Bariloche: nada de vôos diretos no horizonte :-(

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cerro Catedral (foto tirada do Facebook da estação)

A situação do aeroporto de Bariloche continua embaçadíssima.

Esta quarta-feira dia 27, que seria o dia em que o prometido (e programado) vôo direto da Aerolíneas do Aeroparque a Bariloche aconteceria, acabou sendo um dia de caos aéreo generalizado na Argentina, já que as andanças da coluna de cinzas fecharam os aeroportos da capital (já reabertos).

No decorrer do período de quarta-feira, enquanto os aeroportos estavam fechados, o propalado vôo direto acabou reprogramado para a sexta dia 29.



Só que nesta quinta-feira de manhã o comunicado atualizado do site da Aerolíneas já dá este vôo como cancelado -- assim como o suposto vôo do dia 31. Não  há nada sobre vôos no dia 30 nem previsão nenhuma sobre agosto.

aa-det-1

aa-det-2

aa-det-3aa-det-4

(E os vôos da Aerolíneas programados via Esquel, que eram três ao dia, agora se resumem a.... um único vôo diário.)

Para completar o balde de água fria nos otimistas (entre os quais nunca me incluí...), a imprensa local não está acompanhando os movimentos da Aerolíneas como a gente aqui, não. A promessa da presidente Cristina Kirchner de que os vôos seriam retomados parece ter sido tomada como uma promessa vazia de político, e só. O máximo que a gente consegue encontrar por lá é que estão na expectativa da vinda de um avião da Aeronáutica que verificaria o estado dos equipamentos de controle de pouso e decolagem.

O mais angustiante desse embaço todo é que, ao contrário da Lan, que já definiu que manterá a rota Bariloche via Esquel até dia 14 de agosto, a situação dos vôos da Aerolíneas em agosto continua incerta. E com isso, não é possível fazer as remarcações. Quando definirem na última hora deve ser de novo aquele caos telefônico para conseguir uma reconfirmação.

Enfim -- os depoimentos dos leitores deixam cada vez mais claro que a Aerolíneas é uma companhia aérea a ser evitada: instável, não-confiável e nada profissional.

ATUALIZAÇÃO - 28/7

Twitter da Aerolíneas

A leitora Débora conseguiu arrancar do Twitter da Aerolíneas uma declaração de que "no momento" haveria vôos a Bariloche programados a partir de 1º de agosto. Escaldado, este blogueiro esperaria esses vôos acontecerem para comemorar.

Vamos ao rescaldo da situação na manhã de 28 de julho, quinta-feira:

Neve em Bariloche

Está brincando de gato e rato com os turistas: cai, fica um pouco, daí vem a chuva, derrete a neve, volta a cair. Situação normal de um julho de pouca neve em Bariloche (acontece de vez em quando). O vento também de vez em quando fecha os teleféricos (normal durante toda a temporada em qualquer restação). Mas quem fica uma semana tem conseguido ver e brincar com a neve.

Lan, Aerolíneas e Andes

Passageiros da Lan têm falado bem do processo de remarcação dos vôos (via site ou 0300) e da assistência em terra quando os aeroportos fecham.

Já a Aerolíneas parece praticar uma espécie de loteria com seus passageiros. Os cancelamentos são freqüentes e a assistência em terra é sofrível.

Os fretados Andes (da CVC) estão ocorrendo normalmente. Os eventuais perrengues (sobretudo adiamentos de horário de decolagem) são inerentes a esse tipo de operação.

Ônibus de Esquel a Bariloche

São coordenados com a chegada dos vôos. Alguns leitores se queixam de lentidão/confusão na hora da baldeação -- sobretudo no caso dos fretados, já que neste caso, como os vôos saem do Brasil (e não de Buenos Aires), é preciso passar pela imigração, e isso só acontece depois que o ônibus chega a Bariloche.

A viagem dura entre 4 e 6 horas, dependendo da quantidade de neve que houver na estrada.

Cruce de Lagos e Paso Cardenal Samoré (fronteira terrestre)

Por enquanto a única maneira fazer a travessia de fronteira entre Chile e Argentina é pelo Cruce de Lagos. Pela operadora oficial o trecho Chile-Argentina é feito em dois dias, com pernoite obrigatório em Peulla, num dos dois hotéis da companhia. A volta Argentina-Chile pode ser feita em um dia. A leitora Kathleen, porém, andou pesquisando e descobriu que a TurisTour em Puerto Varas e a Turisur em Bariloche vendem a travessia num dia só, sem pernoite em Peulla, nos dois trechos.

A fronteira rodoviária mais próxima, o Paso Cardenal Samoré, continua fechado. Quando reabrir (a imprensa local aventa a reabertura iminente), estará liberado apenas para veículos leves. Isso aparentemente não inclui ônibus, mas abrirá a possibilidade de fazer a travessia por vans; acredito que as agências locais se encarregarão disso.

Aeroporto de Chapelco

Está sendo usado apenas para vôos fretados. Aerolíneas não se manifesta sobre retomada de vôos.

Villa La Angostura

Cerro Bayo não reabriu. O Bosque de Arrayanes está visitável apenas por via lacustre.

Demais estações argentinas e chilenas

Todas operando e com neve. As tais nevascas do Chile que apareceram no noticiário de TV do Brasil não estavam no seu caminho.

Relatos de quem está em Bariloche

A caixa de comentários deste post está repleta de depoimentos deixados por leitores que se encontram em Bariloche. Clique para ler (e também aqui, aqui e aqui).

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email



193 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Karine
KarinePermalink

A aerolineas fez algumas alterações. Vejam o link http://www.aerolineas.com.ar/arg/main.asp?idSitio=BR&idPagina=68&idIdioma=po&cmbPrensa=778
tem voo para Bariloche cancelado até dia 3 de agosto.
Espero ter ajudado quem como eu está na insegurança da AA.
Boa Sorte a todos!

Harley Dantas
Harley DantasPermalink

Bom dia bóia, estou em um grupo de 16 pessoas com viagem marcada de BuAs-Bar dia 14/08 e volta para BuAs dia 17/08 pela Aerolineas Argentina será que é legal eu trocar as passagens para LAN ou é bom esperar mais um pouco? vejo este site todos os dias desde o dia 04 de junho quando o vulcão acordou.

Obrigado desde já pela atenção...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Harley! Por todos os relatos a Lan está tratando seus passageiros melhor do que a Aerolíneas. O problema é que tampouco a Lan divulgou seus planos para depois de 14 de agosto.

fernanda antunes
fernanda antunesPermalink

Boia,
venho aqui deixar meu relato qto a minha viagem a Bariloche...estou pela agencia de turismo Americanas Viagens e sai de Vitoria-ES ate Buenos Aires pela Tam...de Buenos Aires ate Esquel pela LAN... eles foram mto atenciosos...o voo nao teve atraso e ainda serviu agua e uma caixa com varios tipos de biscoitos para a viagem de onibus ate Bariloche....Domingo volto e escrevo como sera a volta...
bjsss

Luiza
LuizaPermalink

Alguém tem notícias do voo que pousaria em bari hoje?

Lise
LisePermalink

Foi cancelado Luzia.Até agora não vejo informações de vôo em bari no site da AA. Mas to na torcida para que o primeiro seja até dia 01, que é a data limite para mudar minha viagem para o chile.

viviane
vivianePermalink

No site da AA continua tudo cancelado , agora até o dia 3/8, pelo visto não teremos nenhum voo esta semana tambem....

Harley Dantas
Harley DantasPermalink

Bom dia bóia, estou em um grupo de 16 pessoas com viagem marcada de BuAs-Bar dia 14/08 e volta para BuAs dia 17/08 pela Aerolineas Argentina será que é legal eu trocar as passagens para LAN ou é bom esperar mais um pouco? vejo este site todos os dias desde o dia 04 de junho quando o vulcão acordou.

Obrigado desde já pela atenção.

Harley Dantas
Harley DantasPermalink

Vou então esperar mais um pouco, e já estou conversando com as pessoas que vão comigo da possibilidade de rocar os dias de BARILOCHE por Santiago-CHILE. Acho melhor que arriscar BARILOCHE, o que você diz?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Harley! Por todos os relatos, a ida a Bariloche está bastante conturbada. É preciso boa dose de espírito esportivo. Se você tem chance e vontade de mudar, é recomendável.

Luiza W
Luiza WPermalink

Bóia..

Tenho viagem programada para Bariloche no dia 22/08 retornando dia 25 para Buenos Aires, voando pela AA. Até então estava tranquila, esperando que as coisas melhorassem, mas acho que está mais do que na hora de bolar um plano B.
O que você sugere? Somos 4 adultos, não sabemos esquiar, mas queríamos aproveitar a neve.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiza! De uma certa forma, Bariloche é única, por ser um vilarejo alpino com muitas atrações para quem não sabe esquiar.

No Chile você pode encontrar algo parecido, mas em proporções bem menores, em Pucón (chega-se de avião a Temuco, e de lá de ônibus). Na Argentina há Ushuaia -- mas evite a Aerolíneas.

De Santiago você pode brincar na neve em Farellones:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/santiago-com-neve-um-dia-entre-valle-nevado-e-farellones/

Luiza W
Luiza WPermalink

Obrigada pelas dicas.

Em Temuco não há problemas com cinzas? Talvez conseguiria trocar as passagens pela AA.

valeria
valeriaPermalink

Gente
Será que alguem sabe sobe o passeio feito com trenos de cachorros no Cerro Otto ou Piedras Blancas?
Vlaéria

Alexandre BH
Alexandre BHPermalink

valeria
estivemos lá na semana passada. e nem no Cero Otto ou nos Piedras Blancas este ano os passeeios não haviam sido realizados.E não vi noticias de que eles aconteceriam.

valeria
valeriaPermalink

Ah! Que pena dizem que é muito legal.
MESMO ASSIM OBRIGADA
vALÉRIA

valeria
valeriaPermalink

Pessoal
Como está o aceite de dinheiro, real, dolar.... Qto será melhor trocar em pesos mais ou menos para 01 semana? Alguém tem ideía?
Valéria

Alexandre BH
Alexandre BHPermalink

Leve Real e troque lá em casas de Cambio, fuja das casas de cambio de Aeroporto na semanna passda em quanto no aerorto te pagavam 2,06 por R$1,00 no centro de Bariloche se pagava 2,45 por R$1,00. depende do que vc quer fazer, eu troquei 4000 pesos para um semana.

valeria
valeriaPermalink

Alexandre
Obrigada
Valéria

Danilo
DaniloPermalink

E sobre El Calafate e Ushuaia?
No site da Aerolineas não há menção de cancelamentos para essas localidades.
Pra piorar, parece que Ushuaia sofre com a falta de água.

Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danilo! Leitores andaram reclamando de isolamento no Calafate. Os vôos do Calafate a Ushuaia parece que não estão rolando. De todo modo, esta não é a melhor época para o Calafate. A melhor época é o verão.

Natalia
NataliaPermalink

Olá pessoas.....to acompanhando as noticias desde 04/06.

Minha passagem esta agendada para 05/08 (sexta) SP/ BA/ Bariloche, pela Aerolineas sad

Vou esperar até segunda feira para partir p plano B, que seria:

SP / BA / Mendonza / Santiago (Chile)

Alguem tem detalhes ou dicas para Plano B?

Carlos
CarlosPermalink

Bom dia a todos, depois de uma semana tentando remarcar meu vôo pela LAN através da minha operadora de viagens, ontem foi remarcardo para Buenos Aires até Bariloche via Esquel e ônibus(Esquel/Bariloche), sendo a ida 06-08 e a volta dia 12-08. Estou indo com a esposa e duas crianças, uma de 07 e outra de 08 anos. Estou confiante que será a viagem que esperavamos, mas consciente que poderá haver algum contratempo. Pensamento positivo para todos.

Sueleide
SueleidePermalink

Carlos, eu também estou tendo problemas para remarcar meu vôo da LAN através da agência de viagens... O que estavam alegando para você? No meu caso estão alegando que a LAN está cobrando diferença tarifária... Só que vi muitos relatos de pessoas que mudaram e não foi cobrado nada! Dei um ultimato para a agência hoje dando o prazo até segunda para eles trocarem o meu vôo do dia 14 para Esquel...

Carlos
CarlosPermalink

A agência de viagem não remarcou diretamente através dos atendentes do telefone 0300, foi necessário solicitar um telefone e falar diretamente com a gerência da LAN, sendo remarcado sem cobrar diferença de tarifas. Foi alterado a minha viagem em 01 dia, devido o vôo da para Buenos Aires ser em horário diferente para Esquel. Espero ter ajudado, boa sorte.

Sueleide
SueleidePermalink

Muito obrigada mesmo!! Acabei de entrar em contato com a agência e passei essa informação que você me deu... Tomara que agora resolvam...

Claudia Renata
Claudia RenataPermalink

Eu fiquei desde sexta passada cobrando a agencia de viagens. Hoje finalmente recebi a confirmação da mudança do voo por esquiel (pela LAN)

Agora que venha a neve!

Patrícia
PatríciaPermalink

Pelo que fui informada pela Vanessa Olivatti, nao existe mais esse passei de trenós com Huskies há mais de 5 anos.

silvia
silviaPermalink

Olá,

Meu voo é pela AA AMANHÃ!!! Alguém ouviu sobre 400 brasileiros "presos" na Patagonia? Pois é, liguei para AA que confirmou a informação e disse que está muito complicada a situação da volta. Alguém tem maiores detalhes?

Grata.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvia! Nâo temos notícias de brasileiros ilhados em Bariloche não. Há algumas semanas havia um problema em El Calafate. O transporte a Bariloche está sujeito a inúmeros perrengues, mas a maioria das pessoas "presa" acaba ficando em Buenos Aires mesmo até conseguir colocação ou num ônibus ou num vôo via Esquel.

Karina
KarinaPermalink

Oi gente, olha essa informação é do Rodrigo que trabalha no hotel edelweiss: El aeroporto de bariloche hoje continua fechado y os turista da cvc estao llegando pelo Esquel que fica a 300km de bariloche ( 4 horas de viaje), este fin de semana nevo bastante y temos muita neve, em agosto sempre la privicion e de neve. Pode acontecer que para el mes de agosto abra el aeroporto de bariloche. este e mail me foi enviado dia 28/07.
Bom, eu ainda não sei o que fazer, se cancelo, ou espero p/ ver!!! que dúvida!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karina! A expectativa é essa mesmo: o aeroporto não reabre, os vôos continuam via Esquel. Agosto sempre tem neve mais garantida que julho em Bariloche.

Evandro
EvandroPermalink

Companeros de perrengue
Acabamos de pousar em esquel e esttamos dentro do aviao aguardando a saida de um aviao da andes para que possamos encostar no aeroporto para o desembarque. Alem do aviao da andes tem um aviao da aerolineas. Ja nos deram nosso almoco, que e uma garrafa dagua, bolacha salgada, doce e um mini alfajor...
Estou sentindo falta de ambulanttes que vendam coca cola e cachorro quente...
Por aqui tb nevou, esta tuddo branco, e estta dois graus negativos.
O onibus que avisto ao longe nao e muito animador...
Depois dou mais noticias! Ate breve

Sueleide
SueleidePermalink

Que boa notícia Evandro!! Já está mais de meio caminho andado...rs...Agora só falta chegar em Bari... Vou ficar aqui torcendo para que dê tudo certo no ônibus... Nos dê notícias!

Abraços...

silvia
silviaPermalink

Evandro,

Circula uma notícia de brasileiros que não conseguem voltar, confirmada ainda há pouco por telefone pela AA, se souber de alguma coisa por favor avise.
Meu perrengue está marcado para amanha.

Boa viagem a Bariloche!!!

Leandro
LeandroPermalink

Olá Pessoal, estou com viagem marcada RIO/Aeroparque/Bariloche no dia 16 de agosto. Retorno Bariloche/Aeroparque em 24/08 e Aeroparque/RIO dia 27/08 (via Aerolíneas - me ferrei!!!). Não gostaríamos de mudar o trajeto, mas estamos pensando em adiantarmos o trecho de Bariloche para dia 14/08 para "garantir" que chegarei em Bari dia 16, mesmo que seja via ESQUEL.
Sobre o pronunciamento da "Presidenta", há alguma notícia de abertura do aeroporto em Bariloche?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leandro! Tudo balela. Promessa vazia. Não conte com essa abertura nem tão cedo.

silvia
silviaPermalink

Obrigada Bóia!!

A notícia na verdade, acabo de ouvir pelo SITE DA CBN, relata 300 brasileiros há 5 dias na Patagonia, estão pela AA.

Será que procede?

Grata,

Silvia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvia! "Na Patagônia" é super amplo: Ushuaia, Calafate, Río Gallegos, Trelew, tudo isso é Patagônia. Se a CBN disse, é verdade. Bariloche está tecnicamente na Patagônia, mas se o problema fosse em Bariloche/Esquel a gente saberia porque está todo mundo deixando recados e ninguém relata estar ilhado. O aeroporto de Esquel de vez em quando fecha, mas reabre.

MELINA
MELINAPermalink

Ola pessoal, tenho acompanhado o site até o dia que chegou minha viagem. Ja estou de volta, E VOU RELATAR A MINHA EXPERIÊNCIA A VCS. Voei Aerolineas Argentinas.PASSEI DO ESCRITORIO DA AEROLINEAS em SP antes de ir, ME COLOCARAM NO VOO A ESQUEL E NO ONIBUS, TUDO CERTINHO, COMO DEVE SER FEITO. Logo em SP, o nosso primeiro voo a Buenos Aires ja foi cancelado (em cima da hora). Era para ter decolado as duas da manha.Levaram a gente pra um hotel muito bom, 5 estrelas, para retornarmos as cinco da manha, pois o voo estava marcado para as sete da manha. Quando fui fazer novamente o check-in do novo voo a Buenos Aires, a mulher disse que tinha sido cancelado por motivos das cinzas vulcanicas. Quando eu disse: "De novo?!" ela me respondeu: "AAAA, VCS ESTAVAM NO VOO QUE JA FOI CANCELADO?!! ENTÃO IRÃO EMBARCAR SIM! Ou seja, essa m. de companhia aérea esta usando essa desculpa de vulcão para tudo. Curtimos os 3 dias em Buenos Aires, e fomos pegar o voo para Esquel. Logicamente, cancelado em cima da hora. No aeroporto de Buenos Aires, uma fila com mais de 400 pessoas para resolver todos os voos que a Aerolineas Argentinas cancelou em cima da hora. Essa fila demora mais ou menos um dia e meio para chegar quase no final. ELES NÃO DERAM HOTEL, E MAIS: OFERECERAM UM ONIBUS DE BUENOS AIRES PARA BARILOCHE COM A DURAÇÃO DE 24HRS OU MAIS, DEPENDENDO DA NEVE NA ESTRADA. Conclusão, eu estou grávida, não tinha condições, e cancelei a minha viagem a Bariloche, remarcando minha passagem de volta para São Paulo para antes, curtindo apenas Buenos Aires. Passado os dias, fomos para o aeroparque embarcar Buenos Aires-São Paulo, e surpresa: Nenhuma Cia Aérea voando por motivos das cinzas vulcânicas. Dava pra ver no céu, tudo cinza. Um desastre, MILHARES de pessoas perdidas, dormindo no aeroporto. Pude observar que a Aerolineas Argentinas é a empresa mais desorganizada de todas que operam por la. Um caos! UMA FILA DE UMAS MIL PESSOAS PARA REMARCAR OS VOOS. Quanto mais pro fim da fila a pessoa se encontrava, mais adiada era sua volta. Como estou grávida,tive preferencia nas filas, e passei na frente de todo mundo que estava ali a mais de dois dias na fila para embarcar. Resultado, consegui o primeiro voo que saiu para São Paulo. Minha opinião: A viagem sai, porem você tem muita dor de cabeça, tem que brigar muito, e perder no minimo dois dias para conseguir embarcar pra algum lugar. O voo para Esquel é furada,balela,conversa. voce chega la e a unica coisa que eles te dizem: "Tem fila de espera. Voce pode tentar embarcar daqui dois dias se conseguir lugar.Não damos hotel, nem dinheiro, nao podemos fazer nada,estamos oferecendo em troca das passagens aereas,um onibus de Buenos aires a bariloche, que só vai sair se tiver gente o suficiente para fechar o onibus." Se tiver pique, o voo para esquel pode sair se vc acampar no aeroporto, com um atraso de uns tres dias. Pessoas com crianças: NÃO VÁ! gente pelo amor de Deus,vocês nao sabem o caos que esta a aerolineas argentinas. Eu so tive muita sorte porque estou gravida, minha dor de cabeça foi mais curta, mas o que vi acontecer com o resto dos passageiros que nao tem preferencia foi desumano! Os proprios argentinos nao voam de Aerolineas. Voce so encontra brasileiros. Um ou outro são de la pq ou ganharam ou nao tiveram escolha na passagem. Pior Cia aerea de todas que ja voei. Pelo que pude observar, Lan é muito boa, e sai em disparado em organização. Se ainda nao comprou e quer ir mesmo assim, compre a passagem de onibus buenos aires-bariloche, sai mais em conta e nao tem dor de cabeça. Repito que só consegui voltar depois de dois dias da minha volta que foi remarcada. Isso porque estou grávida e tenho preferencia. Minha viagem foi tranquila por conta da gravidez, e mesmo assim passei por tudo isso. Vão munidos de dinheiro, precisarão para comida e hotel em caso de emergencia. Pagaram apenas um dia de hotel pra mim por conta da gravidez, o resto tive que pagar do bolso. DESEJO MUITA MUITA SORTE PRA VOCES QUE IRAO MESMO ASSIM. IRÃO PRECISAR!!!

silvia
silviaPermalink

Boia,

Concordo, só fiquei mais preocupada porque eu disse ESQUEL e o atendente da AA confirmou que a situação está complicada,talvez ele tenha generalizado a região patagonica. Minha mãe é guia da CVC e está por aí, foi pela AA até o Chile e até Bari pelos lagos, ontem falei com ela que disse que posso ir com tranquilidade, como não consegui falar com ela hoje fiquei apreensiva com a notícia, embora saiba que esta é uma viagem de aventura e alguns perrengues, inclusive os pertinentes ao roteiro, com ou sem vulcão.

Vou seguir com a preparação das malas.

Muito obrigada!!

MELINA
MELINAPermalink

silvia
29 de julho de 2011 às 12:58 | Permalink | Responder

Evandro,

Circula uma notícia de brasileiros que não conseguem voltar, confirmada ainda há pouco por telefone pela AA, se souber de alguma coisa por favor avise.
Meu perrengue está marcado para amanha.

Boa viagem a Bariloche!!!

PUDE OBSERVAR MUITAS PESSOAS PRESAR POR LA, SEM DINHEIRO PARA HOTEL, ACAMPADAS NO AEROPORTO, SEM PREVISÃO DE VOLTA. ESTÃO PRESAR EM BUENOS AIRES A DIAS. FORA O PROBLEMA DO VULCÃO, A AEROLINEAS ARGENTINAS É A PIOR CIA AEREA, MESMO SEM CINZAS, A VIAGEM É SEMPRE CANELADA, POIS OS VOOS CANELADOS PEGAM O LUGAR DO PROXIMO VOO, QUE POR SUA VEZ É FALSAMENTE "CANCELADO", JOGANDO OS PASSAGEIROS PARA O PROXIMO VOO, QUE É FALSAMENTE CANCELADO E ASSIM POR DIANTE.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Melina! Este relato que você copiou é sobre Buenos Aires. Buenos Aires não fica na Patagônia grin

MELINA
MELINAPermalink

Desejo uma boa viagem. Va preparada!

silvia
silviaPermalink

Obrigada Melina,

Espero que em outra oportunidade você possa, já com a família maior, curtir a neve com mais tanquilidade.

Abs.

Silvia.

Luciana Fiaux
Luciana FiauxPermalink

Oi, pessoal. Queria uma informação que não encontrei nos posts por aqui... Alguém tentou e conseguiu cancelar um voo com a Aerolineas? Qual o caminho das pedras? Eu tinha uma viagem agendada com entrada pelo Chile, passando por Bariloche e voltando por San Martin de Los Andes. Devido a toda circunstancia do Paso Cardenal e o Aeroporto de Chapelco definitivamente desisti! Mas não consigo de maneira nenhuma cancelar meu voo de 4 de setembro. No 0800 só chama e ninguém atende. No telefone das lojas também. Não recebo respostas aos meus emails... alguém aqui também passou por isso? obrigada abçs!

Leandro
LeandroPermalink

Luciana, se for no Rio, Av. Rio Branco, 134 / 7º Andar. Eles disseram que para cancelar você deve pagar a multa de 50 dólares / pessoa.
Boa sorte!

silvia
silviaPermalink

Luciana,

Estando em SP sua melhor opção é a loja da Alameda Santos.

MELINA
MELINAPermalink

Ola Luciana! Moro no interior, tive que ir para são Paulo na loja da Alameda Santos. La, as atendentes me disseram que nao estao atendendo pelo telefone, pois dão preferencia para o pessoal que esta na loja. Não adianta. Tera que ir na loja mesmo. Dificilmente conseguira falar no telefone, eu nao consegui, entao tive que ir pra SP.

MELINA
MELINAPermalink

Ola Boia! Explicando melhor sobre o meu relato de Buenos Aires: As pessoas que ficaram presas em Bariloche (patagonia) e conseguiram depois de DIAS chegar em Buenos Aires, ficaram presas em Buenos Aires também. Não fiquei presa em Bari pq não cheguei a ir, mas conversei e vi muitas pessoas que estavam tentando volta pra casa a dias desde Bariloche, e agora presas em Buenos Aires. Ficou melhor explicado assim né...rs

Luciana Fiaux
Luciana FiauxPermalink

Obrigada, silvia e MELINA. Sou do Rio e vou a loja que tem aqui no centro então. É que já me falaram que o atendimento lá é péssimo então tentei evitar. Mas pelo visto tudo é péssimo, né? Não vai ter jeito... obrigada!

MELINA
MELINAPermalink

A sim, realmente nem vi a noticia... Comparei com os brasileiros que conversei por la!

silvia
silviaPermalink

PRECISO (não apenas a passeio) estar em Bariloche no dia 31/07, conforme as passagens que tenho em mãos, 30/07 - 23:30 saída de SP. Estou neste momento saindo de casa, vou a loja da Aerolineas para me certificar sobre alguns relatos de espera de dias para embarque com destino a Esquel.
Na primeira vez que fui a Al. Santos me disseram que SÓ ficava no aeroporto quem não comprou o trajeto completo SP - Bariloche.

valeria
valeriaPermalink

Boia
Vc sabe dizer qual destes passeios/jantares é melhor?
La cueva ou El Refugio? Estou indo c/ aminha mae, será que é perigoso?
Valéria

Carolina
CarolinaPermalink

Bóia
Sabe me dizer de o hotel nahuel huapi é bom ?? Procurei no link que vc deixou mais nao há nenhum relato desse hotel !! Tenho minha ida para bariloche para o dia 15 de agosto pela Lan !!
Vamos Ver !!

Débora Severo
Débora SeveroPermalink

Pessoal,

A AA cancelou nossos voos São Paulo/Buenos Aires/Bariloche e nos relocou nos voos da seguinte forma:

Aerolineas_ARAerolíneasArgentinas

@

@deboraluzinete Fueron reubicados en el vuelo AR1243/02AUG GRU 14:20 hs AEP 17:15 hs y AR1660/02AUG AEP 13:10 ESQUEL 15:43 Ambas reservas

Somente esqueceu de checar os horários de chegada e partida dos voos. Quando decolamos em São Paulo o voo para Esquel já tem partido de Buenos Aires.

Cintia
CintiaPermalink

Vi agora no site da Aerolineas, tem voôs cancelados até dia 03/08 para Bariloche.

Vejam o link:

http://www.aerolineas.com.ar/arg/main.asp?idSitio=BR&idPagina=68&idIdioma=po&cmbPrensa=778

Cintia
CintiaPermalink

Faltou dizer: Clicar em
Ver detalle de vuelos domésticos afectados

no topo da página..

Evandro
EvandroPermalink

Estamos a caminho do hotel em Bariloche! A viagem de onibus fou bem tranquilae durou apenas 3:40h.
Obrigado a todos pela torcida, depois minha mulher disse que quer dar um depoimento com uma visao feminina...

Sueleide
SueleidePermalink

Que notícia ótima Evandro!! Acabei de ter uma notícia excelente também!! A agência de viagens conseguiu mudar a minha passagem da LAN para Esquel sem nenhum custo... Até que enfim!! Depois de uma semana tentando... Que começo excelente de final de semana!! Ainda mais agora vendo que quem vai pela LAN não está tendo problemas nem com os vôos e nem com a viagem de õnibus de Esquel até Bariloche...
Boa estadia aí em Bariloche!! Aproveitem bastante!! Depois dêem notícias para nós de como está tudo por aí só pra gente ir se animando mais e mais por aqui...

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Olha só gente, vi a seguinte informação no site da Agencia de Noticias Bariloche:

Esta noche aterriza un vuelo de Andes
De mantenerse las condiciones actuales de clima y cenizas, hoy a las 20,30 horas estaría aterrizando en el Aeropuerto Internacional de San Carlos de Bariloche, un vuelo de la Empresa Líneas Aéreas Andes proveniente directo de San Pablo Brasil.

Este aterrizaje se realiza por decisión de la empresa ante las consultas realizadas con el municipio de San Carlos de Bariloche.

Andes confirmó que proseguirá, siempre de acuerdo a las condiciones, la operativa de vuelos directos de Brasil a San Carlos de Bariloche durante este fin de semana.

Caso queiram conferir em loco, eis o link: http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=22848

O que vocês acham disso? Será que agora vai?
Viajo dia 13 para Santiago, desço a cordilheira no dia 17. Dia 20 ou 21 devo chegar à Bariloche. Deus queira que tudo dê certo...

viviane
vivianePermalink

Alguem sabe me informar como esta a estrada entre Bariloche e San Martin de los Andes?

wellington
wellingtonPermalink

Estou indo dia 07 de agosto pela cvc saida de são paulo pela andes, alguem sabe me dizer se a andes é a mesma coisa da AA ou da Lan ou é outra empresa? alguem tem referencia dela? obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wellington! A Andes é uma cia. argentina de pequeno porte. Nos fins de semana está operando võos charters para a CVC.

Raimundo Pimentel
Raimundo PimentelPermalink

Estou aqui em bariloche, chequei domingo passado apos varios perengues saimos de Gya 7.30 chegamos em sao paulo as 9.30 esperamos ate 17.10 para voamos chegamos em isquel as 22.00h pegamos um onibus para bariloche,passamos primeiro pelo aeroporto e depois ao hotel as 08,h da manha mais foi uma semana muitooooo divertida esta nevando muito os passeios foram otimos agora mesmo tivemnos uma boa noticia que o nosso voo Andes saira de bariloche amanha as 10,30h para sao paulo pois o aaeroporto reabre amanha com o nosso voo de volta, espero que tudo ocorra bem, e para vc que vira tenha uma boa viagem

Raimundo Pimentel
Raimundo PimentelPermalink

Outrosim, Andes e exclusivo fretamento Cvc o aviao e muito velho e nao tem alimentos serviram bolacha de sal e coca cola como jantar e no onibus esquel para bariloche serviram pao com agua portanto tragam seu lanche para nao passar fome, e a Cvc deveria rever este detalhe pois esta queimando o nome dela

Raimundo Pimentel
Raimundo PimentelPermalink

Complementado o texto anterior, se vc ta com muito desejo de vir a bariloche, venha pois e muito lindo os passeios os lugares as montanhas geladas, so a Cvc em conjunto com Aviacao Andes que deveria rever o atendimento ao cliente a comecar pelo aeroporto de sao paulo nao tem stand da andes no aviao comno ja disse serviram bolachas de sal com coca e no onibus esquel a bari serviram pao com agua nos pagamos muito caro para ser tratado assim, cade o islogam da Cvc(realizando sonhos)

luciene martins
luciene martinsPermalink

A Bóis,

Boa noite Bóia, eu tinha uma viagem para Bari dia 19 de agosto, porém com toda esta perrengue desisti e cancelei, estou pensando em ir a Ushuaia em outubro ou setembro, então gostaria de saber se nestes meses tem neve na cidade ou só no cerro?
Por favor se alguem souber me ajude, estou com meu marido e uma crianca de seis anos
Muito obrigada
Luciene

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciene! Em setembro com certeza você pega tudo nevado. Em outubro ainda pega nos cerros.

Maria Carolina
Maria CarolinaPermalink

Boa noite! Gente, alguma notícia do pouso do avião da Andes no aeroporto de Bari??

Rodrigo
RodrigoPermalink

Bom, estou indo para Bariloche dia 01, meu voo interno foi transferido para esquel pela AA e ápos ler esses relatos eu fiquei preocupado pois parece q mesmo com a reservar confirmada eu corro risco de n embarcar!
Se alguém puder me dar notícias de como anda o aeroparque nesses últimos 3 dias eu agradeço!

Tito
TitoPermalink

vejam este link http://www.bariloche2000.com/ acho que agora as outras empresas aereas vao ter que dizer porque nao pousam em Barriloche.

Andre L.
Andre L.Permalink

A decisão de pousar ou não, por razões de segurnaça, é sempre da empresa e dos pilotos.

Tito
TitoPermalink

acho que agora vai http://www.bariloche2000.com/

Claudia Renata
Claudia RenataPermalink

Acho que todo mundo espera que o aeroporto reabra. Espero que até o dia que estarei em bariloche eu não precise ir até esquiel.

Vinicius Van Gualberto
Vinicius Van GualbertoPermalink

Bom, só estou passando para falar que dia 30-07 sairei de Bariloche via aeroporto de Bariloche. Esta confirmado a chegada e a saida de turistas pelo aeroporto de bariloche.
Esta semana deixarei aqui o relatorio de nossa viagem a Bariloche com a agencia CVC. Um grande abraco a todos!!!!

Carla Cristina
Carla CristinaPermalink

Gente, depois de refletir bastante, resolvi desistir da minha viagem para Bariloche pois viajo com crianças. Moro em Salvador e o 0800 da Aerolineas Argentinas nunca atende ... Alguem sabe algum outro tel que consigo falar com a AA para cancelar as passagens e solicitar reembolso? Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla!
Tente os escritórios de São Paulo e Rio:
11--2175-4200
21-2103-4201

silvia
silviaPermalink

Que a AA siga o exemplo, até por ser uma empresa local, mas infelizmente tenho minhas dúvidas, meu voo está marcado para HOJE, em SP me disseram que eu ficaria na fila (sabe-se lá de que tamanho!!) de embarque para Esquel, enquanto que a AA do Aeroparque (sim liguei para Buenos Aires) informou que meu lugar no voo tal estava garantido. Vou na fé e coragem.

silvia
silviaPermalink

Carla,

Às vezes por e-mail eles respondem, o ideal é vc ir diretamente ao escritório de sua cidade.