Cristina K anuncia retomada de vôos diretos a Bariloche. Será?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cerro Catedral
Na sexta de manhã a leitora-sherlock Lise pescou no site da Aerolíneas a informação de que haveria um vôo direto Aeroparque-Bariloche-Aeroparque no dia 27 de junho. A nossa Bóia, escaldada, achou difícil.

No finzinho da tarde outros leitores trouxeram a notícia, tão logo apareceu no site da Agência de Notícias Bariloche, da declaração da presidente Cristina Kirschner anunciando a retomada dos vôos diretos a Bariloche pela Aerolíneas no dia 27 -- próxima quarta-feira.

A notícia por enquanto é confusa, porque ao mesmo tempo em que fala da retomada de Bariloche menciona também um aumento dos vôos a Esquel (!).

Ou seja: é melhor deixar a poeira (vulcânica) baixar para ver exatamente o que acontecerá. A Aerolíneas está tão atrapalhada que (infelizmente) não dá para descartar reviravoltas.

Vamos ao rescaldo das notícias, atualizado em 23 de julho, sábado:

LAN MANTÉM BARILOCHE VIA ESQUEL ATÉ 14 DE AGOSTO

Mesmo depois das declarações presidenciais, o site argentino da Lan continua anunciando que o esquema via Esquel vai até 14 de agosto. Se você tem passagem Lan para as duas primeiras semanas de agosto, remarque seu vôo o quanto antes (para fazer isso pelo site, clique aqui) -- já que, como aprendemos, as cias. não oferecem no esquema alternativo o mesmo número de assentos dos vôos diretos, e quem não toma providências rápido não encontra lugar. Os leitores que estão conseguindo trocar a passagem não têm relatado nenhum perrengue extra (ao contrário dos infelizes passageiros da Aerolíneas). Caso a operação direta a Bariloche venha a ser restabelecida no decorrer do período, a companhia garante que os passageiros seriam realocados automaticamente nos vôos diretos. O telefone da Lan é o 0300-788-0045.

AEROLÍNEAS: VER PARA CRER

Depois de dez dias de confusão, cancelamentos adoidados e passageiros abandonados no aeroporto em Buenos Aires, é natural que qualquer promessa da Aerolíneas, ainda que feita pela presidente argentina, seja recebida com um pé atrás. Populismo ou realidade?

O que existe de concreto: até o momento só existe um único, escasso e solitário vôo direto Aeroparque-Bariloche-Aeroparque programado para o dia 27 de julho.

Um indício de que essa operação seja apenas show-off é que, junto com este vôo, foi anunciado um reforço na freqüência via Esquel, que agora passa a três vôos diários (eram dois), até 31 de julho. O primeiro vôo da manhã, que fazia conexão com os vôos que saíam de madrugada do Brasil, e que era freqüentemente cancelado por causa da neblina matinal, agora passou para o fim da manhã, o que pode minimizar os perrengues.

Ao contrário da Lan, a companhia ainda não anunciou seus planos para depois de 31 de julho. Quem tem passagem Aerolíneas marcada para agosto está no limbo de informações. As opções do passageiro são se dependurar no 0800-707-3313) ou ir a um escritório (veja os endereços aqui) para tentar conseguir um lugar nos vôos via Esquel.




VÔOS FRETADOS DA CVC COM A ANDES

Estão transcorrendo normalmente. Os vôos têm saído de Campinas e levam 4 horas e meia até Esquel.

VÔOS FRETADOS TAM: TODOS CANCELADOS

Finalmente acabou a lenga-lenga: quem tinha pacote com vôo fretado TAM teve sua viagem cancelada. Muitas operadoras também aproveitaram para cancelar pacotes que envolviam vôos da Aerolíneas, por causa dos cancelamentos freqüentes.

COMO É A VIAGEM DE ÔNIBUS ENTRE ESQUEL E BARILOCHE

A saída dos ônibus é coordenada com a chegada dos vôos. A viagem leva entre 4 e 6 horas (dependendo de quanta neve houver no caminho) e é descrita por todos como muito bonita; vale por um passeio pelas montanhas nevadas. Os ônibus de quem chega de vôo fretado Andes são escoltados pela polícia argentina porque o grupo só faz imigração e entra oficialmente na Argentina quando chega ao aeroporto de Bariloche.

BARILOCHE DE ÔNIBUS DESDE BUENOS AIRES

Os ônibus levam entre 21 e 25 horas. As passagens podem ser compradas com a Via Bariloche ou com a Andesmar (clique nos nomes em azul para ser levado aos sites das cias.).

BARILOCHE DE BARCO DESDE PUERTO MONTT OU PUERTO VARAS (CHILE)

A travessia dos lagos andinos -- Cruce de Lagos -- está funcionando normalmente. Custa US$ 230 ida e volta. Pegadinhas: o trajeto Chile-Argentina é feito em dois dias, e requer um pernoite em Peulla (há dois hotéis na ilha, pertencentes à empresa do Cruce). A volta Argentina-Chile pode ser feita em um dia só, sem pernoite.

As ligações aéreas e rodoviárias de Santiago com Puerto Montt estão operando normalmente. A viagem de ônibus de Santiago a Puerto Montt leva entre 10 e 12 horas e pode ser comprada com Turbus, Pullman e Cruz del Sur.

BARILOCHE DE ÔNIBUS DESDE PUERTO MONTT/PUERTO VARAS: PASO CARDENAL SAMORÉ FECHADO

A fronteira terrestre entre Argentina e Chile mais próxima de Bariloche, o Paso Cardenal Samoré, continua fechado. É possível que seja reaberto nos próximos dias para veículos leves -- mas é bom não contar com isso, essa novela está enroladíssima.

NEVASCAS NO CHILE: NÃO SE PREOCUPE, NÃO TEM NADA A VER COM AS SUAS FÉRIAS

Pessoal, não precisa ficar apavorado com as notícias de nevascas no Chile. Apenas estradas secundárias e vicinais foram afetadas. A única localidade turística que teve o acesso prejudicado foi Pucón, mas a comunicação rodoviária já foi restabelecida.

Valle Nevado, Portillo ou a auto-estrada a Puerto Montt não foram afetados. O Chile é imenso. Achar que o país inteiro ficou soterrado pela neve por causa de uma notícia fora de contexto é como ver uma matéria sobre deslizamento de barreiras em Angra e achar que a Dutra está interditada...

Você pode acompanhar notícias diretmaente no El Mercurio chileno.

A SITUAÇÃO DE VILLA LA ANGOSTURA

O Cerro Bayo ainda não abriu. Acompanhe notícias pelo diário La Angostura Digital.

A SITUAÇÃO DE CHAPELCO E SAN MARTÍN DE LOS ANDES

A estação de esqui está aberta e operando normalmente. O aeroporto, assim como o da capital Neuquén, já está habilitado para receber vôos. Mas, a exemplo do que ocorre em Bariloche, as companhias aéreas não se animam a retomar os vôos regulares por causa da presença de cinza vulcânica. No site da Aerolíneas os vôos a Chapelco estão cancelados até 31 de julho.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


319 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Diego Souza
Diego SouzaPermalink

Gente,

Alguém tem notícias sobre o vulcão?

A Aerolineas emitiu um comunicado hoje suspendendo vôos até para Buenos Aires!!!
Ouvi rumores que o vulcão voltou a expelir cinzas novamente.

http://www.aerolineas.com.ar/arg/main.asp?idSitio=BR&idPagina=68&idIdioma=po&cmbPrensa=1070

http://www.jornalfloripa.com.br/mundo/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=10006

Minha passagem é para amanhã!!!!!!!

Guilherme
GuilhermePermalink

Não voltou a expelir cinzas...
São os ventos que mudaram de direção e levaram cinzas para a área de Buenos Aires, Uruguai... cancelando vôos nessas regiões..
Mas isso tem acontecido de tempos em tempos...
O vulcão está quieto já tem um tempinho.. pelo menos por enquanto...
Abs!

Diego Souza
Diego SouzaPermalink

Valeu Guilherme!

Mas até chegar lá a tensão ainda continua!!!

Amanhã posto como foi a questão do voo.

abraço,

Guilherme
GuilhermePermalink

Isso! Nos dê notícias!
Boa viagem!

Bruna
BrunaPermalink

Não é verdade.

O vulcão ainda não parou de expelir cinza desde a erupção.

quem inventou a historia de que as cinzas acabaram foram guias brasileiros que a divulgaram pelas redes sociais

Veja a realidade aqui

http://www.diarioandino.com.ar/diario/2011/07/26/la-actividad-del-complejo-volcanico-puyehue-cordon-caulle-en-descenso/

http://www.laangosturadigital.com.ar/v3.1/home/interna.php?id_not=22845&ori=web

Silvia
SilviaPermalink

Li num site que TAM e Gol dizem que a situação voltou ao normal, a cantora Avril Lavigne conseguiu hoje a tarde sair de Buenos Aires e chegar em SP.

Paula SSA
Paula SSAPermalink

olá, estou com minha viagem programada para dia 10/08 saido de Salvador com TAM e de Buenos Aires até Bariloche pela LAN, hoje minha agencia ligou dizendo que o Hotel que sempre fico hospedada em Barilhoche deu ferias coletivas aos funcionarios em julho e por conta do vulcào vai fechar tb em agosto, em fim vou trocar de Hotel, mas não vou desistir da minha viagem Bariloche é um lugar mágico, pensei em trocar pelo Chile mais conheco lá e nem se compara com Bariloche, sei que Deus esta ouvindo a todos e vai nos atender e vamos todos fazer essa viagem.

jaqueline
jaquelinePermalink

QUAL É O SEU HOTEL?

Paula SSA
Paula SSAPermalink

Olá Jaqueline, o Hotel que ia ficar era o Antigo Blue Tree (DAZZLER BARILOCHE) e agora vou ficar no KENTON PALACE,vc conhece? Vc vai quando e em que Hotel vai ficar?

Lise
LisePermalink

Paula, não creio ! Éo meu tb! Vou de 16 a 20.Mais essa agora! Acho que vou ter que mudar para o Chile, com o coração apertado! To com uma criança de 7 anos. Depois me fala o hotel q vc vai ficar. Bj e boa sorte.

Lise
LisePermalink

Desculpa , vi que vc vai fica no kenton palace.

Paula SSA
Paula SSAPermalink

Olá Lise, estou vendo se fico no Kenton Palace ou no Hotel Nahuel Huapi vc conhece algum desses? Alguem conhece?

Lise
LisePermalink

Oi. Paula o nahuel huapi o pessoal fala bem, o Kenton não sei te dizer. Mas a agencia vai te devolver o dinheiro, ou ela mesmo vai transferir para outro hotel?

Paula SSA
Paula SSAPermalink

Oi Lise, eles vao transferir o Hotel, só viajo com essa agencia, ela resolve tudo para mim. Eles me indicaram o EDELWEISS, também vc conhece, vc vai quando? Eu vou sair 10/08 de Salvador/SP/Buenos/Bariloche e volto dia 20/08.

RODRIGO MENEZES
RODRIGO MENEZESPermalink

OLÁ PAULA SSA, TB VAMOS FICAR NO DAZZLER BARILOCHE, DIGO , IRÍAMOS FICAR, MAS SOUBE QUE ESTÁ FECHADO. VOCÊ SABE O MOTIVO???

Paula SSA
Paula SSAPermalink

Olá Rodrigo, a agencia me disse que o Hotel deu ferias coletivas aos funcionarios em julho e por conta do vulcão tb resolveu fechar em agosto, eles estão me dando opcao de ficar no kenton Palace ou outro, estou vendo onde ficar.

jaqueline
jaquelinePermalink

bom dia...o hotel que vamos ficar é o nido del condor...e pretendemos sair de buenos aires via Lan com destino a bariloche dia 17/08.e voce quando vai?

Tito
TitoPermalink

A minha viagem e dia 16 Buenos Aires e 19 Barriloche, tbem estou otimista vamos fazer uma corrente positiva a todos que querem conhecer barriloche. Iremos conseguir com certeza.

Silvia
SilviaPermalink

A cantora Avril Lavigne, que estava "presa" no aeroporto de Buenos Aires, chegou a SP na tarde desta quarta-feira, não deixa de ser uma boa notícia.

Luiz Carlos
Luiz CarlosPermalink

Acho TODOS os comentários postados válidos, afinal a decisão final de ir ou não cabe a cada um de acordo com seus sonhos e espectativas.
Estamos em um grupo de 9 pessoas pela CVC para 07/08 e estamos aguardando até uma semana antes para decidir finalmente.
Aos que ja voltaram, têm alguma notícia sobre hotel Villa Sofia??
VAMOS BOTAR FÉ QUE ACONTECE!!!

Laerte
LaertePermalink

Hoje tinha meu voo pela pior empresa aérea que eu já tive oportunidade de lidar, simplesmente cancelaram todos os voos para a Argentina com a desculpa que o " VULCÃO" estava espelindo cinzas por sua boca maldita e ele era o culpado por todos os seus problemas. Pois bem "MENTIRAAAAAA" todas as outras CIAS Aéreas estavam voando. Inclusive com o apoio de sempre da minha agente de viagens, trocamos nosso aéreo inteiro para a Lan e voamos normalmente para Buenos Aires com a tranquilidade de uma empresa séria. Aconselho a todos que ainda podem a fazer o mesmo, pois a AA TINHA PASSAGEIROS NO AEROPORTO VINDO DE OUTROS ESTADOS literalmente dormindo no chão do aeroporto desde ontem e continuam semprevisão de partida. Estamos em Buenos Aires e tranquilos , pois agora estamos respaldados em uma empresa que tem a seriedade que procuramos.

Silvia
SilviaPermalink

Pois é, li num site:

Voos suspensos começam a voltar ao normal na Argentina após cinzas de vulcão

"...No entanto, Aerolíneas Argentinas e sua subsidiária Austral assinalou que 'manterão suspensas suas operações' do Aeroparque já que, segundo considerou, ainda não tem condições para retomar as operações.

A companhia aérea manterá suas operações suspensas 'até que a autoridade aeronáutica relate que não existe cinza vulcânica em suspensão ou em superfície e estejam dadas as condições que sejam compatíveis com os máximos padrões de segurança dos passageiros', especificou em comunicado."

Tomara que nenhuma desgraça se abata sobre esses voos.

Maiana
MaianaPermalink

Boa noite,Porque não vejo mais os comentários anteriores? Só tenho acesso a partir de hoje de tarde.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maiana! A cada 50 comentários o sistema cria automaticamente uma nova página. Para acessar as páginas anteriores de comentários, clique nos numerozinhos "1, 2, 3, Anterior" que você vê ao pé da caixa de comentários.

O link dos comentários imediatamente anteriores é este:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/extra-aerolineas-retomaria-voos-a-bariloche-dia-27/comment-page-3/#comments

Lissandra
LissandraPermalink

Bóia, estou acomapanhado a dias os comentários de todos, minha viagem é dia 6/08 e queremos solicitar reembolso da passagem aérea, isso só pode se a AA cancelar os voos? E se eles só cancelarem qdo chegarmos em Buenos Aires? Nao quero passar por isso. Tem alguma lei q eu possa solicitar o reembolso sem o cancelamento por parte dacompanhia aerea?

Débora
DéboraPermalink

Aerolíneas Argentinas y Austral reanudan sus operaciones desde el aeroparque metropolitano a partir de las 18:00 hs; en tanto que los vuelos desde el interior del país y regionales ya operan hacia Buenos Aires desde las 17:00 hs.

Visto que los informes meteorológicos indican que no hay presencia de ceniza volcánica sobre el área de Terminal Buenos Aires, a las 18:00 hs está prevista la partida del vuelo 1244 a San Pablo. Progresivamente se irá cumpliendo la programación prevista para el día de la fecha.

Evandro
EvandroPermalink

Prezados companeros, o nosso voo lan 9:25 foi o unico da Lan q nao saiu, o das 10:10 saiu com atraso mas saiu e chegou em esquel por volta das 17:30h. Nao ha vagas para amanha cedo, entonces seguiremos ddia 29. Liguei no hotel para onformar e nos disseram q nevava em Bariloche e que la nao havia problemas com as cinzas...
Vale salientar que nao estamos tendo problemas com a Lan, e que no site da empresa estao postando noticias com regularidade.

Jesilaine
JesilainePermalink

Olá pessoal, estou saindo de viagem Sábado 30, ás 7 da manhã , ficarei 4 dias no Grand hotel de Bariloche, e os outros 3 dias no El Conquistador de Buenos Aires, estou tão preocupada , será que esses Hoteis estão com algum problema , tipo fechado seilá, Aempresa onde negociei , fala que está tudo bem. Será que a Aerolíneas Argentinas será em funcionamento ? Desde já obrigada.

Luiz Scursoni
Luiz ScursoniPermalink

Jesilaine, faça como eu, ligue nos hoteis em que vc tem as reservas, e confirme se está tudo em ordem. É uma preocupação à menos. Boa sorte.

Paula SSA
Paula SSAPermalink

Olá Jesilaine, a minha agencia me ligou e disse que meu Hotel ficara fechado o mes de agosto todo, vou ter que mudar, nao queria pois já fico nesse hotel 3 anos. Veja se o seu nao fechou tb. bjs!

Sylvania
SylvaniaPermalink

Saiu em todos os telejornais de hoje: o vulcão chileno volta a fechar os aeroportos da Argentina.
Quem quer mesmo ver neve sossegado pode optar pela Europa no fim do ano.Londres.Paris.Suiça.República Tcheca.Suécia.Escócia...Destinos imperdíveis.Um pouco mais caros mas, lindos de ver, chieos de história e magia.

Roberta:
Eu já fiz desembarque, check-in e embarque internacional nesse tempo e deu tudo certo.Se seu voo sair no horário e for para o mesmo aeroporto de seu embarque, dá tempo.Boa viagem!

FABIO VIEIRA
FABIO VIEIRAPermalink

Quando a AA vai dar noticias sobre os voos de agosto??? Que confusaooo !!! Alguem sabe dar noticias sobre como a cidade esta, neve,passeios,.....
abraços

Lali
LaliPermalink

Estive na semana passada num escritório da AA e o atendente me disse que ACHA que dia 29.07 já teremos uma posição sobre os vôos de agosto. Até então, nada, absolutamente NADA estava definido, nem se haverá vôos por Esquel, caso não abra o aeroporto de Bariloche...

Raimundo Pimentel
Raimundo PimentelPermalink

Ola pessoal, eu cheguei aki dia 23/07 en bari estou divertindo muitom ta nevando e ta valendo a pena se nao fosse os trastornos da viagem seria melhor, gastei 24h de casa ate aqui

Flavia
FlaviaPermalink

Olá pessoal, este site foi tao util para mim que gostaria de aproveitar a oportunidade para ajudar outras pessoas tambem.
Cheguei em Bariloche via Esquel no dia 26/07, via LAN. Os voos da LAN Sao Paulo/Buenos Aires e Buenos Aires/Esquel foram excelentes, mas, tivemos problemas para embarcar no onibus de Esquel para Bariloche. O aeroporto de Esquel é minúsculo e havia uma mutidao para embarcar nos onibus. Eu e minha familia ficamos de fora pois nao havia mais lugar... a LAN nao podia fazer nada e disse que tinhamos que esperar um proximo onibus, mas nao tinha horario certo para sair. Tentamos alugar um carro e tambem nao tinha mais... tentamos um remise ou chofer mas tambem nao tinha. Foi um pouco desesperador. Por fim, havia um onibus da AA que estava levando alguns passageiros de volta para Bariloche pois o voo da AA estava cancelado e conseguimos lugar neste onibus. O onibus quebrou no caminho... mas conseguimos finalmente chegar. Foi um dia inteiro de viagem!
Agora estamos hospedados no hotel Cacique Inacayal, é uma graca, pessoal muito atencioso e acolhedor, o que já valeu todo o esforco para chegar ate aqui.
Hoje nevou muito em Piedras Blancas e estava uma delicia. As criancas (09, 07 e 04 anos) aproveitaram muito, é um lugar imperdível para iniciantes na neve como nós!
Enfim, a cidade é uma graca, esta tudo normal por aqui. Vale muito a pena!
Voltaremos para Esquel dia 29/07 via carro alugado pois nao queremos depender do onibus novamente. O percurso entre Esquel e Bari é bonito e bem tranquilo. Espero que nosso voo Esquel - Bue nao seja cancelado... senao teremos que ficar mais uns dias em Bari, o que nao seria nada mal!
OBS. passei em frente o hotel Villa Sofia e é bem bonitinho. O Gran Hotel Bariloche esta aberto normalmente (lembro de ter passado na frente dele ontem). As pessoas com voos cancelados AA estao fazendo a viagem de Bariloche para Buenos Aires de onibus, leva aprox 24 horas.
Espero ter ajudado!

fabiana
fabianaPermalink

O que a Bruna disse foi o que observei. Estivemos em Bari de 18 a 22 e nesses dias tinha bastante neve, mas como choveu no dia 21 e fez sol no dia seguinte, começou a aparecer as cinzas que estavam cobertas pela neve e a base do cerro Catedral começou a ficar com lama de cinzas. Com muita neve fresca a cinza fica embaixo e praticamente não aparece nestes pontos.

Livia
LiviaPermalink

Alguem sabe onde acho os horarios dos onibus de Bari para Esquel.
Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Livia! Os ônibus são coordenados com a chegada dos aviões. É preciso que você tenha sua passagem até Bariloche reconfirmada com a cia. aérea, reacomodada no vôo via Esquel.

Maiana
MaianaPermalink

Alguem sabe dizer se hoje terá voo da AA para Bari???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maiana! Apenas via Esquel.

Débora
DéboraPermalink

@deboraluzinete bariloche continúa inoperativo por el inconveniente de cenizas de conocimiento público. Saludos
web • 27/07/11 22:45
 in reply to… 

Twitter da Aerolineas

Andreza Carvalho
Andreza CarvalhoPermalink

Flavia,

Eu vou ficar neste hotel (Cacique Inacayal) é perto do centrinho (lojas, restaurantes)? Da para ir a pé?

A Bóia
A BóiaPermalink

Este post está fechado para comentários.

Para notícias atualizadas, acesse este post, que é o mais recente:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/bariloche-nada-de-voos-diretos-no-horizonte/