Plantão Vulcão: veja como está a situação (atualizado: 14/7)

Cerro Catedral

Está tudo bem parecido com o último apanhado, mas vamos lá.


SITUAÇÃO DE BUENOS AIRES

Buenos Aires: perrengues aéreos esparsos. De vez em quando os aeroportos fecham (e arrastam o de Montevidéu na brincadeira), mas depois de algumas horas reabrem. Conte com a possibilidade de espera no aeroporto ou, eventualmente, precisar voltar para casa e embarcar só no dia seguinte. Mas a cidade não sofreu com as cinzas, e quem chega aproveita o frio, a gastronomia, o tango e as compras como sempre.

SITUAÇÃO DE BARILOCHE

Bariloche: aeroporto tecnicamente aberto, mas sem vôos. Desde o dia 6 o aeroporto foi declarado apto a receber vôos, mas as companhias aéreas ainda não se animaram a .usar. A Lan continua sem vôos para Bariloche. A Aerolíneas está fazendo a rota via Esquel pelo menos até o dia 14. No site da Aerolíneas, os vôos diretos a Bariloche estão cancelados até 31 de julho.

Bariloche via Esquel com Aerolíneas até pelo menos o dia 14 de julho 31 de julho. A Aerolíneas, e só a Aerolíneas, está fazendo a rota a Bariloche via Esquel, que fica a 300 km ao sul da cidade. A última perna do trajeto é feita de ônibus e leva pelo menos quatro horas. Se você tem vôo marcado para  Bariloche com a Aerolíneas, entre em contato para remarcar o seu bilhete. Se não conseguir contato por 0300, vá até a loja mais próxima (é a recomendação de leitores que já passaram por isso).

Bariloche com Lan. A Lan não voa a Esquel, e portanto esta rota alternativa não é oferecida a seus passageiros. Para checar o status do seu vôo e fazer remarcações, use o link desta página.

Bariloche pela CVC por vôos fretados com a Andes. Pessoal, não adianta perguntar pra gente aqui. Se a CVC está dizendo que leva você a partir do dia 16 a Bariloche com uma companhia chamada Andes, não há por que duvidar. Na primeira quinzena de julho as grandes operadoras cancelaram os pacotes; caso cancelem os da segunda quinzena entrarão em contato primeiro com vocês; nós aqui só saberemos depois de vocês nos informarem.

Bariloche com a CVC: vôos com a Andes confirmados (via Esquel), vôos com a TAM cancelados. Quem relata são os nossos leitores: a CVC está entrando em contato com seus clientes para confirmar os embarques dos pacotes que envolvem vôos fretados com a Andes e cancelar pacotes que envolvem vôos fretados com a TAM. Os vôos da Andes serão operados via Esquel, com o último trecho de ônibus.

Bariloche de ônibus. A viagem desde Buenos Aires leva entre 21 e 25 horas e pode ser comprada nos sites da Via Bariloche e da Andesmar. Há grande disponibilidade de hotéis, inclusive em oferta, em sites como Hoteis.com.

De Puerto Varas a Bariloche: por enquanto, só de barco. O Paso Cardenal Samoré, que fica perto de Villa La Angostura e serve para a ligação rodoviária entre Bariloche e Puerto Varas/Puerto Montt, continua fechado; haverá uma nova reunião para avaliar sua abertura depois de 20 de julho. Já o Cruce de Lagos está funcionando e é a única maneira de ir de Puerto Montt/Puerto Varas a Bariloche; há depoimentos de leitores que fizeram a travessia recentemente. Tenha em mente que nesta época do ano o Cruce requer um pernoite em Peulla, no meio do caminho.

NOVIDADE (12/7): Bariloche e Villa La Angostura pressionam para que a fronteira reabra o quanto antes.

Passeios em Bariloche. Com exceção do bosque de Arrayanes, que continua fechado (por estar na região de Villa La Angostura), os passeios tradicionais de Bariloche estão funcionando. Apenas os que dependem de neve ainda não começaram a operar, não por culpa das cinzas, mas por falta de neve. Esperam-se nevascas para os próximos dias; anunciaremos novidades assim que soubermos.

Neve em Bariloche. É a grande novidade da noite do dia 13. Começou a nevar e a cidade está entusiasmada com a possibilidade de abertura da estação do Cerro Catedral e do Piedras Blancas (esquibunda).

Cerro Catedral em Bariloche: aberto apenas para visitar, não para esquiar. Ainda não há neve suficiente para esquiar em Cerro Catedral (a estação de esqui mais próxima do centro de Bariloche), mas caçadores de neve já podem brincar e usar os meios de elevação entre 9h30 e 16h30 (a não ser nos momentos em que os meios ficam interditados pelas condições do vento). Acompanhe as notícias pelo Facebook do Cerro Catedral.

Piedras Blancas (esquibunda) em Bariloche: ainda não abriu. Ainda falta um pouco de neve para abrir o parque de diversões na neve, que funciona no Cerro Otto, pertinho do centro de Bariloche. Acompanhe as notícias pelo Facebook do Piedras Blancas.

SITUAÇÃO DE CHAPELCO & SAN MARTÍN DE LOS ANDES

Aeroporto de Chapelco: continua fechado. E não sai nenhuma notícia sobre sua abertura. A Aerolíneas não oferece o traslado de Esquel até San Martín de los Andes. Para você entender a geografia: Esquel fica ao sul de Barioche, e San Martín fica ao norte. Depois de chegar a Bariloche você teria que tratar um ônibus por conta própria (tente na Via Bariloche), numa nova viagem de 3 horas.

Estação de Chapelco: aberta, mas as pistas estão fechadas por falta de neve. A estação de esqui de Chapelco, em San Martín de los Andes, abriu no sábado, dia 2, mas logo precisou fechar as pistas por falta de neve. Acompanhe a situação no site de Chapelco.

San Martín de los Andes: pouco afetada pelas cinzas. Em comparação a Villa La Angostura e mesmo a Bariloche, a cidade parece ter sofrido bastante menos pela cinza vulcânica do Puyehue.

San Martín de los Andes de ônibus: desde Buenos Aires, leva-se entre 20 e 24 horas (compre na Via Bariloche); de Bariloche são 3 horas, mas há poucos horários diários (uma busca no Plataforma 10 encontra apenas dois horários; compre na Via Bariloche).

SITUAÇÃO DE VILLA LA ANGOSTURA

Continua difícil a vida em La Angostura. O passeio ao bosque de Arrayanes não está sendo oferecido. A maioria dos hotéis e cabañas continua fechada. A estação de esqui de Cerro Bayo ainda não reabriu.

Novidade (12/7): a administração de Cerro Bayo fala em abrir a estação tão logo caia  neve suficiente.

SITUAÇÃO DE USHUAIA

Vôos. Já foram retomados tanto por Aerolíneas quanto por Lan.

Cerro Castor. A estação de Cerro Castor já está aberta. Haverá uma festa oficial dia 16 de julho. Acompanhe notícias pelo Facebook de Cerro Castor.

SITUAÇÃO DE LAS LEÑAS

Estação aberta. Desde o início de julho a estação já está funcionando. Fica a quatro horas e meia de Mendoza de carro e não é viável para visitas, só para estadas de uma semana. Mais informações no site de Las Leñas.

SITUAÇÃO DO CHILE

Chile: todas as estações abertas. Portillo, Valle Nevado, El Colorado, FarellonesChillán e Pucón já estão operando. Os aeroportos de Santiago, Concepción (para Chillán, + 3 horas de ônibus), Temuco (para Pucón, + 1h30 de ônibus) e Puerto Montt têm sido pouco afetados por fechamentos temporários. Leia mais sobre Portillo aqui. Leia sobre passeios a Valle Nevado e Farellones desde Santiago aqui.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


340 comentários

Pois eh boai… Minha desisdtencia nem esta sendo pela falta de neve, mas sim pela inswgurança etc etc… Mas vms ver qual fim desse capitulo triste q ja esta sendo pra mim…

Bóia,
Obrigada pelas informações prestadas. Adoro estar aqui. Acho td muito bem esclarecido.

Oi Bóia,
Será que dá pelo menos pra brincar na neve um pouquinho? Digo, conhecer, pegar, sentir de perto. Estarei indo dia 16/07.

    Olá, Hélida! Os meios de elevação do Cerro Catedral estão funcionando. No alto da montanha você terá contato com a neve. Esperam-se nevascas para os próximos dias.

    Meu sonho é ver a neve!!! Se Deus quiser a partir do dia 16, vai ter neve simmmmm em Bariloche e eu vou com vulcão ou sem vulcão, com cinzas ou sem cinzas….

    É isso aeee Luciane!!! Vamos todos pensar positivamente. Dia 18/7 eu e minha família estaremos lá!!

    Eu tb vou dia 16 pela CVC. Dará tudo certo e será maravilhoso!!!

    Isso mesmo Luciane, vamos ser otimistas!!! Lei da atração funciona. Também vou pela CVC dia 15/07 saindo de Poa. Este blog tem sido minha companhia diária de informações sobre Bariloche. Parabéns a todos os participantes, principalmente A BOIA, nosso grande esclarecedor de dúvidas.

    Quem tem ido, tem postado fotos em que aparece brincando na neve. No alto do cerros tem neve, e nos passeios para os refúgios tbém.

Gente minha agencia não esta querendo cancelar minha viagen sem multa… E agr? Não quero pagar 8 mil por uma viagem meia boca… Oq eu faço?

    Olá, Diego! A questão é que, se a operadora/cia. aérea garante a sua chegada a Bariloche, o reembolso fica condicionado ao contrato que você assinou. Você pode discutir isso no juizado de pequenas causas.

    Infelizmente a falta de neve em Bariloche no início de julho é normal. A falta de neve não tem a ver com as cinzas. Os esquiadores “pros” costumam marcar suas viagens para a região para agosto.

Oi PaulaMRC,

Que pena que não tem neve. Agora já estou torcendo para que cancelem meu vôo. Acho melhor deixar para o ano que vem. Estou indo para Bariloche para conhecer a neve e de pertinho. Não faço nem questão de esquiar, mas meu filho estava louco para ver neve de pertinho. Se está nessas condições prefiro nem ir. Vi na previsão do tempo de Bari que iria nevar dia 14, 15, 18 e 19.

Bóia, pretendo ir par Bariloche inicio de Agosto/2011, sei que é dificil responder porem qual suas informações atualizadas sobre a atividade do vulcao? será que terá condições de pousar aviões no aeroporto neste periodo? Muito obrigado pela atenção.

    Olá, Pereira! O jeito é acompanhar o noticiário. Nem os cientistas sabem prever, que dirá plantonistas de site de viagem…

bom dia pessoal, sera que ate agosto esta situação do aeroporto de bariloche ja estara resolvida?

    Olá, Jaqueline! O aeroporto de Bariloche já foi dado como reaberto. As companhias aéreas não se animaram a aproveitar. Vamos ver se a partir do dia 15 elas usam. Só acompanhando o noticiário para ver. A única coisa garantida para agosto é a neve, que até lá já deve ter chegado.

Gente,como o Jefferson estou em Bche desde 09/07 via Esquel.Uma correria e falta de informacão pelas aerolineas e sim sem lanche nem nada,( o transporte é gratuito e bancado por Bariloche).
Comam algo em Esquel pois meu marido que veio no ônibus logo atrás do nosso pegou uma nevasca no caminho quando parou para abastecer e so chegou em BCHE às 0:30 e nós ficamos aguardando ele até as 22:30,eu meus 3 filhos e uma amiga com a filha. O aeroporto não tinha telefone funcionando,nem lanchonete para agua. Minha amiga ficou e eu fui de taxi para BCHE para alimentar a meninada às 22:30 (primeira refeicão do dia)Levem algo com vces sobretudo se estiverem com criancas.
Bom neve aqui mesmo,infelizmente só com binoculo…e não acredito que condicões para esqui também,pois precisa muita nevasca para cobrir a montanha e a cidade está muito quente para que isto aconteca.Apesar das previsões da semana a de sábado , domingo e segunda não vão se cumprir,o que é uma pena…,mas a cidade é linda se come muito bem e quem não faz questão de interagir com a neve,pode se satisfazer de vê-la a distancia.
Bóia, preciso saber como estão indo embora as pessoas que vieram com as aerolineas via Esquel pois não vejo nenhuma chance do aeroporto abrir 16/07 e não sei como irei até Esquel.Alguem que veio já voltou?

Boia voce tem alguma outra sugestao pra quem nao quer mais ir a Bariloche devido as cinzas, algum lugar que nao tenha sido tanto afetado e que de para esquiar? Ja havia comprado minha passagem p Bariloche e tudo, mas estou me desmotivando com toda essa cinza? Pode ser algum lugar na Argentina mesmo…?
Obrigada!

Estou com viajem marcada pela CVC no dia 30 de julho. Vou com meu marido e meu filho de 4 anos. Andei pesquisando sobre outros centros de ski e apesar do vulcão, ainda acho que Bariloche é a melhor opção pela diversidade que possui. A neve que está por vir me deixa mais animada.
Agradeço pelas noticias e peço para quem chegar que nos mantenham informados.
Penso em alugar um carro e ir até San Martin de Los Andes e ficar uma noite. Alguém sabe me informar como está a estrada até lá?

    Olá, Lady! O caminho pelos 7 Lagos não é transitável no inverno e este ano está ainda pior por causa das cinzas. Pelo asfalto são 3h/3h30 de viagem.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito