Escandinávia, Bálticos e Rússia em blogs brasileiros

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Letônia - do site oficial de turismo

Com a ajuda dos leitores, aí vai uma lista de blogs com conteúdo quente sobre os países escandinavos, bálticos e a Rússia. Bom proveito!

Dinamarca

Suécia

Noruega

Finlândia

Islândia

Estônia

Letônia

Lituânia

Rússia

Leia mais:

184 comentários

daniela
danielaPermalinkResponder

aproveitando o tema, alguém sabe se de estocolmo para helsinque, a travessia por cruzeiro é imperdível? a paisagem é realmente bonita?dizem que passamos por várias ilhas... ou posso pegar um voo para fazer o mesmo trajeto? vou no inicio de outubro....obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! Sua pergunta está no Perguntódromo esperando por alguém que tenha feito a travessia!

Andrea Battoni

Daniela,
Fiz a travessia Estocolmo-Helsinque em ferry noturno que sai de Estolcolmo à tarde 17h e chega em Helsinque na manhã do dia seguinte. Por isso não sei dizer muito sobre a paisagem, mas o entretenimento do navio é bem diversificado com restaurantes, shoppings, cassino e até uma danceteria. Veja mais em:
http://www.tallink.dk/

PS - Imperdível mesmo é um mini-cruzeiro por um dos fiordes da Noruega, não deixe de fazer! wink

Vinícius (mais do que uma viagem)

Daniela,

eu também fiz a travessia noturna e adorei. Não deu para ter muita noção da paisagem, mas o entretenimento é fantástico.

daniela
danielaPermalinkResponder

Vinicius e Andrea, obrigada pelas dicas...ajudaram na minha decisão...ahh, e o cruzeiro pelos fiordes também já está no programa!

Andre L.
Andre L.PermalinkResponder

Daniela, essa viagem está mais para ferry do que para cruzeiro. Paisagem, em si, só mesmo ilhotas e mar revolto, sujeito a neblina frequente.

daniela
danielaPermalinkResponder

André, obrigada... sua dica foi essencial!

jb
jbPermalinkResponder

Opa,

Islandia tb no Descobrimento da América www.jbtravel.wordpress.com

Marcie
MarciePermalinkResponder

Oba, vou pegar carona neste post: vou pra Estocolmo em Novembro. wink

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Eu usei o Vem comigo (Bergen e Flåm no Vem Comigo) que tem uma dica sobre o "Norway in a Nutshell", um passeio que sai de Oslo, passa por várias cidades e pega-se vários meios de transporte - trem, barco, ônibus - até chegar em Bergen. Foi muito bom pq passamos inclusive pelos fiordes. O trajeto de trem é maravilhoso e tranquilo pois o trem é super confortável, tanto que íamos voltar para Oslo de avião e dicidimos voltar de trem! Quanto a Estocolmo, gostaria de ter ficado mais dias por lá, foi só um dia e meio, mas como gosto de conhecer os lugares caminhando, não foi o suficente...ficou um gostinho de quero mais! Adorei a Escadinávia...teria mais dicas, mas ficaria escrevendo por horas! Adoro o Viaje na Viagem...e acompanho sempre! Abraço...

Gis
GisPermalinkResponder

Oi, queri. Tenho algumas dicas sobre Moscou no meu blog. Seguem os links:

http://caixadegis.blogspot.com/2011/04/pilulas-sobre-moscou.html
http://caixadegis.blogspot.com/2011/04/dicas.html

E depois tem alguns comentários sobre bebidas e comportamento em relação ao cigarro, objeto de estudo da minha dissertação de mestrado, então uma área de interesse pessoal. wink Daí é só navegar pelo blog.
Bjos e boa viagem a quem desfrutar das dicas.

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Eu tenho um único post sobre a Dinamarca no meu blog:

http://www.luciamalla.com/blog/2008/08/95-anos-de-uma-pequena-sereia.html

George
GeorgePermalinkResponder

Olá Riq e Augusta eu estive há 1 mês em Helsinque,Tallinn,Riga e Vilnius.Fui de SP para Amsterdã pela KLM e de lá para Helsinque.As dicas que posso dar:Helsinque e Tallinn usam o euro.Assim,sao cidades mais caras do que Riga e Vilnius.Helsinque estava com muitas obras nas ruas.Como foi a " descompressao " da primeira cidade das ferias isso nao me incomodou nao.Fiquei 4 dias lá,sem contar o da chegada e o da saída.
Como era o 1. dia de verão,ainda estava frio e ventava um pouco.A cidade é bem compacta,os pontos turísticos são bem concentrados,dá para fazer quase tudo a pé.
O meu objetivo em Helsinque era descansar,ver gente bonita,comer bem. Nao procurava uma cidade com muitos pontos turísticos...Para isso,é perfeita!
Para quem quiser um pouco mais de turismo pode ir a Catedral Uspensky,a Catedral Luterana,a Harbour Market Place,a Katajanokka,pegar um ferry para Suomenlinna para passar o dia na fortaleza,aproveitar a vida noturna em Fedrikinkatu,no oeste da cidade,ir ao Central Park,ao monumento a Sibelius...
Só não tente entender o que os finlandeses falam,nem estranhe se alguém te convidar para uma sauna !!! É como convidar um paulista para um café...

AUGUSTA
AUGUSTAPermalinkResponder

George

Obrigada pelas informações, com certeza serão muito úteis

Abraços

Camila Navarro

Se esse post viesse daqui uns 40 dias eu teria dicas fresquinhas, pois vou fazer exatamente esse roteiro! wink Já li todos os blogs listados e ia indicar o viaggiomondo, que o Oscar já mencionou.

Marcia Kawabe
Marcia KawabePermalinkResponder

Estocolmo:

Esse é um blog mais pessoal e não exatamente de viagens, mas a moça (que mora lá) dá muitas dicas da cidade e da redondeza. Tem bastante informação legal nele.

http://deby-abelha.blogspot.com/search/label/Turismo%20na%20Su%C3%A9cia

Marcia Kawabe
Marcia KawabePermalinkResponder

Lembrei de mais um:

http://maladerodinhaenecessaire.wordpress.com/category/europa-2/suecia/estocolmo/

Esse faz parte do seus indicados Riq, e tem dicas super bacanas não só de Estocolmo, mas de vários outros lugares. É super bem escrito e vale a pena se perder por lá smile

Agora uma dica "nada haver" mas muito útil também. Eu descobri um aplicativo que guarda todas ás páginas que a gente acha na internet e dá pra acessá-las sem sinal de internet e ainda tem etiquetas pra vc criar e saber onde guarda o que. É pago, mas chega uma hora no planejamento da viagem que a gente nem sabe mais onde colocar tanta informação, e no caso de blogs, ele guarda com imagem e tudo. Está sendo bem útil pra mim. Chama Instapaper.

Celina
CelinaPermalinkResponder

Obrigada Marcia! Minha felicidade no blog é poder ajudar quem como a gente, busca informações, preços e como se locomover nas cidades que conheci.
Tbém Adorei a dica do Instapaper para planejar as viagens.

Marcia Kawabe
Marcia KawabePermalinkResponder

Celina suas páginas já fazem parte do meu Instapaper wink

Breno Beltrão

Riq,

A série de posts sobre Oslo do Viajante Amador está completíssima. Vale demais colocar o link aí.

www.viajanteamador.com/search/label/Oslo

Abraço!

Junior (JRviajando)

Agora em julho fiz um roteiro passando por Copenhague, Helsingore, Estocolmo, Oslo, Andalsnes e Bergen. Tem vários posts lá no blog: www.jrviajando.com

Estocolmo e os fiordes noruegueses me encantaram demais!!
Viagem linda!!
Jr.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Junior! Você configurou alguma coisa de maneira esquisita no seu blog; não dá pra linkar direto no post!

Patricia Nogueira

Só lugar lindo!

Estocolmo: http://whitecanvas2010.wordpress.com/dicas-de-viagem/suecia-estocolmo/

Em breve no blog: Copenhague, Oslo, Bergen, Moscou e São Petesburgo.

Beijos!

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Oba! Vou pegar carona tb! Querendo ir para Estocolmo e Russia em maio de 2012.

Daniel Conceição

Daniela, comecei a travessia Helsinque - Estocolmo no fim da tarde. A paisagem era bonita, mas depois escureceu e não vi mais nada. O que posso dizer que é imperdível na Escandinávia são os fiordes noruegueses.
Sds,
Daniel

daniela
danielaPermalinkResponder

Daniel, me disseram que a travessia era fantástica, imperdível...agora sei que nao é tudo isso, né? obrigada!

Breno K
Breno KPermalinkResponder

Riq,
A Dri Setti tem postado sobre a Lituânia lá no Achados: http://viajeaqui.abril.com.br/blog/achados/category/lituania/

Alice
AlicePermalinkResponder

Depois pretendo fazer um relato mais elaborado mas o que eu diria de rapidinho, assim em poucas linhas é:
Em Copenhague, a grande atração é mesmo o Tivoli. Para mim valeu muito a pena pois estava com crianças e achei o parque de diversões mais charmoso do mundo (lá você não se sente capturado por uma armadilha do captalismo, como me senti na Eurodisney. Aliás, o próprio Disney ficou encantado e usou o Tivoli como inspiração ao criar o seu parque). Eu teria preferido me hopsedar ao norte do Tivoli, mais para o lado do quartier latin. Eu fiquei na área da Vesterbro e não curti muito não (só é super mão na roda para o Tivoli). Fiz bate e volta de trem(20min) até Roskilde e amei. Já a badalada estátua da pequena sereia me pareceu uma grande bobagem sad
Estocolmo é sensacional, merece no mínimo 3 dias. A cidade é linda para flanar, tem muitos parques e museus. É ótima para sentar em cafés, olhar vitrines, bater perna na Gamla e Stureplan. Não perca o Royal Djurgarden (se o tempo estiver bom, passe o dia inteiro, vá aos museus Skansen e Vasa, passeie a pé, alugue uma bike ou um pedalinho).

Maria Helena
Maria HelenaPermalinkResponder

Ah, Alice, concordo plenamento contigo sobre o Tivoli Park. E olha que eu não estava c/ crianças e tenho mais de 50 anos! Algumas pessoas do meu grupo acharam um absurdo pagar pela entrada e pelos "rides", mas eu não achei pois é tudo tão bonito e bem cuidado q valeu cada coroa dinamarquesa gasta ( só fui numa montanha russa p/ crianças, rsrs)!
Augusta, se vc quiser sair fora das excursões, em Copenhague tem aqueles ônibus hop-on/hop-off muito bons, c/ roteiros bem completos e audio-guide em diversos idiomas! E, em Oslo, se o programa incluir uma visita ao parque das esculturas de Vingeland, minha opinião é q vc acompanhe o grupo pois as explicações sobre esta atração turística vão enriquecer a tua vida smile, mesmo q vc não se ligue muito em arte escultórica: http://www.vigeland.museum.no/en/vigeland-park.
Eu fiz um cruzeiro ano passado por esta região e foi tudo "empacotado", menos o passeio ao Tivoli, portanto não posso te dar outras dicas de passeios "free and easy", mas tens um monte delas já, não é? Boa viagem!

AUGUSTA
AUGUSTAPermalinkResponder

Maria Helena,

Obrigada pelas Dicas, adorei saber deste ônibus em Copenhague, já utilizei em várias cidades da Europa.
Depois desta informação do Tivoli Park, com certeza vale uma visita
Abraços

Alice
AlicePermalinkResponder

Augusta: Fiz o hop on hop off também porque na minha primeira manhã estava chovendo, então era uma forma de ser apresentada à cidade protegida. Mas o que mais gostei foi do passeio de barco, aberto, que sai de Nyhavn e dura 50 minutos, que requer tempo bom para ser aproveitado. Aliás, Nyhavn é um ponto imperdível, muito bonito. A cidade é mais interessante vista do mar. Outra coisa de que lembrei: tenho amigas que conseguiram de última horar reservar o "melhor restaurante do mundo" e amaram. Eu não fui, infelizmente. Como antecedência, vale tentar pela reservar pela internet: http://www.noma.dk

Alice
AlicePermalinkResponder

Maria Helena, concordo com você! O pagamento pela entrada separadamente se justifica, porque há muito mais que os rides no parque (tem os Jardins, os restaurantes, um parquinho livre, os inúmeros shows...). Mas há ainda a opção de pagar por uma pulseira que dá direito ilimitado aos rides, e que para mim valeu muito a pena pois lá, ao contrário da Disney, as filas andam mesmo em sábado de verão! Nos fomos à tarde durante a semana, com tempo meio esquisito e estava tranquilíssimo. Depois voltamos no sábado, com sol e já no final do dia. Estava muito cheio, mas tudo funciona e como há os jardins, o movimento não torna o parque claustrofóbico, fica até mais alegre. Já o parque Tivoli Grona Lund, em Estocolmo, achei decepcionante. Muito mais cheio, apertado e totalmente desprovido de charme quando comparado ao Tivoli. Me arrependi de não ter passado mais tempo no Skansen.

Flora
FloraPermalinkResponder

Augusta,
Acabei de chegar de um giro pela Rússia e Finlandia e fiz um bate volta de 1 dia em Tallin, mas ainda não escrevi nada a respeito. Quem sabe até voce ir... Usei as dicas da Cláudia Liechavicius, Fê Costa e da Dri Miller, já citadas pelo Oscar e todas foram aprovadissimas. Dica do Lonely Planet atravessei de barco de Vyborg na Russia até Lapperanta na região dos lagos na Finlandia. Também de barco pelos lagos fui até Kuopio e de lá de trem até Rovaniemi para ver um pouco da Laponia. Amei a região dos lagos e o interior da Finlandia. Voltei de trem noturno com cabine individual para Helsinki, que li nos blogs citados aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/alexandra-forbes-reestreia-boa-vida-na-laponia/
Na Noruega estive há alguns anos e fiz o “Norway in a Nutshell”, citado pela Fernanda, mas parei uma noite no meio do caminho em Flam. Recomendo muito!

Natália M Gastão

Cheguei de Moscou e São Petersburgo na semana passada, embora ainda não tenha escriti nenhum post, os blogs (ainda não citados) que me ajudaram com as dicas e roteiro foram:

http://www.viagempelomundo.com/search/label/Moscou
http://www.lugareseolhares.com/search/label/Russia
http://excursionismo.wordpress.com/category/destinos/europa-oriental/russia/

Espero que ajude!!! =)

Carlos A. Ranzani

No ano passado, em agosto, li bastante em varios dos blogs citdos acima, para viajar p/ a Escandinávia em julho de 2011, mas depois mudei de ideia e fui p/ a Califórnia. Acabei de voltar, mas já estou pensando em julho do ano que vem e a Escandinávia voltou a girar na minha cabeça. Continuo com duvidas quanto a logistica de transporte entre os vários paises e se algumas das capitais é a mais adequada p/ chegada e saida ou mesmo como pivô ou se no fundo tanto faz, vai do interesse de cada um ou das disponibilidade das passagens? Vcs que já foram....o que dizem? Obrigadão.

Alice
AlicePermalinkResponder

Carlos, entre Copenhague e Estocolmo e de Estocolmo para Amsterdã usei a SAS (Scadinavian Airlines). Minhas passagens custaram em torno de 60 euros (compradas com antecedência) e com direito a uma mala de até 23 kg por pessoa. Amei, nem parece low cost! Até deram brinquedos para as crianças. Os aeroportos são organizados, tudo funciona super bem. Acho que entre as capitais e cidades maiores essa é a melhor opção, combinando com trem para bate-voltas e percursos menores. http://www.flysas.com/en/?vst=true

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alice! A SAS não é uma low-cost, é uma cia. convencional.

Alice
AlicePermalinkResponder

Ops, tive a impressão de que eram pelo slogan: "No hidden costs with SAS". De qualquer jeito, o funcionamento é um pouco diferente das outras tradicionais (TAP, KLM e que tais), e o preço bem mais baixo. Você só pode marcar o assento 22 horas antes, pela internet, só tem direito a uma peça de bagagem e o lanchinho é vendido.

Andressa
AndressaPermalinkResponder

Boia,

A SAS me remeteu à antiga propaganda do Denorex: `parece mas não é!`

Compramos a passagem com a TAM e um dos trechos era operado pela SAS (Copenhagen - Londres)... Bem, não tens ideia do suplício! Assentos muito apertados, nem uma água foi servida e, o pior, o número de malas aceito pela companhia era inferior ao admitido pela TAM. Resultado: tivemos de jogar uma mala no lixo e juntar minhas coisas e do meu marido nas outras duas, já que só aceitavam uma bagagem por cabeça...

DUREZA!

Deise de Oliveira

Riq!

O meu blog, o www.viagempelomundo.com tem dicas sobre Moscou. Eu fiquei lá por um mês estudando língua russa!

Rochelle
RochellePermalinkResponder

Na Rússia, só se for de pacote ou souber russo. Eu fui por conta própria e foi sofrível! ninguém fala ingês!

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Estou com planis de ir para a Russia em maio de 2012 mas estou com medo de ir independente. Os comentarios sobre a dificuldade de comunicacao me desanimam muito.;(

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Alô, Georgia, a Natália Gastão, do Ziga da Zuca, acabou de voltar da Rússia. Ela ainda não publicou posts, mas certamente poderá dar dicas para você!
http://zigadazuca.blogspot.com/

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Obrigada!

AUGUSTA
AUGUSTAPermalinkResponder

Agora que já tenho bastante informação sobre o que conhecer na Rússia e Escandinávia, preciso de Dicas sobre a culinária local.
Grata
Augusta

Alice
AlicePermalinkResponder

Augusta, para Estocolmo dê uma olhada no guia essencial que pode ser baixado do site da loja Nkstore, em inglês: (http://www.nk.se/en/nk-stockholm/). Tem várias dicas de restaurantes. Há também guias introdutórios às diversas cidades no site da Scandinavian Airlines.

eva (nati)
eva (nati)PermalinkResponder

Estou começando a planejar uma caçada à aurora boreal em jan/fev 2012 e adoraria palpites. Penso na Laponia finlandesa com os iglus de vidro ou em Tromso na Noruega. Em Tromso a temperatura é mais “amena” em função das correntes marítimas e posso estender até Svalbard. Alguém já fez algo parecido?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eva! Agüente um pouquinho pra gente poder abrir um post especial pra isso!

eva (nati)
eva (nati)PermalinkResponder

Oba!!! Obrigada!

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Estou ansioso por esse post também!

Augusta
AugustaPermalinkResponder

Oi Ricardo,

Adorei as dicas "Onde comer em Lisboa" no final da viagem vamos passar 3 dias em Lisboa, vou tentar ir aos locais aqui sugeridos
Será que consigo dicas tipo "onde comer na Escandinávia, Bálticos e Rússia?"
Aguardo retorno

Augusta

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Augusta!

O post das dicas de Lisboa foi aproveitado de um simpático comentário deixado por um leitor.

Leia os blogs listados no corpo do texto -- há links para todos -- e você poderá pescar boas dicas de alimentação.

Maria Cecília de Medeiros Silveira

Na Noruega eu e meu irmão fizemos o passeio do Norway in a nutshell (http://www.norwaynutshell.com/). Tem várias opções de passeios e o mais legal é que você pode parar em cada cidade por onde o trajeto escolhido passa e dormir quantas noites quiser. E sai bem em conta tb, nós adoramos!!!

Maria Cecília de Medeiros Silveira

Ah, e uma cidade que é imperdível na Noruega (apesar de ter apenas 500 habitantes) é Flåm, que fica na "entrada" do Aurlandsfjord...inacreditavelmente linda. Legal tb o passeio de trem de Myrdal a Flåm, pela Flåm Railway, que pode ser comprado separado ou pode estar incluido no Norway in a nutshell. Imperdível.

Natália M. Gastão - Ziga da Zuca

Posts fresquinhos com dicas práticas e relatos de Moscou no Ziga da Zuca: http://zigadazuca.blogspot.com/search/label/Moscou

Breno Beltrão (ViajanteAmador.com)

Oi Riq!

Acabei de fechar uma minisérie de três post sobre a Rússia: um de informações gerais, outro de São Petersburgo e outro de Moscou.

Segue o link:
http://www.viajanteamador.com/search/label/R%C3%BAssia

Abração!

AUGUSTA
AUGUSTAPermalinkResponder

Olá Ricardo

Já estamos na Escandinávia, as dicas enviadas por voce e por todos estao nos ajudando muito.
Estamos hoje em Bergem, vai uma dica importante : A estrada que liga Oslo a Bergem tem paisagens lindas porém, é muito perigosa , nao aconselho ninguém fazer este percurso dirigindo, só quem realmente conhece muito a estrada.
Outra dica: Em Copenhague nao deixem de ir ao Restaurante SOLSIDEM, é maravilhoso e fica muito bem localizado, em frente ao mar.
No final da nossa viagem volto com mais dicas.

Augusta

Eliseu
EliseuPermalinkResponder

Augusta,
Vou com a família (esposa e dois filhos - 7 e 9 anos) para a Escandinavia em julho.
Meu vôo vai p/ Amsterdam e eu pretendo visitar, basicamente, Copenhaguen, Estocolmo, Oslo e região de Bergen.
Pela minha experiência em viagens anteriores (nunca para lá...), acho muito prático usar um carro e ter a liberdade que ele traz. V. fez o trajeto citado de carro? É muito perigoso mesmo? E quanto a outros trechos, v. usou carro?
Agradeço qualquer ajuda!
Muito obrigado

Ana
AnaPermalinkResponder

Se tiver interesse em Tallin, aqui pode encontrar mais informações esta cidade http://viagemhoje.com/tallinn-capital-europeia-da-cultura-2011.html

Fernanda Lizardo

Sou apaixonada por Estocolmo, acho uma das cidades mais lindas e agradáveis do mundo. Uma recomendação que faço, aos apaixonados por música, é dar um pulinho na Sankt Eriksplan (poucas estações depois da estação de metrô Gamla Stan) para visitar as lojas de CDs e LPs usados por ali. Encontra-se raridades do mundo todo a um preço bem convidativo. Gastronomicamente, recomendo a famosa batata recheada (fácil de encontrar em qualquer restaurante), algum prato de massa (eles sabem temperar uma macarronada como ninguém) e o kanelbulle, um bolinho de canela típico do local, fácil de achar (tem no Pressbyrån, uma lojinha de conveniência que é uma espécie de 7Eleven da Suécia e que tem praticamente em toda esquina). Um passeio no parque Tantolunden, em Zinkensdamm, fecha bem qualquer fim de tarde (é só descer na estação de metrô de mesmo nome).

maria luiza guião bastos

Preciso saber sobre a........ Croácia! será muito difícil, hein? Solicito ajuda, obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Luiza! Comece a pesquisa por aqui:

https://www.viajenaviagem.com/category/croacia

Valeria
ValeriaPermalinkResponder

No meu blog tem muitos post sobre Noruega, Suécia e Dinamarca. Dêem uma olhada lá: www.foradomapa.com.br.

Raquel
RaquelPermalinkResponder

Oi, Riq!

Queria pedir sua ajuda e a dos outros viajantes com dicas de onde ficar em Estocolmo e em Oslo. Sei que são duas cidades caras, mas... smile

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Raquel! Clique nos links para ver os relatos e dicas de tripulantes que estiveram lá wink

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Pessoal, quantos dias recomendam em cada cidade: Helsinki, Estocolmo, Oslo (com fiordes), Tallin?
Obrigada !

bruna
brunaPermalinkResponder

Olá!!
Já estive em todas essas cidades, e na minha opinião..
Em Helsinki 2 dias;
Estocolomo 2 a 3 dias;
Oslo 2 a 3 dias e com os fiordes uns 4 a 5 dias (nao fui nos fiordes, mas imagino que pelo menos 2 dias seja interessante)
Tallin um bate e volta de Helsinki fica legal.

Mônica
MônicaPermalinkResponder

Realmente é muito bom poder trocar experiências.
Ainda aguardo informações sobre a Aurora boreal.
Obrigada,
Mõnica

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Mônica!
Leia sobre aurora boreal no post sobre aurora boreal:
https://www.viajenaviagem.com/2011/08/aurora-boreal-onde-e-melhor/

Marcelo (Álbum de Viagens)

Olá, você pode encontrar um relato sobre a minha viagem à Islândia em maio passado no blog Álbum de viagens:

http://albumdeviagens.blogspot.com.br/search/label/Islandia

bruna
brunaPermalinkResponder

Tenho alguns posts sobre:

Islândia
http://contandoashoras.com/category/islandia/

Tallin
http://contandoashoras.com/category/estonia/

Finlândia (com Lapônia)
http://contandoashoras.com/category/finlandia/

Dinamarca onde visitamos Copenhagen, Hillerod e Roskilde
http://contandoashoras.com/category/dinamarca/

e em breve vou escrever sobre Noruega e Suécia.

RICARDO MACEDO

Alguma informação sobre o passe para tranporte coletivo em estocolmo, para quatro dias, valores...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Não temos conteúdo organizado sobre a Suécia. Dê uma olhada nos blogs indicados sobre a Suécia neste post, é por isso que ele existe grin

Ana
AnaPermalinkResponder

Alo Ajuda!!!
To indo pra Escandinavia em agosto, entrando por Estocolmo, Oslo, subindo até Trondhein descendo pela regiao dos fiordes, sul da Noruega, ferry pra Dinamarca e vindo até Copenhagen pra embarque de volta. A proposta é fazer isso de carro, somos em duas pra revezar a direção. Alguem já fez algo parecido? Como são as estradas na região dos fiordes? Já andei olhando o tempo de deslocamento alto para trechos curtos, o q deve ser devido às estradas. Quem ajuda ou sugere algo diferente?? Thanks a lot pessoal!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Dê uma olhadinha nos blogs que selecionamos! Obrigada!

Catarina
CatarinaPermalinkResponder

bom dia a todos!moro em São Petersburgo toda minha vida e no verão trabalho como guia turistica. Agora estou disposta para ajudar a gente que quiser viajar a minha cidade com conselhos, recomendações e serviços de guia.Para procurar mais informaçao -veja o meu web-site http://www.cadi.spb.ru
bjs

Catarina
CatarinaPermalinkResponder

Ola pessoal! Agora é a melhor epoca para visitar os Paises Balticos e sobre tudo - São Petersburgo! Até primeira metade de Julho tem As maravilhosas Noites Brancas - unico fenomeno meteorologico e o melhor tempo para passeos e aventuras romanticas. Para mais informações vejam-se aqui www.cadi.spb.ru ou escrevem catalina2507@yandex.ru. Com muito prazer vou ajudar a gente com respostas, conselhos e excur;\os em São Petersburgo!
abraços
Catarina

Renata
RenataPermalinkResponder

Oi!

Eu e meu marido vamos passar 20 dias na Escandinávia em agosto.

Metade da viagem já está decidida (Oslo Fiordes Bergen e Estocolmo). Temos 4 dias entre Estocolmo e Copenhagem - de onde sai nosso voo para o Brasil - e não conseguimos decidir se vamos para Tallinn e Helsinki ou para São Petersburgo.

O que vcs acham? Não queremos ir aos 3 pra não ficar muito corrido...

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! É sempre complicado escolher. Você está certa ao enxugar. Vamos pôr a pergunta no Perguntódromo para ver o que o pessoal diz.

Nelma
NelmaPermalinkResponder

Va para Tallinn e Helsinki, deixe Saint petersburg para uma viagem à Russia. Apesar que pensando bem, Saint Petersburg é muito mais impressionante! Considere o tempo gasto em locomoçao entre um lugar e outro, e veja qual opçao dá mais tempo no local. Pode ser um critério na duvida....

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalinkResponder

Renata,
Ainda não conheço a Escandinávia. Estou indo nas próximas férias, farei apenas Noruega, Suécia e Dinamarca (Finlândia ficará para a próxima).
Concordo com a Nelma quanto a deixar Saint para depois, talvez com alguns outros países do báltico ou do Leste Europeu.
Já li bastante sobre Saint e realmente é um tremendo destino, e que talvez possa ser agregado à Polônia (ótimo) e Kiev na Ucrânia.
Agora se você realmente quiser ir, já li num blog a possibilidade de fazer o trecho de Helsinki para Saint de trem de alta velocidade, e achei uma boa ideia. Dê um Google que você acha fácil esta dica.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar