Plantão Vulcão: veja como está a situação (atualizado: 14/7)

Cerro Catedral

Está tudo bem parecido com o último apanhado, mas vamos lá.


SITUAÇÃO DE BUENOS AIRES

Buenos Aires: perrengues aéreos esparsos. De vez em quando os aeroportos fecham (e arrastam o de Montevidéu na brincadeira), mas depois de algumas horas reabrem. Conte com a possibilidade de espera no aeroporto ou, eventualmente, precisar voltar para casa e embarcar só no dia seguinte. Mas a cidade não sofreu com as cinzas, e quem chega aproveita o frio, a gastronomia, o tango e as compras como sempre.

SITUAÇÃO DE BARILOCHE

Bariloche: aeroporto tecnicamente aberto, mas sem vôos. Desde o dia 6 o aeroporto foi declarado apto a receber vôos, mas as companhias aéreas ainda não se animaram a .usar. A Lan continua sem vôos para Bariloche. A Aerolíneas está fazendo a rota via Esquel pelo menos até o dia 14. No site da Aerolíneas, os vôos diretos a Bariloche estão cancelados até 31 de julho.

Bariloche via Esquel com Aerolíneas até pelo menos o dia 14 de julho 31 de julho. A Aerolíneas, e só a Aerolíneas, está fazendo a rota a Bariloche via Esquel, que fica a 300 km ao sul da cidade. A última perna do trajeto é feita de ônibus e leva pelo menos quatro horas. Se você tem vôo marcado para  Bariloche com a Aerolíneas, entre em contato para remarcar o seu bilhete. Se não conseguir contato por 0300, vá até a loja mais próxima (é a recomendação de leitores que já passaram por isso).

Bariloche com Lan. A Lan não voa a Esquel, e portanto esta rota alternativa não é oferecida a seus passageiros. Para checar o status do seu vôo e fazer remarcações, use o link desta página.

Bariloche pela CVC por vôos fretados com a Andes. Pessoal, não adianta perguntar pra gente aqui. Se a CVC está dizendo que leva você a partir do dia 16 a Bariloche com uma companhia chamada Andes, não há por que duvidar. Na primeira quinzena de julho as grandes operadoras cancelaram os pacotes; caso cancelem os da segunda quinzena entrarão em contato primeiro com vocês; nós aqui só saberemos depois de vocês nos informarem.

Bariloche com a CVC: vôos com a Andes confirmados (via Esquel), vôos com a TAM cancelados. Quem relata são os nossos leitores: a CVC está entrando em contato com seus clientes para confirmar os embarques dos pacotes que envolvem vôos fretados com a Andes e cancelar pacotes que envolvem vôos fretados com a TAM. Os vôos da Andes serão operados via Esquel, com o último trecho de ônibus.

Bariloche de ônibus. A viagem desde Buenos Aires leva entre 21 e 25 horas e pode ser comprada nos sites da Via Bariloche e da Andesmar. Há grande disponibilidade de hotéis, inclusive em oferta, em sites como Hoteis.com.

De Puerto Varas a Bariloche: por enquanto, só de barco. O Paso Cardenal Samoré, que fica perto de Villa La Angostura e serve para a ligação rodoviária entre Bariloche e Puerto Varas/Puerto Montt, continua fechado; haverá uma nova reunião para avaliar sua abertura depois de 20 de julho. Já o Cruce de Lagos está funcionando e é a única maneira de ir de Puerto Montt/Puerto Varas a Bariloche; há depoimentos de leitores que fizeram a travessia recentemente. Tenha em mente que nesta época do ano o Cruce requer um pernoite em Peulla, no meio do caminho.

NOVIDADE (12/7): Bariloche e Villa La Angostura pressionam para que a fronteira reabra o quanto antes.

Passeios em Bariloche. Com exceção do bosque de Arrayanes, que continua fechado (por estar na região de Villa La Angostura), os passeios tradicionais de Bariloche estão funcionando. Apenas os que dependem de neve ainda não começaram a operar, não por culpa das cinzas, mas por falta de neve. Esperam-se nevascas para os próximos dias; anunciaremos novidades assim que soubermos.

Neve em Bariloche. É a grande novidade da noite do dia 13. Começou a nevar e a cidade está entusiasmada com a possibilidade de abertura da estação do Cerro Catedral e do Piedras Blancas (esquibunda).

Cerro Catedral em Bariloche: aberto apenas para visitar, não para esquiar. Ainda não há neve suficiente para esquiar em Cerro Catedral (a estação de esqui mais próxima do centro de Bariloche), mas caçadores de neve já podem brincar e usar os meios de elevação entre 9h30 e 16h30 (a não ser nos momentos em que os meios ficam interditados pelas condições do vento). Acompanhe as notícias pelo Facebook do Cerro Catedral.

Piedras Blancas (esquibunda) em Bariloche: ainda não abriu. Ainda falta um pouco de neve para abrir o parque de diversões na neve, que funciona no Cerro Otto, pertinho do centro de Bariloche. Acompanhe as notícias pelo Facebook do Piedras Blancas.

SITUAÇÃO DE CHAPELCO & SAN MARTÍN DE LOS ANDES

Aeroporto de Chapelco: continua fechado. E não sai nenhuma notícia sobre sua abertura. A Aerolíneas não oferece o traslado de Esquel até San Martín de los Andes. Para você entender a geografia: Esquel fica ao sul de Barioche, e San Martín fica ao norte. Depois de chegar a Bariloche você teria que tratar um ônibus por conta própria (tente na Via Bariloche), numa nova viagem de 3 horas.

Estação de Chapelco: aberta, mas as pistas estão fechadas por falta de neve. A estação de esqui de Chapelco, em San Martín de los Andes, abriu no sábado, dia 2, mas logo precisou fechar as pistas por falta de neve. Acompanhe a situação no site de Chapelco.

San Martín de los Andes: pouco afetada pelas cinzas. Em comparação a Villa La Angostura e mesmo a Bariloche, a cidade parece ter sofrido bastante menos pela cinza vulcânica do Puyehue.

San Martín de los Andes de ônibus: desde Buenos Aires, leva-se entre 20 e 24 horas (compre na Via Bariloche); de Bariloche são 3 horas, mas há poucos horários diários (uma busca no Plataforma 10 encontra apenas dois horários; compre na Via Bariloche).

SITUAÇÃO DE VILLA LA ANGOSTURA

Continua difícil a vida em La Angostura. O passeio ao bosque de Arrayanes não está sendo oferecido. A maioria dos hotéis e cabañas continua fechada. A estação de esqui de Cerro Bayo ainda não reabriu.

Novidade (12/7): a administração de Cerro Bayo fala em abrir a estação tão logo caia  neve suficiente.

SITUAÇÃO DE USHUAIA

Vôos. Já foram retomados tanto por Aerolíneas quanto por Lan.

Cerro Castor. A estação de Cerro Castor já está aberta. Haverá uma festa oficial dia 16 de julho. Acompanhe notícias pelo Facebook de Cerro Castor.

SITUAÇÃO DE LAS LEÑAS

Estação aberta. Desde o início de julho a estação já está funcionando. Fica a quatro horas e meia de Mendoza de carro e não é viável para visitas, só para estadas de uma semana. Mais informações no site de Las Leñas.

SITUAÇÃO DO CHILE

Chile: todas as estações abertas. Portillo, Valle Nevado, El Colorado, FarellonesChillán e Pucón já estão operando. Os aeroportos de Santiago, Concepción (para Chillán, + 3 horas de ônibus), Temuco (para Pucón, + 1h30 de ônibus) e Puerto Montt têm sido pouco afetados por fechamentos temporários. Leia mais sobre Portillo aqui. Leia sobre passeios a Valle Nevado e Farellones desde Santiago aqui.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


340 comentários

Cheguei em Bariloche via Esquel as 18 hrs. O vôo saiu de Buenos Aires as 10:46 hrs. Esquel tem bastante neve, Bariloche nåo. Quem vier via Esquel leve um lanche porque o onibus nao para.

    Ola Adriano, mas quantas horas vc levou de onibus de Esquel até Bariloche??? E como tá cidade?? Obrigada, estou na expectativa porque viajo dia 15/07. Aproveite a viagem!

Desculpem, minha mensagem foi parar em lugar errado e não sei apagar. Vou postar novamente:

Putz, olha o contraste da injeção de ânimo da Neida Basile com a realidade do Jefferson… Jefferson, obrigada pelas informações e mantenha-nos atualizados. Você postou fotos em algum site em que possamos ver e avaliar?

Muito boas tuas atualizações! Coloquei a página nos meus favoritos! Parabéns e obrigada!

Boia sino vc estar respondiendo tantas preguntas repetidas mas..se puder me anudar…estou sem rg e quero usar passaporte para asir do Brasil e dar um pulo ña Argentina so que MEU passaporte vence Em outubro ou seja ña data da minha partida ainda tera 3 meses de validad e.. E o suficiente¿

    Olá, Rute! Pelas normas é necessária uma validade de 6 meses! Tente tirar um RG rapidinho!

Pessoal,
Conseguui chegar em Bariloche, a Aerolineas remarcou meu vôo via Esquel sem me avisar de nada, tive que bancar uma noite em BsAs, mas tudo bem.
De Esquel seguimos de ônibus até Bariloche sem problemas.
Bariloche está bastante suja e vazia, mas nada que atrapalhe demais a não ser que você seja bastante fresco e espere encontrar tudo perfeito.
Ainda não há sinal de neve, mas existe alguma esperança para os próximos dias.
Fui a Villa La Angostura, esqueçam… A rota dos sete lagos está impraticável, tudo fechado com MUITA, mas MUITA cinzas mesmo. Cerro Bayo estava até com as cadeirinhas desmontadas.

Enfim, se você gosta de aventura e não se incomoda com algum perrengue, está tranquilo. Se você está pensando naquela viagem romantica com sua mulher mude o roteiro. Crianças só para quem tem sangue frio. Enfim, é isso.

O Aeroporto está imundo, não abre nem a pau, duvido que abra no dia 15.

Depois mando mais notícias.

    Jefferson,

    Obrigada pelo relato. Claro e conciso. Boa viagem!

    Por favor, Jeferson ou alguém que esteja por aí, me explique melhor: No que as cinzas atrapalham a viagem? É apenas uma questão estética? Ou ela gera incômodos? Prejudica o lazer? E qual o perrengue a que vc se refere? Seria o deslocamento de ônibus de Esquel para Bari, as sujeira das roupas, ou tem mais algum perrengue que as cinzas causam? É que pra mim, está confuso entender como está a situação, já que algumas pessoas dizem que está tranquilo, enquanto outras, que está péssimo, mas não me parece claro… Obrigada

OLA, EVA , VANIA E HELIDA
MEU VOO TBM ESTA MARCADO PARA O DIA 16/07 PELA ANDES LINEAS AEREAS, DE GUARULHOS, CONTRATADA PELA CVC, EU IRIA VIAJAR NO DIA 09/07, MAS FOI REMARCADO PARA O DIA 16/07.
A AGENCIA NA QUAL FECHEI O PACOTE,NÃO DEVE MAIS ESTAR ME AGUENTANDO, LIGO TODOS OS DIAS, E A POSIÇÃO QUE EU TENHO É DE QUE A PARTIR DO DIA 15/07, ALGUMAS COMPANHIAS AEREAS ESTARAM ATERRIZANDO NO AEROPORTO DE BARILOCHE, INCLUSIVE A CIA ANDES,MEU VOLCHER ESTA MARCADO PARA QUE EU RETIRE NA QUARTA FEIRA DIA 13/07.
ESTOU OTIMISTA, FICAREI NO HOTEL BELLA VISTA, COM DOIS ADOLESCENTES,ESTÃO SUPER ANCIOSOS, O NOSSO OTIMISMO É TANTO QUE AMANHA, UMA AMIGA VAI NA CVC FECHAR UM PACOTE PARA IR JUNTO COMIGO E AS CRIANÇAS.
SORTE A TODOS NOS, COM CERTEZA NOS ENCONTRAREMOS EM BARILHOCHE, INCLUSIVE,TIVE ACESSO A TELA DA PROPRIA CVC,NO DIA 15/07 TEM 2 FRETAMENTOS E NO DIA 16/07 TEM 4 FRETAMENTOS, E APENAS UMA FAMILA CANCELOU NO DIA 16/07. MOTIVO ESTE PELO QUAL A MINHA AMIGA VAI.
PESSOAL BOA VIAGEM A TODOS VAMOS NOS DIVERTIR MUITO, E NOS ENCONTRAR LA, SORTE A TODOS.

    Oiiiiiiiii eu tb vou pela CVC dia 16. Pensamento positivo, dará tudo certo e chegaremos direto em Bariloche pra ver muita neveeeeeeee. Bjs

E a situação de Puerto Varas, como está?
Voces sabem se a SkyAirlines estão voando
Obrigado.

    Olá, Alexandre! O último parágrafo é intitulado “A situação do Chile”. Obrigada!

Ola,Boia
Tenho viagem marcada para o dia 22/07, ate agora estava tranquilo mas ai recebi noticias que o vulcão expeliu mais cinzas!Isso e verdade?
Vc sabe se a Andes Linhas Aereas esta realizando voos para bari?
A CVC esta fazendo as rotas de onibus de Esquel ou Neuquen como a Vanessa comentou?
Obrigado

    Olá, Vitor! Vamos lá:

    1) se o vulcão expelir mais lava, você não vai “ficar sabendo”. Você vai ver na home dos portais e em boletins de televisão.

    2) A Andes é contratada da CVC para fretamentos. Não temos notícia de como esses fretamentos serão feitos. A CVC e outras grandes operadoras cancelaram todos os pacotes até o dia 15, mas não cancelaram os marcados a partir do dia 16. Intui-se que dará um jeito de levar seus passageiros, caso contrário cancelará os pacotes como já cancelou anteriormente. Você certamente será informado pela operadora.

    Putz, olha o contraste da injeção de ânimo da Neida Basile com a realidade do Jefferson… Jefferson, obrigada pelas informações e mantenha-nos atualizados. Você postou fotos em algum site em que possamos ver e avaliar?

Estou com viagem marcada para o Chile e Argentina no mês de agosto. Irei no dia 13 para o Chile, visitando Santiago e Puerto Varas. De lá estava programando ir de ônibus para Bariloche – pois o Cruce de Lagos em dois dias não me agrada muito -, ficando por lá de 21 a 24 de agosto, seguindo para Buenos Aires de ônibus no dia 24 de agosto, de onde retornaria no dia 27 para o Brasil.
Estou muito preocupado com a situação pela qual vem passando o sul da Argentina. Já estou com as passagens aéreas (BRASIL-CHILE e ARGENTINA-BRASIL) compradas e hotéis reservados. Gostaria de saber se devo cancelar ou modificar minha viagem ou até quando devo aguardar ou ainda que modificações deveria fazer para não prejudicar minhas férias.
Obrigado.

    Olá, Mendonça! Tudo o que sabemos está resumido neste post. Por favor leia com atenção 😀

Pois eh, Eva! To com mta fe q vai dar certo! Agora, faz um mês q eu canto e esse teimoso não dorme! Rs. Boa sorte para nosotros!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito