Bariloche: nada de vôos diretos no horizonte :-(

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cerro Catedral (foto tirada do Facebook da estação)

A situação do aeroporto de Bariloche continua embaçadíssima.

Esta quarta-feira dia 27, que seria o dia em que o prometido (e programado) vôo direto da Aerolíneas do Aeroparque a Bariloche aconteceria, acabou sendo um dia de caos aéreo generalizado na Argentina, já que as andanças da coluna de cinzas fecharam os aeroportos da capital (já reabertos).

No decorrer do período de quarta-feira, enquanto os aeroportos estavam fechados, o propalado vôo direto acabou reprogramado para a sexta dia 29.



Só que nesta quinta-feira de manhã o comunicado atualizado do site da Aerolíneas já dá este vôo como cancelado -- assim como o suposto vôo do dia 31. Não  há nada sobre vôos no dia 30 nem previsão nenhuma sobre agosto.

aa-det-1

aa-det-2

aa-det-3aa-det-4

(E os vôos da Aerolíneas programados via Esquel, que eram três ao dia, agora se resumem a.... um único vôo diário.)

Para completar o balde de água fria nos otimistas (entre os quais nunca me incluí...), a imprensa local não está acompanhando os movimentos da Aerolíneas como a gente aqui, não. A promessa da presidente Cristina Kirchner de que os vôos seriam retomados parece ter sido tomada como uma promessa vazia de político, e só. O máximo que a gente consegue encontrar por lá é que estão na expectativa da vinda de um avião da Aeronáutica que verificaria o estado dos equipamentos de controle de pouso e decolagem.

O mais angustiante desse embaço todo é que, ao contrário da Lan, que já definiu que manterá a rota Bariloche via Esquel até dia 14 de agosto, a situação dos vôos da Aerolíneas em agosto continua incerta. E com isso, não é possível fazer as remarcações. Quando definirem na última hora deve ser de novo aquele caos telefônico para conseguir uma reconfirmação.

Enfim -- os depoimentos dos leitores deixam cada vez mais claro que a Aerolíneas é uma companhia aérea a ser evitada: instável, não-confiável e nada profissional.

ATUALIZAÇÃO - 28/7

Twitter da Aerolíneas

A leitora Débora conseguiu arrancar do Twitter da Aerolíneas uma declaração de que "no momento" haveria vôos a Bariloche programados a partir de 1º de agosto. Escaldado, este blogueiro esperaria esses vôos acontecerem para comemorar.

Vamos ao rescaldo da situação na manhã de 28 de julho, quinta-feira:

Neve em Bariloche

Está brincando de gato e rato com os turistas: cai, fica um pouco, daí vem a chuva, derrete a neve, volta a cair. Situação normal de um julho de pouca neve em Bariloche (acontece de vez em quando). O vento também de vez em quando fecha os teleféricos (normal durante toda a temporada em qualquer restação). Mas quem fica uma semana tem conseguido ver e brincar com a neve.

Lan, Aerolíneas e Andes

Passageiros da Lan têm falado bem do processo de remarcação dos vôos (via site ou 0300) e da assistência em terra quando os aeroportos fecham.

Já a Aerolíneas parece praticar uma espécie de loteria com seus passageiros. Os cancelamentos são freqüentes e a assistência em terra é sofrível.

Os fretados Andes (da CVC) estão ocorrendo normalmente. Os eventuais perrengues (sobretudo adiamentos de horário de decolagem) são inerentes a esse tipo de operação.

Ônibus de Esquel a Bariloche

São coordenados com a chegada dos vôos. Alguns leitores se queixam de lentidão/confusão na hora da baldeação -- sobretudo no caso dos fretados, já que neste caso, como os vôos saem do Brasil (e não de Buenos Aires), é preciso passar pela imigração, e isso só acontece depois que o ônibus chega a Bariloche.

A viagem dura entre 4 e 6 horas, dependendo da quantidade de neve que houver na estrada.

Cruce de Lagos e Paso Cardenal Samoré (fronteira terrestre)

Por enquanto a única maneira fazer a travessia de fronteira entre Chile e Argentina é pelo Cruce de Lagos. Pela operadora oficial o trecho Chile-Argentina é feito em dois dias, com pernoite obrigatório em Peulla, num dos dois hotéis da companhia. A volta Argentina-Chile pode ser feita em um dia. A leitora Kathleen, porém, andou pesquisando e descobriu que a TurisTour em Puerto Varas e a Turisur em Bariloche vendem a travessia num dia só, sem pernoite em Peulla, nos dois trechos.

A fronteira rodoviária mais próxima, o Paso Cardenal Samoré, continua fechado. Quando reabrir (a imprensa local aventa a reabertura iminente), estará liberado apenas para veículos leves. Isso aparentemente não inclui ônibus, mas abrirá a possibilidade de fazer a travessia por vans; acredito que as agências locais se encarregarão disso.

Aeroporto de Chapelco

Está sendo usado apenas para vôos fretados. Aerolíneas não se manifesta sobre retomada de vôos.

Villa La Angostura

Cerro Bayo não reabriu. O Bosque de Arrayanes está visitável apenas por via lacustre.

Demais estações argentinas e chilenas

Todas operando e com neve. As tais nevascas do Chile que apareceram no noticiário de TV do Brasil não estavam no seu caminho.

Relatos de quem está em Bariloche

A caixa de comentários deste post está repleta de depoimentos deixados por leitores que se encontram em Bariloche. Clique para ler (e também aqui, aqui e aqui).

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email



193 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Bruno
BrunoPermalink

Uma coisa é certa...Aerolineas nunca mais!

Andrea
AndreaPermalink

OLa gente... Que confusão esse vulcão tá fazendo!
Tenho viagem marcada para Bariloche em setembro (2ª quinzena) pela LAN. Alguém tem informações sobre os os voos da LAN em setembro? E tb reservei o Dazzler Bariloche, mas vi que em post anteriores que estará fechado em agosto. Alguém tem informações de quando abre o hotel?
Obrigada,
Andrea

jaqueline
jaquelinePermalink

oi Andreia...eu tambem tenho voo para bariloche dia 17/08..saindo de buenos aires...quando voce vai?tambem quero noticias dos voos da segunda quinzena...

Andrea
AndreaPermalink

Eu vou dia 18 de setembro... Sei que ainda tem um tempinho, mas com estou ficando preocupara pois nao vejo melhoras com as noticias...

jaqueline
jaquelinePermalink

Voce vai sair de buenos aires ou direto do brasil?

Andrea
AndreaPermalink

Na verdade vou do Brasil para o Chile (de TAM), fico 4 dias em Santiago. De Santiago vou para Buenos Aires (de LAN), e de Buenos Aires vou para Bariloche (de LAN). E vc?

jaqueline
jaquelinePermalink

vou dia 14/08 para buenos aires de tam, de la sigo para bariloche de lan dia 18/08, e retorno a buenos aires dia 21/08 de lan, e dia 22 ao brasil...sua viagem é em familia?

Andrea
AndreaPermalink

É sim... Estou preocupada com isso, pois caso não dê certo ir pra lá, teremos muitas passagens para mudar... E tb queria muito ir pra la!

jaqueline
jaquelinePermalink

tambem estamos preocupados...eu e meu noivo estaremos em lua de mel...planejamos muito essa viagem, e espero que de tudo certo...
mas fico mais confiante e um pouco mais tranquila, pois nossas passagens sao pela Lan, que ja se mostrou muito mais atenciosa do que as outras empresas...acho que provavelmente eles vao noticiar sobre a 2ª quinzena no inicio de agosto,,,assim espero...pelo menos ja nao ficariamos mais nesta espera...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea! A Lan só apresentou seu plano de vôos até 14 de agosto. Está muito cedo para pensar na segunda semana de setembro. Esperemos que tudo esteja resolvido até lá.

CLAYTON COUTINHO
CLAYTON COUTINHOPermalink

Para quem vai em agosto e setembro para Bari, a previsão
é de muito frioe muita neve principalmente na segunda a quinzena
de agosto, eu vou em 09/09 espero pegar um pouco.
segue o link.

http://www.bariloche2000.com/index.php?option=com_content&view=article&id=61357:agosto-sera-muy-frio-y-nevador&catid=5:informacion-general&Itemid=17

Andrea
AndreaPermalink

Eu vou dia 18/09... Será que até la ja vai ta tudo resolvido??? Espero que sim... Vc vai de LAN ou de AA?

CLAYTON COUTINHO
CLAYTON COUTINHOPermalink

Andrea
Meu voo é AA..
Saio ida : 09/09 floripa-Bue Bue-/esquel - Bari ???
14/09 Bari- Bue- / buenos-São/Guaru?Floripa

então sejao que deus quiser, a não que que tenha uma mudança, mas pelo que eu vi a AA nem ta pousando em Esquel, mas como tenho tempo não encher a agência ainda, pois tem pessoas
que vão antes, então melhor não tumultuar antes da hora , rssss

Andrea
AndreaPermalink

É sim... Temos tempo... Mas a minha precupação já começou... Rsrsrs... Vou de LAN... Espero que até lá tudo se resolva!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clayton! Se não há previsão para agosto, que dirá para setembro grin

Mas é razoável supor que até lá tudo já esteja funcionando normalmente, sem desvios via Esquel.

CLAYTON COUTINHO
CLAYTON COUTINHOPermalink

Alguém pode me dar informações sobre o Hotel Edelweiis ,
que diz ser 5 estrelas , mas imagino que na verdade seja um 3,8 estrelas rsssssss

Silmara Colombo
Silmara ColomboPermalink

Clayton, já estive em Bariloche em 2008 e desta vez vou ficar nesse hotel. Pelo que vi quando estive lá e pelos comentários acredito que o número de estrelas esteja correto. Nunca li nenhuma reclamação sobre ele.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clayton!

Leia relatos dos leitores sobre hotéis em Bariloche neste post:

https://www.viajenaviagem.com/2011/04/hoteis-em-bariloche-e-regiao-os-relatos-dos-leitores/

Elaine
ElainePermalink

Olá Bóia, eu vou (pelo menos acho que vou) para Bari em 10/08 pela AA (sem maiores comentários), e vou ficar no hotel HOSTERIA DEL LAGO, não vi nenhum comentário sobre ele, alguem tem boas referências pelo menos do hotel, já que da AA....
Obrigada!

Rafaela
RafaelaPermalink

Oiii..

Eu também vou ficar no Edelweiss...Alguém já esteve lá?
Abraços!!!

Andrea
AndreaPermalink

Não estou conseguindo ver os comentários anteriores!

Bruno
BrunoPermalink

Bóia,
Realmente é muito suspense, embarco em 3 dias, resolvi não contar mais com a Aerolineas, e fazer o percurso Buenos Aires- San Martin de onibus, como ja foi levantado aqui no VnV.Ja comprei a passagem e tudo... tenho um comprovante que diz assim :
" Retire los pasajes en la agencia:Retiro Bol.121 Via Bariloche - Terminal Retiro (Buenos Aires)"

Isso é o que, uma rodoviária?

Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Sim, Bruno! "Retiro" é o nome da rodoviária central de Buenos Aires. Existem outras na periferia, então os argentinos se referem aos terminais pelos nomes grin

Débora Severo
Débora SeveroPermalink

@Aerolineas_ARAerolíneasArgentinas

@deboraluzinete Al momento hay vuelos programados a Bariloche, a partir del 1 Agosto. Saludos

Lali
LaliPermalink

Riq e Bóia,
Eu tenho passagem pela AA, p/ 12/08 e vou com 3 crianças, uma de 3 anos. Me corrijam se eu estiver errada, mas pelo andar da carruagem, o melhor a fazer é cancelar mesmo, não acham? A chance de perrengue, pelos relatos, é bem grande, e ir com vôo direto é uma possibilidade remota, né?

Alexandre BH
Alexandre BHPermalink

Lali, com criança pequena é melhor vc repensar principalmente se vc for pelas Aerolineas. cancelam os voos em cima da hora, não te atendem bem e nem rapido, te dão um canseira par vc desistir. Em BAS e minha esposa e duas filhas (8 e 11 anos)perdemos um dia no Aeroparque a resposta das AA;" OSr veio porque quis"

Karina
KarinaPermalink

Oi gente, adorei o site, td dia entro p/ ver as notícias.
Bom, tb estou nessa!!! viajo para Bariloche, saindo de BsAs, dia 11/08. tenho uma cça de 7 anos.
Vôo pela AA, pacote pela CVC!!! ai ai ai!!!
Não tenho espirito aventureiro!!! não gosto de esperar!!! e perco minha paciência fácil!!!! acho melhor pagar a multa e reprogramar essa viagem, não é?? rsrsrs
abraços!!!

Lali
LaliPermalink

Veja se será necessário pagar multas. Na AA me disseram que eu não sou obrigada a aceitar a ida por Esquel. Eu posso, neste caso, cancelar sem multas. Mas, segundo o funcionário do escritório da AA, agosto ainda não tinha nada definido. A partir de 29.07 ele ACHA que já poderíamos cancelar sem multa.

Alexandre BH
Alexandre BHPermalink

Karina
pela forma como vc se descreveu, ESQUEÇA! Tem q ter muita paciencia, bom humor e espirito aventureiro SIM!

Karine
KarinePermalink

Nossa estou realmente angustiada, não sou do tipo fresca, encaro numa boa algum perrengue. Mas quero conseguir viajar! Foi muito difícil conseguir consiliar as minhas ferias e as do meu namorado... Ele tirou 30 dias e eu só vou tirar a semana da viagem. Do dia 07/08 a 15/08. Estou com tudo planejado, mas saio do Brasil de TAM, e depois comprei AA (infelizmente). Tem um mês que ligo para eles me informarem melhor e nada... Agora não da tempo de fazer mais muita coisa. E o pior... Eles continuam vendendo passagem como se nada estivesse acontecendo! Estou indiguinada e com medo de tudo terminar no aeroporto de Buenos Aires.

Daniel
DanielPermalink

Preciso de uma ajuda, não sei se sabem me responder mas vamos lá...

Seguinte, tenho trechos TAM do Brasil para Purto Montt no Chile com troca de aeronave em Santiago. Trecho de Santiago à PM é LAN.

Devido aos problemas em Bariloche, desisti da viagem para lá e gostaria de parar em Santiago.

Daí vem as perguntas:

- Sem remarcar as passagens, eu conseguiria na ida ter minhas malas em Santiago e não fazer o último trecho? (Por exemplo, avisando no check in ou requisitando as malas no aeroporto?)

- E na volta, conseguiria fazer check in na TAM em Santiago, também desprezando o trecho PM - Santiago?

Grato!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! A maracutaia da ida até seria possível, porque provavelmente a alfândega da ida é feita em Santiago e você recuperaria sua mala. Mas ao não aparecer para o embarque em Puerto Montt a sua reserva seria dada como no-show e estaria cancelada no trecho Santiago-Brasil. É preciso que você tenha saldo de 10% da milhagem usada para fazer a remarcação, porque esta é a multa que a TAM cobra. Caso você não tenha essas milhas como saldo, não vai poder remarcar as passagens, só cancelar (recuperando 90% das milhas usadas).

Daniel
DanielPermalink

Bóia,

Então se entendi teria alfândega em Santiago, onde eu teria que pegar minha bagagem e despachar novamente para Puerto Montt para continuar a viagem?

Por que se for assim, remarco só as de volta e economizo milhas e dinheiro...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! Teoricamente sim, mas confirme com a cia. aérea.

Mas veja bem: pode ser que no check-in de conexão seja dada a sua falta, o que pode resultar num no-show da volta. Se você tem as milhas para a multa, reemita o trecho inteiro, é mais tranqüilo.

FABIO VIEIRA
FABIO VIEIRAPermalink

Pessoal, to com o voo marcado pela AA para o dia 11/08, alguem tem noticias sobre a situação dos passeios,lojas,cidade,...
Quando vamos ter noticias sobre o voos de agosto da AA !!
AA nunca MAISSS !!!
obrigado

Alexandre BH
Alexandre BHPermalink

Fabio,
Fui na seman passada.Passeios e lojas, restaurantes tudo NORMAL.Tem areias nas ruas da cidade, nada que te impeça de ir e vir aos lugares. Ouvi dizer que o Bosque de Arrayanes esta com muitas cinzas e Vila Angostura idem. Os passeios com Neve dependem do clima, na ultima semana tinha pouca neve. O onibus de BAS para BARI é muito confortavel por cerca de 200 reais. Pode valer a pena pois vc não fica dependendo da AA, são 23 horas par ir e 23 par voltar, fica o dobro do tempo que ir de voo ate esquel somando-se tempo de voo, espera em aeroporto e onibus esquel bari. para quem tem um tempinho e não tem criança pequena pode ser interessante. Muita gente que estava em bari fez isto. No mais boa viagem e paciencia.

Rafael
RafaelPermalink

pessoal,
amanha saio do Brasil e chego sabado em bariloche.
hoje meu agente me passou a nova passagem ja para Esquel.
estava bem preocupado e nao conseguia falar na Aerolineas mais gracas a Deus o meu agente resolveu tudo pra mim...
agora vamos ver se vai dar tudo certo la em buenos aires, quando troco de aviao.
quando chegar em bariloche posto pra voces novas noticias.
abracos e boa sorte a todos.
att
Rafael

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Boa tarde!!

alguem tem referecias do View Hotel, estou indo para lá no dia 07/08.
Pessoal, coloquem mais noticias de como está a cidade!

Ewerton Madeira
Ewerton MadeiraPermalink

Opa!
Tenho acompanhado o site, não só como referência em viagens como também sobre notícias, no caso eu me encaixo na situação de Buenos Aires e Bariloche através da AA, entrei em contato com a AA via twitter e obtive essa resposta:

Perguntei ao pessoal de lá, que tinha voo confirmado para 30/7 - RJ -> BA e em 31/07 BA (aeroparque) -> Bariloche eis que tive essa resposta:

@ewertonmadeira El 31/07 no hay vuelos programados a Bariloche. Consultá por tu reserva y cambios al Call Center Brasil: 0800-7073313

Porém dei "reply" no cometário deles perguntando como estava a situação dos voos partindo de BA para Bariloche via Esquel, estou no aguardo, assim que tiver a resposta eu coloco aqui, porém irei arriscar de ir! vamos ver!! abrçs

Carolina
CarolinaPermalink

Oi
Alguém tem notícias do hotel Nahuel huapi ?? Estou indo dia 15 de agosto !!
Da ultima vez que estive em bariloche tinha ficado em outro hotel,esse nao conheço nem tenho informações ,se alguém puder me ajudar !!!

Lorena
LorenaPermalink

Alguem sabe me informar alguma coisa do Hotel Quillén????
Comprei uma promoção nele mas não vejo nenhum site falando ou recomendando!
Viajo dia 09/08- sera que até lá a sitiação estara melhor????????

Lauro
LauroPermalink

Pessoal, comprei um pacote pelo Decolar.com viajando direto de São Paulo para Bariloche dia 05/08 e volto dia 12/08, será que é possível eu trocar para voar pela LAN até Esquel?? Alguém mais nessa situação?

Abraço a todos.

Jorge
JorgePermalink

Estou nessa situação. Me falaram para mandar um email, o que eu fiz, mas até agora, nada.

Guilherme
GuilhermePermalink

Olá Bóia...
Gostaria de uma opinião sua em relação a minha situação:
Tenho vôos pela LAN nas seguintes datas:
(16/08) Guarulhos - Buenos Aires
(21/08) Buenos Aires - Bariloche
(27/08) Puerto Montt - Guarulhos
Sendo esse período (16/08 a 27/08) meu período de férias esse ano, e considerando que pra algum lugar fora do Brasil eu irei de qualquer maneira, e para isso precisaria de um tempo para conseguir reprogramar outro destino, recomendaria aguardar mais um pouco ou cancelar de imediato e encabeçar o plano B!?!
Grato!!

Isabela
IsabelaPermalink

Boa Tarde Pessoal!!!

Tenho que agradecer a Eliane que me ajudou com o Hotel Clube House Ideal, alteraram para o Hotel Huemul...pelas fotos está legal!!!
Séra que é bom???
Quem tiver referencias postam por favor.

Att,

Paulo Roberto
Paulo RobertoPermalink

Amigos,

viajo no sábado para Buenos Aieres e no dia 02/08 estou com voo para Bariloche, tudo pela Aerolineas.

Estou muito preocupado! Vcs sabem me dizer se o aeroporto de Bariloche já está aberto e qual a condição da cidade de Bariloche, se tem neve e se as cinzas estão fazendo muitos estragos?

fabio RJ
fabio RJPermalink

Prezados,

Também estou marcado para Bariloche em 30/7. Comprei pacote pela operadora Collete e os vôos são pela Aerolineas.

Venho acompanhando as notícias sempre com muita esperança de viajar sem problemas e deixo aqui um resumo do que percebi:

Aeroportos:

Buenos Aires - eventualmente fecham Ezeiza e Aeroparque por conta das cinzas. Aconteceu ontem.

Bariloche - dizem que está aberto desde o início do mês mas até agora só pousou um vôo lá e foi por decisão do piloto pois Esquel estava fechado em função da neblina.

Esquel – dizem que é pouco mais que uma rodoviária. Por isso, os passageiros que vão pra lá direto do Brasil ficam escoltados até chegar em Bariloche, pois só lá é feita a imigração. Esta situação pode causar muitos problemas pois a escolta não permite saída para compra de alimentos.

Companhias:

Todos falam bem da LAN, CVC / Andes e TAM.

Aerolineas - já deixou passageiro mofando sem nenhum suporte em Buenos Aires. Já adiou vôo por 2 dias e pagou apenas 1 dia de hotel sem avisar que o hotel estava pago apenas por 1 dia. Já colocou passageiro em ônibus de Buenos Aires para Bariloche (25h) e cancelou o vou de volta, forçando a volta desses mesmos passageiros também de ônibus. Na volta já aconteceu com e sem aviso, tendo neste caso, o próprio passageiro que arcar com os custos do ônibus para não perder o vôo de Buenos Aires para o Brasil.

Cidades:

Esquel – Pequena e acolhedora com os quem tem a oportunidade de passear um pouco por lá.

Bariloche – Há os que falam bem e os que falam mal da situação. Pelo que percebi, os que falam mal já conhecem a cidade de outras viagens e esperavam algo que não estão encontrando. Prefiro os depoimentos deles. Segundo eles, até agora, tem muita cinza e pouca neve. Alguns pontos muito procurados não estão disponíveis ou seus serviços estão parciais. Para quem quiser dar uma olhada na cidade tem câmeras on line no site http://www.bariloche.org/paginas/2007/03/50/camaras_en_vivo. Pelo que tenho visto, tem pouca neve mesmo. Na cidade não tem neve e mesmo no cerro tem neve só no chão, as árvores estão verdes.

Perrengues:

- Cancelamentos dos vôos de Buenos Aires para Bariloche sem prévio aviso
- Cancelamento / Atrasos nos vôos para Esquel sem prévio aviso
- Falta de acentos nos vôos para Esquel
- Atrasos nos ônibus de Esquel para Bariloche
- O Tempo de Esquel para Bariloche divulgado é de 4h a 6h porém isso é após à saída do ônibus. Com o desembarque do avião e o embarque no ônibus tem mais umas 2h pra contar. Total de 8h a 10h.
- Acomodações em Bariloche em hotéis que estão passando por reforma.
- Cancelamento / Atrasos nos vôos de Esquel para Buenos Aires sem prévio aviso.

OBS:

Tenho conhecidos que estão em Bariloche pela primeira vez e estão adorando. Fizeram diversos passeios e disseram que o eskibunda é muito legal.

Como vou com 2 crianças (10 anos e 2 anos) ainda estou avaliando – pasmem – se vou ou não. Bem...

Esta é minha contribuição para os que como eu ainda estão indecisos e prestes a embarcar. Se alguém souber de mais algum dado relevante agradeço !

Alexandre BH
Alexandre BHPermalink

Fabio, bom que vc tenha pensamento positivo, mas vá preparado por que as Aerolineas tem tratado seus passgeiros com desprezo. Na minha ida 4 voo foram cancelados em cima da hora e fiquei detido em BAS por dois dias.
Chegando lá, vc tem razão BARILOCHE é muito bom! Para se ter ideia muito hoteis tem um placa HAY LOGAR. piadinha da minha filha de 11 anos. HAY LOGAR , SÓ NO HAY COMO LLEGAR! fui e voltei om duas crianças de 8 e 11 anos, se tivesse que fazer de novo, NAO FARIA!

Alexandre BH
Alexandre BHPermalink

Paulo leia todos os comentarios q vc tera suas respostas. NAO TEM AEROPORTO EM BARILOCHE!

Álison Karina
Álison KarinaPermalink

Isabela,
Estou indo amanhã para o Huemul e estou tão curiosa quanto você. Sei de outra moça, de outra comunidade que tbém reclamou do Club House Ideal e foi transferida para o Huemul pela CVC. Só consegui 3 opiniões sobre o hotel, 2 bem positivas e 1 reclamando que esqueceu um tablet e não conseguiu mais recuperar. No tripadvisor vc acha as opiniões.

Isabela
IsabelaPermalink

Que bom que a ruim é essa rsrs...depois de tantas coisas negativas que li isso não é nada.
Obrigada!
smile

Se puder me conta amanha como é vou no sabado.

Soares
SoaresPermalink

Turma da GELADA !!!!!!!!

estou mais gelado que picolé adorei um comentario de uma de vcs, dizendo que até aguenta um perrengue mas pelo visto ninguem quer ficar "BOIANDO" em nenhum aeroporto . Tenho tbem voo ou sei lá o que para dia 06/08 para BRC e não tenho idéia se já devo pedir que meu bilhete seja reemitido para Esquel como alguns viajantes assim fizeram , me ajudem se puderem com alguma dica e se houver alguem nas gélidas Bariloche mande notícias Grato e boas ROUBADAS e RISADAS a TODOS !!!!!!

Márcio Santos
Márcio SantosPermalink

Pessoal, Sou de Recife. Acabei de chegar de Buenos Aires e Bariloche onde passamos 8 dias contando os deslocamentos. Fomos 8 pessoas 2 casais com 2 filhos pequenos. A seguir vou fazer meus comentários sobre a aventura.
Recife - Buenos Aires pela TAM. Vôo pontual sem nenhum problema.
Buenos Aires - Esquel - Bariloche pela LAN. Chegamos em Esquel com meia hora de atraso. Tudo tranquilo. Viagem de ônibus durou 4 horas e 20 minutos. Tranquila também. O único perrengue que relato diz respeito a falta de estrutura do aeroporto de Esquel. Muito pequeno. O avião da Lan era o mesmo previsto para Bariloche. Também não tivemos problemas com remarcação de passagens, nem vi ninguém reclamando no aeroporto que não conseguiu embarcar. A Lan se mostrou altamente profissional. Tinha um funcionário da Lan no aeroporto de Esquel que orientava que ônibus pegar.
Cidade de Bariloche. Pegamos muito neve no Cerro Catedral. A cidade está muito tranquila. Tudo sem fila. Alugamos roupas boas a preços baratos. Muito boa de passear, pois parece baixa estação. Só se vê cinzas na estrada e pequenos montes na cidade. Não atrapalha em nada. Valeu a pena. Os meninos adoraram. Não ia conseguir esperar até o ano que vem.
Bariloche - Esquel - Buenos Aires. Tivemos que acordar às 5 da man
hã para viajar, porém nosso hotel se adequou a realidade e conseguimos até tomar café da manhã. A Lan novamente se mostrou profissional. Tinha 2 funcionárias no aeroporto para coordenar o embarque no ônibus. De repente, tivemos um momento de tensão, pois a moça da Lan avisou que alguns vôos tinham sido cancelados e o não sabia se o nosso ia voar. Só teria uma posição concreta em 2 horas. Portanto seguimos para Esquel e na metade do caminho eles entrariam em contato com o motorista para dizer se o vôo iria sair ou não. Foram 2 horas de tensão, até que na cidade de El Bolson, tivemos a confirmação que o Võo iria sair. Que alívio. Novamente, a Lan se mostrou profissional. Dizendo que caso o Võo não saísse, nos hospedaria sem custos em Bariloche. Ao chegarmos em esquel, novamente nos deparamos com a falta de estrutura do aeroporto. Acredito que esse trecho seja o pior momento da viagem.
Buenos Aires - Recife pela Lan. Novamente traquila. Partiu e chegou no horário. Ouvimos dizer que no dia anterior houve fechamento de aeroportos, mas acredito que não afetou os vôos da Tam.

Conclusão rápidas: Não me arrependo em nada de ter ido. Valeu a pena demais. deu tudo certo. Tem que encarar como uma aventura. O trecho Esquel - Bariloche é cansativo, principalmente a volta. recomendo a Lan e a Tam. Só iria com essas 2 empresas.

Sueleide
SueleidePermalink

Ah, que injeção de ânimo que você me deu, Márcio!! Sou sua vizinha nordestina...Maceió... Obrigada pelo seu relato, pois era disso que estava precisando para continuar meu pensamento positivo de que vai dar tudo certo com a minha viagem... Estou indo pela TAM no dia 11/08 para Buenos Aires e no dia 14 irei pela LAN para Bariloche...

Valeu!
Um abraço!!

Paula
PaulaPermalink

Marcio,como vc resevou seu onibus de bariloche a esquel?Foi vc quem solicitou a troca de sua passagens,quer dizer ,remarcou a sua saida,ao inves de bariloche,esquel ou foi automatico??um abraco Paula

Eduardo Mattos
Eduardo MattosPermalink

Perfeito os comentários de Marcio. Cheguei hoje de Bariloche.
Fui de Tam, Salvador/Buenos Aires. Tudo no horário, sem problemas.
Buenos Aires/Bariloche, via Esquel fui com a LAN. E novamente sem problemas.
Lá em Bariloche as cinzas não afetam em nada os passeios.
A volta foi pela Aerolineas. Nunca mais Aerolineas!!!!
Saimos de Bariloche às 10:00 da terça, com destino a Esquel. Segundo a AA o voo estava confirmado. Chegando em Esquel, o voo foi cancelado. A opção da AA era esperar, para no outro dia pegar uma fila de espera por ordem de chegada. E a preferência seria do pessoal marcado para quarta-feira.
Voltamos (eu, esposa e filho de 5 anos)para Bariloche de onibus, e ao chegar no aeroporto de Bariloche, a Aerolineas propôs que voltassemos para BA de onibus, e sem reaver o valor da passagem aerea. Não tínhamos escolha. Ou voltariamos de onibus, ou teríamos que arriscar voltar a Esquel no outro dia para a fila de espera. Voltamos de onibus. Mais 20 horas na estrada.
Chegamos ontem a noite em Buenos Aires e hoje de manhã em Salvador.
Em resumo, com a LAN e a TAM não tivemos problema.
Aerolineas, nunca mais!!

Abs

Maiana
MaianaPermalink

Oi Eduardo e Marcio,
E a cidade está com tudo funcionando?Por favor, nos contem sobre suas experiencias.
Att,
Maiana

Gislene
GislenePermalink

Obrigada Marcio, estou indo de TAM para Buenos Aires dia 13 e 14 irei de LAN para BARILOCHE, com o seu depoimento fico bem mais tranquila ainda mais que estou indo com 2 crianças sendo que uma não para de me perguntar quando ela vai poder ver a NEVE.

Abraços

Sueleide
SueleidePermalink

Gislene, irei no mesmo dia que você... Sua passagem foi trocada para Esquel sem problemas? Eu ainda não consegui trocar a minha, pois comprei por agência e até agora a agência não conseguiu fazer a troca dizendo que no sistema deles aparece cobrança de diferença tarifária...
Vi que tem 2 vôos nesta data, mas o de 10h já está lotado...
Estou receosa que o outro vôo também fique lotado. Não estou conseguindo abrir o site da LAN para verificar isso...

Gislene
GislenePermalink

Olá, meu marido ficou de ver na semana direto no aeroporto mas não conseguiu estarei indo amanha no aeroporto sem falta conversei na minha agencia que esta fazendo a parte terrestre que são super serios eles me informaram como estou indo de milhas para eu ir direto fazer a troca na loja da TAM te mando a resposta amanha,

abraços

Humberto
HumbertoPermalink

Riq, mais uma vez parabens pelo site. Pretendo passar reveillon + 8 dias c/ familiares (incluindo criancas). Teremos neve na epoca da viajem? Alguma dica para o periodo? Fico no aguardo de sua orientacao e das opinioes dos demais. Abc

Lali
LaliPermalink

Não há neve no verão.

Humberto
HumbertoPermalink

Ah sim, o reveillon em Bariloche, claro.

Daniel
DanielPermalink

Pessoal, alguém sabe como está o movimento em Bariloche? Muita Gente? Bares/baladas abertos? Cheios?

Obrigado!

Márcio Santos
Márcio SantosPermalink

Maiana,

Sobre os passeios, como só fizemos os tradicionais por causa das crianças, não posso afirmar com certeza que estão todos funcionando. Mas acredite, a cidade está com vida totalmente normal. Se você não prestar muita atenção, nem se vê as cinzas direito. São pequenos montes em algumas calçadas que se parecem com areia de construção. O problema da cidade chama-se falta de aeroporto.

Sueleide,

No sistema da Lan a moça da agência me disse que realmente aparecia uma diferença de tarifa. Mas a Lan me dispensou dessa cobrança. Resolvi isso no mesmo dia. Não pode esperar muito, senão acabam os lugares.

Márcio Santos
Márcio SantosPermalink

Maiana,

Não posso falar sobre todos os passeios, pois só fiz os tradicionais por causa das crianças. Mas posso te falar que a cidade está normal, com tudo aberto. Se você não prestar muita atenção, nem verá as cinzas. Pois parecem monte de areia de construção. O problema de Bariloche chama-se aeroporto.

Sueleide,

Pra mim também aparecia a diferença de tarifa, mas a Lan dispensou. Isso foi resolvido em um dia. Não pode esperar muito, pois o võo pode lotar.

Sueleide
SueleidePermalink

Obrigada, Márcio! Isso já me conforta mais... Hoje vou fazer um verdadeiro barraco com a agência se não resolverem meu problema!!

Maiana
MaianaPermalink

Marcio,
Muito obrigada! Minha viagem era para o São João, agora foi transferida para agora.
Att,
maiana

Camila Leal
Camila LealPermalink

Prezado bóia,
estou com uma duvida: vou viajar para o chile e para argentina e ouço diversas opiniões sobre a questão de levar real, fazer a conversão lá, ou aqui, levar só cartão... são várias pessoas falando várias coisas diferentes! hehehe
queria saber o que você me aconselharia.
Por favor, me responda!
grin

Renata carvalho
Renata carvalhoPermalink

Pra quem perguntou sobre o hotel Edelweiss, Nao êh um cinco estrelas, máximo 3, comida e café da manha bem fracos. Ontem e hoje nevou bem , cerro catedral e piedras blancad estavam côn. Todas as pistas abertas. A cidade Ta tranqüila , segundo um jornal local atingindo quase 50% de ocupação . Os preços tão bons, roupas de esqui por 30 pesos a diária . Fujam da taos, roupas caras Pra alugar e atendimento péssimo. O real na maioria dos lugares Ta valendo 2,4. Ainda se ve cinzas nos acostamentos e em alguns telhados. A informação êh que essas cinzas vão demorar décadas Pra sumirem. Boa sorte Pra que Ta e vai encarar a aventura

Maiana
MaianaPermalink

Oi Renata, voce voltou de lá quando?Obrigada pelas informações.

Att,
Maiana

Renata carvalho
Renata carvalhoPermalink

Outra coisa, existe ônibus regular Pra cerro Oto e catedral por 8 pesos , pontuais e tranquilos. Muito melhor e mais baratos que as vans de agencia

Renata carvalho
Renata carvalhoPermalink

Gente, pesquisem antes de alugar roupa de esqui, na Taos nos compraram 50pesos a diária, encontramos loja cobrando 30 e o equiamento era mais novo e melhor.

Bryan
BryanPermalink

qual loja vc alugou? estou indo amnha isso pod me ajudar a economizar um pouco... obrigdo

Luiz Scursoni
Luiz ScursoniPermalink

Renata, valeu pelas dicas. Essas lojas que estavam cobrando 30 pesos a diaria, ficam onde? na mitre? E quanto aos onibus, onde se pega esses onibus?

Hiltner
HiltnerPermalink

Alguém tem alguma referencia do hotel Estancia de Carmen?

Adriana
AdrianaPermalink

Nos viemos de onibus de buenos aires ate bariloche. A aerolineas cancelou o voo qdo ja estavamos na sala de embarque no dia 25/7 e arrumou um onibus pra quem quis encarar. Tudo com muita desinformacao e falta de cuidado. Sem nenhuma consideração com ninguem, uma coisa horrorosa... Vamos entrar na justica novamente... 
Mas chegando em bariloche, tudo compensa... Esta nevando muito. Já brincamos muito no cerro catedral e no otto... Uma delicia. Cinzas? Só os que foram amontoados nas ruas... Ta tudo ótimo, a cidade nao está lotada mas tb nao está vazia. A volta? Noj dia 4/8. Ja estou conformada em voltar de busu até buenos aires...

Débora
DéboraPermalink

Pessoal, como tenho voo para Bariloche dia 02.08 pela Aerolineas e não consigo informações pelo e-mail
Ou telefone, estou buscando informações pelo twitter.

Olha o que eles meresponderam agora a pouco

@deboraluzinete Hay vuelos programados a BRC desde BUE a partir del 01AGO sujetos a Cenizas/Climatología. ¿Que nro. de vuelos tenés?
web • 28/07/11 18:58
 

henrique
henriquePermalink

oi debora tb vou dia 02 de agosto pela aeorolineas, tb estou buscando informacoes...

Débora
DéboraPermalink

Henrique, qualquer novidade eu te aviso!

Paulo Roberto
Paulo RobertoPermalink

Débora e Henrique,
também vou com a familia no dia 02/08 de Buenos para Bariloche pela Aerolineas e estou tb sem noticias precisas, mesmo tendo conseguido falar com eles a tarde, pois estes hj simplesmente me falaram q o voo do Rio para Buenos Aires está confirmado mas o de Buenos para Bariloche não e que eu tinha que tentar falar com eles amanhã.

caso vcs obtenham infos por favor me avise.

Débora
DéboraPermalink

As respostas da Aerolineas demonstram que eles estão perdidos
e não se tocaram que agosto está na porta.

@deboraluzinete los vuelos están programados a la fecha pero aún el aeropuerto se Bariloche no esta operando y no hay previsión cierta
web • 28/07/11 23:57
 in reply to… 

Paulo
PauloPermalink

O meu vôo do dia 02/08 de buenos p/ bariloche pela AA já foi transferido para esquel. A volta no dia 05/08 ainda consta bariloche x buenos. Consegui a info pela minha reserva no site da AA.

Dulce
DulcePermalink

Eu fui a Bariloche pela Aerolineas!Foi assim : do Rio para Buenos Aires dia 17/7,dormimos lá, no dia seguinte fomos para Esquel e de lá de oonibus para Bariloche. o vôo do Rio atrasou um pouco e o de B.Aires tb. 40 min .depois da decolagem o piloto avisou q o aeroporto de Esquel estava fechado mas que iria prosseguir o vôo pq talvez ate a hora de aterrisar ele abrisse... E abriu! Mas soubemos q o vôo que saiu antes voltou p/ Buenos Aires! E no dia seguinte,ja em Bari,fomos a Aerolineas de lá saber da volta e a funcionaria- ate bem simpática-avisou da volta tb via Esquel mas disse que eu voltasse na vespera pq o aeroporto de Esqul permanecia fechado...Na vespera voltamos e já estava aberto(fechou por problemas climáticos).Na volta pegamos o ônibus e ja no aeroporto de Esquel- apos uma fila bastante desorganizada- tivemos uma grata surpresa: nosso vôo era para 15 e pouco, mas nos colocaram no das 12:30 ( q estava atrasado e saiu as 14:h), mas tudo bem,pq ja estava ventando bastante!Bom,meu retorno foi pela TAM,td correu bem,mas nada e garantido.Para nos- 6 pessoas sendo uma criança e uma mocinha especial( sind.de Down )a viagem foi maravilhosa, Bariloche estava linda e com neve,conseguimos bons descontos,esquiamos,passeamos...Mas reconheço q foi uma questão de sorte, não ha garantias...Boa sorte aos q ainda vão...

Anelisa
AnelisaPermalink

Olá! Estou com minha família em bariloche desde domingo 24. Vim de buenos Aires pela Lan que teve um atendimento maravilhosoooo! Voovia esquel' ônibus no horário c lanche, paisagem linda e duração de 4hs parando no aero de bari! A cidade esta ótima! Nevando mto! Cerro catedral c todas as pistas abertas! Mta neve no cerro otto e em piedras blancas! Meu voo d volta seria no dia 31 pela aerolineas, mas depois de ver tanta confusão c esta cia, comprei outra pasagem de volta pela lan para garantir que chegue já q estou c duas crianças! Aero de esquel pequeno e mto cheio mas deu td certo! A cidade esta ate bem cheia! Muitos brasileiros como sempre. A viagem esta maravilhosa e esta dando rtudo certo!!!! Valeu!!!

claudia silva
claudia silvaPermalink

cara a bóia,

com a sua experiencia em viagens, gostaria de um esclarecimento; sempre viajo durante as minhas férias em junho, todavia, este ano por causa do vulcao adiei a minha ida, pela 4a. vez a baires, p/ a 1a. semana de agosto, só que agora já nao estou de férias e terei que conciliar trabalho, diversao e compromissos financeiros; vai a pergunta... é possível realizar transações via internet banking normalmente eu estando em baires c/ o meu notebook e utilizando a banda larga do hotel? tais como pagamento de contas, transferencias bancarias e etc??? pode parecer ridiculo mas infelizmente estou em dúvida
se puder me ajudar agradeço!!!
abraços e parabéns pelo site!!
claudia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia! Funciona normalmente em qualquer lugar do mundo!

adriana ferreira
adriana ferreiraPermalink

oi pessoal. Acabei de chegar de buenos aires e bariloche. Fui com minha familia dia 20/07 para bari via esquel e dia 25 de bari para buenos aires. Nao tivemos problemas com voos, deu tudo certo. O caminho de esquel/bariloche é realmente bonito e sao umas 4h de viagem. A viagem fica cansativa mas vale a pena. Bari está pronta para receber os turistas e tudo lá é incrível. Hoje teve um certo tumulto no aeroparque de Buenos Aires pq estava lotado. enfim, valeu muuuuito a pena. Viagem fantastica, recomendo.

Leonardo
LeonardoPermalink

Bom dia Amigos.
Por favor me ajudem no que devo fazer.
Tenho voo marcado via LAN pra bariloche dia 15/08.
VOCÊS ACHAM Q

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonardo! A Lan só tem esquema anunciado até o dia 14.

Leonardo
LeonardoPermalink

Bom dia amigos.
Por favor me ajudem com alguma informação.
Tenho um voo marcado via LAN pra bariloche no dia 15/08.
O que eu devo fazer? já remarcar via esquel ou aguardar mais um pouco pra ver se o aeroporto de bariloche vai abrir?
Obrigado
Leo

Georgia
GeorgiaPermalink

Leonardo, estou com o mesmo problema... Com voo marcado para 20/08 pela AA e não sei o que fazer....Quanta agonia.....

Carolina
CarolinaPermalink

Oi Leonardo, tb tenho meu voo pela lan no dia 15,liguei e eles me disseram que tenho que aguardar como a lan ira proceder nesse período, e só depois poderei resolver o q fazer !! Assim que estou esperando a lan anunciar como ira fazer a partir do dia 15 !!!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Marcio,

Que bom que deu tudo certo na sua viagem!!Também sou de Recife!! Estamos em 4 casais e mais 2 crianças pequenas e estamos com viagem marcada para 20/08 pela Gol até Buenos Aires e a ida para Bariloche é pela AA, então por tantos problemas relatados com a AA e com a loteria da sorte de ter neve ou não na cidade, estamos nos reunindo hoje para trocar o roteiro.

A Boia,

Ainda não definimos se fazemos 3 dias Buenos Aires e 5 Santiago (Chile) ou o roteiro Buenos Aires - Colonia Del Sacramento - Montevideo - Buenos Aires. Você conhece alguém que já fez este último? E se tem referências de hoteis (Colonia e Montevideo) e dicas das cidades?

É uma pena que a cidade de Bariloche esteja passando por tudo isso, eu particularmente estava com uma expectativa enorme de conhecê-la...é uma pena...fica para próxima.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Carolina!

Temos muitas informações aqui de Buenos Aires, Colonia e Montevidéu.

Leia e clique em tudo o que encontrar nessas páginas:

https://www.viajenaviagem.com/americas/buenos-aires-ricardo-freire

https://www.viajenaviagem.com/americas/montevideu-ricardo-freire

https://www.viajenaviagem.com/category/colonia-del-sacramento

E para Santiago:

https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire

Evandro
EvandroPermalink

Prezados, estamos agora dentro do aviao indo para esquel via lan apos o cancelamento do nosso voo dia27. Nao houve reembolso de derspesas por tratarise de evento da natureza. a aerolineas argentinas esta operando hjj para esquel tb. Falei no aeroporto com brasileiros que estavam embarcacdo de volta para o brasil e tiveram q voltar de onibus e recamaram muito da viajem, nao a recomendando. Igualmente, disseram para nao confiar na aerolines...Embarque encerrado