Plantão Vulcão: veja como está a situação (atualizado: 14/7)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cerro Catedral

Está tudo bem parecido com o último apanhado, mas vamos lá.



SITUAÇÃO DE BUENOS AIRES

Buenos Aires: perrengues aéreos esparsos. De vez em quando os aeroportos fecham (e arrastam o de Montevidéu na brincadeira), mas depois de algumas horas reabrem. Conte com a possibilidade de espera no aeroporto ou, eventualmente, precisar voltar para casa e embarcar só no dia seguinte. Mas a cidade não sofreu com as cinzas, e quem chega aproveita o frio, a gastronomia, o tango e as compras como sempre.

SITUAÇÃO DE BARILOCHE

Bariloche: aeroporto tecnicamente aberto, mas sem vôos. Desde o dia 6 o aeroporto foi declarado apto a receber vôos, mas as companhias aéreas ainda não se animaram a .usar. A Lan continua sem vôos para Bariloche. A Aerolíneas está fazendo a rota via Esquel pelo menos até o dia 14. No site da Aerolíneas, os vôos diretos a Bariloche estão cancelados até 31 de julho.

Bariloche via Esquel com Aerolíneas até pelo menos o dia 14 de julho 31 de julho. A Aerolíneas, e só a Aerolíneas, está fazendo a rota a Bariloche via Esquel, que fica a 300 km ao sul da cidade. A última perna do trajeto é feita de ônibus e leva pelo menos quatro horas. Se você tem vôo marcado para  Bariloche com a Aerolíneas, entre em contato para remarcar o seu bilhete. Se não conseguir contato por 0300, vá até a loja mais próxima (é a recomendação de leitores que já passaram por isso).

Bariloche com Lan. A Lan não voa a Esquel, e portanto esta rota alternativa não é oferecida a seus passageiros. Para checar o status do seu vôo e fazer remarcações, use o link desta página.

Bariloche pela CVC por vôos fretados com a Andes. Pessoal, não adianta perguntar pra gente aqui. Se a CVC está dizendo que leva você a partir do dia 16 a Bariloche com uma companhia chamada Andes, não há por que duvidar. Na primeira quinzena de julho as grandes operadoras cancelaram os pacotes; caso cancelem os da segunda quinzena entrarão em contato primeiro com vocês; nós aqui só saberemos depois de vocês nos informarem.

Bariloche com a CVC: vôos com a Andes confirmados (via Esquel), vôos com a TAM cancelados. Quem relata são os nossos leitores: a CVC está entrando em contato com seus clientes para confirmar os embarques dos pacotes que envolvem vôos fretados com a Andes e cancelar pacotes que envolvem vôos fretados com a TAM. Os vôos da Andes serão operados via Esquel, com o último trecho de ônibus.

Bariloche de ônibus. A viagem desde Buenos Aires leva entre 21 e 25 horas e pode ser comprada nos sites da Via Bariloche e da Andesmar. Há grande disponibilidade de hotéis, inclusive em oferta, em sites como Hoteis.com.

De Puerto Varas a Bariloche: por enquanto, só de barco. O Paso Cardenal Samoré, que fica perto de Villa La Angostura e serve para a ligação rodoviária entre Bariloche e Puerto Varas/Puerto Montt, continua fechado; haverá uma nova reunião para avaliar sua abertura depois de 20 de julho. Já o Cruce de Lagos está funcionando e é a única maneira de ir de Puerto Montt/Puerto Varas a Bariloche; há depoimentos de leitores que fizeram a travessia recentemente. Tenha em mente que nesta época do ano o Cruce requer um pernoite em Peulla, no meio do caminho.

NOVIDADE (12/7): Bariloche e Villa La Angostura pressionam para que a fronteira reabra o quanto antes.

Passeios em Bariloche. Com exceção do bosque de Arrayanes, que continua fechado (por estar na região de Villa La Angostura), os passeios tradicionais de Bariloche estão funcionando. Apenas os que dependem de neve ainda não começaram a operar, não por culpa das cinzas, mas por falta de neve. Esperam-se nevascas para os próximos dias; anunciaremos novidades assim que soubermos.

Neve em Bariloche. É a grande novidade da noite do dia 13. Começou a nevar e a cidade está entusiasmada com a possibilidade de abertura da estação do Cerro Catedral e do Piedras Blancas (esquibunda).

Cerro Catedral em Bariloche: aberto apenas para visitar, não para esquiar. Ainda não há neve suficiente para esquiar em Cerro Catedral (a estação de esqui mais próxima do centro de Bariloche), mas caçadores de neve já podem brincar e usar os meios de elevação entre 9h30 e 16h30 (a não ser nos momentos em que os meios ficam interditados pelas condições do vento). Acompanhe as notícias pelo Facebook do Cerro Catedral.

Piedras Blancas (esquibunda) em Bariloche: ainda não abriu. Ainda falta um pouco de neve para abrir o parque de diversões na neve, que funciona no Cerro Otto, pertinho do centro de Bariloche. Acompanhe as notícias pelo Facebook do Piedras Blancas.

SITUAÇÃO DE CHAPELCO & SAN MARTÍN DE LOS ANDES

Aeroporto de Chapelco: continua fechado. E não sai nenhuma notícia sobre sua abertura. A Aerolíneas não oferece o traslado de Esquel até San Martín de los Andes. Para você entender a geografia: Esquel fica ao sul de Barioche, e San Martín fica ao norte. Depois de chegar a Bariloche você teria que tratar um ônibus por conta própria (tente na Via Bariloche), numa nova viagem de 3 horas.

Estação de Chapelco: aberta, mas as pistas estão fechadas por falta de neve. A estação de esqui de Chapelco, em San Martín de los Andes, abriu no sábado, dia 2, mas logo precisou fechar as pistas por falta de neve. Acompanhe a situação no site de Chapelco.

San Martín de los Andes: pouco afetada pelas cinzas. Em comparação a Villa La Angostura e mesmo a Bariloche, a cidade parece ter sofrido bastante menos pela cinza vulcânica do Puyehue.

San Martín de los Andes de ônibus: desde Buenos Aires, leva-se entre 20 e 24 horas (compre na Via Bariloche); de Bariloche são 3 horas, mas há poucos horários diários (uma busca no Plataforma 10 encontra apenas dois horários; compre na Via Bariloche).

SITUAÇÃO DE VILLA LA ANGOSTURA

Continua difícil a vida em La Angostura. O passeio ao bosque de Arrayanes não está sendo oferecido. A maioria dos hotéis e cabañas continua fechada. A estação de esqui de Cerro Bayo ainda não reabriu.

Novidade (12/7): a administração de Cerro Bayo fala em abrir a estação tão logo caia  neve suficiente.

SITUAÇÃO DE USHUAIA

Vôos. Já foram retomados tanto por Aerolíneas quanto por Lan.

Cerro Castor. A estação de Cerro Castor já está aberta. Haverá uma festa oficial dia 16 de julho. Acompanhe notícias pelo Facebook de Cerro Castor.

SITUAÇÃO DE LAS LEÑAS

Estação aberta. Desde o início de julho a estação já está funcionando. Fica a quatro horas e meia de Mendoza de carro e não é viável para visitas, só para estadas de uma semana. Mais informações no site de Las Leñas.

SITUAÇÃO DO CHILE

Chile: todas as estações abertas. Portillo, Valle Nevado, El Colorado, FarellonesChillán e Pucón já estão operando. Os aeroportos de Santiago, Concepción (para Chillán, + 3 horas de ônibus), Temuco (para Pucón, + 1h30 de ônibus) e Puerto Montt têm sido pouco afetados por fechamentos temporários. Leia mais sobre Portillo aqui. Leia sobre passeios a Valle Nevado e Farellones desde Santiago aqui.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


340 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

luciene martins
luciene martinsPermalink

ola rose,
minha viagem e para dia 19 de agosto, sei que ainda falta tempo, porem como vou com minha filha e ela é alergica, asmatica, gostaria de saber se a poeira esta no ar, como estao estas condicões ai???
se puder ajudar,,,muito obrigada,Luciene

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciene! Não tem havido reclamações. O melhor é consultar o médico da sua filha.

luciene martins
luciene martinsPermalink

ola Bóia,obrigada pelo esclarecimento, farei isto mesmo, entrarei em contato com o pediatra dela,
mais uma vez obrigada por estas informacões esclarecedoras
Luciene

rose
rosePermalink

Ola Luciene,
Acredito que não há com oq se preocupar, tambem estou com meus filhos.
Não se sente nenhuma poeira, pelo menos desde que eu cheguei dia 10/07 sempre chove, garoa ou neva, sendo assim o ar nunca fica seco demais.
De qualquer forma acho que a Bóia esta correto ninguem melhor que o medico para te orientar.

Rafael
RafaelPermalink

Galera, por favor, vou colocar minha situaçao bem especifica, e gostaria de opinioes:

Tenho voo pra Buenos Aires 23 de julho agora (a principo tudo ok).
Tenho passagens compradas pela LAN no dia 27 de julho pra Bariloche (BRC) - pelo visto, o aeroporto nao reabre nessa data.

Vi as opcoes de chegada a Bariloche por Neuquén ou Esquel.
Sou marinheiro de primeira viagem.
Minha duvida é se já cancelo na LAN e peco reembolso, e compro aerolineas para um desses dois destinos e ja compro o onibus, ou nao peco reembolso ainda (com chances da LAN operar) e compro de uma vez aerolineas, na data de minha viagem, e fico com as duas e espero a cia se pronunciar.

O que voces acham? Cancelar minha viagem nao vou, eu e minha namorada custamos pra marcar ferias juntos, e estamos empolgados com a viagem.

Obrigado,

Maria
MariaPermalink

Estou estremamente irritada com a CVC!

Minha viagem está marcada para a ultima semana de julho, para Bariloche, e eles nao me passam uma posição!

luciene martins
luciene martinsPermalink

Maria,eles vào te cozinhar ate o ultimo momento pode ter certeza, voce é que tera que tomar a decisao de esperar ou cancelar, eu particularmente optei por esperar, meu voo é pelas aerolineas, porém nao estou disposta a fazer o trecho terrestre, entao se ate uns dois dias antes de minha viagem a aerolineas nào estiver pousando em bariloche prefiro cancelar e fazer outro roteiro com tranquilidade e deixar isto para ano que vem
bem, boa sorte para vc,
Luciene

vera
veraPermalink

minha viagem com a cvc para bariloche dia 17/07 foi confirmada, mas estou insegura em relaçao aos aeroportos.
eles disseram que se o aeroporto de bariloche estiver aberto vamos desembarcar la, caso contario, iremos desembarcar em esquem. Sera mesmo seguro, voar seja para bariloche ou para esquem?

luciene martins
luciene martinsPermalink

vera
qual é sua empresa aérea???
se for tam ou aerolineas a noticia é que até 31 de julho nào farao bariloche e sim esquel, mas talvez se for fretado por outra empresa, quem sabe?
procure verificar
boa sorte

luciene martins
luciene martinsPermalink

desculpe vera, a tam esta cancelando, naoe sta fazendo nem esquel

Rafaela
RafaelaPermalink

Deem uma olhadinha....Neveeee!!!

http://www.bariloche.com.ar/camaras/cerro-catedral.html

Helena
HelenaPermalink

Oi, gente. Nosso voo q era direto para Bariloche foi reprogramado via Aeroparque e Esquel, porém não há nada por escrito que garanta o percurso de ônibus até Bariloche. Vc sabe se há risco de ter q ir por conta própria? Vamos viajar esta madrugada e chegaremos em Esquel às 10:13h.

rose
rosePermalink

A duvida da Helena faz sentido.
Se o voo for pela Aerolineas no aeroporto de São Paulo já nos deram um papel tipo uma carta que garante o trajeto Bariloche via Esquel de onibus, fique tranquila, não há custo algum e é super tranquilo, vc desce do avião e os onibus ja estão esperando!

Pollyana
PollyanaPermalink

Fiquei empolgada com a noticia de que está nevando em Bariloche.
Estarei na cidade no dia 17/07. Alguém saberia me informar se quem pousa em Esquel tem acesso ao freeshop de Bariloche?

Pollyana
PollyanaPermalink

Olá...mto legal o site. Obrigada pelas informações!! Fiquei feliz e empolgada por saber que está nevando em Bariloche. Estarei na cidade no dia 17/07 via Esquel e gostaria de saber se terei acesso ao freeshop de bariloche, visto que em Esquel não tem.

Andrea
AndreaPermalink

Bom dia gente! Bem nesses últimos meses fiquei viajando por este site feito uma louca, com as mesmas dúvidas que todos, estava com a viagem programada para o dia 16/07 tudo certo hotel pago passagens compradas, no meio do caminho como as cinzas não tinham ainda melhorado começei então a procurar um novo destino, talvez chile ... Vale Nevado!!!!seria uma opção começei uma procura inssáciavel por todos os tipos de de informações já tinha descoberto os videos da Vanessa Olivatti ela então começou a dar boas notícias, que já estavam limpando a cidade...que começou a nevar....e assim por diante, comecei a olhar a previsão do tempo todos os dias para Bariloche e a previsão mostrava que começaria a nevar dia 14, 15 e com possibilidades para o dia 16/07...epa! no dia que vou chegar...com neve perfeito....os voos até o dia 15/07 estavam sendo realizados via Esquel, já estava me preparando se não desse certo ir pelos ares iria então via Esquel, fiquel empolgada, não tava saindo exatamente do jeito que tinha programado mas as noticias não eram tão ruins, ontem cheguei a postar que chegaria a Bariloche de qualquer jeito que não abriria mão de ir pra lá......porém hoje pela manhã recebi a nóticia de quem não existem mais voos para Esquel nos proximos digamos 10 dias tudo lotado.....ou seja simplismente cancelaram meu voo, e além de tudo sem a rota alternativa....estou decepcionada.....porque aerolineas não consegui colocar todos em bariloche que compraram passagens aerias????o números de voos para Esquel deveriam ser no mesmo número! Na realidade não é isso que esta acontecendo e infelizamente quem tem passagem para os proxímos dias fique atento pense em um plano B, C e D porque Bariloche mesmo só ano que vem!!!!!!!A todos boas ferias!!!!!!

Andre L.
Andre L.Permalink

Andrea, não é assim tão simples. O aeroporto do Esquel é pequeno, talvez hajam restrições na capacidade do terminal e dos serviços aeroportuários para movimento tão grande. Além disso, o número de cancelamentos de bilhetes para Bariloche foi grande demais, há uma "fila" grande de gente querendo viajar para lá, não apenas por turismo, e por aí vai.

ANELISA
ANELISAPermalink

Estou com uma viagem marcada para Bariloche no dia 23 de julho... voltando dia 31 de julho, um casal e duas crianças. a ida é pela Lan, que ainda nao cancelou, e a volta pela aerolineas que ja cancelou. o que faço??? será que ate a semana que vem vai normalizar? cancelar ou nao? help please....

Wanderson Alves
Wanderson AlvesPermalink

Andrea, se tivesse certo de que devolveriam todo o dinheiro, iria tentar Vale Nevado - Chile que foi a primeira opção do nosso grupo, mas pelo que sei, o hotel não devolve tudo. Tem uma multa. Como meu pacote é para dia 07/08 acho que está muito em cima para remarcar. Este final de semana nosso grupo deverá decidir se vai ou não. Com este novo dado, de que Esquel tem limitações, eu diria que a chance de desistir é muito grande. Não acredito que a AA volte a descer em Bari tão cedo.

vitor
vitorPermalink

nevo muito essa noite olhem só:

http://www.bariloche.org/imagenes/camaras/base_catedral.html
http://www.bariloche.org/imagenes/camaras/catedral.html
http://www.catedralaltapatagonia.com/invierno/partediario.php

acho que a sorte voltou a nosso favor(pelo menos tem neve).E isso ai, pensamento positivo

Luma Faccini
Luma FacciniPermalink

Quem chegou em Bariloche via Esquel pela Aerolineas, voces tiveram que reprogramar o voo ou eles fizeram isso automaticamente?

rose
rosePermalink

Luma,
eu estava com minha viagem pela Aerolineas para o dia 10/07 para Bariloche, até o dia 07 ligava para minha agente e ela falava que ja tinha mandado um email e estava aguardando o retorno da Aerolinea, comecei a me preocupar pois via tel era impossivel falar com a Empresa aeerea, então no dia 08 pela manhã procurei o endereço da aerolineas em São Paulo, e fui diretamente, chegando lá foi super tranquilo, a atendente disse que o passageiro tem que solicitar a troca, efetuei minha troca optando por via Esquel escolhi até os assentos, otimo atendimento, e assim resolvi a novela, acredito que se tivesse ficado esperando não teria conseguido nada.
O endereço de São Paulo é Al Santos se não me engano nº 544 mas é só entrar no site da Aerolineas e procurar pelo endereço da representação.

Lucas
LucasPermalink

Sinceramente, acho que há uma interpretação equivocada em relação aos cancelamentos dos voos da Aerolíneas. Se fizermos uma leitura atenta no informativo disponível no site, veremos que, muito embora haja cancelamentos em alguns voos até o dia 31/07, a maioria dos voos relativos a Bariloche apenas anunciam cancelamentos nos dias 16 e 17 de julho. Os voos cancelados até o dia 31 não se referem a Bariloche.
Ademais, o fato de haver voos especiais para Esquel até 31 de julho, não significa que os voos para Bariloche estariam cancelados até esta data.

Gostaria que a própria Aerolíneas se pronunciasse de forma mais clara, mas essa é a minha interpretação por ora.

Guilherme
GuilhermePermalink

Também entendi desta forma Lucas

Andrea Carvalho
Andrea CarvalhoPermalink

Pois é Lucas, até hotm pensava como vc a 1 dia do meu voo sair a aerolineas o cancelou, gostaria de lembrar que o comprei direto sem operadoras de turismo, sendo que até a noite de ontem meu voo esta confirmado, hoje qudo acordei la estava....cancelado pior ainda não ha voos para Esquel até o dia 26[07....estão todos lotados....ai você pode desmarcar seu bilhete e joga=lo para uma outra data ou então receber a restituição no valor integral do q foi pago...., ou seja, como se o prblema fosse apenas o dinheiro, elas não querem nem saber das sua espectativas, angustias, do choreiro das crianças etc....foi uma gde decepção....pense em um plano B, C ou até mesmo D e boa sorte!!!!

Wanderson Alves
Wanderson AlvesPermalink

Este deve ser o site mais lido atualmente no Brasil. Ninguém sabe 100% das coisas e todos rezam em silêncio para que as coisas se resolvam. Seria no mínimo uma demonstração de respeito se as companhias aéreas se pronunciassem com transparência a respeito da situação, evitando com isto decepções, angústias, cancelamentos desnecessários e acima de tudo mostrando respeito para com o cliente.

Gustavo Mauroy
Gustavo MauroyPermalink

E com relação aos voos fretados da TAM para o dia 16/07 direto para o aeroporto de Bariloche, alguem tem notícias?

Pedro
PedroPermalink

Boa tarde Gustavo.
Ontem tive contato com o Supervisor da CVC no RS, e me garantiu que a TAM ira fazer a partir de 29/07 os voos normais, ou seja, com chegada em Bariloche, pois os airbus da TAM, nao pousam em Esquel.Quanto a 16/07, aqui por Porto alegre, eles estao realocando para dias 29 e 30/07, ou seja, ta um fudevu.

neusa
neusaPermalink

Tenho viagem remarcada para Bariloche para 17/07 pela CVC pela cia Andes,ate agora nao cancelaram, so nao peguei voucher ainda,dizem que sai amanha!!!Vamos ver se conseguimos chegar ate la!!!!! a neve parece que esta chegando!!!

Angela Ovidia
Angela OvidiaPermalink

Eu iria dia 17 pela Calcos, cancelei ontem, estou fazendo 6 dias Santiago com visita a 3 estações de esqui, e ainda tenho uma carta de crédito com a empresa para a América do Sul, fora Brasil. Acho que fiz bom negócio uma vez que a intenção do ano é fazer com que meu garoto, 7 anos, conheça neve. Vou deixar Bari para o ano que vem. Parabéns vocês são os únicos a terem e repassarem informações! Um grande abraço a todos.

Carlos
CarlosPermalink

A LAN está cancelando os vôos de véspera. Cancelou hoje pela manhã os vôos programados para hoje. O meu (Buenos Aires - Bariloche, sábado, 16/07), consta no site como programado, mas já está cancelado. Só soube disto porque liguei. É um desrespeito total. E se eu tivesse embarcado para Buenos Aires??

Geruza
GeruzaPermalink

Alguem ja recebeu os volcher para a viagem da CVC?

daniela
danielaPermalink

Carlos,
A LAN está numa total falta de respeito com seus clientes. Hoje liguei para lá. A resposta que obtive foi: os vôos até dia 16 estão cancelados mas a partir do dia 17 estão normais. Meu vôo é somente dia 30/07, mas por tudo que tenho lido ainda não tem nada certo de abertura do aeroporto para o pouso. Perguntei se eu cancelasse seria reembolsada 100%, já que é uma situação excepcional e a resposta foi que teria que pagar 100 dólares de multa por cada bilhete. Ou seja, eles deixam para cancelar mesmo em cima da hora, para forçar-nos a cancelar antes e pagar a multa. Isso é um absurdo! E ninguém da LAN se manifesta. Eles não levam em consideração que em cima da hora, com crianças e fora do Brasil ( no meu caso estarei em Santiago e de lá para BAriloche) as coisas não se resolvem rapidamente. Enfim, estamos sem opções. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Só nos resta aguardar.

Carlos M Leal
Carlos M LealPermalink

Ufa... Passei minha viagem para o dia 20/08, acho que agora vai.Hotel melhor, mais barato que a viagem de Julho que foi cancelada. a CVC agiu de forma muito séria, vai devolver parte do pacote em crédito no cartão de crédito . Espero que agora de certo
Pra quem foi, desejo muita alegria e diversão

luciene martins
luciene martinsPermalink

oi carlos,minha viagem é para dia 19/08 com a cvc pelas aerolineas,qual é sua cia aérea?
a cvc te deu mais alguma informacão??

tito
titoPermalink

Ola carlos eu e minha familia tbem iremos dia 20/08, acredito que ate la tudo esteja normalizado os aeroportos.

luciene martins
luciene martinsPermalink

Oi carlos,
minha viagem esta marcada para dia 19/08 com a cvc, pelas aerolineas,,qual será sua cia aérea?
te passaram mais alguma informacâo?
obrigada
Luciene

Fernando
FernandoPermalink

O meu voo para Bariloche, agora ESQUEL era prá ser 15 julho, Aerolineas entrou em contato comigo somente hoje véspera da partida 14/julho, e reprogramou para o sábado, 16/julho saindo de Buenos Aires-Aeroparque às 07:40hs.

Hélida
HélidaPermalink

Centenas de voos já tiveram de ser cancelados desde o início de junho por causa da erupção do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, que liberou uma coluna de cinzas que cobriu o centro e sul da Argentina, chegando até a Austrália e o Brasil.

"O que sabemos é que a intensidade da erupção, ou seja, a quantidade de material que emite vem baixando, mas não há maneira de prever quanto tempo isso pode durar ... É de se esperar que dure por alguns dias ou semanas", disse à Reuters Gustavo Villarosa, vulcanólogo do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina.

Nos últimos dias, os principais aeroportos de Buenos Aires operaram apenas de forma intermitente, e vários terminais da Patagônia estão há mais de um mês sem voos.

O tráfego aéreo no Uruguai também foi afetado pelas cinzas, que podem ser abrasivas para alguns componentes dos aviões.

Por causa do forte aumento do turismo nos últimos anos e da Copa América que está sendo disputada na Argentina, o transtorno aéreo causado pelas cinzas já é o maior na história do país, segundo uma fonte da Administração Nacional de Aviação Civil (Anac), que pediu anonimato.

Entre as empresas afetadas estão a Aerolíneas Argentinas, a chilena LAN, as brasileiras TAM e Gol, as australianas Qantas e Virgin e a norte-americana American Airlines.

José Antonio Naranjo, vulcanólogo da Universidade Católica do Chile, explicou que a erupção já está chegando ao fim, mas que é impossível prever o comportamento da cinza, porque ela "é tão fina que não cai."

Carlos Benítez, diretor do centro de alerta de cinzas vulcânicas da Argentina, também disse que o comportamento da nuvem é difícil de prever.

"Uma coisa é a coluna (de cinzas), e para isso sim há uma ótima projeção ... O que não se pode saber é qual se levanta do chão, e qual fica embaixo. Pode haver momentos em que isso não atue, e momentos em que sim."

(Reportagem de Juliana Castilla)
Estadão.com.br/internacional

Alexandre BH
Alexandre BHPermalink

Estou indo para Bariloche no Domingo a noite partindo de BH. Comprei as passagens pelo submarino viagens , ainda bem, pelo menos assim consigo falar, ja remarquei 3 vezes. Em BAS a AEROLÌNEAS vai nos levar ate Esquel. Não tem aeroporto até pelo menos 31 de julho, mas já tem vôo cancelado até final de AGOSTO. O mais estranho é que mantiveram meu vôo de retorno , supostamente, partindo de Bariloche para BAS. Vou ter que perder um dia para ir a loja de Bariloche para remarcar. ATENÇÂO a remarcação NÃO É AUTOMÁTICA, vc tem que pedir. Senão eles cancelam e te devolvem o dinneiro, vc fica com a grana e com frustração.Espero que até domingo dê tudo certo.

Lady
LadyPermalink

Ontem eu liguei para minha agente de viagens da CVC e ela me garantiu que os vôos de pacotes com viagem pela TAM a partir da próxima semana serão transferidos para a operadora Andes. Viajo dia 30/07 com saída do RJ. Mais alguém está na mesma situação? Alguém recebeu a mesma informação que eu recebi?

Lucia
LuciaPermalink

Oi Lady meu vôo é no dia 30/07, pacotes com viagem pela TAM com saída do RJ às 9:30, pela agência China Brasil. Até agora não recebi informações.

Carlos M Leal
Carlos M LealPermalink

Oi Luciene, eu estive hoje na cvc após a confirmação do cancelamento do meu voo para Bari, que seria dia 16/07 com saida de Guarulhos, pela Tam. me ofereceram o ressarcimento em dinheiro do pacote que eu havia comprado ou outra data. eu marquei para o dia 20/08 com saida de Guarulhos, as 16,45 pela tam em avião airbus A320. Com relação à confirmação da viagem ou não, não tem como prever mas eu acho que até dia 20/08, o nosso puyuzinho ja deve estar em sono tranquilo.Segundo informações que obtive, em agosto a neve está melhor que em julho. vamos aguardar

luciene martins
luciene martinsPermalink

Oi Carlos,
muito obrigada pela informacão, tb acredito que em agosto tudo esteja "mais normalizado" e os aviões pousando em Bariloche.
vamos acompanhando as notícias.
obrigada

Emanuel Peclat
Emanuel PeclatPermalink

Meu querido bóia,
SOCORRO!!
Planejei minhas férias do dia 17/7 a 29/7 na Argentina com minha familia(2 adts e 2 teens).
Bariloche, de 17 a 22/7. Comprei passagem aerolineas GIG x AEP x BAR. Estava satisfeito com a opção da Aerolineas via Esquel e nem esquentando com as 4hs adicionais de onibus. Fui ao escritorio da Aerolineas hj no Rio de Janeiro e confirmaram
APENAS meu voo Rio x B's A's. O voo para Esquel está overbooked!! Me deram opção de mudar a data ou cancelar. Opção negada mediante todos os planejamentos e planos que fizemos. Ja tentei 3 opções de empresas de onibus Buenos Aires x Bariloche. A ÚNICA COM 4 ASSENTOS DISPONÍVEIS não consegui finalizar a compra com meu cartão de crédito brasileiro. Estamos pensando em alugar um carro e dirigirmos(somos 2 motoristas) até Bari. Oque vc acha? Quais são as condições da estrada? Existem pousadinhas ao longo do caminho? Qual a distancia? Mediante ja termos pago toda a nossa hospedagem, queremos ir a bariloche nem que seja por 3 dias apenas. Sou fluente em espanhol e onglês e "me virar" na comunicação não é o problema. Algumas sugestões delocadoras de veículos? Empresas de onibus outras?
P.S. A Aerolineas garantiu a devolucao do valor do trecho Buenos Aires x Bariloche.
Por favor Bóia, ME SALVE!!!

Andre L.
Andre L.Permalink

Vamos por partes:

- entre Buenos Aires e Bariloche se vão 1.550km de estrada. O estado de conservação é bom (não há buracos), boa parte do trecho é planíssimo, até chegar nas escarpas da cordilheira. Há várias cidades no caminho, achar hotel não será problemático, mas a viagem tomará umas 15-17 horas de direção + pernoite. É muito, muit puxado fazer isso em um dia só.

- há locadoras internacionais em Buenos Aires como Hertz.

- se vc topa dirigir, pode tentar uma solução para reduzir bastante o trecho rodoviário com um vôo entre Buenos Aires e Comodoro Rivadavia, de onde o trecho a dirigir é de apenas 840km. Mas talvez o tempo esperando conexões e tudo o mais não compense.

- outra alternativa é vc voar para Santiago e fazer a travessia no Cruce dos Lagos.

Emanuel Peclat
Emanuel PeclatPermalink

Querido Andre,
Obrigado por seu apoio e resposta. Em meio a tanta confusão e stress em aeroportos, meu companheiro e as crianças decidimos alugar mesmo um carro e encarar a estrada. Ja temos um chalé em Bari alugado e pago até sexta- 22/7 e vamos nem que seja pra aproveitar 3 dias la. Depois voltamos pra BA's para mais 7 dias! Vamos pra Bari de carro no domingo dia 17 saindo de aeroparque umas 17hs, paramos a meia noite pra descansar em alguma cidade e retomamos a estrada rumo a Bari as 5 da manha de segunda, esperando chegar la ate umas 18hs(vc acha possivel esse tempo?). Estamos encarando isso como uma aventura em familia e esperamos ir parando na estrada e tirando fotos das paisagens que se descortinam. Teremis 3 full days em Bari e isso já nos alegrará. Só acho q a situação de aeroportos na Argentina pode ser mais cansativa e estressante do que dirigir 20hs. A estrada é segura? Tranquila? Tem postos de combustivel, paradas pra comer, etc, ou tem trechos de mais de 4hs deserticos?
Agradeço teu apoio e continuo contando com sua ajuda!!
Manu Peclat.
www.cariocawayoflife.blogspot.com

Gustavo
GustavoPermalink

Pessoal,

Quem tem passagem pela Lan saiu uma boa noticia no site deles. Eles irão operar via Esquel do dia 16 ate 31 de julho. segue o link.

http://www.lan.com/es_ar/sitio_personas/noticias/noticias/operacion-especial-a-bariloche-via-esquel-con-traslado-terrestre

Abraço a todos.

jaqueline
jaquelinePermalink

nossa que noticia boa!!!

katia
katiaPermalink

Gente, estou indo dia 16 para Bariloche pela CVC e depois de muita espera e falta de informacoes, consegui pegar os vouchers hoje a noite. Agora e esperar que tudo de certo.

Ana
AnaPermalink

Gustavo, que excelente noticia ! Obrigada!....Eu estava tentando mudar minha passagem, de LAN para AA, e não conseguia.. nem pagando multa. Ia ter que viajar 22 horas de ônibus (Bariloche/BA). Finalmente minhas ferias estão salvas !!!

Paula
PaulaPermalink

Estou com uma viagem para Bariloche no dia 21/07, mas estou preocupada, e meus familiares, que vao comigo tambem, pois a CVC esta embromando o maximo que pode dizendo que a situação ja esta otima, mas não é o que vejo pela internet, quero saber se em Bariloche mesmo, no periodo que irei chegar verei neve? E se é verdade que teremos de fazer um trajeto de onibus, para chegar em Bariloche?

Andre L.
Andre L.Permalink

Com ou sem neve, não dá pra garantir a presença de neve. Quanto aos aeroportos, o desvio de vôos para Esquel implica em um traslado de 4 a 5 horas em ônibus.

Eduardo
EduardoPermalink

Após quase 40 dias de angústia, ontem finalmente resolvi mudar meu destino de viagem. Ia a Villa la Angostura, e queria relatar a experiência com a pousada e também com a Lan.
A pousada (Hostería Antuquelén) me respondeu um e-mail com um relato que considerei franco sobre a situação. A pousada reabriu esta semana, após mais de um mês de trabalho removendo as cinzas. A piscina, segundo eles, ainda deve levar algum tempo para ser recomposta.
Sobre a cidade, informam que segue um trabalho permanente de limpeza e os principais locais de trânsito para os turistas estão sendo liberados das cinzas. Contudo, ainda vai levar um bom tempo para a cidade voltar a ser como antes.
Por fim, ofereceram-me a opção de manter um crédito de 4 diárias para ser usado até o fim de 2012 (eu havia pago adiantamento de 50% sobre 7 diárias). Para mim, a proposta foi satisfatória, ainda mais que veio por iniciativa deles (eu havia apenas perguntado como estava a situação).
Bom, em função disso, resolvi remarcar meus voos Bs As - Bariloche para Mendoza. No site da Lan, não foi possível (dava erro). Por telefone, idem. O atendente me informou que, como eu teria direito a devolução da diferença, eu teria que me dirigir a uma loja da Lan. Sorte que há uma perto do meu trabalho, aqui no Rio de Janeiro, mas e quem mora em cidades onde não há nehuma?
Fui à loja da Lan achando que voltaria com um cheque na mão (ou pelo menos um recibo de estorno no cartão de crédito), mas saí com um voucher. Posso usá-lo para pagar excesso de bagagem. Ou para comprar uma passagem da Lan (da Tam não). Mas só se eu comprar na loja, porque não serve para compra por internet nem telefone. O voucher vale um ano, depois vira pó. Ah, a cereja no bolo: posso pedir o reembolso, basta pagar a multa de cancelamento. Enfim, decepção pura.
Reclamei do fato de a Lan deixar seus clientes na mão, cancelando os voos apenas na véspera. Em vão. A atendente preferiu discordar de mim. Disse que, na opinião dela, a Lan estava sendo até bondosa com os clientes, porque a empresa não tinha obrigação de oferecer nada aos passageiros por causa de eventos climáticos. Enfim, a Lan acha que está nos fazendo um favor. Vai entender.

Dulce
DulcePermalink

Emanuel e demais colegas que não conseguiram voos via Esquel, vocês ja tentaram atraves de alguma agencia? Eu tinha tb vôo Galeão- BAires dia 17/7 e no dia 18/7 BAires- Bariloche .Bom,mudaram o número do vôo 2 vezes, ainda com desembarque em Bariloche e uma 3a mudanca ontem com desembarque em Esquel, e a cada mudanca a minha agente de viagens me comunicava. E compramos apenas as passagens com ela, para 6 passageiros.Gostei muito do atendimento. E o da agencia da Aerolineas, no centro do Rio, achei péssimo! No inicio da crise cheguei a ir la mas nem espetei, tava uma bagunca e nem senha davam...Boa sorte a todos!

Ana
AnaPermalink

Paula, Andre, nesta madrugada já houve nevada. Portanto, no dia 21/7, que voce, Paula, refere em sua mensagem, haverá neve sem dúvida.
O nosso único problema é o meio de transporte para esse "fim de mundo" que é a Patagonia. Não dá pra viajar 22 horas de ônibus desde Buenos Aires, nem tampouco alugar carro e dirigir até lá... muito cansativo. Precisamos de ter certeza quanto aos vôos que marcamos e já nos comprometemos ao pagamento. Está parecendo que as coisas estão melhorando, graças a "pressão" dos próprios turistas, ou seja, graças a NÓS, que estamos aqui nos unindo, ajudando mutuamente com informações e dicas.

Viviane
VivianePermalink

Estou com minhas féria programadas para San Martim de Los Andes desde o ano passado para o dia 6/08 estou preocupada pois vou por conta propria e já está tudo pago pela RCI , pelo que sei não existe reembolso do hotel, e a falta de noticías e informações sobre os voos estão me deixando nervosa, viajo pela Aerolineas,sei que o aeroporto esta fechado mas nos cancelamentos e remarcações não aparece nenhum voo para Chapelco, então não sei se estão sendo cancelados ou operando,na Aerolineas me informaram que voltaria a operar hoje ,mas não se tem nenhuma posição comcreta, alguem sabe de algo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Viviane! Como você pode ler no post, que está atualizado, não há mesmo previsão para o recomeço das operações no aeroporto de Chapelco, infelizmente.

fabio
fabioPermalink

estava no voo do dia 16/07 na aerolineas para bariloche e pretendia manter, mesmo sabendo que teria que fazer conexão em buenos aires e o trecho esquel-bariloche de onibus.estavamos em um grupo de 11 pessoas e hoje a aerolineas informou que só haveria lugar para 9 pessoas, sendo 5 no voo das 2:25 e 4 no voo das 7:00h. ABSURDO. o pior é que a volta programada para o dia 23 não há como confirmar, somente no dia anterior é que poderíamos saber quando daria para voltar, assim é demais. um dia antes da viagem tivemos que cancelar tudo e por sorte conseguimos comprar passagens para santiago pela Lan (a preço de ouro), mas amanhã embarcamos para lá e vamos esquiar em La parva, el colorado e valle nevado. tentamos de tudo (já haviamos remarcado a passagem do dia 09 para o dia16) mas realmente não dá para confiar na aerolineas, recomendo a todos que pensem com cuidado, pois não se sabe quando será possível voltar (sendo informações da propria aerolineas)

MAYANA
MAYANAPermalink

Nao sei o que faço, em quem acredito, só sei queto numa ansiedade só...minha viagem é daqui a 1 dia..dia 16 de sp para buenos aires...e dia 17 de buenos aires para bariloche...e gostaria de saber se algum ja sabe como vai ficar a situação? Se realmente o aeroporto de bari ainda nao abriu? Se a lan realmente vai operar via esquel, depois la tera onibus do governo esperando pelos passageiros para transportar para bariloche? COmo sera feito esse transporte via lan, pois ja tenho bilhete marcado para o dia 17? To preocupadissima, ansiosa, estressada...se arrependimento matasse eu nao teria marcado essa viagem pra julho...e esse vulcao que nao se decide como fica...ai ai ai me ajudem...please

Adriano
AdrianoPermalink

Estou em Bariloche esqueçam o aeroporto em julho. Voltou sabado via Esquel. Nevou bastante hj no Catedral.

TANIA GAIGHER
TANIA GAIGHERPermalink

decepcao total

uma viagem tao planejada por mim e meus amigos um total de
17 pessoas, saimos de vitoria-ES, com destino a BARI, sabiamos que nosso voo ja tinha sido trocado para ESQUEL, quando chegamos aqui em ezeiza mandaram para aeroparque, aqui chegando
disseram que nosso voo foi cancelado, e que nao teria vaga em outro voo, e se por ventura conseguissemos embarcar, nao teria voo de volta, gente o que a aerolineas esta fazendo aqui e desumano, so aqui com a gente tem + 19 pessoas

Georgia
GeorgiaPermalink

Tania, tb sou de Vitoria, por favor continue informando o que está ocorrendo... para que se necessário eu desmarque a viagem.

Raimundo Pimentel
Raimundo PimentelPermalink

SrAdriano, nos relate com detalhes a situação ai o mais breve possivel, nos minnnnimos detalhes. obrigado

Georgia
GeorgiaPermalink

Adriano, por favor nos diga mais sobre a situação aí na cidade.
Obrigada...

Thiago
ThiagoPermalink

Pessoal,

Meu vôo é o AR 1684 no dia 25/07 e não está na listagem passada pela AA de vôos cancelados ou reprogramados. Alguem possui alguma informação quanto aos vôos que não se encontram na listagem divulgada pela AA??

Valeu, boa sorte a todos

Renata Carvalho
Renata CarvalhoPermalink

Pessoal,
A LAN começou a operar via Esquel, qual a garantia que teremos ônibus até Bariloche.
Este aeroporto tem capacidade para receber tantos turistas?
A Lan deu algum comunicado oficial.
Viajo dia 23 /07 com um grupo de amigas e filhos e ainda não sabemos se vale a pena.

A Bóia
A BóiaPermalink

Este post está desatualizado e fechado para comentários.

Veja informações atualizadas aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/bariloche-via-esquel-confusao-na-aerolineas-novidade-na-lan/