Bariloche via Esquel: caos na Aerolíneas, Lan e CVC entram na rota

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Bariloche, dia 14/7 - fotos: http://www.anbariloche.com.ar

E vamos às novidades do dia do Plantão Bariloche.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer imensamente à colaboração de todos os leitores que estão relatando seus perrengues e descobrindo novidades. Sem você seria impossível compor esses posts. TODAS as empresas relacionadas a essa operação estão revelando um amadorismo absurdo na gestão da crise. Nenhuma das grandes marcas envolvidas parece atentar para o fato de que esta não é uma viagem corriqueira -- há uma grande carga emocional envolvida (neve, crianças, primeira viagem internacional). Não há vulcão ou forças incontroláveis da natureza que justifiquem cozinhar os clientes até a penúltima hora. Há muito tempo TODOS os envolvidos já tinham que ter aberto um canal 0800 específico -- com atendentes suficientes! -- para atender aos clientes desta rota e oferecer a possibilidade de reembolso total, em dinheiro e sem nenhum tipo de multa.




Mas vamos lá.

NEVE -- anteontem (atualizado: 16/julho, sábado)

Finalmente está nevando com constância em Bariloche. No centro da cidade a neve tem derretido no final da manhã, mas já há neve suficiente nos cerros para esquiar. O Cerro Catedral já abriu as pistas para iniciantes e o Piedras Blancas (esquibunda) já iniciou a temporada.

PROBLEMAS COM AEROLÍNEAS (atualizado: 16 de julho, sábado)

Leitores com passagens compradas a Bariloche com a Aerolíneas relatam dificuldades em confirmar o trecho Buenos Aires-Esquel. Muitos não estão conseguindo. Outros estão sendo enrolados, ganhando mais dias de agonia até uma possível confirmação. Nesta sexta de manhã uma leitora relatou ter chegado a Buenos Aires para só então descobrir que não haveria lugar para Esquel:

Decepção total: uma viagem tão planejada por mim e meus amigos, um total de 17 pessoas, saímos de Vitória-ES com destino a Bariloche, sabíamos que nosso vôo ja tinha sido trocado para Esquel, quando chegamos aqui em Ezeiza nos mandaram para o Aeroparque, aqui chegando disseram que nosso vôo foi cancelado, e que não teria vaga em outro vôo, e se porventura conseguíssemos embarcar, não teria vôo de volta. Gente, o que a Aerolineas está fazendo aqui é desumano, só aqui com a gente tem mais de 19 pessoas.

Não foi o único caso. Infelizmente há outras histórias tristes na caixa de comentários.

LAN ENTRA NA ROTA (atualizado: 16 de julho, sábado)

Começa neste sábado dia 16 a operação Buenos Aires-Bariloche via Esquel também pela Lan. O esquema deve funcionar entre 16 e 31 de julho. É preciso reconfirmar seu vôo. Teoricamente isso pode ser feito pelo site, usando a ferramenta Reprograme seu vôo (clique aqui). Leitores têm relatado sucesso nas remarcações, tanto online quanto pelo 0300 ou pessoalmente. A partir de hoje, sábado, deveremos ter feedback de quem realmente chegou a Bariloche por este esquema.

TEM PASSAGEM PARA BARILOCHE? ENTRE EM CONTATO COM A CIA. AÉREA PARA REMARCAR.

As remarcações não são automáticas. Pelo jeito não há assentos para todos. Arme-se de paciência, tente pelo site, pendure-se ao telefone. Peça ajuda a um agente de viagem. Ou, se estiver numa cidade com loja da cia. aérea, vá pessoalmente. (Mas lembre-se que a falta de estrutura das cias. para administrar esta crise não é culpa do pobre do atendente, seja lá de que canal for.)

Aerolíneas

Site brasileiro

Telefone: 0800-707-3313

Loja em São Paulo: Al. Santos, 2441, 14º/15º andares; tel. 11/2175-4200

Loja no Rio: Av. Rio Branco, 134 cj 701; tel. 21/2103-4201

Loja em Porto Alegre: Av. Salgado Filho, 267; tel. 51/3221-3300

Representantes em Florianópolis, São José dos Campos, Caxias do Sul e Pelotas: veja aqui.

Lan

Site argentino (o único que informa sobre a nova rota via Esquel)

Telefone: 0300-788-0045

Escritório em São Paulo: R. da Consolação, 247/12º; tel. 11/2121-9020

Escritório no Rio: Av. Rio Branco, 134 cj. 701; tel. 21/2103-4200

Boa sorte a todos!

FRETADOS CVC: COM ANDES SIM, TAM AINDA NÃO (atualizado: 16 de julho, sábado)

Parece que a demora da CVC em enviar os vouchers para os passageiros de pacotes com vôos fretados junto à Andes se devia a negociações com a prefeitura de Bariloche para ver quem pagava o transporte terrestre de/para Esquel. Ontem saiu no AN Bariloche que a prefeitura aceitou bancar o transporte. Os grupos já começaram a chegar. Já os pacotes com vôos fretados junto à TAM têm sido cancelados. Leitores ouviram dizer (atenção: isso é mera especulação) que o aeroporto de Esquel não seria adequado aos Airbus da TAM. Caso você tenha pacote prevendo vôo TAM e queira muito ir a Bariloche, procure a agência de viagem e peça para trocar por pacote com vôo Andes.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


372 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Lívia
LíviaPermalink

Oi pessoal,
estou com passagem comprada para dia 25/07 via LAN de Buenos Aires (AEP) para Bariloche (BRC), preciso fazer alguma reconfirmação?
Grata,
Lívia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lívia! Sim, é preciso entrar em contato. Explicamos isso direitinho no texto...

Arnaldo
ArnaldoPermalink

Pessoal que mudou a passgem da LAN via Esquel, eu fiz a mudança hoje de manhã via call center (tem que fazer via call center 0300 788 0045). Não recebi e-mail ainda, mas no site tem uma opção de imprimir o bilhete, ali você insere seu código de reserva e sobrenome e verifica os destinos, se informar que ainda não existe ticket (fica assim durante um tempo), vá na opção de seleção de assento e digite as mesmas informações. Se tiver lá a mudança então é só aguardar o registro do bilhete. Fui muito bem atendido pela LAN e espero que continuem assim, viajo dia 25 com um grupo de 20 pessoas, com 8 crianças.

Leandro
LeandroPermalink

As duas webcams em tempo real não mostravam nenhuma neve acumulada no centro de Bariloche na tarde de hoje, e a imagem de agora (22:17) também mostra o chão molhado e nehuma neve acumulada no Centro Civico, mas isto por si só não é ruim, o centro de Bariloche é um dos lugares onde menos neva e quando neva derrete rápido, com chuva e temperaura perto de 0ºC no centro com certeza nevou nas montanhas, resta saber a quantidade. Bariloche agora: http://www.bariloche.org/paginas/2007/03/50/camaras_en_vivo/

rose
rosePermalink

Ola Leandro,
Verdade, o centro a neve derrete muito rapido, e neva menos, estou em uma casa a 15 minutos do centro proximo ao hotel LLao LLao, num condominio privado e os jardins estão branquinhos de neve as crianças fazem eskibunda de tanta neve.
HJ passamos o dia em Cerro Catedral na base, e nevou o tempo todo, as crianças esquiaram e brincaram de snowboard, voltamos pra casa e continua nevando !
Amanhã promete um otimo dia, voltaremos a Cerro Catedral e subiremos ao punta Princesa de novo, fomos lá na quinta e estava com muita neve, depois de hj estará muito mais!!!!

Leandro
LeandroPermalink

Ou seja, não precisava ter riscado o começo smile

Henrique
HenriquePermalink

Eu estava em BsAs desde a semana passada, com retorno na segunda, dia 11. Ao acordar e ligar a tv vi o repórter com olhos esbugalhados urrando que todos os vôos tinham sido cancelados, no melhor estilo Cidade Alerta . Passado o susto descobri que só a Aerolineas tinha cancelado todos os vôos do Aeroparque, sabe Deus por que motivo. Conversando com os locais , fui informado que a Aerolineas esta fazendo isso com freqüência, basta uma pequena tosse do vulcão e lá vai ela cancelando tudo, empresa estatal né. Bom pra eu saber que jamais na minha vida devo embarcar em um vôo dessa coisa.

Marcio
MarcioPermalink

Só para atualizar. A cidade amanhece com neve mas até meio dia derrete tudo. Mas os Cerros Otto e Catedral e Piedras Blancas estao com muita neve.

Marcio
MarcioPermalink

Mas uma coisa. São de 3h a 3h e 30 min de viagem de onibus. Ninguém vai dirigir um onibus a mais de 120km a noite em uma estrada com neve.

neusa
neusaPermalink

Peguei meus voucher agora anoite vou Cvc via Andes no vou 2.30 da manha de domingo. S.P. via Esquel /bariloche.A Cvc disse que saiu um voo hoje e que chegaram ate bariloche tudo bem.Espero que de tudo certo. A neve ja chegou la

luciene martins
luciene martinsPermalink

neusa, o seu pacote é fretamento ou comprou separado? a minha viagem é pelas aerolineas.

Flávia
FláviaPermalink

A tam está informando que o aeroporto de Bariloche está recebendo alguns vôos. Alguém sabe informar???
Tenho viagem marcada para 23/07.

luciene martins
luciene martinsPermalink

Flávia,
pelo que estou acompanhnao o aeroporto de bariloche está aberto, as empresas aéreas é que nào estào voando para la por causa das nuvens de cinzas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flávia... Essas informações da TAM não fazem sentido. Até agora todos os pacotes envolvendo vôos fretados TAM foram ou cancelados ou convertidos para a Andes.

Flávia
FláviaPermalink

obrigada pelas informações. Vou hoje a uma agência da Tam tentar transferir as passagens da Lan para Esquel, já que comprei via Tam. Dou notícias.

Flávia
FláviaPermalink

Não consegui remarcar minha passagem da Lan, que é para o dia 23/07 numa agência da Tam. Eles sabem menos do que nós! Como o voo não aparece ainda como cancelado, a remarcação fica como voluntária, eles não garantem o transporte de ônibus até Bariloche. Enfim, fiquei sem saber o que fazer, achei melhor esperar o meu vôo aparecer como cancelado para tentar remarcar. Ninguém orienta nada direito, nem a Lan nem a Tam!

Rosi
RosiPermalink

Querida flávia!
Estive hoje na agencia da Tam viagens, e minha passagem foi desmarcada,sendo q era para 23/07,eles vão devolver o dinheiro,mas vai demorar de 30 a 40 dias o reebolso,conclusão:FIQUEI SEM FERIAS!!!!!

fernanda
fernandaPermalink

Esta acontecebd o mesmo comigo...ontem liguei para a agencia de viagem que comprei o pacote ate Bariloche...e o atendente me disse que meu vôo BsAs a Bariloche esta confirmado pela lan e que nada pode ser feito...alguem pode me informar se mesmo que comprei pela agencia posso ligar e remarcar via esquel? estou desesperada..meu vôo é dia 24...

Flávia
FláviaPermalink

Fernanda,
pelo visto estamos na mesma situação. Também estou muito ansiosa com isso, já que vou com as minhas filhas. Comprei passagens da Lan via Tam, e não um pacote da Tam viagens (os pacotes estão realmente cancelados, me confirmaram ontem na loja da Tam). Mas como os vôos da Lan não aparecem ainda como cancelados, eles não podem fazer nada, e se quisermos transferir a passagem para Esquel, fica por nossa conta, não garantem o transporte.
A minha sugestão é que a gente fique acompanhando pelo site da Lan o cancelamento do vôo, e então tente uma transferencia da passagem.

rose
rosePermalink

Cheguei no domingo dia 10/07, hj fui confirmar minha volta dia 17/07 pela aerolineas argentinas diretamente no escritorio aqui de Bariloche, foi super rapido cheguei mostrei meus vaucher, confirmei o horario de chegada no aeroporto de Bariloche para tomar o onibus para Esquel, confirmei meus 2 voos, escolhi nossas poltronas e pronto!

cassiana
cassianaPermalink

Mto bacana ter uma espaço para receber notícias. Infelizmente a minha viagem foi cancelada na quarta, dia 13, meu pacote era para o dia 16, ou seja, 3 dias antes do meu embarque que a empresa resolveu avisar do cancelamento!. Não só as empresas aereas argentinas estão "perdidas, mas a CVC também, eu a considerei péssima no quesito atendimento ao cliente, total descaso, e muito desrespeitosa. Não a indico para ninguém.
Parece que o ideal para quem quiser remarcar é para o final de agosto ou início de setembro.
Abs.

luciene martins
luciene martinsPermalink

ola Cassiana, qual era sua cia aérea? era aeolineas ou tam? tb tenho vaigem com a cvc pelas aeolineas, por favor me passe esta informacao,
obrigada

Marcelo
MarceloPermalink

Estas dicas estao sendo otimaa.

Meu voo sairia para rj x ba e depois esquel no domingo e ate ontem estava tudo confirmado com a operadora de turismo voando aerolineas...porem hoje as 11 horas fomos avisados que nosso pacote foi integralmente cancelado. Iriamos com 2 criancas e pelo visto acho que esta sendo menos mal....e de rir ou de chorar mas mudamos o nosso destino para a bahia....bem parecido ne ?

Valle nevado nao tinha nenhum voo, somente depois do dia 24 e tudo bem mais caro.
Este foi o meu dia aqui no rj de cancelamento da viagem e total mudanca de planos.

Quem conseguiu ir boa viagem !

Jô Elias
Jô EliasPermalink

Pessoal,

eu desisti de ir para San Martín de los Andes e vim pra Ushuaia. Quem conseguir trocar a viagem, recomendo. a cidade é ótima, tem outros passeios pra fazer além de esquiar e em Cerro Castor nevou bastante.

no meu caso, havia comprado um pacote BsAs-San Martín e a agência diz que vai depender do hotel para me reembolsar pois já haviam pago 100% da reserva. Me disseram estar em negociação com o hotel, que por enquanto só aceita nos dar o crédito por um ano. vamos ver. de qualquer forma, não me arrependi de ter vindo pra cá, foi muito legal.

Jô Elias
Jô EliasPermalink

Pessoal,

eu desisti de ir para San Martín de los Andes e vim pra Ushuaia. Quem conseguir trocar a viagem, recomendo. a cidade é ótima, tem outros passeios pra fazer além de esquiar e em Cerro Castor nevou bastante.

Ralf
RalfPermalink

Recebi notícias do vôo da ANDES/CVC que saiu ontem a noite aqui de Porto Alegre. Chegaram, apesar da turbulencia. Muita neve em Esquel e Bariloche. A viagem de ônibus é tranquila e muito bonita.

tito
titoPermalink

tenho passagem marcado para 19/08 alguem saberia me dizer se teria alguma previsao de tudo se normalizar ate la. pois faltam 33 dias ainda ou tenho que procurar a agencia e remarcar. abraços a todos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tito! Não há previsão. Continue acompanhando o noticiário. Tudo tem sido decidido bastante em cima da hora. Até agora só se sabe que até 31 de julho o aeroporto não reabre.

tito
titoPermalink

Olhei no site aerolineas argentinas http://www.aerolineas.com.ar/arg/main.asp?idSitio=BR&idPagina=68&idIdioma=po&cmbPrensa=778 e notei que tem voo cancelado ate 31 de agosto para barriloche isso me deixou muito preocupado, alem do que relatos aqui que ate via Esquel estao cancelando ta dificil a coisa.

tito
titoPermalink

Talvez Boia seria interessante mandar aos jornais da Argentina os relatos aqui postados para que eles publiquem e presionem a Aerolineas a tomar uma providencia quanto aos voos cancelados. Abraços e Boa sorte a todos

ANELISA
ANELISAPermalink

nao consigo nenhum contato com a aerolineas, para mudar meu voo para via esquel. o 0800 nunca atende e tao pouco os de sp ou rj. o que fazer? alguem cosneguiu remarcar? meu voo é so de volta no dia 31/07. a ida é pela Lan no dia 24/7. help!!

Antonio Carlos
Antonio CarlosPermalink

Olá pessoal.
Resumo: voo de minha filha pela CollegeTur confirmado para sabado 06:00. Atrasado: ficou p/09:30hs. Esquel:12:30 depois onibus
Opção: ir de onibus de B Aires p/Bari 22hs de viagem.
Informação: Esquel não iria esperar voo do Rio.
Pressão do grupo: Esquel vai esperar!
Será? Vamos aguardar final da noite.

Flávia
FláviaPermalink

Não está nada fácil confirmar vôos Lan via Esquel. Eles alegam que não há lugar em classe turística e cobram uma fortuna pelo upgrade. E não adianta tentar direto com a companhia se você comprou a passagem em agência ou site!

Sandra
SandraPermalink

Flavia, o mesmo vale para a Aerolineas. Nas três vezes em que estive no escritório da Al. Santos, em SP, nada resolvido porque comprei pelo site. E o pior: não ouvi o telefone tocar nenhuma vez!!! E tenta ligar... só dá ocupado. Acho que desligaram as linhas porque não sabem como resolver o problema!

Rose
RosePermalink

Descordo pois comprei minhas passagens pela minha agencia de viagem, e troquei td diretamente no escritório da Aerolineas Argentinas na alameda Santos tranqüilamente, e aqui em Bariloche também foi muito rápido cheguei no escritório e não demorou 10 minutos para confirmar td ate troquei as poltronas.
Com relação a não ouvir o tel tocar no escritório, quando se tem um CALL CENTER todas as ligações sao recebidas nestas estações de trabalho, as atendentes do escritório, sao para atender o publico pessoalmente.

Sandra
SandraPermalink

Rose, provavelmente você teve um pouco mais de sorte do que eu. Como eu disse, já fui três vezes no escritório e nada. Minha viagem é para o dia 19, daqui três dias e nem arrumei as malas porque não tenho resposta nenhuma da Aerolíneas. E o pior: no site, meu voo para descer em Bariloche continua confirmado! Quanto a Esquel, eles não tem como trocar as passagens porque os voos estão lotados. Pelo que li até agora, você é uma das únicas que conseguiu resolver diretamente no escritório.

rose
rosePermalink

Ola Sandra,

Realmente uma pena, pois não tive em nenhum momento nenhuma intercorrencia, td foi muito rapido tanto no escritorio de SP quanto no de Bariloche, nenhuma surpresa!

Adriana
AdrianaPermalink

Olá pessoal,
Tenho voo marcado para dia 30//07. Compramos pacote CVC voo fretado pela TAM. Se eles me derem a opção de ir via Esquel eu sou obrigada a aceitar? Caso eu não aceite eles podem alegar que sou eu que estou cancelando e não quererem me reembolsar integralmente? Se alguém souber me diga. Pelas notícias o aeroporto só reabre a partir de 31/07 portanto já estou achando que não vou conseguir ir.
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Até agora nenhum fretamento com vôo TAM foi confirmado. Entre em contato com a agência. Caso ofereçam Esquel e você não queira ir, ameace entrar no juizado de pequenas causas se não liberarem você da multa.

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Eles são obrigados a liberar a multa caso não cumpram com o contrato por causa do vulcão. Veja só o que diz o Código Civil:

Art. 248. Se a prestação do fato [ no caso o pacote de viagens] tornar-se impossível sem culpa do devedor [operadora de turismo, cia aérea, etc], resolver-se-á [extinguir-se-á] a obrigação; se por culpa dele, responderá por perdas e danos.

Ou seja, caso não seja possível a agência de viagens, cia aérea, etc, o contrato se anula sem pagamento de qualquer multa por qualquer das partes.

Adriana
AdrianaPermalink

Obrigada a todos pela resposta. Vou procurar a CVC para ver o que vai acontecer.
Boa sorte a todos nós.

Andreia Haubert
Andreia HaubertPermalink

Olá!!
Estou na mesma situação de vcs, comprei pcte com a CVC e eles ficam enrolando e não se posicionam. É um absurdo e um descaso com o cliente. Estou há mais de 1 mês tentando contato, fui pessoalmente na agência para tentar trocar o pcte para outro destino..mas simplesmente me responderam que mesmo trocando o destino não iriam me liberar da multa. Infelizmente precisei entrar no Juizado especial, que no mesmo dia agendaram audiência para o dia 05/08. Agora eh esperar para ver...E o slogan da CVC que eh realizar sonhos...acaba virando uma frustração para quem programou com 4 meses de antecedência uma viagem!!

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Andréia, a idéia deles é exatamente essa: esperam o máximo para ver se o cliente cancela o roteiro, já que neste caso eles podem cobrar multa. Mas caso o cancelamento tenha sido de iniciativa da CVC por causa do vulcão, ou seja, sem culpa dela e nem sua, a obrigação é de devolver todo o valor. A CVC, que não é besta nem nada, pelo contrário, conhece essa regra muito bem, acaba esperando até os 49 do segundo temnpo para ver se salva pelo menos a multa.
É uma pena a maior operadora de turismo estar agindo assim.
É por essa e por outras que sempre viajo sem pacote fechado... Não que seja contra aqueles que preferem escursão, nos dois casos há pontos positivos e negativos, mas prefiro ter dor de cabeça comigo mesmo do que com os outros...

Marília
MaríliaPermalink

Olá...
Também estva na mesma situação, iria para Bariloche pela CVC em 19/08, porém com esse caos todo resolvemos trocar o destino, até pq minha irmã de 10 anos que irá junto tem asma e a pediatra não autorizou devido as cinzas... fomos negociar com a CVC a troca do destino, resolvemos ir para o ECO resort em Arrail d'ajuda... esse pacote sairia mais barato... Aí o que já estava pago do pacote de Bariloche era exatamente o valor do pacote de Arraial só que ainda teria 2 prestaçoes para vencer, para cancelar essas prestaçoes do pacote de Bariloche tivemos que pagar multa de 10% sobre esse valor... Nossas férias estavam progrmanadas já ha algum tempo... e infelizmente Bariloche só ano que vem! Boa sorte á todos...

Laura
LauraPermalink

Oi Adriana, com certeza vc nao tem obrigação de aceitar, se caso nao concorde com a mudança de formato de sua viagem eles te dão a opcao de trocar o destino ou ficar com credito para futuras viagens..Eu tbem tenho pacote CVC era para hoje 16/07, estou lutando para eles me encaixarem para dia 23/07 com a Andes via Esquel...quero muito ir a Bariloche ....Boa sorte a todos...Parabéns a site....Beijos

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

A Bóia, só você mesmo para nos dar um certo conforto e esperança. No meu caso, ainda não estou 100% tranquilo, pois, como já disse em outro post, irei para Bariloche de ônibus a partir de Puerto Varas, no Chile, e você havia informado que o Paso Cardenal Samoré estava fechado. Você tem alguma informação se já foi reaberto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mendonça! Por enquanto você só pode atravessar pelo Cruce de Lagos http://www.cruceandino.com . A melhor fonte de notícias sobre o Paso Cardenal Samoré é a imprensa de Villa La Angostura, cidade que é a maior interessada na sua reabertura. Leia em http://www.laangosturadigital.com.ar . O post mais recente sobre o assunto é este: http://www.laangosturadigital.com.ar/v3.1/home/interna.php?id_not=22618&ori=web

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Não entendo o motivo de estar fechado. Este Paso não é simplesmente uma estrada não?

Roseane
RoseanePermalink

Como faço para comprar passagens de ônibus em Buenos Aires, é muito complicado, toda hora diz que o meu cartão não foi aceito.
Tem algum site no Brasil? Aguardo a sua resposta.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roseanne! Tente nos dois sites, http://www.viabariloche.com.ar e http://www.andesmar.com . Se seus cartões não funcionarem, contate o hotel e pergunte se eles não podem providenciar isso para você.

Rose
RosePermalink

Estamos almoçando agora no restaurante Lá Roca aqui na montanha em Cerro Catedral, esta nevando direto, e tem bastante grupos da CVC.

Andreza Carvalho
Andreza CarvalhoPermalink

Boia me ajuda…
Com esta complicação toda de Bariloche estou pensando em ir para Valle Nevado ou Portillo o que vc acha?
Ai quero ver neve, tentar esquiar, vou no dia 10 setembro sei que falta um tempo mas pelo visto a novela Bariloche não vai parar logo.
Vou ser bem sincera é minha primeira viagem fora do país é complicado pensar em mudar, mas não estou a fim de ficar irritada eu me conheço muito bem…
Estou pesquisando agora sobre estes dois locais tem algumas dicas? Acredito que até setembro tera neve nestes locais.
Parabéns adoro o site de vcs!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andreza! Leve em conta o seguinte:

1) BAriloche é um vilarejo alpino com várias atividades além de esquiar.
2) Valle Nevado e Portillo são estações de esqui. Só se vai para lá para esquiar, o tempo todo. É como se fosse um resort em que, no lugar da praia, há neve.
3) É possível ir a Santiago e subir à montanha eventualmente. Valle Nevado (para esquiar) e Farellones (para brincar) estão a 1h30 de viagem, com trânsfer fácil.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/neve-no-chile-uma-boia-em-portillo/
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/santiago-com-neve-um-dia-entre-valle-nevado-e-farellones/

Andre L.
Andre L.Permalink

Setembro está muito longe para qualquer decisão.

Andreza Carvalho
Andreza CarvalhoPermalink

André,

E verdade falta um tempo, queria muito que até lá estivesse tudo normal...
Mas já comecei a pesquisar outros lugares, pois minha data limite é 20/08, não quero ficar esperando até a ultima hora e correr o risco de ficar sem viajar, quero ter na manga um plano B.
É triste ver o descaso dessas cia aéreas com os passageiros, vejo aqui e em redes sociais situações terríveis que algumas pessoas passaram, mas vamos torcer que tudo volte ao normal ou pelo menos as cias tenham respeito pois estão lidando com sonhos de muitas pessoas...

neusa
neusaPermalink

Meu voo e hoje na madrugada 2.00h Pela Cvc pacote, ta tudo certo . Mesmo parando em Esquel eles levaram a gente p/ Bariloche. Voo da Andes fretado pela CVC . ate agora ta tudo ok

Iracema Azevedo
Iracema AzevedoPermalink

Neusa,

Ao chegar em Esquel já tem onibus para ir para Bariloche ou tem-se que esperar?? Qual o tempo de viagem de Esquel ate Bari??
Vou dia 28 pela Lan.
Muito grata,

Iracema

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Iracema! Em princípio a conexão é imediata. Leva-se pelo menos 3 horas e meia entre as cidades, são 300 km. Se houver neve no caminho pode demorar mais.

Lady
LadyPermalink

Jô Elias
Estou com problemas com a CVC e acho que eles vâo me enrolar até 4 dias antes e vão cancelar meu pacote. Se acontecer isso, quero ir pra Ushuaia. Você comprou pacote em agência? Quanto tempo de antecedência? Tem neve na cidade tambèm?
Obrigada pelas informacões

luciene martins
luciene martinsPermalink

Lady,
minha viagem tb é com a cvc, qual sua cia aérea????
a minha é aerolineas

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lady! Há neve em Ushuaia, sim.

Rodrigo Marques
Rodrigo MarquesPermalink

Olá pessoal! primeiramente gostaria de parabenizar e mto este post pela vasta quantidade de informações a respeito desta bagunçada situação em BRLC. Para muitos assim como eu é a primeira viagem internacioal e para um lugar tão maravilhoso pelo que se houve e vê. Creio que apesar de as vezes as informações parecerem confusas, está ajudando muitos de nós a tomar decisões importantes sobre a viagem, continuem buscando help aqui. Parabéns, mas Parabéns mesmo!
Bóia, pode me orientar por favor? minha viagem está marcada para 13/08 pela CVC - até lá espero que as coisas melhorem um pouco rsrs - Eu consigo utilizar cartão internacional normalmente, tipo sacar dinheiro para trocar em casa de cambio? sabe me dizer se tem Bradesco em BRLC? ou devo levar somente dinheiro vivo mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Cartões de crédito são super aceitos em Bariloche e em toda Argentina.

Se o seu cartão de banco for habilitado para saques internacionais (pergunte a seu gerente), você poderá efetuar saques da sua conta corrente direto em pesos em qualquer caixa automático.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/10/dinheiro-x-cartoes-no-exterior-minha-receita/

Cristina
CristinaPermalink

Olá, Bóia!
Estou encantada com o seu trabalho aqui.
Gostaria de sua opinião: estou com viagem comprada pela Aerolíneas para 23 a 30/07, viajando com duas crianças. Liguei na compahia e eles me informaram que as passagens não foram canceladas. Pelo que vi nos comentários, preciso de "tentar" vaga p/ Esquel. Estou também acompanhando as inúmeras dificuldades do pessoal para tentar chegar. A questão é: só tenho uma semana de férias, e temo ter mais aborrecimentos do que descanso. Penso em tentar Mendoza ou mesmo ficar em BA, já que a essa altura do campeonato, não devo conseguir mais Santiago ou Ushuaia. Pelo pouco tempo que tenho, preciso decidir. O que vc recomendaria com crianças? Obrigada e parabéns!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristina! Infelizmente tudo passa por entrar em contato com a cia. aérea. É possível que os problemas desta semana se devam ao início das operações e à demanda represada. Tenha em mente que não há neve nem em Mendoza (é preciso fazer passeios de 150/200 km ao Aconcágua) nem em Buenos Aires.

Se você decidir por Buenos Aires, conheça o blog Buenos Aires para Niños:
http://buenosairesparaninos.blogspot.com/

Cristina
CristinaPermalink

Obrigada! Se souberem de alguém que foi com crianças nesse périplo, por favor, me dê uma notícia....
E também de dicas para as crianças em BA. O blog que vc me enviou é muito legal, já dá umas dicas boas! Valeu!

Cristina
CristinaPermalink

Obrigada! Se souberem de alguém que foi com crianças nesse périplo, por favor, me dê uma notícia....

erika
erikaPermalink

ola pessoal to aqui em
buenos aires o tempo esta otimo amanha vou para bariloche de bus ...saio as 15 hs e chego la na segunda dia 18 as 11 da manha .... estamos ansiosos...eu meu marido e meu irmao de 11 anos !!!, queremos neve !!
desculpem os erros esse teclado do iPad é fogo

rose
rosePermalink

Ola Erika,

Oq mais vc vai encontrar aqui é neve!!!Fique tranquila, td esta lindo!

Lise
LisePermalink

Olá bóia , meu vôo é dia 16 de agosto, não tenho disponibilidade para ir via Esquel, estamos com uma criança de 7 anos, qual outra estação de ski vc indicaria? Grata

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lise! Pense em Santiago (para ir a Farellones, onde é gostoso brincar na neve em dias de semana) ou em Ushuaia, na Argentina mesmo.

Lady
LadyPermalink

Luciene Martins,
Minha viagem seria pela TAM saindo do RJ no dia 30/07. Parece que eles vão oferecer um pacote voando pela ANDES, más como não tem saída do RJ eu teria que ir por conta própria para outro aeroporto de outro estado, se tiver vaga para a mudança de pacote. Mas a CVC só deve fazer esta comunicação oficial pra min, faltando uns 3 ou 4 dias para a viagem. O pior é que eles falam até o último momento que não mudou nada e que a TAM não cancelou.
Você sai de que estado?

luciene martins
luciene martinsPermalink

eu saio de vitoria,es, o pior é isto, eles só avisarem praticamente na vespera, ou seja, como podemos nos organizar, malas, enfim, se for pra cancelar prefiro que seja agora do que na hora da viagem,,,obrigada e boa sorte

Claudir
ClaudirPermalink

Boa noite, bóia!!!
Com toda essa confusão dos aeroportos, venho deixar claro que não vou desistir de Bariloche, vou enfrentar todos os obstáculos e quero curtir muiiiiitooooo!!! hehehehe
Sei que o vulcão ainda continua ativo e gostaria de saber se a quantidade de cinzas caindo é grande, caraca, não vejo reportagem do vulcão em lugar nenhum.
Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudir! A atividade vulcânica tem diminuído. Não ouvir falar dele é um bom sinal. Se ele voltar a soltar fumaça e cinzas você certamente saberá, não precisará ficar fuçando por aí não.

sergio
sergioPermalink

para noticias sobre o vulcão vejam www.sernageomin.cl

rose
rosePermalink

Ola Claudir,

Estou aqui em Bariloche desde o dia 10/07 e nenguem nem lembra do vulcão, aqui a vida é normal, de quarta pra ca tem nevado muito, hj Cerro Catedral abriu totalmente, na minha opinião vc esta certissimo, vale muito a pena, aqui esta lindo!!

Marcio
MarcioPermalink

Pessoal já cheguei em Buenos Aires. A viagem de onibus levou 4 horas e meia ( muita neve na estrada) e o voo atrasou a saída 2 horas. E o trecho Esquel Buenos Aires levou no total 2h e 15 minutos.

Tinha muita gente no aeroporto de Esquel em lista de espera tentando a sorte. Muitos embarcaram no meu voo e outros ficaram no aguardo do segundo.

Até a próxima e boa sorte para os que ainda não conseguiram resolver todas as pendências.

poliana
polianaPermalink

Olá pessoal, estou acompanhamdo as notícias e ficando apavorada!!! Vou ou não vou???? Meu vôo é pela aerolineas dia 19/07 está confirmado até Buenos Aires depois para Bariloche está: Status NÃO confirmado...E aí? Vou para Buenos Aires e fico aguardando no aeroporto a aerolineas dar uma posição sobre o voo para Bariloche? Ou desisto desta viagem e luto pela devolução do dinheiro? sinceramente...tá difícil...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Poliana. Como já dissemos algumas vezes, a primeira coisa a fazer é contatar a Aerolíneas para confirmar seu assento num vôo via Esquel. Isso não é feito automaticamente.

Os problemas que você está lendo são de leitores que, mesmo com a passagem alterada, estão tendo dificuldades para embarcar em Buenos Aires para Esquel.

Alexandre BH
Alexandre BHPermalink

Vc precisa remarcar o vô ANTES de embarcar , é arriscado chegar em BAs e tentar vaga. Ligue para a Cia aerea ou operadora( mais fácil) se puder ir a loja é melhor!

gabrieli
gabrieliPermalink

Quero dar os parabéns pelo plantão vulcão! Tenho conseguido me manter atualizada sobre tudo. Espero que minha viagem aconteça( partida 22/07)!

rubens ghidini junior
rubens ghidini juniorPermalink

Boa noite! Estou com viagem marcada para 04 de agosto, pela marsans, indo para bariloche e depois bsas. Será que devo remarcar o trecho via Esquel???? O agente falou que não deve haver problema, já que vou fora das férias escolares...

Tatiane
TatianePermalink

Olá pessoal,
Apesar dos atrasos dos voos, conseguimos chegar em El Calafate. Ficamos 3 horas dentro da aeronave na pista de guarulhos esperando autorizaçao para decolar. Mas deu td certo. Chegamos bem, a cidade é uma gracinha. Mas meu voo daqui para Ushuaia foi cancelado. Aliás, tds os voos de calafate para Ushaia foram cancelados até o final de julho.
Agora estamos tentado voltar para Buenos Aires para pegar outro voo para Sao Paulo, mas nao tem passagem. Só tem lugar nos voos a partir do dia 20. Que sufoco. Nao sabemos o que fazer.
De onibus daqui para Buenos Aires sao 40 hs.
Tem muita gente presa aqui.
tá dificil....

A Bóia
A BóiaPermalink

Puxa, Tatiane, que coisa... Vocês já pensaram em voltar pelo Chile? São 9 horas de ônibus até Punta Arenas, de onde vocês podem voar a Santiago...

Tatiane
TatianePermalink

Nao tinhamos pensado nisso, nao.
Vou ver se tem onibus daqui lá e vou sugerir para muitos outros brasileiros que estao aqui já entediados e presos.
A cidade e bonita, mas já nao temos mas o que fazer.
Muitissimo obrigada.

Renato
RenatoPermalink

Pessoal

Tinha vôo marcado pela Aerolineas hoje, 17/07, as 10:45h. Recebi um email em que trocaram meu vôo para a mesma data mas embarque São Paulo/Buenos Aires , 2:25h e Buenos Aires/Esquel, embarque as 07:40h. Acabo de chegar em Buenos Aires e tive a surpresa que meu vôo para Esquel esta lotado e nos colocaram para embarcar as 12:40h. Encontrei vários brasileiros que relataram estar a mais de 24h sem conseguir embarcar para Esquel.
Descobri também que não há nenhum acordo da companhia com os ônibus que levam os turistas de Esquel para Bariloche e quem não sabem sequer informar qual a grade de horários.
Como pretendo embarcar neste vôo, alguém sabe me informar como funciona o sistema de ônibus que esta fazendo o percurso de Esquel ate Bariloche ? Quais são os horários ?

luciene martins
luciene martinsPermalink

Renato,
pelo que vi nos relatos anteriores que estou acompanhando, quando vc chega em Esquel, já há onibus no local, parece que os onibus estao disponiveis nos horarios dos voos, foi um acordo do governo de rio Negro com as cias aereas, espero ter ajudado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renato! Temos alguns relatos de pessoas que tiveram problemas na conexão em Buenos Aires, como você, mas até agora ninguém disse que não conseguiu pegar o ônibus em Esquel. Ao que tudo indica os ônibus são coordenados com os aviões e, conforme a Luciene adiantou, sob responsabilidade da província de Río Negro.

marcelo de souza
marcelo de souzaPermalink

Será que a fronteira com o Chile abre dia 20?
Mandem noticias

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Quando abrir o Ricardo Freire certamente dará a notícia.

Luiz
LuizPermalink

Bom dia, informação para quem vai viajar para Bariloche em agosto, como eu (11/08 a 15/08). Liguei ontem na Decolar.com, onde comprei minhas passagens, e fui informado de que é necessário aguardar o voo ser cancelado pela companhia aérea, no meu caso Aerolineas Argentinas, para só depois solicitar a troca por Esquel, antes disso, tem multa. A atendente pediu para eu ligar no dia 01/08, que provavelmente já terão a informação se foi cancelado ou não, aí sim, poderei solicitar a troca, que "não" é automática.
Boa sorte à todos,

A Bóia
A BóiaPermalink

Obrigada pela informação, Luiz!

luciene martins
luciene martinsPermalink

Oi Luiz,
minha viagem para bari é em agosto, liguei ontem para cvc onde comprei a viagem, e minha agente que é super prestativa disse exatamente isto, para aguardarmos ate início de agosto , onde muito provavelmente as coisas estarào mais sossegadas e tb nào é período de férias, entao o fluxo diminui, e ai veremos a posicao das cias aéreas para decidirmos se cancelamos ou nào

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

Revoltante o posicionamento da CVC perante seus "clientes"!!!!
Ontem (16/07/2011)todos os passageiros do fretamento para bariloche voando ANDES foram tratados com o maior descaso pela companhia aerea bem como pela CVC. Crianças, idosos, todos, embarcaram as 14:30hs em guarulhos. A aeronave apresentou ainda em solo um problema técnico e nao houve decolagem. Desembarcaram todos após muita confusao e os deixaram sem NENHUMA INFORMÇÃO, sem qualquer assistencia até as 21:30h no embarque.Houve muito tumulto,frustraçao e revolta. Uma falta de respeito com o passageiro,um verdadeiro desacso da CVC e a prova de que essa empresa após tantos anos consolidada no mercado, nao tem sequer competencia e interesse para resolver situaçoes de emergencia!!!!

Helena
HelenaPermalink

Bom Dia Ana Paula!

Você sabe me informar se o vôo fretado pela CVC com a Andes para a data 16/07, decolou hoje para Bariloche via Esquel?

Ana Paula
Ana PaulaPermalink

OLá Helena, decolou sim 13:30h. Espero que nao ocorram mais intercorrencias!!

Ivanise
IvanisePermalink

Bom dia! Obrigada a todos pelas informações. Estarei embarcando as 3:10hs da manhã no dia 18/07. Boa viagem a todos!

Danielle Sa
Danielle SaPermalink

Oi pessoal! Estou escrevendo para contar que me encontro em Buenos Aires ha tres dias com minha familia (5 adultos e 4 crianças). Hoje sairiamos para bariloche ao meio dia. Comprei a passagem ha 8 meses, tudo planejado, casa e carro alugados em Bariloche, etc... E ai vimos no site que o voo estava cancelado e nao remarcado. Fui a loja da Aerolineas em Buenos Aires ontem, onde me atenderam bem mas disseram que so poderiamos embarcar no dia 21 para Esquel. Assim nao da... Dos sete dias que passariamos em Bariloche, so ficariamos tres. Resolvemos ficar todos os dias em Buenos Aires e estamos com dificuldade em marcar hotel em cima da hora, fora que os precos das diarias estao absurdos devido a Copa America. Quero saber quem vai pagar meu prejuizo...

Natalia
NataliaPermalink

tenta booking.com ou decolar.com.br

Maiana
MaianaPermalink

Bom dia,
Alguém sabe me dizer se sai onibus de noite de esquel para bariloche?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maiana! Os ônibus são coordenados com os vôos.

Maiana
MaianaPermalink

Oi Bóia.
Muito obrigada!

veruska
veruskaPermalink

Entrei no site que por sinal é muito bom, e vi vários post falando sobre o caos que está viajar de avião, então resolvi contar minha viagem para Buenos Aires, começou com o voo de ida, um dia antes do embarque previsto liguei para confirmar meu voo, e a AEROLINEAS me informou que esse voo havia sido cancelado, argumentei que deveriam ter me ligado para avisar, e aí falaram que isso era responsabilidade da americanas.com (onde comprei as passagens) americanas.com falou que isso não era trabalho dela, então decide ligar para ANAC para fazer uma reclamação e me informaram que não faziam esse tipo de serviço, enfim muito revoltada por terem me colocado em outro voo só para o dia seguinte e em outro aeroporto (bem mais longe do anterior) vi que não tinha mais com quem reclamar, apesar do prejuízo que tive em atrasar minha viagem em 1 dia, só me restava aceitar. Como se não bastasse na volta para o Brasil o avião também da AEROLINEAS mais parecia um teco-teco, ar condicionado desligado para conseguir decolar, cheiro de queimado dentro do avião, mas consegui chegar viva e pensei ufa finalmente em casa, agora tudo que quero é poder relaxar e dormir, mas aí estava por vir mais um problema, cadê as malas??? As malas do voo não chegaram, apenas aprtoximadamente 6 malas desse voo conseguiram chegar ao Brasil (sorte desses poucos passageiros que conseguiram ter suas malas desembarcadas), e ninguém sabia informar porque as malas não chegaram, onde elas estavam..., pessoas totalmente incapacitadas para atender os passageiros, depois de ficar por mais de 4 horas numa fila imensa para registrar como era minha mala... prometeram que as malas estaria no Brasil as 10 da manhã no dia seguinte. Para surpresa as malas não chegaram, e ao ligar para AEROLINEAS, nem sabiam o que estava acontecendo, fiquei o dia todo pendurada no telefone em buscava das minhas malas e sempre obtinha informações desencontradas, falavam que chegaria no próximo voo e aí não chegavam e então garantiam que no próximo viria e também não chegava..., enfim só fui conseguir pegá-las as 0:00 do outro dia, depois de mofar muito no aeroporto, simplesmente jogaram todas as malas dos passageiros no saguão e ninguém deu uma explicação plausível, uma confusão gigantesca para retirar as malas. Pelo que fiquei sabendo parece que o voo veio muito pesado e não deu para colocar as malas no avião, então simplesmente a companhia aérea decidiu deixá-las em Buenos Aires. (conclui que :Era perigoso para as malas embarcarem, mas a vida dos passageiros não tinha muita importância viajar naquele avião com problemas). No meio de todo aquele caos de tentar pegar as malas descobri que meu voo de ida não foi cancelado coisa nenhuma, algumas pessoas que aguardavam as malas tinham embarcado naquele voo e informaram que o voo estava lotado e alguns falaram que a AEROLINEAS tinha ligado contando a mesma história de voo cancelado, mas falaram que iriam embarcar de qualquer maneira e foram para o aeroporto assim mesmo e conseguiram embarcar (conclusão voo cancelado coisa nenhuma, venderam é mais acentos do que existiam e então tiveram que transferir alguns passageiros para outro voo) Como Cidinha Campos falou no programa dela do dia 12/07/11 "NÃO VIAJEM PELA AEROLINEAS". Pra mim AEROLINEAS nunca mais.

Andre L.
Andre L.Permalink

veruska,

FAzendo o papel de "advogado do diabo":

(1) o procedimento de desembarcar bagagens se o avião estiver com sobrepeso é normal e rotineiro, até. Todas as cias. do mundo as vezes precisam fazer isso.

(2) não existe essa história de desligar o ar-condicionado para o avião decolar. Ou ele está ligado desde o embarque, ou não está, mas não há nada relacionado à potência de decolagem.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Acho que o problema, André, está no acúmulo de trapalhadas. A Aerolíneas está confirmando, ao mesmo tempo, todas as piores expectativas que se tinha dela.

(Aliás, acho que nesse imbroglio todo quem está se comportando melhor é o vulcão...)

Wagner Veloso
Wagner VelosoPermalink

Opa!!! Aí não! O avião desliga sim o ar condicionado e iluminação no momento da decolagem...

Pedro
PedroPermalink

Tem alguem que saiu de Porto Alegre, com voo fretado TAM da CVC? ou outra cia?
Sairam no horário?Foi tranquilo, alguma mudança, pessoal da CVC dando orientação?

evandro
evandroPermalink

Querida Neida, espero que já tenha curtido a neve de bariloche neste domingo! Esperamos noticias suas...

Aproveito para informar aos amigos da bóia que não consegui remarcar meu voo pelo site da Lan, mandaram contactar a central de atendimento ao cliente que fuciona de segunda a sábado. Vou tentar amanha e comunico a todos o resultado.

Qto a aerolineas, desde que comecei a programar minha viagem para bariloche fiz questão de não voar aerolineas. Pelos comentários, parece que fiz a coisa certa.

Bom domingo a todos!