Avião da CVC pousa em Bariloche (porque Esquel estava fechado)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Andes pousa em Bariloche

A notícia veio no final da manhã: um avião da Andes, que faz vôos fretados pela CVC, tinha pousado no aeroporto de Bariloche. O primeiro desde 4 de junho, quando o vulcão Puyehue começou a tossir cinzas.

Muita gente ficou animadona: parecia que os rumores sobre a reabertura iminente do aeroporto (propagados de maneira inconseqüente por atendentes de 0300 e funcionários de operadoras) estavam certos. O pouso pegou de surpresa o próprio site que deu a notícia primeiro, o AN Bariloche (de onde surrupiei a foto que ilustra o post).



O pouso realmente aconteceu, mas de certa maneira trata-se de um alarme falso. A explicação só veio mais tarde, no Bariloche2000: sob a chamada "Pouso surpreendente e alentador no aeroporto de Bariloche", o jornal transcreve uma entrevista concedida pelo piloto a uma rádio local. O que aconteceu: o avião ia, como previsto, para o aeroporto de Esquel. Só que o aeroporto de Esquel fechou repentinamente por causa da neblina. As opções que o piloto tinha era pousar em Comodoro Rivadavia ou em Puerto Montt, no Chile. Mas como Bariloche apresentava condições atmosféricas perfeitas -- gelo em volta da pista e pouco vento (situação que propicia uma aterrissagem sem levantar muita poeira vulcânica), obteve autorização para pousar em Bariloche.

Ou seja: no episódio, Bariloche acabou sendo a alternativa para o aeroporto alternativo...

Funcionários do aeroporto e da imigração precisaram ser convocados em caráter emergencial para atender os viajantes que chegaram.

O que acontecerá de agora em diante? Será que o sucesso dessa aterrissagem fará com que outros vôos pousem também em Bariloche?

Como A Bóia repete o tempo todo, é preciso acompanhar a situação. As informações são poucas e constantemente desencontradas. Só dá para confiar no depoimento de quem está sofrendo na pele os efeitos da confusão: os passageiros.

Os perrengues continuam:

- Não há assentos suficientes nos vôos regulares via Esquel nem de Lan nem de Aerolíneas, no mês de julho. O sistema de reservas no site não é confiável (confirma vôos diretos a Bariloche, por exemplo, que sabemos não estarem operando) e o atendimento telefônico não está dimensionado para atender à procura.

- A Aerolíneas está cometendo barbaridade em cima de barbaridade, cancelando vôos em cima da hora e deixando grupos à deriva em Buenos Aires (há vários depoimentos na caixa de comentários deste post).

- Quem tem o embarque mais garantido hoje são os passageiros da CVC que compraram pacotes com fretamento pela Andes. Em compensação, a operadora continua cozinhando e enrolando seus clientes que compraram pacotes com fretamento pela TAM. Não houve nenhum vôo fretado TAM desde o início da crise (e especula-se que seus Airbus são grandes demais para pousar em Esquel). Ainda assim, os pacotes só têm sido cancelados às vésperas do embarque, num prolongamento inútil da aflição do cliente (que, não sem razão, têm visto nessa atitude uma tentativa caça-níquel de tentar faturar uma multinha rescisória aqui, outra ali).

Este site reafirma que, a essas alturas dos acontecimentos, só quem está tendo um comportamento exemplar é o vulcão Puyehue, que tem se mantido calmo. Os demais envolvidos estão dando um show de incompetência e descaso com o consumidor.

No dia 4 de junho esta situação era uma catástrofe natural inesperada. 45 dias depois, já é um fato da vida. A essas alturas, a única atitude digna de uma empresa séria é oferecer a devolução integral e imediata do que tiver sido pago. É mais que desconsideração: é sadismo prolongar a agonia de famílias que compraram essas passagens e esses pacotes meses atrás. Ainda mais nesse momento em que sabemos que a neve veio para ficar e todos os passeios (até o Bosque de Arrayanes, retomado ontem) estão funcionando.

No mais, continuamos acompanhando a situação... Tomara que eu esteja errado no meu ceticismo, e que o pouso de hoje possa vir a ser o início da normalização do aeroporto de Bariloche.

Agradeço aos leitores pelas contribuições e à Bóia pela dedicação nas respostas.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


332 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

silvia
silviaPermalink

Quando a cia é Aerolineas o melhor é ligar ou ir pessoalmente a alguma loja.

Junior
JuniorPermalink

A bóia,

Na sua opinião, o que pode ser mais vantajoso? Alugar um carro em Bariloche ou andar de taxi? Vou ficar lá seis dias. O hotel onde vou ficar é bem no centro e não pretendo ir muito longe nos passeios...Cerro Otto, Catedral, Campanário, Piedras Blancas e Isla Victoria. Talvez (se der tempo e dinheiro) vou ao Cerro Bayo, catamaran para Puerto Blest e Cascada de los Cantaros e Bosque de Arrayanes. O que vc recomenda?

Desde já agradeço, abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Junior! Dirigir no gelo e na neve pode dar encrenca. Melhor contar com táxis e tours organizados.

Thiago
ThiagoPermalink

Junior,

Na minha opinião alugar um carro é sem duvidas a melhor pedida.

Taxi é comodo, mas te limita demais. Em bariloche o unico lugar que vc talvez possa encontrar gelo é no estacionamento do cerro catedral ou no cerro bayo ou em algum estacionamento mal cuidado. A estrada pro cerro bayo é terra, lá vc vai pegar lama. Na cidade e em volta do lago neva, mas derrete rapido a neve. No caminho do c catedral se nevar muito, mas muito mesmo, eles tiram a neve da estrada...

Quanto a estacionar no centro, é só parar umas 2 quadras pra cima e pronto, muitas vagas...

Nada contra os taxistas e tour organizados bóia, mas andar no próprio carro lá é bem melhor, poder parar onde e quando quiser... conhecer lugares menos tradicionais... Obviamente pra uma familia com muitas criancas e um pessoal mais idoso, taxi e tours são uma comodidade.

E se o medo ainda é não conhecer a região e ficar perdido, vai sussegado, é mais facil que qualquer lugar aqui do Brasa, e ainda tem o lago como referencia..

abs

Andre L.
Andre L.Permalink

Alugar um carro te dá mais liberdade. Se estiver nevando muito, nem táxi nem carro funcionam.

Compre bons mapas ou leve um GPS com base cartográfica argentina. Não saia andando sem um mapa da região.

Dirigir na neve não é o fim do mundo, principalmente se a temperatura estiver acima de zero. A recomendação é ir devagar, usar bastante o motor como freio e jamais abusar da velocidade.

Imagino que eles devam jogar sal na estrada, como fazem em todo lugar que neva. isso evita a formação de gelo.

Isabela
IsabelaPermalink

Boa tarde!

Gostaria de saber informações sobre como esta a cidade? Está nevando, já é possível realizar todos os passeios?
E o que posso perder viajando dessa forma, desembarcando em outro aeroporto?

Estou exatamente nesta situação, comprei o pacote pela CVC alguns meses atras com destino a Bariloche e no entanto.
Hoje me ligaram da CVC perguntando se podia confirmar o voo com destino a Bariloche pela companhia Andes. Por ser Argentina não tenho nenhuma referencia dela, se puder me falar agradeço.
Questionei caso não aceite ir por essa companhia, foi passado a informação que eu poderia trocar o destino, isto é, faltanto menos 1 semana para viajar sou informada que a companhia aera é outra diferente que comprei no meu pacote, e que se não me sentir a vontade posso trocar de destino, porém depende da disponibilidade de hotel e voo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Isabela! Há neve, todos os passeios estão funcionando. A viagem de Esquel a Bariloche pode levar até 5 horas por causa de neve na estrada.

daniela
danielaPermalink

ola bóia!! queria uma ajuda sua!!!conforme falei aqui anteriormente estava com um pacote para bariloche mas a operadora aqui cancelou e hj mudamos a rota!!vamos para o chile e ai te pergunto: sei que valle nevado e uma das principais estacoes!mas la so tem ski e snowbord????e em el colorado como é??velo muito el colorado/farellos elas sao juntas?sei q numa dela tem tubing em qual delas tem? te agradeco se puder me ajudar!!!depois de tanto sofrimento por causa de bariloche agora tenho que pesquisar chile!!!kkkkkkk abracos

José Trinca
José TrincaPermalink

Gostaria muito de ir a Bariloche, mas como minha viagem foi cancelada definitivamente pela Operadora como disse anteriormente, consegui alterar o destino pra Pucón, Chile, uma cidade pequena, bem agradável, aconchegante, com estação de esqui e tudo mais.. bem parecida com Bariloche.. Abraços e boa sorte a todos..

Roberta
RobertaPermalink

Das pessoas que estiveram, ou estão em Bariloche, alguém sabe qt está custando o jantar na caverna?

Isabela
IsabelaPermalink

Obrigada!

E sobre o que vale a pena comprar...li que couro e lã estão com valores bons, está correto? Tem lugares que são indicadores para comprar?

Mônica
MônicaPermalink

Olá pessoal,

incrivelmente consegui chegar em Bariloche ontem, via Esquel pela Aerolíneas, sem nenhum problema. Mas tivemos muita sorte, pois com a maioria das pessoas que encontrei, disseram que foi um caos. Um grupo de adolecentes ( por coincidencia sao meus alunos) que encontrei no aeroporto de buenos aires, estavam dormindo ha tres dias no aeroporto, pois nao tinha vôo para esquel. Uma familia que conheci aqui estava h'a 5 dias em buenos aires, e acabaram vindo de onibus. Realmente 'e uma roleta russa. tivemos muita sorte pois o nosso vôo foi o primeiro a pousar ap'os tres. Espero que todos tenham a mesma sorte.
beijos.
Mônica e gigi.

luciene martins
luciene martinsPermalink

Mônica,
voce tinha alguma agencia ou foi por sua conta?
meu voo e aerolineas, porem fiz um pacote na cvc.
obrigada

silvana lemgruber
silvana lemgruberPermalink

Boa noite. tenho viagem marcada para Bariloche dia 25/07 (05 pessoas) pela AEROLINEAS, fiquei muito preoculpada se ia dar certo ou não, resolvi arriscar e aguardar sem comunicar com a empresa.Hoje a empresa me ligou informando que estava tudo ok, que os nossos lugares estavam reservados de ESQUEL PARA bARILOCHE e que a unica mudança seria o horario do embarque no Galeão(mais cedo para dar tempo de pegar o voo para Esquel.Acho que estão normalizando, ou tenho muita sorte.

Thiago Barbosa
Thiago BarbosaPermalink

Pessoal.....vejo que temos falado muito de problemas com a viagem, cia aérea e tudo mais. mas deve haver algum lado positivo no meio e toda essa confusao.aewwwww.... vamos postar aqui tambem sobre coisas boas, alguem tem noticias se bariloche ficou mais barato? hotel, alimentação, lojas em promoção? quem esteve recentemente ou esta ainda mande noticias. estou embarcando ( se Deus Quizer) no dia 06/08..abraços

Andreia Cabral
Andreia CabralPermalink

Thiago,
Cheguei hoje de Bariloche, os passeios estão todos com preços de baixa temporada. Fiz de tudo até o quadriciclo, mas achei mais legal o quadriciclo de neve que você faz no refúgio de sky nórdico, 900m depois do Piedras Blancas,um lugar muito bonito e que não estava nos pacotes que vi, porque só aparecia noite nórdica, mas de dia também fica aberto. É um lugar muito aconchegante. Lá também tem outras coisas para fazer de neve e a cabana é muito aconchegante. Excelente atendimento.
Abs

Lady
LadyPermalink

Confirmei minha viagem hoje com a CVC, meu vôo era TAM com saída do RJ. Aceitei a troca pela ANDES com saída de SP, resolvi arcar com as despesas do trecho RJ - SP pois minha primeira opção sempre foi Bariloche. Espero que não tenha mais problemas. A minha saída é dia 30, vou com meu marido e meu filho de 4 anos. Não vejo problemas se tiver que parar em Esquel e continuar a viagem de ônibus, só espero que chegando lá esteja tudo esquematizado e organizado pela CVC. Alguém que vai esta semana pela CVC já recebeu o voucher?

Bryan
BryanPermalink

Eu e minha namorada vamos nesse mesmo dia pela cvc... qual o horario do voo de vcs para bariloche?

silvia
silviaPermalink

Também estou interessada no jantar na caverna!!

Andreia Cabral
Andreia CabralPermalink

Oi Pessoal, Cheguei hoje de Bariloche. A experiência foi assim:
Na ida, perrengue: chegamos em BA e nosso voo para Esquel tinha sido cancelado, alias o voo nem aparecia no painel porque segundo a AA eles tinham avisado, às 18h a AA-Rio que o voo tinha sido cancelado (meu voo saiu às 21h50) e ninguém me falou nada. Eu, meu marido e duas crianças (8a e 12a). Como a AA não dava uma posição, às 12h30 resolvemos ir de ônibus. O ônibus é extremamente confortável, muito melhor que o avião e tinha um bom serviço de bordo. Cheguei em Bariloche dia 16 às 19h estava nevando foi lindo! Adorei! Todos os passeios estão funcionando com muita neve e os preços são os de baixa temporada. Tudo maravilhoso. A cidade está limpa e tudo funcionando normalmente. A volta: saí do Hotel às 9h num remise, em direção ao aeroporto de Bariloche, peguei o ônibus para Esquel (leve lanche, água e papel higiênico (não tem no ônibus) e um alcool gel). O aeroporto de Esquel é praticamente uma cabana no meio das estepes, sem infraestrutura nenhuma, mas os funcionários são educados. Meu voo atrasou mas saiu, trocaram de aeroporto o meu voo de volta , mas cederam o transporte. o voo para o Rio também saiu com atraso, mas chegamos bem. Outra coisa: Na aerolíneas em todos voos que peguei (foram 3) o lanche foi o mesmo: pedaço de bolo (ruim) com uma barra de cereal.
Abs

Guilherme
GuilhermePermalink

Comprei um pacote na CVC para Bariloche com saida para o dia 23 de julho, com voo direto pela TAM há dois meses atrás, ja achei estranho a informação passada pela CVC no dia 18/7, na qual eles disseram que a data de retirada do voucher seria no dia 21/07 (HOJE - 2 dias antes da viagem). Quando fui retirar-los, para a minha surpresa, fui informado que eles haviam cancelado todos os voos da TAM para Brariloche, a proposta da CVC seria alterar a data para HOJE, onde deveríamos embarcar em BH, com escala em Campinas (o detalhe é que comprei o pacote com voo direto sem escala...). Não havia mais tempo habil para deslocar minha familia (esposa e filho de 9 anos) para BH e ainda todas as despesas do deslocamento ficariam por minha conta!
Me ofereceram ir para Santiago mas verificaram que não havia disponibilidade na data anteriormente acertada,
Meu filho retorna das férias dia 1 de agosto, so teriamos esta janela de 23 a 30 de julho, a CVC não foi
correta não avisando com a devida antecedência e tb não providenciando a opção adequada para minha familia na data disponível.
A CVC então cancelou nossa viagem... Irei tomar as devidas providencias judiciais.

Andréia
AndréiaPermalink

Olá! Lady, minha viagem pela CVC/Andes está marcada para dia 30/07, com saída de São Paulo. Hoje fui na CVC e me informaram que estava tudo certo, porém o voucher ainda não tinha sido emitidó. Até lá vamos torcer para dar tudo certo!!!

Fabio Dutra
Fabio DutraPermalink

Promoção na Gol. Aproveitei e cancelei minha passagem na AA. Comprei trecho RJ-BsAs pela Gol. Vou de ônibus até Bariloche. Economizei R$1000,00 no total mesmo pagando a multa.

Elis
ElisPermalink

Lady,

Eu vou no sábado dia 23 e acabei de pegar meu voucher na CVC. Tenho certeza que vai dar tudo certo. É a terceira vez que vou para Bariloche e só não cancelei a viagem porque é um lugar maravilhoso e tenho certeza que vai valer a pena tudo que nós estamos passando.

Alessandra Rocha
Alessandra RochaPermalink

Alguem tem info de Chapelco?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandra. Não há nenhuma previsão de retomada vôos regulares, infelizmente. É melhor não acalentar esperanças para esta temporada. Pense num plano B. Há ônibus de Bariloche a San Martín de los Andes pela http://www.viabariloche.com.ar .

Sobre os aeroportos da província de Neuquén, notícia de ontem:
http://www.lmneuquen.com.ar/noticias/2011/7/20/114633.php

Márcio
MárcioPermalink

Olá todos.
Cheguei hoje em Bariloche vias Esquel voando LAN. O vôo saiu de Buenos Aires com 20 minutos de atraso, mas dentro do avião e sem sustos. O aeroporto de Esquel é bem pequeno e dá trabalho para pegar as malas, mas os ônibus estavam esperando, 3 ao todo. Novamente sem sustos. O trajeto de ônibus durou 4:30h, com neve e chuva. Paramos um pouco por conta de um acidente com um outro ônibus, nada sério, bloqueando a estrada. Os ônibus foram até o aeroporto, onde havia desde táxis livres até vans com grupos organizados. A cidade está começando a encher (segundo os locais), e ninguém consegue andar na cidade sem que lhe ofereçam desde alugel de roupas a restaurantes e passeios. Hoje choveu por aqui, tem muita lama mas o comércio e passeios parecem funcionar normalmente.
O único senão: a viajem é muito, muito cansativa. Estou com mulher e dois filhos (8 e 6 anos), e não recomendo Brasil-Buenos Aires-Esquel- Bariloche sem um bom intervalo em Buenos Aires. É isso. Na volta eu conto mais.

Reinaldo Colares
Reinaldo ColaresPermalink

Olá amigos, neste momento estamos em Palermo, um bairro lindo de Buenos Aires que eu e minha esposa conhecemos ontem, fizemos compras e jantamos após eu ter resolvido arcar com as despesas e trocar meu vôo de Buenos A para Bariloche para pegarmos a via alternativa por Esquel, nossas passagens estão marcadas para hoje dia 22 as 10:40, sei que ainda vou ter que arcar com o deslocamento do Bus ate Bari. Mas após ler o postes dos colegas que fizeram o trecho e relataram que o trecho é lindo resolvi encarar, ao chegar em Buenos A o taxista me disse que o trecho é realmente lindo e que vamos passar por vários lagos maravilhosos e q o trecho durante o dia vale apena fazer.... Vamos ver amanhã escrevo para todos essa experiência e se deu tudo certo. Isso porque so estamos fazendo essa viagem por causa desse site excelente que da informaçoes reais sobre a situação e assim podemos saber o que vamos encontrar.

Um grande abraço e sorte para todos nós

Reinaldo e Aleixa

Lucia Helena
Lucia HelenaPermalink

Olá companheiros de perrengue, parece que o meu está chegando ao fim ou so começando. Ontem peguei o voucher na CVC, confirmado para voo direto Bhte - Bariloche mas, assinei um documento que estou ciente da perreguisse do vulcão e da possibilidade de pousar em Esquel , o restante do trajeto de onibus , tudo por conta da CVC. Como os relatos da viagem de onibus são animadores aceitei esta proposta. O meu pacote sempre foi pela Andes, então não precisei trocar nada so esperei a empresa entrar em contato. Fiquei tranquila porque segui as orientações deste site, ter um plano B. Embarco dia 24/07. Só tenho duvida quanto aos preços da cidade, se estão explorando os turistas etc... Obrigada por tudo , sem este espaço estaria perdida sem saber o que fazer. Com vcs pude me planejar, pensar e tomar as providencias necessarias para ter o minimo de estresse.

A Bóia
A BóiaPermalink

Atenção! Este post está fechado para comentários.

Você encontra notícias atualizadas aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/plantao-neve-lan-estende-bariloche-via-esquel-ate-14-de-agosto/