informada pela LAN que o voo nao vai acontecer par o local vendido enfim tenho que aguradar
abracos

Sueleide
SueleidePermalink

Oi, Gislene! A questão é que você comprou todo o trecho com milhas e no meu caso eu só comprei Maceió-BAS com as milhas. O trecho de BAS para Bariloche eu comprei separado com a LAN... Realmente vai ser complicado trocar as passagens antes de serem canceladas.
Boa sorte!

Lauro
LauroPermalink

Viajo dia 05/08 para Bariloche pela AA comprei voo direto de São Paulo/Bariloche, até ontem meu voo estava confirmado no site da AA, hoje tive uma surpresa ao entrar para verificar meu voo, eles remarcaram para sair de São Paulo voar até Buenos Aires esperar 5h no aeroporto e ir para Esquel... Porém eles ainda não me avisaram da alteração formalmente por tel ou e-mail, eu que por curiosidade vi isso no site na consulta de reservas. Detalhe meu voo para Bariloche inicialmente estava previsto para sair as 10:45 e agora com a alteração indo pra Buenos Aires esta programado para as 7:00h talvez por isso muitas pessoas ficam aguardando horas no aeroporto para serem realocadas em outro voo... Espero que de tudo certo, estou confiante que chegarei em Buenos Aires conforme me programei!!!

Então aconselho a todos que verifiquem seus voos no site diariamente...

Paula SSA
Paula SSAPermalink

Olá Fabio veja o blog de Cristina ela esta lá com a família http://viagemdefamilia.blogspot.com espero que te ajude . Boa viagem!

Lali
LaliPermalink

Amei o seu blog, pra mim, está sendo muito útil

Ane
AnePermalink

Fui na loja da AA em Porto Alegre e fui bem atendida, não tinha ninguém. Consegui remarcar tranquilamente e sem custo minha viagem do Aeroparque para Esquel dia 10/08.
Pode até ser que na hora dê confusão, conforme os relatos do pessoal aqui no blog, mas até agora não me incomodei.
Aconselho a quem puder que vá direto em uma loja, o atendimento é ágil e fica tudo acertado na hora.

Lali
LaliPermalink

Ué, já está definido a ida por Esquel nesta data? Eu vou 1.08 e tinha esperanças ainda de ir direto p/Bari...

Ane
AnePermalink

Se a coisa se normalizar vai direto, a mesma coisa que diz a LAN. Mas já consegui remarcar pra garantir.

Lali
LaliPermalink

Desculpe, eu vou 12.08

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lali! Como você pode ler no texto e nos comentários, ainda não há previsão de quanto as cias. regulares vão retomar os vôos diretos.

Por favor leia o texto principal, está atualizado.

Danielle
DaniellePermalink

Pois é, a Aerolineas enrola demais, hoje liguei para saber a situação, pois viajo dia 12 tbm, e fiquei sabendo que se houver mudanças, ficaremos sabendo só dois dias antes, isso é um absurdo..

Lali
LaliPermalink

OI Danielle,
qual o horário do seu vôo? O meu sai do Rio 6:35h e de BsAs 12:05h, se não me engano...

Danielle
DaniellePermalink

Oi Lali,meu vou sai de SP as 23:30 e do AEP as 2:35..
me passa seu face ou orkut p gente trocar informações?

Lali
LaliPermalink

Facebook Lali Rabello. Meu e-mail, lalirabello@yahoo.com.br

Danielle
DaniellePermalink

Já te add
Obrigada

viviane
vivianePermalink

Acabei de ver no www.aa2000.com.ar que pousou mais um voo da Andes em Bariloche as 09:42 da manhã procedente de Buenos Aires.

Débora
DéboraPermalink

Mais um avião pousou hoje, às 13:00.

Denis
DenisPermalink

Informação extraída agora do site da AA:

Buenos Aires (Aeroparque) San Pablo Cancelado (del 1 al 31 Agosto, excepto dias 7, 14, 20, 21, 27, 28) )
San Pablo Buenos Aires (Aeroparque) Cancelado (del 1 al 31 Agosto, excepto dias 7, 14, 20, 21, 27, 28) )

Alguém tem mais alguma informação?
Minha viagem será dia 16/08 para Bari pela AA, estou muito preocupado...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denis! Há vários vôos por dia entre São Paulo e Buenos Aires pela Aerolíneas. Você deve ter copiado o cancelamento de um vôo específico, não de todos.

TRIGO
TRIGOPermalink

Essa notícia é excelente, pousar direto em Bariloche, porque em Esquel é muito confuso, pequeno e sem estrutura. O saguão é tão pequeno que é difícil sair e entrar nele, não dá para todo mundo ficar lá dentro. As nossas malas ficaram mais de meia hora lá fora, na chuva de neve, enquanto fazíamos o chek-in. Os ônibus em Esquel já ficam esperando os passageiros e levam até o aeroporto de Bariloche. Na parte de cima do aeroporto tem uma lanchonete, dá para comprar coisas para beber e comer. A Aerolíneas Argentinas não dá informação alguma. Precisa entrar no site diariamente. E mais, muitas pessoas tiveram seus vôos cancelados após terem feito o chek-in. Ou seja, viajar na AA é pura sorte, até o avião decolar tudo pode acontecer. Outra coisa, nosso vôo do dia 29 atrasou mais de 2 horas porque o Aeroparque em Buenos Aires estava fechado por causa das cinzas vulcânicas. Também havia muita gente aguardando vôo da AA porque no dia anterior havia sido cancelado em razão da tripulação ter extrapolado o horário de trabalho. Disseram-nos que Esquel é uma cidade muito pequena, sem estrutura, e que o hotel é péssimo. Não há ônibus diretos de Esquel para Buenos Aires, somente de Bariloche. Bariloche está com preços excelentes,as pessoas são super gentis e o Cerro Catedral está maravilhoso, com muita neve.

Aconselho também a tomar o chocolate quente da Mamuska. É muito especial, difícil tomar um igual.

Boa sorte a todos,
Márcio.

Lauro
LauroPermalink

Pessoal meu vou foi alterado para Esquel e alguém sabe me dizer se a AA oferece o serviço de transporte de onibus de Esquel até Bariloche ou terei que pagar para ir até Bariloche??? Se vou pagar sabem me dizer quanto e quais as empresas de onibus?

Grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lauro! O transporte é coordenado com a chegada dos aviões em Esquel e é bancado pela província de Río Negro, onde está Bariloche. Se você já está confirmado no vôo, não há mais nada a providenciar.

Gislene
GislenePermalink

Boia

Hoje estive no aeroporto de Guarulhos na loja da TAM tentando mudar o meu trecho de BA para Bari via LAN para Esquel e nao tive sucesso ficou um jogo de empurra empurra das 2 cias e sai de la sem nenhuma solucao, e para o meu desespero fiquei sabendo na loja da TAM que pode acontecer de eles cancelarem ate a minha ida para BUENOS AIRES que deve ser no dia 13/08 caso o meu trecho seja cancelado mesmo que sera no dia 14/08 para Bari como estou indo de milhas eles podem fazer isto mesmo?
abracos

Sueleide
SueleidePermalink

Oi, Gislene! Eu também estou indo de milhas pela TAM, mas só é até Buenos Aires... De lá até Bariloche eu comprei pela LAN... Você conseguiu todo o trecho até Bariloche com milhas? No meu caso eu também tive problemas para alterar, mas foi por causa da agência que não estava conseguindo fazer a mudança sem cobrança de diferença de tarifas, mas depois de uma semana eu consegui...

Lise
LisePermalink

Sueleide, tb vou de milha ate Buenos Aires, como vc solicitou a mudança pela Tam. Tentei mudar os horarios, mas eles alegaram que o meu trecho era independente e que não poderiam alterar sem tarifar!?

Sueleide
SueleidePermalink

Oi Lise! Eu só alterei o trecho Buenos Aires - Bariloche que comprei pela LAN... O trecho Maceió-Buenos Aires eu usei as milhas pela TAM e não alterei... Acredito que não tenha como alterar realmente, pois você deve perder um percentual das milhas...

Gislene
GislenePermalink

Sim o meu trecho e todo de milhas ate Bari

Carol
CarolPermalink

Meu voo para Bariloche sairia de Ezeiza dia 2 de agosto, mas entrei nos ite da AA agora e consultando meu voo aparece agora que ele será no dia 2 de agosto, mas do Aeroparque para Esquel ao meio dia.
Tinha esperanças que iria direto para bariloche...mas pelo visto não é o que vai acontecer. O voo de volta dia 7 de agosto tbm está confirmado saindo de Esquel...

Tito
TitoPermalink

Olha a verdade e so uma. Se a Aerolineas e a Lan comecarem a pousar em Barriloche poderemos dizer que precisou uma companhia brasileira para mostrar a estes incopetentes o que e competencia .

Álison Karina
Álison KarinaPermalink

Conversei com a minha coordenadora CVC agora a noite, e a intenção é continuar descendo em Bariloche de agora em diante. Ela nos disse que provavelmente seremos o 1° voo a chegar e sair por Bariloche...

Wallace e familia
Wallace e familiaPermalink

Estamos em BRC. Saímos de GRU as 15:45, pela Andes, fretado pela CVC. Pousamos em BRC, tudo dentro do previsto. Esta fazendo -1 grau. Amanha vamos iniciar os passeios. Segundo relatos, nevou muito nos últimos dias. Trarei mais notícias, conforme realização dos passeios.

Álison Karina
Álison KarinaPermalink

Fiquei muito feliz em ter dado essa notícia em 1° mão como passageira. E claro, por ter estado nesse voo.

Para os que tem receio em vir (assim como eu a alguns dias atrás), saibam que cinzas tem, por baixo. Em cima NEVE. As cinzas não atrapalham em nada. Meu 1° dia foi maravilhoso.

wilson
wilsonPermalink

chegamos hj dia 30/07/2011 venham sim galera nada é do q as pessoas estão falando daqui lindo lindo muita neve. todas as partes de ski estão abertas.

Leonardo
LeonardoPermalink

Amigo Boia.
Gostaria de uma ajuda referente a minha viagem.
Estou indo pra Chapelco e Pucon no dia 15/08. Vou de avião pra Bariloche ou Esquel, e de lá aluguei um carro pra ir pra Chapelco, vamos passar 6 dias em Chapelco e depois de carro pra Pucon ficar mais 6 dias, na volta vamos direto de Pucon pra Bariloche pra pegar o voo de volta.
Queria sua ajuda pra me informar qual o melhor caminho que devemos faze de carro nestes percurços. Qual as estradas que devemos pegar, mais seguras. Vamos dirigir a noite, se isso é perigoso.
Qual rota devemos fazer? Qual fronteira devemos passar para entrar no Chile para ir pra Pucon.
Agradeço des de Já.
Obrigado
Leo

Andre L.
Andre L.Permalink

Vamos por partes.

Em primeiro lugar, ceritifique-se das formalidades necessárias para cruzar a fronteira.

Agora, quanto à parte prática: JAMAIS dirija a noite em áreas de cordilheira no inverno. Pode nevar - forte -, e tudo o que vc não quer é ficar isolado, preso em uma nevasca. De dia ou de noite, sempre leve roupas apropriadas, água, e comida básica (cereal em barras, e outras coisas) para qualquer emergência que te obrigue a ficar parado várias horas. É improvável, mas é bom se prevenir. Principalmente no tocante a ÁGUA.

O melhor caminho no inverno é cruzar para Osorno atraves do Paso Cdn. Samoré, que está fechado e deve ser reaberto na próxima sexta-feira ( http://www.laangosturadigital.com.ar/v3.1/home/interna.php?id_not=22902&ori=web ). Há outros dois postos fronteiriços, mas um é pavimentado só do lado argentino, outro só do lado chileno. No restante, pista com boa proteçõa de cascalho. Não é uma trilha, é uma estrada, mas sem veículo 4x4 não é recomendada no inverno pelo risco de neve.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonardo!

Pucón está a 500 km de Bariloche e 800 km de Esquel, que é onde você periga pegar o vôo de volta.

Se você faz questão de ir a duas estações de esqui na mesma viagem, faz mais sentido nesta temporada de cinzas e inconvenientes logísticos ir por Santiago e combinar Pucón com Chillán.

Luiz Scursoni
Luiz ScursoniPermalink

Pessoal, tinha reserva pela AA dia 11/08, comprada na Decolar.com.
Liguei ontem na Decolar, e fui informado que a AA estava autorizando os clientes à cancelarem as reservas sem multa, ou trocar as datas no prazo de 12 meses, tb sem multa. A atendente da Decolar, disse que a Decolar está orientando aos passageiros que cancelem suas reservas, pois muitos passageiros estão ficando em Buenos Aires, sem vaga no voo para Esquel. Resumindo: uma loteria.
Fiz o cancelamento. Já comprei na própria Decolar, para o mesmo dia, pela LAN, saiu um pouco mais caro, mas agora estou tranquilo. Se não houver fechamento de aeroporto, o que ninguem pode prever, sei que minha viagem está garantida.
Minha viagem é SP/Aeroparque - Aeroparque/Esquel/Bariloche.
Como eu disse, estou mais tranquilo.
Ahhh, cancelei meu hotel tb, achei outro do mesmo nivel, mas na Mitre, e mais barato.
Boa sorte a todos.

Lali
LaliPermalink

É mesmo? A minha agência de viagens não me informou isso na sexta (29.07).

Danielle
DaniellePermalink

A submarino não sabe de nada.. não tem informação... eu qria ir de Lan tbm...

Evandro Batista
Evandro BatistaPermalink

Ola pessoal!
Retornamos ontem de Bari via Esquel.
A neve em Bari esta muito boa e o Cerro Catedral esta numa condicao excelente para nos q gostamos de esquiar. Todo atendimento normalizado.
Agora vamos ao inaceitavel:
Como se sabe, essa tal de Aerolineas Argentinas e uma cia estatal, ou seja, nao tem dono e nem comando. Alem disso, a maioria de seus avioes encontra-se em estado deploravel. Verdadeiras sucatas.
Em varios contatos com funcionarios da A. Argentinas, alguns atenciosos e envergonhados pela situacao, ficamos sabendo que a empresa nao tem honrado seus compromissos, estando com os salarios muito atrasados.
Ainda nao vi noticias aqui, mas esta ocorrendo um movimento de greve na AA. Ontem, 30/07, qdo estavamos no Aeroparque, vimos o cancelamento da maioria dos voos da AA.
Tb ontem, qdo tentavamos embarcar de Esquel p/ BsAs, foi noticiado pelos atendentes q o proximo voo estava cancelado pq o piloto se recusava a voar sem receber os salarios atrasados. Essa e a realidade dessa vergonha de empresa. Uma vergonha!
A Anac ja deveria ter proibido essa tal de Aerolineas operar no Brasil, pois essa situacao se arrasta ha anos, independentemente de intemperies. Vulcao e so uma desculpa.
Para piorar, voltamos ao Brasil sem uma mala grande da minha filha, com todos os pertences dela, inclusive roupas de esquiar. A A. Argentinas Perdeu nossa mala no voo de BsAs p/ Esquel. Agora, como receber de uma empresa publica q nao esta pagando nem salarios e a Argentina esta em moratoria? Nao paga ninguem?
Antes de embarcar nessa empresa "furada", com avioes sucateados e funcionarios sem receber, pense 2 vezes........

gabebritto
gabebrittoPermalink

Uma vez, voltando de BsAs para POA com a Aerolínieas Argentinas, deram um caô de que entraríamos em turbulência e não poderiam servir o jantar. Após 1h de calmaria total, disseram que não havia mais tempo para servir, porque já iriámos pousar.

Desde então, nunca mais voei com eles e, quando me perguntam sobre a companhia, digo que ela só vale em trechos curtos, com preço fucking amazing irresistível.

Juliano MS
Juliano MSPermalink

Olá Evandro Batista,

Meu nome é Juliano, sou advogado aqui em Curitiba e gostaria de dizer algumas palavras para você, principalmente quanto aos procedimentos em relação às Companhias Aéreas,

É muito importante preencher o Relatório de Irregularidade de Bagagem da Companhia Aérea, contudo, lhe dou um grande conselho, não aceite indenização alguma oferecida pela Aerolineas Argentinas baseada na Convenção de Montreal ou de Varsóvia, é esmola, não vale a pena,

Falo com experiência, tanto em causa própria, como em caso de clientes, nessas situações, a Justiça aplica o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil de modo pacífico, tanto para ressarcimento dos danos materiais como dos danos morais, que ao meu ver, é muito maior no seu caso,

Ajuizei minha primeira demanda em 2008, contra uma Companhia Estrangeira por perda temporária de bagagens, ao desembarcar em Miami, minhas malas chegaram apenas 5 dias depois, ganhei R$5.000,00 de danos morais e R$800,00 de danos materiais, nessa mesma época, ajuizei também outra contra uma Companhia Nacional, por atraso e posterior perda de conexão, ganhei R$3.200,00. Tenho um cliente que teve extravio temporário de bagagens na IDA e na VOLTA, e ganhou R$8.000,00,

Cito os caso ocorridos acima apenas para demonstrar que não vale a pena aceitar passivamente as condições de tratamento das Companhias Aéreas, segundo a ANAC, em 2010, foram 7.170 ocorrências envolvendo bagagens , duvido muito que 70% desses 7.170 procuraram a justiça, somente quando todos nós procurarmos nossos direitos é que as condições dos passageiros irão melhorar. Isso sem contar com as situações de atraso, overbooking e cancelamentos,

Por fim Evandro, se ainda não fez, entre em contato com um advogado de sua confiança para ajuizar o quanto antes sua ação indenizatória!

Um Abraço!

Evandro Batista
Evandro BatistaPermalink

Pessoal.
Quem for viajar entre Esquel e Bari, levar lanche e muuuiiiito agasalho pq alguns onibus nao tem aquecimento e no trecho ha muita neve com muito frio. Fizemos essa viagem ontem pela manha e a friagem nao deixou ninguem dormir....

Evandro Batista
Evandro BatistaPermalink

Pessoal.
Postei uma msg grande q nao apareceu aqui. Vou repetir resumidamente:
Voamos pela Aerolineas Argentinas e tive varias oportunidades de conversar com funcionarios no Brasil e na Argentina. A situacao e:
Os funcionarios nao estao recebendo salarios. Por causa disso, qdo estavamos em Esquel ontem, um voo foi cancelado pq o piloto se recusou a voar sem receber. O pequeno aeroporto estava lotado e nao sei como arrumaram. Essa informacao foi dada publicamente pelos proprios funcionarios da Aerolineas q trabalhavam em Esquel. Informacao oficial. Vimos em Bs As varios voos da AA cancelados ontem pq o pessoal nao quer trabalhar com salarios atrasados.
Para piorar, uma mala grande da minha filha sumiu no voo de Bs As p/ Esquel, no dia 23/7 e ate hj nada... Sei q vamos ter dificuldades para receber, pois a cia nao tem pago nem salario....
Antes de embarcar nos avioes sucateados da AA, pense 2 vezes...

Lali
LaliPermalink

Se eu soubesse, tinha comprado pela Lan... Mas agora não consigo vôo da Lan para a data marcada. Não sei se arrisco, ou se cancelo, vou 3 crianças, uma de 3 anos...

Evandro Batista
Evandro BatistaPermalink

Nao podemos nos esquecer q nao faz muito tempo que o controle dessa A. Argentinas foi passado a Iberia que o devolveu em seguida por considerar a empresa inviavel. Hj ela continua como uma empresa estatal argentina, ou seja, sem dono. E um desmando so. Nao ha a quem reclamar nada. Uma bagunca generalizada.

Regiane Fattori
Regiane FattoriPermalink

Viajo para Bari dia 10/09 de LAN, e mesmo sendo a 4ª vez, estou mto ansiosa.
Sobre a notícia dos vôos da Andes no site Agência de Notícia Bariloche, tem um comentário interessante: "La Secretaría de Turismo local agradeció públicamente a la empresa aérea por ser la "única" que confía en lo expresado, que el Aeropuerto se encuentra operable y pueden aterrizar sin inconvenientes cuando las condiciones climáticas lo permiten."
Agora, o que as autoridades estão esperando para que o tal avião verificador solicitado pela LAN e AA vá até Bariloche?

Camila Leal
Camila LealPermalink

gente,
tenho viagem marcada pro dia 18/08 para ir de bariloche para buenos aires pelas aerolíneas. estou querendo muito cancelar essa viagem.
alguem sabe me dizer se eles já estão fazendo cancelamentos sem o pagamento de multa?
grata

Luiz Scursoni
Luiz ScursoniPermalink

Camila, como eu já disse, cancelei sem pagto de multa, pela Decolar.

Karina
KarinaPermalink

Bom , não me resta nada além de esperar!!! Eu embarco 11/08 para BsAs e em seguida para Bariloche. Saio de SP, pela AA. as 07:00 da manhã, depois para Bari as 12:45. Tem mais alguém nesse vôo? não vi nada de cancelamento no site da AA. será que está td ok??
Ai Ai...

Luiz Scursoni
Luiz ScursoniPermalink

Karina, eu tb tinha esse mesmo voo. Como eu disse, cancelei e comprei pela LAN.

karine
karinePermalink

Olá,
gente, pf, não deixem de postar qq novidade neste espaço (q é o melhor)precisamos saber com brevidade qq notícia. Nessa altura do campeonato nossas decisões dependem do q postamos aq. Tenho voo BA a Bari pela AA no dia 14/8 amanhã tô indo na loja cerqueira cesar pra tentar alterar o voo para esquel, qq notícia posto aq.
Boa sorte pra nós.

Harley Dantas
Harley DantasPermalink

Oi Karine! Estou tbm indo dia 14/08 como vc e não estou otimista com as notícias não, minha esposa está grávida e estou em um grupo de 16 pessoas, e não sei se vai dar certo, vou para BsAs dia 09/08 e no dia 14/08 para Bariloche, tudo pela AA, mas estou com receio.
Boa sorte.

Adriana
AdrianaPermalink

Saimos de bariloche hj e estamos em Angostura. Se em bariloche quase nao temos consciencia das cinzas, a situacao aqui é de chorar. Amo villa, venho pra ca todos os anos e meu coracao esta triste...

Lali
LaliPermalink

Adriana, vc acha que seria possível ficar hospedade em Villa? O dono do hotel que reservei garante que a cidade está em perfeito estado, e que posso ficar aí tranquilamente... embora eu duvide, ele se nega a me devolver o dinheiro...

Anamaria Tavares
Anamaria TavaresPermalink

Saí de Bariloche pela Andes neste sábado, dia 30 de julho às 10:30. Teve atraso de 1 hora, mas bem melhor que embarcar por Esquel, que não tem estrutura alguma, fora a estrada. O outro vôo pela Andes, saiu 1 hora depois e correu tudo certo. Ficamos sabendo que o vôo sairia de Bariloche na noite anterior. Tudo de bom!!!
Pra quem ainda vai, tudo estará normalizado e aproveitem tudinho!!
Boa viagem!!

Paula SSA
Paula SSAPermalink

Olá Adriana, o Cerro Bayo já abriu? Conte mais o que esta acontecendo por aí, obrigada, estarei indo dia 10/08.

Camila Leal
Camila LealPermalink

ok. gostaria de saber se alguem consegui diretamente com a aerolineas e qual seria o telefone mais fácil para eu entrar em contato com eles. Não tem loja da aerolineas aqui em fortaleza e o 0800 não atende!

Adriana
AdrianaPermalink

O cerro bayo abriu, minha amiga foi la hj e voltou encantada. As fotos realmente estao lindas... Aqui embaixo é que esta muito triste, meu coração esta triste pq AMO a cidade... Estamos hospedados aqui. A cabana é ótima. Vamos ver se amanha me alegro um pouco, os dias estao lindos e hamuita neve no cerro bayo.
Falando nisso, hj comprei minhas passagens pra voltar de onibus a buenos aires. Nao acredito na aerolineas...

Lali
LaliPermalink

Como vc foi p/ Bariloche? De AA? Como foi a viagem?

Paula SSA
Paula SSAPermalink

Olá Lali, vc vai quando e em qual Cia Aerea?

Lali
LaliPermalink

Infelizmente, vou (ou não) pela AA... E vc? Vc vai ficar hospedada em Villa?

Paula SSA
Paula SSAPermalink

Oi Lali, vou ficar só em Bariloche mesmo, vou de TAM e LAN, o Hotel que sempre fico, cancelou a hospedagem não vai abrir esse ano, aí estou mudando, ainda não sei se fico no Kenton Palace ou Edelweiss, vc conhece algum desses?

Paula SSA
Paula SSAPermalink

Obrigada Adriana pela atenção.Boa viagem e aproveite bem a viagem.

Guilherme
GuilhermePermalink

Cheguei hj a Bariloche... Ainda tenho pouco a esclarecer. Qto a cidade muita cinzas mesmo mas ao q parece pouco atrapalham... Ja qto a aerolineas e tudo verdade .... Essa empresa e uma MERDA a prova que estatais nao valem nada mesmo... Ao que td indica os funcionarios estam boicotando a empresa... De SP ao Aeroparque td Ok.. Chegando la nosso voo sairia 9:20 embatcamos , taxiamos e na cabeceira da pista o aviao ficou 20 min parado entao fomos informados q o voo estava suspenso.. Alegaram o clima... MENTIRA um voo da lan tinha saido um pouco antes... Voltamos pro sagua ... La o caos imperava outro voo com destino a SP tinha sido cancelado.. Muita gritaria e bagunca no pequeno saguao... Menos de 30min embarcamos de novo ... Mais meia hora parado na pista ... Sem qualquer aviso o aviao decolou...

Suzana
SuzanaPermalink

Guilherme, e a viagem de ônibus de Esquel para Bariloche como foi ?

Wagner Veloso
Wagner VelosoPermalink

E os voos da Andes pousaram normalmente em Bari hoje, 31/07? No site www.aa2000.com.ar diz terem sido cancelados...

ADRIANO OURIQUE
ADRIANO OURIQUEPermalink

Galera , nessa confusão toda eu não tive problemas em vôos do RJ para Buenos Aires fui 25/07 e voltei 28/07 de Buenos Aires para Bariloche de ônibus , pela andesmar são 24 horas , 543 pesos(203 reais) só ida , e lanches e comida , filmes e alguas paradas durante a viagem , pela via bariloche são 630 pesos(235 reais) e 20 horas o 1° onibus sai 12:00 e o ultimo sai as 21:00,rodoviaria do retiro , que vc pega um onibus que sai do aeroparque(tienda de leon dentro do aeroporto),logo na saída do free shopping , 20 pesos(7 reias) , com malas e tudo e outro veículo agregado (não paga nada), só te atravessa a rua te deixa na rodoviária em (15 minutos aeroparque - rodoviária), eu não queria me estressar , com esquel.As estradas , vc não vê um buraco sequer em todo o caminho.
Eu já fui decidido a ir de ônibus já que já fui sabendo que não estava relacionado ara esquel.
Bariloche estava lindo , nevando , e vazio para se comprar , o hotel hosteria porto fino (uns 120 reais por dia para 2 pessoas com café da manhã,e band news na tv a cabo, rua morales 439 ,com cabine telefonica dentro de uma loja em frente, 1 minuto de ligação sai à 1 peso(40 centavos de real) é no centro e vai se a pé para comprar , os ônibus comuns são 3 pesos(1,10 em reais)e bem servidos ,pro cerro catedral 8 pesos(3 reais) d uma em uma hora e 40 minutos até a neve, proximo do hotel.Tudo muito barato ,lindos lagos (quem vai de onibus vê) , só não tem feijão , faz falta ,uma semana sem feião ,parece que fica um vácuo no estômago.Não compre roupas para neve aqui , alugue lá, só leve roupas de frio ,Mas é um sonho!!!!

Se quiserem alguma informação flaourique@ig.com.br

Adriano.

Karine BH
Karine BHPermalink

Nossa, se arrependimento matasse a essa hora eu já estaria fedendo no que diz respeito a AA... Enfim, como viajo dia 07/08 daqui uma semana, não da pra trocar de companhia aérea, pois a LAN não tem mais voo para a data. A 15 dias atras pensei em trocar, mas a atendente do 0800 disse que ate a data da minha viagem estaria tudo ok... Aí aí... Não é o que parece! Mas como agora só me resta esperar, eu vou seguir rezando!!! Já que o negócio é sorte...
Alguém sabe se a Andes faz Buenos Aires bariloche??? E se é possível comprar só o trecho aéreo???
Acho que essa seria minha ultima tentativa...
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karine! Os vôos da Andes que estão descendo em Bariloche são fretados. Saem do Brasil.

Sueleide
SueleidePermalink

Oi, Karine! Eu acabei de ver no site da LAN que tem um vôo de 09:25h no dia 07/08 que não está lotado. Só está lotado o que sai 10:00h... Ainda dá para você trocar sim!! Compra pela LAN e deixa a AA cancelar sua passagem e aí você pega o reembolso sem multa...

Wanderson Alves
Wanderson AlvesPermalink

Karine, sua situação é semelhante a minha. Saímos de BH dia 07 as 10 hs. O voo (unfortunately) é AA também, de SP para BA.
Não há voos para Bariloche. A alternativa, caso a AA não pare ou não abra falência, é Esquel. O problema é se vai ter lugar pra todos. Corremos o risco de chegar em BA e não ter voo no dia para Esquel. Aí, tem que dormir em BA e ir no dia seguinte: aí já perde 1 dia em Bariloche e com certeza, perde dinheiro também. As incertezas continuam.

Elaine
ElainePermalink

Minha gente me ajudem , estou indo para Bariloche no dia 3 de agosto nao consigo falar no 0800 para saber a posicao da Aerolineas com o vôo , tenho que urgente cancelar pela decolar como faço.. E vou tentar ir pela lan , já estou com hotel pago em Bariloche .. Obg

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elaine! Se você comprou com a Decolar, entre em contato com o telefone deles.

Luiz Scursoni
Luiz ScursoniPermalink

Elaine, como a Bóia disse, ligue diretamente na decolar, eles fazem o cancelamento sem multa.

Ricardo Rangel
Ricardo RangelPermalink

Uma cidade que passa por dificuldades econômicas pela redução do turismo, a aerolineas argentinas aprontando todas, e os sites de notícias de Bariloche só falam da eleição de "CASCÃO". Sem dúvida estão fumando maconha vencida....

Pedro filho
Pedro filhoPermalink

Srs.

Chegamos ontem em bariloche, pela AA não sei o que aconteceu porque foi tudo 100%, não tivemos problema algum. Chegamos 2:00 horas antes do vou não tinha fila alguma, comprams uns queijos e uns vinhos nosso vou saiu na hora marcada, no onibos tomamos o vinho com vista linda.
Resumo dizendo que não deixem de vim, vamos curti bariloche

Abraço a todos

Henrique
HenriquePermalink

estou indo amanha pela aerolineas tomara que seja essa mesma aerolineas a minha rs...

Tito
TitoPermalink

quando se imaginava que estaria tudo bem olha so esta noticia:
Visibilidade reduzida em cinzas

08:36 | Vento remove o material vulcânico depositado nas ruas e telhados, e cria dificuldades na visibilidade. Sobre os ombros dos pioneiros Bustillo e acumular montes de cinzas que não foram recolhidos pelo município. Em oito horas, o vento ultrapassou 40 quilômetros por hora. Para os próximos dias espera-se crescimento de cinzas vulcânicas do cordão Puyehue Caulle novamente dirigido para a área de Bariloche e Patagônia Argentina.http://www.anbariloche.com.ar/

Isso e brincadeira.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tito! Isto não é um fato novo. A nuvem vulcânica ainda não se dissipou e fica zanzando por aí. Do mesmo jeito que está se dirigindo à região, daqui a pouco toma outra direção. O importante é que não houve aumento da atividade vulcânica.

Karine BH
Karine BHPermalink

Muito obrigada Sueleide, mas chego em Buenos Aires as 11:30, não da tempo de pegar o voo da LAN, esse é outro problema, pq me parece que os voos para Esquel saem as 9:30... Mas vamos ver o que dá!

Tito
TitoPermalink

Ok concordo contigo o problema e que para a Aerolineas argentina e o suficinete para nao querer descer em Barriloche e cancelar voos para Esquel.

Adriana
AdrianaPermalink

Coloquei detalhes da minha saga em bariloche e angostura no meu blog
http://atravessarfronteiras.blogspot.com só nao tenho fotos ainda...
Adriana

patricia de paula ferreira

Olá Bóia , estou muito triste meu voo seria dia 07/08 mas acabei de receber a noticia de que os voos da AA estão todos cancelados até dia 14/08 não sei oque fazer pq o hotel está reservado e não querem devolver o dinheiro, minha filha falou para irmos para o vale nevado oque vc acha?

Luiza W
Luiza WPermalink

Oi Patricia...

Onde vc obteve esta informação? No site da AA relacionam os cancelamentos até dia 3/8

Rafaela
RafaelaPermalink

Oi Patricia...Onde você viu a notícia que os voos da AA foram todos cancelados???

Abraços, Rafa!

Lise
LisePermalink

Olá Patricia, meu voo sera dia 16 e pedir para cancelar tb, muitas duvidas com AA. Eu to mudando para Santiago Tb. Sua filha tem quantos anos?
Meu filho tem 7 e quer ver neve de qualquer forma, a diferença é que Bari é uma cidade Alpina, com muia coisas para fazer alem de esquiar, paissagens, lagos...etc, Vale nevado, El colorado, Farellones são estaçoes de eski...
Mas vou mesmo assim... e como tb nunca vi a neve acho que vai valer!!!! melhor que passar sufoco com AA. Deixo Bari Para a proxima!!!!

Lali
LaliPermalink

Eu ainda não decidi o que farei. Se arrisco, se mudo p/ Santiago, se cancelo tudo... Vou com 3 crianças, um de 3 anos. Os mais velhos (8 e 9 anos) disseram que topam qualquer parada, encaram até ir de ônibus. Mas o pequeno eu já não sei...

Paula SSA
Paula SSAPermalink

Oi Lali, não desista! Santiago é bonito, mais onde vc vai esquiar vc terá que pagar Onibusa/ carro e fica umas 3h Pra Portilho e 4h para Valle nevado. Bariloche é melhor para crianças. Bjs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! Só esclarecendo: Portillo está a pouco mais de 3 horas de Santiago, mas Valle Nevado está a uma hora e pouquinho smile

Paula SSA
Paula SSAPermalink

Obrigada,tc errado!!! Quantive lá demorou mais um pouco por conta da estrada que estava com muita neve!
Seu site é bem bacana, adoreiii! Parabéns!! Depois vou citar ele na minha Revista.

Ricardo Rangel
Ricardo RangelPermalink

Oi Patricia, onde vc obteve a informação de cancelamentos da AA até o dia 14/08?
No site http://www.aa2000.com.ar que informa a situação dos vôos, hoje constam três programados pela AA com destino a Esquel (AR 1668, AR 1662 e AR 1660), o primeiro com passageiros já embarcados e os demais confirmados.
Abraço e boa sorte para todos nós.

Ricardo Rangel
Ricardo RangelPermalink

Patricia, confirmando a informação anterior, o voo AR 1668 decolou as 11:28 com destino a Esquel. Neste momento estão embarcando os passageiros do AR 1662.
Ricardo

patricia de paula ferreira

Ricardo eu liguei na decolar e ela me passou essa informação sobre o meu voo que seria no domingo, estou aguardando as opções para trocar a data após o dia 14/08, tomara que seja verdade a sua informação e houve um engano com a moça da decolar pq estou muito anciosa com essa situação obrigada

Gleice Nunes
Gleice NunesPermalink

Boa tarde! fomos dia 22/07 e chegamos 30/07 de Bari esta tudo muito bom não deixem de ir, fomos com nosso filho de 05 anos ele se divertiu muito, paseio no Cerro otto, Catedral, El tronador d+ e inesquecivel com direito a javalis na estrada, passeio de quadriciculo, fomos ate um museo de arqueologia muito bacana no lago Guitierrez, por fim muito chocolate quente e uns quilos a mais. Vão vc vão adorar e esquecer as 04 horas de onibus!!

Ricardo Rangel
Ricardo RangelPermalink

Patricia, dá uma olhada no site http://www.aa2000.com.ar, entra na janela "PARTIDAS" e selecione aeroporto de origem :Buenos Aires/ aeroparque,AEP. No destino coloque Esquel. Vai constar exatamente o que informei. Minha esposa e eu viajamos (esperamos) no dia 07/08 e estamos na mesma aflição com tantas informações divergentes. Mas vai dá tudo certo.
Ricardo

Valery
ValeryPermalink

Patrícia

Fica esperta porque a Decolar está me enrolando a quase
um mes,cancelaram meu vôo , depois me ofereceram outro vôo na mesma classe economica que a minha mas ,
teria que pagar multa , um absurdo. Meu Hotel que tb já foi pago diz que não tem vaga para setembro e assim vai . Vou tentar conseguir solucionar este emprólio , com muita paciencia
na boa , caso contrário ,vou entrar no pau. Para mim não ofereceram a opção de remarcar o vôo pelo prazo de um ano , o que já foi um erro