Xô, Vulcão: um resumão da situação

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cerro Catedral. Foto tirada do site da estação

E vamos a mais um apanhado das notícias das neves.

Buenos Aires: perrengues aéreos. Os portais brasileiros voltaram dar destaque ao fechamento de Ezeiza e Aeroparque entre a tarde de sexta e a manhã de sábado. No começo o tom estava um pouco alarmista demais, como se a interdição fosse durar mais do que durou. Mas a essa altura do campeonato já aprendemos: esses fechamentos têm sido recorrentes, porém temporários. É um perrengue a que todo mundo que quer viajar a Buenos Aires ou Montevidéu vai estar sujeito enquanto o vulcão não sossegar de vez. Um fato da vida, mais ou menos como os nevoeiros do início da manhã.

Bariloche, Chapelco e Neuquén: aeroportos fechados pelo menos até dia 8. Há boatos de que o fechamento se prolongaria ainda mais, porém só teremos notícias mais concretas ao longo da semana. As maiores operadoras brasileiras cancelaram seus pacotes até 15 de julho.

Bariloche via Esquel com Aerolíneas. Leitores começam a relatar que, via atendimento telefônico, a Aerolíneas está sim oferecendo Buenos Aires-Bariloche via Esquel, com o último trecho sendo feito por ônibus (300 km de distância). Se você tem vôo marcado até o dia 8, comunique-se com a companhia pelo tel. 0800-707-3313.

Bariloche com Lan. Vale lembrar que a Lan não voa a Esquel, e que portanto esta rota alternativa não é oferecida a seus passageiros. Para checar o status do seu vôo e fazer remarcações, use o link desta página.

Bariloche de ônibus. A viagem desde Buenos Aires leva entre 21 e 25 horas e pode ser comprada nos sites da Via Bariloche e da Andesmar. Há grande disponibilidade de hotéis, inclusive em oferta, em sites como Hoteis.com.

De Puerto Varas a Bariloche: por enquanto, só de barco. O Paso Cardenal Samoré, que fica perto de Villa La Angostura e serve para a ligação rodoviária entre Bariloche e Puerto Varas/Puerto Montt, continua fechado. Pode ser que reabra nesta quinta-feira dia 7, informa o Angostura Digital. Já o Cruce de Lagos parece estar funcionando (confirme com a operadora).

San Martín de los Andes: Chapelco abriu. A estação de esqui de Chapelco, em San Martín de los Andes, está aberta desde este sábado, dia 2. Por enquanto há duas pistas e três meios de elevação habilitados.




Bariloche: Cerro Catedral aberto para pedestres. Ainda não há neve suficiente para esquiar em Cerro Catedral (a estação de esqui mais próxima do centro de Bariloche), mas caçadores de neve já podem brincar e usar os meios de elevação entre 9h30 e 16h30.

Chile: todas as estações abertas. Portillo, Valle Nevado, El Colorado, Farellones e Chillán já estão operando. Os aeroportos de Santiago e Puerto Montt têm sido pouco afetados por fechamentos temporários.

Ushuaia e Las Leñas: estações abertas. Cerro Castor, a estação de esqui de Ushuaia, abriu a temporada neste sábado dia 1º. Las Leñas, a 4h30 de carro de Mendoza (ou vôos charter direto à estação), abre nesta segunda-feira dia 4. Os aeroportos estão abertos e só há problemas eventuais quando Buenos Aires fecha.

Bariloche de bumba: o depoimento do Rinaldo. Recebemos mais um relato de leitor que chegou a Bariloche de ônibus. Com a palavra, o Rinaldo:

Saímos de Buenos Aires dia 28/6 de ônibus – cama tipo tutto letto, neste tipo dá para agüentar. Ao chegarmos em Bariloche dia 29 estava nevando. Foi ótimo. Lago Azul, sem cinzas. A cidade está com muita areia vulcanica ainda.

Na estrada percebe-se em Piedra del Águila – cidade distante 300 km de Bariloche -- muita areia vulcânica na estrada e no deserto.

Em Bariloche a noite do dia 29 foi muita fria e com neve. No dia 30 fomos ao Cerro Otto, Lago Gutiérrez, Cerro Catedral (ainda com pouca neve e os funionários preparando o local), Colonia Suiza, Circuito Chico e Cerro campanario. Foi proveitoso, ainda mais para as criancas que nunca tinham visto e brincado na neve.

No dia 1º pela manhã andamos mais uma vez no centro de Bariloche,lá  pelo meio dia o sol forte enxugou a areia e a poeira cobria as ruas e os carros. Algumas pessoas, em geral de mais idade, usavam máscaras.

À tarde tomamos o ônibus de volta a B.A. chegamos hoje.

Conclusão: tem neve, pouca gente e poeira. Mas para nós valeu a pena.

Obrigado, Rinaldo!

Regressei de Bariloche hoje. Chegamos em B.A.
A situacao. o voo da LAN foi cancelado e a decolar mandou e-mail devolvendo tudo com crédito no cartao.
Saimos de B.A dia 28-06 de Bus – cama tipo tutto letto, neste tipo dá para aguentar. Ao chegarmos em Bariloche dia 29-06 estava nevando. foi ótimo. Lago Azul, sem cinzas. A cidade está com muita areia vulcanica ainda.
Na estrada percebesse em Pedra da águia – cidade distante 300 km de Bariloche muita areia vulcanica na estrada e no deserto.
EM Bariloche a noite do dia 29-06 foi muita fria e com neve. No dia 30-06 fomos ao Cerro Otto, Lago gutierrez, Cerro Catedral (ainda com pouca neve e os funionários preparando o local), colonia suiza, cicuito chico e cerro camparnaro . Foi proveitoso, aind amais para as criancas que nunca tinham visto e brincado na neve.
No dia 01-07 pela manhá andamos mais uma vez pelo centro de Bariloche, pelo meio dia o sol forte enxugou a areia e a poeira cobria as ruas e os carros. Algumas pessoas, em geral de mais idade, usvam máscaras.
â tarde tomamos o Bus de volta a B.A. chegamos hoje.
Conclusáo: Tem neve, pouca gente e poeira. Mas para nós valeu a pena.

Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire


161 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Heros
HerosPermalink

Não é possível!! Sai vulcão!! E eu com esperanças do aeroporto de BCHE reabrir até dia 12/07... Pelo visto mais tempo fechado.... Bom, vamos torcer...

Alguém tem mais noticias do ocorrido??

Abraços

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Pessoal... menos, por favor shock

Quando -- e se -- houver uma nova erupção do vulcão, a notícia vai estar imediatamente na capa de todos os portais.

O que o leitor relatou foi uma notícia das 13h37 da Agência de Notícias de Bariloche dando conta de um aumento da atividade sísmica no vulcão.

http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=22372

Não é uma boa notícia, mas por enquanto não significa nada. Não muda a situação das cinzas, não muda a neve em Chapelco, não muda a rota por Esquel. Talvez influa na reabertura ou não dos aeroportos de Bariloche, Chapelco e Neuquén. Mas isso só saberemos até sexta-feira.

hermes eduardo bonamigo

boia minha operadora não cancelou meu voo para dia 08 julho saindo de buenos aires a bariloche as 16:00 hrs, eles falaram que está tudo certo. Oque você acha?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Hermes! Sua operadora é otimista...

A Bóia
A BóiaPermalink

Se for pela Aerolíneas, parece que a sua operadora está certa, Hermes. Veja a notícia que Cdsil traz aí embaixo:

http://www.aerolineas.com.ar/arg/main.asp?idSitio=BR&idPagina=68&idIdioma=po&cmbPrensa=1032

cdsil
cdsilPermalink

...pessoal, aerolineas comecou a voar por esquel no esquema q tinha anunciado...

Segue o link oficial

http://www.aerolineas.com.ar/arg/main.asp?idSitio=BR&idPagina=68&idIdioma=po&cmbPrensa=1032

Adriano
AdrianoPermalink

Tem logica, fui informado agora da alteração do meu Vôo para Bariloche. Começo a acreditar que vai começar a pousar lá ou em Esquel.

Edinho
EdinhoPermalink

Pessoal,
Estou aqui em Bariloche!!! Resumo meu depoimento:
1) Para chegar, foi realmente dificil. BH - SP- Aeroparque - Esquel - Bariloche. O voo de SP a BA atrasou muito (dia 2 de julho), reflexo dos cancelamentos do dia anterior. De BA para Esquel foi super tranquilo. E de Esquel para Bariloche um onibus de 2 andares confortavel. Quase 4 hs neste onibus!
2) Todos os nativos falam que o aeroporto local NAO vai reabrir tao cedo, maioria acredita que soh em agosto. (pra mim, este eh o maior problema que o turista vai enfrentar).
3) Aeroportos a parte, a cidade funciona normalmente, apesar das cinzas que ainda estao nas ruas, principalmente fora do centro principal.
4) Tem POUCA neve. Nao da pra esquiar ainda... Mas tem neve na parte alta dos cerros. Expectativa de mais neve ainda nesta semana.
5) A cidade estah bem vazia. (bom que os restaurantes estao tranquilos!, Ruim pela pouca badalacao)
Bom, espero ter ajudado! Pra mim esta valendo a pena!(desculpem, mas esse teclado tah complicado de por os acentos...)

Natalia
NataliaPermalink

Muito bom ler as noticias do Vulcao por aqui, todo dia olho pra saber como esta a situacao por la! Qnd sera que a Lan vai operar? Gente quem conseguir chegar por la manda noticias e fts! Pra gente saber como ta por la...

Pereira
PereiraPermalink

Viajarei via Lam no inicio de agosto de 2011, e caso o aeroporto de Bariloche esteja ainda fechado, será que tem a apossibilidade desta empresa utilizar uma rota de pouso alternativo em alguma cidade próxima?

Jefferson
JeffersonPermalink

Pessoal,
Chequei ontem em BsAs e tinha uma conexão com Bariloche. Minha conexão foi alterada para Esquel, só que para hoje (06/07) as 13hs. A Aerolineas não providenciou nada, tive que me virar com hotel, taxi, comida, etc..
Existe um traslado de Esquel para Bariloche de ônibus, mas quem está bancando é o governo da provincia de Rio Negro onde fica Bariloche e não a Aerolineas.
Quem tiver vôo para Bariloche DEVE confirmar tudo com a Aerolineas antes de sair do Brasil. Recomendo uma visita a uma loja da Aerolineas, se possível.
Detalhe: uma das minhas malas foi despachada para Esquel antes de mim...

Quando chegar em Bariloche, se chegar, mando noticias

Adriano
AdrianoPermalink

A Aerolineas é famosa em não oferecer nenhum apoio aos passageiros. Mas a boa noticia é que já está funcionando a rota alternativa por Esquel. Embarco sexta-feira para Buenos Aires e acredito que seja esse o caminho que vá seguir. Só espero que na volta dia 17/07 o aeroporto de Bariloche já esteja aberto.

Alyne Wolter
Alyne WolterPermalink

Só vejo notícias sobre Bariloche.Mas, como ficará o transporte aéreo para Chapelco? No site da Aerolíneas já aparece uma porção de vôos para Bariloche cancelados até o dia 14 de julho...Nenhuma informação sobre qualquer vôo à Chapelco.Se souberem de algo ,por favor publiquem.
Obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Alyne, aparentemente não há transporte organizado para Chapelco via nenhum outro lugar. Chapelco está a 7 horas por via rodoviária de Esquel e não está na província de Río Negro, que é quem está bancando o transporte rodoviário de Esquel a Bariloche.

Os novos posts sempre aparecem na página inicial do site. Este é o último:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/aerolineas-garante-chegada-a-bariloche-via-esquel/

Acostume-se a acessar pela home: https://www.viajenaviagem.com . Obrigado!

Maria
MariaPermalink

Paula Melo, muito obrigada pela ajuda. Estou indo com bastantes remédios para prevenir, estou pensando positivo sim. (:

selma
selmaPermalink

Pessoal, só vejo notícia sobre Bariloche.
Tenho viagem marcada para dia 24 de julho com meu filho de 11 anos para Vl.Angostura. Será que vale a pena? vou encontrar só cinzas?
Super obrigada a quem puder responder

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Selma! A cidade ainda está bastante prejudicada, com cinzas em alguns caminhos. A estação de Cerro Bayo ainda não abriu e corre o risco de não abrir pelo alto risco de avalanche. O passeio ao Bosque de Arrayanes ainda não está funcionando. A fronteira com o Chile, o Paso Cardenal Samoré, segue fechada.

Acompanhe notícias da cidade em http://www.laangosturadigital.com.ar .

Procure também pelos vídeos de Vanessa Olivatti no YouTube; ela fez alguns em La Angostura no começo do mês.

Patricia B
Patricia BPermalink

Ola Selma,

Tinha reserva no hotel Altos de Antilhue, em Villa la Angostura, para os dias 23 a 27/07, e na semana passada o próprio dono do hotel me mandou um email cancelando a reserva, explicando que a cidade foi muito afetada e nao teriam condicoes de nos receber. Felizmente ele propos devolver o valor da reserva, que tinha feito via Western Union, mas agora ainda estamos na pendencia de aeroporto para Bariloche. Seria bom você entrar em contato com seu hotel.

Jan
JanPermalink

Boa noite pessoal, alguma novidade? houve nova erupção é isso? falta pouco para abrir o aeroporto, estou na torcida assim cmo todos aqui. Dia 15 tá chegando e eu ainda estou com esperanças!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jan! Não houve nenhuma nova erupção. Como o Ricardo Freire disse, quando (e se) houver uma erupção isso será manchete instantânea nos portais e na TV. Não vai ser uma notícia confinada a caixas de comentário na internet grin

Cairoza
CairozaPermalink

Estou com tudo marcado para ir para Bariloche dia 18/07.
Quem puder pode me dar alguns esclarescimentos?
- minha viagem esta marcada BA/Bariloche via aerolineas, eu é q tenho q providenciar a mudanca de rota para Esquel? E chegando lá, como fica este translado para Bariloche, é pago, onde é o embarque deste onibus?
- havendo neve o suficiente, será q as pistas serão liberadas para ski? que risco de avalanche é esse q estao falando em cerro bayo? E cerro catedral? O site do cerro catedral so diz q esta aberto aos pedestres, nao ha nenhuma informacao se as pistas vao abrir e qual a condicao delas. Fico realmente com medo em relacao a avalanches, pois um evento como esse nao ocorre ha 100 anos e alterou toda a estrutura da formacao desta camada de neve, tem poeira do vulcao em baixo, sera q isso nao muda nada? Nao to sentindo muita clareza ou algum orgao oficial que esteja responsavel por isso.
Obrigado

Beatriz
BeatrizPermalink

Olá,cheguei em Bariloche ontem e vim pela aerolineas via Esquel,correu tudo tranquilo,liguei para a operadora e meu voo já tinha sido redirecionado para Esquel,porém o horário havia mudado.Seria interessante ligar para a aerolinas e confirmar seu voo.Quando chegamos a Esquel,pegamos as malas e já tinha três onibus de dois andares nos aguardando ( todos passageiros/nada foi cobrado) .Onibus mto confortável(bem melhor que o avião...),não pagamos nada ,foram 4horas de viagem...tranquila...passou bem rápido!!!
Aqui está com muitas cinzas ainda,porém a beleza da cidade supera tudo,hoje fomos a cerro catedral e realmente ainda não dá para esquiar porém fizemos skybunda...brincamos no gelo...foi bárbaro !!!Acreditam que até dia 15 as pistas estarão liberadas.
A cidade está com 30% da capacidade e dia a dia mais e mais pessoas estão chegando.Acreditam que o aeroporto não iré abrir tão cedo,pois parece que a preocupação com as cinzas deve-se ao poder de corrosão às turbinas dos aviões...as cinzas destroem elas.Estou me divertindo muito,curtindo as paisagens,descansando,sem muita MUVUCA...I LOVE BARILOCHE !!!

SMAC
SMACPermalink

Existe esta possibilidade de avalanche em Bariloche??????
Tenho dois filhos um de 9 e outro de 13, estamos com viagem marcada para lá, me preocupo também com problemas de saúde. Gostaria de saber se há problemas à saúde causado pelas cinzas. Agrava-se problemas de asma,bronquite, etc?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Smac! A estação de esqui de Bariloche ainda não abriu para esquiadores. Só será reaberta quando houver neve suficiente para esquiar e pareceres técnicos sobre a possibilidade de avalanches. Essas avalanches seriam provocadas pelo uso das montanhas para o esqui.

A estação de Chapelco reabriu com parecer de possibilidade baixíssima de avalanche. A de Cerro Bayo, em Villa La Angostura, talvez não abra por causa do risco de avalanche.

Acompanhe notícias do Cerro Catedral no Facebook:
http://es-es.facebook.com/CatedralAltaPatagonia

Leia sobre efeitos das cinzas no mesmo site onde os moradores de Bariloche se informam:

http://www.anbariloche.com.ar

Cibele
CibelePermalink

Olá Ricardo,

Estou com a mesma preocupação de Smac, tenho 4 crianças com tudo marcado para Bariloche dia 16 de julho via Lan. Tem realmente perigo de avalanhes? Como a Lan não oferece rota acessoria posso ir para Buenos Aires e comprar passagem via Esquel?? Onde compro??? Vc desistiria destas ferias na neve com 4 cças ... Elas estão me deixando louca....Mesmo assim vou para BAs e diminuo a permanencia em Bariloche. O que vcs acham????

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cibele! Aqui quem responde é A Bóia. Leia a resposta acima para Smac.

Não é preciso ir a Buenos Aires para comprar passagens pela Aerolíneas. Use http://www.aerolineas.com.ar .

Patricia B
Patricia BPermalink

A Bóia, me tire uma dúvida, por favor. Há uns 10 minutos atrás fiz uma resposta para a Selma, sobre Villa la Angostura, e agora vejo que a resposta desapareceu. Você sabe o motivo? Obrigada.

Patricia B
Patricia BPermalink

A Bóia, meu comentário reapareceu!

selma
selmaPermalink

Super obrigada pelas informações pessoal. Melhor deixar então esta viagem na viagem pra depois e curtir sem neuras. Bjos

Michele
MichelePermalink

Bóia,

Então de Puerto Pañuelo a BAriloche, a estrada está livre?
obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, querida Michele. Quando a gente diz que dá para ir de Puerto Varas a Bariloche pelo Cruce de Lagos, é porque dá para ir de Puerto Varas a Bariloche pelo Cruce de Lagos grin

Ou você confia nas nossas informações ou não confia nas nossas informações. Se não confia, não adianta espremer grin

Puerto Pañuelo já está em Bariloche. O hotel Llao Llao fica em frente e já reabriu. A estrada que leva a Puerto Pañuelo é a mesma que leva ao Llao Llao.

Posso pedir um favor? Por favor encaminhe novas eventuais dúvidas diretamente ao Cruce Andino: http://www.cruceandino.com . Obrigada!

Livia Alves
Livia AlvesPermalink

Parece que a situacao esta nomalizando!! TOMARA!!!

http://www.bariloche2000.com/index.php?option=com_content&view=article&id=60945:el-aeropuerto-esta-abierto-pero-condicionado&catid=17:noticia-del-dia&Itemid=18

El aeropuerto está abierto, pero condicionado por presencia de ceniza
Jueves 07 de Julio de 2011 00:00
Desde la Junta Municipal de Defensa Civil confirmaron que el aeropuerto de Bariloche permanece abierto pero condicionado, por la presencia de cenizas. De este modo, según informó el titular, Renato Ponce, es responsabilidad de cada aerolínea si vuelan o no, en función del a presencia de ceniza y el análisis de los riesgos. Se están realizando desde hace unos días vuelos desde Esquel. La actividad del cordón Caulle continúa decreciendo aunque persiste el alerta, y hubo períodos con incremento de la actividad.

Michele
MichelePermalink

Desculpe se às vezes somos repetitivos aqui Bóia. É que como não conhecemos a região ficamos confusos com as informações. Já havia tentado entrar em contato com uma empresa que faz o cruceandino mas eles não me responderam. Obrigada sempre pelas suas respostas.
abs

Marco Ortiz
Marco OrtizPermalink

Olá. Antes de começar, Bóia, parabéns pelo seus esclarecimentos. Definitivamente os melhores da web. Mas vamos lá. Já estive em Bariloche umas 10 temporadas, sempre exclusivamente para esquiar e pretendia ir novamente este ano. Tenho reserva de hotel (por ora) para 20 de agosto. Só irei confirmar passagem de avião após 01 de agosto porque quero esperar literalmente esta "nuvem" baixar. Me preocupo apenas com a questão que vi nas conversas acima, referentes à hipótese de avalanche. Por isso Bóia, lhe pergunto, com o perdão de minha ignorância: o aumento do risco de avalanche se dá em razão das cinzas vulcânicas (que acredito eu estariam por toda a montanha e sob a neve, aumentando assim o referido risco de avalanche)ou trata-se de mera questão de segurança que deve ser verificada todos os anos e somente então podem ser liberadas as pistas?
Obrigado.
Abs.
Marco Ortiz

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marco! A questão está em evidência este ano por causa da camada de cinzas entre a montanha e a neve. É esta camada que faz aumentar o risco de avalanche provocada por esquiadores. Pelo que estamos acompanhando nos sites argentinos, este risco está sendo avaliado por especialistas a cada abertura de estação.

tenile
tenilePermalink

Quero dizer que estou amando este site, que está bem atualizado com o que se passa em Bariloche. Estou pretendendo ir dia 02/08 em Lua de mel e nao estou pensando em desistir. Tambem pretendo ir de onibus de Buenos a Bariloche...estou contanto que tudo dará certo. E conto mais ainda com esse site para me atualizar. Adorei!!!!

Diego Medeiros
Diego MedeirosPermalink

Boia...
tenho viagen pro dia 16 / 07 quero cancelar mas tenho q pagar a multa de 1.000 reais... e agr? entro na justuçA contra esse abuso?

Mauro Martins
Mauro MartinsPermalink

Olá a Todos !!

Alguém tem notícia sobre a reabertura do aeroporto de San Martin (Chapelco) ??
Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mauro! Não temos notícias. Quem opera a linha de Buenos Aires é a Aerolíneas, que por enquanto só tem se manifestado sobre Bariloche.

Acompanhe a situação no site local de notícias de San Martín de los Andes:

http://www.noticiasonline.org/

http://noticiasonline.org/index.php?option=com_content&view=article&id=5908:siguen-las-tareas-de-limpieza-en-el-aeropuerto-chapelco&catid=23:regionales2&Itemid=8

ana
anaPermalink

Oi gente!

Estou indo amanhã com mais sete pessoas, 5 adultos e 3 crianças, para Buenos Aires e dia 12 iríamos para Bariloche.
Mas acabei de mudar com meu agente de viagens, de Bariloche para Santiago, estou muito aliviada. As crianças querem brincar na neve e vão bricar lá.
Esse abre e fecha de Bariloche não dá mais.

ana
anaPermalink

Oito pessoas............. e não sete kkkk

Heros
HerosPermalink

Pelo que eu percebi o aeroporto pode reabrir, porém não quer dizer que os voos irão acontecer... é isso ou estou enganado?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Heros! Tecnicamente o aeroporto já abriu. A Aerolíneas, no entanto, já avisou que até o dia 14 os vôos continuarão via Esquel. Um leitor aventou a possibilidade de a Lan voltar a voar amanhã, mas por enquanto não temos nada confirmado.

Bárbara
BárbaraPermalink

Olá pessoal!
No dia 26 de julho estamos com viagem marcada para Santiago, no Chile, e estamos muito preocupados. Iremos de Gol e faremos escala no aeroporto de Ezeiza que vira e mexe, fecha. Isso significa que se ele estiver fechado nossa viagem terminará aí ou há uma outra solução? Alguém já passou por esta experiencia? Podem me ajudar?
Obrigada,
Bárbara.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Barbara! A rota para Buenos Aires tem enfrentado algumas interrupções pontuais por causa das cinzas, mas em coisa de poucas horas a situação tem voltado ao normal. Se acontecer isso no dia da sua viagem, vai rolar espera no aeroporto ou eventualmente até uma volta para casa, mas seu vôo será rearranjado.

Paula Cunha
Paula CunhaPermalink

Oi gente , estou indo amanhã para SP e dia 09/07 para Bche. A aerolineas já trocou meu bilhete para Esquel e não BChe. Queria saber de quem foi neste esquema,como fica a volta. Nós temos que ir para Esquel por nossa conta e que horas fica sendo o vôo?
Beatriz, alguem da aerolineas lhe falou sobre a volta?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! Se foi a Aerolíneas que trocou a sua passagem, a continuação a Bariloche é feita de ônibus. Se a volta for posterior a 14/7, ainda não está definido se você sairá de avião de Bariloche ou de Esquel.

carol dias
carol diasPermalink

ola paula, como foi informada da mudança? pois estou na mesma situação...obrigada

Gustavo Mauroy
Gustavo MauroyPermalink

Bom dia,

Gostaria de informações atualizadas sobre a abertura do aeroporto de Bariloche no dia (08/07) de hoje conforme previsto. Ele realmente abriu? Como está a cidade? Temos um vôo direto da TAM programado para o dia 16/07. Soube que eles cancelaram todos os outors até o dia 15/07. você teria alguma notícia? Agradeço a informação e um forte abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! O aeroporto está reaberto, mas nenhuma companhia está voando direto para lá. Apenas a Aerolíneas oficializou a rota via Esquel. Leia:

https://www.viajenaviagem.com/2011/07/aerolineas-garante-chegada-a-bariloche-via-esquel/

Cheque a situação do seu vôo LAN no site da companhia.

Gustavo Mauroy
Gustavo MauroyPermalink

Obrigado pela resposta Bóia. E como está a cidade? Está limpa? Já tem neve suficiente para esquiar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! Por favor leia o post que dei o link, as informações estão ali.

Bárbara
BárbaraPermalink

Bom dia!
Muito obrigada, Bóia, pela resposta. Agora é rezar para que esse vulcão permaneça calmo.rsrsrssr

Karina
KarinaPermalink

Gente, não fechei viagem ainda, mas pretendo fechar este fim de semana...Pensei em duas opções..8 dias em Bariloche ou 4 dias em Buenos Aires e 4 em Mendonza, já que me falaram que lá o vulcão não afetou e dá pra esquiar...Acontece que além de esquiar eu queria ver mta neve...Minha vontade mesmo é Bariloche, mas to em dúvida...Sugestões?? é que odeio ter que ficar me deslocando..rss

Meu amigo não tem passaporte, só RG, por isso vamos p lá...

Valeuu, excelente o site!!!

Bjs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karina! Não se esquia em Mendoza. As estações mais próximas são Portillo, no Chile, e Las Leñas, ambas a 4 horas de viagem de carro. Há limites mínimos de estadia, provavelmente até o meio de agosto você não consiga reservar apenas 4 dias em nenhuma delas.

Cerro Castor, em Ushuaia, está aberta e os vôos foram retomados.

Karina
KarinaPermalink

Ahh é, isso mesmo..é em Las Leñas...Mas agora não sei o que é melhor...Pensei tb em ficar 3 dias em Buenos Aires e depois ficar 5 em albergues, em Bariloche...

Indecisão da porra!!

Karina
KarinaPermalink

Ahhhh e vou dia 03 de Agosto!!! hehehe

Karina
KarinaPermalink

Ahhhh e vou dia 03 de Agosto!!! hehehehe

Emanuela
EmanuelaPermalink

Gostaria de saber se Bariloche já está em condições de receber visitantes, pois fiquei sabendo que os hotéis teriam dado férias coletivas aos seus funcionários por causa das cinzas do vulcão. Quem pode me ajudar? Estou com viagem marcada par o dia 24/07 e não sei se devo cancelar.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Emanuela! As informações deste post continuam válidas. Leia o texto com atenção e leia também os comentários.

Leia também o post mais recente:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/aerolineas-garante-chegada-a-bariloche-via-esquel/

Marcos Diniz
Marcos DinizPermalink

A Boia, existe alguma restriçao para Ushuaia, pelo que li as cinzas nao chegaram a cidade. Acho que a dificuldade mesmo será o acesso via Buenos Aires caso no dia da viagem tenha cinza na cidade.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcos! Leia o texto, há menção a Ushuaia. Obrigada!

Cibele
CibelePermalink

Olá A Bóia,
Estou muito decepcionda ( para não falar nada mais grosseiro) com a Lan e seus atendentes. Ninguem informa nada, nos tratam super mal.. Tentei o twitter sugerido pora alguém e não consegui. Alguém sabe com quem podemos falar?? Tenho um vôo para Bariloche ( porém óbvio com escala em BAs) e ja reservei tudo em BAs para tentar ficar 3 dias e tentar Bariloche via Aerolineas e Esquel. Só que a Lan tem cancelado seus vôos Sao Paulo BAS e vice-versa como ocorreu hj e ninguém sabe porque...Estou perdida sem saber o que fazer... Alguma Sugestão??? Grta

danielle sa
danielle saPermalink

Alguem sabe algo sobre a greve da Aerolineas> Se não bastasse o tal vulcão, agora mais essa...

Adelly
AdellyPermalink

Adorei conhecer essa comunidade !! Lendo uma viagem do Ricardo trocamos Bariloche por valle nevado e Farellones ! Adoramos e ainda estamos aqui ! Amanha estamos indo esquiar novamemte em valle e voltamos segunda !! Abraço a todos

carol dias
carol diasPermalink

ola vc ja tinha pago as viagens para bariloche ou decidiu a viagem depois?

A Bóia
A BóiaPermalink

Post fechado para comentários.

Veja um apanhado atualizado da situação em Buenos Aires, Bariloche, Chapelco, San Martín de los Andes, Villa La Angostura, Ushuaia, Las Leñas, Puerto Montt, Puerto Varas, Santiago, Valle Nevado, Portillo, Chillán e Pucón neste post:

https://www.viajenaviagem.com/2011/07/plantao-vulcao-veja-como-esta-a-situacao/