Escandinávia, Bálticos e Rússia em blogs brasileiros

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Letônia - do site oficial de turismo

Com a ajuda dos leitores, aí vai uma lista de blogs com conteúdo quente sobre os países escandinavos, bálticos e a Rússia. Bom proveito!

Dinamarca

Suécia

Noruega

Finlândia

Islândia

Estônia

Letônia

Lituânia

Rússia

Leia mais:

184 comentários

Helo
HeloPermalinkResponder

Oi.Renata, em 2007 fiz uma viagem a escandinavia e paises balticos e adorei! Ja fui a San Pertesburg ha mais tempo, tambem adorei. Se eu fosse vc, inicialmente faria uma cotacao de passagens de Tallin e San Petersburgo ate Conpenhagem e tambem estudaria com o seu marido os seus planos de viagem futuros, quem sabe vcs tambem tem vontade, por exemplo, de conhecer Moscow o que colocaria tallin como sua primeira opcao. Fui de Estocomo ate Helsinki de ferry e gostei da experiencia. Na minha opinao, Helsinki e uma cidade de passagem, nao um destino. De helsinki, fui para tallin de ferry. Talin e uma cidade linda, murada, com ares medievais. Quando estava planejando esta viagem, fui me apaixonando pela noruega e incluindo lugares. No comeco, iria fazer o seu roteiro, mas depois inclui gerainger, trondheim e bodo para visitar as ilhas lofoten e ver o sol da meia noite. Riga e Vinius tambem sao interessantes, mas nao tanto como tallin. Se nao me engano, de vilnus fomos para bruxellas, com escala em conpenhagem. Na minha, opinao, oque vcs escolherem vai ser muito legal, poi as duas opcoes sao muito boas ( so te aconselho a dar uma olhadinha novamente na noruega, que apesar de cara, tem fiordes lindos para se visita)

Renata
RenataPermalinkResponder

Oi pessoal!
Por alguma razão não estava conseguindo postar do pc de casa, espero que dessa vez dê certo!
Obrigada pelas dicas!
Nós temos a intenção de conhecer Moscow, mas como são 800km de St. Pb. optamos por lá mesmo. Sei lá o dia de amanhã, melhor garantir nosso preferido, rs...
Algumas coisas que pesaram:
- já vamos ter passado 2 noites em geiranger (base para os fiordes e geleira) e 1 em balestrand, entao acho que os fiordes estão bem colocados no roteiro...;
- Helsinki não nos chamou muito a atenção e Tallinn é bem pequena pra justificar cortar St.Pb.;
- as cidades da escandinavia parecem bem compactas e acho que St. Pb. vai mudar a cara e o ritmo da viagem;
- conseguimos vôos baratos da Scandinavian Airlines de 1 hora pra ir de Estocolmo e voltar para Copenhagen;
- temos receio de viajar com companhias russas (parece que toda semana cai um aviao) e são elas que operam os vôos para os balticos, tirando umas opções caríssimas e demoradas da norwegian e da finnair. O ferry seria uma opção, mas são 15 hs de travessia e como estou gravida ainda corro o risco de enjoar.
Qualquer comentário é muito bem vindo!
Obrigada!

Emira
EmiraPermalinkResponder

Vocês recomendam alguma agência de viagem com guia em português que faça escandinavia e russia?

bruna
brunaPermalinkResponder

renata,

eu tbm deixaria st petersburgo pra uma proxima. em 4 dias da pra conhecer tallin e helsinki tranquilamente.

eu ja estive nas duas cidades, e tbm em Estocolmo e Oslo.
http://contandoashoras.com/

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Renata
Estive nas 3 cidades em 2010 e com certeza escolheria São Petersburgo. Passei 24 horas super agradáveis em Tallinn e posso te dizer que não foi corrido. Peguei um barco vindo De Helsinki que saía as 7 e chegava as 9h. Estava mais para navio do que para barco pois tinha 7 andares, cabines, etc. O centro histórico de Tallinn é pequeno e dá pra ser feito todo a pé e passeando com calma. Se der pra incluir um dia assim, dependendo de onde você vier e quantos dias vai ter (são seis?), acho que vale a paradinha. Se gostar de tirar fotos, a cidadezinha é bem fotogênica.

Wilson
WilsonPermalinkResponder

Oi, renata,

Também estou indo em agosto para a Escandinávia (10 dias entre Bergen e Estolcomo) e fiquei com a mesma dúvida. Mas depois de pesquisar bastante, resolvi deixar SP para uma viagem a Russia, casando Moscou. Helsinki já tinha tirado dos meus planos pois é uma cidade cara e acho que não me acrescentaria neste momento. Entao concentrei os esforços em pesquisar sobre os países Bálticos e está sendo uma agradável surpresa. As cidades sao lindas e bem mais baratas em relação às demais (no fim da viagem a grana sempre é curta). Enfim, não ajudei muito, mas talvez seja uma outra opção pra você pensar... Abs e boa viagem,

Renata
RenataPermalinkResponder

Obrigada a todos pela ajuda!
Já nos decidimos por St. Petersburg, mas na verdade até daria para destinarmos um dia a Tallin, mas aí vem a seguinte dúvida: vocês confiariam na cia aérea "Estonian Air"? Medo de ser tipo Aeroflot...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Ainda não recebemos comentários sobre a Estonian Air. Se você digitar "Estonian Air reviews" no Google vai encontrar depoimentos em diversos fóruns smile

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Oi, Renata!
Voei na Estonia. Air de SPB para Tallin e de Tallin para Estocolmo. No primeiro vôo avião pequeno tipo aqueles da delta. No segundo vôo, avião maior. Foi muito tranquilo.

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Corrigindo: Estonian air!

Eneida
EneidaPermalinkResponder

Renata
Eu voei Air Baltic. Meio desorganizada mas deu pro gasto. Era bem baratinha. Você chegou a checar essa?

Renata
RenataPermalinkResponder

Pelos horários dos vôos já desistimos de ir a Tallinn, mas obrigada pelas informações!
Abraços!

Carol Guelber
Carol GuelberPermalinkResponder

Olá a todos do VnV que me ajudaram muito na organização desta viagem pra Noruega. Viajei no mês de Abril e comecei hoje a série de posts da Noruega no meu blog, onde falo a viagem de aviao de Estocolmo a Bergen (com escala em Oslo), o passeio Norway in a Nutshell e a experiencia de dormir em Flam e sobre a cidade de Bergen, com dicas de hostels e aquele restaurante pra comer um belo bacalhau noruegues. Acompanhe os posts no www.viciosdeviagem.blogspot.com. Caso tenham alguma pergunta, como eu tive milhares, escreve lá no blog, por favor!

O primeiro é este aqui, que acabou de sair do forno: http://viciosdeviagem.blogspot.com.br/2012/06/chegando-na-noruega-de-estocolmo-bergen.html

Tem também todos os posts sobre Estocolmo!! Acessem

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Estou escrevendo uma série de posts sobre a escandinávia. Já tem Suécia e Finlândia (essa um país nórdico).

http://www.escaladaplanetaria.blogspot.com.br/

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Post sobre a Noruega, para quem se interessar por este país:

http://escaladaplanetaria.blogspot.com.br/2012/07/noruega-idilico-e-fascinante-caminho.html

Leila Azevedo
Leila AzevedoPermalinkResponder

Vou passar 2 dias em Copenhagen. Vale a pena ir até Roskilde? Queria ver o Museu Viking, mas pelo site estou achando que é mais para quem tem criança.

Ana Audun
Ana AudunPermalinkResponder

Oi Leila depende de quanto tempo você vai ficar por aqui, o museu é legal, mas tem coisa meljor para vc ver em CPH, se vc for a estocolmo eu daria prioridade para o museu Viking de lá que é maior. Qualquer dúvuda passa me manda uma pergunta do meu blog que vou ter prazer em te ajudar, eu moro aqui em Copenhagen.
P.S. näo é p quem tem crianca näo, tem mais adulto por lá.

Mariana
MarianaPermalinkResponder

Ana,
Vc recomenda algum lugar perto de Copenhagen que valha a pena conhecer? Vou numa viagem a trabalho e tenho um final de semana "sobrando"; por isso queria conhecer mais algum lugar.
Obrigada!

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Oi Leila,

Eu estive em Roskilde quando fui a Copenhague e achei bem legal! A cidade é super bonitinha!
Eu escrevi sobre a cidade no meu blog, dá uma olhada..
http://contandoashoras.com/category/dinamarca/roskilde/

Leila Azevedo
Leila AzevedoPermalinkResponder

Bruna,

Obrigada! Seu blog está ótimo, vou pesquisar mais lá.
Vou fazer Copenhagen, Estocolmo, Berlin e Praga em setembro. Vou passar por Hannover por causa do show do Coldplay. Eu ia ficar 3 dias em Copenhagen mas acabei diminuindo por causa do show.

Diogo Avila
Diogo AvilaPermalinkResponder

Leila, bom dia.
Voltei de lá este fds. Infelizmente não tive tempo de ir para Roskilde, mas pelos comentários que tive de outros turistas que encontrei por lá, vale a pena sim.
Recomendo que você faça o tour gratuito do Sanderman em Copenhagen. Vale muito a pena não só para ter uma visão geral da cidade, mas também para ouvir algumas estórias interessantes. Não deixe de ver as lojas de design no centro da cidade, nem a troca da guarda que ocorre ao meio-dia no palácio real.
Boa Viagem.

Leila Azevedo
Leila AzevedoPermalinkResponder

Diogo,
Obrigada!

Clara
ClaraPermalinkResponder

Eu estive no museu Viking de Oslo e amei. O de lá é para todas as idades.

Lu Tesch - perrengueiros

Oi pessoal! Acabei de chegar da Rússia (Moscou e SP), Helsinque, Lapônia, Tallin e Estocolmo. Fiquei 24 dias no total. SP tem muita, mas muita coisa interessante realmente para ver (nós ficamos 6 dias). Começamos a relatar agora a viagem. O primeiro post é sobre Moscou. Segue o link para quem tiver interesse: http://perrengueiros.blogspot.com.br/2012/06/moscou-rua-arbat-jardim-do-kremlin.html

Tallin é uma graça. Dá para ver muita coisa em um dia, mas nós ficamos uma noite para poder aproveitar melhor, por sugestão da Camila, do Viaggiando e foi muito bom!

Boa viagem!!!

Melissa
MelissaPermalinkResponder

Olá,
fui duas vezes a Noruega nos ultimos 3 anos e o site que me ajudou bastante foi o www.visitnorway.com, acho que valia a pena listá-lo acima.

Na primeira viagem fiz o tradicional: Oslo, Bergen e os fjordes mais famosos de carro e via norway in a nutshell. Da segunda vez fui as ilhas Lofoten, que ficam ao norte, o lugar é sensacional. Tenho fotos no flickr dessas duas viagens:
http://www.flickr.com/photos/meltoledo/sets/72157619065123379/

Se alguem precisar de alguma dica de lá posso ajudar. smile

Catia Godinho
Catia GodinhoPermalinkResponder

Estou pensando em viajar para Moscou e São Petersburgo ,no meio de novembro.Será que é muita loucura?Será que a baixa temperatura vai atrapalhar muito meu passeio?
Por favor me dê uma dica.
Obrigada,
Cátia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Catia! Sim, a baixa temperatura pode atrapalhar seus passeios.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/03/sp-sao-petersburgo-uma-viagem-que-levou-50-anos-por-marcie/

Carole
CarolePermalinkResponder

Não sei se ainda posso postar dicas.
Estive em Estocolmo agora em junho/julho e adorei. Uma dica ótima é alugar uma bicicleta nas várias estações de aluguel pela cidade. Quase tudo se faz de bicicleta!
O bairro indie é legal para quem gosta do estilo. Lá almocei em um restaurante maravilhoso, tailandês, Koh Phangan.
Indico também uma tarde no bar Stampen, vocês ouvirão jazz ao vivo da melhor qualidade.
Outra dica de restaurante é o B.A.R, restaurante onde você vai escolher o que vai comer, literalmente - há uma peixaria anexa onde você escolhe o exato pedaço de peixe que vai degustar. O bacalhau fresco é sensacional!
Para um almoço rápido a dica é um restaurante/bar na beira da água, não sei o nome (impronunciável), mas é inconfundível: tem o teto (que é tipo um toldo), todo laranja.
Também vale um almoço no mercado da cidade. Indico o salmão defumado, acho que almoçamos no Tysta Mari, dentro do mercado.
Se eu lembrar de mais alguma coisa eu posto!
Beijos

Carol Owen
Carol OwenPermalinkResponder

Tou planejando ir pra Kiev, Moscow, SP, Tallin e Helsinki entre 1 a 23 de Abril. Sera que eh uma ma ideia ir durante essa epoca do ano?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! Estará bastante frio. A época mais indicada para Rússia e Bálticos é o verão.

Carol Owen
Carol OwenPermalinkResponder

Eh, Boia. Acho que tava esperando uma resposta meio louca tipo: Eu fui e tava frio, mas consegui ver tudo e nem foi tao frio assim no final. rsrsrs smile Acho que vou mudar o roteiro pra Italia, Eslovenia e Croacia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carol! A minha função é dar pareceres técnicos, conservadores. Claro que há muita gente que viaja nessa época e agüenta, ou gosta, do frio. Mas tecnicamente a viagem é muito mais aproveitável no verão, e a gente precisa pensar em todos os que lerão esse diálogo futuramente.

Carol Owen
Carol OwenPermalinkResponder

Tb sou meio republicana, Boia. Se for soh meu marido e eu, acho que vamos manter o itinerario Russia, jah que moramos em DC e nessa epoca eh meio similar ao inverno daqui. Se meus pais, que moram em Natal, quiserem ir ai vamos pra o Plano B, por que seria um choque de temperatura pra eles. Obrigada pela atencao!

Ana Audun
Ana AudunPermalinkResponder

Em Abril já é primavera, maio é o primeiro mês de veräo, entäo a probabilidade de neve ou temperaturas bem baixas já passou, o frio está suportável e vc pode até pegar uns dias frios com sol.

Catarina
CatarinaPermalinkResponder

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo para todos!
Agora em São Petersburgo onde moro eu a temperatura é de 25 graus negativos, a cidade está toda branquinha e coberta com neve. Uma experiencia inesquecivel para viajar e sentir o que significa um verdadeiro inverno russo. Se você ainda não se atreve visitar São Petersburgo no inverno, agora é tempo para planejar com calma a sua viagem para época mais quente- de maio até setembro. Eu com muito prazer ajudaria a você com conselhos, recomendações e serviços de guia! Catarina(guia turistica em português em São Petersburgo) catalina2507@yandex.ru ; www.cadi.spb.ru

Rapha
RaphaPermalinkResponder

Tive o prazer de passar quatro dias espetaculares em S. Petersburgo, juntamente com meus pais, tendo a Catarina como guia. Excelente profissional, profundo conhecimento, ótimo astral e português perfeito. Recomendo muito.

Raissa
RaissaPermalinkResponder

Catarina foi uma pérola em nossa viagem a São Petersburgo em Julho de 2012 ! Espetacular tour a pé por toda a cidade ( incansável ) . Catarina possui um vasto conteúdo cultural, entende muito da historie arte! Nos contou peculiaridades sobre a Igreja do Sangue Derramado , e nos informou de forma breve , mas não menos interessante , as histórias dos Czares e Imperadores da Rússia! No dia seguinte fomos ao Palácio de Verão de Catarina e a Peterhof com outra guia local que trabalha com Catarina , infelizmente não me recordo do nome, mas ela foi igualmente maravilhosa! Parabéns Catarina

Vera Ramos
Vera RamosPermalinkResponder

Catarina, vi vários elogios a sua pessoa. Pretendo ir a S.Petersburgo em 2015 e já preparo minha viagem pesquisando. Gostaria de manter contato com você. Pretendo ir de ST.Petersburgo para Helsink e de lá para Estocolmo. Ainda não sei como fazer este roteiro. Gostaria da sua ajuda

Lourdes
LourdesPermalinkResponder

Li o comentário da Catarina(guia turística em portugues em São Petersburgo)e tbm o comentário sobre o receio de cias aéreas russas e realmente é de causar receio, há questão de dias houve um acidente com um avião russo mas enfim, eu e meu marido estamos programando a grande rota escandinávia, bálticos, com início em Copenhague e término em Berlin e de Berlin para São Petesburgo, para fazermos a rota Rússia Medieval e Anel de Ouro finalizando em Moscou, gostaria de obter informações/opiniões sobre a Rússia Medieval e Anel de Ouro.

obrigada

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Já leu o blog da Luisa, Arquivo de Viagens? Ela tem algumas dicas sobre o Anel de Ouro: http://www.arquivodeviagens.com/category/russia/

Ana Audun
Ana AudunPermalinkResponder

Oi Lourdes eu fui de Copenhagen para St. Petersburgo, com uma parada de um dia em Riga, esse ano de air baltic, foi ótimo,

Estou apenas iniciando o meu blog, mas a St. Petersburgo vai um dos próximos posts, eu moro em Copenhagen e já fui várias vezes a Berlin, qualquer coisa é so perguntar.

Julio
JulioPermalinkResponder

Oi Ana, estou pensando em voar Air Baltic de Estocolmo para Helsinque e de Tallin para Copenhagen. O que vc achou da companhia?

Ana Audun
Ana AudunPermalinkResponder

Oi Julio, eu gostei é tranquila, pontual, atendimento ok, achei o avião meio pequeno. kkk, mas é pq eu tenho medo. lol. Mas para ir de Estocolmo a Helsinque eu iria na balsa, ela sai no final da tarde e vc chega de manhã em Helsinque, tem uma super festa, mas vc tbm pode dormir, pq tem cabine.

AILTON SIQUEIRA

Prezados
Gostaria de saber se vcs conhecem algum guia que fale português
ou espanhol para acompanhar de 4 a 6 pessoas que estarão no
período de 07 a 10 de setembro de 2013
Agradeço desde já
Ailton

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ailton! Os consulados costumam ter uma lista de guias; entre em contato.

Ana Audun
Ana AudunPermalinkResponder

P onde vc vai Ailton?

alba
albaPermalinkResponder

Olá!
Dicas para guia que fale português em Berlim: entrem no site do Conexão Berlim e façam contato com Dulcinéia. Fantástico!!!
abs

Sonia
SoniaPermalinkResponder

Olá pessoal

Estarei em Berlim entre os dias 23 a 26/04 e gostaria de experimentar ficar em hostel, mas tenho muitas dúvidas...
Como funciona o compartilhamento de quarto? Os quartos são separados por sexo? E o uso do sanitário? Existe armário com chave? Estou fazendo a volta ao mundo aos 59 anos,e como estou viajando sozinha,queria entender como funciona. Fiz algumas viagens internacionais mas sempre em hoteis. Tenho a impressão que deve ser mais informal e portanto mais divertido. Mas e a segurança?
Tenho espirito jovem e estou muito feliz realizando esse grande sonho. Adoraria receber dicas!
Amo fuçar os blogs de viagem
Obrigada
Sonia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Sonia! Que legal grin Todo albergue tem quartos mistos. Alguns têm também quartos só para homens ou só para mulheres. A maioria oferece grandes armários dentro dos quartos, individuais, que você tranca com o cadeado que levar. Os banheiros são como os banheiros de clube, com várias cabines de sanitários, e cabines de chuveiro também. Quartos só de mulheres ou só de homens costumam ter um sanitário e chuveiro exclusivos... tipo uma suíte com várias camas wink

Em sites como o Hostelworld você encontra os albergues classificados por limpeza, segurança, localização, etc: http://www.hostelworld.com

O albergue mais famoso de Berlim é o Circus.

Ana Audun
Ana AudunPermalinkResponder

Oi Sonia, eu já fui a Berlim várias vezes, ano passado com umas amigas ficamos num hotel/alberge bem limpo e legal, eles tem quartos com banheiro o nome é Plus Berlin, em breve eu farei um post com dicas da cidade. smile

Pedro
PedroPermalinkResponder

Olá a todos!

Para quem pensa em ir para a Islândia, gostaria de deixar o link do site Islândia Brasil (http://www.islandiabrasil.com.br), que é um guia turístico completo de viagem e agência especializada em Islândia no Brasil, caso a administração do site queira fazer um update nos links do post.

O conteúdo do Islândia Brasil é o único do tipo em língua portuguesa na internet.

Parabéns pelo Viaje na Viagem!

helena
helenaPermalinkResponder

Oi pessoal da vnv, gostaria de orçar meu passeio para a Escandinávia e Russia , eu e meu marido temos até 15 dias para usufruir . Preciso fazer um planejamento de cidades , meios de transporte, hospedagem que possam se tornar econômicos e ao mesmo tempo seguros , sem dizer do prazer da experiência e da viagem . Quem já fez algo parecido poderia repassar sua experiencia ( roteiro ) com dicas de valores?

Olga
OlgaPermalinkResponder

Ola! Sou russa, moro em Moscou e trabalho como guia turistico. Falo portugues e ingles. Se alguem precisar de servico de guia e acompanhamento nos lugares turisticos, ajudo a vcs com muito prazer!
Aten?iosamente,
Olga
Meu email olinha@list.ru

Conceição
ConceiçãoPermalinkResponder

estou viajando a escandinávia e rússia final de agosto até meado de setembro gostaria de informações sobre a temperatura nesta época e de quando achariam eu gastar por dia de alimentação. obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Conceição! Veja como pesquisar temperatura e chuvas em qualquer lugar no mundo:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/como-pesquisar-temperatura-e-chuvas-no-exterior/

Leia sobre gastos com alimentação:
https://www.viajenaviagem.com/2011/03/quanto-vou-gastar-em-alimentacao/

Ana Audun
Ana AudunPermalinkResponder

Oi Conceicão, essa época é o final do veräo início do Outono, a estacão mais bonita na minha opinião ainda não tem neve, mas já vai estar frio especialmente a noite(minhas migas que vieram nesta época acharam super frio. Um trench coat ou uma jaqueta de couro já resolve.

rose
rosePermalinkResponder

gente!! quem pode me informar comprando passagens aereas com meu cartão visa itau personalite ele cobre na europa o seguro viagem ou preciso fazer outro?? muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rose! O seguro-assistência precisa ter cobertura de 30.000 euros. Veja se é esse o caso do seu cartão.

Leia mais sobre o assunto aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/
https://www.viajenaviagem.com/2013/01/viagem-a-europa-como-fazer-o-convenio-do-inss/ (no fim do post)

Emmanuelle Lopes

Ola, pessoal! Sou brasileira e moro em Oslo cerca de 4 anos.
Sou guia autorizada da cidade, entao se tiveram alguma duvida estou as ordens! Oslo e uma cidade muito diversificada, aqui voces irao encontrar cultura, natureza e diversao.
Oslo e a cidade do premio Nobel da Paz, e onde voces poderao conhecer os barcos mais bem preservados da era viking.
Se quiserem me contratar como guia local, tambem estou as ordenssmile

Meu e-mail e: emmanuellelopes@live.no

Ingrid Luiggi
Ingrid LuiggiPermalinkResponder

Fiz um post sobre Estocolmo no meu blog que talvez ajude alguns de vocês.

Adorei a cidade e voltaria várias vezes!

http://luigginomundo.blogspot.com.br/2013/04/sugestao-de-destino-estocolmo-ou.html

Ice Bar - Absolut
http://luigginomundo.blogspot.com.br/2013/04/experiencias-de-viagens-icebar.html

Gabriela Galvão

Olá amigos, segue meu post sobre Estocolmo! bjs!
http://destinosincriveis.com/2012/10/31/dicas-estocolmo-suecia/

Gabriela Galvão

Tenho também um post sobre Ahus, cidade onde fica a fábrica de Absolut Vodka: http://destinosincriveis.com/category/europa/suecia/ahus/

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Comecei hoje os meus posts sobre a Escandinávia, com Copenhagen: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/11/13-dicas-para-curtir-verao-Dinamarca-Copenhagen.html, mas tem muita coisa por vir ainda do interior da Dinamarca, interior da Suécia e Bergen, Noruega. Por incrível que pareça, não conheci ainda nem Estocolmo nem Oslo, mas já estive na região em 4 viagens (no verão e no inverno) entre 1999 e 2008.

Amanda Roth
Amanda RothPermalinkResponder

Estive na Rússia e na Finlândia em outubro de 2012, em uma viagem bastante voltada à arquitetura e arte.
Comecei a atualizar hoje os posts sobre Helsinque, mas têm diversos sobre Moscou e São Petersburgo.
Qualquer dúvida é só deixar lá no espaço "fale comigo".
http://arquitetandorotas.wordpress.com/tag/russia/

Catarina
CatarinaPermalinkResponder

As mais necessárias palavras russas
Não é obrigatorio falar russo fluente mas saber pronunciar e compreender algumas palavras e expressões em russo pode facilitar muito a sua estadia em Rússia.
1. Saber os numerais em russo (de 1 a 10)

Especialmente se você quiser tomar um táxi , especialmente se táxi não é oficial . Muitas vezes , os motoristas de táxi estão tentando tomar mais de um estrangeiro , aproveitando que ele não conheça os preços locais. Por isso tem que aprender os números e negociar o valor com antecedência, antes de subir no táxi.
2. “Blin”
A palavra “blin ” significa “panqueca”, mas os russos pronunciam esta palavra muitas vezes durante um dia. Não porque estão com fome, “blin” é uma interjeição usada em situações muito diferentes.Pode expresar surpresa, raiva, decepação...

3.”Gde” significa onde

Palavra muito útil, por exemplo, quando você precisa encontrar algo . Com esta palavra não será necessário usar qualquer verbo, só tem que dizer depois de “gde”o nome do lugar , da comida ou da estação de metro. As pessoas entendem imediatamente o que você quer dele , e ajudam.

4.”Da, da, da” significa “Sim , sim, sim”

Os russos nunca dizem apenas “da”(sim) mas repitam esta palavra três ou quatro vezes . Em que a primeira palavra soa mais do que os outros.

5.”zhenschina” (mulher) e “devushka” (menina)

”Zhenschina "Mulher " - um dos nomes mais comuns que pode ouvir aqui - nas ruas de Moscou e São Petersburgo. Por isso é melhor aprender esta palavra. Bem, a " devushka " também, este tratamento é mais egante e cortês para uma senhora, não importa de que idade.
6.”Zazhigalka” significa “isqueiro”

Muito útil para aqueles estrangeiros que fumam .

7. “Zdes” signica “aqui” e “tam” significa “lá”

Pode ser útil para se comunicar com os motoristas de táxi (especialmente ilegais) que as vezes não sabem a onde ir.

8. “konechna ” significa “é claro”
Os russos usam esta palavra muito freqüentemente. Parece legal . Especialmente quando você não tem idéia do que está falando a gente. Você pode simplesmente dizer “konechno ” - e vai parecer que você sabe falar fluente em russo. Além disso, esta é uma outra maneira de concordar com alguém.
9. “Piva” significa “cerveja”
Saber os nomes das bebidas locais é importante, parece mais importante do que quaisquer outras saudações e palavras básicas . Com palavra “vodka” tudo é fácil. Mas se você pronuncia “cerveja” em russo vai ter a simpatia do garçom no restaurante e ele não vai enganar a você.

Catarina(guia turistica em português em São Petersburgo) catalina2507@yandex.ru ; http://www.cadi.spb.ru

Eliane
ElianePermalinkResponder

Viajantes e Bóia,

Poderiam me informar se é recomendável ir de trem ou ônibus de Copenhagen a Oslo ? (Viagem será na segunda quinzena de maio 2014)
E, caso positivo, qual o site que realiza a venda dessas passagens ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Oá, Eliane! O melhor é voar.

Veja como incluir os trechos intra-europeus em sua passagem internacional aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum/

Se optar por cia. low-cost, leia antes:
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/cias-low-cost-na-europa-modo-de-usar/

De trem são 8 horas de viagem, compre em http://www.dsb.dk/ .

De ônibus são 11 horas de viagem, compre em http://www.swebus.se/SwebusExpress_com/

De ferry são 16 horas, compre em http://www.dfdsseaways.com/

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Eu voto no ferry, fiz desta forma e adorei!

Hélder G Freitas

Olá boia e amigos do viajem na viagem!
Estive recentemente em Copenhagen e posso dizer simplesmente que a cidade é cult, descolada e rica de atrações. Não é mais bonita que Stockholn, mas supera no sentido geral.
Voltarei com certeza nas duas.
Abaixo, o link do discreto, despretencioso artigo sobre København e sua atmosfera.
http://conversadeviagem.blogspot.com.br/2014/02/copenhagen-paris-da-escandinavia.html
Abraço

Ana
AnaPermalinkResponder

Estou pensando em ir de 19 a 28/10 para Estocolmo e descendo até Copenhagen com meu marido. O que poderíamos fazer e como faríamos este trajeto? Hoteis, carro ou trem?, passeios e o que tomar cuidado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Não temos conteúdo sobre a Escandinávia. Recomendamos vivamente que você visite os blogs recomendados acima.

De todo modo, vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Flavia
FlaviaPermalinkResponder

Ana, moro na Dinamarca e infelizmente não escrevo muito sobre a Escandinávia, preciso me redimir. Olha, eu não recomendo nem trem, nem carro para esse trajeto, que é muito longo (cerca de 650km). Recomendo o avião, sem dúvida. Como o trajeto é todinho dentro da Suécia, não tenho muitas dicas pra te dar. Se quiser qualquer coisa sobre a Dinamarca, posso te ajudar smile

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

O caminho é meio longo, segundo o Google Maps dá mais de 6 horas! Não conheço Estocolmo, mas um pouco do interior da Suécia e Copenhagen sim! Leia os meus posts da região: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/12/interior-da-suecia-jonkoping-o-que-fazer-no-inverno.html, http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/11/13-dicas-para-curtir-verao-Dinamarca-Copenhagen.html e http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/11/bate-voltas-a-partir-de-copenhagen.html. Tem outros posts da Dinamarca tb no meu blog, mas aí ficam mais longe de Copenhagen.

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Oi, Ana

A Suécia e a Dinamarca tem uma boa malha ferroviária, dependendo do que vc incluir no caminho, facilmente vc pode ir de transporte publico, seja trem ou onibus por quase tudo. Eu já estive em Estocolmo e Malmo (na Suécia)e Copenhague, Roskilde e Hillerod(na Dinamarca). Se vc quiser ver os meus posts e o que fiz por lá, eles estão aqui:

http://contandoashoras.com/categoria/suecia/
e
http://contandoashoras.com/categoria/dinamarca/

Inácio
InácioPermalinkResponder

Oi, Ana.
Sugiro que faças um pernoite em Gotemburgo (5 horas de carro desde Estocolmo). A cidade é bonita, boa para passeios a pé. Considera que outubro já é bem frio por lá...
No dia seguinte, segue para Copenhagen (3 horas de carro), passando por Malmo e pelo estreito de Oresund (por uma ponte que fica metade sobre a superfície e outra metade dentro de um túnel sob o mar - incrível!).

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Se vocês puderem eu sugiro passar pela Noruega. Dá para voar até Oslo, fazer o Norway in a Nutshell da forma que vocês acharem melhor e ir de barco de Oslo até Copenhagen, passando uma noite nesta viagem.

Julio
JulioPermalinkResponder

Uma alternativa, não a mais curta, é ir para Gotenburgo e passar por Skagen, a cidade mais setentrional da Dinamarca, no limite entre o Mar do Norte e o Báltico. Fizemos o caminho inverso (Copenhagen-Estocolmo) no ano passado e adoramos Skagen e Gotenburgo. São 6h de trem de Copenhagen para Skagen. De Skagen para Gotenbugo, são 3h30 (30 min de trem até Frederikshaven, de onde sai o Ferry - 3h - para Gotenburgo). De Gotenburgo para Estocolmo fizemos de trem rápido(3h10). Um bom site para verificar alternativas de roteiros usando todos os meios de transporte é o www.rome2rio.com.

Alda
AldaPermalinkResponder

Oi.
Ficarei um dia em helsinque, 23/06. Poderiam me dar uma dica de um guia que fale português? O que vocês sugerem de passeio para um dia.

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alda! Não temos conteúdo sober a Escandinávia, por isso linkamos os blogs que têm. Clique e dê uma olhadinha no material deles sobre Helsinque.

Se você não encontrar nenhum guia brasileiro neste post abaixo, sugiro que procure o consulado brasileiro em Helsinque; os consulados costumam ter este tipo de informação:

https://www.viajenaviagem.com/2013/06/guias-brasileiros-no-exterior/

Bia
BiaPermalinkResponder

Oi, pessoal! Estarei na Rússia em setembro e gostaria de assistir a um espetáculo no Bolshoi.
Alguém já usou o site balletandopera para comprar ingressos para os teatros de Moscou ou S. Pet?
Se usou, deu tudo certo? Se não usou, saberiam qual a melhor maneira de adquirir estes ingressos?
Dicas e sugestões são bem-vindas! Superobrigada!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bia! Leitores ainda não deixaram comentários sobre este site, mas na página do Bolshoi existe um link para compra de entradas: http://www.bolshoi.ru/en/

Veja como pesquisar a reputação de serviços na internet: https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

Beatriz
BeatrizPermalinkResponder

Valeu, Bóia!!! Obrigada pela ajuda!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar