Avião da CVC pousa em Bariloche (porque Esquel estava fechado)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Andes pousa em Bariloche

A notícia veio no final da manhã: um avião da Andes, que faz vôos fretados pela CVC, tinha pousado no aeroporto de Bariloche. O primeiro desde 4 de junho, quando o vulcão Puyehue começou a tossir cinzas.

Muita gente ficou animadona: parecia que os rumores sobre a reabertura iminente do aeroporto (propagados de maneira inconseqüente por atendentes de 0300 e funcionários de operadoras) estavam certos. O pouso pegou de surpresa o próprio site que deu a notícia primeiro, o AN Bariloche (de onde surrupiei a foto que ilustra o post).



O pouso realmente aconteceu, mas de certa maneira trata-se de um alarme falso. A explicação só veio mais tarde, no Bariloche2000: sob a chamada "Pouso surpreendente e alentador no aeroporto de Bariloche", o jornal transcreve uma entrevista concedida pelo piloto a uma rádio local. O que aconteceu: o avião ia, como previsto, para o aeroporto de Esquel. Só que o aeroporto de Esquel fechou repentinamente por causa da neblina. As opções que o piloto tinha era pousar em Comodoro Rivadavia ou em Puerto Montt, no Chile. Mas como Bariloche apresentava condições atmosféricas perfeitas -- gelo em volta da pista e pouco vento (situação que propicia uma aterrissagem sem levantar muita poeira vulcânica), obteve autorização para pousar em Bariloche.

Ou seja: no episódio, Bariloche acabou sendo a alternativa para o aeroporto alternativo...

Funcionários do aeroporto e da imigração precisaram ser convocados em caráter emergencial para atender os viajantes que chegaram.

O que acontecerá de agora em diante? Será que o sucesso dessa aterrissagem fará com que outros vôos pousem também em Bariloche?

Como A Bóia repete o tempo todo, é preciso acompanhar a situação. As informações são poucas e constantemente desencontradas. Só dá para confiar no depoimento de quem está sofrendo na pele os efeitos da confusão: os passageiros.

Os perrengues continuam:

- Não há assentos suficientes nos vôos regulares via Esquel nem de Lan nem de Aerolíneas, no mês de julho. O sistema de reservas no site não é confiável (confirma vôos diretos a Bariloche, por exemplo, que sabemos não estarem operando) e o atendimento telefônico não está dimensionado para atender à procura.

- A Aerolíneas está cometendo barbaridade em cima de barbaridade, cancelando vôos em cima da hora e deixando grupos à deriva em Buenos Aires (há vários depoimentos na caixa de comentários deste post).

- Quem tem o embarque mais garantido hoje são os passageiros da CVC que compraram pacotes com fretamento pela Andes. Em compensação, a operadora continua cozinhando e enrolando seus clientes que compraram pacotes com fretamento pela TAM. Não houve nenhum vôo fretado TAM desde o início da crise (e especula-se que seus Airbus são grandes demais para pousar em Esquel). Ainda assim, os pacotes só têm sido cancelados às vésperas do embarque, num prolongamento inútil da aflição do cliente (que, não sem razão, têm visto nessa atitude uma tentativa caça-níquel de tentar faturar uma multinha rescisória aqui, outra ali).

Este site reafirma que, a essas alturas dos acontecimentos, só quem está tendo um comportamento exemplar é o vulcão Puyehue, que tem se mantido calmo. Os demais envolvidos estão dando um show de incompetência e descaso com o consumidor.

No dia 4 de junho esta situação era uma catástrofe natural inesperada. 45 dias depois, já é um fato da vida. A essas alturas, a única atitude digna de uma empresa séria é oferecer a devolução integral e imediata do que tiver sido pago. É mais que desconsideração: é sadismo prolongar a agonia de famílias que compraram essas passagens e esses pacotes meses atrás. Ainda mais nesse momento em que sabemos que a neve veio para ficar e todos os passeios (até o Bosque de Arrayanes, retomado ontem) estão funcionando.

No mais, continuamos acompanhando a situação... Tomara que eu esteja errado no meu ceticismo, e que o pouso de hoje possa vir a ser o início da normalização do aeroporto de Bariloche.

Agradeço aos leitores pelas contribuições e à Bóia pela dedicação nas respostas.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


332 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

silvia
silviaPermalink

Rose,

Obrigada por tudo, vc me deixou mais tranquila, ou melhor dizendo um pouco menos ansiosa...rs..

Bj.

Silvia.

fabiana
fabianaPermalink

Queridas pessoas,

tenho viagem para Bariloche dia 30, pacote CVC voo Tam.
Me diserram que agora fica tudo Andes. É correto isso? Alguem tem informações destes aviões? E o percurso de ônibus? Vou com filho de 6 anos. Me ajudem! Estou sem saber se vou ou deixo pro próximo ano. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabiana! É um vôo charter. Os aviões da TAM são muito grandes para descer em Esquel, por isso a troca. Veja os depoimentos anteriores; falam que a viagem de ônibus é bonita. São 4 horas de percurso. Quem vai de pacote e consegue confirmar assento não tem passado pelos perrengues dos passageiros avulsos dos vôos regulares da Aerolineas.

leila
leilaPermalink

Gente, a CVC cancelou todos os voos para bariloche

Maria Izabel
Maria IzabelPermalink

Leila, corrigindo, a Tam cancelou todos os voos pra Bariloche

Emy
EmyPermalink

Tem certeza q a TAM já cancelou todos os voos??? Tem data???
E a Andes??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Emy! Acontece o seguinte: a TAM não pousa em Esquel. O aeroporto de Bariloche não reabriu. Todos os pacotes que envolvem vôos TAM têm sido cancelados. Entre em contato com a operadora para saber da sua situação.

Os pacotes com Andes estão operando, porque a Andes aterrissa em Esquel.

daniele
danielePermalink

Gente, gostaria de saber de quem remarcou seu voo pela Lan, via Esquel e tera que fiacar por um dia em buenos aires antes de ir para esquel, quem pagara esta estadia? é a Lan ou saira dos nossos bolsos?

LIVIA
LIVIAPermalink

não entendi, cancelaram os voos para Esquel? Porque os voos para Bariloche já estavam cancelados...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Livia! De onde você tirou essa idéia, menina? grin

Tito
TitoPermalink

A BOIA OS DEPOIMENTOS NAO ESTAO APARECENDO PRA MIM ACOPNTECEU ALGO

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tito! Clique no link logo abaixo (Anterior, ou 1) para ver os comentários que ficaram na primeira página!

Tito
TitoPermalink

Nao estada de concreto aindaa aparecendo, mais tudo bem acho que hj nao tivemos nadaçoisa ainda de concreto sobre o aeroporto. continujamos aguardando. abraços

Tito
TitoPermalink

nossa desculpa os erros, nao esta aparecendo mais nao tem problema acredito que ainda nada de concreto sobre o aeroporto. continuamos aguardando. abraço

Márcio
MárcioPermalink

Daniele,
Eu que vou pagar. Estamos na mesma situação, mas diante de tanta confusão nem cogitei ir atrás da LAN. Reservei e pronto, agora estou na torcida para que dê tudo certo. Embarco para SP em algumas horas, e de lá para Buenos Aires. Chego em Ezeiza duas horas depois do avião Buenos Aires - Esquel da LAN partir do Aeroparque e vou ter que passar a tarde/noite em BA. E já que estou na chuva, vou aproveitar BA um pouquinho.
Se eu conseguir chegar conto como foi.
Abraços e obrigado a todos do blog, que se revelou a melhor fonte de atualizações para "nosotros" angustiados de Bariloche.

Hélida
HélidaPermalink

Meu vôo é pela CVC saída do RJ vôo TAM dia 13/8. Será que também está cancelado? A CVC não me ligou pra dizer nada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Hélida! Ainda está cedo. Mas se o aeroporto de Bariloche não abrir, o seu pacote será cancelado ou, se você pedir, será trocado pela Andes. A TAM não voa a Esquel. Todos os pacotes TAM desta temporada até hoje foram cancelados.

Wagner Veloso
Wagner VelosoPermalink

Nem vão ligar. Esta muito longe o seu vôo.

Eu é que liguei lá e pedi pra mudar logo. O meu é 6/8.

Abraço

Carla
CarlaPermalink

Alguém sabe me informar se está normal o Aeroporto de Bariloche.
Se a TAM está pousando lá.Entro no site do aeroporto de Bariloche e não tem nenhuma informação se estão operando normalmente.obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! É só ler o texto, que está atualizado grin

O aeroporto está fechado. Este pouso que houve foi ocasional e não há previsão que se repita.

Tomare que a situação mude; se mudar informaremos na hora.

daniele
danielePermalink

Marcio,
Obrigada pela informação, acho que deve fazer o mesmo, espero que tudo certo, e boa viagem.

luciene martins
luciene martinsPermalink

Ola Boia,
Não consigo acessar mais as páginas anteriores deste blog(pagina 1),sumiu???????

Álison Karina
Álison KarinaPermalink

Pelo que me informaram na CVC todas as saídas CVC/Tam foram canceladas a partir de hoje. Estão tentando remanejar para Andes, mas acredito que quem tem interesse é melhor ir na CVC e reforçar essa troca.

luciene martins
luciene martinsPermalink

Rose,
Obrigada pelas ótimas dicas que vc me passou,vc agora é minha acessora para assuntos de neve,ha,.ha,,,,,vc tem facebook ou orkut???? se tiver me adiciona e eu te mando meu email para eu tirar algumas dúvidas com vc ,assim conseguimos manter contato
obrigada

rose
rosePermalink

Ola Luciene,

vou te adicionar no face, recebi seu email, e ja respondi, adorei o contato!!
Bjs

Fernanda
FernandaPermalink

Ola gente, consegui chegar em Bariloche via Esquel. Foi cansativo mas valeu a pena. Saimos de BH tres da manha, chegamos em esquel 11.30, pegamos um onibus *serviram um sanduiche de queijo e presunto, club social e agua e chegamos em Bariloche cinco da tarde. Os passeios estao lindos, muita neve. tivemos problemas em piedras brancas mas parece que resolveram. Fizemos refugio neumeyer e cerro catedral, otto, circuito chicco. O pessoal vai fazer o passeio de lago amanha. Nao sabemos como vamos voltar.
boa sorte para todos.

Rosana
RosanaPermalink

Fernanda,

Você foi pela CVC ou vôo normal? Tem ônibus suficiente prá todo mundo?

rose
rosePermalink

Ola Fernanda,

Por enquanto não se preocupe com a volta, não sofra por antecipação, curta o agora, faça os passeios, curta a neve, bons vinhos, relaxa, tire toda a tensão que passou antes de chegar ai, lembre-se VC JA ESTA EM BARILOCHE CURTA TD QUE TIVER DIREITO, 1 ou 2 dias antes, assim sim comece a verificar as confirmações de sua volta, se suas passagens são aerolineas va no escritorio da cidade, se for outra companhia procure se informar, pelos sites tambem.
CURTA MUITO, UMA OTIMA ESTADA PRA VC!!!!

Hélida
HélidaPermalink

Bem, pra começar meu vôo era pra 16/07. No dia 13/07 me ligaram informando que a TAM não iria fazer Bariloche e eu teria que por minha conta ir pra SP pra embarcar via ANDES pra Esquel e depois pegar o tal ônibus. Resolvi remarcar pra 13/08. Agora se me ligarem novamente em cima da hora vou desistir pois não pretendo ter mais despesa e cansaço indo pra SP pegar a ANDES e depois o ônibus. Comprei um pacote direto e só vou se for assim. Não vejo vantagem em passar por todo esse perrengue. Posso deixar pro ano que vem. Queremos muito ir pra Bariloche mas dou muito valor à minha vida e bem estar de minha família em primeiro lugar. Acho que uma viagem de férias deve ser feita pra tirar férias e não passar isso tudo que tenho visto nos relatos. Sou realista e decidida naquilo que almejo. Aos que insistem em passar por td isso só desejo que realmente sintam que valeu a pena.
Vamos aguardar e boa sorte a todos.

Lady
LadyPermalink

Pedi hoje para mudarem meu pacote pela CVC com vôo TAM para ANDES. Encaminhei o e-mail no começo da tarde, liguei pra confirmar a solicitação e estou aguardando a confirmação. Minha saída era para o dia 30/07 com 7 noites partindo do RJ. Parece que vou ter que voar do RJ para SP para pegar o vôo da ANDES e parece que serão 6 noites. Estou angustiada com o desfecho desta novela. Se eu não conseguir vaga para a mudança tenho que correr para reprogramar minha viagem para Ushuaua, mas quero que dê tudo certo com a CVC pois apesar dos contratempos Bariloche é minha primeira opção.

Fabio Dutra
Fabio DutraPermalink

Alguém conseguiu comprar passagens na ViaBariloche pelo site? Não estou conseguindo. Já tentei com dois cartões internacionais diferentes. Não parcelei. Os cartõe têm limite suficiente, mas a transação não está sendo aprovada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Já tentou na Andesmar? (Sites de compras de passagens costumam ser chatinhos, mesmo)

Bernardo
BernardoPermalink

Bóia,

Gostaria de saber como é o trajeto de carro de BA para Bari. Estou pensando nesta opção caso não cosinga nenhum voo para Esquel.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bernardo! São 1.500 km pela Ruta 40 -- a distância entre São Paulo e Porto Seguro. Pode haver neve no caminho. É melhor ir de ônibus. Veja em http://www.viabariloche.com.ar e http://www.andesmar.com .

MARCELLI
MARCELLIPermalink

CONTINUA TENTANDO O VIA BARILOCHE! É O MAIS FÁCIL! O PROBLEMA É QUE TEM LIMITE DE TEMPO PARA PREENCHER TODOS AQUELES CAMPOS! TEM QUE SER BEM RÁPIDO! EU SÓ CONSEGUI DEPOIS DE TENTAR VÁRIAS VEZES! BOA SORTE!

Roseane
RoseanePermalink

Veja o pp site Boia, na parte inferior da página, ou digitar na procura Plataforma 10, onde encontrará todas as empresas. Tem que persistir, pois a compra é um vai e vem, porém consegui Via Bariloche. Boa sorte.

Ricardo Rangel
Ricardo RangelPermalink

Posso não ter bola de cristal, mas como disse antes...
Bariloche quer os brasileiro, Brasileiros querem Bariloche e pilotos informam que a pista de Bari está perfeita.
Mas o perrengue continua...
Aí tem coisa....!!!!

Lorena
LorenaPermalink

Oii genteee...
Meu voo é dia 09/08 saindo do Rio para Bariloche...pela lan...
se o aeroporto de Bari não estiver aberto eles vão me mandar para esquel sem problemas né?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lorena! A mudança não é automática, precisa ser negociada com a cia. aérea. Há menos vôos diários para Esquel do que os programados para Bariloche. Por enquanto não há nada definido para agosto.

daniela
danielaPermalink

ola boa noite!!!!

essa informação está correta!!todas as operadoras aqui do rio de janeiro cancelaram os pacotes para bariloche!! os motivos ainda nao sabemos, desde segunda -feira estou lutando com a minha para saber o real motivo ja que acompanho o aeroporto de buenos aires e continua saindo voo via esquel!!!e a cidade de bariloche esta normalizada!!!conclusao:compramos os pacotes estamos dispostos a enfrentar 4 horas de onibus mas mesmo assim eles cancelaram!!! uma semana antes!!!!!amanha terei uma resposta definitiva pois a informação que tive era que as operadoras iriam se reunir e decidir sobre bariloche... abraços a todos

daniela
danielaPermalink

esqueci de falar que meu pacote é com aerolineas que opera via esquel!!! e mesmo assim cancelaram...

daniela
danielaPermalink

mandei uma mensagem antes e nao entrou... estava falando que aqui no rio de janeiro desde segunda-feira todos os pacotes para bariloche foram cancelados!! sangri-la, marsans e outras!!!! estou numa luta desde ai!! pq estava tudo certo ate que segunda um aviao da cvc conseguiu pousar... estamos alegando isso mas esta dificil!!! e olha que aceitamos todas as condicoes ate de seguir de onibuns via esquel!!mas pelo que sei muitas das operadoras receberam processo pois alguns passageiros foram sabendo que havia um trecho de onibus mas ao retornar ao brasil colocaram processo nas operadoras...

Lali
LaliPermalink

Acho digno cancelarem os pacotes. Ninguém está podendo garantir com segurança que conseguirão chegar ao destino sem problemas. Muitos passageiros estão entrando com processo, após a viagem.

daniela
danielaPermalink

com isso so terei a resposta definitiva amanha pois tive a informacao que havera uma reuniao das operadoras para decidir isso!!! mas ate o momento tudo esta cancelado... o que nao dá para entender...era so colocar um termo de compromisso com o passageiro!!! mas?????? acho que rola outros interesses...

Viviane
VivianePermalink

Boa noite, como já postei anteriormente tenho viagem marcada para San Martins de los Andes no dia 06/08, meus voos constam no sistema como confirmados , mas como a indefinição é grande tenho buscado alternativas para poder chegar , dentre estas alternativas soube que existe um aeroporto em Temuco , no chile que fica a 286 km de San Martins , gostaria de saber se esta alternativa é viável ou se existe algum outro aeroporto no Chile, que esteja operando ,mais próximo. Gostaria de ser informada quais empresas aéreas fazem esta rota partindo de Buenos Aires ,pois pelo que parece este trecho eu conseguirei fazer sem problema, caso seja uma boa alternativa como posso chegar em san Martins partindo desta cidade no Chile.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Viviane! Temuco fica a 290 km de San Martín de los Andes. Não há vôos de Buenos Aires para lá; você teria que voar do Brasil a Santiago e lá pegar um vôo a Temuco. Informe-se com seu hotel em San Martín sobre as condições de travessia. É um esquema bastante complicado. Talvez seja mais negócio ir de ônibus de Buenos Aires a San Martín. Você pode comprar a passagem com a Vía Bariloche.

Bruno
BrunoPermalink

Ola Viviane. Tb estou marcado para o mesmo dia. Vc sabe como esta a situação do aeroporto de la?. No site da aerolineas estão cancelando os voos dos ultimos dois dias. Estou preocupado que não consiga chegar de buenos aires para la. Por acaso tem alguma coisa a compartilhar? Obrigado

Viviane
VivianePermalink

Oi Bruno, fiquei sabendo hoje que o aeroporto de Chapelco foi vistoriado e foi dada condições de reabertura e que sabado desce o primeiro voo la, só que é um fretado, não sei quando a Aerolineas vai começar a operar , tenho esperança que seja à partir do dia 31, é o que estou lendo nos milhares de blogs, jornais e etc, que fico procurando o dia inteiro na net. Mas tudo esta indefinido, não tenho intenção de cancelar minha viagem afinal já esta planejada e paga a quase 1 ano, vou dia 5 para Buenos Aires e se não tiver voo para Chapelco acho que vou encarar o onibus , apesar de estar viajando com 4 crianças, se souber de algo compartilho por aqui, e se vc tbm tiver qualquer informação por favor compartilhe tbm.

Laura
LauraPermalink

Credo, nem bem chegaram já colocaram processos, pois esse esquema via Esquel começou dia 09/07. Acho que isso e história de sua agencia Daniela. Olha num suplicio para fazer o reacomodamento, incrível, dão opções, vc escolhe, logo vem outro email dizendo que nao deu.....olha CVC esta difícil...E olha que estou em cima deles desde que começou o esquema de Esquel. Ninguém merece...

Paula
PaulaPermalink

Graças a Deus a agência de viagem “ Lunatur” aqui em Salvador(Já sou cliente a 4 anos dessa agência), está resolvendo tudo para mim. Ela me informou que a LAN não cancelou o meu vôo que é para dia 10/08 e que se o aeroporto de Bariloche não abrir até lá, eles vão até Esquel e de lá seguiremos de ônibus. Tomara que tudo se normalize antes, pois adoro Bariloche é o 4 ano que vamos para lá. E que todos possam ter uma boa viagem.Abraços.

Camila
CamilaPermalink

Eu estava na mesma posição! hoje finalmente consegui remarcar para 05/08 minha saída!

claudia
claudiaPermalink

Vou p/ Bari no dia 05/08/11, através da Aerolineas, gostaria de saber se este voo esta acontecendo, pois, as informações estão muito confusas e não sei mais se vale a pena tanto desgaste para mim e minha familia, POR FAVOR ME AJUDEM!!

daniela
danielaPermalink

o problema que nao é a agencia!!! fui tentar falar com marsans, cvc, shangri-la e outras e todas cancelaram pacotes!!!! nosso pacote estava confirmadissimo!! nao tinhamos problema nenhum visto q a aerolineas foi a primeira a voar via esquel!! mas acho que deu muito problema e eles tomaram essa atitude!!!isso tudo que falo esta confirmado via e-mail pelas empresas!! conclusao se alguem tiver pacote para semana que vem confirmaaaa!!!! pq o negocio esta feio... no tanto que nao aceitei o cancelamento pq o aviao da cvc pousou mas mesmo assim ta dificil... amanha dou um ponto final na rota bariloche e decido outra se for o caso!! so estou dando um alerta!!! pq meu pacote era certo sem problemas... e nao era pela tam, lan, cvc nada disso!!! praticamente particular

marcelo de souza
marcelo de souzaPermalink

VIM PELA VIABARILOCHE , UMA VIAGEM TRANQUILA E PEGANDO A SUPER CAMA É TRANQUILO.
MAS PRECISO IR PARA SANTIAGO E AFRONTEIRA TÁ FECHADA

MARCELO

wagner
wagnerPermalink

Bóia,
E Ushuaia como opção, conhece? É indicada para ir com crianças?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wagner! Há atividades além de esquiar, há bichos para ver, há bastante frio, e pouca luz (amanhece tarde/escurece cedo). Na Argentina é a segunda melhor opção para quem não vai para a neve esquiar.

Silvana
SilvanaPermalink

Olá Bóia
Perguntei no Post anterior a respeito do “Paso Mahuil Malal” (Fronteira do Chile/Argentina antes denominada “Tromen”). Eu, meu marido e meus filhos passaremos por lá em 15 de agosto no sentido Pucón - San Martin de Los Andes, de carro, e gostaríamos de saber se está fechado ou se até o momento não há qualquer problema.
Se alguém tiver alguma notícia, toda informação, nesse momento, é de grande ajuda.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvana! O paso está aberto, informa o La Mañana de Neuquén. Mas é preciso trafegar com cuidado e usar correias.

http://www.lmneuquen.com.ar/noticias/2011/7/16/114341.php

Silvana
SilvanaPermalink

Olá Bóia
Acabei de ver o post com sua resposta.
Obrigada pela indicação do site e pela boa notícia.
Com certeza até o dia da nossa viagem esteremos acompanhando as novidades aqui postadas e, quem sabe, colaborando também com alguma informação.
Valeu! Boa sorte para todos e boas férias!!!

Wanessa
WanessaPermalink

Oi Bóia, obrigada pela resposta no outro topico.

Acabei de ler no site da aerolineas (colei abaixo), pq somente este voo foi cancelado no mes de agosto inteiro? to preocupada, pelo que entendi a aerolineas nao esta indo nem por esquel. obrigada.

http://www.aerolineas.com.ar/arg/main.asp?idSitio=BR&idPagina=68&idIdioma=po&cmbPrensa=778
Voos Cancelados a Bariloche: (De 20 de julho a 31 de Agosto)

AR1688/9 (até 31 de julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR1682/83 (até 31 de julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR2690/1 (até 31 de Agosto) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque

Dirceu
DirceuPermalink

http://www.bariloche2000.com/index.php?option=com_content&view=article&id=61222:mas-de-1700-turistas-llegaron-via-esquel&catid=2:gobierno&Itemid=14

Más de 1.700 turistas llegaron vía Esquel
Martes 19 de Julio de 2011 20:21
Un total de 1.731 pasajeros llegaron por tierra a Bariloche, provenientes de vuelos con destino a Esquel, durante el fin de semana
--------------------------------------------------------------------------------

El Ente Mixto de Promoción Turística (EMPROTUR) informó que, en el marco de la recepción de turistas por vía aérea hacia Esquel, y trasladados por tierra a Bariloche, entre el viernes 15 y el lunes 18, se recibieron 16 vuelos con un total de 1.731 pasajeros.

La empresa LAN operó tres vuelos con 420 pasajeros. Aerolíneas Argentinas recibió siete vuelos con 566 pasajeros. Andes operó seis charters directos de Brasil transportando 745 turistas.

Aerolíneas informó que al aeropuerto de Esquel arriban 3 vuelos por día en los horarios de las 10.50 hs, 15.13 hs y 18.00 hs, de los cuales uno es el vuelo diario que cubre la empresa entre aeroparque y la localidad chubutense. Los pasajeros se trasladan a Bariloche vía terrestre y descienden en el aeropuerto local, desde donde son trasladados a sus respectivos hoteles.

Silvana
SilvanaPermalink

Wagner
Eu, meu esposo e nosso filho de 5 anos estivemos em Ushuaia em dezembro passado. Foi tudo maravilhoso, principalmente se você fizer a rota Ushuaia/El Calafate, que é imperdível. A cidade de Ushuaia não é grande, mas tem um ótimo comércio é hotéis muito bons. Na verdade, o interessante de lá são os passeios que são inesquecíveis. Quanto a El Calafate, sem palavras para descrevê-la...é linda e não menos inesquecível! Embora fosse verão, pegamos muito frio. Teve um dia que até nevou próximo a Ushuaia. Bom, é um passeio que vale muito a pena. E se você for na intenção de esquiar, tenho um amigo que acha a pista de Ushuaia uma das melhores da Am do Sul. Espero ter contribuído. Boa sorte.

Dirceu
DirceuPermalink

http://www.laangosturadigital.com.ar/v3.1/home/interna.php?id_not=22687&ori=web

Bajó a Alerta Naranja el nivel en Villa La Angostura
- 19:31 - Así lo acaba de confirmar a LA ANGOSTURA DIGITAL el Secretario de Defensa Civil David Tressens Ripoll, luego determinarlo en forma conjunta con las autoridades del Comando de Operaciones de Emergencia.

-----------------------------------------------------

(19/07/11)

COMANDO DE OPERACIONES DE EMERGENCIA

SE INFORMA A LA COMUNIDAD:

1. El volcán mantiene una columna menor a 2.000m de altura y se ha observado nuevamente emisión de lava. Para mañana se prevé tiempo inestable, con posibles precipitaciones de lluvias y algunas nevadas. Por acción del viento también se esperan precipitaciones de cenizas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Dirceu! Só para que os leitores saibam do que você está transcrevendo, trata-se de uma BOA notícia: o alerta de efeitos vulcânicos em Angostura foi REBAIXADO de vermelho para laranja.

erika
erikaPermalink

estamos em bariloche hoje compramos o passe de principiantes do cerro catedral, ontem fomos ao teleferico do cerro campanario. tem muita neve nad montanhas. agora a cidade esta mais movimentada, mas axho que julho aqui desse jeito eh bem dificil de pegar. os onibus da cvc ajudaram a muvucar a cidade rsrsrs. nao ha nada de preocupante nas cinzas...tudo esta funcionando bem. quem puder venha nao vao se arrepender... se nao der de aviao venham de bus pela via bariloche vale a pena..

Pedro
PedroPermalink

Oi Erika.
Como estão os preços para passe diário no cerro catedral, para esquiar?

erika
erikaPermalink

pedro, os passes estao com preco de temporada media, e o cerro catedral beeem mais vazio...para ver o itpo de passe veja no proprio site do cerro catedral ja que les tem passes para base, so telefericos, diarios , meio dia, semanais...

Dirceu
DirceuPermalink

Embora Bariloche ja esteja apta a receber turistas, o problema ainda é a logistica ou seja como chegar e sair de Bariloche.

Como no grupo há uma gestante de 5 meses e 5 crianças com idades inferiores a 10 anos, a LAN alertou sobre os incomodos envolvidos na operação via esquel.

Como as nossas passagens são as tarifa flex importante por causa de possiveis imprevistos com a gestante ou as crianças, e que pode ser remarcada sem custo e porisso custa a tarifa cheia, não tinhamos problema em remarcar. Mas como em geral usamos os ultimos dias de julho porque certamente todo ano ja tem neve, as crianças não podiam ficar sem ferias então aceitamos a oferta da LAN e remarcamos as passagens para Santiago e ainda conseguimos 2 diarias cortesia em santiago na ida e na volta a valle Nevado numa promoção do resort e ainda desconto no heli-ski o passeio de helicoptero ate o alto da montanha.

Tinhamos reserva no Charming luxury lodge & spa de Bariloche que não cobra taxa de cancelamento desde que comunique 24 horas antes do checkin, então ficou facil decidir a mudar o roteiro deste ano e quebrando a tradição em vez de cerro catedral, este ano vai ser valle nevado.

Assim caimos fora da loteria das vagas da LAN, se bem que no nosso caso por ser tarifa cheia a gente ia conseguir embarcar por esquel. Assim sobrou algumas vagas para outros que realmente desejam ir para Brasiloche.

Boa sorte a todos que ainda estão tentando a loteria de embarcar para Brasiloche

Bruno
BrunoPermalink

Ola a todos. Por acaso alguem sabe como esta a situação de Chapelco e seu aeroporto em San Martin de Los aAndes. Tenho uma dia para la por volta do dia 06/08 e estou com medo de nao conseguir embarcar de buenos aires? Alguem esta sabendo de alguma coisa que possa me ajudar? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruno! O aeroporto, como o de Bariloche, está tecnicamente aberto, mas nenhuma cia. aérea se dispõe a restabelecer as rotas. O melhor é não contar com a reabertura nesta temporada. Considere chegar de ônibus. São 20 horas desde Buenos Aires pela http://www.viabariloche.com.ar .

Celso
CelsoPermalink

Estava com viagem marcada para Bariloche via Esquel para hoje. No Aeroporto de Guarulhos a Aerolines Arg nos informou que o Esquel fechou por tempo indeterminado devido a cinzas... Alguém sabe se o vulcão voltou a aumentar atividade novamente?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Celso! Que chato! O aeroporto de Esquel não está permanentemente prejudicado por cinzas, não. A coluna de cinzas pode estar na rota do avião ou temporariamente sobre o aeroporto, mas normalmente está aberto. Segunda-feira esteve fechado por causa de neblina, por isso o avião da Andes acabou descendo em Bariloche.

Além disso, infelizmente, não está dando para acreditar muito nas desculpas da Aerolíneas para cancelar vôos. A cia. está dando um show de descaso e incompetência.

Karla Costa
Karla CostaPermalink

Olá, estou com viagem marcada para Bariloche dia 25/07 e voltando 02 de agosto. Acho que vou arriscar... Alguém sabe me dizer horários das partidas dos ônibus de Esquel para Bariloche? Obrigada,
Karla

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karla! É preciso contatar a sua cia. aérea para ver se você está confirmada nos vôos via Esquel.

Thiago
ThiagoPermalink

Karla,

Vc vai com qual companhia aerea?? Se for com a Aerolineas, eles já marcaram seu voo para Esquel?/? Estou perguntando pois eu tb iria no dia 25, porém a Aerolineas me passa, todos os dias, a informação que ainda não esta agendado meu voo.

Obrigado

Tito
TitoPermalink

Karla estes sao os horarios

AR 1668 Aeroparque / Esquel 07:40 hs
AR 1662 Aeroparque / Esquel 12:00 hs
AR 1660 Aeroparque / Esquel 13:10 hs

Paula
PaulaPermalink

Olá, estou com viagem marcada para Bariloche no dia 31/08 pela Lan. Chegarei em Buenos Aires no dia 27/07. Liguei para minha agência (onde comprei apenas as passagens e oseguro de viagem)pedindo para eles remarcarem as passagens para o percurso via Esquel e eles me aconselharam a esperar até segunda-feira para ver se o aeroporto de bariloche não reabre, pois se eu mudar agora para Esquel e depois quiser mudar de novo para Bariloche (caso o aeroporto reabra) eu teria que pagar uma multa. O que vocês acham? Dá para esperar até segunda-feira? Ou será melhor marcar logo para não perder a vaga? Estou preocupada porque meu hotel não oferece reembolso em caso de cancelamento.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! Não há sequer rumores na imprensa de Bariloche sobre o restabelecimento das rotas. O que sabemos é que há poucos lugares nesses vôos via Esquel, e que muita gente nem está conseguindo. Pelo que temos ouvido aqui na caixa de comentários, as agências estão totalmente por fora do que está acontecendo.

Evandro Batista
Evandro BatistaPermalink

Somos 9 pax de BH, com voo confirmado da Aerolineas de GRU para BARI. O voo e daqui a 2 dias e nao se consegue qualquer contato com a Cia Aerea. Penso que isso ja virou questao de Estado. Imprevistos sao aceitaveis. Inaceitavel e nao atender os clientes brasileiros. Infelizmente essa Cia Argentina so tem confirmado o caos economico vivido pelos hermanos que nao tem honrado seus compromissos. A quem vamos recorrer? Que se suspendam, imediatamente, todas as operacoes dessa empresa no Brasil, por pura incompetencia.

Evandro Batista
Evandro BatistaPermalink

Sera que alguem sabe de algum telefone da Aerolineas Argentinas, que nao seja o 0800 707 3313(impossivel), onde se consiga falar?

Sandra
SandraPermalink

Evandro, dê um jeito de ir pessoalmente até um escritório da cia. aérea. ficar tentando por telefone é quase impossível. O meu voo era para ontem, dia 19, de SP para Bariloche. Recebi um email cancelando e, mesmo assim, continuava aparecendo no site da cia. como "confirmado". Um absurdo! Perdi minhas férias com duas crianças chorando em minha cabeça...

evandro morales
evandro moralesPermalink

Prezados, nosso voo para bariloche é via lan, e estava previamente agendado para 26.07. Contudo, diante da conexão que faremos em Buenos Aires tivemos que mudar o voo para bariloche via esquel para o dia 27.07. Não tivemos qualquer problema para remarcação na LAN, que pediu 48h para envio de e-mail de confirmação, o qual recebemos ontem a noite dentro do prazo previsto. A nossa volta, por ser em agosto, continua bariloche buenos aires... Abraço a todos e obrigado pelas dicas das roupas que me deram prontamente!

evandro morales
evandro moralesPermalink

Ah, só pra constar: Somos em 08 passageiros, dentre os quais 3 crianças de 04 a 06 anos!

Bruno
BrunoPermalink

Bom dia a todos. ALguem poderia me dizer como funciona o cancelamento pela aerolineas de passagens? EStou tentando pelo 0800 desde as 8 e nada de atenderem ou em outros teelefones de contato. No site, não encontrei nada sobre cancelamento. Outra pergunta, mesmo com os voos indisponiveis para Bariloche e San Martin de Los Andes, eles podem realemnte cobrar os U$ 50,00 pelo cancelamento? Obrigado

vitor
vitorPermalink

Ola pessoal
obrigado por todas as informaçaoes já postadas e por me manter informado e atualizado sobre a situaçao de Bariloche,se deus quiser viajo amanha pela cvc,Andes.Obrigado por tudo,tentarei postar sobre como esta a situaçao la!

obrigado : )