Plantão Vulcão: veja como está a situação (atualizado: 14/7)

Cerro Catedral

Está tudo bem parecido com o último apanhado, mas vamos lá.


SITUAÇÃO DE BUENOS AIRES

Buenos Aires: perrengues aéreos esparsos. De vez em quando os aeroportos fecham (e arrastam o de Montevidéu na brincadeira), mas depois de algumas horas reabrem. Conte com a possibilidade de espera no aeroporto ou, eventualmente, precisar voltar para casa e embarcar só no dia seguinte. Mas a cidade não sofreu com as cinzas, e quem chega aproveita o frio, a gastronomia, o tango e as compras como sempre.

SITUAÇÃO DE BARILOCHE

Bariloche: aeroporto tecnicamente aberto, mas sem vôos. Desde o dia 6 o aeroporto foi declarado apto a receber vôos, mas as companhias aéreas ainda não se animaram a .usar. A Lan continua sem vôos para Bariloche. A Aerolíneas está fazendo a rota via Esquel pelo menos até o dia 14. No site da Aerolíneas, os vôos diretos a Bariloche estão cancelados até 31 de julho.

Bariloche via Esquel com Aerolíneas até pelo menos o dia 14 de julho 31 de julho. A Aerolíneas, e só a Aerolíneas, está fazendo a rota a Bariloche via Esquel, que fica a 300 km ao sul da cidade. A última perna do trajeto é feita de ônibus e leva pelo menos quatro horas. Se você tem vôo marcado para  Bariloche com a Aerolíneas, entre em contato para remarcar o seu bilhete. Se não conseguir contato por 0300, vá até a loja mais próxima (é a recomendação de leitores que já passaram por isso).

Bariloche com Lan. A Lan não voa a Esquel, e portanto esta rota alternativa não é oferecida a seus passageiros. Para checar o status do seu vôo e fazer remarcações, use o link desta página.

Bariloche pela CVC por vôos fretados com a Andes. Pessoal, não adianta perguntar pra gente aqui. Se a CVC está dizendo que leva você a partir do dia 16 a Bariloche com uma companhia chamada Andes, não há por que duvidar. Na primeira quinzena de julho as grandes operadoras cancelaram os pacotes; caso cancelem os da segunda quinzena entrarão em contato primeiro com vocês; nós aqui só saberemos depois de vocês nos informarem.

Bariloche com a CVC: vôos com a Andes confirmados (via Esquel), vôos com a TAM cancelados. Quem relata são os nossos leitores: a CVC está entrando em contato com seus clientes para confirmar os embarques dos pacotes que envolvem vôos fretados com a Andes e cancelar pacotes que envolvem vôos fretados com a TAM. Os vôos da Andes serão operados via Esquel, com o último trecho de ônibus.

Bariloche de ônibus. A viagem desde Buenos Aires leva entre 21 e 25 horas e pode ser comprada nos sites da Via Bariloche e da Andesmar. Há grande disponibilidade de hotéis, inclusive em oferta, em sites como Hoteis.com.

De Puerto Varas a Bariloche: por enquanto, só de barco. O Paso Cardenal Samoré, que fica perto de Villa La Angostura e serve para a ligação rodoviária entre Bariloche e Puerto Varas/Puerto Montt, continua fechado; haverá uma nova reunião para avaliar sua abertura depois de 20 de julho. Já o Cruce de Lagos está funcionando e é a única maneira de ir de Puerto Montt/Puerto Varas a Bariloche; há depoimentos de leitores que fizeram a travessia recentemente. Tenha em mente que nesta época do ano o Cruce requer um pernoite em Peulla, no meio do caminho.

NOVIDADE (12/7): Bariloche e Villa La Angostura pressionam para que a fronteira reabra o quanto antes.

Passeios em Bariloche. Com exceção do bosque de Arrayanes, que continua fechado (por estar na região de Villa La Angostura), os passeios tradicionais de Bariloche estão funcionando. Apenas os que dependem de neve ainda não começaram a operar, não por culpa das cinzas, mas por falta de neve. Esperam-se nevascas para os próximos dias; anunciaremos novidades assim que soubermos.

Neve em Bariloche. É a grande novidade da noite do dia 13. Começou a nevar e a cidade está entusiasmada com a possibilidade de abertura da estação do Cerro Catedral e do Piedras Blancas (esquibunda).

Cerro Catedral em Bariloche: aberto apenas para visitar, não para esquiar. Ainda não há neve suficiente para esquiar em Cerro Catedral (a estação de esqui mais próxima do centro de Bariloche), mas caçadores de neve já podem brincar e usar os meios de elevação entre 9h30 e 16h30 (a não ser nos momentos em que os meios ficam interditados pelas condições do vento). Acompanhe as notícias pelo Facebook do Cerro Catedral.

Piedras Blancas (esquibunda) em Bariloche: ainda não abriu. Ainda falta um pouco de neve para abrir o parque de diversões na neve, que funciona no Cerro Otto, pertinho do centro de Bariloche. Acompanhe as notícias pelo Facebook do Piedras Blancas.

SITUAÇÃO DE CHAPELCO & SAN MARTÍN DE LOS ANDES

Aeroporto de Chapelco: continua fechado. E não sai nenhuma notícia sobre sua abertura. A Aerolíneas não oferece o traslado de Esquel até San Martín de los Andes. Para você entender a geografia: Esquel fica ao sul de Barioche, e San Martín fica ao norte. Depois de chegar a Bariloche você teria que tratar um ônibus por conta própria (tente na Via Bariloche), numa nova viagem de 3 horas.

Estação de Chapelco: aberta, mas as pistas estão fechadas por falta de neve. A estação de esqui de Chapelco, em San Martín de los Andes, abriu no sábado, dia 2, mas logo precisou fechar as pistas por falta de neve. Acompanhe a situação no site de Chapelco.

San Martín de los Andes: pouco afetada pelas cinzas. Em comparação a Villa La Angostura e mesmo a Bariloche, a cidade parece ter sofrido bastante menos pela cinza vulcânica do Puyehue.

San Martín de los Andes de ônibus: desde Buenos Aires, leva-se entre 20 e 24 horas (compre na Via Bariloche); de Bariloche são 3 horas, mas há poucos horários diários (uma busca no Plataforma 10 encontra apenas dois horários; compre na Via Bariloche).

SITUAÇÃO DE VILLA LA ANGOSTURA

Continua difícil a vida em La Angostura. O passeio ao bosque de Arrayanes não está sendo oferecido. A maioria dos hotéis e cabañas continua fechada. A estação de esqui de Cerro Bayo ainda não reabriu.

Novidade (12/7): a administração de Cerro Bayo fala em abrir a estação tão logo caia  neve suficiente.

SITUAÇÃO DE USHUAIA

Vôos. Já foram retomados tanto por Aerolíneas quanto por Lan.

Cerro Castor. A estação de Cerro Castor já está aberta. Haverá uma festa oficial dia 16 de julho. Acompanhe notícias pelo Facebook de Cerro Castor.

SITUAÇÃO DE LAS LEÑAS

Estação aberta. Desde o início de julho a estação já está funcionando. Fica a quatro horas e meia de Mendoza de carro e não é viável para visitas, só para estadas de uma semana. Mais informações no site de Las Leñas.

SITUAÇÃO DO CHILE

Chile: todas as estações abertas. Portillo, Valle Nevado, El Colorado, FarellonesChillán e Pucón já estão operando. Os aeroportos de Santiago, Concepción (para Chillán, + 3 horas de ônibus), Temuco (para Pucón, + 1h30 de ônibus) e Puerto Montt têm sido pouco afetados por fechamentos temporários. Leia mais sobre Portillo aqui. Leia sobre passeios a Valle Nevado e Farellones desde Santiago aqui.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


340 comentários

oi Ev@ e Vânia,
Como A Boia disse também acredito que a única coisa que pode cancelar nossa viagem é o fato da fumaça voltar a atrapalhar como parece estar acontecendo esses dias. Mas vamos torcer para que as coisas melhorem até lá. Se tiver que ser será.

Oi, o meu vôo fretado era da gol no dia 24 e foi cancelado e foi dada a opção pela aerolineas argentinas, porém com todas as ressalvas, ou seja pode ser que tenha vôo, pode ser que tenha escala, pode ser que desça em esquel… Só que eu paguei por um vôo fretado de são Paulo a bariloche. Vou tentar reaver o meu dinheiro e bariloche fica para o ano que vem. Comprei o pacote pela rumbo e a operadora é a fênix turismo.

Olá pessoal, Lali,
Estou acompanhando o site há alguns dias, pois tb tenho viagem marcada para 24/07 para Villa Langostura com meu filho de 11 anos. O pessoal da pousada me deu a mesma informação que vc teve, que a Villa está se recuperando o abastecimento está normal e que no dia 15/07 as coisas tendem a se normalizar com a abertura do Cerro Bayo e do aeroporto. Assisti aos vídeos da Vanessa e gostaria muito de saber notícias atualizadas, se alguém puder nos ajudar agradeço!
Obrigada,
Andréa

    Oi Andréa, vamos nos manter em contato 🙂
    Qual hotel vc vai ficar? O meu é Guardianes del Bayo.

Eu e minha esposa tb estamos na mesma situação: viagem pela cvc 16/07 via GRU e pela andes. Uma atendente da cvc me falou q estava td confirmado e os vouchers seriam entregues. Se cancelarem em cima da viagem e com base em uma situação ja existente, será demais, não?

    Cláudio, nosso voucher só será entregue na 5ª feira, mas creio que, pela situação já existente, não haverá cancelamento. O risco é o vulcão voltar a ‘fumar’. Ainda não me animei a arrumar as malas e você? Vamos engrossar a canção de ninar para que o Puyehue durma em sono bem profundo, por mais uns 40 anos…

    Fonte: site Terra

    08 de julho de 2011 • 17h49 • atualizado às 18h23

    O vulcão Puyehue, no sul do Chile, mantinha-se em atividade, com uma coluna de cinzas que alcançava dois quilômetros de extensão, que a partir desta sexta-feira e durante todo fim de semana se dirigirá para o território argentino, segundo relatórios oficiais.

    De acordo com o último relatório do Serviço Nacional de Geologia e Minerçaão (Sernageomin), o vulcão Puyehue ainda registrava emissão de gases e de lava controlada, com uma coluna eruptiva que tinha cerca de dois quilômetros de extensão.

    No ápice da erupção, a coluna alcançou 12 km.

    Os ventos arrastavam as cinzas durante esta sexta-feira para o território argentino, e se prevê que a situação se mantenha igual durante todo o fim de semana. “A previsão é de que a nuvem de cinza vulcânica incline-se para o sudeste, afetando apenas o território argentino”, durante todo o fim de semana, informou a Direção Meteorológica do Chile.

    O Sernageomin manteve, no entanto, sua advertência sobre os perigos que ainda envolvem a erupção do vulcão Puyehue, que foi iniciada em 4 de junho passado, depois de permanecer inativo por quase meio século.

    “O processo eruptivo continua e é possível que volte a apresentar um aumento na atividade”, pelo que o nível de alerta vulcânico é vermelho (erupção menor)”, afirmou um relatório da entidade.

    As cinzas obrigaram a cancelar ou atrasar vários voos nesta sexta-feira nos aeroportos de Buenos Aires e Montevidéu, o que afetou turistas e jornalistas que buscaram chegar à Argentina para a Copa América-2011, que foi inciada há uma semana.

    As cinzas vulcânicas deram volta ao mundo, afetando o tráfego aéreo especialmente da América do Sul e Oceania.

Oi Eva
Bem vinda ao blog dos ” Vá dormir Puyehue”
Pensamento positivo!!!

Caros colegas tenho uma viagem programada para o Chile ( saindo de Santiago até Bariloche via o cruce andino) no final de agosto ( 20/08) . Gostaria de saber se existe algum relato desse trajeto atual e a probabilidade de não realizá-lo devido as sequelas da erupção. Muito grato.

    Olá, Pierre! Conforme você pode ler no texto (item: Puerto Montt-Bariloche: só de barco), o Cruce Andino está funcionando. Há relatos de leitores que fizeram a travessia recentemente (repito aqui o que o Ricardo Freire já escreveu um pouco acima).

Oi Hélida
Meu nome é Vânia, sou esposa do Carlos Mauricio, estamos tb na expectativa pois essa viagem esta programada ha um ano. Estivemos na CVC e a informação é que a vão começar a operar dia 15, nosso vôo será 16h45m,nosso voulcher não chegou ainda, espero que não tenha cancelamento, estamos acompanhando noticias em vários sites. Vamos torcer, espero que o puyehue durma e nos deixe viajar. Tem previsão de caída de neve a partir do dia 14.

    Bóia, obrigada pela informação. Aliás, por todas que venho acompanhando.

    Vânia e Hélida, pensamento positivo! Se Deus quiser, vamos estar e nos divertir muito em Bariloche na próxima semana!!!

Olá Carlos,

Eu e minha família também estamos preocupados. A dúvida é, como a CVC vai proceder pois a TAM não está operando prá lá assim como ninguém. Não gostaria de ter o vôo cancelado pois esta viagem foi programada com muita antecedência e estamos na maior expectativa. Vc acha que eles poderiam cancelar ainda esta semana? Vc já pegou as passagens com a CVC? Nosso vôo será as 21hs saindo do RJ.

    Olá, Hélida e Carlos M Leal,

    Também temos (eu e + 3 pessoas) um pacote com a CVC para Bariloche agendado para 16/07, saindo de São Paulo. A companhia aérea é a Andes Lineas Aereas, fretamento da CVC. Não tenho informações sobre esta companhia, alguém tem?

    A gerente da loja da CVC ficou de me passar uma posição amanhã. Há pelo menos um vôo fretado previsto para 15/07 e outros três para 16/07. Se tudo for confirmado, será que conseguirão atender bem a todos? Estou preocupada, mas não gostaria de desistir, mesmo que a cidade não esteja em condições ideais.

    Olá, Ev@! Como o texto do Ricardo Freire revela, o aeroporto de Bariloche está aberto. A Aerolíneas e a Lan é que não resolveram ainda voar para lá até o dia 14 de julho. A Andes é uma cia. argentina que está prestando fretamentos à CVC. Os pacotes até o dia 15 de julho foram cancelados. Se os pacotes depois desta data não foram cancelados, é porque a operadora já deve ter seus planos A e B para levar os passageiros.

    Dará tudo certo eu tb vou dia 16 pela Cvc saindo de SP, mas moro em Belém do Pará. Vou com minha filha de 18 anos e tenho fé em Deus que será uma viagem maravilhosa e com muita neve. Bjs e sorte pra todos nós.
    Luciane e Emily Delgado

Estou em Buenos Aires, e amanhã vou para Esquel pela Aerolineas. Em Buenos Aires recebi hotel, transfer e jantar pagos pela Cia. Dificil foi sair de Floripa na sexta e ter que dormir em POA porque o Aeropaque fechou ontem. Amanhã devo chegar em Bariloche no final da tarde.

sera que poderia mudar minha opção de viagem de buenos aires para ushuaia ao inves de bari? meu voo é dia 12/07 e pela aerolineas…alguem sabe?

    Olá, Carol! Contacte a companhia aérea, é a maneira mais fácil de obter uma resposta concreta.

    Tbém gostaria de saber. Caso vc consiga a informação, pode nos passar?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito