Bariloche: Aerolíneas (meio que) se organiza, Decolar enrola

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cerro Catedral, Bariloche

Com menos de uma semana no ar, o post mais recente da novela de Bariloche rendeu mais de 500 comentários. Numa semana de poucas novidades, a caixa de comentários é a minha fonte de informação para este novo post.

Pelo que se pode depreender dos depoimentos, o pito do Consulado Brasileiro (que desrecomendou viajar à Argentina) teve algum resultado. A Aerolíneas Argentinas, alvo principal dos diplomatas brasileiros, começou a dar jeito na grande bagunça da mudança dos vôos diretos Buenos Aires-Bariloche para o esquema via Esquel (com o último trecho operado em ônibus bancados pela província de Río Negro).

Aerolíneas

O 0800-707-3313 continua deixando todo mundo pendurado, mas leio que os leitores estão conseguindo verificar o status de suas reservas no site. Muitas mudanças envolvem também o horário de saída do Brasil e, em vários casos, pernoite em Buenos Aires (que a cia. não está bancando, usando a tal desculpa das catástrofes naturais). Continua havendo cancelamentos em cima da hora (sobretudo do trecho Buenos Aires-Esquel-Bariloche), mas no geral diminuiu o nível de reclamações.

Decolar

Virou a maior fonte de reclamações aqui no site: parece que está difícil remarcar as passagens Aerolíneas compradas pela agência online. Enquanto os clientes diretos têm sido remarcados automaticamente, alguns que compraram via Decolar viraram bolinha de ping-pong entre a agência e a cia. aérea. Não tenho condições de dizer que isso é generalizado; apenas reporto uma situação que apareceu bastante nos comentários.

LAN

A LAN oficialmente só divulga o esquema alternativo até o dia 14 de agosto, mas muitos leitores já estão conseguindo confirmar vôos na segunda quinzena de agosto. Ainda não entendi porque uns conseguem e outros recebem a orientação de voltar a ligar dia 15 -- mas não custa tentar (pelo site ou pelo telefone 0300-788-0045.

Andes/CVC

A cia. responsável pelos vôos fretados confirmados da CVC continua a única a operar vôos diretos ao aeroporto de Bariloche. De vez em quando aparecem reclamações quanto a mudança de horários ou pobreza de serviço de bordo -- mas isso é inerente a vôos fretados, pessoal.

Villa La Angostura

A leitora Adriana Magalhães, de Brasília, é habituée de Villa La Angostura e fez um belo relato da situação da cidade no seu blog, o Atravessar fronteiras. Leia:

Angostura: a beleza sob as cinzas, no Atravessar fronteiras




Cruce de Lagos & Paso Cardenal Samoré

O cruce de lagos continua a única possibilidade de atravessar de Puerto Montt/Puerto Varas a Bariloche. A dica é não comprar pela operadora oficial, a Cruce Andino, e sim por agências de rua. Só nas agências é possível comprar a travessia num dia só, seja partindo do Chile, seja da Argentina. Na operadora oficial vão empurrar pelo menos um superdeasnecessário pernoite na monotíssima Peulla, no meio do caminho.

A fronteira rodoviária do Paso Cardenal Samoré, perto de Villa La Angostura, continua fechada, vítima de um impasse internacional. O Chile só admite abrir a fronteira caso seja permitida a passagem de caminhões e ônibus. A Argentina propõe abrir para carros e vans. A coisa não anda.

Chile

Tudo OK em todas as estações.

Ushuaia

Parece que a situação se normalizouu. Mas... aceita um conselho? Não vá de Aerolíneas. Vá de Lan.

Foto do post gentilmente surrupidada do álbum do Facebook do Cerro Catedral.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


361 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

cdsil
cdsilPermalink

Fui p Buenos Aires dia 21.07: TAM, e para Bari via Esquel dia 25.09: AA. A ida foi tranquila, nada de atrasos... só no aeroporto de Esquel (que é minúsculo e só tem "estacionamento" para 2 aviões) é que ficamos esperando o pessoal de outro voo embarcar p podermos descer. O ônibus é super confortável, bem melhor do que o avião! As paisagens são lindas na estrada, no meio do caminho El Bolson e a fábrica de cervejas artesanais! Chegamos ao aeroporto de Barliloche e tinha alguns motoristas de Remi (táxi) oferecendo o trajeto para o hotel (pagamos 65 pesos pelo transfer - não por pessoa). O nosso hotel foi maravilhoso, na rua que desce direto para o centro cívico. Os recepcionistas atenciosíssimos, o motorista do Remi ficou sempre à nossa disposição, nos levou para o catedral (com muita neve), para o otto (nevou conosco lá em cima)... e no final de volta ao aeroporto. Fomos para restaurantes incríveis, todos foral muito gentis, somente o Boliche do Alberto que achei meio muvuca. Comemos muiiiiita carne, mas também massas maravilhosas (um talharim negro com camarões ao molho de tomate para ninguém botar defeito!!!). Fizemos o circuito chico com uma van indicada pelo hotel, passamos no Lao Lao, na fábrica Rosa Mosqueta, etc., foi lindo mesmo, nevou muito. Saímos de lá com gostinho de quero mais... Voltamos via Esquel... e aí apareceu a maldita AA para atrapalhar, cancelaram nosso voo que sairia às 16:30h somente às 19h, e não por neblina nem por cinzas, mas porque o pessoal de terra só trabalha até às 19h, e a tripulação tinha superado o tempo de voo e não tinham substitutos! Não levaram agente nem para Esquel, que fica a 20km, pegamos um Remi, ficamos em um hotel péssimo (o único disponível) e caro, comemos mal porque o hotel só tinha ravioli de verdura no cardápio e tudo já estava fechado quando chegamos á cidade. No dia seguinte chegamos no aeroporto às 9h, éramos 75 pessoas e não tinha voo extra... entramos no das 12h, por sorte, só chamaram 21 pessoas! O resto ficou lá... soube que tiveram que voltar de ônibus. Chegamos a Buenos Aires com uma sensação de alívio... mas, tínhamos mais uma semana para curtir a cidade e foi legal. Já estou em casa, O MELHOR DA VIAGEM É VOLTAR PARA CASA. No final deu tudo certo.

José Luiz
José LuizPermalink

Decolar enrola?? Não me diga!!!

Eu já ganhei causa até no PROCON contra a Decolar ter cobrado a mais pela minha passagem quando fui a Patagônia no ano passado e até hoje estou esperando o depósito na minha conta...

Isso que a advogada da Decolar assinou o acordo na audiência garantindo o ressarcimento do valor pago a mais...

Empresinha que não vale nada! Só se conhece uma empresa nos problemas, e a Decolar é dessas que não se pode confiar!

Heloise
HeloisePermalink

oi Bóia!

Estou na mesma que a Débora, com viagem de Bariloche a Calafate dia 19/08 e nossa reserva aparece como destino indisponível!!! Não aparece como cancelado... fui logo no site da LAN tentar comprar pela LAN e não tem nada disponível pra comprar para Calafate naquela semana, nem via Buenos Aires.

Todos os demais voos provenientes de Bariloche estão cancelados?

Nenhum, salvo com destino à Buenos Aires, está sendo realizado via Esquel?

Porque os voos de Buenos Aires à Calafate também estão cancelados até dia 17/08, segundo site da Aerolineas??

Vixe santa paciência!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Heloíse! Sim, infelizmente não há vôos para outros destinos a partir de Bariloche ou Esquel.

Está bastante difícil viajar para o sul da Argentina. A Aerolíneas enfrenta problemas de pessoal e está usando o vulcão como desculpa para muita coisa.

Heloise
HeloisePermalink

Obrigada Bóia! Alguma sugestão de plano B?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Heloise! Os vôos internos no Chile estão todos funcionando OK. É possível voar de Santiago a Punta Arenas. De lá são 3 horas a Puerto Natales, porta de acesso a Torres del Paine. Há ônibus que fazem Puerto Natales-El Calafate em seis horas de viagem.

https://www.viajenaviagem.com/category/el-calafate

Rafael Pacheco
Rafael PachecoPermalink

Olá Boia, eu e minha esposa estamos indo para Puerto Varas e Bariloche em setembro e já estamos ficando apreensivos com essa fronteira que não abre, pois nao queremos pagar o inflacionado Cruce ainda mais com a pernoite em Peulla! Gostaríamos de saber o contato com as agêncis de P.Varas que fornecem o Cruce em um dia pois não achei essa tal de Turistour. Obrigado pelas preciosas informações!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! Uma vez em Puerto Varas você vai ver escritórios de várias agências no centrinho. A TurisTour fica na Del Salvador, 72.

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Rafael, minha esposa e eu estamos na mesma situação: embarcamos no próximo sábado, 13, para Santiago. No dia 17 iremos para Puerto Varas e, de lá, para Bariloche. Estava meio apreensivo por causa do fechamento do Paso Cardenal Samoré, mas me acostumei com a idéia de ter que pagar 460 dólares para atravessar a fronteira pelo Cruce Andino. Pelo menos as agências estão vendendo em um dia só. Espero que até lá continue assim. Acho que em setembro a situação já deverá estar melhor.

Rafael Pacheco
Rafael PachecoPermalink

Olá Mendonça jr, já que vc e sua esposa vão agora em agosto para Puerto Varas por favor relatem sua experiência com o cruce quando voltarem, se puderem me enviar um contato agradeço. Também tenho esperança que em setembro o Paso estará reaberto, mas em todo o caso estou refazendo o orçamento, rss.

daniela
danielaPermalink

ola!!!! cheguei dia 4 de agosto de buenos aires!!!!! sai do brasil dia 27 de julho com 6 horas de atraso voando aerolineas!!!mas a saída do brasil nao sabiamos se iriamos pousar ni aeroparque ou em rosario(que fica a 5 horas de B.A). quando comecou os preparativos para o pouso o piloto anunciou que pousariamos no aeroparque!!conclusao saimos do brasil sem saber onde pousariamos e torcendo para ser em B.A!!!!!!! o aeroparque estava uma doidera varios voos cancelados para tudo que era lugar!!! mas ja estavamos programados para dormir uma noite em B.A!! no dia seguinte nosso destimo era Santiago!!! fomos para o aeroparque e o voo saiu, acreditem!! só com 20 min de atraso!!!!! mas quem queria ir para esquel estava penando!!! pq uns saiam outros nao!!!!! chegamos em santiago!!! que país é aquele!!!!! CHILE!!!!!! PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS primeiro mundo!!! gentileza do inicio ao fim!!!! todas estacões funcionando lotadas de brasileiros!!!! pegamos nevasca no sabado dia 30!!!!!! lindoooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!! voltamos nas estacoes na segunda-feira!!!!!!!! valle nevado maravilhosooooo!!!!!!!!!!! nao fiquem batendo cabeca para chegar em bariloche!!!!! o chile é lindo!!! e está tudo funcionando!!!!!! quem teimar ir para bariloche pode ou nao conseguir!! e ainda vao ter que aturar as grosseiriassss dos hermanos!!!!! vi váriasssssssss!!!!!!!!!!!!! não é a primeira vez que vou a B.A e sempre foram assim!! nada mudou!!! que passas????? kkkkkkkkkkkkk só sei dizer que amei o chile!!!! cultura e civilizacão do inicio ao fim!!!!! bjs a todos

Andre L.
Andre L.Permalink

Daniela, no meu ocasional papel de "advogado do diabo": vc está correta em relação a problemas logísticos, mas o problema de estações semi-abertas no lado argentino é climático e alheio ao vulcão. Altas temperaturas e baixa precipitação.

daniela
danielaPermalink

só uma conclusao!!! os cancelamentos não tem explicação!!! pq no dia que voltei o voo para o rio saiu mas o de são paulo nao!!!! pela AA!!!! conclusao nao tem nada haver com as cinzas!!!!!!!!!! pq uns decolam e outras nao!!!!

Paula O. G. Silva
Paula O. G. SilvaPermalink

Oi pessoal,
Fui para Barioche dia 30/07 e voltei ontem.
Voei pela Andes direto para Bari (ida e volta). Mta sorte!
Não tenho absolutamente nada a reclamar.
Tem mta neve, a cidade não está suja e deu pra aproveitar mto.
Tinha cinzas sim, principalmente em Vila La Angostura, mas não do jeito q o pessoal ficou falando nem do jeito q eu li em alguns relatos. Chegou a nevar na cidade!
Agradeço a todos pelas dicas.
Abçs

thiago
thiagoPermalink

noticia boa da AA . Cheguei hoje a Bariloche, via esquel claro, mas nao teve nenhum atraso em nenhum voo, e o onibus de bariloche fez em 3 horas e media! A cidade esta um poko suja por causa da cinzas e tal, mas e dai, vim pra esquiar nao pra ficar na cidade
!
Amanha vou ver pra alugar roupa e pra fazer cambio, quem estiver aqui e tiver dicas pra isto me ajuda muito!

FABIO
FABIOPermalink

O pessoal da Decolar.com remarcou veu voo BA/ESQUEL PARA AS 8:20 SENDO QUE CHEGO EM BA AS 12:40 !?!?!? COMO PODE ?!?!?! ABSURDO !!!
Sendo que a remarcação foi feita no final de JULHO e desde entao ligo e mando email todos os dias e só escuto a mesma resposta: estamos mandando um pedido para que o setor de remarcação entre em contato com o sr. o mais rapido possivel !!!!
Olhem isso, 19:40 do dia 07/08 e eu ainda nesta situação!!! E já obtive informações que hj nao me ligam mais, talvez amanha !!!!
PESSOAL DECOLAR.COM E AA NUNCA MAIS !!!! Vou de jegue mas nao voo com a AA !!!!
NAO SÃO EMPRESAS DE M... PQ PRA OBTEREM TAL STATUS, ELES TEM QUE MELHORAR MUIIIITTTTTTOOOOOO.
VONTADE QUE DA, É ....
desculpem o desabafo
grato

Fabio de Rezende
Fabio de RezendePermalink

Ricardo,
Tenho voo para Ushuaia pela Aerolíneas, acho que não vou conseguir seguir seu conselho, rsrsrsrs.
É possível esplicar melhor o conselho?
Se for possível fazer algo para minimizar algum problema, vou logo me adiantando.
Posso marcar a ida para a véspera, para não ser pego de surpresa com o meu voo saindo antes do horário, por exemplo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Aqui quem responde é A Bóia.

A Aerolíneas é uma empresa em crise. Cancela vôos por qualquer motivo. Não tem canais suficientes de comunicação com o cliente. Todos os dias aparecem reclamações aqui, seja de quem comprou direto, seja de quem comprou por sites de reserva.

Cada vôo é uma loteria, infelizmente. Leia os comentários deste e dos posts anteriores: https://www.viajenaviagem.com/category/bariloche

chico
chicoPermalink

Olá. Em primeiro lugar, quero parabenizar o canal de informação fantástico que foi criado aqui.

Tenho um vôo SP - BARI dia 04-09 pela LAN. Prevejo que o esquema ESQUEL continuará até lá. Retorno dia 10-09.

Faremos uma escala em Buenos Aires. Li em vários relatos que, ao descer em ESQUEL, os passageiros são escoltados até BARI, para passar pelo processo imigratório. Perguntas:

1) se eu quiser ficar em ESQUEL, não posso???

2) já não terei passado pela imigração em BUENOS AIRES, uma vez que farei escala lá, liberando-me da "obrigação" de entrar no ônibus e ir até BARI????

Agradeço desde já aos que puderem me esclarecer....

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Chico! A escolta no trecho Esquel-BAriloche é só para quem chega em vôo fretado, sem ter feito imigração antes. No seu caso, você fará imigração em Buenos Aires.

O esquema da escolta não está rolando mais, porque os vôos fretados estão descendo diretamente em Bariloche (a cia. Andes está usando o aeroporto da cidade, ao contrário das cias. regulares, Aerolíneas e Lan, que estão operando em Esquel).

chico
chicoPermalink

Ok Bóia....obrigado pela resposta. deixa eu emendar mais duas: se a Andes tá descendo em BARI, e está correndo tudo OK, por as outras não seguem???
Na tua opinião, vc acha que o esquema ESQUEL continua até setembro???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Chico! As companhias regulares temem pela presença de cinzas na região e não querem expor seus equipamentos.

É impossível fazer previsões. Você pode acompanhar a situação por aqui ou diretamente nos sites locais, como http://www.anbariloche.com.ar e http://www.bariloche2000.com .

PêEsse
PêEssePermalink

Há alguns relatos sobre o Decolar aqui:

https://www.viajenaviagem.com/americas/nova-york-ricardo-freire/comment-page-8/#comment-106156

Eu já comprei hotel com eles uma vez e não tive problemas. Mas confesso que tenho receio em comprar a parte aérea, considerando que algumas pessoas conhecidas já tiveram problemas sérios.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, PêEsse! É bastante provável que esse problema com a remarcação das reservas feitas via Decolar se deva a problemas da Aerolíneas.

Gabrieli
GabrieliPermalink

Daniela, tenho de concordar com você sobre o Chile. iria para Bariloche, troquei na véspera e fiquei apaixonada pelo Chile, quero voltar!

Alexandre Costa
Alexandre CostaPermalink

Boa noite a todos, primeiro parabens a todos pelos depoimentos, então agora vai o meu, comprei passagens (Eu, minha esposa e dois filhos (18 e 7 anos)) direto na Aerolineas em março, para Rio de Janeiro/Buenos Aires/Bariloche/Rio, atento fiquei acompanhando depoimentos no Viagenaviagem, no dia 30 de Julho a Aerolineas trocou automaticamente nossas passagens de vota, Bariloche/Rio por Esquel/Rio, mais a de ida (Buenos Aires/Bariloche)continou para Bariloche,fiquei muito preocupado e com vontade de cancelar tudo, mais por ter pago antecipado as estadias pela Decolar e a vontade de conhecer Bariloche, arrisquei, pra minha surpresa quando iniciamos nossa viagem e chegamos dia 3 no Aeroparque em Buenos Aires solicitei no balcão da Aerolineas (sem tumultos) para alterar nossas passagens de ida a Bariloche no dia 6 para Esquel, fui bem atendido e fizeram a alteração sem problema em 30 minutos, no dia 6 viajamos no horário para Esquel (tivemos que aterrizar em Comodoro Rivadavia, pois Esquel estava sem condições de pouso, esperamos por 1 hora e continuamos até Esquel, quando aterrizamos no aeroporto de Esquel, surpresa para todos, estava nevando maravilhosamente, só alegria e aplausos, imediatamente viajamos até Bariloche de Onibus com uma paisagem bonita e com muita neve, hoje conhecemos Cerro Otto, coberto de neve e nevando muito, maravilhoso, então o que tenho a falar pra voces e que nada tenho contra a Aerolineas (por enquanto fui bem atendido e voos nos horários), e que não deixe de tentar vir até Bariloche, abraços a todos e vou ficar até dia 11 curtindo muita neve.

Isabel
IsabelPermalink

Alexandre, esse avião que teve que pousar em Comodoro Rivadavia, foi o que eu estava esperando em Esquel para voltar à Buenos Aires. Minha ida foi no dia 30 de julho com retorno em 06 de agosto. Apesar de alguns atrasos da AA, deu tudo certo. Apesar de ficar no dia 05, véspera da viagem, tentando trocar um dos horários com a Agência (que estava conflitando com outro por causa do esquema via Esquel), sem sucesso, quando liguei para AA (direto no Tom Jobim), fui atendida de imediato e a troca foi feita na hora. Viajei sem problemas na ida, e na volta esse atraso (do avião que foi para Comodoro) atrapalhou o meu horário em Buenos Aires, mas a atendente na hora do Check-in, fez logo a troca do horário em B.Aires. Deu tudo certo, Bariloche está linda como sempre.

sandro e valeria
sandro e valeriaPermalink

atençao saimos hoje as 16,00h de bh via cvc andes,paramos em viracopos, campinas para pegar mais passageiros e depois de 2 horas de espera recebemos a noticia que o aeroporto de esquel. e bari estam fechados , agora neste momento sao exatamente 22;30h e estamos em um hotel conforte suites em campinas a previsao que nos deram eram que amanha as 10;00h embarcaremos nao sei para onde
vamos agardar

André
AndréPermalink

Luiza, como vc fez para remarcar seu voo via esquel pela AA?
Obrigado

André
AndréPermalink

Ah, consultei minha reserva e por enquanto permanece o voo para o aeroporto de Bariloche.

Luiza W
Luiza WPermalink

Não precisou remarcar. Eles mesmo estão fazendo a alteração. O problema é que meu voo Buenos x Bari sai as 13:10, só que eu chego em Buenos as 13:40. Pra acabar essa Aerolineas!!!!!

Meu voo seria dia 22/8. Pra quando é o seu? O da volta 25/8 ainda está programado pra Bariloche.

André
AndréPermalink

Nosso voo é só de ida, dia 25/08, pq de lá vou para Mendoza em 01/09, acredito que ambos os voos não serão pelo aeroporto de Bari, já estou me programando caso não consiga o esquema via esquel, vamos de onibus mesmo, uma pena, pq lá se vão 2 dias perdidos da lua-de-mel.

Luiza W
Luiza WPermalink

Eu acabei de cancelar...

Não vamos mais para Bariloche. Deixa pra outro ano quando as coisas estiverem mais tranquilas.

Boa sorte pra vc!!!

André
AndréPermalink

Obrigado e boa sorte na escolha do novo destino.

Breno
BrenoPermalink

Olá Sandro e Valeria, estou indo para bari dia 05-09 e queria saber se possivel se vcs poderiam me passas algumas info da cidade valores dos alugueis de equipamentos,roupas,restaurantes,e roteiros e o que mais acharem necessario sobre tudo na cidade,estou indo de lua de mel e sou de primeira viagem por estas bandas e fora o problema dos voos não queria ficar boiando OBRIGADO PELA FORÇA E BOAS FERIAS, HÁ ESPERO QUE O RETORNO SEJA BEM MELHOR...

daniela
danielaPermalink

gente comecaram a falar a verdade!!!!!!!!!!!!!!! para quem vai a bariloche leiam esse site!!!!! nao é só culpa do vulcão!!! ja tinha certeza disso mas agora estao falando a verdade!!!
http://tiempopatagonico.com/noticias/08/08/un-motivo-mas-que-impide-la-llegada-de-vuelos-a-bariloche/
por isso que os voos nao estao saindo... boa sorte a todos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Obrigada pelo link!

Este avião verificador já tinha sido mencionado por outros jornais, e falamos dele em posts anteriores também.

Soares
SoaresPermalink

Pessoal estou aqui em bari a cidade esta muito legal fomos a cerro catedral ontem estava perfeito meu voo de gru para aeropark tudo certo de aeroparque para esquel tbem so que fomos parar e outro aeroporto poisesquel estava fechado fomos para comodoro rivadva e ficamos lapor tres horas e depois levantamos para esquel tudo certo buzao fez o trecho em tres horas tudook ate o momento para mim nao posso ainda reclamar da AA abraco a todos e nao desistam desculpe oserros de portugues pois e um tablet kkkkkkk om

Luiz Scursoni
Luiz ScursoniPermalink

Como já disse anteriormente, minhas passagens eram pela AA, comprei pela decolar, para o dia 11/08. Quando entrei em contato com a decolar, me orientaram a cancelar, cancelei sem problemas e terei o reembolso sem multa. Aí, comprei passagens pela LAN, para o mesmo dia. Idá já via Esquel, volta saindo de Bariloche. Liguei sabado na decolar, e já fizeram a troca por Esquel, voltando no dia 16/08. Portanto, pelo menos comigo, a decolar trabalhou bem. Tanto no cancelamento junto a aa, como na reacomodação de volta por Esquel, e olha que estamos em 8 pessoas, todas no mesmo voo.

Rafaela
RafaelaPermalink

A AA trocou automaticamente meus voos de Bariloche para Esquel. Vou dia 18/08 e volto dia 22/08.

Abraços a todos!

Luiza W
Luiza WPermalink

Pessoal que cancelou com a AA pelo site? Como que fez?

silvia
silviaPermalink

AEROLINEAS - VOLTA SUPER ORGANIZADA

Bom dia!!

Tenho relatado por aqui, por algumas vezes, os acontecimentos em Bariloche, 30/07 a 07/08, mas agora já estou em SP, voltei ontem pela AA.

A volta foi super OK, pegamos as novas passagens na AA da Mitre, o horário de apresentação no aerop de Bariloche era 10 horas, no entanto 10 horas já estávamos na estrada, o ônibus chegou antes e as pessoas tb, assim embarcamos logo. Ao chegar em Esquel tinha uma fila para check-in, nosso voo era para 16:23, 16:25 o avião estava no céu.
Já em Buenos Aires não precisamos fazer check-in pq as malas seriam entregues em SP. Nosso voo BA - SP era para 21:45, 22:15 estávamos voando (atrasou um pouco), a chegada era prevista para 00:30, pousamos 00:31.

Parecia outra cia, não só pelos horários mas tb pela tripulação.

Fora isso a viagem foi MARAVILHOSA, muita neve, muito TUDO...

Espero que tenham a mesma sorte e boa viagem!!!

Abs. a todos.

Jorge
JorgePermalink

Bem, eu tenho que descordar. Estava no mesmo voo, com exceção do trecho Buenos Aires - GRU, pois meu voo saiu 20:50.

Enfim. De fato o ônibus estava no aeroporto de Bariloche pouco antes das 10:00 e nesse horário já estavamos na estrada, mas não houve qualquer organização - fui um dos primeiros a chegar no aeroporto e um dos últimos a conseguir embarcar - não havia fila ou senhas - uma senhora de uns 80 anos quase foi pisoteada no embarque. Em Esquel uma fila gigante para check in e pessoas sendo transferidas de voo, inclusive separando famílias. De fato o voo saiu no horário, mas não com todos os que queriam viajar. O estranho é que havia vagas no fundo do avião.

Verdade que os tribulantes e membros da AA se esforçaram para serem simpáticos, mas infelizmente boa vontade e educação não resolvem o problema de logística deles.

Conclusão: quer ir a Bariloche? Prepare-se para 15 horas de uma ponta a outra - na cidade tudo funciona, mas o trajeto - affe.

Leonardo
LeonardoPermalink

Ola Boia
existe alguma previsão para voltarem a operar no aeroporto de Bariloche?
Vou para Bariloche no dia 17/08 pela LAN, como ainda não está cancelado (segundo o site da Lan) eu não mudei a data da minha passagem. O que vc me aconselha?

Sueleide
SueleidePermalink

Leonardo, já vi muitas pessoas demorarem a mudar as passagens e depois não conseguirem lugar nas datas que queriam, pois os vôos lotaram... Não perca tempo!! Mude o quanto antes, pois alguns vôos de volta já estão lotados!! É muito improvável que o aerporto volte a funcionar e se voltar a LAN informou que altera novamente para Bariloche...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonardo! Não há previsão para retomada dos vôos regulares, infelizmente. Quando houver nós diremos. Os textos estão atualizados. A Lan tem sido correta. Leitores afirmam já terem conseguido confirmar viagens via Esquel depois do dia 15.

Débora
DéboraPermalink

Bóia,
Como eu tinha um voo Bari-El Calafate pela AA que foi cancelado, o que vc acha de fazer este trajeto de carro alugado? Tens alguma agência para indicar? Sabe se nestre trecho teremos que usar correntes nos pneus?
Obrigada,
Débora

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Débora! Não é uma boa idéia, não. A estrada é monótona, a região é infimamente povoada, a Argentina enfrenta uma crise de desabastecimento de combustível, o tempo é inclemente. Seria irresponsabilidade da nossa parte recomendar esta aventura. Vá de ônibus!

Débora
DéboraPermalink

Oi Bóia,

Muito obrigada por sua opinião. O blog está me ajudando muito.

Tens alguma empresa de ônibus para me indicar?

Katia
KatiaPermalink

Oi, primeiro quero agradecer e parabenizar este canal aqui do Viajenaviagem que tanto me ajudou a tomar a decisão sobre minha viagem:

Cancelei hoje.

Estava com vôo marcado pela AA no dia 17/08 para Buenos Aires e depois do dia 20/08 para Bariloche. Ontem quando entrei no site da AA, o vôo do dia 20/08 não aparecia mais.

Fui hoje na loja da AA aqui no Rio e cancelei. A menina disse que a AA está recomendando que a pessoas cancelem por conta de todos os problemas, além vulcão, que tem acontecido. Ela disse que estão operando com poucas aeronaves, e quando cancela um vôo vira uma bola de neve, pois essas pessoas embarcam no próximo vôo, o qual fica cheio e não cabe todo mundo, conclusão? Mais cancelamentos.

Minha amiga estava com vôo marcado para Sexta, aí a AA remarcou para sábado, depois voltou para sexta e finalmente depois cancelado. Ela ficou muito frustrada e pediu o cancelamento de tudo e reembolso.

Hoje no escritório da AA cancelamos sem multa mas a garota disse que levará 60 Dias ÚTEIS para recebermos o reembolso, que será creditado no nosso cartão de crédito (o mesmo meio que usamos para comprar). Fazer o quê?? Mas serviu de lição.

Vamos tentar o Chile. Vale Nevado, mas como está em cima tudo é meio incerto.

Boa sorte a todos.

Luiza
LuizaPermalink

Oi Katia,

Eu também fiz o mesmo. Meu voo era dia 22/8 voltando dia 25 para Buenos. Diante de tantas incertezas, resolvemos cancelar.

A pior coisa é que nesse meio tempo houve mudança do cartão. Ainda isso pra ajudar. Também não vou pagar multa, mas espero receber. Vamos só pra Buenos Aires, mas agora, com uma companhia brasileira.

Luiza
LuizaPermalink

Vc vai ter que pagar todas as parcelas para receber o reembolso?

daniela
danielaPermalink

oi katia!!!! tente ir para o chile vc nao vai se arrepender!!! as estações são lindassss!!! se vc quiser ficar só na neve pode hosperda-se na estacao de valle nevado!! eu fiquei em santiago e subia para as estacoes!! foi melhor opcao pq tivemos mais coisas para fazer!!!!! eu cheguei quinta-feira passada e vim apaixonada pelo chile!!!! mas fique atenta só numa coisa!!! lá nao existe esquibunda!!! só o tubbing(tipo de bóia) o trenó pode ser alugado em lojas de material de neve ai vc pode brincar de esquibunda ao ar livre nas estações sem pagar nada!!!ninguem da essa dica lá!!!e tem um Outlet que tb nao é divulgado e vale a pena conferir!!! se vc pegar um taxi de confiança mencione buenaventura, mauí!!!! fica nessa região que é mais ou menos 6km do centro de santiago!!! e curta bastante pq lá é lindoooooooooooo. bjs

sueli
sueliPermalink

Boa tarde,
Alguém pode me informar se consigo fazer POR CONTA e com transporte público, no mesmo dia, os passeios:

CIRCUITO CHICO + CERRO OTTO + PIEDRAS BLANCAS ??????

Grata,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sueli! Por conta, sim; no mesmo dia, não. Piedras Blancas é um parque, vá para passar boa parte do dia.

sueli
sueliPermalink

Obrigada Bóia,

Então farei Circuito Chico + Cerro Otto num dia e no outro farei
Piedras + Cerro Catedral ... acho que assim aproveitarei bem os 2 dias né!

Bjs

Jorge
JorgePermalink

Piedras e Cerro levam um dia cada. Ir mais rápido que isso é não aproveitar o que oferecem. Abcs.

Claudia Renata
Claudia RenataPermalink

Acabei de voltar do circuito chico (tem q fazer por empresa de manhã) e circuito otto, por conta. Muita neve mas sem o esquibunda funcionando..e com pouca visibilidade. Voltamos pelo onibus gratuíto.
Faca pelo menos um dia para o cerro catredal...
E piedrS brancas tb e passeio para o dia todo.
Hoje o cerro catedral estava bem tranqlo.... Esta bem frio aqui, hj nevou tb no alto do cerro otto.

Amanha voltamos... Ja estamos programando voltar smile

sueli
sueliPermalink

Sim, imagino que seja muito corrido mas essa ida via Esquel termino me "comendo" 1 dia em Bari .. assim, ao invés de eu poder aproveitar 3 dias inteiros, fiquei só com 2 dias. Então, pensei realmente em pegar Piedras + Cerro Otto num dia e Cerro Cate + Circ Chico no outro dia. Pelo menos pra saber como é ...

Abs

Claudia
ClaudiaPermalink

Suely, Eu fui por conta a Pierdas Blancas. Peguei um Remiss e pagamos $ 80,00 (cerca de R$ 32,00) para cada trecho (ida e + R$ 32,00 para volta), Eles levam até 4 pessoas no carro. Para o cerro Otto, a um onibus gratuito que sai do centro civico, de hora em hora (acho que era na hora e meia - 12:30; 13:30 ...) e também tem esse onibus na volta. O circuito chico é que não tem jeito. Vc vai ter que fazer com alguma empresa de turismo.

sueli
sueliPermalink

Obrigada Claudinha!!

Renata
RenataPermalink

Vamos para bariloche via esquel na proxima semana. Tenho visto atraves de uma webcam imagens de uma grande fila no centro civico. Alguem sabe me explicar do que se trata?

Jorge
JorgePermalink

É retirada dos novos documentos. Coisa dos argentinos. Nada haver com os turistas.

valeria
valeriaPermalink

Estive lá semana passada a policial nos informou que é para retirada e regularização de passaportes, nada a ver com os turistas.
Valéria

valeria
valeriaPermalink

PESSOAL
Fui a BARI 30/07 E RETORNEI 06/08. Aterrizamos e decolamos de Bariloche pela Andes sem atrasos.Tem MUUIITA NEVE. Cinza tem, mas nada que atrapalhe, apenas no caminho de Villa Algostura, MUITA CINZA, Cerro Bayo LINDO. Todos os demais passeios valeram muito a pena com exceção de Puerto Blest e Isla Victória e Bosque de Arrayanes, não pelos lugares que são muito bonito, mas pela travessia de barco, mais de 03 horas ida e volta( muito cansativo). Os preços não são como na Argentina, não é um lugar para se fazer compras e sim para passear. As comidas todas muito fartas, gostosas e como o real vale R$2,65 do peso, um almoço para duas pessoas c/ bebidas e tdo sai em torno de R$70,00 a 80,00. Se alguem está com dúvida de fazer o passeio do jantar no LA Cueva, valem os U$270,00 por pessoa é simplesmente maravihoso!!!(economizem em outras coisas)
Os chocolates mais gostosos são o Mamuska e o Rapa Nui, este tem uma casa de chá divina, chic, com vários tipos de comidas e bebeidas, além dos chocolates, vale a pena conferir.( ambas ficam na Rua Mitre.
Nos supermercados tem vinhos bem em conta por até R$7,00 a garrafas e são muito gostosos.
Fomos nos restaurantes, La Marmite, El Boliche de Alberto, Molina, Parrilla do Tony e comemos um funue maravilhoso no La Alpina( Rua Perito Moreno) tabém no centro.O TARQUINO não é mais restaurante e o Rincon Patagônico é muuuuiito longe do centro.
Ficamos no Hotel Edelweiss, bem perto da Rua Mitre, muito bom, tanto de acomodação quanto em serviço.
Fomos pela CVC foram muito atenciosos, apenas a roups e as botas que quem puder alugar em outro lugar é melhor são pesadas e muito desconfortáveis.
Mas valeu muito a pena. Para quem está indo BOA VIAGEM e divirtam-se.
Valéria

Luciana
LucianaPermalink

Oi, Valeria!
Estou indo para Bariloche no feriado de 07/09, também pela CVC, mas não é mais vôo fretado, pois o período de fretamentos se encerra em agosto, e vamos ficar no Hotel Edelweiss. Vou conversar com a CVC sobre um "plano B", até mesmo porque estamos indo com nossos filhos (5 e 7 anos) e estou com medo de passar por grandes "roubadas". De qualquer forma, a idéia inicial era comemorar o aniversário do meu marido no La Cueva. Todos falam muito bem, mas iríamos com as crianças no primeiro horário. Você fez reserva? Precisou de muita antecedência? Acha que seria ruim para as crianças? Como não estamos em pacote fechado da CVC, teremos que alugar as roupas em algum lugar. Vc tem alguma dica?
Gostei das suas dicas! Vou anotar!
Luciana

valeria
valeriaPermalink

Luciana
Na Rua do Hotel Edelweiss tem várias lojas que alugam as roupas, fique despreocupada. Qdo fui tinham várias pessoas com crianças. COmo fui c/ a minha mae não quis ficar procurando muito e fechei tdos os passeios com a CVC mesmo( o guia fica no hotel quase que 24 hs), mas pelo que vi neste site, tem uma pessoa chamada Vanessa que faz os passeios e os preços são melhores, dê uma olhada. Então acho que o La Cueva não é para ir c/ crianças,mesmo no primerio horário saímos do restaurante mais de 22:00 hs, cehgamos no Hotel mais que 23:00hs.Precisa marcar antes de ir, não dá para chegar e fazer.
BOA VIAGEM!!!!!

Luciana
LucianaPermalink

Valéria,
Obrigada pelas dicas!
Abs!

Guilherme
GuilhermePermalink

Alguém sabe me dizer algo (se é bom ou ruim) sobre o Villa Sofia Resort & Spa em Bariloche??
Grato!

valeria
valeriaPermalink

Guilherme
Não fiquei neste hotel mas ele é longe do centro. Fica no caminho para os Cerros, na beira da pista em frente ao Lago, pude ver qdo iámos fazer os passeios. A fachado do hotel é bem bonita.
Valéria

Renata
RenataPermalink

Valeria e Jorge obrigada pelo esclarecimento

Nelson
NelsonPermalink

Depois de ler que tem gente que viajaria dia 20/8 (assim como eu) para bari, teve o voo cancelado e o meu aparecia como confirmado no site da AA, resolvi ligar para a Submarino para verificar e solicitar a mudança para Esquel.
Liguei para a central de Atendimento da Submarino e apesar de receber uma mensagem dizendo que tinha volume grande de atendimento resolvi esperar e fui atendido em menos de 2minutos. Apos falar com a central, me redirecionaram para a central de reacomodação da Agencia B2W. Fui atendido em 1 minuto. Quanto ao atendimento da Submarino, fui atendido rapidamente e com muita educação e boa vontade.
Bom, mas voltando, a atendente me confirmou que meu voo estava cancelado dia 20/8 de Bue/bari que sairia as 12:45 e chegando as 15h. Foi me informado que como foi cancelado ela iria procurar outro voo, me informou que o unico que a AA havia disponibilizado, que por coincidencia sai no mesmo horário, só haveria lugar para 1 pessoa, (sou eu e minha esposa). Dessa forma ela ficou de verificar com a AA para alocar nos 2 no mesmo voo, e me ligaria em até 24h. Além disso me informou que A viagem de Esquel ate bariloche é feito pelos onibus de Rio negro e que pode haver problemas quanto ao embarque e que a AA não se responsabiliza por possiveis problemas referentes à esse traslado.
Quero deixar claro que fui atendido rapidamente e muito rapido sem nenhum problema. Como o voo esta cancelado caso ela não consiga vaga, para nenhum voo, eu posso solicitar o reembolso do trecho. Como eu ja previa isso, ja tenho o plano B que é ir de onibus. Se ate amanha não me retornarem, vou solicitar o reembolso e vou de Bus.
Fui informado que os voos até dia 28/8 estao cancelados para Bari, e como meu voo de volta é dia 29, por enquanto esta confirmado.
Vamos aguardar.......... e rezar.......

Claudia
ClaudiaPermalink

Oi Gente.
Estou escrevendo para elogiar a Aerolineas Argentinas. Isso mesmo.
Tinhamos passagem marcada para dia 28/07 SP - Bariloche (direto) e eles automaticamente trocaram para Esquel. Não precisei ir na Aerolinas. Voamos como previsto, nos horários certos e, quando chegamos a Esquel, o aeroporto fechou por causa de uma NEVASCA. Sobrevoamos a cidade por mais ou menos 1 hora e tivemos que ir a Comodoro Rivadavia para abastecer. Como o aeroporto de Esquel não abriu, voltamos a Buenos Aires (poucos passageiros, pois a maioria optou em descer em Comodoro Rivadavia e fazer os 900 Km até Bariloche de onibus (que foi oferecido pela Aerolineas).
Quando chegamos a Buenos Aires, a Aerolineas nos entregou o Voucher do Hotel (725 Continental - excelente hotel), com jantar e café incluso, e nos pediu para aguardar o transfer. Enquanto isso, remarcou nosso voo para o dia seguinte as 9;20 hs (todos os assentos juntos - eramos um grupo de 8 pessoas)e marcaram o horário do transfer do dia seguinte. Tudo perfeito e ocorreu de forma tranquila, sem termos que pedir nada...
O nosso voo da volta (05/08) permanecia Bariloche - Buenos Aires, e, da mesma forma que na ida, foi automaticamente trocado para Esquel - Buenos Aires, mantendo a data e inclusive os assentos que haviamos marcado. Em Bariloche fui até o escritório da Aerolineas, mas não precisei fazer nada. O voo de volta saiu um pouco atrasado, por causa de nevasca (novamente), mas sem nenhum problema.
Fomos muito bem atendidos e não tenho nada a reclamar, pois o ocorrido não foi culpa deles ... e mesmo assim, nos
deram toda o suporte necessário.
Com relação a Bariloche, apesar de ainda ter cinzas, a cidade esta bem, os restaurantes sem fila e com ótimo serviço, muita neve (pegamos neve na própria cidade) e os passeios estão maravilhosos. DICA: Para quem gosta de natureza, vá conhecer o Refugio Newmeyer - o local é maravilhoso!
Com relação a preços, quase todos os hoteis estão com descontos (30%) ou oferecendo valores de baixa temporada.
Nós ficamos no hotel Edelweiss, e já haviamos pago as diarias integralmente em abril. Eles nos restituiram a diferença em relação a tarifa atual, inicialmente em crédito para gastarmos no próprio hotel, e no dia da saida, perguntei o que fariam com o excedente, e eles creditaram no nosso cartão de crédito. Extremamente honestos!
Bom acho que é isso.

Guilherme
GuilhermePermalink

Olá Claudia!
Poderia informar a tarifa atual (com o desconto que estão dando) do hotel Edelweiss?
Obrigado!

Claudia
ClaudiaPermalink

Guilherme, O valor é de U$ 168,00 apto DPL superior + 21% de IVA.

Guilherme
GuilhermePermalink

Obrigado!

valeria
valeriaPermalink

Henrique
Vc não falou qdo vai ou se já foi. Se não foi ainda,vai a dica.
Retornei dia 06.08 voo fretado pela CVC pela Andes decolamos de Bariloche. Qto a sua dúvida fui no jantar do La Cueva, o que recomendo apesar do preço salgado(U$270,00 PR PESSOA) vale muito a pena. Voce vai de quadricíclo( dirigindo) por 3 km. Os guias te acompanham é super seguro. No nosso dia nevou muito durante o percurso é muito legal e diferente. Tem fotógrafo que vai tirando fotos suas no decorrer do caminho e dentro do restaurante. Chegando ao restaurante que fica dentro de uma gruta, onde voce sobre por uma escada de madeira completamente coberta de neve, parece aqueles desenhos do Walt Disney, cenário de filme mesmo, totalmente inusitado, tem um jantar com entrada de trutas e cervos defumados, saladas, legumes greljados, pates, pãos, vinhos, licores, água, refrigenrante, depois vem o jantar, frango agridoce, carneiro ou truta, depois a sobremesa. Após o jantar quem quiser pode andar de moto de neve. Fomos mo 1ª horário - 18:00hs. Valeu a pena apesar do preço
Valéria

Andreza Carvalho
Andreza CarvalhoPermalink

Valeria,

Vi algumas fotos do La Cueva muito legal adorei!!
Vc chegou fazer tbem o Refugio Arelauquen? Estou na duvida entre os dois.

valeria
valeriaPermalink

Andrezza
Não fiz, mas tinha um casal no hotel que fez os dois e disse que o La Cueva é melhor
Valéria

Luiz Scursoni
Luiz ScursoniPermalink

Claudia, vc pegou o remis onde?
Quanto pagou no piedras blancas e no otto?
Alguém pode indicar onde alugar roupas em bariloche?

Danielle
DaniellePermalink

Oi Luiz Scursoni, estou indo de novo p Bari, no ano passado aluguei com a CVC, a roupa era dura e pesada, e esse ano ja paguei e agendei com a Vanessa Oliv
tti que tem a opção de vc pegar as nunca usadas e as semi, fiz isso por escolha e confiança mesmo, mas na rua Mitre, na entrada do hotel internacional tem uma loja que é mto boa e barata, fica no n°171,é bem em frente o banco, e na esquininha como se fosse uma galeria, é um dos locais que vi mais barato.
Os passeios a Vanessa tbm faz, e beeeeeeeem mais barato e mil vezes melhor que a cvc, se vc quiser, te passo o endereço dela, ela é brasileira, e já trabalha com isso lá há alguns anos.

Danielle
DaniellePermalink

o nome saiu errado rsrs Vanessa Olivatti

Luiz Scursoni
Luiz ScursoniPermalink

Danielle, muito obrigado pelas dicas.
Eu tenho os dados da Vanessa, só queria mais opções ou boas referencias dela.
Valeu.

Claudia
ClaudiaPermalink

Luiz,

O remis eu pedi para o hotel chamar. O motorista se chama Vicente e dirige muito bem ... acho que ainda tenho o telefone dele... em casa, depois te passo.
Piedras Blancas estava $ 170,00 (aprox. R$ 70,00) por adulto (com 6 descidas de treneos) e $ 110,00 por criança.
O Cerro Otto $70,00 (+ ou - R$ 30,00)

Caio de Santi
Caio de SantiPermalink

Fui para Bariloche entre 29/07 e 06/08.
Para fazer a troca do voo BUE-Esquel ficamos emcima da AA. Fomos numa loja e ficamos trocando emails com a atendente Carol, que nos ajudou muito.
Como nosso voo era no mesmo dia de POA-BUE-Bariloche e com a troca teríamos que dormir em BUE, fomos na loja no aeroporto de POA e pegamos um voucher de transporte/hospedagem/comida.
No dia 29 o Aeroparque fechou pelas cinzas ao meio-dia. Nosso voo era pelas 14hs. Esperamos até 18hs quando cancelaram o voo. NÃO HAVIA TRIPULAÇÃO PARA O VOO! O Aeroparque havia voltado a operar pelas 17hs. A AA então nos colocou num voo da GOL para Floripa às 23:40hs e depois um Floripa-BUE as 06:40, chegando em EZEIZA, quando nosso voo para Esquel era no Aeroparque as 10:30.
Chegando em Ezeiza, procuramos a AA para um transfer para Aeroparque. No terminal C eles dão esse voucher depois de uns 20 min de espera. Daí nos falaram que o onibus saia as 8:00 na Manuel Tienda Leon. Chegamos lá e saia as 8:30 e chegaria 10:00 no Aeroparque.
Desistimos e pegamos um táxi, chegando uma hora antes do voo para o checkin. Éramos um grupo de 6 e na hora do checkin, apesar de já termos reconfirmado o voo com lugares marcados, um de nós não caberia no voo e teria que ir no proximo. Para o cara não ficar sozinho um outro tb desistiu do voo e ficou para o próximo.
Chegando em Esquel o onibus demorou 3h até bariloche, mas é uma bagunça na chegada. Ninguém orienta nada e qualquer um entra no onibus, mesmo se ter pego a bagagem e fica segurando o lugar...
No trajeto não paramos, não recebemos água nem comida. Sendo que no voo BUE-Esquel foi um bolinho que recebemos. São mais de 7hs sem alimentação adequada até Bariloche.
Uns dias antes da volta fomos no loja da Aerolineas e reconfirmamos o voo de novo marcando os lugares.
Na saída do onibus do aeroporto de Bariloche não tem ninguém coordenando nada. Havia neve no trajeto e demorou 4hs, sem paradas, água e nada. No aeroporto de Esquel fui direto para o checkin. Era o sexto da fila. DEMOREI 1H30MIN para fazer o checkin!!! Muitas pessoas que não foram nos voos anteriores da AA estavam lá tentando embarcar nos próximos voos e furavam a fila. Havia apenas dois funcionarios da AA fazendo o checkin. A única coisa que mudaram em Esquel para essa confusão foi colocar uma lona do lado de fora para o pessoal ficar esperando.
Depois de 4h de onibus e 1h30min de checkin pude ir ao banheiro...
AA nunca mais! Em fevereiro fui ao Usuhuaia e no Aeroparque demoraram DUAS HORAS para colocar as malas na esteira!

Fora isso, muita neve e cinzas em Bariloche. Em dias secos tem muita poeira na cidade. As cinzas continuam entrando na cidade. Elas se concentram no vale do Lago e vão para Bariloche.
Semana passada os moradores fizeram uma passeata lá cobrando mais equipes de limpeza na cidade. Parece que são 30 e seria necessário 150.
Abraços, Caio

Andre
AndrePermalink

Eu já fui enganado pela Decolar. Além de terem cobrado um valor a mais do que o que fora combinado. Foi uma batalha pra conseguir ser ressarcido. DECOLAR NUNCA MAIS !!!

Larissa Welter
Larissa WelterPermalink

Foi com tristeza que cancelamos nossa viagem hoje! A parte aérea foi comprada pelo submarino e hotel com decolar. Não tivemos problemas no cancelamento e o reembolso será integral. Boa sorte aos que irão!
Larissa.

André
AndréPermalink

Galera, boas e más notícias

Meu voo AA do Aeroparque x Bariloche que estava marcado para o dia 25/08 foi remarcado automaticamente via Esquel, essa é a boa noticia, a má, é que se alguém ainda espera que os voos até o final do mês voltem ao aeroporto de Bariloche, melhor já começar a alterar os planos.
Em compensação outro voo meu, foi remarcado sem pedir que era são paulo x aeroparque, onde estava com um voo das 10:30 e passaram para um voo as 13:00hs. Não sei se esse voo foi cancelado, ou se não aparece mais pq está esgotado a venda. Pior que isso já tinha acontecido antes, tinha ligado pra AA solicitando mudar para o horario das 10:30 que foi o horário que comprei na reserva que fiz. Segunda vez, ai já estão de brincadeira né, sem contar que só descubro essas coisas consultando a reserva pelo site, nenhum momento entraram em contato comigo sequer para comunicar. Essa
AA ta loca da vida pra estragar minha lua-de-mel. Eta empresinha sem vergonha!

Ricardo Rangel
Ricardo RangelPermalink

Eu cheguei, eu chegue, eu cheguei !
E sem nenhum perrengue.
Assim que puder conto os detalhes,pois temos que rever o papel dos agentes de viagem . A aerolineas foi 10.

Sueleide
SueleidePermalink

Aêêêêêêêê!!! Estava ansiosa para saber se sua saga tinha chegado ao fim com sucesso...rs... Acompanhei sua dura jornada e fiquei muito feliz em saber que você conseguiu!!! Amanhã estarei partindo para Buenos Aires e domingo (14/08) estarei chegando aí também, se Deus quiser!!

Divirta-se!!

Ricardo Rangel
Ricardo RangelPermalink

Sueleide, fazer uma programação em camionetes 4x4 e imperdível. Infinitamente melhor que os roteiros convencionais.Contato com a natureza,muita neve e liberdade nos horários. Não perca.

sueli
sueliPermalink

Aiiiiiiiiiiiiiiiii Ricardo, que boa notícia - agora é só curtir! Mas foi um tortura hein!

Aproveite e mande notícias.

Ricardo Rangel
Ricardo RangelPermalink

Sueli, já retornei para Buenos Aires e foi tudo certo,sem qualquer perrengue.Todos os contatos com a aerolineas foram sem problemas, e bariloche foi o dez. Acho que grande parte dos perrengues relatados neste site são decorrentes da incompetência de nossos agentes de viagens que só fazem mandar e-mails e não atuam pelos interesses de seus clientes.

junior bahia
junior bahiaPermalink

boa noite gente. venha cá quem esta em bariloche, por gentileza ei de dizer, o que está compensado mais, se é levar nossa moeda real, ou dólar, e onde tem trocado por um melhor valor. aguardo muito essa informação pois vejo vários comentários que o real está melhor, mais não dizem onde trocar.. por favor gente me diga onde trocar, e qual moeda levar. pronto, obrigado.

TITO
TITOPermalink

Consulado de Brasil revé su recomendación de no viajar a la Patagonia http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=23003

Guilherme
GuilhermePermalink

Boa noite galera ...

Comprei um passagem para el calafate ... Dia 20/8 Trajeto Sp/Buenos Aires ...dorme uma noite (10 horas de espera) de manha

21/08 Bua/bariloche(eslcala) el calafate ... Sera que eu chego ??? Existem voos saindo de Esquel para el calafate ?

Muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Guilherme! Não há esquema a Calafate via Esquel. Informe-se sobre a situação deste vôo com a cia. aérea.

Débora
DéboraPermalink

Oi Guilherme,

Eu faria com a AA BA-Bari, passaria 5 dias lá, Bari-El Calafate... mas tudo mudou

De Esquel só estão chegando e saindo de/para Bari que eu sei.

Consegui com minha agência de viagens fazer assim para ir à El Calafate: Esquel-BA(dorme uma noite)-El Calafate. Fiz essa mudança hoje.

Tinha até pensado em ir carro (o Bóia disse que não serria bom) ou ônibus (~640 pesos).

Grasiele
GrasielePermalink

danielle

como faço para localizar a Vanessa? E em qual rua é o aluguel das roupas de neve?

sueli
sueliPermalink

Oi Grasi,

Mande email para a Vanessa: barilochetotal@hotmail.com.

Boa sorte!

Danielle
DaniellePermalink

A Vanessa ta na Rua Quaglia n° 443 apto 2
tel: 15624541
tel: 15712519

Se vc quiser ver as da galeria é Rua mitre n°171

ela não está respondendo mto emails pq chegaram muitos e ela não está dando conta...

Gislene
GislenePermalink

Danielle
Preciso tambem do contato da Vanessa?
obrigada

sueli
sueliPermalink

Oi Gisele,

Mande email para a Vanessa: barilochetotal@hotmail.com.

Boa sorte!

Gislene
GislenePermalink

OBRIGADA

Danielle
DaniellePermalink

oi Gislene

escrevi aqui em cima, mas coloco aqui de novo rsrs
A Vanessa ta na Rua Quaglia n° 443 apto 2
tel: 15624541
tel: 15712519

Elaine
ElainePermalink

Gente, também vou dia 20/08/ Bariloche via AA, mas a situação tb tá indefinida, como comprei as passagens pela CVC não consigo chegar o status do vôo pelo site,.
Ontem fui na CVC verificar, eles disseram que também só tem a posição correta na semana do embarque que é semana que vem uns 3 dias antes tipo quarta ou quinta feira, vcs tem noção?
To preocupada porque estam dizendo que a AA não está remarcando automaticamente, a gente que tem que remarcar, mas não consigo fazer isso pelo site e a CVC informa que o procedimento é aguardar eles receberem o voucher.
Vi alguns comentários de que a propria AA está remarcando, tem mais gente na mesma situação?
Não será necessário eu remarcar pessoal? Ou será que isso tá acontecendo somente com algumas pessoas “ as mais sortudas”.
Tentei ontem o dia todo o 0800 dessa AA e o tel de atendimento em SP e nada.

sueli
sueliPermalink

Elaine,

Eu e minha irmã estamos indo no dia 23/8 pela "COISA" AA. Estou em cima para remarcarem/definirem. Não vou ficar esperando ... a cada 2 hr eu ligo.... vou deixar os atendentes "lokinhos" ...kkk

Abs

Grasiele
GrasielePermalink

Pessoal, outra coisa eu estou levando alguns pesos argentinos que eu tinha de outra viagem, minha duvida é: devo trocar ainda no Brasil mais pesos, ou é melhor levar e trocar lá? ou eles aceitam real lá? quem já foi oq sugere?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Grasiele! Habilite seu cartão de banco para saques internacionais. Ele será válido em qualquer caixa automático e retirará dinheiro em moeda local onde quer que você vá, por uma cotação excelente.

Não vale a pena comprar pesos no Brasil. Não vale a pena comprar dólares para levar. Se for levar moeda, leve reais e procure a melhor cotação. Em Buenos Aires é no Banco Nación do aeroporto Ezeiza ou nas corretoras da calle Sarmiento.

Lali
LaliPermalink

Isso vale para qualquer banco? Pode ser Itaú, ou Santander?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lali! Vale! Desde que o seu cartão esteja habilitado.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/10/dinheiro-x-cartoes-no-exterior-minha-receita/

Grasiele
GrasielePermalink

Boia, calle sarniento é em Bariloche? fica no centro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Grasiele! Não, esta rua fica em Buenos Aires.

Mas ao chegar em Bariloche todos lhe indicarão onde ficam as corretoras que pagam melhor.

Luiza W
Luiza WPermalink

Bóia,

É vantagem trocar nos próprios bancos La Nacion pela cidade? Aluguei um ap e vi que tem um banco perto.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiza! Nem todo Banco Nación tem seção de câmbio.

sueli
sueliPermalink

Oi Bóiaaaaaaaaaaa,

Já habilitei meu cartão Mastercard para saques ... CIRRUS ... é fácil encontrar em BARI e Bs As ?

Abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sueli! Todos os caixas automáticos operam com Cirrus.

Grace Emiliano
Grace EmilianoPermalink

Elaine,
Se vc comprou sua passagem pela CVC quem tem que ficar atrás de remarcar é ela.
Ao invés de vc ficar ligando pra AA ligue pra operadora. Assim eu fiz e deu certo.
Sorte!