Plantão Vulcão: veja como está a situação (atualizado: 14/7)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cerro Catedral

Está tudo bem parecido com o último apanhado, mas vamos lá.



SITUAÇÃO DE BUENOS AIRES

Buenos Aires: perrengues aéreos esparsos. De vez em quando os aeroportos fecham (e arrastam o de Montevidéu na brincadeira), mas depois de algumas horas reabrem. Conte com a possibilidade de espera no aeroporto ou, eventualmente, precisar voltar para casa e embarcar só no dia seguinte. Mas a cidade não sofreu com as cinzas, e quem chega aproveita o frio, a gastronomia, o tango e as compras como sempre.

SITUAÇÃO DE BARILOCHE

Bariloche: aeroporto tecnicamente aberto, mas sem vôos. Desde o dia 6 o aeroporto foi declarado apto a receber vôos, mas as companhias aéreas ainda não se animaram a .usar. A Lan continua sem vôos para Bariloche. A Aerolíneas está fazendo a rota via Esquel pelo menos até o dia 14. No site da Aerolíneas, os vôos diretos a Bariloche estão cancelados até 31 de julho.

Bariloche via Esquel com Aerolíneas até pelo menos o dia 14 de julho 31 de julho. A Aerolíneas, e só a Aerolíneas, está fazendo a rota a Bariloche via Esquel, que fica a 300 km ao sul da cidade. A última perna do trajeto é feita de ônibus e leva pelo menos quatro horas. Se você tem vôo marcado para  Bariloche com a Aerolíneas, entre em contato para remarcar o seu bilhete. Se não conseguir contato por 0300, vá até a loja mais próxima (é a recomendação de leitores que já passaram por isso).

Bariloche com Lan. A Lan não voa a Esquel, e portanto esta rota alternativa não é oferecida a seus passageiros. Para checar o status do seu vôo e fazer remarcações, use o link desta página.

Bariloche pela CVC por vôos fretados com a Andes. Pessoal, não adianta perguntar pra gente aqui. Se a CVC está dizendo que leva você a partir do dia 16 a Bariloche com uma companhia chamada Andes, não há por que duvidar. Na primeira quinzena de julho as grandes operadoras cancelaram os pacotes; caso cancelem os da segunda quinzena entrarão em contato primeiro com vocês; nós aqui só saberemos depois de vocês nos informarem.

Bariloche com a CVC: vôos com a Andes confirmados (via Esquel), vôos com a TAM cancelados. Quem relata são os nossos leitores: a CVC está entrando em contato com seus clientes para confirmar os embarques dos pacotes que envolvem vôos fretados com a Andes e cancelar pacotes que envolvem vôos fretados com a TAM. Os vôos da Andes serão operados via Esquel, com o último trecho de ônibus.

Bariloche de ônibus. A viagem desde Buenos Aires leva entre 21 e 25 horas e pode ser comprada nos sites da Via Bariloche e da Andesmar. Há grande disponibilidade de hotéis, inclusive em oferta, em sites como Hoteis.com.

De Puerto Varas a Bariloche: por enquanto, só de barco. O Paso Cardenal Samoré, que fica perto de Villa La Angostura e serve para a ligação rodoviária entre Bariloche e Puerto Varas/Puerto Montt, continua fechado; haverá uma nova reunião para avaliar sua abertura depois de 20 de julho. Já o Cruce de Lagos está funcionando e é a única maneira de ir de Puerto Montt/Puerto Varas a Bariloche; há depoimentos de leitores que fizeram a travessia recentemente. Tenha em mente que nesta época do ano o Cruce requer um pernoite em Peulla, no meio do caminho.

NOVIDADE (12/7): Bariloche e Villa La Angostura pressionam para que a fronteira reabra o quanto antes.

Passeios em Bariloche. Com exceção do bosque de Arrayanes, que continua fechado (por estar na região de Villa La Angostura), os passeios tradicionais de Bariloche estão funcionando. Apenas os que dependem de neve ainda não começaram a operar, não por culpa das cinzas, mas por falta de neve. Esperam-se nevascas para os próximos dias; anunciaremos novidades assim que soubermos.

Neve em Bariloche. É a grande novidade da noite do dia 13. Começou a nevar e a cidade está entusiasmada com a possibilidade de abertura da estação do Cerro Catedral e do Piedras Blancas (esquibunda).

Cerro Catedral em Bariloche: aberto apenas para visitar, não para esquiar. Ainda não há neve suficiente para esquiar em Cerro Catedral (a estação de esqui mais próxima do centro de Bariloche), mas caçadores de neve já podem brincar e usar os meios de elevação entre 9h30 e 16h30 (a não ser nos momentos em que os meios ficam interditados pelas condições do vento). Acompanhe as notícias pelo Facebook do Cerro Catedral.

Piedras Blancas (esquibunda) em Bariloche: ainda não abriu. Ainda falta um pouco de neve para abrir o parque de diversões na neve, que funciona no Cerro Otto, pertinho do centro de Bariloche. Acompanhe as notícias pelo Facebook do Piedras Blancas.

SITUAÇÃO DE CHAPELCO & SAN MARTÍN DE LOS ANDES

Aeroporto de Chapelco: continua fechado. E não sai nenhuma notícia sobre sua abertura. A Aerolíneas não oferece o traslado de Esquel até San Martín de los Andes. Para você entender a geografia: Esquel fica ao sul de Barioche, e San Martín fica ao norte. Depois de chegar a Bariloche você teria que tratar um ônibus por conta própria (tente na Via Bariloche), numa nova viagem de 3 horas.

Estação de Chapelco: aberta, mas as pistas estão fechadas por falta de neve. A estação de esqui de Chapelco, em San Martín de los Andes, abriu no sábado, dia 2, mas logo precisou fechar as pistas por falta de neve. Acompanhe a situação no site de Chapelco.

San Martín de los Andes: pouco afetada pelas cinzas. Em comparação a Villa La Angostura e mesmo a Bariloche, a cidade parece ter sofrido bastante menos pela cinza vulcânica do Puyehue.

San Martín de los Andes de ônibus: desde Buenos Aires, leva-se entre 20 e 24 horas (compre na Via Bariloche); de Bariloche são 3 horas, mas há poucos horários diários (uma busca no Plataforma 10 encontra apenas dois horários; compre na Via Bariloche).

SITUAÇÃO DE VILLA LA ANGOSTURA

Continua difícil a vida em La Angostura. O passeio ao bosque de Arrayanes não está sendo oferecido. A maioria dos hotéis e cabañas continua fechada. A estação de esqui de Cerro Bayo ainda não reabriu.

Novidade (12/7): a administração de Cerro Bayo fala em abrir a estação tão logo caia  neve suficiente.

SITUAÇÃO DE USHUAIA

Vôos. Já foram retomados tanto por Aerolíneas quanto por Lan.

Cerro Castor. A estação de Cerro Castor já está aberta. Haverá uma festa oficial dia 16 de julho. Acompanhe notícias pelo Facebook de Cerro Castor.

SITUAÇÃO DE LAS LEÑAS

Estação aberta. Desde o início de julho a estação já está funcionando. Fica a quatro horas e meia de Mendoza de carro e não é viável para visitas, só para estadas de uma semana. Mais informações no site de Las Leñas.

SITUAÇÃO DO CHILE

Chile: todas as estações abertas. Portillo, Valle Nevado, El Colorado, FarellonesChillán e Pucón já estão operando. Os aeroportos de Santiago, Concepción (para Chillán, + 3 horas de ônibus), Temuco (para Pucón, + 1h30 de ônibus) e Puerto Montt têm sido pouco afetados por fechamentos temporários. Leia mais sobre Portillo aqui. Leia sobre passeios a Valle Nevado e Farellones desde Santiago aqui.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


340 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

val
valPermalink

belo resumão...boa sorte a todos!

claudia
claudiaPermalink

Só nos resta aguardar... Mas não desistiremos da neve, isso nunca!!! Nesta segunda tudo melhorará....

Leonardo
LeonardoPermalink

Primeiramente, parabens por reunir aqui tantas informações úteis para todos que estão aflitos com os voos!

Alguem já tentou remarcar ou cancelar as passagens buenos aires - bariloche pela Lan? Que tipo de condições eles estão dando Reembolso? Prazo de remarcação? abs

Roberta
RobertaPermalink

Leonardo, tirei meus bilhetes pela AMERICANAS.COM e quase infartei quando tive que remarcar minha viagem. eles queriam me cobrar uma multa de 540 dólares por trecho, briguei muito, procurei orientação no procon e com um advogado e no final consegui mudar a data sem nenhum ônus. Lute por seus direitos!!! Boa sorte!

Jaidir
JaidirPermalink

Leonardo, meu bilhete com a Lan BsAs/Bari, era para dia 12 de julho e remarquei sem problemas para o dia 11 de agosto no site da Lan. Valeu, boa sorte

Leonardo
LeonardoPermalink

Obrigado pela informação, Roberta. Eu comprei diretamente no site deles. Você poderia me dizer se fez a remarcação antes ou depois do voo original? Precisou que o voo tenha sido cancelado para vc fazer a troca ou conseguiu fazer com antecedência, já prevendo que não haveria condições para o voo? E, na hora das opções de troca de data, eles te deram qual opção máxima de prazo de troca? Voos até 6 meses depois? 1 ano depois?

Agradeço desde já pelas informações.

Abraços!

Bárbara
BárbaraPermalink

Boa tarde!
Iremos para Santiago no final de Julho e queremos conhecer as estações de esqui, apenas conhecer, não esquiaremos. Ainda assim se faz necessário alugarmos roupas de ski? Ou precisaremos alugar por causa do frio?
Obrigada,
Bárbara.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bárbara! Se você quiser pisar na neve, vai precisar de botas impermeáveis. Se não tiver, alugue. Leve de casa também luvas e gorro.

Lali
LaliPermalink

Olá, estou com o hotel reservado e metade pago em Villa la Angostura. É uma cabana, chamada Guardiannes del Bayo. No e-mail que recebi, consta que eles não tem política de cancelamento. Na hora que reservei não poderia imaginar que algo pudesse impedir a viagem. Agora, tento falar com eles por e-mail e não recebo retorno. Acredito que não será bacana ficar hospedada por lá, mesmo que eu consiga viajar, em 12 de agosto, pois a cidade foi muito prejudicada. Gostaria de ficar em Bariloche, porém não queria perder a metade das diárias que paguei... Efetuei o pagamento por western Union. Será que tem alguma lei que me proteja, nestes casos? Estou totalmente perdida...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lali! Infelizmente no seu caso não há outra alternativa senão tentar contato com o hotel.

Lali
LaliPermalink

Acabei de falar com o dono (não deu para compreender tudo, mas para ter uma idéia), e ele tentou me convencer de que estava tudo bem por lá. A cabana está em perfeito estado, com todos os serviços prestados, o Cerro Bayo deve abrir quarta-feira, e a cidade está cada dia mais satisfatória, segundo sua opinião. Ah, e a Aerolíneas já está voando por esquel. Como posso questioná-lo? De quais informações vcs dispõem? Isso que ele diz é verdade?
Tenho motivos reais para pedir o reembolso? O que vcs fariam no meu lugar? Como arumentariam? É que eu dependo inteiramente da boa vontade deles, já que não há lei que me proteja...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lali! Em outro post houve o depoimento de uma leitora dando conta que o seu hotel estava devolvendo o dinheiro dizendo que não tinha condições de atender.

A Vanessa Olivatti, que mora em Bariloche e posta vídeos sobre a situação da região no YouTube, andou por La Angostura no começo do mês e achou a cidade bem mais ajeitada do que esperava.

http://www.youtube.com/watch?v=7Qws4Yolr9Y

http://www.youtube.com/watch?v=Cspq6OtvcRA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=LS8jzqyE7Wc&feature=related

Esta é a melhor fonte de notícias sobre o lugar:

http://www.laangosturadigital.com.ar/v3.1/home/index.php

Faz uma semana que não aparecem notícias sobre a possível abertura de Cerro Bayo. O Facebook da estação não é muito interativo:

http://www.facebook.com/pages/Cerro-Bayo/116836110582

Lali
LaliPermalink

Eu li este post. Só que foi em junho, se não me engano. Penso que a situação deve estar melhor agora, e poderá estar ainda melhor em agosto... Ao menos o dono do hotel argumentou isso...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lali! Realmente em um mês, se o vulcão não aprontar novas travessuras, a situação deverá estar bem melhor.

Patricia B.
Patricia B.Permalink

Oi Lali,

Fui eu que fiz o post sobre o hotel em Villa la Angostura, chamado Altos de Antilhue. Recebi o email do dono em 22/06, cancelando nossa reserva por entenderem que nao tinham condicoes de nos receber. Segue trecho do email:
"A 22 días del inicio de la actividad volcánica, que aun no ha cesado y ante la imposibilidad de remover completamente todo este material que dificulta el normal tránsito en la localidad en general y en el predio de nuestro apart en particular, es que tomamos la decisión de avisarles para que tomen la mejor decisión que convenga a vuestros intereses . A esto se suman problemas en los servicios públicos: electricidad, agua, ... con frecuentes cortes, lo que torna muy incierto el panorama para el próximo mes de Julio. Por este motivo y con la suficiente anticipación, es que te lo comunicamos para que puedan reubicarse o cambiar de destino, quedando a vuestra disposición a partir de este momento los valores depositados por uds. o dejarlo como seña para una futura estadía.
De cesar la actividad volcánica ya, estimo que demandará varios meses recuperar medianamente a Villa La Angostura y si deciden venir en Julio lo que van ver no es la villa de antes de la erupción del volcán, domina el color gris de la gruesa capa de materiales volcánicos (30 a 40 cm de espesor promedio) que lo cubre todo incluyendo los arboles y aún no ha nevado mucho en el centro de esquí Cerro Bayo."

Patricia B.
Patricia B.Permalink

Oi Lali,

Fui eu que coloquei o post sobre o cancelamento do hotel Altos de Antilhue, em Villa la Angostura. Recebi o email do dono do hotel dia 22/06, cancelando nossa reserva. Boa sorte e veja o post esclarecedor do Jefferson abaixo.

Jô Elias
Jô EliasPermalink

Pessoal, chegamos em Buenos Aires ontem às 11h (passamos um sustinho rápido ainda em Cumbica, quando disseram que os vôos estavam suspensos. 10 minutos depois anunciaram a saída do vôo. já em Buenos Aires descobrimos que tivemos uma baita sorte, pois a maioria dos vôos foram cancelados). Desde quarta-feira decidimos mudar de rumo: amanhã, se3 tudo der certo, embarcamos às 6h30 pra Ushuaia.

O problema é que ainda nao tivemos reembolso do hotel em San Martín (2,5 mil dolares para 7 dias/quatro pessoas). Depois conto esta saga.

abs

thiago
thiagoPermalink

olá , vou viajar dia 12 de julho de sao paulo para santiago e queria saber se os voos para lá esta tudo em ordem.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Leia o tópico "A situação no Chile" grin

Hélida
HélidaPermalink

Olá,
Tenho viagem marcada para Bariloche pela CVC dia 16/07. Será que vai rolar? Na CVC me dizem que até agora não foi cancelado. Mas sei que ninguém está pousando no aeroporto de Bari. Estou preocupada.

Carlos M Leal
Carlos M LealPermalink

Olá Hélida. Eu e minha esposa estamos na mesma situação que voce. Estivemos ontem na CVC e me disseram que o nosso voo não foi cancelado e que a partir do dia 15, retornariam as viagens da CVC para Bariloche, mas....... a saída do voo esta marcado para 16,40h de Guarulhos

Bárbara
BárbaraPermalink

Boa noite, Bóia!
Obrigada pela resposta. Adoro o blog e tem me ajudado muuuuuuiiito! Parabéns mais uma vez.

carol dias
carol diasPermalink

sera que poderia mudar minha opção de viagem de buenos aires para ushuaia ao inves de bari? meu voo é dia 12/07 e pela aerolineas...alguem sabe?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carol! Contacte a companhia aérea, é a maneira mais fácil de obter uma resposta concreta.

Lali
LaliPermalink

Tbém gostaria de saber. Caso vc consiga a informação, pode nos passar?

Adriano
AdrianoPermalink

Estou em Buenos Aires, e amanhã vou para Esquel pela Aerolineas. Em Buenos Aires recebi hotel, transfer e jantar pagos pela Cia. Dificil foi sair de Floripa na sexta e ter que dormir em POA porque o Aeropaque fechou ontem. Amanhã devo chegar em Bariloche no final da tarde.

Hélida
HélidaPermalink

Olá Carlos,

Eu e minha família também estamos preocupados. A dúvida é, como a CVC vai proceder pois a TAM não está operando prá lá assim como ninguém. Não gostaria de ter o vôo cancelado pois esta viagem foi programada com muita antecedência e estamos na maior expectativa. Vc acha que eles poderiam cancelar ainda esta semana? Vc já pegou as passagens com a CVC? Nosso vôo será as 21hs saindo do RJ.

Ev@
Ev@Permalink

Olá, Hélida e Carlos M Leal,

Também temos (eu e + 3 pessoas) um pacote com a CVC para Bariloche agendado para 16/07, saindo de São Paulo. A companhia aérea é a Andes Lineas Aereas, fretamento da CVC. Não tenho informações sobre esta companhia, alguém tem?

A gerente da loja da CVC ficou de me passar uma posição amanhã. Há pelo menos um vôo fretado previsto para 15/07 e outros três para 16/07. Se tudo for confirmado, será que conseguirão atender bem a todos? Estou preocupada, mas não gostaria de desistir, mesmo que a cidade não esteja em condições ideais.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ev@! Como o texto do Ricardo Freire revela, o aeroporto de Bariloche está aberto. A Aerolíneas e a Lan é que não resolveram ainda voar para lá até o dia 14 de julho. A Andes é uma cia. argentina que está prestando fretamentos à CVC. Os pacotes até o dia 15 de julho foram cancelados. Se os pacotes depois desta data não foram cancelados, é porque a operadora já deve ter seus planos A e B para levar os passageiros.

Luciane
LucianePermalink

Dará tudo certo eu tb vou dia 16 pela Cvc saindo de SP, mas moro em Belém do Pará. Vou com minha filha de 18 anos e tenho fé em Deus que será uma viagem maravilhosa e com muita neve. Bjs e sorte pra todos nós.
Luciane e Emily Delgado

Carlos M Leal
Carlos M LealPermalink

Oi Hélida
Meu nome é Vânia, sou esposa do Carlos Mauricio, estamos tb na expectativa pois essa viagem esta programada ha um ano. Estivemos na CVC e a informação é que a vão começar a operar dia 15, nosso vôo será 16h45m,nosso voulcher não chegou ainda, espero que não tenha cancelamento, estamos acompanhando noticias em vários sites. Vamos torcer, espero que o puyehue durma e nos deixe viajar. Tem previsão de caída de neve a partir do dia 14.

Ev@
Ev@Permalink

Bóia, obrigada pela informação. Aliás, por todas que venho acompanhando.

Vânia e Hélida, pensamento positivo! Se Deus quiser, vamos estar e nos divertir muito em Bariloche na próxima semana!!!

Pierre
PierrePermalink

Caros colegas tenho uma viagem programada para o Chile ( saindo de Santiago até Bariloche via o cruce andino) no final de agosto ( 20/08) . Gostaria de saber se existe algum relato desse trajeto atual e a probabilidade de não realizá-lo devido as sequelas da erupção. Muito grato.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pierre! Conforme você pode ler no texto (item: Puerto Montt-Bariloche: só de barco), o Cruce Andino está funcionando. Há relatos de leitores que fizeram a travessia recentemente (repito aqui o que o Ricardo Freire já escreveu um pouco acima).

Vânia Leal
Vânia LealPermalink

Oi Eva
Bem vinda ao blog dos " Vá dormir Puyehue"
Pensamento positivo!!!

Claudio
ClaudioPermalink

Eu e minha esposa tb estamos na mesma situação: viagem pela cvc 16/07 via GRU e pela andes. Uma atendente da cvc me falou q estava td confirmado e os vouchers seriam entregues. Se cancelarem em cima da viagem e com base em uma situação ja existente, será demais, não?

Ev@
Ev@Permalink

Cláudio, nosso voucher só será entregue na 5ª feira, mas creio que, pela situação já existente, não haverá cancelamento. O risco é o vulcão voltar a 'fumar'. Ainda não me animei a arrumar as malas e você? Vamos engrossar a canção de ninar para que o Puyehue durma em sono bem profundo, por mais uns 40 anos...

Ev@
Ev@Permalink

Fonte: site Terra

08 de julho de 2011 • 17h49 • atualizado às 18h23

O vulcão Puyehue, no sul do Chile, mantinha-se em atividade, com uma coluna de cinzas que alcançava dois quilômetros de extensão, que a partir desta sexta-feira e durante todo fim de semana se dirigirá para o território argentino, segundo relatórios oficiais.

De acordo com o último relatório do Serviço Nacional de Geologia e Minerçaão (Sernageomin), o vulcão Puyehue ainda registrava emissão de gases e de lava controlada, com uma coluna eruptiva que tinha cerca de dois quilômetros de extensão.

No ápice da erupção, a coluna alcançou 12 km.

Os ventos arrastavam as cinzas durante esta sexta-feira para o território argentino, e se prevê que a situação se mantenha igual durante todo o fim de semana. "A previsão é de que a nuvem de cinza vulcânica incline-se para o sudeste, afetando apenas o território argentino", durante todo o fim de semana, informou a Direção Meteorológica do Chile.

O Sernageomin manteve, no entanto, sua advertência sobre os perigos que ainda envolvem a erupção do vulcão Puyehue, que foi iniciada em 4 de junho passado, depois de permanecer inativo por quase meio século.

"O processo eruptivo continua e é possível que volte a apresentar um aumento na atividade", pelo que o nível de alerta vulcânico é vermelho (erupção menor)", afirmou um relatório da entidade.

As cinzas obrigaram a cancelar ou atrasar vários voos nesta sexta-feira nos aeroportos de Buenos Aires e Montevidéu, o que afetou turistas e jornalistas que buscaram chegar à Argentina para a Copa América-2011, que foi inciada há uma semana.

As cinzas vulcânicas deram volta ao mundo, afetando o tráfego aéreo especialmente da América do Sul e Oceania.

Andréa
AndréaPermalink

Olá pessoal, Lali,
Estou acompanhando o site há alguns dias, pois tb tenho viagem marcada para 24/07 para Villa Langostura com meu filho de 11 anos. O pessoal da pousada me deu a mesma informação que vc teve, que a Villa está se recuperando o abastecimento está normal e que no dia 15/07 as coisas tendem a se normalizar com a abertura do Cerro Bayo e do aeroporto. Assisti aos vídeos da Vanessa e gostaria muito de saber notícias atualizadas, se alguém puder nos ajudar agradeço!
Obrigada,
Andréa

Lali
LaliPermalink

Oi Andréa, vamos nos manter em contato smile
Qual hotel vc vai ficar? O meu é Guardianes del Bayo.

Sandra
SandraPermalink

Oi, o meu vôo fretado era da gol no dia 24 e foi cancelado e foi dada a opção pela aerolineas argentinas, porém com todas as ressalvas, ou seja pode ser que tenha vôo, pode ser que tenha escala, pode ser que desça em esquel... Só que eu paguei por um vôo fretado de são Paulo a bariloche. Vou tentar reaver o meu dinheiro e bariloche fica para o ano que vem. Comprei o pacote pela rumbo e a operadora é a fênix turismo.

Hélida
HélidaPermalink

oi Ev@ e Vânia,
Como A Boia disse também acredito que a única coisa que pode cancelar nossa viagem é o fato da fumaça voltar a atrapalhar como parece estar acontecendo esses dias. Mas vamos torcer para que as coisas melhorem até lá. Se tiver que ser será.

Claudio
ClaudioPermalink

Pois eh, Eva! To com mta fe q vai dar certo! Agora, faz um mês q eu canto e esse teimoso não dorme! Rs. Boa sorte para nosotros!

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Estou com viagem marcada para o Chile e Argentina no mês de agosto. Irei no dia 13 para o Chile, visitando Santiago e Puerto Varas. De lá estava programando ir de ônibus para Bariloche - pois o Cruce de Lagos em dois dias não me agrada muito -, ficando por lá de 21 a 24 de agosto, seguindo para Buenos Aires de ônibus no dia 24 de agosto, de onde retornaria no dia 27 para o Brasil.
Estou muito preocupado com a situação pela qual vem passando o sul da Argentina. Já estou com as passagens aéreas (BRASIL-CHILE e ARGENTINA-BRASIL) compradas e hotéis reservados. Gostaria de saber se devo cancelar ou modificar minha viagem ou até quando devo aguardar ou ainda que modificações deveria fazer para não prejudicar minhas férias.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mendonça! Tudo o que sabemos está resumido neste post. Por favor leia com atenção grin

vitor
vitorPermalink

Ola,Boia
Tenho viagem marcada para o dia 22/07, ate agora estava tranquilo mas ai recebi noticias que o vulcão expeliu mais cinzas!Isso e verdade?
Vc sabe se a Andes Linhas Aereas esta realizando voos para bari?
A CVC esta fazendo as rotas de onibus de Esquel ou Neuquen como a Vanessa comentou?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vitor! Vamos lá:

1) se o vulcão expelir mais lava, você não vai "ficar sabendo". Você vai ver na home dos portais e em boletins de televisão.

2) A Andes é contratada da CVC para fretamentos. Não temos notícia de como esses fretamentos serão feitos. A CVC e outras grandes operadoras cancelaram todos os pacotes até o dia 15, mas não cancelaram os marcados a partir do dia 16. Intui-se que dará um jeito de levar seus passageiros, caso contrário cancelará os pacotes como já cancelou anteriormente. Você certamente será informado pela operadora.

Ev@
Ev@Permalink

Putz, olha o contraste da injeção de ânimo da Neida Basile com a realidade do Jefferson... Jefferson, obrigada pelas informações e mantenha-nos atualizados. Você postou fotos em algum site em que possamos ver e avaliar?

Alexandre Taniguti
Alexandre TanigutiPermalink

E a situação de Puerto Varas, como está?
Voces sabem se a SkyAirlines estão voando
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandre! O último parágrafo é intitulado "A situação do Chile". Obrigada!

neida basile
neida basilePermalink

OLA, EVA , VANIA E HELIDA
MEU VOO TBM ESTA MARCADO PARA O DIA 16/07 PELA ANDES LINEAS AEREAS, DE GUARULHOS, CONTRATADA PELA CVC, EU IRIA VIAJAR NO DIA 09/07, MAS FOI REMARCADO PARA O DIA 16/07.
A AGENCIA NA QUAL FECHEI O PACOTE,NÃO DEVE MAIS ESTAR ME AGUENTANDO, LIGO TODOS OS DIAS, E A POSIÇÃO QUE EU TENHO É DE QUE A PARTIR DO DIA 15/07, ALGUMAS COMPANHIAS AEREAS ESTARAM ATERRIZANDO NO AEROPORTO DE BARILOCHE, INCLUSIVE A CIA ANDES,MEU VOLCHER ESTA MARCADO PARA QUE EU RETIRE NA QUARTA FEIRA DIA 13/07.
ESTOU OTIMISTA, FICAREI NO HOTEL BELLA VISTA, COM DOIS ADOLESCENTES,ESTÃO SUPER ANCIOSOS, O NOSSO OTIMISMO É TANTO QUE AMANHA, UMA AMIGA VAI NA CVC FECHAR UM PACOTE PARA IR JUNTO COMIGO E AS CRIANÇAS.
SORTE A TODOS NOS, COM CERTEZA NOS ENCONTRAREMOS EM BARILHOCHE, INCLUSIVE,TIVE ACESSO A TELA DA PROPRIA CVC,NO DIA 15/07 TEM 2 FRETAMENTOS E NO DIA 16/07 TEM 4 FRETAMENTOS, E APENAS UMA FAMILA CANCELOU NO DIA 16/07. MOTIVO ESTE PELO QUAL A MINHA AMIGA VAI.
PESSOAL BOA VIAGEM A TODOS VAMOS NOS DIVERTIR MUITO, E NOS ENCONTRAR LA, SORTE A TODOS.

Luciane
LucianePermalink

Oiiiiiiiii eu tb vou pela CVC dia 16. Pensamento positivo, dará tudo certo e chegaremos direto em Bariloche pra ver muita neveeeeeeee. Bjs

Jefferson
JeffersonPermalink

Pessoal,
Conseguui chegar em Bariloche, a Aerolineas remarcou meu vôo via Esquel sem me avisar de nada, tive que bancar uma noite em BsAs, mas tudo bem.
De Esquel seguimos de ônibus até Bariloche sem problemas.
Bariloche está bastante suja e vazia, mas nada que atrapalhe demais a não ser que você seja bastante fresco e espere encontrar tudo perfeito.
Ainda não há sinal de neve, mas existe alguma esperança para os próximos dias.
Fui a Villa La Angostura, esqueçam... A rota dos sete lagos está impraticável, tudo fechado com MUITA, mas MUITA cinzas mesmo. Cerro Bayo estava até com as cadeirinhas desmontadas.

Enfim, se você gosta de aventura e não se incomoda com algum perrengue, está tranquilo. Se você está pensando naquela viagem romantica com sua mulher mude o roteiro. Crianças só para quem tem sangue frio. Enfim, é isso.

O Aeroporto está imundo, não abre nem a pau, duvido que abra no dia 15.

Depois mando mais notícias.

Patricia B.
Patricia B.Permalink

Jefferson,

Obrigada pelo relato. Claro e conciso. Boa viagem!

Lali
LaliPermalink

Por favor, Jeferson ou alguém que esteja por aí, me explique melhor: No que as cinzas atrapalham a viagem? É apenas uma questão estética? Ou ela gera incômodos? Prejudica o lazer? E qual o perrengue a que vc se refere? Seria o deslocamento de ônibus de Esquel para Bari, as sujeira das roupas, ou tem mais algum perrengue que as cinzas causam? É que pra mim, está confuso entender como está a situação, já que algumas pessoas dizem que está tranquilo, enquanto outras, que está péssimo, mas não me parece claro... Obrigada

Rute
RutePermalink

Boia sino vc estar respondiendo tantas preguntas repetidas mas..se puder me anudar...estou sem rg e quero usar passaporte para asir do Brasil e dar um pulo ña Argentina so que MEU passaporte vence Em outubro ou seja ña data da minha partida ainda tera 3 meses de validad e.. E o suficiente¿

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rute! Pelas normas é necessária uma validade de 6 meses! Tente tirar um RG rapidinho!

Andréa
AndréaPermalink

Muito boas tuas atualizações! Coloquei a página nos meus favoritos! Parabéns e obrigada!

Ev@
Ev@Permalink

Desculpem, minha mensagem foi parar em lugar errado e não sei apagar. Vou postar novamente:

Putz, olha o contraste da injeção de ânimo da Neida Basile com a realidade do Jefferson… Jefferson, obrigada pelas informações e mantenha-nos atualizados. Você postou fotos em algum site em que possamos ver e avaliar?

Adriano
AdrianoPermalink

Cheguei em Bariloche via Esquel as 18 hrs. O vôo saiu de Buenos Aires as 10:46 hrs. Esquel tem bastante neve, Bariloche nåo. Quem vier via Esquel leve um lanche porque o onibus nao para.

Jan
JanPermalink

Ola Adriano, mas quantas horas vc levou de onibus de Esquel até Bariloche??? E como tá cidade?? Obrigada, estou na expectativa porque viajo dia 15/07. Aproveite a viagem!

Lady
LadyPermalink

Estou com viajem marcada pela CVC no dia 30 de julho. Vou com meu marido e meu filho de 4 anos. Andei pesquisando sobre outros centros de ski e apesar do vulcão, ainda acho que Bariloche é a melhor opção pela diversidade que possui. A neve que está por vir me deixa mais animada.
Agradeço pelas noticias e peço para quem chegar que nos mantenham informados.
Penso em alugar um carro e ir até San Martin de Los Andes e ficar uma noite. Alguém sabe me informar como está a estrada até lá?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lady! O caminho pelos 7 Lagos não é transitável no inverno e este ano está ainda pior por causa das cinzas. Pelo asfalto são 3h/3h30 de viagem.

Natalia
NataliaPermalink

Boia voce tem alguma outra sugestao pra quem nao quer mais ir a Bariloche devido as cinzas, algum lugar que nao tenha sido tanto afetado e que de para esquiar? Ja havia comprado minha passagem p Bariloche e tudo, mas estou me desmotivando com toda essa cinza? Pode ser algum lugar na Argentina mesmo...?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Natália! Tente Ushuaia!

PaulaMRC
PaulaMRCPermalink

Gente,como o Jefferson estou em Bche desde 09/07 via Esquel.Uma correria e falta de informacão pelas aerolineas e sim sem lanche nem nada,( o transporte é gratuito e bancado por Bariloche).
Comam algo em Esquel pois meu marido que veio no ônibus logo atrás do nosso pegou uma nevasca no caminho quando parou para abastecer e so chegou em BCHE às 0:30 e nós ficamos aguardando ele até as 22:30,eu meus 3 filhos e uma amiga com a filha. O aeroporto não tinha telefone funcionando,nem lanchonete para agua. Minha amiga ficou e eu fui de taxi para BCHE para alimentar a meninada às 22:30 (primeira refeicão do dia)Levem algo com vces sobretudo se estiverem com criancas.
Bom neve aqui mesmo,infelizmente só com binoculo...e não acredito que condicões para esqui também,pois precisa muita nevasca para cobrir a montanha e a cidade está muito quente para que isto aconteca.Apesar das previsões da semana a de sábado , domingo e segunda não vão se cumprir,o que é uma pena...,mas a cidade é linda se come muito bem e quem não faz questão de interagir com a neve,pode se satisfazer de vê-la a distancia.
Bóia, preciso saber como estão indo embora as pessoas que vieram com as aerolineas via Esquel pois não vejo nenhuma chance do aeroporto abrir 16/07 e não sei como irei até Esquel.Alguem que veio já voltou?

jaqueline
jaquelinePermalink

bom dia pessoal, sera que ate agosto esta situação do aeroporto de bariloche ja estara resolvida?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jaqueline! O aeroporto de Bariloche já foi dado como reaberto. As companhias aéreas não se animaram a aproveitar. Vamos ver se a partir do dia 15 elas usam. Só acompanhando o noticiário para ver. A única coisa garantida para agosto é a neve, que até lá já deve ter chegado.

Pereira
PereiraPermalink

Bóia, pretendo ir par Bariloche inicio de Agosto/2011, sei que é dificil responder porem qual suas informações atualizadas sobre a atividade do vulcao? será que terá condições de pousar aviões no aeroporto neste periodo? Muito obrigado pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pereira! O jeito é acompanhar o noticiário. Nem os cientistas sabem prever, que dirá plantonistas de site de viagem...

Hélida
HélidaPermalink

Oi PaulaMRC,

Que pena que não tem neve. Agora já estou torcendo para que cancelem meu vôo. Acho melhor deixar para o ano que vem. Estou indo para Bariloche para conhecer a neve e de pertinho. Não faço nem questão de esquiar, mas meu filho estava louco para ver neve de pertinho. Se está nessas condições prefiro nem ir. Vi na previsão do tempo de Bari que iria nevar dia 14, 15, 18 e 19.

val
valPermalink

dá para mudar para o Chile?

diego
diegoPermalink

Gente minha agencia não esta querendo cancelar minha viagen sem multa... E agr? Não quero pagar 8 mil por uma viagem meia boca... Oq eu faço?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diego! A questão é que, se a operadora/cia. aérea garante a sua chegada a Bariloche, o reembolso fica condicionado ao contrato que você assinou. Você pode discutir isso no juizado de pequenas causas.

Infelizmente a falta de neve em Bariloche no início de julho é normal. A falta de neve não tem a ver com as cinzas. Os esquiadores "pros" costumam marcar suas viagens para a região para agosto.

Hélida
HélidaPermalink

Oi Bóia,
Será que dá pelo menos pra brincar na neve um pouquinho? Digo, conhecer, pegar, sentir de perto. Estarei indo dia 16/07.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Hélida! Os meios de elevação do Cerro Catedral estão funcionando. No alto da montanha você terá contato com a neve. Esperam-se nevascas para os próximos dias.

Luciane
LucianePermalink

Meu sonho é ver a neve!!! Se Deus quiser a partir do dia 16, vai ter neve simmmmm em Bariloche e eu vou com vulcão ou sem vulcão, com cinzas ou sem cinzas....

Emanuel Peclat
Emanuel PeclatPermalink

É isso aeee Luciane!!! Vamos todos pensar positivamente. Dia 18/7 eu e minha família estaremos lá!!

Luciane
LucianePermalink

Eu tb vou dia 16 pela CVC. Dará tudo certo e será maravilhoso!!!

Jan
JanPermalink

Isso mesmo Luciane, vamos ser otimistas!!! Lei da atração funciona. Também vou pela CVC dia 15/07 saindo de Poa. Este blog tem sido minha companhia diária de informações sobre Bariloche. Parabéns a todos os participantes, principalmente A BOIA, nosso grande esclarecedor de dúvidas.

Lali
LaliPermalink

Quem tem ido, tem postado fotos em que aparece brincando na neve. No alto do cerros tem neve, e nos passeios para os refúgios tbém.

Hélida
HélidaPermalink

Bóia,
Obrigada pelas informações prestadas. Adoro estar aqui. Acho td muito bem esclarecido.

diego
diegoPermalink

Pois eh boai... Minha desisdtencia nem esta sendo pela falta de neve, mas sim pela inswgurança etc etc... Mas vms ver qual fim desse capitulo triste q ja esta sendo pra mim...

Wanderson Alves
Wanderson AlvesPermalink

Diego, estamos indo em nove adultos, 4 crianças e 1 adolescente, no dia 07/08. Apesar de ainda estar longe (aparentemente) não me parece que o vulcão irá dar trégua na poeira. De qq forma, desistir agora ou mais pra frente, já perdeu dinheiro. Só resta torcer para que a poeira baixe e os aviões comecem a descer em Bari ou o jeito vai ser adiar (sabe-se lá para quando) a viagem a Bariloche. Ainda não bati o martelo da desistência porque meus filhos estão ansiosos pelo passeio. Não fosse por eles já teria desistido. Hoje estou avaliando a probabilidade de ir e eu diria que está na faixa de 60%. Este lance de pegar onibus para chegar lá também não agrada.
Wanderson

Mara Christinne
Mara ChristinnePermalink

Oi, viajarei para Buenos Aires nesta quarta 13/07. Já está mais tranquilo a situação de cancelamentos? Vi no reporter sexta que a fumaça estava se dirigindo para a argentina.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mara! Conforme escrevemos no primeiro parágrafo, de vez em quando os aeroportos fecham, depois abrem. A coluna de cinzas continua se movimentando e sempre que estiver num ponto do qual não seja possível um desvio de rota os aeroportos serão temporariamente fechados.

Ainda não houve nenhuma outra erupção significativa do vulcão. Se houver você saberá por todos os portais de internet e emissoras de TV.

diego
diegoPermalink

Pois eh meu amigo wanderson.. Estamos indo eu i minha esposa de lua de mel... Não kero ir pra passar perrengues e mt menos preucupacoes... Qd eu comprei axei q seria uma viuagen tranquila etc.
Ja acionei o meu advogado... Ele vai entrrar enm contato hj ainda com a agencia.. Ainda não recebi nd da agencia mt menos uma posiocao si minha viagemm. Q seria sabado agr 16 saira ou não... Enfim$.. Ja decidi com multa ou sem pelo cancelamento.

Luciane
LucianePermalink

Olá!!!

Preciso levar em dólar o dinheiro ou real para trocar em peso, quando chegar em Bariloche??

Vou pela CVC dia 16/07.

Obrigada,

Luciane

Hélida
HélidaPermalink

Oi Luciane,
Também vou pela CVC dia 16/07. Sua saída será de onde? Saio do RJ. Sobre a moeda, a moça da CVC que viajou prá lá me disse para levar em Real pois trocando por aqui a gente perde dinheiro.

Luciane
LucianePermalink

Oi querida,

Moro em Belém-Pa, vou pra SP no dia 16, aguardar a saída da Cvc.
O meu receio é ter mais dificuldade de usar o real do que o dólar, caso precise, no primeiro passeio, pois até ter o dia livre e poder trocar, terei que ter algum dinheiro para usar.
Obrigada pela dica, acho que vou trocar parte só em dolar, pois a gente perde mesmo dinheiro e quero que sobre para passear muitooooo por lá.

Bjs,

Luciane

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Luciane e Hélida! Vejam as recomendações do Ricardo Freire para despesas no exterior:
https://www.viajenaviagem.com/2011/03/iof-o-que-muda-para-o-viajante/
https://www.viajenaviagem.com/2010/10/dinheiro-x-cartoes-no-exterior-minha-receita/

Hélida
HélidaPermalink

Luciane,
Fiquei sabendo também que muitas coisas por lá podem ser pagas com Real, já que a cidade recebe em sua maioria brasileiros. Além disso eles aceitam cartão direto.

isabel
isabelPermalink

Gente!!!Preciso saber de notícias de quem está em Bariloche.
Eu,meu marido e minhas filhas somos mais uma família aflita com
as notícias.Mas nosso desejo de embarcar é grande,enorme mesmo,e
vamos nos juntar a turma do "com ou sem cinzas" ou do "com ou sem aeroprto".Estamos indo dia 23/07.

Ana Carla Lopes
Ana Carla LopesPermalink

Olá pessoal, olá Bóia.
Estou de olho nos coment. à 2 semanas, e com uma angústia enorme hoje. Minha viagem está marcada para amanhã, e assim como o Diego , meu marido não quer ir de jeito nenhum. Fazem 20 dias que estamos em contato com a AMERICANAS.COM e eles não quiseram resolver nada - cancelar, mudar a data, mudar o destino- nada!!! Estamos neste momento(férias a partir de hoje) esperando um contato deles. Gostaria muito de poder viajar.

Vi que a Roberta conseguiu remarcar. Quanto tempo te deram de opção? Nos passam na "reacomodação", e ninguém atende!!!

Equipe , obrigada por todas as informações!!!
Abçs

Viajante
ViajantePermalink

Boia,

è verdade que os trechos aéreos da Aerolínea Argentina, de Buenos Aires para Bariloche, estão sendo desviados para cidades próximas e concluidos via transporte rodoviário?

Grato

Lali
LaliPermalink

Sim. Estão indo por Esquel. Dê uma olhada no texto acima, que já foi bastante mastigado isso.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Viajante! Por favor leia o texto, obrigada grin

claudia
claudiaPermalink

Boa sorte!!!

Será que tem alguem que possa responder como está hoje a situação de cinzas na cidade? Bariloche já teve 2 mutirões de limpeza. E hoje? a cidade está muito suja? Como está o tempo hoje 11.07? Alguma previsão de nevasca? Não adianta ir no mês de julho para não aproveitar a neve.
Foram tantos planos... e agora estamos a mercê do nada...
Quem tem võo pela LAN de/para Bariloche 19.07 não tem nenhuma informação. Não podemos aguardar mais. Quero meu dinheiro de volta.
Se não vamos usufruir o jeito é devolverem nosso dinheiro!!!