Cristina K anuncia retomada de vôos diretos a Bariloche. Será?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cerro Catedral
Na sexta de manhã a leitora-sherlock Lise pescou no site da Aerolíneas a informação de que haveria um vôo direto Aeroparque-Bariloche-Aeroparque no dia 27 de junho. A nossa Bóia, escaldada, achou difícil.

No finzinho da tarde outros leitores trouxeram a notícia, tão logo apareceu no site da Agência de Notícias Bariloche, da declaração da presidente Cristina Kirschner anunciando a retomada dos vôos diretos a Bariloche pela Aerolíneas no dia 27 -- próxima quarta-feira.

A notícia por enquanto é confusa, porque ao mesmo tempo em que fala da retomada de Bariloche menciona também um aumento dos vôos a Esquel (!).

Ou seja: é melhor deixar a poeira (vulcânica) baixar para ver exatamente o que acontecerá. A Aerolíneas está tão atrapalhada que (infelizmente) não dá para descartar reviravoltas.

Vamos ao rescaldo das notícias, atualizado em 23 de julho, sábado:

LAN MANTÉM BARILOCHE VIA ESQUEL ATÉ 14 DE AGOSTO

Mesmo depois das declarações presidenciais, o site argentino da Lan continua anunciando que o esquema via Esquel vai até 14 de agosto. Se você tem passagem Lan para as duas primeiras semanas de agosto, remarque seu vôo o quanto antes (para fazer isso pelo site, clique aqui) -- já que, como aprendemos, as cias. não oferecem no esquema alternativo o mesmo número de assentos dos vôos diretos, e quem não toma providências rápido não encontra lugar. Os leitores que estão conseguindo trocar a passagem não têm relatado nenhum perrengue extra (ao contrário dos infelizes passageiros da Aerolíneas). Caso a operação direta a Bariloche venha a ser restabelecida no decorrer do período, a companhia garante que os passageiros seriam realocados automaticamente nos vôos diretos. O telefone da Lan é o 0300-788-0045.

AEROLÍNEAS: VER PARA CRER

Depois de dez dias de confusão, cancelamentos adoidados e passageiros abandonados no aeroporto em Buenos Aires, é natural que qualquer promessa da Aerolíneas, ainda que feita pela presidente argentina, seja recebida com um pé atrás. Populismo ou realidade?

O que existe de concreto: até o momento só existe um único, escasso e solitário vôo direto Aeroparque-Bariloche-Aeroparque programado para o dia 27 de julho.

Um indício de que essa operação seja apenas show-off é que, junto com este vôo, foi anunciado um reforço na freqüência via Esquel, que agora passa a três vôos diários (eram dois), até 31 de julho. O primeiro vôo da manhã, que fazia conexão com os vôos que saíam de madrugada do Brasil, e que era freqüentemente cancelado por causa da neblina matinal, agora passou para o fim da manhã, o que pode minimizar os perrengues.

Ao contrário da Lan, a companhia ainda não anunciou seus planos para depois de 31 de julho. Quem tem passagem Aerolíneas marcada para agosto está no limbo de informações. As opções do passageiro são se dependurar no 0800-707-3313) ou ir a um escritório (veja os endereços aqui) para tentar conseguir um lugar nos vôos via Esquel.




VÔOS FRETADOS DA CVC COM A ANDES

Estão transcorrendo normalmente. Os vôos têm saído de Campinas e levam 4 horas e meia até Esquel.

VÔOS FRETADOS TAM: TODOS CANCELADOS

Finalmente acabou a lenga-lenga: quem tinha pacote com vôo fretado TAM teve sua viagem cancelada. Muitas operadoras também aproveitaram para cancelar pacotes que envolviam vôos da Aerolíneas, por causa dos cancelamentos freqüentes.

COMO É A VIAGEM DE ÔNIBUS ENTRE ESQUEL E BARILOCHE

A saída dos ônibus é coordenada com a chegada dos vôos. A viagem leva entre 4 e 6 horas (dependendo de quanta neve houver no caminho) e é descrita por todos como muito bonita; vale por um passeio pelas montanhas nevadas. Os ônibus de quem chega de vôo fretado Andes são escoltados pela polícia argentina porque o grupo só faz imigração e entra oficialmente na Argentina quando chega ao aeroporto de Bariloche.

BARILOCHE DE ÔNIBUS DESDE BUENOS AIRES

Os ônibus levam entre 21 e 25 horas. As passagens podem ser compradas com a Via Bariloche ou com a Andesmar (clique nos nomes em azul para ser levado aos sites das cias.).

BARILOCHE DE BARCO DESDE PUERTO MONTT OU PUERTO VARAS (CHILE)

A travessia dos lagos andinos -- Cruce de Lagos -- está funcionando normalmente. Custa US$ 230 ida e volta. Pegadinhas: o trajeto Chile-Argentina é feito em dois dias, e requer um pernoite em Peulla (há dois hotéis na ilha, pertencentes à empresa do Cruce). A volta Argentina-Chile pode ser feita em um dia só, sem pernoite.

As ligações aéreas e rodoviárias de Santiago com Puerto Montt estão operando normalmente. A viagem de ônibus de Santiago a Puerto Montt leva entre 10 e 12 horas e pode ser comprada com Turbus, Pullman e Cruz del Sur.

BARILOCHE DE ÔNIBUS DESDE PUERTO MONTT/PUERTO VARAS: PASO CARDENAL SAMORÉ FECHADO

A fronteira terrestre entre Argentina e Chile mais próxima de Bariloche, o Paso Cardenal Samoré, continua fechado. É possível que seja reaberto nos próximos dias para veículos leves -- mas é bom não contar com isso, essa novela está enroladíssima.

NEVASCAS NO CHILE: NÃO SE PREOCUPE, NÃO TEM NADA A VER COM AS SUAS FÉRIAS

Pessoal, não precisa ficar apavorado com as notícias de nevascas no Chile. Apenas estradas secundárias e vicinais foram afetadas. A única localidade turística que teve o acesso prejudicado foi Pucón, mas a comunicação rodoviária já foi restabelecida.

Valle Nevado, Portillo ou a auto-estrada a Puerto Montt não foram afetados. O Chile é imenso. Achar que o país inteiro ficou soterrado pela neve por causa de uma notícia fora de contexto é como ver uma matéria sobre deslizamento de barreiras em Angra e achar que a Dutra está interditada...

Você pode acompanhar notícias diretmaente no El Mercurio chileno.

A SITUAÇÃO DE VILLA LA ANGOSTURA

O Cerro Bayo ainda não abriu. Acompanhe notícias pelo diário La Angostura Digital.

A SITUAÇÃO DE CHAPELCO E SAN MARTÍN DE LOS ANDES

A estação de esqui está aberta e operando normalmente. O aeroporto, assim como o da capital Neuquén, já está habilitado para receber vôos. Mas, a exemplo do que ocorre em Bariloche, as companhias aéreas não se animam a retomar os vôos regulares por causa da presença de cinza vulcânica. No site da Aerolíneas os vôos a Chapelco estão cancelados até 31 de julho.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


319 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Nelson
NelsonPermalink

Silvia e o pessoal que perguntaram em outro post sobre o valor do jantar na caverna, pedi em varias agencias sobre passeios com jantar e todos me falaram dos ja conhecidos Arelauquen $900 pesos por pessoa e o Noite Nordica $800 por pessoa que pretendo fazer.
A agencia Mirador PAtagonico foi a unica que me ofereceu o jantar na caverna ....
"OTRA ES LA CUEVA EN EL CERRO CATEDRAL CON MOTOS DE SKY Y SE CENA EN UNA CUEVA EN LA MONTAÑA, MUY EXCLUSIVO, $ 1040.= Y NO TIENE TRASLADO INCLUIDO AL CERRO."
Acredito que chegando la e mostrando a grana deve sair um descontinho...

rose
rosePermalink

Ola Nelson, Silvia e quem quer ir jantar na caverna.

o melhor mesmo é vc entrar em contato direto com La cueva info@lacuevacatedral.com. eles mandam todas as informações e valores direitinho.

Marcelli
MarcelliPermalink

Esse valor esta errado! Estou em Barítono e vou fazer esse passeio em meia hora! Me cobraram 200 dólares, esse preço e em Peso argentino! Procurem pela agencia Bariloche Total, e de uma brasileira, Vanessa Olivatti, muito simpática e atenciosa! Procurei varias agencias, com ela o preço e melhor! Assim como o atendimento! Ah! Para os que estão pensando em desistir, vão se arrepender, isso aqui e maravilhoso!

Nelson
NelsonPermalink

Maravilha, como enviei email para todo mundo só para ter uma ideia.... não pra pra sair daqui sem saber mais ou menos quanto vou gastar....
Chegando lá vou ver direitinho...

Lissandra
LissandraPermalink

Gente! Isso tem que ser "vero" . Vamos aguardar até dia 27 então. Minha viagem é dia 6/8 , esperar uma notícia boa está sendo angustiante. Mas mesmo assim, temos q ficar alertas, pois a mãe natureza pode se manifestar a qualquer momento e tudo ir para o saco! Boa a sorte a todos nós.

Muito obrigada a equipe Bóia q está nos dando informações. Excelente trabalho!

Tito
TitoPermalink

Eu ja tinha postado hj de manha, que no site da aerolineas estava coo cancelado so ate dia 25. antes estava ate dia 31. tenho quase certeza que sera retomado sim os voos.

Andrea
AndreaPermalink

Eu, que embarco (Aerolíneas) dia 01 e estou confirmada como voo direto para Barilcohe, não tenho a opção Esquel e, obviamente, nem posso reservar meu assento pra garantir. Aí fica aquela espera pelo caos, pelo teste de reabertura do aeroporto, o chá de cadeira em buenos aires, espera de transporte terrestre.....

Alguém tem informação se realmente a previsão de volta é dia 01 ou se é mais uma enrolação da Aerolíneas?

Tito
TitoPermalink

veja o site http://www.anbariloche.com.ar/

Bruna
BrunaPermalink

Tem um más, porem, todavia na noticia. ela diz que no condicional

"si todo está en orden".

http://www.rionegro.com.ar/diario/rn/nota.aspx?idart=670017&idcat=9521&tipo=2

Aerolíneas reanudará los vuelos a Bariloche a fin de mes
17:50
La jefa de Estado, Cristina Fernández, anunció en una teleconferencia con Bariloche que el día es el 27 de julio, "si todo está en orden". Además manifestó su alegría porque "la situación va mejorando" en Villa La Angostura.

Adriana
AdrianaPermalink

Boa Noite Pessoal,

Minha viagem era para dia 30/07 fretamento TAM, porém no dia 19/07 a CVC cancelou o meu voo e me disse que eu teria reembolso integral. Agora, se o aeroporto de Bariloche reabrir eles podem cancelar o cancelamento, pois agora eu não quero mais viajar, já desanimei e quero meu dinheiro de volta. Eles podem fazer isso?

Bryan
BryanPermalink

Dinheiro de volta, nao sei... acho que vc fica como se fosse 'crédito' la na cvc.. para usar como quiser.

Bruna
BrunaPermalink

Adriana

Tecnicamente o aeroporto esta aberto faz um tempinho. Mas ninguem operava. Só um voo da Andes fretamento da CVC ja desceu lá.

O que foi anunciado é que a Aerolineas Argentinas vai voltar a operar lá. Mas porem todavia, contudo só se tudo estiver em ordem.....

A TAM ainda não falou nada

Sergio Andrade
Sergio AndradePermalink

Pessoal,
Um jornal local de Bariloche está publicando todas as insatisfações com a Aerolineas Argentinas e acho bem interessante que tambem registrem por lá os acontecimentos, pois criamos massa crítica no próprio pais deles.
Segue o link: http://www.anbariloche.com.ar/carta.php?idcarta=1463

Andre L.
Andre L.Permalink

Sim, é verdade. Mas o pessoal nem para escrever em espanhol. É muito esnobismo dos brazucas "tomando de assalto" um site argentino de jornal argentino local escrevendo em Português.

Ro
RoPermalink

Segundo os atendentes da TAM, que fez minha reserva com os trechos da LAN, o aeroporto de Bariloche ainda não cancelou meu voo,que será no dia 07 de Agosto, por isso, nao podem trocar as reservas sem o pagamento de uma taxa, e eles nao souberam nem me informar os valores destas taxas!
Nao sei mais a quem devo recorrer, se as própias empresas não se comunicam!
Ou seja, por telefono não consigo resolver nada!

Bruna
BrunaPermalink

Ate onde eu ja escutei, o ato de declarar o aeroporto operacional é um ato politico do governo de Rio Negro, muito embora o aeroporta não estive operacional, com o objetivo de não ser o aeroporto o responsavel pela decisão de cancelar os voos.

Desta forma resta as companhias aereas declararem seus voos cancelados em cima da hora, e ai sim dando direito a alterações. A TAM foi inteligente e cancelou de antemão todos os voos. Se a aerolineas pudesse e tivesse feito o mesmo a gente não estaria aqui discutindo a incompetencia da Aerolineas e todo mundo estaria indo de onibus.

Se o aeroporto estivesse declarado como fechado, ai facilitaria a vida de muita gente, mas o governo levaria a culpa.

Agora a batata quente esta nas mãos das empresas aereas. Assim as empresas deixam a viagem como confirmada, mas no ultimo instante cancelam por falta de condições operacionais.

Sobrou para as companhias aereas.

Neste jogo o que menos importa é a segurança das pessoas que estão voando, mas sim se livrar da culpa pelo cancelamento dos voos, No caso sobrou para a aerolineas que era a maior operadora do circuito bariloche. Se fosse no Brasil, agora estariamos malhando a TAM e a GOL.

Bruna
BrunaPermalink

Se non é vero, é benne trovato…

Recebi no meu twitter uma explicação para este gesto da sra. Presidenta

Dizem que é uma resposta politica para aqueles que perguntam porque o avião da CVC desce no aeroporto e o da aerolineas não consegue.

Se não for verdade, ainda assim é benne trovato

Andre L.
Andre L.Permalink

Bruna, nessa caso de cinzas a situação de segurança não é exatamente binária. Aviões podem pousar, ou decolar, com segurnaça em Bariloche. Só que precisariam passar por extensos e demorados procedimentos de checagem das turbinas a cada movimento (pouso/decolagem). E isso custa caro, muito caro.

Lady
LadyPermalink

Adriana
Os voos para esta data relacionados a CVC com fretamento TAM estão cancelados. Inclusive meu voo era para esta data com saída do RJ e eu já mudei para Andes e saída SP, mas para se precaver, peça a CVC algum documento oficializando o cancelamento do seu pacote.

Adriana
AdrianaPermalink

O meu voo também era saída do Rio e eles queriam mudar para Andes e saída de SP mas como eu estou grávida e viajaria com criança decide cancelar. Fui hoje na CVC perguntei se o cancelamento estava tudo certo e eles disseram que sim que depois me dariam o dia do reembolso certo, mas acho melhor exigir algum documento oficializando mesmo.
Obrigada.

Lise
LisePermalink

KKKK! To me sentindo Sherlock mesmo. Sempre que sobra um tempinho, estou eu no GOOGLE pesquisando, ( aeroporto Bariloche, vulcão Chile,neve,Aerolieas, Lan.......), lendo os comentários aqui e na comunidade do Orkut, louca atrás de novidade! Tomara Deus que fique td certo. Tenho um filho de 7 anos,contando os dias para ver a neve, cada hora ele vem com uma diferente " mãe tenho que lembrar de levar uma cenoura para fazer o boneco de neve". Se não for Bari, será Fairellones, El colorado, Vale nevado, Las lenas... Mas levo ele para fazer o bendito boneco. Vamos torcer!!!!!! Qualquer novidade estarei aqui novamente...

Wagner Veloso
Wagner VelosoPermalink

Não leve cenoura, maça, nada orgânico pra lá. Eles não deixam vc entrar lá e ainda pode pagar uma multa. Cuidado!

Lise
LisePermalink

Valeu wagner! Coisa de criança!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Acho que é prudente a gente acompanhar o que realmente vai acontecer. Pode ter sido apenas uma declaração populista da presidente. É bem esquisita essa marcação de UM vôo no dia 27 e só... Aguardemos... eekops:

rose
rosePermalink

Ola Galera,

Quem tiver interesse em jantar na caverna, "LA CUEVA" ENTRE EM CONTATO DIRETAMENTE COM ELES info@lacuevacatedral.com. vc receberá todas as informações e valores, o passeio sai de Cerro Catedral e é feito em motos de neve com guias.
Vale a Pena!

Bruna
BrunaPermalink

Eu vi uns twits dizendo que o La cueva não está funcionando ainda.

Ja começou a funcionar?

Kathleen
KathleenPermalink

A Vanessa Olivetti, guia brasileira que mora em bariloche, informou hoje na comunidade de Bariloche no orkut que o passeio para La Cueva ainda não estao funcionando!

Wanessa
WanessaPermalink

Gente, gostei da ideia do restaurante na cavaerna e mandei mail, mas retornou duas vezes. Alguem sabe qt custa o passeio e o jantar?

Paula
PaulaPermalink

Oi Wanessa quando fiz 2009 foi 300 reais por pessoa. Ano passado estava 380 reais por pessoa. Esse ano deve ficar mais barato por conta do vulção. Bjs e Boa viagem.

Elaine
ElainePermalink

Vcs sabem me dizer se o passeio/jantar no La Cueva é permitido para crianças? Tenho uma de 4 anos e outra de 9. Considerando que há o trajeto com moto de neve, e à noite, receio que não permitam eu levar minhas filhas... Alguém sabe dar essa informação?

Paula
PaulaPermalink

Gente, fiz esse passeio na primeira vez que estive em Bariloche é perfeito, na epoca custou 300 reais por pessoa. Bjs. Esse ano pretendo fazer novamente.Bjs! e boa viagem para todos.

Tito
TitoPermalink

Pelo visto o comentario da reabertura do aeroporto de barriloche foi um comentario populista da Sra Presidenta da Argentina tanto e que o Jornal 2000 de Barriloche nao destacou esta noticia em seu jornal. Mais como a esperança e a ultima que morre vamos torcer que reabra realmente.

Bruna
BrunaPermalink

A presidenta esqueceu de combinar a abertura de Bariloche com o vulcão e ele continua ativo ainda.
Vejam estas duas noticias.

http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=22706

http://www.laangosturadigital.com.ar/v3.1/home/interna.php?id_not=22771&ori=web

Anuncian que vuelve Aerolíneas, pero sigue la caída de cenizas

22 de julio de 2011 | Cenizas en Bariloche |
No descartan caída de cenizas sobre Bariloche en las próximas horas

Kathleen
KathleenPermalink

"Confirman la apertura del paso Samoré para la próxima semana"
http://www.laangosturadigital.com.ar/v3.1/home/interna.php?id_not=22769&ori=web
será? não confiei muito não, eles ainda vão consertar um pedaço da estrada...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kathleen! O xis dessa questão está em descobrir o que é "minibus". Estamos investigando...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kathleen! Já temos o resultado de nossas investigações. "Minibus" quer dizer van grande. Caso essa notícia (da abertura) se confirme, deve se criar uma rota alternativa usando vans entre Puerto Montt e Bariloche. Vamos acompanhar.

Kathleen
KathleenPermalink

Obrigada Bóia! Pois é, eu estava na duvida sobre o que eram os tais de minibuses... eu já ate me organizei para fazer o cruce andino por causa dessa indefinição quanto o paso cardenal, mas é sempre bom ter uma forma alternativa de chegar. Em um outro post eu comentei e nao sei se foi. Pelo site cruceandino, quando vc entra em contato, eles so informam da possibilidade de ir em 2 dias de puerto varas para bariloche e de voltar em 1 dia, conforme voces colocaram no post.
Tem outras duas empresas, a Turistour em puerto varas e a Turisur em bariloche que confirmam a possibilidade de fazer ambos os trechos em apenas 1 dia, mesmo no inverno. Sei de uma pessoa que fez em apenas um dia cada trecho. Fico com receio pq acredito que possa ser alterado, mas o que as atendentes da turistour e da turisur confirmam por email é que é sim possivel fazer em 1 dia cada até o dia 30 de agosto.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kathleen! Esta é uma boa notícia. Eu acreditaria nas agências, sim -- o interesse do Cruce é forçar o pernoite nos hotéis de Peulla, que são da companhia; mas de repente as agências sabem como driblar essa exigência.

Provavelmente essas mesmas agências organizarão transporte alternativo de van assim que o paso reabrir. Será muito mais barato do que os US$ 230 do Cruce.

Elaine Masnik
Elaine MasnikPermalink

Pessoal que está chegando em Bari, ou já voltou, por favor, avisa como está ocorrendo, se está relativamente tranquilo ou um caos. Estou indo pela AA dia 31/07

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Elaine! O único problema têm sido as trapalhadas das Aerolíneas. Quem consegue chegar está gostando. Leia os comentários anteriores deste e dos outros posts:

https://www.viajenaviagem.com/category/plantao-vulcao

Solange
SolangePermalink

Olá, acabei de saber que pousou hoje às 10:00 horas, no aeroporto de Chapelco - San Martin de Los Andes o primeiro voo charter.Sinal que cinzas por lá não cairam hoje. Abraços !

Lise
LisePermalink

Olá Solange , coloca a fonte para agente saber mais?

Raquel
RaquelPermalink

Previsão de cinzas para hoje em Bariloche...estou com as malas prontas para ir no dia 26/07, com Aerolíneas via Esquel....Não sei mais o que fazer, já pensei em cancelar várias vezes, a vontade é grande, mas o que fazer???

Raquel
RaquelPermalink

Viajo com mais um casal, e 4 criaças de 6 e 8 anos....A preocupação é grande, tô perdida!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raquel! De vez em quando acontece de novo, é normal até que o vulcão pare completamente a atividade e toda a cinza se dissipe. Não se trata de uma nova mega-erupção nem nada; apenas esperam que caiam cinzas entre hoje e amanhã. Depois limpam e tudo volta à "normalidade" entre aspas desta temporada.

Solange
SolangePermalink

A fonte foi um e-mail de uma operadora que estou em contato em San Martin, o nome da empresa que operou o voo charter é uma chamada Badino, também estou procurando informaçoes mas não acho,o que recebi por e-mail foi... "Aprovecho para contarle que nuestro primer charter ha aterrizado recien con exito en Chapelco."

Solange
SolangePermalink

Lise,
Agora a confirmação oficial do voo para San Martin, segue link.

http://www.lmneuquen.com.ar/noticias/2011/7/23/115039.php

Neuquén . - Pasadas las 12:55, arribó el primer avión en el aeropuerto de Chapelco tras la erupción del Volcán Puyehue.

El vuelo charter, aterrizó con 140 pasajeros provenientes del Aeropuerto Internacional de Ezeiza, volvió a conectar la ruta aérea que une a San Martín de los Andes con la Capital Federal.

Según informa el sitio Lacar Digital, el Secretario de Turismo y Desarrollo Económico de San Martin de los Andes Raúl Pont Lezica expresó su reconocimiento a los operadores Badino Turismo, Cumbres del Chapelco y Cynsa "que tienen siempre fidelidad a nuestro destino y vocación empresaria de invertir".

El funcionario además destacó que "hay que reconocer a quienes trabajan incansablemente para poner a punto y mantener en condiciones de operatividad al aeropuerto Chapelco: Javier Stordiau Presidente del Consejo de Administración, el Jeje de Aeropuerto Viceocmodoro Marcelo Scodellaro, al personal del aeropuerto, a los Bomberos de San Martin de los Andes, a la Fuerza Aérea Argentina, ANAC (Administración nacional de Aviacion Civil) y especialmente a la gente del Parque Nacional Lanin que hizo un enorme aporte al operativo limpieza".

Leonardo Ribeiro
Leonardo RibeiroPermalink

Uma informação importante com relação aos vôos da LAN via Esquel: somente passageiros com viagem marcada entre 04 de junho e 31 de julho poderão remarcar seus vôos via Esquel. Essa operação especial vai até o dia 14 de agosto. Portanto, os passageiros com viagens marcadas a partir do dia 01 de agosto NÃO PODERÃO REMARCAR SEUS BILHETES PARA VÔOS VIA ESQUEL. Repetindo, os vôos via Esquel da LAN são especialmente para passageiros que tiveram seus vôos cancelados entre o período de 04/06/11 a 31/07/11. Para a turma que viaja em agosto, vamos continuar torcendo para que os vôos diretos a Bariloche retornem à sua normalidade.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Leonardo, você está dizendo isso por experiência própria, por saber de alguém que não conseguiu remarcar o vôo, ou por ter lido no comunicado? Me parece que pode ter sido apenas um erro de atualização do texto -- mudaram o título, conservaram o texto. Já há leitores que relataram terem remarcado com facilidade. Acho que todo mundo que tem passagens Lan deveria tentar remarcar, porque há sempre mais procura do que oferta para esses assentos na rota alternativa.

Rodrigo
RodrigoPermalink

Leonardo, estou com viagem marcada para Bariloche, via Lan, para o dia 03/08, a operadora já me ligou e perguntou se haveria problema ser via Esquel. De onde você tirou essa informação?

Iracema Azevedo
Iracema AzevedoPermalink

Leonardo,
Eu consegui mudar meu voo de ida dia 01 agosto e de volta 06 de agosto para ESQUEL, sem problemas algum.

Carolina
CarolinaPermalink

Leonardo,deve estar havendo algum engano ,pq minha cunhada que vai a bariloche via lan no dia 3 de agosto remarcou sua passagem via esquel sem problemas ..,

Solange
SolangePermalink

É isso ai Lise, agora é esperar que a AA também começe os voos para lá.

Lise
LisePermalink

Rsrs, quase juntas!

Solange
SolangePermalink

kkkk...

Ítalo Abrantes
Ítalo AbrantesPermalink

Olá Bóia e galera estressada da neve!!! Primeiramente parabéns pela cobertura dos acontecimentos. Também estou no mesmo barco e acompanho todos os dias. Meu vôo está marcado para 06/08 pela Lan. Assim q saiu a notícia no site da empresa, liguei pra Submarino Viagens, onde comprei a passagem, e eles me informaram que só podem realizar a troca pra Esquel quando meu vôo for cancelado, e por enquanto ele está confirmado. Liguei na Lan e eles me disseram que eu já poderia sim realizar a troca, mas somente com a Submarino. Já falei com mais 2 atendentes e a informação é sempre a mesma: somente quando cancelar. Alguém sabe se isso procede??? Obrigado.

eduardo moura
eduardo mouraPermalink

srs. esta realmente caindo cinzas em bariloche e esquel fechou seu aeroporto... todos irão para chapelco... BOIA solicito verificar e confirmar a minha noticia no clarin.. claro que não é grave e as cinzas são nornmais , quem esta aqui em bariloche não correr risco, paenas não pode voltar por esquel, podem ficar tranquilo que BARI esta linda e calma como eu nunca vi e 10 anos nessa epoca.

Sueleide
SueleidePermalink

Olá, Ítalo! Comigo aconteceu parecido... Comprei a passagem para Bariloche para o dia 14/08 através de uma agência de turismo e a LAN informou que só posso alterar diretamente com a agência. Só que a agência está me dizendo que se eles cancelarem será cobrada multa. Retornei a ligação pra LAN e me disseram que não haveria multa, mas a agência continua dizendo que não consegue fazer sem a cobrança de multa. Estou no meio do tiroteio e não sei pra onde correr...

Cris
CrisPermalink

italo ,

meu teclado ta com problemas . Isso procede sim , eu tbm comprei minhas passagens pelo site submarino , indo dia 25 e voltando dia 03 de agosto ... eles fizeram a troca da passagem na IDA por ser antes do dia 31 de julho ... ai pedi para eles fazerem a troca logo de uma vez e o submarino informou que nao poderia alterar a voltar antes deles cancelarem meu voo , entao ate agora so confirmei a ida.

cris

Cris
CrisPermalink

Bom,

Pelo submarino nao paguei absolutamente nada para fazer as alteracoes

Ítalo Abrantes
Ítalo AbrantesPermalink

Mas seu vôo já havia sido cancelado??? Disseram que só podem fazer a alteração quando a LAN cancelar o vôo...

cris
crisPermalink

italo ,

Meu voo do dia 25 ja havia sido cancelado , por isso o submarino fez a troca apenas da ida , pois o meu voo de volta dia 03 de agosto ainda nao esta cancelado ...ai n'ao fizeram a troca .

Felipe
FelipePermalink

alguem tem voo com a CVC para o dia 20/08???
Alguem tem noticias???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! Se o pacote é com vôo fretado da Andes, deve ser confirmado.

Felipe R.
Felipe R.Permalink

Boa noite Pessoal,
Tenho acompanhando os comentários desde o primeiro post que foi aberto.
Gostaria de uma ajuda!
Já vi que os voos estão uma loucura e então estou pensando em pegar um voo para Buenos Aires e seguir de lá até Bariloche de carro (aligar um lá). É recomendável? Tranquilo? Um boa opção?
Estou com hotel reservado dia 20/08, então pegaria um voo dia 16 e iria viajando de carro uns 2 ou 3 dias passeando.
A situação para quem está em Bariloche está boa? Pistas abertas? tudo funcionando normalmente?
Quem puder me ajudar agradeço muito!
Abraço a todos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Felipe! São 1.500 quilômetros; é como uma viagem de São Paulo a Porto Seguro de carro. Se você quiser ir por via rodoviária,é melhor ir de ônibus.

Eric Pereira
Eric PereiraPermalink

Só adicionando um comentário. Se for sua primeira vez em Bariloche evite aluguel de carro. Nessa viagem vi muitos carros acidentados por não ter costumes e cuidados ao se dirigir em pista com neve e escorregadia.Melhor seguir de Onibus. E se deslocar na cidade é fácil.

Beatriz
BeatrizPermalink

FELIPE, a viagem de ônibus é ótima, pela Via Bariloche. Tem a categoria tutto letto, cujas poltronas deitam como cama. São servidas todas as refeições, com água, refrigerante, café e até bebidas alcoólicas pra quem prefere, tudo a vontade. Tem tv de lcd, os filmes são ótimos. Na volta para B.Aires, a paisagem até Esquel é maravilhosa, se tiver nevado, então, fica incrível!!! Faço todo ano essa viagem de ônibus, são quase 500 reais de economia em relação ao vôo B.Aires-Bariloche. Se puder te aconselhar, faça o trecho de ônibus, vc vai aproveitar melhor. Boa viagem!!!

Luiz
LuizPermalink

Pessoal, alguém sabe me informar valores de aluguél de roupas para neve em bariloche e indicar alguma loja? Ouvi dizer que no caso das botas, existem algumas que são universais, ou seja, não tem pé direito/esquerdo, é tudo uma coisa só, muito desconfortável.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz! O melhor é comprar botas impermeáveis ainda no Brasil, você fica com elas para sempre, serão úteis em outras ocasiões em que você precise enfrentar chuva ou frio. Compre gorro e luvas, também ficarão com você para sempre. Alugue apenas o casaco se você não tiver um casaco pesado.

Uma loja em que você encontra tudo isso a ótimos preços ainda no Brasil é a Decathlon http://www.decathlon.com.br

Eric Pereira
Eric PereiraPermalink

Como estive la a 5 dias atraz, paguei no aluguel de roupas +ou- 68 pesos para 2 dias algo em torno de 17 reais por dia. Não pensei em comprar por morar em cidade de clima quente e saber que não usarei tão cedo. O indispensável em levar são os óculos de sol. Esse eu senti falta ao pegar sol e junto com o branco da neve. Fica impossível abrir os olhos e até mesmo podendo causar danos a vista

Luiz
LuizPermalink

Valeu Bóia, mas e a calça?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz! Você pode alugar calças impermeáveis ou comprar também na Decathlon. Há sobrecalças para usar por cima do jeans que são baratíssimas.

Lucia Helena
Lucia HelenaPermalink

eduardo moura
Acho que vc está certo, fechou o aeroporto de Esquel. Meu voo estava confirado para 15:00 de hoje pela Andes e foi cancelado . Me pediram para aguardar em casa e ir para o aeroporto as 21:30hs, ponto para a CVC que não me deixou mofar no aeroporto, esperar em casa é sempre melhor. O motivo não me disseram mas, posso concluir. Tomara não cancelarem a viagem! Se alguem estiver necesse voo da Andes ou souber mais sobre Esquel , por favor mande noticias. Obrigada Boia.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucia Helena! A coluna de cinzas está se deslocando para o leste, por isso está prejudicando os aeroportos da região. Isso não se deve a nenhum fato novo; em breve o aeroporto deve reabrir. Tomara que os vôos da CVC não encavalem por causa do ocorrido.

Eric Pereira
Eric PereiraPermalink

Fui a Bariloche!!! Pura sorte mais foi sensacional.Pessoal vou resumir minha aventura e chegada a Bariloche com sorte.

Fechei a viagem em janeiro com a Decolar. Os voos eram RIO-BARILOCHE c/ponte em buenos aires (14/7),BARILOCHE-BUENOS(19/7),BUENOS-RIO(23/7). Nem sonhava com vulcão. Enfim o caos chegou.
Fiquei monitorando meus voos pelo site da aerolineas, vendo mto deles serem cancelados e reprogramados.Dias antes notei que um dos voos foram reprogramados oque partia de BUENOS-RIO ganhou uma ponte em IGUAZU. Até ai tudo bem, porem percebi que não havia informações dos meus voos de Bariloche. Sabendo que ao deixar para hora H, iria ficar na mão no aeroporto. Oque fiz foi, entrar em contato com a Decolar para obter informaçoes. Pouco obtive. Resolvi pedir a reprogramação do meu voo para fazer ponte em Esquel.
Foi árduo! Por conta dos muitos cancelamentos em cima da hora, com a ocupação desses voos com os que foram cancelados. Iniciaram os lances de sorte.
No dia do meu voo(14/7) continuei meus contatos com a decolar o dia inteiro para saber se houve reprogramação, até entao eu teria q ir para o aeroporto e pegar o voo para bariloche com ponte em Buenos. Resolvi ir! Na pior das hipóteses o voo que fora cancelado era para bariloche. aproveitando esse voo para Buenos ja que passaria 5 dias por lá, no pior ficaria 10 dias.Ao chegar no aeroporto sem saber oq aconteceria cmg. Cheguei no Guiche da aerolineas e felizmente o pessoal da Decolar reprogramou meu voo.ficando assim:
RIO-BUENOS-ESQUEL. ESQUEL onibus até BARILOCHE. BARILOCHE ônibus ESQUEL. ESQUEL-BUENOS.BUENOS-IGUAZU-RIO. Cont...

Eric Pereira
Eric PereiraPermalink

Dando continuidade...
Consegui o voo para Esquel partindo de Buenos. Ao chegar em Buenos fiquei assustando com a quantidade de pessoas frente a Aerolineas reclamando dos voos cancelados.
Conheci alguns Brasileiros ainda no aeroporto que não sabiam oq fazer com seus voos cancelados. E tentaram ficar em Buenos porém assim como eu, esqueceram que Buenos está sediando a copa América. Ou seja, vaga em hotéis quase impossíveis. Dai comecei a cruzar os dedos para o meu voo não ser cancelado. Cheguei em Buenos 00h e meu voo para esquel era as 12h foram 12 horas de mta tensão e vendo mta gente triste com os cancelamento.De varias cidades como Ushuaia e até mesmo Esquel voo das 7 da manhã +ou-. Ao chegar o meu, por sorte consegui embarcar.
Chegamos a Esquel e de la tomamos um ônibus com viagem de 4 horas para Bariloche. Nem senti essas horas pq a vista é linda. De deserto até mta neve, com direito a "tempestade" de neve.
Chegando em Bariloche fiquei ainda mais radiante pq na cidade estava nevando muito, oque disseram ser "raro". Tudo Branco, coberto de neve. As pessoas da cidade saiam e curtiam algo visivelmente difícil de acontecer. Passei 5 dias maravilhosos. Tudo está com desconto, as pessoas receptivas com os turistas ofuscar um pouco a crise. Como a cidade está vazia não pegamos filas para nenhum dos programas turísticos. Valeu muito!!!
Continua....

Eric Pereira
Eric PereiraPermalink

Depois de 5 dias sensacionais por la. Hora de começar a cruzar os dedos denovo. Fui para o aeroporto de bariloche para tomar o onibus de esquel e de la para Buenos.
Pegamos o onibus como combinado. Ao chegar em Esquel comecei a ficar tenso. Vi que haviam pessoas do dia anterior. Dos 3 voos da aerolineas do dia anterior apenas 1 decolou com os outros cancelados e as pessoas estavam la pq foram reprogramadas para o dia em que eu embarcaria. Ao Fazer o check in e despejar as malas formos informados que o aeroporto de Esquel estava fechado. Oque cancelaria nosso voo e horas depois fora cancelado.
Começou a correria para então saber oq aconteceria. Caos total. Oque a aerolineas fez. As aeronaves da LAN estavam pousando e com isso encaixou as pessoas do dia anterior nessas vagas que sobraram da LAN,pois existiam vagas preenchidas com os paassageiros da propria LAN. E o "resto do resto" preencheram com os passareiros do meu voo idosos e crianças. Ou seja como eu estava apenas com minha namorada, no minimo teriamos que esperar o dia seguinte para acontecer o mesmo ou então torcer para o voo das 16h não ser cancelado.
No meio desse caos fui até o guiché da aerolineias solicitar ao menos uma ligação para Buenos e pedir para o hotel manter nossa reserva que atrasaríamos. Em meio a esse caos todo e varias vezes pedindo telefonema uma ponta de animo nos tocou quando uma representante da aerolineas pegou nossas passagens e disse q tentaria nos encaixar nesse voo atrasadissimo da LAN.
Depois ela voltou e nos devolveu a passagens dizendo q não dava. Ficamos triste.Enfim ficamos ali agarrados no guiché da Aerolineas conversando com outros brasileiros revoltados. Quando novamente pedimos uma ligação e essa mesma que nos atendeu antes perguntou como eram nossas malas. Eu não entendi nada, mas disse como eram.Ela pegou nossas passagens e por SORTE fundida com MILAGRE apareceram 2 vagas nesse voo da LAN mega preenchido!Putz Sorte é pouco.
Conseguimos embarcar na 1 fileira do voo com destinos a Buenos.... a partir dai curtimos os 5 dias em Buenos sem problemas e sem acreditar no quanto tivemos sorte e no quanto devemos agradecer por tudo ter passado bem conosco.
Muitos estão ficando nos aeroportos sem amparos ja que a própria aerolineas diz ser uma catástrofe natural e não tem como dar cobertura para isso. Então pessoal antes de decolar se informem muito para não chegar na hora e ficar definitivamente na fossa.

Eric Pereira
Eric PereiraPermalink

Ps Esqueci de dizer....em relação a reabertura do aeroporto, não dou um ar de muitas esperanças. As pessoas de Bariloche estão contando com a reabertura dele para outubro. Enfim estão sem previsões nenhuma. O problema tem sido as cinzas que se depositam sobre as pistas e a dificuldade de limpar em meio a neve.Algo assim. Assim como dito acima sobre o voo que pousou em Bariloche, recebemos a mesma informação. Por ter sido um voo que foi obrigado a pousar la por falta de combustível já que o aeroporto de destino Esquel estava fechado. Tendo assim que ser obrigado a pousar la.

Patricia
PatriciaPermalink

LAN

Fiz o primeiro vôo LAN no dia 16/07 quero relatar que o vôo não foi lotado, acho que uns 80% . Volta tambem no dia 22/07 não estava lotado. Viagem tranquila de Esquel para Bariloche. Sairam uns 6 onibus, pq chegou um vôo AA. Não vi nenhuma escolta policial, mas passamos e paramos em um posto policial na rodovia. Entraram e perguntaram as nacionalidades, só! Havia nevado e os policiais avisaram ao motorista para ter mais atenção. Lindo, lindo, tudo branquinho.As casinhas com janeloes , base de pedra , estrutura de madeira e telhado de metal!!! Estranho ne?? Mas acho que é para a neve escorregar mesmo.

Adelaide
AdelaidePermalink

Olá, cheguei ontem de Bariloche voando Andes.Embarcamos dia 16 de julho. O voo estava marcado para as 16:00 hrs mas o voo saiu às 17:30 hrs.Com 3 horas de voo o piloto falou que ia descer em Buenos Aires porque tinha havido uma nevasca e Esquel esta fechado. Depois ouvimos uma aeromoça do voo dizer para a outra que como Esquel fecha às 22:00 horas não ia dar tempo de descer lá. Contando que o atraso foi deles porque sequer tinham um serviço automatizado para fazer check in e estavam preenchendo as passagens a mão.Então como em Buenos Aires ninguem esperava por esse voo , não havia ninguem da policia federal e nem ninguem para retirar as malas do avião.Ou seja 2 horas e meia para conseguir ir para um hotel. No dia seguinte as 7 da manhã voltamos para Ezeiza para continuar o voo para Esquel.Depois dos atrasos conseguimos pousar. O aeroporto é um ovo não cabe ninguem lá dentro e voce fica do lado de fora passando um frio enfernal.Aí levou 1hora e dez minutos para os guias da CVC colocarem a gente num onibus da prefeitura para Bariloche.O onibus era velho e imundo. O banheiro era um nojo nem dava para usar.Não tinha nada para comprar para comer em Esquel e o serviço de bordo da Andes em cinco horas é 1 club social , 1 barra de cereal e 1 alfajor pequeno. Agua e refrigerante e só.Quem estiver com crianças aconselho a levar algum lanche porque o lanche que é dado no onibus da prefeitura vem congelado , é ruim e tem mais 1 garrafa de agua. São quatro horas de viagem até Bariloche.O hotel que nós ficamos o Bella Vista que pertence à CVC, não tem frigobar , no quarto que nos deram a porta do banheiro não fechava , o vaso sanitário estava solto e vazava agua pelo banheiro todo e a TV não pegava. Depois de alguns gritos na portaria mudaram a gente de quarto. Este mais ou menos usável. Alguns passageiros foram para um hotel que estava sendo reformado com cheiro de tinta , pedreiros por todo o hotel areia nas escadas e péssimo café da manhã.Os guias são uns pobres coitados que tentam acalmar as pessoas em meio a varias reclamações.Os passeios deram certo porque tinha muita neve nos cerros . As meninas foram no Otto , Catedral , Piedras Blancas e deu para esquiar. A noite há um show de tango muito bom, quem comprou La Cueva não pode ir porque não havia motos para subir.Pela CVC La Cueva fica em 440,00 reais.Na quinta feira choveu a madrugada toda e o dia inteiro e alguns passeios foram cancelados. Não há quase ninguem na cidade, as cinzas são poucas e quando voltamos ontem as montanhas já estavam verdes porque a neve derreteu toda com a chuva e não nevou mais.As lojas de chocolate que são várias estão abertas. As lojas de marcas como Puma Adidas Nike estão abertas mas fecham no periodo de 1 às 4 da tarde para a sesta.Há bons preços para os tenis, na Lacoste os preços são altos,e uma polo está a 67 dólares no Aeroporto de Guarulhos enquanto que lá sai a 147 reais.Para comer carne há o Dom Molina muito bom e outro com variedades que é o Familia Weiss.Para voltar foi outra maratona. Saimos do hotel à 1:30 da manha do sabado, fomos fazer o check in no aeroporto de Bariloche onde as malas foram despachadas depois ficamos aguardando no aeroporto até às 5 da manha pelos onibus da prefeitura para ir até Esquel que vou lacrado e escoltado até lá pela policia porque segundo eles nós eramos ilegais porque já tinhamos passado pela imigração em Bariloche e não podiamos circular pelo país. Depois de 4 horas e meia na madrugada e na chuva chegamos em Esquel e ficamos trancados dentro do onibus até quase a hora de embarcar às 11 horas porque o onibus estava lacrado.Aí mais 4 horas e meia de avião com aquele mesmo lanchinho. Depois de tudo isso esperando pelas malas na esteira, apenas algumas chegaram. A moça do aeroporto veio avisar que durante o voo o piloto comunicou o aeroporto que mais de 50 malas haviam ficado em Esquel porque não tinha espaço no avião.Ou seja, ninguem nos disse nada e ficamos como trouxas na esteira esperando pelas malas.O saldo de tudo isso: dois dias para ir e dois para voltar, duas horas no aeroporto para fazer a reclamação da mala,depois no telefone para acionar o seguro caso a mala não pareça que é de 1200 dólares que nunca vai pagar o que tenho em duas malas,muita fome e cansaço , todo mundo estressado querendo processar todo mundo. Se soubesse de tudo isso jamais teria ido, não há estrutura para receber as pessoas, os hotéis são péssimos. Os bons estão fechados.Mas se mesmo assim voce quizer arriscar desejo boa sorte. Vá com muita calma e paciencia, essa Andes é péssima e irresponsável.O unico assunto de todos os passeios eram as reclamações e a maratona para reunir provas para processos. Desgastante e triste. Quem for em agosto talvez o aeroporto de Bariloche já esteja aberto e o estress seja menor. Eu e varias outras pessoas vamos continuar procurando por nossas malas e sonhando com uma viagem melhor. Boa sorte para quem está indo.

Naila Soares
Naila SoaresPermalink

Meu Deus...quanto sufoco! Fiquei cansada só de ler. Ainda bem que vc está de volta!

Ev@
Ev@Permalink

Estive em Bariloche no mesmo período que a Adelaide. Também me decepcionei com o hotel (Ayelen) e com o serviço prestado pelos argentinos no aeroporto e na companhia Andes. Eles são muito desorganizados e a demora era tanta que parecia proposital por sermos brasileiros.

Em Guarulhos/São Paulo, a gente enfrenta filas enormes, mas elas andam rápido. Os argentinos precisam se estruturar melhor para receber os turistas e, quem sabe, tomar umas aulas com os brasileiros... (rs)

No entanto, os passeios na neve valeram todo o sacrifício!!