Andes (CVC) já usa aeroporto de Bariloche; Lan e Aerolíneas, não

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Andes

Os leitores foram os primeiros a saber -- e a passar a notícia adiante: no começo da noite de sexta (dia 29), saiu no site da Agência de Notícias Bariloche que ainda naquela noite pousaria no aeroporto de Bariloche um avião da Andes vindo do Brasil, em vôo fretado da CVC.

A notícia foi confirmada por outro site local, o Bariloche 2000, que anunciou a aterrissagem do avião ocorrida às 21h29.




Juntando as duas notícias, ficamos sabendo que 1) o avião saiu de Porto Alegre; 2) a empresa planeja operar todos os vôos fretados deste fim de semana (incluindo os provenientes de/com destino a São Paulo) no aeroporto de Bariloche, desde que não haja mudança nas condições atmosféricas.

No início da madrugada os freqüentadores da caixa de comentários puderam ver a notícia sob o ângulo de um personagem: a leitora Álison Karina, que estava no vôo. Assim que teve acesso à internet, ela comemorou a chegada:

Os comentários da Álison Karina

Ou seja: assim como na primeira aterrissagem da Andes, dia 18 de julho, os passsageiros não tinham sido avisados de que desceriam direto em Bariloche.

Comentário de Álison Karina

Só que, à diferença da outra aterrissagem, quando o avião só pousou em Bariloche porque Esquel estava fechado por neblina, desta vez o uso do aeroporto de Bariloche foi deliberado. Tanto que os sites locais (e os antenadíssimos leitores que compartilham informações aqui no VnV) já sabiam. Na manhã seguinte ao desembarque a Álison comentou:

Comentário de Álison Karina

E as outras cias., quando vão descer direto em Bariloche?

Infelizmente continuamos sem resposta para esta pergunta.

A situação da Andes em Bariloche apenas reproduz o que já acontece em Chapelco (San Martín de los Andes), que desde a semana passada voltou a ser usado por fretamentos, mas não por vôos regulares.

O que a imprensa de Bariloche comenta é que, sem a vinda de um certo "avião verificador" da Aeronáutica argentina, Aerolíneas e Lan não poderiam voltar a operar no aeroporto.

Os vôos da Andes continuaram operando por Bariloche durante o fim de semana. Vamos ver se isso vai influenciar/apressar a retomada da rota direta pelas outras cias.

Mais duas boas notícias no dia!

Em Villa La Angostura, reabriu Cerro Bayo!

E comenta-se que o Paso Cardenal Samoré (fronteira terrestre Argentina-Chile mais próxima de Bariloche) pode reabrir para carros e vans no próximo sábado.

Vamos ao rescaldo da situação na manhã de 30 de julho, sábado:

Neve em Bariloche

Os últimos depoimentos têm sido sorridentes. Muita neve na cidade, todos os cerros operando.

Lan e Aerolíneas

Passageiros da Lan têm falado bem do processo de remarcação dos vôos e da assistência em terra quando os aeroportos fecham. Em princípio a Lan vai operar até o dia 14 de agosto via Esquel; os passageiros precisam remarcar seus vôos por esta rota alternativa via site.  Caso o aeroporto de Bariloche seja retomado, passageiros com reservas via Esquel serão automaticamente reacomodados nos vôos diretos. Ainda não foi divulgado esquema da cia. para vôos a partir do dia 15.

Já a Aerolíneas continua cozinhando seus passageiros com reservas a Bariloche. Eles são enrolados até a penúltima hora, quando então lhes é dada a opção de remarcar via Esquel. As informações via site são liberadas a conta-gotas, e sempre sujeitas a reviravoltas. Neste momento, todos os vôos diretos a Bariloche estão cancelados até o dia 3 de agosto. Depois disso, não se sabe -- não existe uma política clara, como a da Lan. Como se não bastasse, a cia. parece praticar uma espécie de loteria com seus passageiros. Os cancelamentos são freqüentes e a assistência em terra é sofrível.

Ônibus de Esquel a Bariloche

São coordenados com a chegada dos vôos. A viagem dura entre 4 e 6 horas, dependendo da quantidade de neve que houver na estrada. Leve lanche.

Cruce de Lagos e Paso Cardenal Samoré (fronteira terrestre)

Por enquanto a única maneira fazer a travessia de fronteira entre Chile e Argentina é pelo Cruce de Lagos. Pela operadora oficial o trecho Chile-Argentina é feito em dois dias, com pernoite obrigatório em Peulla, num dos dois hotéis da companhia. A volta Argentina-Chile pode ser feita em um dia. A leitora Kathleen, porém, andou pesquisando e descobriu que a TurisTour em Puerto Varas e a Turisur em Bariloche vendem a travessia num dia só, sem pernoite em Peulla, nos dois trechos.

A fronteira rodoviária mais próxima, o Paso Cardenal Samoré, continua fechado. Talvez reabra no próximo sábado dia 6. Quando aberto, deve ser liberado apenas para veículos leves. Isso aparentemente não inclui ônibus, mas abrirá a possibilidade de fazer a travessia por vans; acredito que as agências locais se encarregarão disso.

Aeroporto de Chapelco

Está sendo usado apenas para vôos fretados. Aerolíneas não se manifesta sobre retomada de vôos.

Villa La Angostura

Cerro Bayo reabriu. O Bosque de Arrayanes está visitável apenas por via lacustre.

Demais estações argentinas e chilenas

Todas operando e com neve. As tais nevascas do Chile que apareceram no noticiário de TV do Brasil não estavam no seu caminho.

Ushuaia, porém, apresenta problemas de transporte. Na sexta-feira havia 300 brasileiros ilhados sem vôos da Aerolíneas para voltar para casa, informa a CBN.

Relatos de quem está em Bariloche

A caixa de comentários deste post está repleta de depoimentos deixados por leitores que se encontram em Bariloche. Clique para ler (e também aqui, e aqui).

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


181 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

patricia de paula ferreira

Oi Lise , minha filha tem 22 anos tambem nunca vimos neve e estamos ansiosos

FABIO
FABIOPermalink

Olá pessoal, comprei pela decolar tambem e meu voo esta marcado para o dia 11/08 RIO/BA AEROPARK. Pelo que estou percebendo o problema esta em BA/Eskel e na volta Eskel/BA.Não vejo as pessoas reclamando do trageto feito pelo onibus, nem da situação da cidade e passeios.Voces acham que pela LAN é mais confiavel e que o maior problemas esta na AA?? Aconselhariam a mudança de uma pela outra??? Só vi uma pessoa desde do dia 22/07 dizer que nao teve problemas com a AA!!!

grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! É natural que a internet seja mais procurada por quem enfrenta problemas do que por quem conseguiu fazer a viagem sem atropelos. O fato é que não há reclamações quanto a cancelamentos infundados da LAN.

patricia de paula ferreira

Oi Ricardo meu voo tambem é dia 07 saindo de sp 13:00 vou tentar ver esse site que vc falou, comprei pela decolar e a moça me informou que meu voo esta cancelado vamos aguardar no que dá essa bagunça

FABIO
FABIOPermalink

Valeu BOIA,vou ver se consigo mudar para a LAN!!!
to de olho aqui todos os dias
grato

Eduardo
EduardoPermalink

Boa Tarde !!!
Tenho acompanhado o site e tenho muito a agredecer a vcs, mas ainda tenho uma dúvida. Vou com um grupo de 17 pessoas para Bariloche dia 13/08 com volta dia 20/08. A minha dúvida consiste se eu devo já trocar o trecho B Aires Bariloche para Esquel agora ou devo aguardar mais um pouco ou a troca é automática.
Muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! A troca não é automática. Você precisa confirmar com a sua cia. aérea. Se for LAN a troca já é possível, pelo menos na ida. Na Aerolíneas é preciso esperar a cia. cancelar o vôo direto a Bariloche para então ser realocado via Esquel. Mas é preciso entrar em contato com a cia.

karine
karinePermalink

Oi pessoal,
Fui hoje pela manhã até a loja da aerolíneas em São Paulo- Cerqueira Cesar para alterar meu voo Buenos - BAri para Buenos-Esquel e fui informada que eles ainda não podiam fazer a alteração, pois o voo (14/08) ainda não constava no sistema. Disseram para eu ir na terça ou quarta-feira. Tô indo lá amnhã de novo.
Quem souber + notícias poste aq, pf.

Ricardo Rangel
Ricardo RangelPermalink

Patricia, nosso voo deve ser o mesmo, AR 1275, partindo de GRU para AEP às 13:05.
No site da AA (em 01/08), o status de nossa reserva nesse voo consta como CONFIRMADO, assim como no voo AR 2688 para Bariloche.

Karine BH
Karine BHPermalink

Oi Ricardo, também viajo dia 07/08, vou (espero que vou)pela aerolineas e vcs??? O meu bilhete e o meu voo continuam como confirmados até Bariloche. Não sei se devo remarcar de uma vez para Esquel ou esperar. O que me aconcelham. Moro em BH e não existe loja da Aerolineas aqui, hj fiquei horas tentando falar no 0800... Pensei em tentar por e-mail. Alguém sugere esperar ou garantir o lugar no voo para esquel?

Danielle
DaniellePermalink

Oi Karine, eu vou te passar os tel daki de SP, mas não adianta de nada, eu moro do lado da loja e me mandam esperar, e esperar..

Telefone: 11- 2175-4200

Fax: 11-3062-3771
email: faleconosco@voeaerolineas.com.br

Wanderson Alves
Wanderson AlvesPermalink

Karine BH, veja se te ajuda: moro em Lafaiete e obviamente não tem escritório AA lá. A agencia de lá onde compramos disse que a operadora que vendeu os bilhetes disse que está tudo ok para sairmos no dia 07/08 mas ainda não confirmaram ou mudaram para Esquel. A AA deverá entrar em contato e propor Esquel ou cancelarmos uma vez que não somos obrigados a viajar de onibus.
Fiquei de aguardar inclusive relato de pessoas que estão indo estes dias para saber como foi. Qualquer noticia adicional, posto aqui.

Patricia
PatriciaPermalink

Alguém sabe qtos dias demora o reembolso da Aerolineas?
Tenho viagem marcada para o dia 25/08 para Bariloche, mas vou trocar pelo Chile. É mta confusão chegar até lá. Uma amiga retornou ontem de lá via LAN e disse q no aeroporto de Esquel tinham vários voos da AA cancelados, pessoas q estavam a dois dias tentando voltar e nada...sem avião, ônibus e sem hotel. Um caos!

Karine BH
Karine BHPermalink

Desculpem, mas eu não tinha visto a msg da Karine tb. O que acontece com meu voo AR 1678 AEROPARQUE - BARILOCHE é que ele está confirmado, por isso quando entro em contato com a Aerolineas ele falam que está tudo confirmado que posso ficar tranquila. Ai Ai, como ficar tranquila... Viajo em 6 dias e não tenho certeza de nada ainda... MAS, pensamento positivo!! Vamos todos nos encontrar em Bari!!!

Thiago
ThiagoPermalink

Karine,

A AA já está efetuando a troca sim. Pelo menos até o dia 15.

Troque o mais rapido possivel e fique tranquila, caso os voos voltem daí vc solicita a troca novamente.

Boa sorte.

viviam
viviamPermalink

Oi pessoal, cheguei sexta feira de bariloche, gostamos muito mas foi muito cansativo. Na ida o voo seria 1:20 saiu 3:30 depois paramos em campinas mais atraso, depois muita demora no caminho de esquel ate bariloche fomos escoltados e nao podiamos descer do onibus parecia que estavamos presos, chegamos em bariloche as 18 hs, quase 24 hs pra chegar pois sai da minha casa em bh na quinta dia 21 as 22 hs e chegamos em bariloche na sexta dia 22 as 18 hs mortos de fome e cansaço. Os passeios otimos mas nao vi quase nada em promoçao pelo contrario os passeios estao bem caros, mas para quem ja esta la vale a pena e lindo. A volta idem atrasos, demora, fome cansaço. Nao acredito que o aeroporto ira abrir tao cedo, ha pessoas comntendo que nao tem nada ver com cinzas e sim politicagem, nao sei. Haaaaa, ficamos no hotel huemul pegamos um guia muito chato gabriel terrivel. Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Viviam! Pelo seu relato, você deve ter pego a última leva de passageiros da Andes que precisou ir por Esquel eekops:

Tammy Ramalho
Tammy RamalhoPermalink

Oi Bóia!

Gostaria de saber se os voos da Andes, estão pousando em Bariloche, na data de hoje também,se estão correndo tudo bem? Estarei indo na data do dia 7/08 saindo de Campinas, com CVC, e me hospedando no Hotel Nahuel Huapi, você tem algo a falar dele? E gostaria de saber qual passeio é melhor o La Cueva ou o El Refugio? Você indica algum outro passeio para se fazer estando em Bariloche.

Estou acompanhando sempre o site, parabéns pela cobertura que você faz, muito boa mesmo.

Obrigada.
Beijos

Paula SSA
Paula SSAPermalink

Olá, Boa tarde, Gostaria de saber se o Hotel Alma Del Lago, fica perto do centro civico? quantos km? Fica perto de onde(ponto de referencia)? ele é bom? A agencia me indicou ele, pois o que sempre fico ficara fechado esse ano e estou procurando um outro para ficar. Obrigada

Danielle
DaniellePermalink

9,4 km,12 minutos na Av: Exequiel Bustillo, fica as margens do lago Nahuel Huapi, fica longe, vc deve pegar um taxi, Se eu fosse vc ficaria um pouco mais perto, no centro tem Cristal Bariloche, Kenton Palace, Hotel Sunset, Hotel Nevada, e muitos outros, esse ano vou ficar em Hostel, ele tem cozinha, e é pequeno, mas parece um Hotel, se vc quiser te indico tbm...

Danielle
DaniellePermalink

Minha viagem é dia 12, e sempre que ligo dizem que está confirmado, mas conversei com algumas pessoas que conseguiram trocar a cia aerea e AA pra Lan, eu ainda estou tentando fazer isso pq a maioria dos problemas é na AA... eles não dão informação, não sabem de nada...
E há noticias de que já podem pousar alguns aviões de qualquer cia, mas só a Andes se arrisca, mas daí a deixar algumas pessoas dias no aeroporto e na metade do caminho, é demais...

Luiza
LuizaPermalink

Também tenho passagem de Buenos Aires para Bariloche pela AA. Gostaria de trocar pela LAN. Alguém pode me dizer como fazer?

Sueleide
SueleidePermalink

Você vai precisar pedir o reembolso da AA assim que cancelarem... É melhor você comprar a da LAN logo, pois se for ficar esperando pelo reembolso da AA não vai dar...

Michelle
MichellePermalink

Galera...é triste. Acabo de voltar da aerolíneas e TODOS os vôos até o dia 15/08 foram cancelados. Agora vou ver o que faço....até pra devolver o dinheiro é complicado, comprei pelo site submarino e vou ver se eles conseguem vôo pela Lan e seja o que Deus quiser. Então se vcs tiverem passagens até o dia 15/08 pela AA corram pra ver o que está acontecendo.

bjos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Michelle! O que você quer dizer é que a Aerolíneas não fará sequer a rota via Esquel? Por favor dê detalhes...

Camila Leal
Camila LealPermalink

Michelle, vocã sabe informar a situação de quem tem vôo após o dia 15/08? se dá prá cancelar sem multa?
att.

patricia de paula ferreira

Oi Ricardo é o mesmo voo e consta como confirmado mesmo mas a decolar me deu a informação que esta cancelado ficaram de me passar as opções vamos aguardar

Lorena Fraga
Lorena FragaPermalink

Alguém sabe se voos fretados da TAM pela CVC tb voltaram a fazer Bariloche?? Minha viagem tá marcada para 06/08 saída Rj, mas até agora não me passam nenhuma confirmação oi cancelamento.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lorena! Até onde sabemos todos os vôos fretados com aviões TAM foram cancelados. Veja se a CVC não transferiu você para um vôo Andes.

CLAYTON COUTINHO
CLAYTON COUTINHOPermalink

Acho que deve ser levado em conta essa nota, pois
as cias áreas usam isso :

(Em nota, o Consulado afirmou que as companhias aéreas que realizam conexões com cidades patagônicas como Bariloche e Ushuaia "argumentam que se trata de um fenômeno natural fora de suas responsabilidades", sem dar apoio logístico aos passageiros de voos cancelados. )

Juliane
JulianePermalink

Eu tinha viagem marcada para Bariloche através da AA, mas depois de ler tantos depoimentos com os perrengues passados por diversas pessoas, resolvi modificar minha viagem... A minha rota era POA - Santiago - Bariloche - Buenos Aires, porém estou excluindo o trecho Bariloche. Fui na Aerolíneas de POA, fui muito bem tratada e ofereceram-me a opção de Esquel. Ainda assim, por entender que não vão faltar oportunidades de conhecer Bariloche e de que paguei para viajar de avião e não de ônibus, vou deixar Bariloche p/ a próxima... Perderei o que paguei para reservar o hotel em Bari, mas não vou perder meu humor e paciência com a ansiedade de duvidar se chegarei ou não em meu destino. Assim, vou aproveitar, se nada der errado, a neve no Chile e de quebra conhecer com mais calma seus arredores.
Boa sorte a todos!!!

Michelle
MichellePermalink

Oi gente...então, me passaram apenas que todos os vôos pra Bariloche até o dia 15 estão cancelados, mas como comprei pelo site submarino ele não poderiam fazer nada. Quase chorei de ódio. Acabei de ligar na submarino e o que a atendente me informou é que até o dia 15 o que está "cancelado" (na linguagem do povo da AA) é o aeroporto. O meu vôo segundo a atendente da submarino ainda está ok. Saio de SP/Buenos Aires/Bariloche..agora, gostaria de entender, a própria atendente informa que o aeroporto não abre antes do dia 15. Como meu vôo do dia 12 tá confirmado?! Isso é absurdo. Agora não sei o que dizer pra vcs, a AA diz que todos os vôos estão cancelados e submarino diz que não, que está confirmado. Segundo a atendente amanhã ela vai me mandar um e-mail com todas as minhas dúvidas, com as respostas da AA. Referente a pessoas que disseram que ficaram no aeroporto de Buenos Aires "diz a atendente" que são pessoas que vão sem confirmar o vôo (rsrs) e ainda chamou de "aventureiros". Temos que ouvir cada coisa.
Assim que me encaminharem o e-mail passo pra vcs na mesma hora.

luciene martins
luciene martinsPermalink

Oi MIchelle,
ë muita nagústia ne???? por essas razoes cancelei minha viagem que seria dia 19 de agosto, achamos melhor adiar para o proximo ano, nao estou a fim de enfrentar incertezas, tenho uma crianca de seis anos, entao devido a tudo que estou acompanhando admiro quem ainda esta embarcando para la com aerolineas,,,espero ir no proximo ano porem com a lan, aerolineas nem pensar em hipotese alguma,,,,te desejo boa sorte querida
Luciene

Lorena Fraga
Lorena FragaPermalink

Bóia, pelo q meu esposo disse, se quisermos ir pela Andes, a CVC quer q a gente pague a passagem RJ/SP, e eu acho isso um absurdo. A atendente ficou de dar o retorno sobre a possibilidade dessa transferencia sem custo desde sexta, mas até agora nada. Mesmo assim obrigada!!!

Wanderson Alves
Wanderson AlvesPermalink

Pessoas, meu irmão ligou dizendo que ouviu no rádio sobre o escrito abaixo. Pediu para eu conferir no site do consulado brasileiro. A data lá do site é 01/08/2011. Vamos pesquisar mais.
Wanderson

http://www.conbrasil.org.ar/CONSBRASIL/index.asp
AVISO aos cidadãos brasileiros:
“O Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires recomenda enfaticamente a todos os cidadãos brasileiros que evitem viajar para a Argentina, especialmente para o sul do país (Bariloche, Ushuaia e outras localidades), enquanto persistirem os alertas meteorológicos decorrentes da erupção do vulcão Puyehue. Companhia aérea que realiza a conexão regular para os destinos mencionados tem, sob o argumento de que se trata de fenomêno natural que foge às suas responsabilidades, se furtado a dar qualquer tipo de apoio logístico aos passageiros cujos voos foram cancelados. As autoridades do setor aéreo foram notificadas a esse respeito.”

AVISO aos cidadãos brasileiros que enfrentame na Argentina

O Consulado-Geral do Brasil em Buenos Aires está recebendo, nas últimas semanas, grande número de reclamações de brasileiros que viajam pela Argentina, especialmente no tocante à falta de assistência em caso de cancelamento de voos.

Para auxiliar os órgãos governamentais que, em coordenação, buscarão solução para esses problemas, orienta-se os brasileiros a que, além de enviarem suas queixas para o email (com indicação do ocorrido, nomes completos, localidade onde se encontram, voos cancelados, existência de menores, idosos ou pessoas com problemas físicos ou de saúde em condição de risco), dirijam-se também ao Fale Conosco da Agência Brasileira de Aviação Civil (ANAC) no seguinte endereço eletrônico:

http://www2.anac.gov.br/arus/focus/faleconosco/validarUsuario.asp

Ademais, solicita-se que se registre queixa no PROCON da localidade onde foi adquirida a passagem aérea.

Gislene
GislenePermalink

Boia, ontem estive no aeroporto de Guarulhos na loja da TAM tentando mudar o meu trecho de BA para Bari via LAN para Esquel e nao tive sucesso ficou um jogo de empurra empurra das 2 cias e sai de la sem nenhuma solucao, e para o meu desespero fiquei sabendo na loja da TAM que pode acontecer de eles cancelarem ate a minha ida para BUENOS AIRES que deve ser no dia 13/08 caso o meu trecho de Bari seja cancelado que e dia 14/08 como estou indo de milhas eles podem fazer isto mesmo?
abracos

Ricardo Rangel
Ricardo RangelPermalink

Pessoal, vejam só:
O O Consulado-Geral do Brasil se refere diretamente a uma companhia aérea, evidentemente a Aerolíneas Argentinas.
A coisa virou briga de cachorro grande. Brasil X Argentina (aerolineas).
Eiiiitaaaa....
Era o final da Copa América que a gente tava esperando !!!!

Rssss (prá não chorar)

Lorena
LorenaPermalink

Sera que a Lan volta a operar até dia 09/08?????????????????????????

Luiz Scursoni
Luiz ScursoniPermalink

Como assim, volta a operar? A LAN está operando via Esquel. Se vc quiz dizer se volta a operar via Bari, pelo que consta, não antes do dia 15/08.

Aline Barbosa
Aline BarbosaPermalink

Alguém sabe dizer se a partir de agora os vôos da CVC/ANDES vão pousar em bariloche? Alguém teve problemas com este fretamento? Recebi um e-mail sábado avisando que meu vôo saindo de BH no dia 05/08 com escala no Rio foi adiado para o dia 07/08 e com escala em Campinas agora, estou preocupada se não vou perder a viagem. Tem alguém na mesma situação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! Como você pode ler no texto do post, que está atualizado, desde o fim de semana os vôos fretados da Andes descem em Bariloche direto. Aparentemente só não descerão caso haja nuvem de cinzas sobre a cidade.

Natalia
NataliaPermalink

Oi pessoal.

Tinha viagem marcada p 05/08 SP - BA - Bariloche pela Aerolineas.

No sabado (30/07) fui até a agencia saber do meu voo, e para minha tristeza o meu voo consta como CANCELADO (No site ainda não aparece, mas no sistema deles já tem essa informação).

Perguntei sobre o voo especial de Esquel e ela me disse o seguinte:

"Se quiser podemos te deixar no aeroporto de Esquel, POREM nossa responsabilidade termina ai". Eles não sao responsaveis pelo transporte de onibus até Bariloche, segundo ela é "administrado" pela prefeitura de Bariloche", ou seja, podemos esperar dias por lugar no onibus, ou conseguir uma vaga direto, é um risco.

Em off ela me disse que parece que será cancelado todos os voos dessa temporada de inverno, estão apenas aguardando o comunicado oficial.

=(

Bem, mudei minha viagem para BA/ Mendoza..... tem 2 estaçoes de esqui por la.... to tentando reservar Hotel agora sad

Boa sorte a todos!

Luiza
LuizaPermalink

Natalia,
Também pensei em trocar Bariloche pra Mendoza. Vc trocou com a própria Aerolineas? Quais as estações ficam perto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiza! A estação mais perto de Mendoza é Los Penitentes. Fica a duas horas de viagem. A mais famosa é Las Leñas. Fica a cinco horas. Não neva em Mendoza. É possível fazer passeios até a base do Aconcágua, onde neva. Los Penitentes fica por ali.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Natalia! A província de Río Negro, que oferece o traslado de/para Esquel, tem cumprido o seu papel. A Aerolíneas é que cancela vôos por qualquer motivo.

HILTNER
HILTNERPermalink

Meus caros colegas de sofrimento...
Acabei de entrar receber a notícia da Decolar que meu voo para Bariloche, inicialmente programado para o dia 06, só tem vaga por Esquel para o dia 08. Há dias que entro em contato com essa empresa mas eles ficaram "me cozinhando", mostrando total falta de respeito.
Decolar NUNCA MAIS. É uma empresa que não tem o menor preparo para atender bem seus clientes.

Camila
CamilaPermalink

Olá,
Ajudem-me por favor... Comprei uma passagem de B.A. para Bari, no dia 15/08, pela bendita Aerolineas Argentinas. Quando consulto a minha reserva, aparece confirmado, sendo o vôo operado pela Austral lineas aereas. Consulto no site da AA e não aparece o número do meu vôo(AR 2674) como cancelado. E aí, ele foi cancelado ou não? Será que esse vôo está automaticamente remanejado para Esquel?
Help me, please!!!

Natalia
NataliaPermalink

Oi Camila.

O meu tb nao consta como cancelado no site, mas quando fui até a agencia a mulher disse que no sistema dele já estava cancelado. Até já autorizou a mudança de voo.

Tenta passar na loja (Alameda Santos se for em SP) ou no aeroporto mesmo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Não acredite no sistema. Não há vôos diretos da Aerolíneas confirmados a Bariloche. Os vôos são cancelados faltando dois ou três dias, então você precisa reconfirmar a ida via Esquel. É preciso entrar em contato com a cia.

Camila
CamilaPermalink

Oi Natália, obrigada pela resposta

Como funciona o procedimento de cancelamento? Moro em Fortaleza e aqui não tem loja da AA. Estou quase conformada em ir pra Bari de Bus mesmo e até já pensei em comprar as passagens de ônibus pela net. Só que não consigo cancelar por telefone, já que ngm atende. Tb receio que consiga vaga no vôo para Esquel, e o sofrimento de ir de ônibus seja desnecessário. Vc consegui remarcar para a data q vc queria?

Camila
CamilaPermalink

Olá,
Uma dúvida: Se for realizado o cancelamento da passagem comprada pela AA, como é feito o ressarcimento dos valores pagos? Comprei as passagens parceladas no cartão e já paguei 3 parcelas das cinco. O crédito é feito no próprio cartão ou fica para ser usado em próximas viagens pela AA?

Camila Leal
Camila LealPermalink

Camila!
tb sou de fortaleza e tb estou com esse mesmo probleama. Não consigo falar com as aerolíneas, pelos menos pelo 0800. Amanhã vou tentar pelo interurbano mesmo hehehe
só uma coisinha: você comprou passagens de onibus pela internet por qual empresa? se foi pela via bariloche, vc teve que preecher uns dados.. só precisa do numero do passaporte é?
obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! No caso de reembolso, é feito pelo cartão. Já relataram que às vezes é preciso acabar de pagar as prestações para que o reembolso total seja feito.

Advogado do diabo
Advogado do diaboPermalink

Pessoal,

Respeito a opinião de todos, mas gostaria de dizer algumas coisas que na minha opinião devem ser analisadas de outra forma.

Ao contrário do que muitos dizem, a viagem para Bariloche não está inviavel e não é uma LOTERIA. TEmos que pensar o seguinte, a maioria das pessoas que chega para embarcar no Aeroparque não são "bem" informadas como nós que acompanhamos este blog e compartilhamos as experiências. Para a maioria, o checar o status da sua reserva é mais que suficiente e para outros que recebem uma informação totalmente sem noção do agente de viagem, seja que o vôo está confirmado e pronto ou que a mudança via Esquel é automática, já é mais que suficiente para alguem ir para o aeroporto certo de que está tudo OK, mas nós a minoria sabemos que não está. Realmente a Aerolineas está afundando com a sua falta de pessoal para enfrentar essa situação. Se todos os passageiros fossem comunicados pela cia. de que a opção dele é ir via ESquel ou não ir, pronto estaria tudo resolvido tendo a aceitação ou não do passageiro.

Mas ao invés disso o passageiro chega no aeroporto sem saber o que fazer, e ele não está errado, mas se soubesse que ele mesmo teria que fazer a mudança, a chance de dar zebra diminui.

Os vôos para Esquel estão chegando e saindo. Temos que entender que se trata de uma região onde as condições climaticas são diferentes, e isso pode gerar atrasos, então é importante não confundir a neblina e neve com a desorganização da cia. aerea e de onibus.

As pessoas que vão, tem que ir como a nossa amiga que escreveu aqui no forum foi, foi tomando seu vinho no onibus, curtindo a paisagem e etc. Infelizmente essa é a realidade de hoje, quem não quiser pegar o onibus, cancele e pronto.

Agora quem quiser ir, solicite via Esquel e tenha seu bilhete confirmado. Vá preparado para atrasos de 1 ou 2 horas no aeroporto, mas você vai chegar!
Alguém daqui chegou no aeroparque com o bilhete via ESquel e não embarcou pois o avião simplesmente não quis decolar? Cada cia. tem suas regras, se o outro aeroporto estiver fechado a maioria das cias. não vão decolar. Um vôo charter é mais flexivel, ele pode pousar em outro aeroporto.

Não estou tentando isentar a Aerolineas da sua incopetência, com a falta de organização, a má comunicação, o extravio de bagagens e etc, mas tentando fazer que alguns não confundam as coisas.

Se você for uma pessoa estressada que vai ter que seguir horários e etc, tiver crianças pequenas e estiver indo com um pessoal mais idoso, aí realmente é melhor nem ir mesmo. Mas se você quer aproveitar todos os momentos dessa viagem sabendo que imprevistos podem acontecer, apenas se prepare melhor (tenha seu bilhete confirmado, leve seu lanche, um dindin para um eventual hotel e seu bom humor) e curta a trip.

Para muitos essa é a viagem dos sonhos, então vale a pena pesar se é viavél ou não.

Boa sorte a todos.

Guilherme
GuilhermePermalink

Boa! Concordo!
Só não tenho certeza se todos os voos da Aerolineas que foram migrados para Esquel estão realmente acontecendo.. pois já vi tanta coisa escrita aqui q já confundo td....
Abs!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Advogado,

Tem vários argumento superpertinentes no seu arrazoado.

Vejo, no entanto, três furos.

1) Mesmo que só os "desavisados" que não remarcam seus vôos para Esquel fiquem ilhados em Buenos Aires, como explicar a dificuldade de atendimento pelo 0800? Há vários depoimentos de "avisados" aqui no site que simplesmente não conseguem completar suas ligações nem têm resposta para seus emails.

2) Há depoimentos de "avisados" que, ao chegar a Buenos Aires, têm seus vôos a Esquel cancelados por supostos problemas climáticos (não dá pra acreditar mais na cia.)e então se vêem no limbo. Isso não tem acontecido com os passageiros Lan.

3) O mais grave, porém, são os funcionários do check-in no Brasil deixarem os não-confirmados a Bariloche/Esquel viajar a Buenos Aires. Transferem o problema para território argentino, já que se o escândalo fosse aqui no Brasil ia dar capa dos jornais todos os dias.

Na minha opinião, não há desculpa para o que a Aerolíneas está fazendo.

Lali
LaliPermalink

Não há desculpa, MESMO.Não há desculpa por não ter uma definição às vésperas da viagem. Já são muitos dias com as cinzas e até hoje parece que começou ontem... Eu ainda não posso cancelar, nem marcar por Esquel e viajo dia 12/08. Não sei se completo o pagamento do ap. que aluguei em BsAs, que deveria ser feito depois de amanhã. Não sei se cancelo o hotel, não sei se conseguirei vaga p/ ir por Esquel, não sei se tiro férias no trabalho, não sei de nada! E viajo daqui a 10 dias. E pelo jeito isso vai continuar até a véspera, como bem me disse o funcionário da AA...
Se eu quiser uma definição, terei que pagar multa. E são 6 passagens, então é mais um prejuízo.

Camila
CamilaPermalink

Olá, Colega Fortalezense (Camila Leal)

Ainda não comprei a minha passagem de ônibus pq ainda tenho esperanças de ir de avião...rsrrs. Mas se eu tiver de ir de ônibus, irei pela Via Bariloche, no ônibus que sai às 15h. Para comprar vc tem q fazer um cadastro no proprio site, e ele fala num tal de DIU, que eu preenchi com o número da minha identidade. No momento da compra da passagem efetivamente, vc poderá colocar o número do passaporte ou do RG brasileiro. Quando vc vai? Estarei em B.A com a minha família dos dias 11 a 14 ou 15 (vai depender de como vou pra Bari)e de 15 a 19/08 em Bariloche. Espero que nos encontramos... Bjoos e boa viagem.
PS: Se vc conseguir falar com a AA pelo interurbano posta aqui para eu tentar tb...

Camila Leal
Camila LealPermalink

oi camila!
muito obrigada por me responder!
não tenho mais esperanças de ir de avião e nem acho que seja uma boa tentar por esquel. Vou por um caminho mais certo: de ônibus mesmo (já ouvi relatos de que a viagem é mara!).
Vou ficar em bariloche do dia 14 ao dia 17/08. Tb Espero que nos encontramos (cearenses dominando o mundo! hehehe)
Como disse, vou ligar amanhã mesmo prá aerolineas de SP prá tentar cancelar a passagem e com certeza postarei noticias por aqui! não se preocupe! grin

Eduardo
EduardoPermalink

Concordo com as palavras do advogado do Diabo

Karine BH
Karine BHPermalink

Bom, é isso aí Colega Advogado... Vamos todos Com Deus e com Fé!!!
Para quem, como eu, não tem como ir pessoalmente a uma loja da Aerolíneas, hj tentei um contato por e-mail nos seguintes e-mails:
reservas@aerolineas.com.ar, faleconosco@aerolineas.com.ar.
É uma tentativa. Acabei de enviar um e-mail, caso obtenha resposta comunico.

Camila
CamilaPermalink

Gente,
Estou precisando reajustar toda a minha viagem por conta da minha ida para Bariloche de ônibus. Gostaria de confirmar se a Travessia dos Lagos (cruce) de Bari para Puerto Varas está sendo REALMENTE feita em UM dia só... Na minha programação tinha reservado dois dias para esse passeio, mas se for possível fazer em Um só, vai acabar compensando o dia que perderei no ônibus. Alguém fez recentemente esse passeio e pode me confirmar? Obrigada wink

Cláudio DF
Cláudio DFPermalink

Pessoal, hoje a tarde estive na CVC, tenho vôo no dia 05 sexta, eles mudaram a o vôo da TAM para a Andes saindo de Porto Alegre, só que o meu retorno era dia 13, e agora anteciparam para o dia 12, vou perder um dia, solicitei que fosse reembolsado em um dia ou cancelamento, ficaram de dar a resposta até amanhã.

Paula SSA
Paula SSAPermalink

Seis aviões pousaram em bariloche esse final de semana vejam a noticia http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=22855

karine
karinePermalink

DANIELLE,

Obrigada pelos nrs da Loja da AA em SP. Vc que mora do lado da loja aí na Alameda Santos, se tiver qq novidade nos conte.
Pra qdo é o seu voo? o meu é pro dia 14/08.

Lucia Helena
Lucia HelenaPermalink

Gente cheguei hoje e vim relatar a minha experiencia com esse topico - ANDES -CVC. Cada um tire as suas conclusoes.
A ANDES 'e igual ou pior que a Web Jet quem ja andou sabe, aviao apertado o lanche e de chorar. Chegamos por Esquel dia 25/08 depois de 18 horas de viagem. Sem comer, sem agua sem banheiros limpos. Em Esquel somos como presos, os onibus te esperam na pista e n'ao pode parar em lugar algum, vai ate Bariloche, pensem eu gastei 18hs. Os passeios muito legais, tudo lindo, tem pouca neve mas para mim foi lindo. No hotel perrengues e mais perregues. A volta , pasmem , saimos de Bariloche , legal n'ao fomos parar em Buenos Aires e por l'a ficamos, 3hs na pista sem explica;'oes , com fome, com sede, sem banheiros limpos. Ja estou traumatizada com banheiros. Agua uma raridade, e a rac;ao de sobrevivencia da CVC intragavel. Foram 36hs ate chegarmos em casa. Pois 'e , tirando a ida, a volta e as confus'oes nos hoteis tudo muito lindo. Hoje eu diria para quem tem pacote com a CVC - ANDES 'e uma loteria se puder espere o ano que vem. PS. Teclado Desconfigurado

Wager Veloso
Wager VelosoPermalink

Nossa! Realmente um teclado configurado faz falta! Não entendi bulufas...

patricia de paula ferreira

Olá camila, vc está indo de onibus, me fale como vc comprou a passagem pq estou pensando em ir tambem, minha viajem era para ser dia 07 comprei pela decolar mas me informaram que o voo foi cancelado sad

Lucia Helena
Lucia HelenaPermalink

Detalhe, os unicos banheiros que vc pode usar nesse tempo de viagem sao do onibus e do aviao. Vc n'ao tem acesso a outras areas do pais- aeroporto, rodovia, restaurantes etc. Ate vc chegar na imigracao. De acordo com os moradores da cidade na primavera e no verao as coisas vao piorar porque vai ventar muito e ninguem sabe o que fazer com a poeira vulcanica. Com a neve, a poeira fica camuflada e a paisagem e de tirar o folego, linda!

Vanessa
VanessaPermalink

Olá Ricardo e Bóia, acabei de chegar de Buenos Aires depois de 2 dias tentando voltar pra casa de Bariloche.
Realmente é revoltante o que está sendo feito pelas Aerolineas Argentinas. Uma funcionária da Aerolineas em Buenos Aires me confidenciou que a empresa está fazendo uma greve branca. Existem muitos aviões parados mas não há tripulação. Eles mentem na cara dura e desrespeitam os clientes. Só conseguimos um pouco da atenção deles com muita briga. Eu e minha família levamos 2 dias para chegar em Bariloche e mais 2 dias para voltar para o Rio.
Bariloche está funcionando normalmente e continua muuuito bonita. É uma pena que os próprios argentinos afundem mais ainda uma região de seu próprio país com uma atitude nojenta como tem feito a Aerolineas Argentinas.

Lucia Helena
Lucia HelenaPermalink

Desculpe o teclado. Boa Sorte!

Vanessa
VanessaPermalink

Olá Ricardo e Bóia, realmente não há desculpas para o que a Aerolineas Argentinas tem feito. Uma Fúncionária da Aerolineas me confidenciou que estão com uma greve branca. Há aviões mas não há tripulação. Está rolando também uma pinimba política. Por isso, o pessoal da Aerolineas nos mentem na cara dura, nos desrespeitam mesmo. Eu e minha família levamos 2 dias para ir do Rio à Bariloche e mais 2 dias para voltar para o Rio. Só conseguimos alguma atenção deles depois de, infelizmente, brigarmos muito no aeroporto. Bariloche está linda como sempre e funcionando normalmente. As cinzas não são as verdadeiras culpadas destes problemas. A incompetência da Aerolineas é que está contribuindo para o prejuízo de seus próprios compatriotas. É uma pena....

Juliano
JulianoPermalink

Olá pessoal! estou com viagem para dia 18/08, e estrei agora no site da aa e esta confirmado os voos...será que posso acreditar?
tenho que solicitar via esquel ou espero mais?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliano. Não dá para acreditar. O sistema aceita tudo. A realidade é diferente.

Juliano
JulianoPermalink

Alguém conhece o Hotel Tirol?

Cris
CrisPermalink

Olá,estou com viagem marcada pra buenos aires dia 03 de agosto,e estou sem saber se cancelo ou se vou,depois dessa nota do consulado brasileiro fiquei sem saber...o que acham???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cris! O que o consulado está desrecomendando é viajar com a Aerolíneas, pela irresponsabilidade da cia.