Bariloche via Esquel: caos na Aerolíneas, Lan e CVC entram na rota

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Bariloche, dia 14/7 - fotos: http://www.anbariloche.com.ar

E vamos às novidades do dia do Plantão Bariloche.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer imensamente à colaboração de todos os leitores que estão relatando seus perrengues e descobrindo novidades. Sem você seria impossível compor esses posts. TODAS as empresas relacionadas a essa operação estão revelando um amadorismo absurdo na gestão da crise. Nenhuma das grandes marcas envolvidas parece atentar para o fato de que esta não é uma viagem corriqueira -- há uma grande carga emocional envolvida (neve, crianças, primeira viagem internacional). Não há vulcão ou forças incontroláveis da natureza que justifiquem cozinhar os clientes até a penúltima hora. Há muito tempo TODOS os envolvidos já tinham que ter aberto um canal 0800 específico -- com atendentes suficientes! -- para atender aos clientes desta rota e oferecer a possibilidade de reembolso total, em dinheiro e sem nenhum tipo de multa.




Mas vamos lá.

NEVE -- anteontem (atualizado: 16/julho, sábado)

Finalmente está nevando com constância em Bariloche. No centro da cidade a neve tem derretido no final da manhã, mas já há neve suficiente nos cerros para esquiar. O Cerro Catedral já abriu as pistas para iniciantes e o Piedras Blancas (esquibunda) já iniciou a temporada.

PROBLEMAS COM AEROLÍNEAS (atualizado: 16 de julho, sábado)

Leitores com passagens compradas a Bariloche com a Aerolíneas relatam dificuldades em confirmar o trecho Buenos Aires-Esquel. Muitos não estão conseguindo. Outros estão sendo enrolados, ganhando mais dias de agonia até uma possível confirmação. Nesta sexta de manhã uma leitora relatou ter chegado a Buenos Aires para só então descobrir que não haveria lugar para Esquel:

Decepção total: uma viagem tão planejada por mim e meus amigos, um total de 17 pessoas, saímos de Vitória-ES com destino a Bariloche, sabíamos que nosso vôo ja tinha sido trocado para Esquel, quando chegamos aqui em Ezeiza nos mandaram para o Aeroparque, aqui chegando disseram que nosso vôo foi cancelado, e que não teria vaga em outro vôo, e se porventura conseguíssemos embarcar, não teria vôo de volta. Gente, o que a Aerolineas está fazendo aqui é desumano, só aqui com a gente tem mais de 19 pessoas.

Não foi o único caso. Infelizmente há outras histórias tristes na caixa de comentários.

LAN ENTRA NA ROTA (atualizado: 16 de julho, sábado)

Começa neste sábado dia 16 a operação Buenos Aires-Bariloche via Esquel também pela Lan. O esquema deve funcionar entre 16 e 31 de julho. É preciso reconfirmar seu vôo. Teoricamente isso pode ser feito pelo site, usando a ferramenta Reprograme seu vôo (clique aqui). Leitores têm relatado sucesso nas remarcações, tanto online quanto pelo 0300 ou pessoalmente. A partir de hoje, sábado, deveremos ter feedback de quem realmente chegou a Bariloche por este esquema.

TEM PASSAGEM PARA BARILOCHE? ENTRE EM CONTATO COM A CIA. AÉREA PARA REMARCAR.

As remarcações não são automáticas. Pelo jeito não há assentos para todos. Arme-se de paciência, tente pelo site, pendure-se ao telefone. Peça ajuda a um agente de viagem. Ou, se estiver numa cidade com loja da cia. aérea, vá pessoalmente. (Mas lembre-se que a falta de estrutura das cias. para administrar esta crise não é culpa do pobre do atendente, seja lá de que canal for.)

Aerolíneas

Site brasileiro

Telefone: 0800-707-3313

Loja em São Paulo: Al. Santos, 2441, 14º/15º andares; tel. 11/2175-4200

Loja no Rio: Av. Rio Branco, 134 cj 701; tel. 21/2103-4201

Loja em Porto Alegre: Av. Salgado Filho, 267; tel. 51/3221-3300

Representantes em Florianópolis, São José dos Campos, Caxias do Sul e Pelotas: veja aqui.

Lan

Site argentino (o único que informa sobre a nova rota via Esquel)

Telefone: 0300-788-0045

Escritório em São Paulo: R. da Consolação, 247/12º; tel. 11/2121-9020

Escritório no Rio: Av. Rio Branco, 134 cj. 701; tel. 21/2103-4200

Boa sorte a todos!

FRETADOS CVC: COM ANDES SIM, TAM AINDA NÃO (atualizado: 16 de julho, sábado)

Parece que a demora da CVC em enviar os vouchers para os passageiros de pacotes com vôos fretados junto à Andes se devia a negociações com a prefeitura de Bariloche para ver quem pagava o transporte terrestre de/para Esquel. Ontem saiu no AN Bariloche que a prefeitura aceitou bancar o transporte. Os grupos já começaram a chegar. Já os pacotes com vôos fretados junto à TAM têm sido cancelados. Leitores ouviram dizer (atenção: isso é mera especulação) que o aeroporto de Esquel não seria adequado aos Airbus da TAM. Caso você tenha pacote prevendo vôo TAM e queira muito ir a Bariloche, procure a agência de viagem e peça para trocar por pacote com vôo Andes.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


372 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Mariani Chater
Mariani ChaterPermalink

Bom dia, pessoal!

Gostaria de saber de quem já fez a viagem Buenos Aires-Bariloche de ônibus se é tranquila, confortável (apesar das 20hs)?

Abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariani! Várias pessoas já deixaram depoimentos, nenhuma reclamou do ônibus não.

Wagner Veloso
Wagner VelosoPermalink

BOMBA, BOMBA, BOMBA... Graças a Deus parece que o aeroporto de Bariloche abriu!!!!!

Fonte: http://www.anbariloche.com.ar/

Llega al Aeropuerto de Bariloche el primer avión de la temporada

11:54 | Un vuelo de la empresa CVC aterrizará en los próximos minutos en el Aeropuerto Internacional de Bariloche. Será el primero, luego de la caída de cenizas volcánicas. Las buenas condiciones meteorológicas permite el arribo del vuelo charter. La apertura del Aeropuerto por parte de la ANAC permitió la llegada del vuelo. Ampliaremos la información

Fonte: http://www.anbariloche.com.ar/

cassiana
cassianaPermalink

Tomara mesmo.Pelo o que tenho acompanhado, o aeroporto de BARILOCHE estava aberto, porém as empresas aereas que não quiseram "arriscar". Pena q o meu pacote foi cancelado pela CVC e não me foi oferecido nenhuma outra opção... Minha viagem era para ter ocorrido no dia 16/07, no dia 13/07 cancelaram.

Rossana Haimenis
Rossana HaimenisPermalink

Gente o que aconteceu sábado em Piedras Blancas? E como está Vila La Angustura?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rossana! Houve um incidente no teleférico. Angostura continua (quase) igual; apenas se restabeleceu o passeio ao Bosque de Arrayanes, mas por via lacustre (vindo de Puerto Pañuelos em Bariloche).

Bruna
BrunaPermalink

piedras blancas sabado eu naum sei, mas ontem domingo o teleferico do cerro otto para piedras parou e um grupo de 40 brasileiros ficou naquele vento gelado por uma hora e meia ate ser resgatado pelos bombeiros

Villa la angostura eu passei lá há 3 semanas antes de começar a never e estava o caos. Agora com a neve, ela cobriu as cinzas e alguns hoteis ja abriram e estão com hospedes. O passeio da ilhas victoria ate o bosque de arryanes tambem ja esta funcionando

valeria
valeriaPermalink

Pessoal!!!!
Estou c/ passagem remarcada p/ dia 30/07 para Bari
Meu pacote é CVC a princípio seria voo fretado TAM saindo de Guarulhos. A agência de viagens não tem noticias se foi mantido o fretamento ou se mudou para a ANDES. Como tenho p proceder? Alguem está na mesma situação que a minha? Será que alguém tem alguma informação?
Grata
Valéria

Regina
ReginaPermalink

Valeria,
Estou na mesma situação que você. Ontem fui na CVC e a informação que me passaram é que por enquanto está mantido o vôo pela TAM. Porém é melhor observamos se no dia 23/07 ocorrerão os vôos previstos. Se tiver outras informações agradeço.

Luiza
LuizaPermalink

Que delícia de notícia!!

Ana Beatriz
Ana BeatrizPermalink

O aeroporto de san martim tb começa a abrir para voos particulares!!Olha a notícia que recebi de lá!!

Estimada Beatriz :
El aeropuerto está abierto SOLO PARA PARA VUELOS PRIVADOS Y HELICOPTEROS . NO ESTÁ OPERANDO CON VUELOS REGULARES TODAVIA , ES DECIR AEROLÍNES NO ESTÁ VOLANDO TODAVIA .-

Saludos cordiales
Alejandra

Gigi
GigiPermalink

Olá galera,
Hoje um atendente da aerolineas me ligou avisando da transferencia de vôo para Esquel (o que eu já sabia)e marcou o acento, confirmando todo o trajeto( Rio-Buenos Aires e de BA para Esquel, no dia 20/7) depois de amanhã.Tomara que o vôo não seja cancelado em cima da hora, lá em Buenos Aires. Então boa sorte para todos. Mando notícias

Luiza
LuizaPermalink

Pousou pousou!

Fonte: http://www.anbariloche.com.ar/

Llegó al Aeropuerto de Bariloche el primer avión de la temporada
11:54 | Un vuelo de la empresa CVC aterrizó aproximadamente a las 12 horas en el Aeropuerto Internacional de Bariloche. Es el primero, luego de la caída de cenizas volcánicas. Las buenas condiciones meteorológicas permitieron el arribo del vuelo charter. La apertura del Aeropuerto por parte de la ANAC habilitó la llegada del vuelo. Ampliaremos la información.

Wagner Veloso
Wagner VelosoPermalink

Eita que maravilha!!!

Só falta agora a foto do avião em solo! ehehehehe

luciene martins
luciene martinsPermalink

que noticia maravilhosa,,,,,,obrigada,,,,,voltemos a ter esperancas,,,,,

Livia Alves
Livia AlvesPermalink

Nao estou entendendo mais nada!!!
E os voos que ja foram mudados para Esquel, o que acontece agora, se realmente as cias voltarem a pousar em Bariloche.

Wagner Veloso
Wagner VelosoPermalink

Eu entendo que Esquel é uma alternativa. Se o aeroporto de Bariloche estiver aberto, claro, eles irão pousar lá.

Camila
CamilaPermalink

Acabei de falar com a CVC, me disseram que a princípio sempre tentarão ira a Bariloche. Se por algum motivo o aeroporto de Bariloche nao puder receber será uma alternativa via Esquel. Inclusive os grupos que estào lá com a CVC e foram via Esquel existe a possibilidade de voltarem via Bariloche.

eduardo
eduardoPermalink

Uai Boia , gostaria de saber sobre a novidade da abertura do aeroporto de Bariloche , pois estou indo no dia 22.Vc ,. sabe alguma coisa sobre saida de Santiago para Poerto Montt.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! Não há problemas de tráfego aéreo em vôos domésticos no Chile.

vivian
vivianPermalink

Gente, o Facebook do Cerro Catedral acabou de informar que pousou o 1 avição em Bariloche desde o dia 4 de Junho, da Andes.

Cerro Catedral - Catedral Alta Patagonia
ACABA DE ATERRIZAR EN BARILOCHE EL PRIMER VUELO DESDE EL 4 DE JUNIO...!!!! ESTAMOS FELICES..!!! LA AEROLINEAS "ANDES" CON UN CHARTER DEL OPERADOR BRASILEÑO CVC. BIENVENIDOS.!!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, todos!

Certamente o pouso do avião da Andes é uma ótima notícia. Mas é cedo para comemorar. O prudente é acompanhar os próximos lances.

Perguntas cujas respostas não sabemos:

1) Os vôos da Andes/CVC pousarão sempre ou somente "quando as condições atmosféricas permitirem"?

2) O que farão Lan e Aerolíneas?

3) Os pacotes com vôos TAM serão confirmados?

Quando anunciaram a rota alternativa via Esquel também comemoramos... e só depois fomos ver que os assentos são limitados e muita gente não conseguiu reconfirmar sua viagem (ou foi vítima de trapalhadas da Aerolíneas).

Vamos acompanhar a situação.

Wagner Veloso
Wagner VelosoPermalink

Bóia,

A resposta para o item 1) creio que já temos, ou seja, aviões em qualquer parte do mundo somente pousam quando as condições atmosféricas permitem...

Abraço,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wagner! Nesse caso as "condições atmosféricas" são mais específicas. A manchete do AN Bariloche fala em "buenas condiciones meteorológicas", o que pode significar céu claro, pouco vento, e um nível de partículas vulcânicas "x". Se as condições forem específicas demais, e decididas vôo a vôo, a situação continuaria a mesma -- apenas haveria a possibilidade de uns felizardos fazerem a viagem sem o ônibus de Esquel, mas não seria o suficiente para o restabelecimento da freqüência de vôos regulares previstos a Bariloche nem a certeza de uso de aviões que só podem pousar em Bariloche, mas não em Esquel (que parece ser o impedimento para os fretados da TAM).

Enfim, é melhor ser realista do que embarcar num otimismo que pode machucar logo adiante.

Wagner Veloso
Wagner VelosoPermalink

Ah, agora vc esclareceu. A questão central é que os Airbus da TAM não operam em Esquel, que é o aeroporto alternativo.

Só não concordo com uma coisa: otimismo é bom, sim. Sempre! Se não der pra ir, paciência.

Um abraço,

luciene martins
luciene martinsPermalink

Parabéns A Bóia,
excelente posicionamento, vamos aguardar comunicados oficiais das empresas para nos reorganizarmos, nada de arrumar as malas ainda,,,,,,
boa sorte para nós

Silvana
SilvanaPermalink

Olá Bóia
Eu e meu marido temos acompanhado diariamente as notícias aqui postadas. Viajaremos dia 12.08 para Santiago/Temuo/Pucón e, de lá, alugaremos um carro para uns dias em S.Martin de Los Andes. Sei que o espaço aqui está reservado mais a BAires/Bariloche, mas, gostaria de saber se vocês tem alguma notícia a respeito do "Paso Mahuil Malal" (Fronteira do Chile/Argentina antes denominada "Tromen"). Gostaríamos de sabr se está fechado ou se até o momento não há qualquer problema.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Todos!

Saiu a nota completa:
http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=22606

Não acrescenta muita coisa; as "boas condições atmosféricas" teriam encorajado a Andes/CVC a aterrissar em Bariloche.

No site da Lan o esquema de Esquel continua na capa; no da Aerolíneas os vôos a Bariloche continuam cancelados até 31 de agosto.

Continuamos acompanhando, mas o Ricardo Freire só vai dar nova manchete quando tivermos mais certeza do que está acontecendo para não difundir esperanças prematuras.

Reinaldo Coles
Reinaldo ColesPermalink

Ola pessoal, estou preocupado, se alguém podem me ajudar com alguma outra informação, eu e minha esposa estamos indo para Bariloche no dia 22 de julho e ainda não consegui fazer a remarcação na LAN pelo site com a nova ferramenta, pois, dá erro e, nem pelos telefones.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Reinaldo! Não há outra alternativa senão continuar tentando, ou mandar alguém ir pessoalmente a um escritório.

Acompanhe as notícias, hoje um avião da Andes pousou em Bariloche, vamos ver se a situação muda.

evandro
evandroPermalink

Reinaldo, hoje pela manhã consegui remarcar meu voo na LAN que seria dia 26.07 para o dia 27.07 via esquel por causa da nossa conexão.
No site, não consegui e me mandaram pro call center, lá, por duas vezes fiquei esperando mais de 20min em cada ligação... Daí tive a idéia de apertar a opção para compra de bilhete e fui muito bem atendido... Só que ficaram de confirmar via e-mail em até 48h pois segundo o atendente somente a central é que faz esse procedimento... Mas segundo ele tinha lugar no voo e estava tudo certo com minha alteração...

É isso aí Bóia, quebra de paradigmas ! ! ! Um viva pra esse piloto da Andes !

Estamos cada vez mais animados ! Vamos para Bariloche por Esquel ou direto, o certo é que vamos... tb, 4 horas de onibus por uma estradinha linda e cheia de neve não mata ninguém, afinal, quem está indo pra lá quer aventura e neve...

Abraço a todos, e que se abra logo o aeroporto de San Carlos de Bariloche ! ! !

Renata Carvalho
Renata CarvalhoPermalink

A LAN tirou o aviso d Esquel da capa.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Está na capa do site argentino. Nunca esteve na capa do site brasileiro. O link para informações do site brasileiro é o comunicado no alto da página. O mais recente é de 9h da manhã, aguardemos o próximo.

Georgia
GeorgiaPermalink

É isso aí galera, nossa corrente de pensamnetos positivos estão dando certo...Vamos continuar pessando que tudo está melhorando e que a noticia do pouso de hoje é o passaporte para as melhores férias de nossas vidas...

Lisete Webler
Lisete WeblerPermalink

É um absurdo o que a CVC está fazendo com seus clientes.

Estou com pacote para saída dia 22/07/11. Moro a 400 km de POA. E hoje de manhã a empresa simplesmente informou que só vai nos dar resposta quarta-feira.
Solicitei reembolso e eles negaram. Me dariam somente uma carta de crédito (congelada, ou seja não haveria reajuste nenhum, se ano que vem eu quisesse utilizar esta carta teria que pagar a diferença no valor do pacote). E olha que paguei caro, R$ 8.700,00.
Bem, eu sexta-feira, no horário contratado estarei lá no aeroporto, com minha filha de 10 anos para embarcar. Espero que a CVC tenha algum plano "B" para caso não sair esse voÔ.

Registro minha indignação com a falta de respeito e consideração para com seus clientes.

Liset Webler

Luciana Fiaux
Luciana FiauxPermalink

Tenho acompanhado todos os dias todos os comentários e notícias. Apesar de minha viagem ser somente em final de agosto, fico triste por aqueles que já estão enfrentando cancelamento e confusão.
Gostaria de tirar umas dúvidas. Se alguém puder ajudar... são as seguintes:
- alguém tem notícias se a estrada que liga Puerto Varas e Bariloche foi ou está para ser aberta?
- e em San Martin de Los Andes, alguém já ouviu falar de alguma coisa que dê esperanças de reabertura em final de agosto/início de setembro? Vou voltar para o Rio num vôo que sai de san Martin...
Obrigada e boa sorte para nós!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! O Paso Cardenal Samoré ainda não foi reaberto, quando for nós avisaremos.

Ainda é cedo para saber qualquer coisa acerca do final de agosto.

Alessandra Matias
Alessandra MatiasPermalink

Vejo que as pessoas estão tendo problema com a Aerolineas. Tem alguem com problema com a Lan? Será com ela que seguirei para Esquel, pelo menos é o que dizem.
Valeu

tito
titoPermalink

Parece que um luz no final do tunel esta aparecendo vamor torcer pensamento positivo.

Rebecca Souza
Rebecca SouzaPermalink

Gente para tudo... minha agente de viagem acabou de me ligar e falou que o aeroporte de Bariloche abriu!!!! será?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rebecca! O aeroporto está tecnicamente aberto já desde o fim do mês, mas nenhuma cia aérea se animava a usar. Hoje um avião da Andes/CVC decidiu pousar lá. Estamos acompanhando para ver se isso vai valer para todos os vôos da Andes/CVC e para os vôos regulares.

Alessandra Matias
Alessandra MatiasPermalink

Boia, você sabe me dizer se o aeroporto de bariloche abir...o esquema ´de esquel será cancelado? no meu caso, estava com voo direto para bariloche e a minha ida foi desviada para esquel.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandra! Estamos acompanhando. Assim que tivermos notícias firmes, daremos.

Edson
EdsonPermalink

Oi pessoal,
Alguem conhece a Leal Lineas aereas? Eles estao voando pra Chapelco, uma agencia de BsAs disse que a partir de 23 de julho tera voos charter para esse destino.
Boias se souberem de algo me avisem estou embarcando amanha para la.
Abracos a todos

Cris
CrisPermalink

Pessoal ,

estava com vôo comprado no site submarino , indo pela empresa LAN para bariloche no dia 26.07 , com essa confusão toda tomei a atitude de remarcar meu voo na lan indo por esquel , só que para fazer isso tive que trocar meu voo chegando em buenos aires um dia antes ou seja vou chegar em buenos aires dia 25 e ficarei esperando até o dia 26 para ir para esquel, fiz a troca hoje pela manhã e agora com essas novas notícias sobre o aeroporto , eu devo tentar trocar denovo??? pq vai ser muito mais desgastante ir por esquel do que ir direto para bariloche . O que vcs acham?

grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cris! Ainda é cedo para saber o que a Lan vai fazer. A Lan não voa regularmente a Esquel, está fazendo esta rota apenas de maneira alternativa.

fernanda- Esp.Santo
fernanda- Esp.SantoPermalink

Ei cris, o mesmo aconteceu comigo...Depois de ficar mais de 1h no telefone remarcaram minha viagem por Esquel...chegarei no mesmo dia que vc e pior vou perder um dia nessa brincadeira, ja que sairia de bariloche dia 31 as 23:00 e agora com essa confusão terei que sair dia 31 as 6:00 da manha...vc vai sair de onde? estarei saindo de Vitoria-ES...Abraço...

Alessandra Rocha
Alessandra RochaPermalink

oi pessoal, meu nome e Alessandra e preciso de ajuda,tenho acompanhado tudo com voces sobre a Neve,estamos indo pra Buenos Aires e temos reserva em Chapelco mas estou receosa de algumas infos,o aeroporto de Chapelco esta mesmo aberto como me disse a agencia de turismo?voces tem alguma info?a info e de que esta aberto desde sexta passada, mas a Aerolineas que esta sendo um Aerolixo como sempre,nao confirma nada....voces podem ajudar???brigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandra! Parece que está aberto apenas para aviões particulares. Ainda não foi restabelecida nenhuma ligação regular. Estamos acompanhando, quando tivermos novidades firmes daremos.

Alessandra Rocha
Alessandra RochaPermalink

obrigada Boia, a cia aerea e a Leal Lineas Aereas e um voo charter mesmo, mas vc conhece essa Cia Aerea??da pra confiar.,obrigada pela resposta.

silvia
silviaPermalink

As informações fornecidas via telefone pelas Aerolineas são diversas então fui pessoalmente a loja de Guarulhos onde a atendente me garantiu que seríamos (3 adultos e 4 crianças) "entregues" em Bariloche no dia 31/07, SE necessário via Esquel e outro detalhe, se transferíssemos as passagens para Esquel desceríamos em Esquel, independente da situação em Bariloche. Já ao telefone me disseram que ao chegar em Buenos Aires teriam a obrigação de colocar-nos num voo até Esquel, no caso de Bariloche fechado, mas não talvez na data que eu quisesse, o que achei um absurdo.
Infelizmente não estamos muito seguros mas... pensamento positivo!!

tito
titoPermalink

olem esta materia http://www.bariloche2000.com/index.php?option=com_content&view=article&id=61185:sorpresivo-aterrizaje-en-bariloche&catid=17:noticia-del-dia&Itemid=18

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tito! Obrigadíssima!

Wagner Veloso
Wagner VelosoPermalink

Pelo que entendi o avião só pousou em Bariloche porque Esquel estava fechado? É isso mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wagner! A se acreditar no Bariloche2000, sim. Vamos ver se este imprevisto ajuda a abrir o aeroporto de vez.

Totti Paz.
Totti Paz.Permalink

Lisete.

Eu minha esposa e meu filho estamos quase na mesma situação, tinhamos programado pela CVC dia 15/07 - me enrolaram até 14/07. Fui até a agência quase a mesma conversa pois não queriam reembolsar sem multa então falei para a menina que vendeu os pacotes, ok estou aqui me dê as passagens conforme contrato para eu viajar amanhã, enfim remarcaram para dia 22/07, estou no aguardo ( seria fretamento pela TAM direto Bariloche ), mas falei com uma amigo advogado nestes casos nós temos respaldo legal e a cia é obrigada a reembolsar o valor pago integralmente. Vamos aguardar se não embarcar 22/07 direto p/ Bariloche conforme meu contrato, irei cobrar via justiça.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Todos!

A notícia que o Tito achou no site Bariloche 2000 dá conta de que o avião desviou a Bariloche porque Esquel estava fechado para pousos; a opção teria sido ir a Comodoro Rivadavia.

Ou seja -- não estava planejado e não tem a ver com rumores anteriores. E, segundo este site, o pouso também se deu por causa das condições atmosféricas superfavoráveis do momento.

De todo modo, vamos aguardar os desmembramentos deste acontecimento. O pouso pode ter quebrado paradigmas. Continuamos a acompanhar. Agradecemos as notícias e contribuições!

http://www.bariloche2000.com/index.php?option=com_content&view=article&id=61185:sorpresivo-aterrizaje-en-bariloche&catid=17:noticia-del-dia&Itemid=18

FABIO DA MARITE DE VITORIA PERGUNTA

BOA TARDE

TENHO 3 PASSAGEIROS INDO HOJE PARA BUE E DIA 21 PARA BRC COM A AR, SERÁ QUE VÃO CHEGAR LÁ? COMO ESTÃO AS COISAS NESTA CIA POR AI?

SDS

FABIO

Adriana
AdrianaPermalink

Boa tarde pessoal,

Essa do aeroporto de Bariloche me preocupa muito, pois que eu saiba é muito perigoso para as turbinas do aviao as cinzas do vulcao, será que não é forçar a barra esses pousos no aeroporto de Bariloche. Tô com medooo!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! O risco parece ser de desgaste do equipamento.

Patrícia
PatríciaPermalink

A minha agência de viagens cancelou todos os pacotes com fretamento TAM até 06/08/11.

O sonho de ver neve... foi pro saco!

Agora teremos as opções de devolução do dinheiro (30 a 60 dias), troca de pacote ou crédito...

Boa sorte aos que irão!!!!!!

Adriana
AdrianaPermalink

Qual é a sua agência de viagem? E qual a tua cidade? O meu pacote também é com fretamento TAM para o dia 30/07 e está confirmado pela CVC. Eu sou do Rio de Janeiro.

Totti Paz.
Totti Paz.Permalink

Patrícia!!

Qual tua Agência e que cidade?, Pois o meu voo esta programado para 22/07 / Porto Alegre / Bariloche via TAM - Fretamento CVC/TAM - a pouco o pessoal da CVC me ligou informando que esta tudo Ok? Mas estou na dúvida, sei que via Skel é impossível pois a TAM não pousa em Skel, teria que ser direto para Bariloche??

evandro
evandroPermalink

É isso aí Bóia, quebra de paradigmas ! ! ! Um viva pra esse piloto da Andes !

Estamos cada vez mais animados ! Vamos para Bariloche por Esquel ou direto, o certo é que vamos… tb, 4 horas de onibus por uma estradinha linda e cheia de neve não mata ninguém, afinal, quem está indo pra lá quer aventura e neve…

Abraço a todos, e que se abra logo o aeroporto de San Carlos de Bariloche ! ! !

Anamaria
AnamariaPermalink

Estava com viagem marcada para Bariloche pela TAM viagens dia 30/07/2011 e todas as viagens foram desmarcadas e estão sendo remarcadas para outro lugar. A minha será para ushuaia, se tudo der certo no dia 26/07/2011.

Adriana
AdrianaPermalink

A minha agente da CVC acabou de falar comigo que está confirmadíssimo o meu voo para Bariloche com a TAM no dia 30/07. Ela disse que já teve pouso da TAM no aeroporto de Bariloche. Alguém sabe confirmar se realmente a TAM já está pousando em Bariloche.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Infelizmente ainda não pousou nenhum avião TAM em Bariloche nesta temporada. O único avião a pousar em Bariloche desde 4 de junho foi o avião da Andes que pousou hoje, às 12h, de surpresa -- porque Esquel estava fechado.

Vamos aguardar os desdobramentos.

Adriana
AdrianaPermalink

O pessoal da CVC também me disse que o aeroporto de Bariloche ficou todo esse tempo fechado devido a nevascas e não por causa do vulcão. Alguém sabe se isso procede? Disse também que o aeroporto de Esquel ficou fechado hoje devido a nevascas também. Será??

Laura
LauraPermalink

Oi Adriana , Com certeza não, começou a nevar mesmo de forma mais efetiva na quarta feira passada, depois do dia 04/06 essa foi a sua "nevasca" que ocorreu em Bariloche. Esse pessoal da CVC estão mais perdidos que cegos em tiroteio....Tbem tenho pacote da CVC, e tudo que eles sabem foi o que passei para eles. Acho o cumulo uma agencia que vende tanto um destino, como esse, não estar atualizado do que ocorro...é o fim..

Adriana
AdrianaPermalink

Oi Laura,
Obrigada pela resposta. Pelo visto, apesar deles confirmarem a minha viagem dia 30/07 é melhor eu não ficar com muita esparança não, né? Até lá muita coisa pode acontecer. Eles até disseram que ontem também teve pouso pela CVC no aeroporto de Bariloche e que vai ter pouso todos os dias dessa semana que já está tudo confirmado.

val
valPermalink

nossa...quanta irresponsabilidade!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! O aeroporto de Esquel estava fechado por causa de neblina. Nenhuma dessas informações procede.

Luciana
LucianaPermalink

Galera acabei d conversar com minha agente e ela disse q o pouso do avião da andes foi de emergência, q o aeroporto de Bariloche naum tem condições de receber voos por causa das cizas q estão em volta dele, com a turbina do avião esses cinzas iram levantar e será necessário fechar de novo. O aeroporto está p abrir desde o início do mês e até agora naum teve condições p isso. Os voos para as cidades ao redor estão em overbook, 300 pessoas para 100 lugares. Quem puder adiar ou trocar destino é uma boa opção, visto q até o transporte de esquel e boriloche fica um pouco perigoso devido as condições climátimas. #ficaadica#

Adriana
AdrianaPermalink

Oi Luciana,
Você comprou por qual agência de viagem?

Luciana
LucianaPermalink

Comprei pela Urbietorbi q cancelou todos os voos... estava tentando ir particular, mas devido as condições desisti e informações dadas pela própria empresa. A CVC naum me parece preocupada com o destino de seus passageiros, continua vendendo pacotes sem mesmo informar das condições aos seus passageiros.

Wagner Veloso
Wagner VelosoPermalink

Pessoal,

Pra quem vai de CVC/TAM:

Acabei de falar no escritório central da CVC em São Paulo e a informação deles é que, caso o aeroporto de BRC não abra, os passageiros serão transferidos para a Andes que opera em Esquel.

Vamos esperar.

Luiz
LuizPermalink

Pessoal, veja o que eu encontrei agora na net:

Llegó al Aeropuerto de Bariloche el primer avión de la temporada
Un vuelo de la empresa CVC aterrizó aproximadamente a las 12 horas en el Aeropuerto Internacional de Bariloche. Es el primero, luego de la caída de cenizas volcánicas. Las buenas condiciones meteorológicas permitieron el arribo del vuelo charter proveniente de San Pablo. La apertura del Aeropuerto por parte de la ANAC habilitó la llegada del vuelo.

12,02, la hora exacta del aterrizaje del primer vuelo que llegó a Bariloche luego del comienzo de la crisis por la caída de cenizas.

El vuelo charter de la empresa CVC partió desde San Pablo, Brasil, con unos 180 turistas, y aterrizó sin problemas en el Aeropuerto Internacional de Bariloche.

Durante todo el fin de semana, la empresa CVC llevó sus vuelos a Esquel, desde donde los pasajeros fueron trasladados por vía terrestre hasta la ciudad.

Pero las buenas condiciones climáticas, y la decisión de la Administración de Navegación Aerocomercial (ANAC) de habilitar el aeropuerto, permitieron que el vuelo de la empresa Andes Líneas Aéreas aterrizara en Bariloche.

De esa forma, se convirtió en el primer vuelo en llegar luego del cierre de la estación aérea por la cenizas volcánicas caídas debido a la erupción del cordón volcánico Caulle - Puyehue, en Chile. (ANB)

Vamos torcer....

Bruno
BrunoPermalink

Boa noite a todos. Alguem saberia como funciona, quanto custa e quanto tempo leva o onibus de Buenos Aires para Bariloche? Tentei encontrar algo mas não consegui. Minha agente confirma o que alguns estão dizendo por aqui. Tem cinzas em volta e a cidade não deve abrir o aeroporto, ate por temer que as mesmas possam ir para a cidade ou causar problemas piores aos aviões. De fato, tanto Lan quanto Aerolineas estão praticando overbook. Não sei como irá ficar em agosto mas em julho, quem for precisará de sorte. De cada 4 só consegue embarcar 1 para bariloche. As estorias narradas por aqui parecem filme de terror. Tenho ido a Bariloche nos ultimos 2 anos e gostaria de ir novamente, mas começo a acreditar que será preciso um sacrificio grande! Mais ou menos 20 hs de sacrificio!!! Mas já cogito a hipotese de ir de onibus.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruno! Leva de 20 a 25 horas. A http://www.viabariloche.com.ar e a http://www.andesmar.com fazem a rota.

Roseane
RoseanePermalink

Olá Bruno,
Entre no site do pp Boia na inferior da página tem escrito Plataforma 10 (neste aparecerá todas as empresas), site da viação Via Bariloche, Andesmar, lá consegui as passagens de ônibus, que aparentam o máximo conforto, como tudo leito e serviço a bordo. Na faixa de 570 a 700 pesos. Só precisa ter paciência e rapidez, pois o prazo para compra é rápido demais. Já recebi os tickets. Vou tentar está maratona. Muita sorte para todos nós. Se não fosse ficaria muito, mais muito decepcionada.

Bruno
BrunoPermalink

Valeu obrigado pela dica.

mauricio
mauricioPermalink

Olá pessoal!!! Eu e minha família passamos por angustiantes dias desde que o vulcão resolveu acordar, tínhamos viagem para Bariloche no dia 16/07 pela CVC, mas nosso pacote foi cancelado, no entanto, insisti para saber das demais opções para chegar lá, eles inicialmente diziam não haver meios até que surgiu a Andes e nós iremos, se Deus e o vulcão permitirem, no dia 23/07, porém enfrentaremos uma maratona de conexões e muita espera nos aeroportos, antes era Rio-Bariloche pela TAM, mas.... faz parte!!! Se pudermos realmente pousar em Bari já está ótimo, não precisaremos encarar algumas horas de ônibus. Agora!!! Insistam, negociem e não desistam que certamente valerá o esforço. Abraços e boa viagem a todos.

Alessandra Matias
Alessandra MatiasPermalink

Eu infelizzzzmente...desisti. Agora a tarde solicitei o cancelamento da minha viagem (SSa - Buenos - Bariloche - 26/07 a 02/08), tudo muito incerto, conversas de overbook...sei lá, vou no ano que vem se Deus quiser...e os vulcões também. A todos que vão encarar...desejo de coração uma ÓTIMA VIAGEM E QUE DÊ TUDO CERTO.
Estou bem triste e minha filha maior, vira e mexe, dá uma choradinha. Desculpe-me o desabafo e tudo de bom a todos.

val
valPermalink

férias frustradas são sempre tristes...mas Bariloche não vai sair do lugar...e ano que vem tá logo ali...smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Este post está fechado para comentários!

Por favor leia (e use) o post mais atualizado da série:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/aviao-da-cvc-pousa-em-bariloche-so-porque-esquel-estava-fechado/