Bariloche: nada de vôos diretos no horizonte :-(

Cerro Catedral (foto tirada do Facebook da estação)

A situação do aeroporto de Bariloche continua embaçadíssima.

Esta quarta-feira dia 27, que seria o dia em que o prometido (e programado) vôo direto da Aerolíneas do Aeroparque a Bariloche aconteceria, acabou sendo um dia de caos aéreo generalizado na Argentina, já que as andanças da coluna de cinzas fecharam os aeroportos da capital (já reabertos).

No decorrer do período de quarta-feira, enquanto os aeroportos estavam fechados, o propalado vôo direto acabou reprogramado para a sexta dia 29.

Só que nesta quinta-feira de manhã o comunicado atualizado do site da Aerolíneas já dá este vôo como cancelado -- assim como o suposto vôo do dia 31. Não  há nada sobre vôos no dia 30 nem previsão nenhuma sobre agosto.

aa-det-1

aa-det-2

aa-det-3aa-det-4

(E os vôos da Aerolíneas programados via Esquel, que eram três ao dia, agora se resumem a.... um único vôo diário.)

Para completar o balde de água fria nos otimistas (entre os quais nunca me incluí...), a imprensa local não está acompanhando os movimentos da Aerolíneas como a gente aqui, não. A promessa da presidente Cristina Kirchner de que os vôos seriam retomados parece ter sido tomada como uma promessa vazia de político, e só. O máximo que a gente consegue encontrar por lá é que estão na expectativa da vinda de um avião da Aeronáutica que verificaria o estado dos equipamentos de controle de pouso e decolagem.

O mais angustiante desse embaço todo é que, ao contrário da Lan, que já definiu que manterá a rota Bariloche via Esquel até dia 14 de agosto, a situação dos vôos da Aerolíneas em agosto continua incerta. E com isso, não é possível fazer as remarcações. Quando definirem na última hora deve ser de novo aquele caos telefônico para conseguir uma reconfirmação.

Enfim -- os depoimentos dos leitores deixam cada vez mais claro que a Aerolíneas é uma companhia aérea a ser evitada: instável, não-confiável e nada profissional.

ATUALIZAÇÃO - 28/7

Twitter da Aerolíneas

A leitora Débora conseguiu arrancar do Twitter da Aerolíneas uma declaração de que "no momento" haveria vôos a Bariloche programados a partir de 1º de agosto. Escaldado, este blogueiro esperaria esses vôos acontecerem para comemorar.

Vamos ao rescaldo da situação na manhã de 28 de julho, quinta-feira:

Neve em Bariloche

Está brincando de gato e rato com os turistas: cai, fica um pouco, daí vem a chuva, derrete a neve, volta a cair. Situação normal de um julho de pouca neve em Bariloche (acontece de vez em quando). O vento também de vez em quando fecha os teleféricos (normal durante toda a temporada em qualquer restação). Mas quem fica uma semana tem conseguido ver e brincar com a neve.

Lan, Aerolíneas e Andes

Passageiros da Lan têm falado bem do processo de remarcação dos vôos (via site ou 0300) e da assistência em terra quando os aeroportos fecham.

Já a Aerolíneas parece praticar uma espécie de loteria com seus passageiros. Os cancelamentos são freqüentes e a assistência em terra é sofrível.

Os fretados Andes (da CVC) estão ocorrendo normalmente. Os eventuais perrengues (sobretudo adiamentos de horário de decolagem) são inerentes a esse tipo de operação.

Ônibus de Esquel a Bariloche

São coordenados com a chegada dos vôos. Alguns leitores se queixam de lentidão/confusão na hora da baldeação -- sobretudo no caso dos fretados, já que neste caso, como os vôos saem do Brasil (e não de Buenos Aires), é preciso passar pela imigração, e isso só acontece depois que o ônibus chega a Bariloche.

A viagem dura entre 4 e 6 horas, dependendo da quantidade de neve que houver na estrada.

Cruce de Lagos e Paso Cardenal Samoré (fronteira terrestre)

Por enquanto a única maneira fazer a travessia de fronteira entre Chile e Argentina é pelo Cruce de Lagos. Pela operadora oficial o trecho Chile-Argentina é feito em dois dias, com pernoite obrigatório em Peulla, num dos dois hotéis da companhia. A volta Argentina-Chile pode ser feita em um dia. A leitora Kathleen, porém, andou pesquisando e descobriu que a TurisTour em Puerto Varas e a Turisur em Bariloche vendem a travessia num dia só, sem pernoite em Peulla, nos dois trechos.

A fronteira rodoviária mais próxima, o Paso Cardenal Samoré, continua fechado. Quando reabrir (a imprensa local aventa a reabertura iminente), estará liberado apenas para veículos leves. Isso aparentemente não inclui ônibus, mas abrirá a possibilidade de fazer a travessia por vans; acredito que as agências locais se encarregarão disso.

Aeroporto de Chapelco

Está sendo usado apenas para vôos fretados. Aerolíneas não se manifesta sobre retomada de vôos.

Villa La Angostura

Cerro Bayo não reabriu. O Bosque de Arrayanes está visitável apenas por via lacustre.

Demais estações argentinas e chilenas

Todas operando e com neve. As tais nevascas do Chile que apareceram no noticiário de TV do Brasil não estavam no seu caminho.

Relatos de quem está em Bariloche

A caixa de comentários deste post está repleta de depoimentos deixados por leitores que se encontram em Bariloche. Clique para ler (e também aqui, aqui e aqui).

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email

Atenção: os comentários estão encerrados.

Karine
KarinePermalink

Acabei de acessar o site da AA pelo link https://wftc1.e-travel.com/plnext/AerolineasArgentinas/TimeTable.action?LANGUAGE=ES&SITE=AAPUAAPU&TRIP_FLOW=TRUE&EXTERNAL_ID=BR&B_DATE=201108070000&B_LOCATION=BUE&E_LOCATION=BRC&TRIP_TYPE=O&D_Month=201108&D_Day=07
entendi que os voos para bariloche direto só a partir do dia 06/08. Viajo dia 07/08 e parece que só tem um voo para esquel por dia... Está muito difícil. E o meu medo de ficar pelo caminho só aumenta!

Álison KarinaPermalink

Andes, CVC, saida de Poa...

POUSAMOS em BARILOCHE!!!!!

Álison KarinaPermalink

Depois de 3 h de atraso, estavamos indo para Esquel, mas...

POUSAMOS em BARILOCHE!!!

Evandro
EvandroPermalink

Sueleide, e bom mesmo ficar animada pois por aqui tem cinzas mas tem muito mais neve!
Chegamos, deixamos a bagagem no hotel que e otimo e fomos jantar, comi um cabrito excepcional e depois fomos alugar roupas numa loja muito boa que recomendo por ter roupas novas. E de qualidade: ponto chic fica na clle rolando 157, falem com javier que e o dono e fale que eu indiquei que ele ficou de nao cobrar pelas luvas. O preco e de 99 pesos por dia e para o nosso grupo de 8 por 3 dias ele fez por 80 pesos a diaria. Depois tomamos um chocolate quente na avuela goya que nos faz esquecer qualquer angustia que passamos. Amanha mando mais noticias, vamos esquiar no cerro catedral. Abraco a todos

Sueleide
SueleidePermalink

Estou animadíssima!! Ainda mais agora que pousou um avião da CVC por aí!!! Se Deus quiser, agora é só alegria!! Já soube que está nevando bastante por aí e em breve estarei chegando para tomar esse chocolate quente que fiquei babando só de pensar...rsrs...

Obrigada pelas excelentes notícias!! Continuo por aqui só "pescando" as novas...

Divirtam-se no cerro catedral!!
Abraços...

Álison KarinaPermalink

Só avisaram 5 min antes do pouso. Acho que queriam fazer uma surpresa... Não nos contaram o motivo mas por uma notícia, parece que a intenção é continuar operando por Bariloche.

Álison KarinaPermalink

Pelas notícias, todo mundo sabia que pousaríamos em Bariloche menos nós...

Tito
TitoPermalink

Pessoal agora e uma questao de tempo somente, pois mais dois avioes irao aterrisar domingo em Barriloche como voces poderam ver nas materias dos jornais locais. Tanto a aerolineas argentina como ate a propria lan teram que se posicionar. Sei que todos estao aprensivos esquel ainda esta operando tanto lan como Aerolineas, portando quem tem viagem marcada para Barriloche nao desista va em busca de seus sonhos pois eu tbem irei. abraços a todos e Boa sorte para nós.

Karine
KarinePermalink

Vamos sim, Tito e todos os sonhadores como eu!!!!
Corrente positiva para que tudo de certo!!!!
Muuuita SORTE para todos!!

Estou super feliz por quem está conseguindo!!
Vamos que vamos!
Aí aí... Isso se não me ser uma gastrite de ansiedade antes..
Kkkkk

Camila
CamilaPermalink

Olha o que percebi é que quem faz mais alarde (AA) nao cumpre e quem fica quietinho (Andes) acaba entregando melhor!

Lise
LisePermalink

Acho que pousou mais um hj...

FABIO
FABIOPermalink

pessoal alguem tem noticias sobre como esta a cidade?? neve, passeios,cinzas,...
valeu

A BóiaPermalink

Este post está fechado para comentários!

Por favor use o post mais recente, que está atualizado já com a notícia da retomada do aeroporto de Bariloche pela Andes: