Plantão Vulcão: veja como está a situação (atualizado: 14/7)

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cerro Catedral

Está tudo bem parecido com o último apanhado, mas vamos lá.



SITUAÇÃO DE BUENOS AIRES

Buenos Aires: perrengues aéreos esparsos. De vez em quando os aeroportos fecham (e arrastam o de Montevidéu na brincadeira), mas depois de algumas horas reabrem. Conte com a possibilidade de espera no aeroporto ou, eventualmente, precisar voltar para casa e embarcar só no dia seguinte. Mas a cidade não sofreu com as cinzas, e quem chega aproveita o frio, a gastronomia, o tango e as compras como sempre.

SITUAÇÃO DE BARILOCHE

Bariloche: aeroporto tecnicamente aberto, mas sem vôos. Desde o dia 6 o aeroporto foi declarado apto a receber vôos, mas as companhias aéreas ainda não se animaram a .usar. A Lan continua sem vôos para Bariloche. A Aerolíneas está fazendo a rota via Esquel pelo menos até o dia 14. No site da Aerolíneas, os vôos diretos a Bariloche estão cancelados até 31 de julho.

Bariloche via Esquel com Aerolíneas até pelo menos o dia 14 de julho 31 de julho. A Aerolíneas, e só a Aerolíneas, está fazendo a rota a Bariloche via Esquel, que fica a 300 km ao sul da cidade. A última perna do trajeto é feita de ônibus e leva pelo menos quatro horas. Se você tem vôo marcado para  Bariloche com a Aerolíneas, entre em contato para remarcar o seu bilhete. Se não conseguir contato por 0300, vá até a loja mais próxima (é a recomendação de leitores que já passaram por isso).

Bariloche com Lan. A Lan não voa a Esquel, e portanto esta rota alternativa não é oferecida a seus passageiros. Para checar o status do seu vôo e fazer remarcações, use o link desta página.

Bariloche pela CVC por vôos fretados com a Andes. Pessoal, não adianta perguntar pra gente aqui. Se a CVC está dizendo que leva você a partir do dia 16 a Bariloche com uma companhia chamada Andes, não há por que duvidar. Na primeira quinzena de julho as grandes operadoras cancelaram os pacotes; caso cancelem os da segunda quinzena entrarão em contato primeiro com vocês; nós aqui só saberemos depois de vocês nos informarem.

Bariloche com a CVC: vôos com a Andes confirmados (via Esquel), vôos com a TAM cancelados. Quem relata são os nossos leitores: a CVC está entrando em contato com seus clientes para confirmar os embarques dos pacotes que envolvem vôos fretados com a Andes e cancelar pacotes que envolvem vôos fretados com a TAM. Os vôos da Andes serão operados via Esquel, com o último trecho de ônibus.

Bariloche de ônibus. A viagem desde Buenos Aires leva entre 21 e 25 horas e pode ser comprada nos sites da Via Bariloche e da Andesmar. Há grande disponibilidade de hotéis, inclusive em oferta, em sites como Hoteis.com.

De Puerto Varas a Bariloche: por enquanto, só de barco. O Paso Cardenal Samoré, que fica perto de Villa La Angostura e serve para a ligação rodoviária entre Bariloche e Puerto Varas/Puerto Montt, continua fechado; haverá uma nova reunião para avaliar sua abertura depois de 20 de julho. Já o Cruce de Lagos está funcionando e é a única maneira de ir de Puerto Montt/Puerto Varas a Bariloche; há depoimentos de leitores que fizeram a travessia recentemente. Tenha em mente que nesta época do ano o Cruce requer um pernoite em Peulla, no meio do caminho.

NOVIDADE (12/7): Bariloche e Villa La Angostura pressionam para que a fronteira reabra o quanto antes.

Passeios em Bariloche. Com exceção do bosque de Arrayanes, que continua fechado (por estar na região de Villa La Angostura), os passeios tradicionais de Bariloche estão funcionando. Apenas os que dependem de neve ainda não começaram a operar, não por culpa das cinzas, mas por falta de neve. Esperam-se nevascas para os próximos dias; anunciaremos novidades assim que soubermos.

Neve em Bariloche. É a grande novidade da noite do dia 13. Começou a nevar e a cidade está entusiasmada com a possibilidade de abertura da estação do Cerro Catedral e do Piedras Blancas (esquibunda).

Cerro Catedral em Bariloche: aberto apenas para visitar, não para esquiar. Ainda não há neve suficiente para esquiar em Cerro Catedral (a estação de esqui mais próxima do centro de Bariloche), mas caçadores de neve já podem brincar e usar os meios de elevação entre 9h30 e 16h30 (a não ser nos momentos em que os meios ficam interditados pelas condições do vento). Acompanhe as notícias pelo Facebook do Cerro Catedral.

Piedras Blancas (esquibunda) em Bariloche: ainda não abriu. Ainda falta um pouco de neve para abrir o parque de diversões na neve, que funciona no Cerro Otto, pertinho do centro de Bariloche. Acompanhe as notícias pelo Facebook do Piedras Blancas.

SITUAÇÃO DE CHAPELCO & SAN MARTÍN DE LOS ANDES

Aeroporto de Chapelco: continua fechado. E não sai nenhuma notícia sobre sua abertura. A Aerolíneas não oferece o traslado de Esquel até San Martín de los Andes. Para você entender a geografia: Esquel fica ao sul de Barioche, e San Martín fica ao norte. Depois de chegar a Bariloche você teria que tratar um ônibus por conta própria (tente na Via Bariloche), numa nova viagem de 3 horas.

Estação de Chapelco: aberta, mas as pistas estão fechadas por falta de neve. A estação de esqui de Chapelco, em San Martín de los Andes, abriu no sábado, dia 2, mas logo precisou fechar as pistas por falta de neve. Acompanhe a situação no site de Chapelco.

San Martín de los Andes: pouco afetada pelas cinzas. Em comparação a Villa La Angostura e mesmo a Bariloche, a cidade parece ter sofrido bastante menos pela cinza vulcânica do Puyehue.

San Martín de los Andes de ônibus: desde Buenos Aires, leva-se entre 20 e 24 horas (compre na Via Bariloche); de Bariloche são 3 horas, mas há poucos horários diários (uma busca no Plataforma 10 encontra apenas dois horários; compre na Via Bariloche).

SITUAÇÃO DE VILLA LA ANGOSTURA

Continua difícil a vida em La Angostura. O passeio ao bosque de Arrayanes não está sendo oferecido. A maioria dos hotéis e cabañas continua fechada. A estação de esqui de Cerro Bayo ainda não reabriu.

Novidade (12/7): a administração de Cerro Bayo fala em abrir a estação tão logo caia  neve suficiente.

SITUAÇÃO DE USHUAIA

Vôos. Já foram retomados tanto por Aerolíneas quanto por Lan.

Cerro Castor. A estação de Cerro Castor já está aberta. Haverá uma festa oficial dia 16 de julho. Acompanhe notícias pelo Facebook de Cerro Castor.

SITUAÇÃO DE LAS LEÑAS

Estação aberta. Desde o início de julho a estação já está funcionando. Fica a quatro horas e meia de Mendoza de carro e não é viável para visitas, só para estadas de uma semana. Mais informações no site de Las Leñas.

SITUAÇÃO DO CHILE

Chile: todas as estações abertas. Portillo, Valle Nevado, El Colorado, FarellonesChillán e Pucón já estão operando. Os aeroportos de Santiago, Concepción (para Chillán, + 3 horas de ônibus), Temuco (para Pucón, + 1h30 de ônibus) e Puerto Montt têm sido pouco afetados por fechamentos temporários. Leia mais sobre Portillo aqui. Leia sobre passeios a Valle Nevado e Farellones desde Santiago aqui.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


340 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Marcio
MarcioPermalink

O passeio de Quadriciclo não tem nada de muito fantástico, é na base do cerro Catedral e passa em algumas trilhas na base da montanha, sem neve. Como o dia hoje foi muito feio, chuva, neblina e vento, servio para ocupar o tempo, pois estou com meu filho de 9 anos. A pista de patinação fica na cidade perto do centro cívico, é pequena também. São 2 programas emergenciais rsrs

Sylvania
SylvaniaPermalink

Oi Hélida
Amanhã irei à loja CVC para verificar tudo relacionado ao meu pacote.Até agora- noite de terça, nenhum contato para remarcar ou cancelar, como na última vez(meu pacote era para o dia 02/07.PAguei multas de três passageiros e remarquei nosso voo para o Rio e Bariloche para dia 16).Ainda estou torcendo para dar certo.Estou aguardando.Caso não dê certo apelarei para o famoso "Plano B".

Luciane
LucianePermalink

Oiiii,

Me ligaram hj da CVC, oferecendo a rota alternativa via Esquel, e eu aceitei, portanto dia 16 está confirmado e chego em Bariloche a noite!!!! Obaaaaaaaaaaaaaa e vai ter neve, pois há previsão de nevascaaaaaa.
Bjs

Lady
LadyPermalink

Estou muito decepcionada com a CVC. Parece que ela joga até o último momento para que a gente cancele e a empresa fique com a multa que nós temos que pagar. A CVC já deveria ter dado uma posição correta pois o aeroporto de Bariloche não é a única opção. Estou com muito medo do meu pacote ser cancelado e eu não conseguir um plano B a tempo. Se a empresa não resolvesse até um determinado período, nós é que deveríamos ser indenizados.

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Lady, caso não seja possível ser feito o pacote adquirido devido ao cancelamento dos vôos, você, em regra, não tem obrigação de pagar qualquer multa por isso, conforme dospões o código civil. Veja só:

Art. 248. Se a prestação do fato tornar-se impossível sem culpa do devedor [CVC], resolver-se-á a obrigação; se por culpa dele, responderá por perdas e danos.

Art. 249. Se o fato puder ser executado por terceiro, será livre ao credor [VOCÊ] mandá-lo executar à custa do devedor, havendo recusa ou mora deste, sem prejuízo da indenização cabível.

O segredo é: não cancele o pacote. Caso a CVC diga que não é mais possível por causa de cancelamento de você tem direito a reaver todo o valor pago.

A estratégia deles é exatamente forçar o cliente a cancelar para eles ficarem pelo menos com a multa. Mas, como disse, se você esperar e eles não oferecerem o serviço por causa do vulcão, ou seja, se a prestação do fato tornar-se impossível sem culpa do devedor [CVC], nos termos do art. 248 do Código Civil, a obrigação, no caso o contrato, se extingue sem obrigações para nenhumas das partes.
Espero ter ajudado.

rose
rosePermalink

Ola,
Chegamos em Bariloche no domingo 10/07, saimos de SP fomos pelo aerolineas via Esquel, chegamos de noitinha ao aeroporto de Bariloche de onibus.
Contratamos um taxi com motorista para a semana toda, uma tranquilidade, alugamos uma casa linda num condominio fechado, ao lado do hotel LLAO LLAO, ontem fomos ao Cerro Otto a fabrica de chocolate, e conhecemos todo o centro, jantamos num restaurante muito bonito Rincon Patagonia, hj Cerro Catedral amanheceu fechado até para pedestres, meus filhos queriam neve, então nosso motorista nos levou sentido El Bolson uns 110 KMs daqui, não se demora muito para encontrar a tão sonhada neve, fizemos varias paradas para as crianças brincarem na neve, almoçamos em El Bolson e retornamos a Bariloche passeio muito agradavel e o detalhe COM NEVE!!!! chegamos em casa ja a noite esta chovendo, tem previsão de neve para amanhã e quarta, vamos esperar, amanhã estou programando Cerro Catedral, Circuito Chico e Cerro Campanario, vamos torcer, amanhã mando noticias!!!! agora vou desfrutar um founde em frente a lareira!!!!!

Andreza Carvalho
Andreza CarvalhoPermalink

Rose,

Que legal que estão se divertindo, muito bom receber noticias de quem esta ai...
Aproveite muito e quando conseguir nos atualize.
Ah e que venha a neve rs.
Ai que delicia fondue em frente da lareira!!!

rose
rosePermalink

Ola Andreza,
segue abaixo as informações do dia de hj, realmente o fondue estava uma delicia!
Amanhã mando mais noticias!

Luana
LuanaPermalink

Oi Rose! Fiquei muito mais relaxada agora com o seu post.Minha viagem esta marcada para semana que vem, e achei que não fosse aproveitar nada.
E como está a temperatura aí, muito frio?

Um abraço e bom resto de viagem!

rose
rosePermalink

Ola Luana,

Aqui realmente esta bastante frio, hj fomos ao Cerro Campanario e la encima estava congelando, o dia estava bonito bem claro, tiramos muitas fotos, depois fizemos Circuito Chico, bem legal, visitamos a Colonia Suiza, onde almoçamos num restaurante super aconchegante "O Fundo", a truta ao lemon é uma delicia, Cerro Catedral hj estava fechado, então levamos as crianças para patinar num lugar chamado Neviska que fica bem na frente do Centro Civico, as crianças adoraram!!!!Agora esta chovendo bastante!! Amanhã pretendo fazer Vila Angustura com Cerro Bayo, vamos ver, oq vai dar!
Amanhã conto no final do dia!

Laura
LauraPermalink

OI Rose, nos conte como foi a viagem Esquel x Bariloche...vcs fizeram de ônibus ?
Beijos

Débora
DéboraPermalink

Oi Andreia, obrigada pelo contato da vanessa.

Débora
DéboraPermalink

Oi Cláudia, sera que a paisagem esta muito prejudicada ainda?
Vou entrar em contato com a Vanessa, e mando noticias...
Voce irá agora em julho?

Débora
DéboraPermalink

Márcio, é possível ver neve no centro?
Fui informada de que as cinzas ainda estão caindo.... Verdade?
Minha viagem é para 05/08, se fosse para hoje, voce me aconselharia a ir?
Obrigada!

Ev@
Ev@Permalink

Olá, pessoas!!

Meu pacote para Bariloche é pela CVC voando Andes dia 16/07. Assim como alguém já comentou, recebi ligação da CVC hoje, informando sobre o possível trecho de ônibus a partir de Esquel (somente se não der para voar até Bariloche). Perguntaram se eu estava de acordo, caso contrário poderia mudar a data ou o destino. Eu topei!

Estranho a TAM ter cancelado...

Laura
LauraPermalink

Eva, a TAM nao consegue operar em Esquel, eles voam com Airbus, a pista de Esquel nao comporta essas aeronaves...

carol dias
carol diasPermalink

ola estou aqui no aeroporto e ja aconteceram as primeiras mudanças...o voo era para as 21:20 e foi trocado para 23:20... o que iria de buenos aires para esquel sairia 6:10 da manha..agora esta previsto para 10:45...isso é um saco!!! e fomos informados em cima da hora...nem da pra fazer nada... so aceitar...mas estou animada...meu marido é que fica indignado com essas mudanças repentinas...vamos esperar quase 9 horas em buenos aires... alguem sabe se tenho direito a hotel...?
obrigada ...depois posto mais quando chegar lá...

Ev@
Ev@Permalink

Carol, em qual aeroporto você está? Qual a companhia aérea?

carol dias
carol diasPermalink

ola eva, aerolines e estava no galeao... bom o resumo foi...saimos do galeao quase meia noite, chegamos em buenos aires as 4 aproximadamente e o voo para Esquel foi as 13:00 mas saimos quase as 14:00 chegamos em esquel que é um aeroporto minusculo...e tinha uns onibus nos esperando...a viagem é bem demorada, mas tem uma parada...chegamos por volta das nove ao aeroporto de bariloche e que por sinal a aerolineas ja estava fechada...bom viemos para o hotel e hj nevou...fomos jantar noel boliche ...muito bom... nao vi a cidade direitomas tem muita cinza ainda...é isso!

Sandra
SandraPermalink

12 de julho ás 23:20

OLÁ,EV@ gostaria de saber como vc soube do cancelamento da tam,o meu voo era para o dia 16 de julho.Ninguem merece!

Ev@
Ev@Permalink

Sandra, algumas pessoas postaram aqui que seus vôos CVC/TAM foram cancelados, inclusive os da próxima semana. Será que você não pode alterar para o fretamente da Andes, que está confirmado?

Sandra
SandraPermalink

Não posso alterar porque so tenho esta semana de ferias e estava indo com 3 crianças acho q não vale arriscar. Além disso quem vai garantir se a volta será tranquila. Vou brigar para conseguir a restituição integral.Obrigada pela resposta.E vc vai arriscar?

Ev@
Ev@Permalink

Sandra, você está certa: precisamos estar preparados, pois tudo indica que a volta NÃO será tranquila. Na ida, tudo é festa. Mas na volta, bate a canseira, vontade de chegar logo em casa e aí, não vai ser nada fácil aguentar X horas de ônibus + X horas de avião + atrasos, etc...

Luciane
LucianePermalink

Bariloche pela CVC por vôos fretados com a Andes, vão chegar por Esquel.

neida basile
neida basilePermalink

Oi Eva
você viu que a minha injeção de ánimo é forte, tbm tive a opção via esquel,pela Andes para dia 16/07 e a previsão é mesmo de nevasca.
Estranho mesmo é a TAM estar cancelando todos os voos.
boa viagem!!!!

Ev@
Ev@Permalink

Boa viagem para nós todos!!!

Neto
NetoPermalink

Pessoal, eu ja sei como iremos chegar(via Esquel). Alguem sabe como funcionará a volta, em relação aos horários que devemos estar no aeroporto de Bariloche para o traslado de volta pra Esquel? Seria também cerca de 4 horas antes do que esta marcado na passagem, ou os voos via Esquel tem horarios diferentes dos de BCH?

Quem souber ou quem voltar nesse esquema...!

Enquanto isso, vamos sonhar com o voo direto pra bch e com neve, muita neve!! pq nao?

Ev@
Ev@Permalink

Neto, penso que só lá saberemos sobre a volta, já que, mesmo que a ida seja via Esquel, a volta poderá ser direta, se as condições estiverem melhores (não custa sonhar!)

Patrícia
PatríciaPermalink

Alguém saberia dizer como posso ter informações sobre os voos fretados pela TAM saindo do Galeão-RJ, além da agência de viagens? Minha viagem está marcada para 06/08 e a agência informa que só teremos confirmação na véspera, então quero acompanhar as viagens anteriores pela TAM, para ter uma idéia do que nos aguarda. Eu tinha lido que a previsão de abertura do aeroporto de bariloche era para o dia 09, alguém saberia informar também qual a nova data?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patrícia! Infelizmente o histórico não ajuda. Os vôos fretados pela CVC com TAM deste fim de semana foram cancelados faltando três dias para o embarque. Na opinião do Ricardo Freire, isso demonstra grande falta de respeito com o cliente.

Lícia
LíciaPermalink

GEnte, tenho viagem pra BUenos AIres dia 29 de julho e BAriloche para o dia 31. Mas aqui temos informações de que os lagos estão sujos, cheios de lama por causa das cinzas e que não há neve. ALguém que está em BAriloche tem informações precisas? MEu pacote é via Guarulhos-aeroparque pela Aerolíneas...SE alguem puder ajudar agradeço, porque já estou pensando em cancelar a viagem, tentar mudar o roteiro só por causa de BAriloche, já que a intenção era de ver nieve =/
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lícia! A neve ainda não caiu de verdade, o que não chega a ser incomum em Bariloche. Sempre foi mais garantido pegar neve em Bariloche a partir de 20 de julho. A sujeira das cinzas não é mais significativa. O aeroporto não reabre antes de 31 de agostojulho. Não se pode garantir que não haja mais erupções.

lucia
luciaPermalink

Oi Bóia

A informação dada acima é de 31 de julho, até porque o mes de agosto só vai até o dia 30.

Um abraço, parabéns pelo blog.

mirtes
mirtesPermalink

O vôo da Tam para 16/07 já foi cancelado e o meu pacote será dia 23/07. Acho que também será cncelado. Eles não respondem email e estou na expectativa.

Mônica
MônicaPermalink

Olá, Bóia!

estou há muito tempo acompanhando os comentários. Estou com passagem marcada pela Aerolíneas Argentina para o dia 20 de julho, e volta para o dia 30. Vou com minha filha de 10 anos. Até agora eu estava tranquila, mesmo sabendo que provavelmente iremos via Esquel. No entando eu tinha a esperança de voltar via Bari. Agora você postou uma informação nova, que o aeroporto de Bariloche não reabre antes de 31 de agosto. É isso mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mônica! Aqui quem responde é A Bóia. É isso que se depreende da página da Aerolíneas. Um site de notícias de Bariloche também entendeu assim:
http://www.rionegro.com.ar/diario/rn/nota.aspx?idart=663866&idcat=9521&tipo=2

Flúvia
FlúviaPermalink

Alguém me dá notícias dos hotéis da Villa La Angostura, mais especificamente do Bahia Manzano?

Rafaela
RafaelaPermalink

Oi Bóia,

Agora também fiquei preocupada. Tenho viagem marcada para Bariloche dia 18/08 e vc disse que o aeroporto não abre antes de 31 de agosto...é isso mesmo? Vou viajar em lua de mel, com pacote da CVC, um viagem muito especial pra mim e agora fiquei com medo de arriscar e ter diversos problemas com atrasos de voos e tudo mais. Vou esperar mais um pouco, pra ver se mudo de destino. Beijos e sorte a todos!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafaela! As notícias deste fim de semana são que clientes com vôos Andes têm tido seus pacotes confirmados; clientes com vôos TAM tiveram seus pacotes cancelados. O mais importante no seu caso é que em agosto certamente você pegará Bariloche nevada -- e com menos turistas, devido a todos esses perrengues. Acompanhe o desenrolar da situação para ver como se comportarão vôos e pacotes em agosto.

Rafael
RafaelPermalink

Olá Bóia,
Acompanho este site a bastante tempo principalmente para tirar duvidas, porém, uma ainda persiste: em Setembro ainda pego alguma neve em Bariloche?? Ainda que seja somente no chão. Vou dia 22/09.

Grato.
Boa viagem à todos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! É mais garantido ir no feriado... mas é provável que você ainda pegue neve no fim de setembro.

Lucia Helena
Lucia HelenaPermalink

Luciane vc tem certeza? A CVC confirmou? Eu tb tenho pacote pela CVC via Andes, será que está confirmado? De mais informações!!

Rebecca Souza
Rebecca SouzaPermalink

Oi, Bom dia, primeiramente gostara de agradecer pelas informações pelo site... Liguei para CVC e eles me garantiram que domingo abrem os vôos diretos para Bariloche (atendente supermal educado), agora é esperar, mais ainda estou com dúvida se realmente vou, por que afinal pagar uma viagem tão cara pra chegar lá e não ser tudo o que eu esperava, não vale a pena. Já estou me preparando emocionalmente pra cancelar, afinal eles não querem cancelar os pacotes sem eu ter que pagar a multa, como se a culpa fosse minha do bendito vulcão. Gostaria bóia que você colocasse novamente o link do cancelamento por causa de fenômenos naturais por que procurei e não achei no blog. Muito obrigada e boa sorte a nos...

Wanderson Alves
Wanderson AlvesPermalink

Mônica, me pegou de surpresa também saber que o aeroporto não abre antes de 31 de agosto. Pensei em 31 de julho. Analisando todas as mensagens descritas aqui, parei pra pensar que um programa de lazer e bem estar está se tornando muito angustioso. Alguém aí falou da volta. Não vi as pessoas preocupadas com a volta. Realmente na ida é tudo festa. Ansiedade pelo novo a gente engole tudo. Mas a volta...
Vou reunir meu grupo, (7 adultos e 5 crianças) e ver se realmente vale a pena. Estava pensando que até início de agosto o aeroporto de Bari iria estar apto a receber os aviões, mas agora pintou um balde de água fria. Se optar pelo cancelamento, vou arcar com um prejuízo de mais ou menos 20% (hotel) e não sei o que farei com passagens. De qualquer forma tenho que reconhecer que graças a internet as coisas ficam mais fáceis para pensar. Como ainda falta um tempinho para chegar a data, sugiro e agradeço, que as pessoas que forem chegando a Bari, lancem aqui seus comentários para ajudar na tomada de decisões.
Informações adicionais: até então, estamos indo sem pacote, pela Aerolíneas.
Câmbio.

luciene martins
luciene martinsPermalink

ola pessoal, estamos com as mesmas angustias, a nossa viagem esta marcada pra dia 19 de agosto, porem me recuso a enfrentar qautro horas de onibus, e fora a volta, se ocorrer algum problema e precisarmos nos deslocar de emergencia sera impossivel,,,entao melhor deixarmos para o proximo ano,,,,infelizmente, uma viagem programada com tanto carinho e expectativas,,,,,,
boa sorte a todos

Claudir
ClaudirPermalink

Bom dia!

Estou confuso! O aeroporto não abre antes de 31/07 ou 31/08?

Abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Claudir! A notícia do Río Negro fala em 31 de agosto. Na página da Aerolíneas só encontramos o cancelamento até 31/7:

Voos Cancelados: (días 14 julho al 31 de Agosto 2011)

AR2690/1 (14 de julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR2632/3 (14 al 16 de julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR2634/5 (14 al 16 de julho) Aeroparque-Cdro. Rivadavia-Neuquén-Aeroparque
AR2864/5 (14 y 15 de julho) Aeroparque-Trelew-Aeroparque
AR2590 (14 de julho) Aeroparque-Córdoba
AR2538 (14 de julho) Aeroparque-Córdoba
AR2501 (14 y 15 de julho) Córdoba-Aeroparque
AR2591 (14 y 15 de julho) Córdoba-Aeroparque
AR2866/7 (14 de julho) Aeroparque-Trelew-Aeroparque
AR2832/3 (14 de julho) Aeroparque-Comodoro Rivadavia-Aeroparque
AR2882/3 (14 al 31 de julho) Aeroparque-Rio Gallegos-Aeroparque
AR2691 (15 julho al 31 de Agosto) Bariloche-Aeroparque
AR2838/1 (14 al 31 de julho) Aeroparque-Crdo. Rivadavia-Aeroparque
AR1658/51 (14 al 31 de julho) Aeroparque-Neuquen-Aeroparque
AR1724/5 (14 de julho) Aeroparque-Iguazú-Aeroparque
AR1734/5 (14 de julho) Aeroparque-Iguazú-Aeroparque
AR2632 (del 14 al 31 de julho) Aeroparque – Neuquén - Aeroparque
AR2634 (del 14 al 31 de julho) Aeroparque – Comodoro Rivadavia - Neuquén - Aeroparque
AR1652/3 (del 14 al 31 de julho) Aeroparque – Neuquén - Aeroparque
AR2652/3 (del 14 al 31 de julho) Aeroparque – Neuquén - Aeroparque
AR2866/7 (15 de julho) Aeroparque – Trelew -Aeroparque
AR1688/9 (del 15 al 17 de julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR2688/9 (del 15 al 17 de julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR1682/3 (del 15 al 17 de julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR2682/3 (del 15 al 17 de julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR1676/7 (del 15 al 17 de julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR2676/7 (del 15 al 17 de julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR1684/5 (del 15 al 17 de julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR2684/5 (del 15 al 17 de julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR2674/5 (del 15 al 17 de julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR1678/9 (del 15 al 17 de julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR1682/3 (del 21 al 31 de julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR2682/3 (del 21 al 31 de julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR1688/9 (del 21 al 31 de julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR2688/9 (del 21 al 31 de julho) Aeroparque-Bariloche-Aeroparque
AR2883 (1 de Agosto) Rio Gallegos-Aeroparque
AR2831 (1 de Agosto) Crdo Rivadavia-Aeroparque
AR1651 (1 de Agosto) Neuquen-Aeroparque

Provavelmente o Río Negro se enganou.

lucia
luciaPermalink

Oi Querido

A informação dada acima é d 31 de julho, até porque o mes de agosto só vai até o dia 30.

A Bóia
A BóiaPermalink

Oi, Lucia! Agosto também tem 31 dias smile

lucia
luciaPermalink

Oiee, Boia!!!! falha minha desculpa, meu vôo é 31/07/2011 Rio de Janeiro pela TAM direto Bari. Cia CHINA BRASIL e até o momento não foi cancelamento.
Um grande abraço.

Jaidir
JaidirPermalink

Lucia, agosto tb tem 31 dias. valeu

Lali
LaliPermalink

Ricardo,
No texto acima aparece como 31 de julho a possível abertura do aeroporto de Bariloche, mas a Bóia postou que só poderá abrir a partir de 31 de agosto em um comentário... Sei que as informações que são passadas são confusas e contraditórias, e que vcs não têm bola de cristal, nem tem acesso à informações privilegiadas, mas confio muito no bom senso de vcs. Então gostaria de saber o que vcs concluíram de toda a história. Afinal na interpretação de vcs, é 31 de julho ou de 31 de agosto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lali! Aqui quem fala é a Bóia. Em nenhum momento afirmei 31 de agosto. Quem afirma 31 de agosto é o site do jornal Río Negro, provavelmente equivocado, porque a Aerolíneas só menciona cancelamentos até 31 de julho. Isso não significa que o aeroporto volte a receber vôos da Aerolíneas no dia 1º de agosto, mas significa que a cia. não pretende voar para lá até 31 de julho.

A Bóia
A BóiaPermalink

Ops, desculpe eekops: Eu tinha escrito 31 de agosto, sim, mas já corrigi. Obrigada por avisar grin

Lali
LaliPermalink

Obrigada Bóia!
Eu sei que não é garantida a volta a partir de 1 de agosto. Mas, pelo menos ainda há uma esperança, né? É que quando vc colocou que não voltariam até 31 de agosto, eu fiquei nervosa, pq não sei se encaro a viagem por Esquel com criança pequena... Pra ir até Salvador, já foi difícil, imagina encarar esse circuito...
Agora fiquei um pouco mais tranquila...

Patrícia
PatríciaPermalink

É, nossa viagem seria p amanhã, mas o grupo resolveu desistir (7 crianças e 7 adultos). Essas férias começaram a ficar muito complicadas e resolvemos pedir reembolso. Iríamos sair de Natal p Buenos Aires pela Gol(e haja conexão!) e no sábado (16/julho) iríamos p Bariloche pela Lan Chile (q até agora não confirmou). As crianças estão arrasadas pq não vão mais ver neve, mas c esse stress não dá mesmo p irmos!! Agora vamos pensar num plano B wink E quem sabe no próximo ano... Boa sorte p quem for!

Ticia
TiciaPermalink

Oi Bóia! estou viajando para o Chile em 23 de julho, vc sabe se o aeroporto de Santiago está tendo algum problema?
Bjos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ticia! Não está havendo problemas, leia o último item "A situação no Chile".

Lali
LaliPermalink

Gente, a Vanessa Olivetti acabou de postar no orkut que a aerolíneas não pousará em Bariloche antes de 31 de agosto!

Hélida
HélidaPermalink

Que angústia!

Nelson
NelsonPermalink

Pessoal, pra quem perguntou em Bariloche tem 2 passeios bem legais

* Noche Nórdica. (Cerro Otto). Quadriciclo
Valor USD 200 Dólares x Persona.
http://nochenordica.com/eng/travesia-cuatriciclos.html

* El Refugio de Arelauqen. Noto de Neve.
Valor USD 180 Dólares x Persona.
http://www.complejoblest.com/invierno-arelauquen.html (No youtube tem varios videos)
Esses preços recebi por email de 5 agencias diferentes e todas responderam com os mesmos valores, então acho que deve ser meio tabelado.
Outra coisa tb me informaram que esses valores não estão com o desconto que a cidade ofereceu em quase tudo por causa do vulcão e esses descontos serão por toda a temporada de neve....

Mônica
MônicaPermalink

Olá Bóia, sou eu novamente. Ficou uma dúvida. Os vôos pela Aerolíneas dia 20 de julho foram cancelados ou redirecionados para Esquel? No site da A.A. está que foram cancelados. Quando eu tento ver o status da minha reserva, está confirmado. Tento falar com A.A. e é impossível (estou tentando há 3 h). Como posso obter informação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mônica! Continue tentando falar com a Aerolíneas. Seu vôo deve ser reconfirmado via Esquel, mas é bom checar.

Pedro
PedroPermalink

Oi Bóia.
Estou indo para Brc dia 29/07, pela TAM saindo de Porto Alegre. Hoje fiz contato com CVC e a propria TAM, via email e chat e me responderam que está td certo. Me responderam em documento com Logo das empresas e com identificação do funcionario e supervisor.[Espero não ter que usar tal documento como prova judicial contra a CVC em caso de cancelamento ou ter que pagar multa.
Como estão os preços dos remises por ai?
valeu pelo site

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Pessoal olha só o e-mail que recebi agora há pouco da hosteria que irei ficar em Bariloche no mês de agosto (Não e isso é bom ou ruim, mas tem o mesmo nome do bendito vulcão: Hosteria Puyehue). Tomara que isso seja um bom sinal. No geral, parece que a cidade está normal, somente tendo problemas o transporte aéreo.

Buenos dias!
Les escribo este mail a todas los pasajeros del mes de julio, agosto y septiembre.
EL motivo para contactarlos es que hay novedades.
Las aerolineas han suspendido todos los vuelos hasta el 31 de agosto.
Y no sabemos si se puede extender un mes mas.
La apertura del aeropuerto es extraña, porque lo habilitaron pero ninguna aerolinea va a aterrizar porque hay ceniza en el aire.
Hasta que el volcan no se apague yo creo que los vuelos no se reanudaran.
La buena noticia es que esta nevando desde anoche y se prevee mas nieve toda la semana.
Si cae buena cantidad de nieve el Cerro Catedral abrira las pistas de esqui.
Les detallo cuales son las opciones y ofertas para llegar a Bariloche:
- En auto: Hertz Rent a Car alquila autos desde el aeropuerto de Buenos Aires y no cobra drop off, o sea que lo pueden entregar en cualquiera de las sucursales de Hertz sin cargo.
- En bus: Via Bariloche tiene muchas frecuencias diarias y tiene una promocion a traves de agencias locales. El pasaje ida y vuelta cuesta $ 780 por persona. El unico problema es que es pago contado efectivo, por lo que deberian enviarle el dinero a la agencia de turismo local.
- En avion: Aerolineas Argentinas ha organizado traer pasajeros hasta la ciudad de Esquel (hay dos vuelos diarios) y desde alli en bus hasta Bariloche.
- Combinado: avion - barco: se llega en avion hasta Puerto Montt (la aerolinea Lan tiene varias opciones) y desde alli se contrata Cruce Andino. Es un paseo en barco que cruza la cordillera y llega al puerto de Bariloche. Es un paseo hermoso. La promocion de Cruce Andino es que comprando el ticket de ida le regalan el de regreso. El valor es de USD 230 para adultos y USD 115 para menores.
Sea cual sea el modo en que lleguen, tienen el traslado in out incluido.
Desearia nos matuvieramos en contacto para solucionar cualquier problema que pueda surgir.
Este es un invierno atipico, sin embargo tengo pasajeros argentinos, venezolanos y brasileros que han llegado en bus o en avion por Esquel y han disfrutado de nuestra ciudad.
Las excursiones y todos los servicios de la ciudad estan funcionando perfectamente. El unico paseo que esta suspendido es la excursion a Villa la Angostura.
Muchas gracias por su atencion, y nos mantenemos en contacto
Cordiales saludos

E aí, o que vocês acham?

Daniela
DanielaPermalink

Pessoal,
Entrei no site da Aerolineas e vi que eles relacionam os voos que serão reprogramados e os que serão cancelados com seus respectivos dias e horários. Na lista de voos reprogramados a data que aparece é até dia 31/07 e na lista de voos cancelados aparece a data até dia 31/08, porém se olharmos a listagem com o detalhe dos voos a data vai até dia 31/07. Acredito que eles devem ter se confundido na data final. Vou ficar na esperança que seja isso mesmo, pois tenho voo programado para dia 09/08.
Boa Sorte a todos nós!!

Cibele
CibelePermalink

Olá bóia

Como compro passagem BAs esquel com AErolineas??? Impossível falar pelo telefone e pelo site não consigo.? Posso arriscar comprar em BAs? Estamos em seis pessoas...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cibele! Não é recomendável ir até Buenos Aires sem resolver essa situação. Hà apenas dois vôos diários; podem já estar lotados -- ou bloqueados -- nas datas que você deseja viajar.

vitor
vitorPermalink

Pensamento positivo,tudo isso vai dar certo :0

Anonimo
AnonimoPermalink

: 0
: )
: (

Wanderson Alves
Wanderson AlvesPermalink

Alguém sabe dizer o tipo de ônibus que vai de Esquel para Bari? É porque falaram que é double deck mas em um site em espanhol, disseram Micro. Se o micro deles for o nosso micro, 300 kms é doído. Já o double deck é confortável ainda mais considerando que as estradas de Esquel para Bari são retas longas. Conforme me disseram.
Cambio.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Wanderson! "Micro" quer dizer "ônibus" em argentino mrgreen

Os depoimentos de quem já foi falam em ônibus de dois andares.

Mônica
MônicaPermalink

OLÁ ,
AGORA O DESESPERO BATEU. eM PRIMEIRO LUGAR PORQUE DEFINITIVAMENTE NÃO CONSIGO FALAR COM A AEROLÍNEAS. ALÉM DISSO ACABEI DE PERCEBER QUE CHEGAREI NO AEROPORTO EZEIZA DE BUENOS AIRES DIA 20 ÁS 14:OOH, E MEU VÔO PARA BARI, SAI ÁS 16:15 DO AEROPORTO AEROPARQUE. EU SEI QUE FOI DISTRAÇÃO MINHA, MAS NÃO HAVIA PERCEBIDO QUE TERIA QUE TROCAR DE AEROPORTO.SERÁ QUE DARÁ TEMPO? NA VERDADE O HORÁRIO DO ^VOO PARA BARILOCHE FOI ADIANTADO, ANTES MESMO DA ERUPÇÃO DO VULCÃO.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mônica! Não há outro jeito senão trocar esse vôo da ida. Tente usar o twitter http://www.twitter.com/aerolineas_ar ou fazer a modificação via um agente de viagem.

Mônica
MônicaPermalink

oBRIGADA BOIA, VOU TENTAR IR NA AEROLINEAS AMANHÃ

Beto Carneiro
Beto CarneiroPermalink

A Bóia, sabe em que lugar na web eu consigo informações diretas de "COMO" esta o Vulcão (atividade, previsão de novas prezepadas, emissão de gases e cinzas, etc..) pois vou viajar em Agosto, e gostaria de tentar prever a situação até lá. Brigadu.

A Bóia
A BóiaPermalink

Oi Beto! O http://www.anbariloche.com.ar sempre tem alguma notícia sobre atividade sísmica e vulcânica. Mas olhe só -- é meio masoquismo ficar acompanhando, viu? Nem os cientistas sabem prever. Já se noticiou o aumento da atividade, agora se anunciou a diminuição da atividade, o Ricardo Freire resolveu não ficar postando cada suspiro do vulcão porque isso não leva a nada.

diego
diegoPermalink

Boia... Ou alguem pode mi esclarecer.... Cancelei mimha viagen ontem... Qd eu comprei o dolar estava 1.79 e agr estao cotando o dolar a 1.60 e estao querendo mi pagar nessa cotacao$. Isso eh correto? Assim perderei mt $$$ pro reembolso.. A viagen mi custou 8 mil... Perder 19 cents po dolar não eh certo... Alguem q cancelou pela cvc teve esse problema??? Quero o justo quew foi oq eu paguei!!!

sandra morethe
sandra morethePermalink

olá pessoal, estive me mantendo atualizada da real situação de bariloche o tempo todo, na esperança, de poder embarcar dia 17, juntamente com minha família, mas desistir, quando na última sexte-feira, houve nova erupção. Fico feliz por vocês que tiveram a coragem de se arriscarem, inclusive fazendo outro percusso. Eu amarelei! Achei melhor ir depois, adiei meu sonho de ver neve somente uns meses. Achei mais prudente. Ontem estive na agencia e transferi para setembro, já que teremos um feriado no meio da semana, vou faltar o trabalho, ou melhor, trocarei esses dias, por uns dias de férias em janeiro. Ah! minha agencia não cobrou multa, ficou tudo como está, mas caso contrário, recorreria as vias judiciais. Beijos!Mil!!!. E até breve.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sandra! Não houve uma nova erupção na sexta-feira. O aeroporto está fechado, as operadoras estão cozinhando os clientes, esses dias todos ficou sem nevar (começou só hoje), mas... NÃO HOUVE NOVA ERUPÇÃO! Nada garante que não haja uma nova erupção, mas NÃO HOUVE! É incrível como esses boatos se alastram...

Camila Leal
Camila LealPermalink

gente..
essas informaçoes são muito desencontradas.
gostaria mais uma vez de questionar se o aeroporto de Bariloche ficará fechado até dia 31/07 ou 31/08.
att

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! O único documento oficial de que dispomos é o comunicado da Aerolíneas que está em seu site. Nele só se fala em vôos cancelados até o dia 31 de julho.

http://www.aerolineas.com.ar/arg/main.asp?idSitio=BR&idPagina=68&idIdioma=po&cmbPrensa=778

Rose
RosePermalink

Olá pessoal,
Começou a nevar bastante o gramado da nossa casa já esta branquinho, lindo demais!!!a previsão e de muita neve amanha. Em Cerro Catedral esta nevando muito, amanha promete um lindo dia com muita neve!!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rose! Que bacana!

Marcia
MarciaPermalink

Bom Dia Pessoal,

Minha viagem estava marcada para o dia 16/07 com a CVC/TAM. A operadora somente informou o cancelamento no dia 12/7. Disseram a as aeronaves da TAM não têem condições de aterrisar em Esquel. Ofereceram outro pacote(díficil agora, não?), carta de crédito ou mesmo reembolso.

mnirtes
mnirtesPermalink

Também tive meu vôo cancelado pela TAM para o dia 23/07. Pedi reembolso total e adiarei meu sonho por mais 01 ano. Boa viagem para quem conseguir chegar lá.

Georgia
GeorgiaPermalink

Oi gente, agradeço a todos pelas postagens e peço a quem está lá que nos ajude e continuem postando, vou dia 20/08, apezar de faltar mais de um mês estou apreensiva. Rose, por favor continue nos dando noticias.