Punta Cana: segundas impressões

Club Med, Punta Cana

Ou — Bastidores: historinha de como se faz um guia de viagem online na segunda década do século 21 :mrgreen:

Em janeiro de 2010, ao detectar um interesse repentino dos leitores por Punta Cana — e sem saber praticamente nada sobre o destino — eu abri um post participativo: Já foi a Punta Cana? Queremos suas dicas. O conteúdo foi encorpando, e em abril o site ganhou de presente um outro post que acabou bombadíssimo: o depoimento da Fabiana sobre seu casamento no Meliá (Punta Cana: o relato fresquinho da Fabiana).

Montei minha primeira viagem a Punta Cana, em junho de 2010, com base nesses dois posts — mas não apenas nas dicas: me interessavam sobretudo as dúvidas não-respondidas que iam aparecendo. Planejei seis dias em quatro resorts diferentes (nos resorts em que fiquei duas noites, a idéia era ver como funcionavam os restaurantes à la carte). Um desses resorts acabou descartado na postagem, porque estava abaixo do padrão a que o brasileiro está acostumado. Percorri praticamente a praia inteira, a pé, do início de Macao ao fim de Bávaro (e mais Cabeza de Toro de cima a baixo, mas esta é pequena), usando três bases diferentes.

A viagem rendeu a página-guia de Punta Cana, que logo se entrou para o top 3 de audiência no site. Como sempre acontece, o conteúdo foi ficando ainda mais consistente com a colaboração dos leitores. Em janeiro de 2011, ao fazer o post-compilação de resenhas de leitores, consegui garimpar de cara depoimentos sobre 25 resorts diferentes que já estavam devidamente registrados. Vinte e cinco!

Este ano planejei a volta a Punta Cana de olho nas lacunas. Programei dois dias em Bayahibe, a praia a uma hora e meia/duas horas de Punta Cana de onde saem os passeios à Ilha Saona (mas não consegui ir à ilha, porque o tempo não estava bom).

Passei os mesmos seis dias do ano passado em Punta Cana propriamente dita, mas desta vez só fiquei uma noite em cada um (e ainda visitei um último a caminho do aeroporto). Por quê isso? Porque em Punta Cana o resort é praticamente o destino (já em Bayahibe, nem tanto). Como num navio, o resto é acessório: você precisa gostar de onde está hospedado.

Me dediquei a terminar de destrinchar Bávaro, o trecho de praia que para mim é o filé da zona hoteleira principal; fiquei em três hotéis por ali (Meliá, Secrets/Now e Barceló Bávaro Deluxe). Incluí no mix o Iberostar, em Arena Gorda, para os (inúmeros) fãs da marca no Brasil pudessem ter um termo de comparação. Fui conferir o Hard Rock, que de vez em quando é oferecido em sites de compras coletivas e ocasiona febre de perguntas. Passei um dia num resort baratinho, o Barceló Dominican, para ver se encontrava consistências com o que vi no resort baratinho da primeira estada (encontrei). E na volta ainda arranjei um day-use no Club Med, que fica numa praia inacessível a passantes (e que me deslumbrou).

O que continua faltando? Dos resorts mais comentados/elogiados, ainda não fui ao complexo Majestic (Colonial e Elegance). Também não foi dessa vez que fui ao Riu (sempre há um limite mínimo de permanência, e confesso que não simpatizo nada com a arquitetura). Entre os que suscitam mais pedidos de informação na caixa de comentários, não deu para ir ao baratinho Bávaro IFA Village (indisponível para reservas de um dia; por isso acabei no Barceló Dominican), ao intermediário Punta Cana Princess (que é o top de linha dos Princess, mas o que vi ano passado no Caribe Club Princess não me anima muito), nem ao isolado Catalonia Bávaro (adoraria ter ido, tem preços ótimos, não é plastificado e parece estar numa praia linda, mas infelizmente não aceitam reservas para apenas um dia).

Faltou também ter feito pelo menos os passeios principais (Ilha Saona e Altos de Chavón), mas de qualquer maneira já deu para perceber as vantagens logísticas de Bayahibe.

Tão importante quanto ter feito essas novas resenhas, contudo, foi confirmar impressões da primeira viagem e intuições que tinham se formado desde então.

A saber:

1) Não seja muquirana

Punta Cana é um destino com ótima relação custo x benefício. Mas é um erro tirar proveito disso para ir no mais baratinho. O mais baratinho não tem um padrão compatível como que você está acostumado no Brasil. E não é compatível com o que você espera de uma viagem ao exterior. As acomodações vão deixar a desejar, vai ser difícil encarar os frios do café da manhã. Lembre-se que no sistema all-inclusive as faixas de preço são um ótimo indicativo de conforto, qualidade da comida e da bebida. Aproveite para fazer o contrário: cacifar um resort de padrão superior ou luxo, que justamente pela ótima relação custo x benefício acaba saindo mais em conta do que seus equivalentes no Brasil.

2) Quer passear? Programe uns dias em Bayahibe

Os melhores passeios de Punta Cana são “produzidos”: parques, atrações e atividades montadas para entreter os turistas que estão por lá (e entregam o que prometem). Para fazer passeios que não estejam exatamente em Punta Cana (Ilha Saona e outras ilhotas, Altos de Chavón, até mesmo Santo Domingo),  o ideal é dividir a estada entre Bayahibe e Punta Cana. Fiz um um post sobre como combinar as duas (ou as três) numa mesma viagem.

3) Evite fim de maio/iniciozinho de junho

A virada de maio para junho tem tempo embaçadíssimo (segundo ano consecutivo com vários dias nublados. Mas depois de 9 de junho o tempo ficou lindo).

4) Não supervalorize os restaurantes à la carte de um resort

Não se impressione pelo número de restaurantes à la carte dos resorts. Os à la carte, nestes ou em qualquer resort que não seja mega-luxuoso, existem para você brincar de sair para jantar. Mas se você costuma freqüentar restaurantes na vida real, é quase certo que o à la carte do resort deixe a desejar. Os buffets costumam ser mais competentes (e estão à disposição caso a experiência do à la carte não tenha sido a contento…).

5) O free shop não é tão fraco quanto tinham me falado

Reconfirmei a impressão de que Punta Cana não é um destino de compras. Mas como dessa vez peguei o vôo de volta lá mesmo (ano passado tinha sido em Santo Domingo), pude dar uma olhadinha no free shop e — ei, não é acanhado como muitos leitores diziam. É decente e vi muitos brasileiros comprando. Apenas não tem eletrônicos — o que é normal em free shops (para isso, é melhor ir via Panamá).

Leia também:

–> A diferença entre as praias

Como escolher seu resort em Punta Cana

–> Resenhas completas de resorts

Barceló Bávaro Beach: só para adultos, mas sem formalidades

Barceló Bávaro Deluxe: completo, renovado, em ótima praia

Barceló Dominican, o baratinho dos Barceló

Barceló Premium Punta Cana, como é um resort intermediário

Bávaro Princess: você já viu um hotel desses por aqui

Caribe Club Princess: como é um resort baratinho

Catalonia Bávaro: economia e maré mansa em praia isolada

Club Med Punta Cana: numa praia perfeita e privativa

Gran Bahía Príncipe Esmeralda: o relato do Rodrigo Purisch

Grand Palladium e Royal Suites Turquesa: 4 em 1

Hard Rock Hotel: quartos de pop star, astral de navio

Iberostar Grand Bávaro: o Iberostar top de linha

IFA Villas Bávaro: uma pousada em escala Punta Cana

Majestic Colonial e Elegance, revelados pelos leitores

Meliá Caribe Tropical, entre a praia e o shopping em Bávaro

Now Larimar e Secrets Royal Beach: bacanas e sem pulseirinha

Ocean Blue & Sand: o relato da Vicky

Paradisus Palma Real, o mais luxuoso de Bávaro

Riu Palace Macao: compacto, reformado, só para adultos

Sanctuary Cap Cana: um resort de luxo em Juanillo

Secrets Royal Beach e Now Larimar: bacanas e sem pulseirinha

Viva Wyndham Dominicus, na melhor praia de Bayahibe

–> A opinião dos leitores:

Resorts de Punta Cana resenhados por hóspedes brasileiros

–> Guia Viaje na Viagem de Punta Cana

Introdução a Punta Cana: quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer

Punta Cana: índice de links úteis e posts relevantes

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


31 comentários

Ricardo,

primeiramente sou sua fã desde a Paradiso!
A minha pergunta de viagem é: quero ir com meu marido para Caribe final de setembro, para ficar uns 7 ou 10 dias.
Pensamos em Curaçao ou Punta Cana. Meu medo é que Punta Cana esteja muito cheio de brasileiros e perca um pouco aquele charme de ir para um lugar exclusivo, “que só eu descobri”…o que vc acha?
Abs

Rodolfo, adorei seus comentários e fiquei mais segura pela escolha do meu hotel.
Você chegou a visitar o The Reserve at Paradisus Palma Real???
Fechei 5 diárias nele, para 13 de setembro, One Bedroom Master Suite Swim Up.Peguei uma promoção inesperada pelo hoteis.com, com 50% de desconto em um final de semana.
Dentre todos os passeios, eu queria apenas fazer o dos golfinhos, e Isla Saona.
Queria sua opinião sobre a Ilha….vale mesmo ir até lá….um passeio tão demorado?Já li posts que não recomendam.
Abs

Viagem de lua de mel para punta cana fechada para janeiro/2012, no Barcelo Bavaro Palace Deluxe, tendo como referência as dicas contidas no site! Na contagem regressiva, e sempre consultando os posts e comentários do site!

Ricardo, fiquei em Punta Cana entre 16/07 e 23/07, no Paradisus Palma Real. Adquiri o pacote pela CVC porém não disponibilizavam o Royal Service. Ao chegar ao Resort solicitei o Up-grade e foi tudo muito tranqüilo, paguei US$ 780,00 pelo Up-grade para o período de 6 dias para eu e minha esposa. O hotel é tudo de bom, recebi um telefone celular no check-in do Royal Service para entrar em contato com o nosso concierge. Como você comentou, os restaurantes a la carte não disponibilizam muitas opções, mas a comida é maravilhosa em qualquer um deles. No restaurante Gabi Beach comi um patê de salmão defumado extraordinário. O atendimento é fora de série e a simpatia dos funcionários também. Destaco o Victor Feliz (Bar Aqua) e o Ramón (coloque no You Tube “ramon fuego” e olhe o que esta figura apronta no bar). Senti falta de um espumante Asti, no hotel só servem espumante Brut. O café da manhã só fiz no restaurante, apesar de ter a opção de café no quarto sempre que fosse solicitado. Mas ter caviar preto e vermelho no café da manhã é algo! Serviço de primeira, gastronomia caprichada, atendimento nota 10! Recomendadíssimo, o hotel entrega tudo o que promete e cativa a todos. Voltarei lá assim que possível. O nome do hotel diz tudo, Paradisus…. é um paraíso mesmo. Outra dica que não consta nos seus comentários, existe um brinquedinho que lá eles chamam de Scubadoo, é uma “moto” que submerge e você controla ela. Assim como no Seaquarium a cabeça do piloto fica dentro de uma bolha de ar. Me pediram US$ 65,00 por 45 minutos, infelizmente estava de saída e não pude ir desta vez, mas na próxima vou com certeza. O clima ficou seco os 7 dias com exceção de uma madrugada que choveu (pela manhã já havia sol) e no último dia 2 horas antes de saírmos para aeroporto começou a chover também. Fiz os passeios Dolphin Island, Seaquarium, Isla Saona e Isla Palmilha, Danceteria Imagine (não recomendo – o Open Bar é diferenciado para menos comparando com os demais bares do local – e eles não deixam todos os ambientes abertos, vão abrindo conforme lota. Acabei tomando cerveja quente ou refrigerante com vodca / rum pois era o que tinha para beber no open bar). Tive ótimas experiências em quase todos os passeios, com exceção da Isla Saona cuja culpa não foi da empresa e sim do grupo que estava excurcionando (eram só brasileiros – desculpe, mas descobri como somos mal educados, não faço mais passeios em Punta Cana com grupos só de brasileiros e não recomendo). Concluindo, vale muitíssimo a pena investir em um Resort de nível mais alto, com certeza. Recomendo o Paradisus Palma Real com toda a certeza. Abraços,

Suas impressões realmente são ótimas.
Até na época p/ ir vc acerta… rsss Chegamos em Punta Cana no dia 15/06 (quase nos esbarramos por lá!) e ficamos uma semana no Now Larimar. Fez solão todos os dias! =)
No free shop também conseguimos fazer compras!
Só tenho q agradecer a esse site… foi por ele q programei minha lua de mel, q foi maravilhosa.

Bah Riq !!
Eu ainda me surpreendo com a imensidão da tua competencia e paciencia infinita pra desossar os destinos-desejo.
PERFEITO !

Essa observação sobre os restaurantes a la carte é totalmente correta. No Meliá eu notei isso e fiquei um pouco decepcionado com eles.

Olá, estou planejando minha viagem de férias e coloquei Punta Cana em minha lista de desejos após conhecer este site.
Gostaria de saber de março é uma boa época para viajar para lá?

Obrigada.

Na volta da minha viagem também vi muitos brasileiros comprando no free shop de Punta Cana. Muitos estavam até comemorando o atraso do voo, pois assim sobrava mais tempo para comprar! :mrgreen:

Punta Cana entrou pra minha lista depois daquela sua primeira ida e provavelmente é o destino que quando eu for, estará mais destrinchado. Tá valendo transformar essas infos todas num guia impresso em português de Punta Cana hein?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito