Plantão Vulcão: veja como está a situação (atualizado: 14/7)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cerro Catedral

Está tudo bem parecido com o último apanhado, mas vamos lá.



SITUAÇÃO DE BUENOS AIRES

Buenos Aires: perrengues aéreos esparsos. De vez em quando os aeroportos fecham (e arrastam o de Montevidéu na brincadeira), mas depois de algumas horas reabrem. Conte com a possibilidade de espera no aeroporto ou, eventualmente, precisar voltar para casa e embarcar só no dia seguinte. Mas a cidade não sofreu com as cinzas, e quem chega aproveita o frio, a gastronomia, o tango e as compras como sempre.

SITUAÇÃO DE BARILOCHE

Bariloche: aeroporto tecnicamente aberto, mas sem vôos. Desde o dia 6 o aeroporto foi declarado apto a receber vôos, mas as companhias aéreas ainda não se animaram a .usar. A Lan continua sem vôos para Bariloche. A Aerolíneas está fazendo a rota via Esquel pelo menos até o dia 14. No site da Aerolíneas, os vôos diretos a Bariloche estão cancelados até 31 de julho.

Bariloche via Esquel com Aerolíneas até pelo menos o dia 14 de julho 31 de julho. A Aerolíneas, e só a Aerolíneas, está fazendo a rota a Bariloche via Esquel, que fica a 300 km ao sul da cidade. A última perna do trajeto é feita de ônibus e leva pelo menos quatro horas. Se você tem vôo marcado para  Bariloche com a Aerolíneas, entre em contato para remarcar o seu bilhete. Se não conseguir contato por 0300, vá até a loja mais próxima (é a recomendação de leitores que já passaram por isso).

Bariloche com Lan. A Lan não voa a Esquel, e portanto esta rota alternativa não é oferecida a seus passageiros. Para checar o status do seu vôo e fazer remarcações, use o link desta página.

Bariloche pela CVC por vôos fretados com a Andes. Pessoal, não adianta perguntar pra gente aqui. Se a CVC está dizendo que leva você a partir do dia 16 a Bariloche com uma companhia chamada Andes, não há por que duvidar. Na primeira quinzena de julho as grandes operadoras cancelaram os pacotes; caso cancelem os da segunda quinzena entrarão em contato primeiro com vocês; nós aqui só saberemos depois de vocês nos informarem.

Bariloche com a CVC: vôos com a Andes confirmados (via Esquel), vôos com a TAM cancelados. Quem relata são os nossos leitores: a CVC está entrando em contato com seus clientes para confirmar os embarques dos pacotes que envolvem vôos fretados com a Andes e cancelar pacotes que envolvem vôos fretados com a TAM. Os vôos da Andes serão operados via Esquel, com o último trecho de ônibus.

Bariloche de ônibus. A viagem desde Buenos Aires leva entre 21 e 25 horas e pode ser comprada nos sites da Via Bariloche e da Andesmar. Há grande disponibilidade de hotéis, inclusive em oferta, em sites como Hoteis.com.

De Puerto Varas a Bariloche: por enquanto, só de barco. O Paso Cardenal Samoré, que fica perto de Villa La Angostura e serve para a ligação rodoviária entre Bariloche e Puerto Varas/Puerto Montt, continua fechado; haverá uma nova reunião para avaliar sua abertura depois de 20 de julho. Já o Cruce de Lagos está funcionando e é a única maneira de ir de Puerto Montt/Puerto Varas a Bariloche; há depoimentos de leitores que fizeram a travessia recentemente. Tenha em mente que nesta época do ano o Cruce requer um pernoite em Peulla, no meio do caminho.

NOVIDADE (12/7): Bariloche e Villa La Angostura pressionam para que a fronteira reabra o quanto antes.

Passeios em Bariloche. Com exceção do bosque de Arrayanes, que continua fechado (por estar na região de Villa La Angostura), os passeios tradicionais de Bariloche estão funcionando. Apenas os que dependem de neve ainda não começaram a operar, não por culpa das cinzas, mas por falta de neve. Esperam-se nevascas para os próximos dias; anunciaremos novidades assim que soubermos.

Neve em Bariloche. É a grande novidade da noite do dia 13. Começou a nevar e a cidade está entusiasmada com a possibilidade de abertura da estação do Cerro Catedral e do Piedras Blancas (esquibunda).

Cerro Catedral em Bariloche: aberto apenas para visitar, não para esquiar. Ainda não há neve suficiente para esquiar em Cerro Catedral (a estação de esqui mais próxima do centro de Bariloche), mas caçadores de neve já podem brincar e usar os meios de elevação entre 9h30 e 16h30 (a não ser nos momentos em que os meios ficam interditados pelas condições do vento). Acompanhe as notícias pelo Facebook do Cerro Catedral.

Piedras Blancas (esquibunda) em Bariloche: ainda não abriu. Ainda falta um pouco de neve para abrir o parque de diversões na neve, que funciona no Cerro Otto, pertinho do centro de Bariloche. Acompanhe as notícias pelo Facebook do Piedras Blancas.

SITUAÇÃO DE CHAPELCO & SAN MARTÍN DE LOS ANDES

Aeroporto de Chapelco: continua fechado. E não sai nenhuma notícia sobre sua abertura. A Aerolíneas não oferece o traslado de Esquel até San Martín de los Andes. Para você entender a geografia: Esquel fica ao sul de Barioche, e San Martín fica ao norte. Depois de chegar a Bariloche você teria que tratar um ônibus por conta própria (tente na Via Bariloche), numa nova viagem de 3 horas.

Estação de Chapelco: aberta, mas as pistas estão fechadas por falta de neve. A estação de esqui de Chapelco, em San Martín de los Andes, abriu no sábado, dia 2, mas logo precisou fechar as pistas por falta de neve. Acompanhe a situação no site de Chapelco.

San Martín de los Andes: pouco afetada pelas cinzas. Em comparação a Villa La Angostura e mesmo a Bariloche, a cidade parece ter sofrido bastante menos pela cinza vulcânica do Puyehue.

San Martín de los Andes de ônibus: desde Buenos Aires, leva-se entre 20 e 24 horas (compre na Via Bariloche); de Bariloche são 3 horas, mas há poucos horários diários (uma busca no Plataforma 10 encontra apenas dois horários; compre na Via Bariloche).

SITUAÇÃO DE VILLA LA ANGOSTURA

Continua difícil a vida em La Angostura. O passeio ao bosque de Arrayanes não está sendo oferecido. A maioria dos hotéis e cabañas continua fechada. A estação de esqui de Cerro Bayo ainda não reabriu.

Novidade (12/7): a administração de Cerro Bayo fala em abrir a estação tão logo caia  neve suficiente.

SITUAÇÃO DE USHUAIA

Vôos. Já foram retomados tanto por Aerolíneas quanto por Lan.

Cerro Castor. A estação de Cerro Castor já está aberta. Haverá uma festa oficial dia 16 de julho. Acompanhe notícias pelo Facebook de Cerro Castor.

SITUAÇÃO DE LAS LEÑAS

Estação aberta. Desde o início de julho a estação já está funcionando. Fica a quatro horas e meia de Mendoza de carro e não é viável para visitas, só para estadas de uma semana. Mais informações no site de Las Leñas.

SITUAÇÃO DO CHILE

Chile: todas as estações abertas. Portillo, Valle Nevado, El Colorado, FarellonesChillán e Pucón já estão operando. Os aeroportos de Santiago, Concepción (para Chillán, + 3 horas de ônibus), Temuco (para Pucón, + 1h30 de ônibus) e Puerto Montt têm sido pouco afetados por fechamentos temporários. Leia mais sobre Portillo aqui. Leia sobre passeios a Valle Nevado e Farellones desde Santiago aqui.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


340 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

carol
carolPermalink

gente viajo amanha... mas parece que to meio decepcionada...o povo aí em cima dizendo que foi bagunçado e que ta tudo sujo... será que por não cumprirem toda a rota de avião posso pedir o reembolso integral... esperei tanto essa viagem, me preparei tanto, mas se for so pra ver cinza e andar de onibus na bagunça...prefiro ir pra outro lugar... o que me dizem...saio amanha de goiania as 16:10...to meio pra baixo com os relatos acima....

Andre L.
Andre L.Permalink

Se a cia. providenciou transporte alternativo por aeroporto sem condição de uso (tanto que os shuttle vão de ESquel para o aeroporto de Bariloche), acho que não há razão para pedir cancelamento sem multa.

wanderlei
wanderleiPermalink

Olá temos mais 110 jovens que foram com nossa agencia, chegaram hontem a bariloche e hoje cedo o pessoal ja pegou a roupa de neve e já foram para os passeios que já estão funcionando.

O que ainda não esta funcionando é para os proficionais do eski que precisan de muita neve, mas para nós que só vamos conhecer e brincar com a neve e tentar ficar em pé no eski está normal.
Dia 20 eu tambem vou com minha esposa e 02 filhos, vamos via Neuquem, estou pensando que vai ser até melhor pois iremos conhecer uma nova rota e novas paisagens, temos que ir com esprito de se divertir de qualquer forma sem pensamentos negativos que tudo vai dar certo e curtir o novo, normalmente pessoas reclaman de tudo mesmo tando tudo certinho imagina se tiver algum contratempo, independente se estivesse tudo normal , sempre quando se sai do pais temos que sair com espirito de aventureiro pois estamos a merce do tempo em qualquer tempo e local.

Abraço e boa viagem

Wanderlei Camargo

eduardo moura
eduardo mouraPermalink

tenho acompanhando a situação em Bariloche pelo site www.bariloche2000.com e vejo com preocupação o aumento do numero assaltos na região. ontem fizeram igual a SãoPaulo, arrombaram caixas eletronicos. http://www.bariloche2000.com/index.php?option=com_content&view=article&id=61032:cajeros-violentados&catid=7:policiales&Itemid=22
teremos que ter bastante cuidado.

Daniela
DanielaPermalink

Olá.
Eu meu marido e meu filho de 09 anos iremos para Bariloche no dia 09/08, pela LAN. Espero que até lá já esteja tudo resolvido. Gostaríamos de fazer o passeio/jantar até o Restaurante Refúgio Arelauquem. Alguém sabe informar se já está funcionando e se podemos ir com uma criança de 09 anos. Grata pelas informações.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! O melhor a fazer é contatar diretamente o resort.

Email: info@burcoamerica.com

Cibele
CibelePermalink

Estou indo para BAs dia 16 e gostaria de mudar minha rota para Ushuaia. Não tem mais vôos pela lan . Alem da aerolineas argentineas existe outra opção de chegada???? Ushuaia seria legal para minhas 4 crianças ...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cibele! Além do grupo Aerolíneas/Austral há a LADE.

Marcio
MarcioPermalink

Cheguei em Bariloche ontem. A LAN cancelou o voo então recebi o dinheiro de volta e comprei as passagens pela Aerolinhas via Esquel. O maior problema são os vôos, o meu atrasou 3 horas. O voo para Esquel dura 3 horas e meia e a viagem de onibus dura 3 horas e meia. Realmente o onibus é confortável de 2 andares e deixa vc no aeroporto de bariloche, vc pega então um transporte para a cidade por sua conta. Leve lanche e água para a viagem.

A cidade esta suja na beira das pistas, o centro esta limpo , existem alguns montes de cinzas que vem sendo retirados por caminhões aos poucos mais nada absurdo, se não soubéssemos que são cinzas pareceria que choveu e a lama veio das encostas (menos os montes claro).

Hoje a rua principal estava movimentada, como estao tendo 3 vôos nos últimos dias o movimento parece estar aumentando, como não tenho comparar o movimento atual com a alta estação não vejo muita difeença mais esta tranquilo, mais não deserto como alguns escreveram, tem muitos brasileiros (famílias) e jovens de outros países (provavelmente argentinos e uruguaios). As lojas e restaurantes estao abertos e alguns com promoções. Seria o equivalente a baixa estacao em qualquer lugar turístico do brasil.

Amanha vou começar a ver os passeios e tirando Vila La Angostura, os outros não estao com nenhum problema com relação as cinzas e sim com a falta de neve. Os lagos estao limpos e as arvores também, algumas casas e todos os hoteis e restaurantes estao completamente limpos e com a grama verdinha, mas algumas casas estao com o teto e jardins completamente cobertos de cinzas, mas aí é a opção de cada um.

A medida que for fazendo os paseios vou tentar escrever informações atualizadas.

Marcio
MarcioPermalink

Corrigindo: O voo para Esquel dura 2 horas e meia. E desculpem os erros de ortografia mas escrever textos longos no IPhone é complicado. Rsrs

A Bóia
A BóiaPermalink

Agradecemos o relato, Marcio!

Roseane
RoseanePermalink

Antes de mais nada, as informações são primordiais. Amanhã estarei aqui no aguardo de mais informações. Estou muito esperançosa.

Andreza Carvalho
Andreza CarvalhoPermalink

Marcio,

Legal ler o relato de quem realmente esta ai,caso seja possivel nos informe como vão as coisas com o passar dos dias...
Aproveite muito sua viagem.

Roseane
RoseanePermalink

Obrigada pelas informações, caso tenha mais, informe. Estou indo no dia 21 de julho e espero que dê tudo certo para todos nós. É uma viagem esperada por mim a muitos anos.

Lali
LaliPermalink

Vc acha que as cinzas são um empecilho para a viagem? De que maneira elas atrapalham? Suja as roupas, causa algum mal-estar? Ou é apenas uma questao estética?

Lissandra
LissandraPermalink

Obrigada! Vc nos deixou animosos principalmente quem tem criança . Excelente passeio pra vc e sua família. Abraço

Rafael
RafaelPermalink

Marcio, sera que poderia descrever como foi exatamente a troca de passagens aereas? Estou com ida e volta comprada pro dia 27/07 pela LAN. Se for o caso, farei igual a voce e comprarei Aerolineas + Onibus para chegar a Bariloche. Como foi o seu caso? Recebeu reembolso no proprio aeroporto e ja comprou da Aerolineas? Ou cancelou e pediu reembolso antes da data do voo? Por favor, eu e minha namorada estamos bem apreensivos com as noticias que o aeroporto nao reabre tao cedo. Obrigado.

neida basile
neida basilePermalink

Oi Luciane, tbm vou no dia 16/07 pela CVC, saio de SP, estive em Bariloche em maio de 2010, so troquei 100,00 no aeroporto de guarulhos, para ter como pagar a refeição no domingo , já que tambem cheguei la em um sabado.
Em Bariloche o nosso dinheiro esta valendo mais, 1 peso vale 2 reais, e tem bastante casa de cambio.
bjs!

Lady
LadyPermalink

Eu esperei muito pela minha viajem que será dia 30 de julho pela CVC. Vou com meu marido e meu filho de 4 anos. Acredito que quando se está ao lado das pessoas que amamos tudo flui. Pelo que eu li, Bariloche tem muitas opções, é só explorar. Quem for, curta ao máximo tudo, a paisagem, a gastromia, os lagos, os passeios de barco, os refugios, cerros, vinhos, museus,... Se der na telha, alugue um carro e vá conhecer outro lugar. A região é muito rica. A minha maior preocupação no momento é a do pacote ser cancelado pela CVC e eu não conseguir planejar outra viagem a tempo. Não quero esperar um ano, trabalho demais o ano inteiro e nada vai estragar minhas férias. Pensamento positivo.

Lali
LaliPermalink

Por favor, Jeferson ou alguém que esteja por aí, me explique melhor: No que as cinzas atrapalham a viagem? É apenas uma questão estética? Ou ela gera incômodos? Prejudica o lazer? E qual o perrengue a que vc se refere? Seria o deslocamento de ônibus de Esquel para Bari, as sujeira das roupas, ou tem mais algum perrengue que as cinzas causam? É que pra mim, está confuso entender como está a situação, já que algumas pessoas dizem que está tranquilo, enquanto outras, que está péssimo, mas não me parece claro… Obrigada

Hélida
HélidaPermalink

Oi Márcio,
Vou com minha família dia 16/07. Por favor me fale se vai dar pelo menos pra descer de eskibunda rsrsrs.
Obrigada.

Adelaide
AdelaidePermalink

Olá, alguem sabe se algum fretamento da cvc pela Andes, já pousou no Aeroporto de Bariloche? Minha viagem também é dia 16 e até agora parece estar confirmado.Acho que deve ser muito cansativo depois de mais de 4 horas de avião naquela poltrona apertada, ter que enfrentar mais 4 horas e meia de busão.Se for assim, estamos pensando em desistir...infelizmente. Que azar esse vulcão dar o ar de sua graça logo agora.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adelaide! Como você pode ler no texto acima, que está bem detalhadinho, a CVC cancelou todas as saídas até o dia 15 de julho. Logo, seria impossível que algum avião fretado da CVC com a Andes tivesse pousado em Bariloche antes de 15 de julho. No dia 16 saberemos se os aviões vão pousar em Bariloche ou se pousarão em outro aeroporto. Caso o seu pacote venha a ser cancelado, você saberá antes da gente grin

Jan
JanPermalink

Ola Boia, não entendo, ontem liguei para CVC e eles confirmaram minha saida para o dia 15 como já estava previsto no pacote, tenho ligado todos os dias e eles dizem "tá tudo certo" só espero que não me deixem na mão na ultimna hora quando eu não vou poder nem optar por um plano B. A tarde vou postar aqui a resposta da CVC. Obrigado a todos pelas informações!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jan! Se eles dizem que dia 15 já vai ter saída é porque é isso mesmo. A notícia que tínhamos era "até dia 15", mas esse dia 15 pode ser o início da retomada das operações.

Roseane
RoseanePermalink

Tô viajando dia 21 de julho. Aguardo notícias. Preciso trocar as passagens de Buenos Aires a Esquel pelas aerolíneas? Tem alguma informação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Roseane! Procure a Aerolíneas, mas provavelmente você receberá como resposta que a rota depois do dia 16 de julho ainda não foi decidida.

Angelita
AngelitaPermalink

Olá, pessoal estamos indo, eu, meu marido e minha filha de 12 anos, para Santiago dia 24, vou para Bariloche fazendo a travessia dos lagos, Cruce dos lagos,o que me preocupa é que vou para Buenos Aires a partir de Bariloche, pela Aerolineas.
Chego em Bariloche dia 30/07, espero que tudo certo. Quem tiver mais informações vai ser bom.

Rute
RutePermalink

Marcio - vc que esta Em Bariloche- tem novidades¿ tem nevasca prevista¿ tem previsao de abertura das pistas¿ Mande noticias¡

carol dias
carol diasPermalink

ai que alivio ver o relato do colega acima...ja tava ate triste...mas quando li o que o colega escreveu me animei e senti que foi sincero da parte dele...vou mais confiante... como estaa o frio aí?

marcelo de souza
marcelo de souzaPermalink

Bom dia a todos Alguém sabe qdo as rotas terreste para o Chile abrem. Afronteira
Marcelo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Como está escrito no texto, haverá uma reunião para decidir a reabertura depois de 20 de julho. Até lá, a fronteira terrestre permanece fechada no Paso Cardenal Samoré. É possível fazer a travessia internacional de barco, pelo Cruce de Lagos.

Lissandra
LissandraPermalink

Obrigada equipe bóia por disponibilizar um local onde muitos possam dividir angústias e divulgar informações sobre a nossa viagem tão esperada. Há dias venho acompanhando tudo q aparece sobre Bariloche, gostaria de compartilhar os vídeos da Vanessa Olivatti, brasileira q trabalha lá. Tbm vou viajar com crianças e pessoas q não skiam. Fiquei mais tranqüila pois poderemos ainda fazer muitas coisas lá. Abraços a todos. Boa viagem! www.youtube.com/watch?v=eA-FMXzjzjQ

Lissandra
LissandraPermalink

Desculpe Bóia! Vc já tinha postado essa informação. O q faz a aflição. Mas vale reforçar.

Antonio
AntonioPermalink

Bom dia a todos!
Tenho viagem marcada para 24/08 e fiquei bem mais aliviado com tudo que li... só fiquei com uma dúvida: dia 20 de julho terá uma reunião para decidir se o aeroporto de Bariloche vai ser aberto? É isso mesmo ou tem alguma outra expectativa?
Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Antonio! Por favor leia o texto com atenção. O que vai ser discutido depois do dia 20 é a reabertura da fronteira terrestre entre Argentina e Chile no Paso Cardenal Samoré.

O aeroporto de Bariloche está aberto mas as cias. aéreas ainda não estão operando vôos. Assim que voltarem a operar a gente noticia aqui. Enquanto isso, pode acreditar no que está escrito, está tudo atualizadinho grin

Débora
DéboraPermalink

Bom dia!
Estou de viagem marcada para Barilhoce dia 05/08. Devido a situaçao gostaria de tentar trocar minha passagem para Ushuaia. Alguém sabe informar se a Aerolineas faz este tipo de troca? Já verfiquei e há passagem disponivel para os dias que quero e o valor é o mesmo que paguei pelas passagem de Barilhoche.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Débora! Isso só será possível se você consultar a Aerolíneas grin

claudia
claudiaPermalink

Olá Bóia...

Se o aeroporto está coberto de cinzas como escreveu um turista em Bariloche,
as cias. aéreas não vão operar. Será que já estão limpando? Como é a queda de cinzas? É contínua? É diária? Ficaremos agradecidos com alguma informação acerca do processo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudia!

Para saber mais sobre o dia a dia da recuperação das cidades dos efeitos das cinzas, acesse a imprensa local:

http://www.anbariloche.com.ar

http://www.laangosturadigital.com

Nós aqui abriremos novos posts assim que houver novidades concretas. É inútil ficar especulando.

Débora
DéboraPermalink

Oi Claudia!

Entre no youtube e pesquise videos de bariloche por Vanessa Olivatti.
Fiquei mais tranquila depois de ver os videos dela.
Aproveitando, alguem tem o contato direto da Vanessa?
Você tem Boia?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Débora! Não temos os contatos, mas dá para deixar mensagem no YouTube smile

Lissandra
LissandraPermalink

Oi Claudia, ela tem contato no twitter e no Facebook. Abraço

Lissandra
LissandraPermalink

A Vanessa tem contato no twitter e facebook

Andréia
AndréiaPermalink

Débora, eu entrei em contato com o e-mail que ela disponibilizou no youtube, ela respondeu enviando uns artigos bem legais e tb preços de passeios, o e-mail que fiz contato é vanessa_olivatti@uol.com.br
Eu estou chego em Bariloche no dia 15 e tb pretendo colocar aqui a situação de lá bem como andamento dos passeios.
P.S. Bóia vc é muito maneiro, adoro os seus posts

vitor
vitorPermalink

vanessa e verdade que o vulcao entrou novamente em erupçao?se entrou atrapalhou mais alguma coisa em bariloche?pq na cqmera do centro civico e do cerre catedral nao to vendo nenhuma diferença,mas na camera do vulcao ta tudo cinza!

vitor
vitorPermalink

desculpa essa pergunta pra vanessa e que eu tava vendo os videos dela agora e confundi e pra vc mesmo boia

Boia, e verdade que o vulcao entrou novamente em erupçao?se entrou atrapalhou mais alguma coisa em bariloche?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vitor! Se o vulcão entrar em erupção novamente você não "ficará sabendo"; estará estampado em todos os portais e haverá flashes na televisão.

claudia
claudiaPermalink

Oi Débora...

Os vídeos são de 02 de julho. De lá pra cá muita cinza já caiu !!!
E o vulcão continua ... Infelizmente...

Patrícia
PatríciaPermalink

Olá Bóia!
Estamos c a viagem marcada p Buenos Aires p quinta-feira, 14 de julho. Ficaríamos em BA até o dia 16 e então iríamos p Bariloche, retornando no dia 23/07. Acontece q infelizmente os planos de levarmos as crianças p ver a neve foi por vulcão abaixo ;-( e agora estamos c 9 diárias p ficarmos em Buenos Aires! O q podemos fazer c as crianças durante todos esses dias em BA ?? Será q vale a pena ou transferimos essa viagem p outra data??

Laerte Lima
Laerte LimaPermalink

Não deixe de visitar este zoológico, as crianças e os adultos vão adorar.
http://www.zoolujan.com/

Lali
LaliPermalink

Pelo que pesquisei, tem 3 zoos (Lujan, Temaiken e o de Palermo), tem o parque De La Costa, o Museo de Los Ninos. Entre outras atrações. Vale a penas dar uma pesquisada, mas parece que tem bastante coisa, sim, que pode agradá-los.

diego
diegoPermalink

Boai cancelei a viagem q seria agr dia 16... Bariloche agora soh no ano que vem... ;(

Antonio
AntonioPermalink

Olá...
Bóia só mais uma pergunta... vc já falou que enquanto não tivermos uma posição definitiva das cia aéreas não saberemos quando o aeroporto estará ok.. minha viagem é 24/08 vc acha que até la estará ok ou melhor adiar para setembro?
Parabéns pelo site!
Muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Antonio. Não dá pra saber. Tudo é chute, infelizmente eekops:

Wanderson Alves
Wanderson AlvesPermalink

Pessoal, pelo video que vi da Vanessa em Bariloche, a situação é a seguinte: o aeroporto está prontinho para receber aviões. O problema parece ser a poeira em suspensão em altas altitudes o que pode prejudicar as turbinas. No chão, segundo disse a Vanessa, não dá nem pra perceber que tem poeira. Provavelmente, quem é alérgico poderá sentir mais. A cidade parece estar de acordo e já tem neve no Cerro Catedral, na base. Dá pra ver que na montanha ainda não tem neve suficiente. Eu irei (acho), no dia 08/08 e não estou muito crédulo de que a poeira vá baixar (literalmente). Essas coisas de natureza, vulcão, podem durar muito tempo. Como iremos com crianças, a idéia de viajar de ônibus durante 4 hs depois de ficar várias horas dentro de avião, sinceramente não anima. Se resolver, o jeito é levar um bom livro e nintendo para as crianças. Marcio, o seu relato diário (caso possa), será de grande valor para todos. Antecipadamente agradeço.

Luiza
LuizaPermalink

Wanderson: onde vc viu esse video da Vanessa? Obrigada!

Lali
LaliPermalink

Wanderson qual a idade do seu filho?
Eu estou na mesma dúvida que vc. Iremos dia 12/08. Mas se for ainda por Esquel, não sei se rola, pq vou com 3 crianças (3, 8 e 9 anos)...
Eu fico só imaginando a cena:
O nosso vôo saia 6h35 da matina. Então, temos que chegar no aeroporto às 4h. Chegamos em BAs (aeroparque) às 9h55, vamos almoçar, e 12h45 partimos p/ Bari. Se for via Esquel, chegaremos 15h15 e de lá, mas caminho (3 horas e meia de busum) até o destino final... Às18h45 pisaremos em Bari, se tudo der certo. Agora, será que os moleques aguentam? Afinal, é férias, tem que ser curtição, se virar tortura, perde o sentido, né?

Alguém mais vai, ou foi, com criança pequena? Será que rola? Ou vai ser um deus-nos-acuda?

Wanderson Alves
Wanderson AlvesPermalink

Lali, bom dia.
Meus filhos tem 14 e 7 respectivamente. Mas nós iremos com mais 3 crianças na faixa de 4 a 7 anos. A viagem de avião não cansa muito. Se vc tiver um joguinho ajuda muito. No nosso caso tem 3 para todas as crianças. Meu maior receio é espera em aeroporto. Meu trajeto é BH/SP/BA/Bari sendo que agora tem Esquel antes de Bari. Eu já pensei mil vezes em desistir e ir pra Porto Seguro (180 graus de mudança de planos), mas as crianças estão ávidas por conhecer neve. O pensamento do grupo é o seguinte: se desistirmos hoje ou próximo à partida (07/08), nosso prejuízo já está contabilizado, então iremos aguardar um pouco mais. Sinceramente eu não acredito muito que o vulcão irá parar de soprar poeira e permitir baixar aviões em Bari. No seu caso, se considerar que está de férias e tudo é diversão, não há porque não ir. Seu maior zelo será com o filho de 3 anos porque eles se aborrecem facilmente. Bom, se formos mesmo, já pensei tb até em comprar um micro colchão inflável para descanso em aeroporto.
Bom, é este meu pensamento.
Nos falamos.
Sucesso.

John Leno
John LenoPermalink

Agradecemos o relato, Marcio....

Carlos Leal
Carlos LealPermalink

Liguei agora na CVC que me disse que o voo do dia 16/7 de Guarulhos pra Bariloche esta confirmado. Alguem ja recebeu o voucher?

Marcio
MarcioPermalink

Vou tentar responder algumas perguntas. Não sou a Bóia. Rsrs

As cinzas não são "cinzas", é mais como areia grossa de praia, sujam as ruas e os carros, mas vc nem sente a não ser que vente muito, aí parece que vc esta na praia com a areia batendo no olho.

Comprei minha passagem pela CVC, eles cuidaram da nova compra e vão entrar com pedido de cancelamento com a LAN.

Hoje os Cerros Otto e Catedral não abriram por causa dos fortes ventos ( nada a ver com as cinzas), e o tempo esta muito nublado para os passeios pelo lago e o circuito Chico ( nada a ver com o vulcão de novo).

Fiz o passeio de Quadriciclo com meu filho e vou levar ele para patinar no gelo agora a tarde.

Amanha vou fazer o passeio pelo lago congelado se tudo der certo.

Como escrevi antes as cinzas atrapalham os vôos e inviabilizam a Vila La Angostura, o resto é apenas relacionado a falta de neve (previsão de neve nos próximos dias) e o vento e a chuva.

Manu Peclat
Manu PeclatPermalink

Caro Márcio...
Você pode me mandar informações sobre esse passeio de Quadriciclo? Parece legal prá eu fazer com meus moleques também numa eventual falta de neve!!
E o lago congelado?! Já lí a respeito em algum lugar mas não tenho idéia de onde seja e como chegar.
Te agradeço pela "bola".

Gleice Nunes
Gleice NunesPermalink

Boa tarde! estou mais animada com os post do Marcio, embarco 20/07 para B.A e 23/07 Bariloche com meu marido e filho de 05 anos que esta super animado.Em 2009 ele não foi por causa da gripe e agora esta tudo preparado.
Marcio pode passar dica desse passeio de quadriciclo.
Abraços.

sueli
sueliPermalink

Meu pacote para Bariloche pela CVC, dia 23/07, foi cancelado hoje cedo. Agora é programar outra viagem. É uma pena, pois, eu adoro neve.

vitor
vitorPermalink

UFA,menos desespero pra mim,smile

obrigado boia

vitor
vitorPermalink

: )

neida basile
neida basilePermalink

Oi Carlos Leal, o meu voo tambem é pela CVC, no dia 16/07, acabaram de me ligar perguntando se fosse necessario fazer via ESQUEL, se concordaria, se caso o aeroporto de Bariloche não abrir no dia 15/07.
Amanhã quarta feira ja posso retirar o Voulcher.

neida basile
neida basilePermalink

Boa tarde MARCIO
Onde tem esse passei de quadriciclo?
Voce sabe informar se onde tem o SKI BUNDA , esta funcionando?
Obrigada.

Nelson
NelsonPermalink

Neida, eu tenho passagens e hotel reservados para dia 20/8 eu e minha esposa e vamos de qualquer jeito, de avião, buzu, carro até de camelo se tiver opção....... como temos espirito aventureiro vamos que vamos......

O passeio que eu quero fazer que tem Quadriciclo é a Noite Nordica, é um pouco caro, mas é uma oportunidade que provavelmente não terei novamente.... Tem tb o Refugio Alelauquen que se faz com Motos de neve que tb deve ser muito legal, mas tb é caro.....
Não montei o roteiro ainda, mas com certeza esses 2 vou fazer... Acredito que até 20 de agosto a neve ja chegou e esteja tudo legal! E quanto as cinzas, como tenho rinite alergica, comecei ontem a fazer tratamento para não ter problemas por lá!

Hélida
HélidaPermalink

O meu vôo também foi cancelado hj cedo pela CVC. Seria sábado agora 16/07 voando TAM, Na verdade acho que estão cancelando todos pela TAM pois ela não quer fazer via Esquel. Me deram a opção de voar pela Andes saindo de SP já que eu saíria do RJ. Mas preferi remarca para outro dia e tentar ir pela TAM direto.

Wanderson Alves
Wanderson AlvesPermalink

Luiza, eu vi o video da Vanessa pelo Youtube. Digitei Bariloche em julho/2011 e depois aeroporto bariloche julho 2011. Tem vários videos dela lá. Esclareceu muita coisa.
CINEZAS: como o Marcio disse, parece areia mesmo, segundo um amigo que voltou de lá quando o vulcão acordou.
Eu nem sabia que tinha quadriciclo para alugar. Achei que fosse só em Aspen ou coisa parecida. Marcio, favor dar as dicas e preços.
Ainda estou torcendo para aterrisar direto em Bariloche. Como meu passeio é somente no inicio de agosto, vou manter o pensamento positivo.
Cambio.

Lucia Helena
Lucia HelenaPermalink

Eu tb tenho pacote com a CVC Via Andes, hoje fui a loja da minha cidade me disseram que a viagem está confirmada para 24/07. Fui informada pela agente que caso aconteça o cancelamento serei informada com uma semana de antecedência. Perguntei pelas saidas de 15/07, ela me disse que ainda não foram canceladas, mas não serão via Esquel e sim aeroporto de Bariloche. Se não pousar ninguem em Bariloche na semana que vem via Andes- CVC , já sei que minha viagem gorou, enfumaçou. Já tenho o plano B.

Víviam
VíviamPermalink

Boa tarde Márcio, muito obrigada pelas informaçôes, Meu pacote é pela cvc dia 22/07 voando andes linhas aereas, ainda não cancelaram. Minha filha de 12 anos esta muito anciosa, mas confesso que já não estou muito animada. O que você acha que vamos perder em geral se embarcarmos, pois vejo fotos e depoimentos sobre bariloche de uma cidade lindaaaaaaa. Muito obrigada

Sylvania
SylvaniaPermalink

Rute e os demais
Olá a todos!
Tenho pacote pela CVC saindo do Rio 16/o7. Tenho acompanhado aqui as notícias sobre Bariloche. Tem um site pelo qual checo as previsões de tempo e neve que quero sugerir www.http\\spanol.weather.com
Sempre que viajo pesquiso por ele as condições climáticas do meu destino.
Esperamos,todos, que cheguemos a Bari, que tenha muita neve e que tenhamos ótimos dias por lá.
Boa viagem!
Ah, obrigada à Boia pelos posts e por nos responder tão prontamente.

Hélida
HélidaPermalink

Oi Sylvania,
Acho que vc não deve ir! A CVC cancelou meu vôo saindo do Rj hj de manhã. Vc deve verificar isso com eles. Nosso vôo era TAM e ela não vai fazer.

Hélida
HélidaPermalink

Sylvania, meu vôo era o mesmo que o seu.

Cláudia Helena M. Guimarães

Márcio teus depoimentos tem sidos ótimos, pq estou muito confusa estou com um pacote marcado pela Bancorbras para 0 dia 22/07 para B.Aires e 24 para Bariloche voando LAN, hoje liguei para operadora e não me deram nenhuma informação consistente. Realmente não sei o que fazer

Geruza
GeruzaPermalink

Eu também tinha viagem marcada pela CVC para o dia 15 a noite, mas todos os voos da Tam foram suspensos. A CVC esta recolocando o pessoal que quizer ir por Esquen pelo fretamento da Andes. Ai esta confirmado para o dia 16

wellington
wellingtonPermalink

Pessoal alguem poderia me orientar, moro em campo grande, sairia daki dia 16 pela andes para Bari, porém a agente de viagem disse q caso eu queira remarcar a minha passagem eu deveria arcar com as despesas do deslocamento ate são paulo, pois ñ haverá outros voos fretados saindo de campo grande este ano. isto é legal? mesmo tendo q ir até esquel e de onibus ate bari, fato não previsto no contrato.

Hélida
HélidaPermalink

Wellington,
Essas coisas funcionam meio que igual seguro de carro. Cancelamentos ocorridos devido à força da natureza não são de responsabilidade das operadoras. Normalmente se faz algum acordo. Pelo que li no contrato ninguém tem culpa. O jeito é remarcar ou arcar com o deslocamento se vc realmente quizer muito ir dia 16. Eu particularmente estou adorando a remarcação pois dado que alguns pontos turísticos ainda não estão funcionando 100% e tem pouca neve, quanto pra frente for melhor.

paula melo
paula meloPermalink

ola amigos de angustia.
Estou em Buenos Aires, cheguei no domingo 10 julho e tinha voo pela aerolineas dia 13 p/ bariloche.Mas, vai ficar para ano que vem. Assim, fui a seda da Aerolineas, que fica na Av. Peru c/Florida, e pedi a devolucao, eles fizeram os procedimentos via web e disseram que o reembolso sera em 30dias. Agora, so me resta tomar todas e ir dancar tango e passear em /montevideu e adjacencias, hoje temperatura de 19 graus , mas a noite e demais dias frio 15, 13, 9 graus. quando cheguei no domingo a cidade estava sim meio cinzentinha, agora ja melhorou, e conforme o vento, inclusive tava maior barraco no aeroporto, pois a aerolineas ta cancela e nao cancela em virtude das cinzas. boa sorte p todos.
paula