Plantão Vulcão: veja como está a situação (atualizado: 14/7)

Cerro Catedral

Está tudo bem parecido com o último apanhado, mas vamos lá.


SITUAÇÃO DE BUENOS AIRES

Buenos Aires: perrengues aéreos esparsos. De vez em quando os aeroportos fecham (e arrastam o de Montevidéu na brincadeira), mas depois de algumas horas reabrem. Conte com a possibilidade de espera no aeroporto ou, eventualmente, precisar voltar para casa e embarcar só no dia seguinte. Mas a cidade não sofreu com as cinzas, e quem chega aproveita o frio, a gastronomia, o tango e as compras como sempre.

SITUAÇÃO DE BARILOCHE

Bariloche: aeroporto tecnicamente aberto, mas sem vôos. Desde o dia 6 o aeroporto foi declarado apto a receber vôos, mas as companhias aéreas ainda não se animaram a .usar. A Lan continua sem vôos para Bariloche. A Aerolíneas está fazendo a rota via Esquel pelo menos até o dia 14. No site da Aerolíneas, os vôos diretos a Bariloche estão cancelados até 31 de julho.

Bariloche via Esquel com Aerolíneas até pelo menos o dia 14 de julho 31 de julho. A Aerolíneas, e só a Aerolíneas, está fazendo a rota a Bariloche via Esquel, que fica a 300 km ao sul da cidade. A última perna do trajeto é feita de ônibus e leva pelo menos quatro horas. Se você tem vôo marcado para  Bariloche com a Aerolíneas, entre em contato para remarcar o seu bilhete. Se não conseguir contato por 0300, vá até a loja mais próxima (é a recomendação de leitores que já passaram por isso).

Bariloche com Lan. A Lan não voa a Esquel, e portanto esta rota alternativa não é oferecida a seus passageiros. Para checar o status do seu vôo e fazer remarcações, use o link desta página.

Bariloche pela CVC por vôos fretados com a Andes. Pessoal, não adianta perguntar pra gente aqui. Se a CVC está dizendo que leva você a partir do dia 16 a Bariloche com uma companhia chamada Andes, não há por que duvidar. Na primeira quinzena de julho as grandes operadoras cancelaram os pacotes; caso cancelem os da segunda quinzena entrarão em contato primeiro com vocês; nós aqui só saberemos depois de vocês nos informarem.

Bariloche com a CVC: vôos com a Andes confirmados (via Esquel), vôos com a TAM cancelados. Quem relata são os nossos leitores: a CVC está entrando em contato com seus clientes para confirmar os embarques dos pacotes que envolvem vôos fretados com a Andes e cancelar pacotes que envolvem vôos fretados com a TAM. Os vôos da Andes serão operados via Esquel, com o último trecho de ônibus.

Bariloche de ônibus. A viagem desde Buenos Aires leva entre 21 e 25 horas e pode ser comprada nos sites da Via Bariloche e da Andesmar. Há grande disponibilidade de hotéis, inclusive em oferta, em sites como Hoteis.com.

De Puerto Varas a Bariloche: por enquanto, só de barco. O Paso Cardenal Samoré, que fica perto de Villa La Angostura e serve para a ligação rodoviária entre Bariloche e Puerto Varas/Puerto Montt, continua fechado; haverá uma nova reunião para avaliar sua abertura depois de 20 de julho. Já o Cruce de Lagos está funcionando e é a única maneira de ir de Puerto Montt/Puerto Varas a Bariloche; há depoimentos de leitores que fizeram a travessia recentemente. Tenha em mente que nesta época do ano o Cruce requer um pernoite em Peulla, no meio do caminho.

NOVIDADE (12/7): Bariloche e Villa La Angostura pressionam para que a fronteira reabra o quanto antes.

Passeios em Bariloche. Com exceção do bosque de Arrayanes, que continua fechado (por estar na região de Villa La Angostura), os passeios tradicionais de Bariloche estão funcionando. Apenas os que dependem de neve ainda não começaram a operar, não por culpa das cinzas, mas por falta de neve. Esperam-se nevascas para os próximos dias; anunciaremos novidades assim que soubermos.

Neve em Bariloche. É a grande novidade da noite do dia 13. Começou a nevar e a cidade está entusiasmada com a possibilidade de abertura da estação do Cerro Catedral e do Piedras Blancas (esquibunda).

Cerro Catedral em Bariloche: aberto apenas para visitar, não para esquiar. Ainda não há neve suficiente para esquiar em Cerro Catedral (a estação de esqui mais próxima do centro de Bariloche), mas caçadores de neve já podem brincar e usar os meios de elevação entre 9h30 e 16h30 (a não ser nos momentos em que os meios ficam interditados pelas condições do vento). Acompanhe as notícias pelo Facebook do Cerro Catedral.

Piedras Blancas (esquibunda) em Bariloche: ainda não abriu. Ainda falta um pouco de neve para abrir o parque de diversões na neve, que funciona no Cerro Otto, pertinho do centro de Bariloche. Acompanhe as notícias pelo Facebook do Piedras Blancas.

SITUAÇÃO DE CHAPELCO & SAN MARTÍN DE LOS ANDES

Aeroporto de Chapelco: continua fechado. E não sai nenhuma notícia sobre sua abertura. A Aerolíneas não oferece o traslado de Esquel até San Martín de los Andes. Para você entender a geografia: Esquel fica ao sul de Barioche, e San Martín fica ao norte. Depois de chegar a Bariloche você teria que tratar um ônibus por conta própria (tente na Via Bariloche), numa nova viagem de 3 horas.

Estação de Chapelco: aberta, mas as pistas estão fechadas por falta de neve. A estação de esqui de Chapelco, em San Martín de los Andes, abriu no sábado, dia 2, mas logo precisou fechar as pistas por falta de neve. Acompanhe a situação no site de Chapelco.

San Martín de los Andes: pouco afetada pelas cinzas. Em comparação a Villa La Angostura e mesmo a Bariloche, a cidade parece ter sofrido bastante menos pela cinza vulcânica do Puyehue.

San Martín de los Andes de ônibus: desde Buenos Aires, leva-se entre 20 e 24 horas (compre na Via Bariloche); de Bariloche são 3 horas, mas há poucos horários diários (uma busca no Plataforma 10 encontra apenas dois horários; compre na Via Bariloche).

SITUAÇÃO DE VILLA LA ANGOSTURA

Continua difícil a vida em La Angostura. O passeio ao bosque de Arrayanes não está sendo oferecido. A maioria dos hotéis e cabañas continua fechada. A estação de esqui de Cerro Bayo ainda não reabriu.

Novidade (12/7): a administração de Cerro Bayo fala em abrir a estação tão logo caia  neve suficiente.

SITUAÇÃO DE USHUAIA

Vôos. Já foram retomados tanto por Aerolíneas quanto por Lan.

Cerro Castor. A estação de Cerro Castor já está aberta. Haverá uma festa oficial dia 16 de julho. Acompanhe notícias pelo Facebook de Cerro Castor.

SITUAÇÃO DE LAS LEÑAS

Estação aberta. Desde o início de julho a estação já está funcionando. Fica a quatro horas e meia de Mendoza de carro e não é viável para visitas, só para estadas de uma semana. Mais informações no site de Las Leñas.

SITUAÇÃO DO CHILE

Chile: todas as estações abertas. Portillo, Valle Nevado, El Colorado, FarellonesChillán e Pucón já estão operando. Os aeroportos de Santiago, Concepción (para Chillán, + 3 horas de ônibus), Temuco (para Pucón, + 1h30 de ônibus) e Puerto Montt têm sido pouco afetados por fechamentos temporários. Leia mais sobre Portillo aqui. Leia sobre passeios a Valle Nevado e Farellones desde Santiago aqui.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


340 comentários

Boa noite, Bóia!
Obrigada pela resposta. Adoro o blog e tem me ajudado muuuuuuiiito! Parabéns mais uma vez.

Olá,
Tenho viagem marcada para Bariloche pela CVC dia 16/07. Será que vai rolar? Na CVC me dizem que até agora não foi cancelado. Mas sei que ninguém está pousando no aeroporto de Bari. Estou preocupada.

    Olá Hélida. Eu e minha esposa estamos na mesma situação que voce. Estivemos ontem na CVC e me disseram que o nosso voo não foi cancelado e que a partir do dia 15, retornariam as viagens da CVC para Bariloche, mas……. a saída do voo esta marcado para 16,40h de Guarulhos

olá , vou viajar dia 12 de julho de sao paulo para santiago e queria saber se os voos para lá esta tudo em ordem.

    Olá, Thiago! Leia o tópico “A situação no Chile” 😀

Pessoal, chegamos em Buenos Aires ontem às 11h (passamos um sustinho rápido ainda em Cumbica, quando disseram que os vôos estavam suspensos. 10 minutos depois anunciaram a saída do vôo. já em Buenos Aires descobrimos que tivemos uma baita sorte, pois a maioria dos vôos foram cancelados). Desde quarta-feira decidimos mudar de rumo: amanhã, se3 tudo der certo, embarcamos às 6h30 pra Ushuaia.

O problema é que ainda nao tivemos reembolso do hotel em San Martín (2,5 mil dolares para 7 dias/quatro pessoas). Depois conto esta saga.

abs

Olá, estou com o hotel reservado e metade pago em Villa la Angostura. É uma cabana, chamada Guardiannes del Bayo. No e-mail que recebi, consta que eles não tem política de cancelamento. Na hora que reservei não poderia imaginar que algo pudesse impedir a viagem. Agora, tento falar com eles por e-mail e não recebo retorno. Acredito que não será bacana ficar hospedada por lá, mesmo que eu consiga viajar, em 12 de agosto, pois a cidade foi muito prejudicada. Gostaria de ficar em Bariloche, porém não queria perder a metade das diárias que paguei… Efetuei o pagamento por western Union. Será que tem alguma lei que me proteja, nestes casos? Estou totalmente perdida…

    Olá, Lali! Infelizmente no seu caso não há outra alternativa senão tentar contato com o hotel.

    Acabei de falar com o dono (não deu para compreender tudo, mas para ter uma idéia), e ele tentou me convencer de que estava tudo bem por lá. A cabana está em perfeito estado, com todos os serviços prestados, o Cerro Bayo deve abrir quarta-feira, e a cidade está cada dia mais satisfatória, segundo sua opinião. Ah, e a Aerolíneas já está voando por esquel. Como posso questioná-lo? De quais informações vcs dispõem? Isso que ele diz é verdade?
    Tenho motivos reais para pedir o reembolso? O que vcs fariam no meu lugar? Como arumentariam? É que eu dependo inteiramente da boa vontade deles, já que não há lei que me proteja…

    Olá, Lali! Em outro post houve o depoimento de uma leitora dando conta que o seu hotel estava devolvendo o dinheiro dizendo que não tinha condições de atender.

    A Vanessa Olivatti, que mora em Bariloche e posta vídeos sobre a situação da região no YouTube, andou por La Angostura no começo do mês e achou a cidade bem mais ajeitada do que esperava.

    https://www.youtube.com/watch?v=7Qws4Yolr9Y

    https://www.youtube.com/watch?v=Cspq6OtvcRA&feature=related

    https://www.youtube.com/watch?v=LS8jzqyE7Wc&feature=related

    Esta é a melhor fonte de notícias sobre o lugar:

    https://www.laangosturadigital.com.ar/v3.1/home/index.php

    Faz uma semana que não aparecem notícias sobre a possível abertura de Cerro Bayo. O Facebook da estação não é muito interativo:

    https://www.facebook.com/pages/Cerro-Bayo/116836110582

    Eu li este post. Só que foi em junho, se não me engano. Penso que a situação deve estar melhor agora, e poderá estar ainda melhor em agosto… Ao menos o dono do hotel argumentou isso…

    Olá, Lali! Realmente em um mês, se o vulcão não aprontar novas travessuras, a situação deverá estar bem melhor.

    Oi Lali,

    Fui eu que fiz o post sobre o hotel em Villa la Angostura, chamado Altos de Antilhue. Recebi o email do dono em 22/06, cancelando nossa reserva por entenderem que nao tinham condicoes de nos receber. Segue trecho do email:
    “A 22 días del inicio de la actividad volcánica, que aun no ha cesado y ante la imposibilidad de remover completamente todo este material que dificulta el normal tránsito en la localidad en general y en el predio de nuestro apart en particular, es que tomamos la decisión de avisarles para que tomen la mejor decisión que convenga a vuestros intereses . A esto se suman problemas en los servicios públicos: electricidad, agua, … con frecuentes cortes, lo que torna muy incierto el panorama para el próximo mes de Julio. Por este motivo y con la suficiente anticipación, es que te lo comunicamos para que puedan reubicarse o cambiar de destino, quedando a vuestra disposición a partir de este momento los valores depositados por uds. o dejarlo como seña para una futura estadía.
    De cesar la actividad volcánica ya, estimo que demandará varios meses recuperar medianamente a Villa La Angostura y si deciden venir en Julio lo que van ver no es la villa de antes de la erupción del volcán, domina el color gris de la gruesa capa de materiales volcánicos (30 a 40 cm de espesor promedio) que lo cubre todo incluyendo los arboles y aún no ha nevado mucho en el centro de esquí Cerro Bayo.”

    Oi Lali,

    Fui eu que coloquei o post sobre o cancelamento do hotel Altos de Antilhue, em Villa la Angostura. Recebi o email do dono do hotel dia 22/06, cancelando nossa reserva. Boa sorte e veja o post esclarecedor do Jefferson abaixo.

Boa tarde!
Iremos para Santiago no final de Julho e queremos conhecer as estações de esqui, apenas conhecer, não esquiaremos. Ainda assim se faz necessário alugarmos roupas de ski? Ou precisaremos alugar por causa do frio?
Obrigada,
Bárbara.

    Olá, Bárbara! Se você quiser pisar na neve, vai precisar de botas impermeáveis. Se não tiver, alugue. Leve de casa também luvas e gorro.

Obrigado pela informação, Roberta. Eu comprei diretamente no site deles. Você poderia me dizer se fez a remarcação antes ou depois do voo original? Precisou que o voo tenha sido cancelado para vc fazer a troca ou conseguiu fazer com antecedência, já prevendo que não haveria condições para o voo? E, na hora das opções de troca de data, eles te deram qual opção máxima de prazo de troca? Voos até 6 meses depois? 1 ano depois?

Agradeço desde já pelas informações.

Abraços!

Primeiramente, parabens por reunir aqui tantas informações úteis para todos que estão aflitos com os voos!

Alguem já tentou remarcar ou cancelar as passagens buenos aires – bariloche pela Lan? Que tipo de condições eles estão dando Reembolso? Prazo de remarcação? abs

    Leonardo, tirei meus bilhetes pela AMERICANAS.COM e quase infartei quando tive que remarcar minha viagem. eles queriam me cobrar uma multa de 540 dólares por trecho, briguei muito, procurei orientação no procon e com um advogado e no final consegui mudar a data sem nenhum ônus. Lute por seus direitos!!! Boa sorte!

    Leonardo, meu bilhete com a Lan BsAs/Bari, era para dia 12 de julho e remarquei sem problemas para o dia 11 de agosto no site da Lan. Valeu, boa sorte

Só nos resta aguardar… Mas não desistiremos da neve, isso nunca!!! Nesta segunda tudo melhorará….

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito