Escandinávia, Bálticos e Rússia em blogs brasileiros

Letônia - do site oficial de turismo

Com a ajuda dos leitores, aí vai uma lista de blogs com conteúdo quente sobre os países escandinavos, bálticos e a Rússia. Bom proveito!

Dinamarca

Suécia

Noruega

Finlândia

Islândia

Estônia

Letônia

Lituânia

Rússia

Leia mais:

188 comentários

Oi Ricardo,

Adorei as dicas “Onde comer em Lisboa” no final da viagem vamos passar 3 dias em Lisboa, vou tentar ir aos locais aqui sugeridos
Será que consigo dicas tipo “onde comer na Escandinávia, Bálticos e Rússia?”
Aguardo retorno

Augusta

    Olá, Augusta!

    O post das dicas de Lisboa foi aproveitado de um simpático comentário deixado por um leitor.

    Leia os blogs listados no corpo do texto — há links para todos — e você poderá pescar boas dicas de alimentação.

Estou começando a planejar uma caçada à aurora boreal em jan/fev 2012 e adoraria palpites. Penso na Laponia finlandesa com os iglus de vidro ou em Tromso na Noruega. Em Tromso a temperatura é mais “amena” em função das correntes marítimas e posso estender até Svalbard. Alguém já fez algo parecido?

Agora que já tenho bastante informação sobre o que conhecer na Rússia e Escandinávia, preciso de Dicas sobre a culinária local.
Grata
Augusta

    Augusta, para Estocolmo dê uma olhada no guia essencial que pode ser baixado do site da loja Nkstore, em inglês: (https://www.nk.se/en/nk-stockholm/). Tem várias dicas de restaurantes. Há também guias introdutórios às diversas cidades no site da Scandinavian Airlines.

Na Rússia, só se for de pacote ou souber russo. Eu fui por conta própria e foi sofrível! ninguém fala ingês!

No ano passado, em agosto, li bastante em varios dos blogs citdos acima, para viajar p/ a Escandinávia em julho de 2011, mas depois mudei de ideia e fui p/ a Califórnia. Acabei de voltar, mas já estou pensando em julho do ano que vem e a Escandinávia voltou a girar na minha cabeça. Continuo com duvidas quanto a logistica de transporte entre os vários paises e se algumas das capitais é a mais adequada p/ chegada e saida ou mesmo como pivô ou se no fundo tanto faz, vai do interesse de cada um ou das disponibilidade das passagens? Vcs que já foram….o que dizem? Obrigadão.

    Carlos, entre Copenhague e Estocolmo e de Estocolmo para Amsterdã usei a SAS (Scadinavian Airlines). Minhas passagens custaram em torno de 60 euros (compradas com antecedência) e com direito a uma mala de até 23 kg por pessoa. Amei, nem parece low cost! Até deram brinquedos para as crianças. Os aeroportos são organizados, tudo funciona super bem. Acho que entre as capitais e cidades maiores essa é a melhor opção, combinando com trem para bate-voltas e percursos menores. https://www.flysas.com/en/?vst=true

    Olá, Alice! A SAS não é uma low-cost, é uma cia. convencional.

    Ops, tive a impressão de que eram pelo slogan: “No hidden costs with SAS”. De qualquer jeito, o funcionamento é um pouco diferente das outras tradicionais (TAP, KLM e que tais), e o preço bem mais baixo. Você só pode marcar o assento 22 horas antes, pela internet, só tem direito a uma peça de bagagem e o lanchinho é vendido.

    Boia,

    A SAS me remeteu à antiga propaganda do Denorex: `parece mas não é!`

    Compramos a passagem com a TAM e um dos trechos era operado pela SAS (Copenhagen – Londres)… Bem, não tens ideia do suplício! Assentos muito apertados, nem uma água foi servida e, o pior, o número de malas aceito pela companhia era inferior ao admitido pela TAM. Resultado: tivemos de jogar uma mala no lixo e juntar minhas coisas e do meu marido nas outras duas, já que só aceitavam uma bagagem por cabeça…

    DUREZA!

Augusta,
Acabei de chegar de um giro pela Rússia e Finlandia e fiz um bate volta de 1 dia em Tallin, mas ainda não escrevi nada a respeito. Quem sabe até voce ir… Usei as dicas da Cláudia Liechavicius, Fê Costa e da Dri Miller, já citadas pelo Oscar e todas foram aprovadissimas. Dica do Lonely Planet atravessei de barco de Vyborg na Russia até Lapperanta na região dos lagos na Finlandia. Também de barco pelos lagos fui até Kuopio e de lá de trem até Rovaniemi para ver um pouco da Laponia. Amei a região dos lagos e o interior da Finlandia. Voltei de trem noturno com cabine individual para Helsinki, que li nos blogs citados aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/alexandra-forbes-reestreia-boa-vida-na-laponia/
Na Noruega estive há alguns anos e fiz o “Norway in a Nutshell”, citado pela Fernanda, mas parei uma noite no meio do caminho em Flam. Recomendo muito!

Depois pretendo fazer um relato mais elaborado mas o que eu diria de rapidinho, assim em poucas linhas é:
Em Copenhague, a grande atração é mesmo o Tivoli. Para mim valeu muito a pena pois estava com crianças e achei o parque de diversões mais charmoso do mundo (lá você não se sente capturado por uma armadilha do captalismo, como me senti na Eurodisney. Aliás, o próprio Disney ficou encantado e usou o Tivoli como inspiração ao criar o seu parque). Eu teria preferido me hopsedar ao norte do Tivoli, mais para o lado do quartier latin. Eu fiquei na área da Vesterbro e não curti muito não (só é super mão na roda para o Tivoli). Fiz bate e volta de trem(20min) até Roskilde e amei. Já a badalada estátua da pequena sereia me pareceu uma grande bobagem 🙁
Estocolmo é sensacional, merece no mínimo 3 dias. A cidade é linda para flanar, tem muitos parques e museus. É ótima para sentar em cafés, olhar vitrines, bater perna na Gamla e Stureplan. Não perca o Royal Djurgarden (se o tempo estiver bom, passe o dia inteiro, vá aos museus Skansen e Vasa, passeie a pé, alugue uma bike ou um pedalinho).

    Ah, Alice, concordo plenamento contigo sobre o Tivoli Park. E olha que eu não estava c/ crianças e tenho mais de 50 anos! Algumas pessoas do meu grupo acharam um absurdo pagar pela entrada e pelos “rides”, mas eu não achei pois é tudo tão bonito e bem cuidado q valeu cada coroa dinamarquesa gasta ( só fui numa montanha russa p/ crianças, rsrs)!
    Augusta, se vc quiser sair fora das excursões, em Copenhague tem aqueles ônibus hop-on/hop-off muito bons, c/ roteiros bem completos e audio-guide em diversos idiomas! E, em Oslo, se o programa incluir uma visita ao parque das esculturas de Vingeland, minha opinião é q vc acompanhe o grupo pois as explicações sobre esta atração turística vão enriquecer a tua vida :), mesmo q vc não se ligue muito em arte escultórica: https://www.vigeland.museum.no/en/vigeland-park.
    Eu fiz um cruzeiro ano passado por esta região e foi tudo “empacotado”, menos o passeio ao Tivoli, portanto não posso te dar outras dicas de passeios “free and easy”, mas tens um monte delas já, não é? Boa viagem!

    Maria Helena,

    Obrigada pelas Dicas, adorei saber deste ônibus em Copenhague, já utilizei em várias cidades da Europa.
    Depois desta informação do Tivoli Park, com certeza vale uma visita
    Abraços

    Augusta: Fiz o hop on hop off também porque na minha primeira manhã estava chovendo, então era uma forma de ser apresentada à cidade protegida. Mas o que mais gostei foi do passeio de barco, aberto, que sai de Nyhavn e dura 50 minutos, que requer tempo bom para ser aproveitado. Aliás, Nyhavn é um ponto imperdível, muito bonito. A cidade é mais interessante vista do mar. Outra coisa de que lembrei: tenho amigas que conseguiram de última horar reservar o “melhor restaurante do mundo” e amaram. Eu não fui, infelizmente. Como antecedência, vale tentar pela reservar pela internet: https://www.noma.dk

    Maria Helena, concordo com você! O pagamento pela entrada separadamente se justifica, porque há muito mais que os rides no parque (tem os Jardins, os restaurantes, um parquinho livre, os inúmeros shows…). Mas há ainda a opção de pagar por uma pulseira que dá direito ilimitado aos rides, e que para mim valeu muito a pena pois lá, ao contrário da Disney, as filas andam mesmo em sábado de verão! Nos fomos à tarde durante a semana, com tempo meio esquisito e estava tranquilíssimo. Depois voltamos no sábado, com sol e já no final do dia. Estava muito cheio, mas tudo funciona e como há os jardins, o movimento não torna o parque claustrofóbico, fica até mais alegre. Já o parque Tivoli Grona Lund, em Estocolmo, achei decepcionante. Muito mais cheio, apertado e totalmente desprovido de charme quando comparado ao Tivoli. Me arrependi de não ter passado mais tempo no Skansen.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito