Avião da CVC pousa em Bariloche (porque Esquel estava fechado)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Andes pousa em Bariloche

A notícia veio no final da manhã: um avião da Andes, que faz vôos fretados pela CVC, tinha pousado no aeroporto de Bariloche. O primeiro desde 4 de junho, quando o vulcão Puyehue começou a tossir cinzas.

Muita gente ficou animadona: parecia que os rumores sobre a reabertura iminente do aeroporto (propagados de maneira inconseqüente por atendentes de 0300 e funcionários de operadoras) estavam certos. O pouso pegou de surpresa o próprio site que deu a notícia primeiro, o AN Bariloche (de onde surrupiei a foto que ilustra o post).



O pouso realmente aconteceu, mas de certa maneira trata-se de um alarme falso. A explicação só veio mais tarde, no Bariloche2000: sob a chamada "Pouso surpreendente e alentador no aeroporto de Bariloche", o jornal transcreve uma entrevista concedida pelo piloto a uma rádio local. O que aconteceu: o avião ia, como previsto, para o aeroporto de Esquel. Só que o aeroporto de Esquel fechou repentinamente por causa da neblina. As opções que o piloto tinha era pousar em Comodoro Rivadavia ou em Puerto Montt, no Chile. Mas como Bariloche apresentava condições atmosféricas perfeitas -- gelo em volta da pista e pouco vento (situação que propicia uma aterrissagem sem levantar muita poeira vulcânica), obteve autorização para pousar em Bariloche.

Ou seja: no episódio, Bariloche acabou sendo a alternativa para o aeroporto alternativo...

Funcionários do aeroporto e da imigração precisaram ser convocados em caráter emergencial para atender os viajantes que chegaram.

O que acontecerá de agora em diante? Será que o sucesso dessa aterrissagem fará com que outros vôos pousem também em Bariloche?

Como A Bóia repete o tempo todo, é preciso acompanhar a situação. As informações são poucas e constantemente desencontradas. Só dá para confiar no depoimento de quem está sofrendo na pele os efeitos da confusão: os passageiros.

Os perrengues continuam:

- Não há assentos suficientes nos vôos regulares via Esquel nem de Lan nem de Aerolíneas, no mês de julho. O sistema de reservas no site não é confiável (confirma vôos diretos a Bariloche, por exemplo, que sabemos não estarem operando) e o atendimento telefônico não está dimensionado para atender à procura.

- A Aerolíneas está cometendo barbaridade em cima de barbaridade, cancelando vôos em cima da hora e deixando grupos à deriva em Buenos Aires (há vários depoimentos na caixa de comentários deste post).

- Quem tem o embarque mais garantido hoje são os passageiros da CVC que compraram pacotes com fretamento pela Andes. Em compensação, a operadora continua cozinhando e enrolando seus clientes que compraram pacotes com fretamento pela TAM. Não houve nenhum vôo fretado TAM desde o início da crise (e especula-se que seus Airbus são grandes demais para pousar em Esquel). Ainda assim, os pacotes só têm sido cancelados às vésperas do embarque, num prolongamento inútil da aflição do cliente (que, não sem razão, têm visto nessa atitude uma tentativa caça-níquel de tentar faturar uma multinha rescisória aqui, outra ali).

Este site reafirma que, a essas alturas dos acontecimentos, só quem está tendo um comportamento exemplar é o vulcão Puyehue, que tem se mantido calmo. Os demais envolvidos estão dando um show de incompetência e descaso com o consumidor.

No dia 4 de junho esta situação era uma catástrofe natural inesperada. 45 dias depois, já é um fato da vida. A essas alturas, a única atitude digna de uma empresa séria é oferecer a devolução integral e imediata do que tiver sido pago. É mais que desconsideração: é sadismo prolongar a agonia de famílias que compraram essas passagens e esses pacotes meses atrás. Ainda mais nesse momento em que sabemos que a neve veio para ficar e todos os passeios (até o Bosque de Arrayanes, retomado ontem) estão funcionando.

No mais, continuamos acompanhando a situação... Tomara que eu esteja errado no meu ceticismo, e que o pouso de hoje possa vir a ser o início da normalização do aeroporto de Bariloche.

Agradeço aos leitores pelas contribuições e à Bóia pela dedicação nas respostas.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


332 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

LIVIA
LIVIAPermalink

Olá, como disse anteriormente, tinhamos pacote comprado com a Fênix para San Martin de Los Andes via Bariloche para 30/07, para 12 adultos e 4 crianças, sendo 3 menores de 3 anos. Estamos tentando migrar nosso pacote para outro destino no Chile, mas de toda forma a propria agente de viagens já nos falou que não nos aconselha irmos via Esquel com as crianças. Muita angustia, mas só teremos uma resposta definitva na sexta, 22/07. Boa sorte a todos!

Cris
CrisPermalink

Livia,
minha prima que trabalha há 20 anos com turismo me aconselhou o mesmo. Não consegui o Chile, vou ter que cancelar, pois estou com crianças. Fiquei esperando posição da AA, muito estress, há dias acompanho 24 h todas as notícias, a gente fica tardes inteiras tentando falar na AArgentinas e não consegue. Não comprei pacote, então tenho que falar com eles... é difícil até pra cancelar. Aqui não tem escritório. Tenho tentado desde ontem... Hoje tive a informação que vão cancelar e não pagarei multa. PORÉM, como eu comprei em 5x, já entrou uma parcela e a tx de embarque, eles me informaram que o cancelamento será realizado daqui há 60 a 80 dias, então terei que pagar as parcelas até ser cancelado, então eles devolverão o que eu paguei integralmente. Eu não entendo porque! Pq não cancela? Vou pagar e depois eles me devolvem? Alguém pode me dizer se é isso mesmo?
Agradeço, Cris

Andre L.
Andre L.Permalink

Cris, isso é procedimento padrão. Na verdade, o Brasil é dos poucos países onde se parcela todo tipo de compra.

O parcelamento, em si, é uma transação entre o cartão e vc. A compra e reembolso envolvem a cia. aérea e o cartão. Por algum motivo que eu não entendo (no caso de cias. que operam no Brasil), do ponto de vista técnico, nào se processa o cancelamento parcial. Você tem de pagar tudo, e depois receber tudo.

Cris
CrisPermalink

Obrigada pela informação, André! Vou ter que pagar tudo mesmo....

Wanderson Alves
Wanderson AlvesPermalink

Cris, minha dúvida também é com relação à devolução do dinheiro do hotel que foi pago na mesma condição ou seja, parcelado no cartão. MInha viagem é dia 07/08 mas há uma chance de 99% para cancelar. Só que vamos esperar a empresa cancelar. Não queremos dar dinheiro para este povo ruim de serviço.

Cris
CrisPermalink

Wanderson, eu não consegui reembolso do Hotel de BA, pois falaram que eu tinha que cancelar até 16/07 para ter direito. O problema é que eu não poderia ter cancelado antes, uma vez que ainda tinha esperanças de embarcar. A atendente da AA nos aconselhou esperarmos, primeiro pq talvez a neve cobrisse as cinzas, depois, com o avião pousando, quem sabe as compahias retomassem os vôos para Bariloche. Ficamos nessa de "quem sabe dá", e assim fiquei com o prejuízo de R$ 500,00, fora as longas horas de consulta a sites, sem falar na novela de falar nas AA.
Pra vc não ter problema, caso precise do reembolso, veja as condições no contrato (aí depende se com operadora, direto no hotel, ou outro). Normalmente eles aplicam uma multa, caso o pedido seja próximo à data da viagem. Fique de olho no contrato!
Boa sorte, abraço, Cris

Tito
TitoPermalink

olha sinceramente estou achando que esta questao do aeroporto de barriloche nao abrir para pouso e decolagem e mais um problema politico do que realmente as cinzas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tito! O problema está no fato de as cias aéreas não quererem expor seus equipamentos à cinza vulcânica que ainda há no local e pode ser levantada em pousos e decolagens. Deve haver complicações de seguro envolvidas.

luciene martins
luciene martinsPermalink

Olá A böia,
vc esta certa, tenho um primo que é comandante de uma empresa aerea, e ele me explicou tecnicamente todos os problemas causados pelo material que contem as cinzas nas turbinas dos avioes, é um dano terrivel , inclusive ele me mandou ate umas fotos, entao a questao das cias aereas nao pousarem la, nao e aeroporto e sim as cinzas que estao no ar,
nao tem outro jeito, temos que entender isto, porem isto nao justifica o descaso das cias aereas no sentindo de "cozinhar"os passajeiros ate o ultimo momento,
espero ter contribuido de alguma forma, eu tb estou na espera,,,,

Carolina
CarolinaPermalink

Olá gente , estou escrevendo para dividir com vcs a frustração de programar uma viagem ,comprar passagem ,pagar hotel e nao conseguir viajar, tinha passagem pela aerolineas para hj para bariloche e simplismente a aerolineas me informou que o voo para bariloche segue cancelado e o voo para esquel nao há vagas , só havia vagas para ir para esquel para o dia 2 de agosto .. Ou seja ,nao viajamos,tivemos que cancelar ..
Por isso segue a informação .. Se vc esta contando chegar a bariloche via esquel pela aerolineas se informe o quanto antes, talvez vc tenha a sorte de conseguir uma vaga ,coisa que eu nao tive !!

Mirian
MirianPermalink

Celso e Sandra que tiveram os voos da AA cancelados de última hora, qual eram o número dos seus voos. Agora fiquei apreensiva pois o meu voo está conformado para 23/07.

Evandro Batista
Evandro BatistaPermalink

A Aerolineas comecou a pisar na bola muito antes do vulcao. Ela vendeu passagens para todos nos com embarque em GRU as 10 h e depois cancelou esse voo com pouca antecedencia, nos obrigando a escolher as piores conexoes possiveis. Inclusive, exigindo para os pax de outras cidades que pernoitassem em GRU. Falta seriedade.

Andrea
AndreaPermalink

Comprei meu pacote em fevereiro pela Decolar, embarco dia 01 de agosto, às 7h, pela Aerolíneas. Ou seja, sou primeiro voo pós-caos, já que os cancelamentos e afins acontecem até dia 31 de julho e em Agosto tudo estará normalizado, segundo a AA.

Não quero ser o teste de pouso, não quero ficar sem assento, perder minhas férias, ficar em Buenos Aires, ou em fila de ônibus. Então, há 15 dias, tento cancelar ou mudar o destino, mas fui informada que tudo estará ok e eu teria que pagar multa pra isso. Afinal, eu sou uma precipitada que está cancelando por conta própria.

Um absurdo não ter atendimento 0800, não oferecerem cancelamento antecipado e muito menos devolverem o $ com facilidade. Pago a multa, tenho prejuízo e vou pra outro lugar ou deixo como está, confio na AA e corro o risco de não ter nada? As opções de escolha são lindas....

Cristina
CristinaPermalink

Só gostaria de deixar meu depoimento, pois talvez possa ajudar quem está com viagem marcada a decidir se vai mesmo ou não, para Bariloche. Fui para Bariloche via Esquel pelas Aerolineas Argentinas no dia 02/07. A ida foi tranquila, duas horas e meia de avião até Esquel e 4h de ônibus até Bariloche; o ônibus estava nos esperando e tudo correu sem problemas. A nossa volta estava marcada para dia 09(até Buenos Aires). No dia 06 ficamos sabendo por conhecidos que a AA estava remarcando as passagens para dia 08 ou só haveria viagens na próxima semana. Fui correndo à agência das AA e consegui remarcar nossa viagem. No dia 08 fomos para o aeroporto de Bariloche, para pegar o ônibus com destino à Esquel. Esperamos por quase 1h, e o ônibus não chegou , nenhum funcionário das AA veio conversar com os passageiros que aguardavam. Ficamos sabendo através de pessoas que trabalhavam em Agências de turismo locais que a viagem tinha sido cancelada pois o aeroporto de Buenos Aires estava fechado e que a AA não tinha nenhuma previsão. Como voltaríamos ao Brasil em 10/07, fomos aconselhados a voltar para Buenos Aires de ônibus. Compramos a passagem de ônibus e viajamos 20h de ônibus. Ficamos indignados com a falta de respeito da AA com os passageiros: eles não se dignaram a dar informação para nós, nem apareceram no aeroporto, onde cerca de 100 passageiros aguardavam! Assim se vocÊ não gosta de emoções é melhor não ir!

RODRIGO MENEZES
RODRIGO MENEZESPermalink

OI CRISTINA!!
E COMO FOI A VIAGEM DE ÔNIBUS, SEI QUE É CANSATIVA, MAS DÁ PARA TIRAR DE LETRA???????

Alessandra Matias
Alessandra MatiasPermalink

Por isso memso, Cristina que eu cancelei toda a minha viagem, apesar deles estarem cobrando a multa de USD 100 por pessoa. Depois vejo o que faço, mas achei melhor cancelar, está mais fácil ter dor de cabeça do que sucesso.

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Cristina, adoro emoções mas odeio dore de cabeça, por isso mesmo vou de ônibus de Bariloche à BAs. Você poderia dizer como foi a viajem, se é confortável, quanto custa, se é fácil encontrar vaga nos ônibus ou se tem que reservar com bastante antecedência, qual a empresa vc utilizou, etc?
Obrigado.

Romero
RomeroPermalink

Vcs acham aconselhável viajar com criança de 4 anos?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Romero! Pelo que você pode ler nos comentários e relatos (leia os outros clicando nos números 1 e 2 abaixo desta caixa) só está livre de problemas maiores quem comprou fretamento CVC com a Andes e quem conseguiu confirmar sua passagem na Lan via Esquel.

Quem está indo com Aerolíneas está sujeito a todo tipo de incomodação, infelizmente.

Adriana
AdrianaPermalink

Cristina, eu estou aguardando conseguir ser encaixada (eu e minha família 6 pessoas, sendo duas crianças) para o voo via Esquel. MInha viagem estava marcada para 25/7 e foi cancelada hoje, e a Aerolineas não dá previsão se conseguiremos lugar no voo pra esquel. Minha pergunta é: não seria melhor comprarmos logo onibus para irmos de Buenos Aires a Bariloche sem estresse? são 20 horas de viagem, mas sei que os ônibus e as estradas argentinas são BEEEEEM melhores que as nossas.
Você, que voltou de ônibus, o que acha? Alguém aqui já fez esse trajeto de ônibus?

Andre L.
Andre L.Permalink

A nevasca que fecha aeroporto também pode fechas estradas. Eu adoro viajar de carro, mas acho um disparate ir de ônibus para Bariloche desde Buenos Aires e voltar. São duas noites (e pelo menos o dia seguinte) perdidos. E há, também, o risco do ônibus ter de interromper a viagem antes de Bariloche.

Ana Luisa
Ana LuisaPermalink

Riq e tripulação;
Não tenho nenhuma viagem para Bariloche marcada, mas acompanhei uma amiga minha à Loja da Aerolineas aqui no Rio de Janeiro pois tenho um relativo acesso com o pessoal de lá e fiquei chocada com o que vi. Já estive diversas vezes nesse escritório e nunca tinha visto tão lotado. Nem na época da gripe suína( em que eu tive que cancelar meu vôo). A política deles por enquanto é devolver integralmente os valores pagos para vôos até 31/07 ( cujos valores serão creditados em 60 dias úteis). Quanto aos vôos de agosto ( que era o caso da minha amiga) por enquanto não fazem devolução sem a cobrança de multa ( U$S 50 por passageiro). Somente terão previsão quanto à esses em 31/07.O comentário oficioso que esse funcionário que eu conheço fez é que a situação está longe de mudar e o aeroporto longe de reabrir.É impossivel, por ora, marcar lugares para vôos via Esquel, até porque o aeroporto de lá já está fechado há 3 dias.

Livia
LiviaPermalink

Ola, tenho viagem marcada para Bariloche no proximo dia 24, voando Esquel via LAN, li alguns comentarios aqui que me preocuparam. Os voos da Lan estão chegando em Esquel diariamente? Pois o meu está confirmado e com assentos já marcados, mas dizem que o aeroporto lá está fechado. É verdade???
Desde já, muito obrigada.

Andre L.
Andre L.Permalink

O aeroporto de Esquel ficou fechado por várias horas. Situação que, a propósito, é comum em qualquer aeroporto da zona andina durante o inverno, independente de erupções vulcânicas. Mesmo sem vulcão vira e mexe o aeroporto de Bariloche fecha, as vezes por 10, 15 horas, até que as condições meteorológicas sejam restabelecidas.

Camila Leal
Camila LealPermalink

olá bóia!
nenhuma noticia sobre a estrada que liga Puerto Varas à Bariloche?
a ultima noticia que tive foi de que ia haver uma reunião hoja (dia 20) para decidir!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Continua fechado. Não conte com a sua abertura. Quando reabrir daremos manchete. É possível fazer a travessia entre os dois países pelo Cruce de Lagos: http://www.cruceandino.com .

evandro morales
evandro moralesPermalink

Lívia, no site da LAN aparecem os voos... o de hoje, por ex. pousou:
LA4052 Avião aterrissado às 13:19.

Saída Chegada

Origem: Buenos Aires Destino: ESQUEL
Data e hora programada: 20/07/2011 às 10:10 hrs. Data e hora programada: 20/07/2011 às 12:45 hrs.
Data e hora confirmada: 20/07/2011 às 10:40 hrs. Data e hora confirmada: 20/07/2011 às 13:19 hrs.
O de ontem também, e com um atraso de apenas 15min. o de amanhã aparece como confirmado !
VAi com fé, quem sabe não fecha esquel e o seu piloto tb resolve pousar em Bariloche !
Fique tranquila que dará tudo certo...

Luciana
LucianaPermalink

Olá, assim como todos vcs, tenho voo pra bariloche dia 24/07, saindo de bh, agora não sei se vou, pois os comentarios estão me preocupando, tenho medo de passar raiva, estress, em plenas férias, não to a fim de me aborrecer. A AA não da retorno de nada, não sei se meu voo vai sair nesse dia que estava marcado ou se vão reprogramar, não sei nada. Alguém sabe de alguma coisa?
Por enquanto estou aguardando a cia se manifestar e cancelar.

Karla Costa
Karla CostaPermalink

CARAMBA, PARECE QUE ESTAMOS EM UM FILME DE SUSPENSE! TINHA VIAGEM MARCADA PARA BARI EM 25/07, VOLTANDO DIA 02/08. JÁ TINHA DETERMINADO MINHA IDA, PORÉM A JULGAR PELOS COMENTÁRIOS DE TODOS POR AQUI, VOU DESISTIR E SEGUIR O CONSELHO DADO DE UM DOS PARTICIPANTES DO POST. BARILOCHE VAI CONTINUAR NO MESMO LUGAR E VIAJAR EM SEGURANÇA E COM TRANQUILIDADE É A MINHA META! AINDA MAIS NO MEU CASO QUE IRIA COM O MARIDO E DUAS CRIANÇAS. É MELHOR QUE ELES CHOREM AGORA PELO CANCELAMENTO DA VIAGEM, DO QUE CHORAR EM ESQUEL SEM ÔNIBUS PARA CHEGAR À BARILOCHE OU SAIR DE LÁ!
RECEBI HOJE UM INFORMATIVO DA A.A E ELES VÃO RESSARCIR 100% O VALOR PAGO! MELHOR ASSIM!

luciene martins
luciene martinsPermalink

Karla,
Por pior que seja cancelar a viagem , com certeza é melhor eles cancelarem do que passar aperto em aeroporto, principalmente estando com criancas,,,fica para o próximo ano,,,

Pedro filho
Pedro filhoPermalink

Olá, minha viagem é dia 31 como todos via esquel , me falaram que os ônibus não levam para bariloche nos finais de semana, alguém já soube alguma coisa ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pedro! É boato...

daniela
danielaPermalink

olha eu tb acompanhei hj e todos os voos por incrivel q pareca sairam!!!!03 da aerolineas e 01 da lan!!!! nenhum cancelado!! rota aeroparque via esquel!!!espero que continue assim pois ai tudo se normalizará!!!!pois acho ou melhor tenho quase certeza que o aeroporto de bariloche nao abre pelo menos em julho!!

daniela
danielaPermalink

olha por incrivel que pareca hj todos os voos mostrados na pag do aeroporto sairam!!nenhum foi cancelado!!!03 da AA e 01 da lan!!!se continuar assim já esta de bom tamanho!!!

daniela
danielaPermalink

http://www.aa2000.com.ar/ esse é o site do aeroporto!! é so colocar partida aeroparque destino:esquel!!!!

Junior
JuniorPermalink

Pessoal,

Meu contrato com CVC/TAM acabou de ser cancelado. A TAM cancelou o meu fretamento que sairia do RJ dia 23/7 retornando dia 31/7. A CVC ofereceu como alternativa duas opções de data: Uma saindo 22/7 e voltando 28/7, outra saindo 25/7 e retornando 31/7. Ambas via Esquel e que iriam encurtar meu pacote em pelo menos um dia (sem desconto desse dia). Além disso, a primeira opção sairia de BH, a segunda de SP. Em todos os casos, esse aéreo (RJ-BH ou RJ-SP) ficaria por minha conta, tanto na ida como na volta. Se eu aceitasse teria que “engolir” um pacote com menos dias pelo mesmo preço, indo por Esquel e ainda com mais custos de passagens aéreas. Conclusão: Rejeitei a proposta e solicitei o reembolso integral. Fui informado que só seria devolvido em 30 dias úteis. Ainda bem que posso colocar em prática um “plano B” sem precisar contar com esse reembolso, do contrário minhas férias teriam acabado agora.
Um conselho a que está passando por uma situação similar: Não esperem que a CVC dê uma alternativa compatível com o que vc contratou ou que ela se preocupe em lhe compensar pelas desvantagens. Procure logo saber como está seu pacote e exija uma resposta plausível e realista do status dele. Vá pensando num “plano B” e torça que sua situação se defina a tempo de poder colocá-lo em prática. Relato aqui minha experiência com a CVC e espero que isso possa de algum modo ajudar outros. Para os que estão conseguindo confirmar os pacotes, que possam ter uma boa viagem e que aproveitem muito, muito, muito, a neve, pois pelo que se vê nas fotos, vídeos e câmeras ao vivo a neve chegou em Bariloche para ficar!

Um abraço a todos!

Cris
CrisPermalink

Pessoal ,

Olha minha situação :

Comprei passagens aéreas ( LAN) pelo site submarino , indo dia 26.07 e voltando dia 03.08 . Liguei no call center da LAN no dia 18 para remarcar minha viagem indo por esquel , o atendente me informou que minha operadora que deveria mudar , pois só ela poderia fazer isso ..beleza .. entrei em contato com o submarino no mesmo dia 18 e a atendente fez as modificações , indo 1 dia antes ..ficando em buenos aires 1 noite ... toda aquela enrrolação que todo mundo já conhece e mesmo assim aceitei ir e passar esse perrengue ... ai ela falou que me mandaria em 24 horas a reemisão do novo bilhete ..no dia 19 liguei perguntando sobre o bilhete , outro atendente informou que estava no setor de reemissão que era para eu esperar até hoje ( dia 20) ás 15 horas ..beleza .. ai hoje liguei e um novo atendente me informou que : o site submarino fez as reservas no dia 18 , mais não fez a reemissão do bilhete pois tinha muita gente pra fazer e o setor não deu conta , ai como eles não fizeram a reemisão , a LAN cancelou a reserva pois ela só espera 24 horas..moral da história : Minha viagem é segunda -feira e não tenho nem bilhete de passagem pq o submarino simplismente esqueceu de validar o bilhete ...o atendente informou que amanhã vai tentar falar com a LAN para resolver o problema ...agora me diz como ??? se não tem vaga no vôo , pois eu já liguei pra LAN e está tudo esgotado .

Sérioooooooooooooooo . tô sem saber o que fazer ... se eles não conseguirem me colocar nesse vôo ...nem sei ...

Alberto
AlbertoPermalink

Cris,

Também comprei pelo submarino viagens, bilhetes da cia LAN. Rio - Bariloche, saída 02/08 e retorno 06/08. Eles te cobraram alguma taxa pela alteração?

Boa sorte

Cris
CrisPermalink

Olá Alberto .

Não , eles não cobram nada para fazer a alteração . Hoje o submarino conseguiu reemitir meus bilhetes e parece que a viagem tá confirmada mesmo , entrei em contato com a LAN, depois que o submarino me enviou os bilhetes e eles ( LAN ) confirmaram tudo .

O submarino tbm devolve integralmente o valor se vc por acaso quiser cancelar .

Enfimmm ..tô de malas prontas ..

abraços

daniela
danielaPermalink

eu acho que ja nao tem nada haver com vulcao, neve, neblina e etc. eu acho que as operadoras cancelaram os pacotes achando que a temporada de bariloche nao iria vingar mas vingou e agora o povo que ir... mas e as vagas de voo e hotel??? nao deve ter mais... e como eles tem o vulcao para pato e uma bela desculpa a confusao ficou armada e nós consumidores como sempre a ver navios!!

Daniela
DanielaPermalink

Daniela,
Desculpe discordar, mas o problema está em torno das consequências do vulcão, sim, combinado com condições cilmáticas usuais, que por vezes fecham aeroportos em qq situação (nevascas no inverno, por exemplo).
Quanto à temporada "vingar", os jornais locais dizem exatamente o contrário: a taxa de ocupação de Bariloche, em plena alta temporada, está em 18% (http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=22650). Ou seja, lugar tem para quem quiser ir. A questão é conseguir ir. Ao menos, conseguir ir sem ter que passar dois dias viajando.

Pâmela
PâmelaPermalink

também acho, Daniela!
mas comntinuo positiva, acredito que eles não vao querer perder mais do que perderam e vão de agilizarem logo.

Ev@
Ev@Permalink

Olá, pessoas!

Estou em Bariloche desde a noite de domingo, 17/07. Foi uma maratona chegar aqui, mas está valendo muito a pena! Estive no Cerro Campanário, Cerro Otto, Cerro Catedral... tudo funcionando e com muita neve, maravilhoso!!!

Vim de São Paulo pela CVC/fretamento Andes e a viagem foi problemática, primeiro porque o avião teve problemas técnicos e não decolou. Aí tivemos que desembarcar e ficar 'plantados' no aeroporto esperando uma definição. Depois de muitas horas de espera, a CVC nos hospedou num hotel em São Paulo. Só no dia seguinte conseguimos embarcar para Esquel.

O desembarque em Esquel também foi muito problemático. Ficaram nos segurando no avião, pois os ônibus ainda não tinham chegado de Bariloche para nos buscar (alegaram que a estrada estava perigosa por causa da neve). Quando desembarcamos, descobrimos que o aeroporto de Esquel não tem estrutura alguma. Sequer tem banheiros suficientes para atender 140 passageiros. A polícia fica acompanhando a chegada e a saída dos passageiros e da bagagem, já que o serviço de imigração só funciona em Bariloche. Ficamos TRÊS horas no aeroporto até que os ônibus saíram com destino a Bariloche. Não tinha nem uma lanchonete funcionando naquele local e não era permitido sair (afirmavam que ainda éramos 'imigrantes ilegais'). Detalhe: havia várias crianças no grupo (de 5, 10 anos), mas elas se comportaram muito bem. Já os adultos, ficaram muito extressados e com razão.

O percurso Esquel/Bariloche durou umas 5 horas. Chegamos no aeroporto de Bariloche, passamos pela imigração e fomos para o hotel já de madrugada.

Minhas impressões sobre a cidade: os preços não estão tão bons como eu imaginava e a poeira das cinzas ainda suja muito os sapatos, os carros, tudo. Fora isto, gostei bastante. Os passeios são inesquecíveis!! Ainda pretendo ir a Piedras Blancas e Cerro Bayo (apesar das dificuldades que ainda há por lá).

Nossa, tinha muita neve e muita gente esquiando no Cerro Catedral, dava gosto de ver!

Vou ficando por aqui. Boa sorte a todos nas suas maratonas particulares...

Andre L.
Andre L.Permalink

Eva, o aeroporto de Esquel é doméstico. No caso de vôos que vêm direto do Brasil, é necessário fazer os procedimentos de entrada em Bariloche. Já vôos que vão via Buenos Aires têm os controles feitos na capital argentina, por isso eles podem seguir viagem sem depender dessa escolta para os ônibus.

karine
karinePermalink

Oi gente.
Tenho passagem para Bariloche pela AA em 14/08, o que devo fazer para remarcar a passagem via esquel ou será melhor aguardar os acontecimentos. Boia, ajude-me.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karine! Por enquanto os vôos estão cancelados apenas até 31 de julho, então você terá que pagar uma multa para desmarcar a sua passagem de agosto.

Logo no início de agosto deve sair a notícia da continuação ou não do esquema de Esquel, então é bom se movimentar rápido se você quiser confirmar um lugar nos vôos para Esquel.

Mas dê uma olhada nos comentários anteriore se veja o que a Aerolíneas está fazendo com alguns de seus passageiros.

Evandro
EvandroPermalink

Prezados, o que esta melhor?
Levar real e trocar na argentina, levar dolar ou gastar no cartao de crdito?

rose
rosePermalink

Ola Evandro,

Eu aconselho vc a levar peso em especie e dolar, cartão de credito nem pensar a taxa esta altissima, compensa vc fazer um cartão tipo travel money ele é otimo, vc coloca um valor em dolar, e ele se auto converte em peso quando vc gasta ou saca, muito pratico e não tem taxa. Eu fiz isso levei uma quantia em dolar e peso, e coloquei dinheiro no meu cartão pre pago, vc saca dinheiro em praticamente qualquer caixa eletronico da cidade super simples, fiz saque até no banco em Cerro Catedral.

Wagner Veloso
Wagner VelosoPermalink

Há controvérsias.

A taxa do cartão é de 6,038%, IOF + taxa compra exterior. Não entanto, vc paga uma taxa mais baixa de cambio na conversão da fatura do cartão.

Se comprar dólar, vc acaba pagando ágio aqui e lá na hora de converter em pesos. Então, não sei se vale tanto a pena assim.

Bom mesmo é levar reais, pois vc não paga o IOF nem taxa do cartão e só "perde" na conversão pra pesos.

Tem que fazer as contas.

Abraço,

Andreza Carvalho
Andreza CarvalhoPermalink

Rose,

Tenha adorado os seus comentários e a força que esta nos dando.
Falei para o meu marido vou de qualquer jeito estou cogitando, descer em Buenos e ir de onibus, pensei em mudar para o Chile, mas da um aperto...rs
Será minha primeira vez em Bari, vi que acima você mencionou levar pesos o cartão de credito a maioria dos lugares não aceitam? Nem em lojas?
Se conseguir tira uma duvida em media quando uma pessoa ou casal gasta por dia com alimentação? Quero ter uma ideia pois eu só ando com cartão não gosto de ficar andando com dinheiro vivo sabe!?
Estou abusando viu.
Desde já agradeço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Evandro! O Ricardo Freire, dono do site, recomenda habilitar o seu cartão de banco para saques internacionais; este fica sendo o dinheiro para você usar no dia a dia.

Para os gastos maiores, se o seu cartão de crédito tiver uma conversão boa (pelo dólar comercial), o IOF ainda vale a pena. Se a conversão do dólar do seu cartão de crédito for pelo dólar turismo, então o melhor é fazer um Visa Travel Money (cartão de débito internacional recarregável) para essas despesas.

O Ricardo Freire não aconselha viajar com muito dinheiro vivo porque é perigoso; recomenda levar entre 300 e 500 dólares como emergência caso dê pane temporária nos outros meios de pagamento. No caso específico da Argentina, porém, não vale a pena comprar dólares para levar; leve reais mesmo, para não perder na dupla operação de conversão.

Pablo
PabloPermalink

Uma boa alternativa é o saque no cartão de débito, é prático e seguro, já que você não irá precisar ficar carregando grandes valores. Veja aqui: http://www.valoresreais.com/2011/04/03/bb-bradesco-itau-e-santander-qual-banco-oferece-a-melhor-cotacao-para-saque-internacional-no-cartao-de-debito/

Romero
RomeroPermalink

INCRIVEL, PESSOAL, PASSEI NUMA LOJA DA CVC ONTEM EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP E AS VENDEDORAS DISSERAM QUE ESTAVA TUDO NORMALIZADO, SEM PROBLEMAS ALGUM. DIFICIL ACREDITAR VENDO TANTOS COMENTÁRIOS AQUI. EU QUE COMENTEI QUE ESTAVAM DESCENDO EM ESQUEL E ELAS NEM SABIAM. NÃO SABIAM INFORMAR O TEMPO NEM AS CONDIÇÕES DA ESTRADA ATE BARILOCHE. PEERGUNTEI SE PODERIA COMPRAR UM PACOTE E ELAS FALARAM QUE SIM, QUE NÃO HAVERIA PROBLEMAS. O QUE NÃO FAZEM PARA VENDER NÃO?

Alberto
AlbertoPermalink

Cris,

O Submarino viagens te cobrou alguma penalidade pela alteração?

Cris
CrisPermalink

Olá ,

Não alberto ..eles não me cobraram nada pela alteração . O único problema ficou no seguinte : Meu voo era dia 26 ( saindo rio ) e chegando em bariloche no mesmo dia . Agora ficou assim : Vou no dia 25 fico em buenos aires e só pego o voo para esquel no dia 26 .... maissss foi a única forma de chegar lá no dia 26 .

Abraços

José Trinca
José TrincaPermalink

Bom dia a todos.. Estou aconpanhando as mensagens aqui postadas a 3 dias, pois comprei um pacote pela Fenix pra Bariloche, saindo dia 31 de julho. Porém com todos os problemas aqui relatados, estava preocupado todos estes dias.. Ontem, dia 20, a Fenix me comunicou que cancelou definitivamente minha viagem (e de minha mulher), por conta do descaso das Aerolineas Argentinas, que rotineiramente está cancelando seus voos sem prévio aviso. Então desta forma minha viagem a Bariloche definitivamente não acontecerá... Estou analisando outra opção oferecida pela Operadora, porem sempre há uma boa diferença a pagar.. Alguns até estão conseguindo "curtir" sua viagem a Bariloche, mas confesso que minhas expectativas eram muito ruins desde o inicio.. Abraços.

Lucia
LuciaPermalink

Oi pessoal, estou em Buenos Aires com meu marido, pela TAM e felizmente n'ao houve atrasos, tudo ok por aqui. Assim que pousamos procuramos o balcao da LAN, e por la conseguimos alterar nossa passagem via esquel, dia 22, amanha. A de volta, dia 26 iremos ver amanha. Foi otimo ter deixado p resolver isso diretamente aqui, pessoalmente na LAn, pq pelo telefone, qdo me atendiam ignoravam meu pedido, nao davam informacoes concretas. amanha volto com noticias sobre se conseguimos embarcar e como esta a cidade.

FABIO VIEIRA
FABIO VIEIRAPermalink

kkkkkkkkkkk
Romero. vc acreditou realmente que elas nao sabem de nada em relação a esse caos para se chegar a Bariloche?!?!? Atraves do seu relato podemos ver o que a CVC não é uma empresa que podemos confiar, pois se fosse, nao estariam vendendo os pacotes.Vende-se uma coisa sabendo que trará apurrinhaçoes para o cliente.Mas eles nao estao nem aí, É A LEI DA GRANA, DINDIM, MONEY,... EMPRESA MERCENARIA !!!!!! ESTAO NEM AÍ PARA OS CLIENTES !!!
Estou de viagem marcada para o dia 11/08 com volta para o dia 18/08, meu hotel após o dia 25/07 nao aceita mas o cancelamento sem onus eagora??? Como nao tenho noção da situação do meu voo,aeroporto,... terei que arriscar a perder 100% do valor da reserva do Hotel, pois a A.A. nao sabe dizer se vai ter condiçoes ou ate mesmo vaga para nós. UM ABSURDOOOOO essas CIAS aereas !!!!!!!

Bryan
BryanPermalink

quem sabe me dizer qto tao pagando pelo real nas casa de cambio em bariloche? e c eu levar em dollar qto q vao pagar no dolar la e mais as taxas ? sabem me dizer ??? vlw

Paula
PaulaPermalink

Bryan,

Meu marido já está em Buenos Aires e disse que R$1,00 tá valendo 2,50 pesos. Ele comprou numa casa de câmbio no aeroporto e disse que lá é o melhor lugar. Se você tiver tempo é melhor comprar lá.

Bryan
BryanPermalink

VLWWW PELO COMENTARIO, ELE NAO LEVO NDA EM DOLAR PRA TROCAR LA ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bryan! Só leve dólares se você já tiver os dólares na mão. Não vale a pena comprar dólares para levar. Caso você faça questão de levar dinheiro vivo e não tiver dólares na gaveta, leve reais.

Hiltner
HiltnerPermalink

No site http://www.aa2000.com.ar/ todos os voos para Esquel de ontem e hoje, saíram no horário. Minha viagem é para o dia 06/08 e não estou pensando em cancelar. O que tenho em mente é que talvez precisarei de muita, mas muita paciência se algo der errado. De qualquer forma, chegando lá vai valer muito a pena, pois Bariloche é um lugar maravilhoso.

ANELISA
ANELISAPermalink

bom dia
estou embarcando amanha para buenos aires. e domingo para bariloche pela lan via esquel. alterei meu voo essa semana pelo site, e tudo ok e mto facil (ate agora) entrei em contato pelo call center para confirmar a mudança e tudo ok. e recebi a confirmacao da alteracao minutos depois no meu email.
espero que de tudo certo.

Vastiane
VastianePermalink

Lucia, também vou pra BA pela TAM dia 23 e a ida pra Bariloche dia 24 pela LAN. Acontece que eles estão cancelando todos os vôos para Bariloche com apenas 24h de antecedência. Os vôos de amamhã dia 22, por exemplo estão cancelados! Não consigo informações pelo site da LAN. Telefone, impossível. Preciso saber se Seu vôo inicial era direto pra Bariloche, se vc viu no site que já estava cancelado e resolveu viajar assim mesmo pra arriscar esta troca pessoalmente no aeroporto de Buenis Aires? Ou se entraram em contato contigo dando opções? Vou com duas crianças e não gostaria de ficar sobrando em BA... Por favor, se alguém tiver alguma notícia destes vôos da LAN pra Bariloche, me dá um toque!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vastiane! Infelizmente é necessário falar, sim, com a LAN. Caso contrário você não vai conseguir se encaixar no vôo via Esquel.

Lucimara
LucimaraPermalink

Alguem tem notícias de Chillan? Estou tentando ir ainda este fim de semana... eu sei: é loucura! Fiquei sabendo de uma nevasca na região mas a agência diz que está tudo bem por lá... Tenho dúvidas! Algém me responde, por favor, urgente????

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucimara! Está tudo bem. Se tiver dúvidas, entre em contato com a estação de esqui, eles lhe informarão.

Alexandre BH
Alexandre BHPermalink

vastiane,
Os vos em Buenos Aires funcionam mais ou menos assim, quem chegar primeiro.... Tbem tenho duas crianças e sim , fiquei sobrando em BAS por dois dias, tinha que chegar aki em Bariloche na segunda cheguei ontem. A aerolineas fez o cumulo de remarcar meu voo de segunda par quarta e me deu voucher para o hotel 4 estrelas, e para minha surpresa, no segundo dia minha chave não abriu, pois a aerolineas só pagou uma diária, tive que pagar minha diaria, se não ficaria na rua. Quem tem criança pequena deve repensar. Como há vários cancelamentos, na primeira oportunidade que cancelarem um dos voos pega a grana de volta. Um casal do meu hotel ficou dois dias sema as malas. Outro qdo chegou em Esquel descobriu que as malas viriam no próximo voo. Ta OSSOOO! Rezem pela minha volta q vai ser outro suplicio.Deem uma olhada nas cartas da ANBariloche na internet. anbariloche.com.ar . Não vai pousar mais avião em Bariloche tão cedo. isso só ocorreu por situação de emergencia.

Romero
RomeroPermalink

Vastiane,

Os vôos da Lan estão cancelados até 27/07, entre no site:
http://www.lan.com/pt_br/sitio_personas/noticias/ultimas-noticias/informacao-de-voo-nacional-na-argentina-07julio-19h?=210711

Tentar agora o ressarcimento, comprei pela decolar.com e já me informaram de taxas.. quero ver como vai ser.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Romero! Esses são os vôos diretos a Bariloche. O cancelamento na verdade vai até 31 de julho. Até o dia 31 funciona o esquema alternativo via Esquel, para quem conseguir falar com a companhia E confirmar um assento.

Sobre agosto ainda não se sabe nada ao certo.

Junior
JuniorPermalink

A Bóia,

Parabéns pelos esclarecimentos exatos que confortam a todos nós que somos sempre cheios de dúvidas... Meu fretamento aéreo foi cancelado, mas não me dei por vencido. Comprei passagens aéreas para BA e passagens de ônibus para Bariloche, na ida e volta. Mas com essa notícia de nevasca na área já afetada pelo vulcão, fico com medo de ter problemas na estrada. O que você acha? Será que o trajeto para Bariloche foi afetado? Ou essa é mais uma notícia alarmista da imprensa brasileira?

Abraço.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/07/chile-sofre-pior-nevasca-em-30-anos-e-decreta-zona-de-catastrofe.html

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Junior, onde vc comprou as passagens para Bariloche?

Junior
JuniorPermalink

Mendonça Junior,

Ida: www.andesmar.com. Volta: www.viabariloche.com.ar, mas dá pra comprar tanto ida quanto volta nos dois. Variei porque quis escolher melhores acentos e mais horários para coincidir com meu voo.

Abraço!

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Junior,

Você comprou diretamente no site? É possível parcela? O bilhere é emitido na hora ou é emitido apenas o voucher que deve ser trocado na rodoviária?
Você poderia dizer como foi a viajem, se é confortável, quanto custa, se é fácil encontrar vaga nos ônibus ou se tem que reservar com bastante antecedência, qual a empresa vc utilizou, etc?
Valeu.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mendonça! Só cartões argentinos podem parcelar.

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Mas e o quanto as demais perguntas, vc saberia responder?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mendonça! Você tentou comprar online? Assim você não precisa ficar aperreado até chegar por lá.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Junior! Não se apoquente, rapaz! A nevasca ocorreu no Chile, do outro lado da cordilheira, e prejudicou as localidades de Curarrehue, Melipeuco, Curacautín e Lonquimay.

Nada disso tem nenhuma relação com Bariloche e você não vai passar nem perto.

É possível, sim, que nevascas prejudiquem o seu trajeto, mas isso é normal nesta época.

Junior
JuniorPermalink

Ufa! Pensei que a angústia e sofrimento iam começar de novo (rsrssrs).

Brigadão!

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

E no meu caso, que vou de Santiago para Puerto Varas de ônibus, vai ter algum prejuízo na estrada?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mendonça! O assunto não é sequer capa do portal do El Mercurio... no Brasil isso é notícia porque o pessoal engata o assunto do vulcão...

http://www.lapatilla.com/site/2011/07/20/intensa-nevada-causa-estragos-al-sur-de-chile/

Kathleen
KathleenPermalink

Oi Bóia, acredito que a pergunta do colega seja em relação ao Paso cardenal Samoré, que pelo que vi, até o momento, continua fechado.
Tenho acompanhado por esses sites aqui:

http://www.anbariloche.com.ar/
http://www.laangosturadigital.com.ar/
http://www.diarioandino.com.ar/

e em relação aos alertas no Chile:
http://www.onemi.cl/html/regiones/reg_13.html

uma empresa de onibus que faz puerto varas bariloche é a busescruzdelsur http://www.busescruzdelsur.cl/VEL/ , mas no momento não há trechos disponiveis acredito que por estar o paso fechado.

Kathleen
KathleenPermalink

ou o Paso cardenal abriu??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kathleen! O Mendonça vai de Santiago para Puerto Varas. Ambas cidades são no Chile. Não é preciso passar pela Argentina. A pergunta se referia às nevascas que ocorreram em território chileno. Estamos monitorando a situação do Cardenal Samoré. Todos os dias respondemos a perguntas com a resposta de que está fechado, basta consultar os comentários anteriores.

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Na verdade, eu estava pesando fazer três trechos de ônibus: Santiago-Puerto Varas, depois Puerto Varas-Bariloche e, por fim, Bariloche-Buenos Aires, somente farei aéreo os trechos BRASIL-SANTIAGO e BUENOS AIRES-BRASIL.
Agora, já não mais o que vou fazer, parece que tudo está conspirando contrário à minha viagem.

Kathleen
KathleenPermalink

alias, Mendonça, meu trecho é diferente pq de bariloche volto para santiago, ao inves de seguir para buenos aires

Evandro
EvandroPermalink

Rose, boIa e wagner, obrigado por esclarecimentos tao relevantes

silvia
silviaPermalink

A exemplo da Anelisa a Aerolineas também alterou meu voo (31/07), dei o número da reserva e a atendente disse que já estávamos num voo para Esquel.
Espero que as informações se confirmem mas garantia de chegar direitinho no horário ninguém tem porque afinal estamos indo para região dos Andes.
Acho que tem muita gente sofrendo por antecedência, tipo quem vai em agosto. Sei que a maioria está com crianças, assim como eu, e por isso a preocupação aumenta mas a tendência daqui pra frente é só melhorar, espero!!!
Boa aventura a todos!!!

Adriana
AdrianaPermalink

Concordo contigo, silvia. Meu voo e 25/7 e ate ontem eu nao tinha nenhuma confirmacao de que estavamos no esquema de esquel (tb vou com dois filhos pequenos). hj a aerolineas confirmou que estamos no voo, mas conhecendo essa HORROROSA empresa sei que isso nao me garante chegar de acordo com o esperado.
Mas vamo que vamo, estando em Buenos Aires, a viagem ja comecou.
Eu acho que as prefeituras de bariloche e villa deveriam se impor e interferir nesse PESSIMO servico prestado pelas cias aereas. Ate mandei uma carta que ta publicada no La Angostura Digital e no ANBariloche sobre isso.
Abracos
Adriana

Maria
MariaPermalink

Minha viagem para Bariloche é pela Andes, saindo dia 25/07 de Guarulhos, pela CVC, será que é melhor cancelar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria! Está tudo certo com os fretamentos da Andes com a CVC.

silvia
silviaPermalink

Pessoal,

Alguém sabe quanto está o jantar na caverna?

Vastiane
VastianePermalink

Pessoal, muito obrigado pelos avisos!

murilo
muriloPermalink

A minha viagem a Bariloche é pela lan e sai dia 29/07 alguem pode me dizer a quantas andam

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Murilo! Infelizmente você precisa entrar em contato com a Lan para que ela tente acomodar você no vôo via Esquel.

silvia
silviaPermalink

Adriana, nós estamos em 3 adultos e 4 crianças, espero que de tudo certo pra vc!! Amanhã vou pessoalmente pegar as novas passagens.

Abraços,

Renata Carvalho
Renata CarvalhoPermalink

Existe algum relato de problemas na estrada que liga Esquel até Bariloche?
abs

silvia
silviaPermalink

Renata, sim, minha mãe trabalha na CVC e já fez esse trajeto várias vezes, de vez em quando há muita neve na pista mas nada muito fora do esperado para um passeio nos Andes. Vai tranquila...

Viviane
VivianePermalink

Estou na espera pela minhas férias em San Martins de Los Andes , entro 1000 vezes por dia no site da Aerolineas , e pelo que vi hoje ,estou em dúvida, se alguem puder me explicar, na primeira parte do comunicado , falam que os voos para chapelco estão cancelados , mas na lista de voos cancelados do dia 22/7 a 1/8 não consta nenhum voo para chapelco como cancelado, isso quer dizer que vão voltar a operar neste aeroporto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Viviane! Infelizmente é bastante improvável que as companhias aéreas usem os aeroportos da região mais afetada pelas cinzas ainda nesta temporada. É melhor você se conformar e montar um plano B.