Bariloche: Aerolíneas (meio que) se organiza, Decolar enrola

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Cerro Catedral, Bariloche

Com menos de uma semana no ar, o post mais recente da novela de Bariloche rendeu mais de 500 comentários. Numa semana de poucas novidades, a caixa de comentários é a minha fonte de informação para este novo post.

Pelo que se pode depreender dos depoimentos, o pito do Consulado Brasileiro (que desrecomendou viajar à Argentina) teve algum resultado. A Aerolíneas Argentinas, alvo principal dos diplomatas brasileiros, começou a dar jeito na grande bagunça da mudança dos vôos diretos Buenos Aires-Bariloche para o esquema via Esquel (com o último trecho operado em ônibus bancados pela província de Río Negro).

Aerolíneas

O 0800-707-3313 continua deixando todo mundo pendurado, mas leio que os leitores estão conseguindo verificar o status de suas reservas no site. Muitas mudanças envolvem também o horário de saída do Brasil e, em vários casos, pernoite em Buenos Aires (que a cia. não está bancando, usando a tal desculpa das catástrofes naturais). Continua havendo cancelamentos em cima da hora (sobretudo do trecho Buenos Aires-Esquel-Bariloche), mas no geral diminuiu o nível de reclamações.

Decolar

Virou a maior fonte de reclamações aqui no site: parece que está difícil remarcar as passagens Aerolíneas compradas pela agência online. Enquanto os clientes diretos têm sido remarcados automaticamente, alguns que compraram via Decolar viraram bolinha de ping-pong entre a agência e a cia. aérea. Não tenho condições de dizer que isso é generalizado; apenas reporto uma situação que apareceu bastante nos comentários.

LAN

A LAN oficialmente só divulga o esquema alternativo até o dia 14 de agosto, mas muitos leitores já estão conseguindo confirmar vôos na segunda quinzena de agosto. Ainda não entendi porque uns conseguem e outros recebem a orientação de voltar a ligar dia 15 -- mas não custa tentar (pelo site ou pelo telefone 0300-788-0045.

Andes/CVC

A cia. responsável pelos vôos fretados confirmados da CVC continua a única a operar vôos diretos ao aeroporto de Bariloche. De vez em quando aparecem reclamações quanto a mudança de horários ou pobreza de serviço de bordo -- mas isso é inerente a vôos fretados, pessoal.

Villa La Angostura

A leitora Adriana Magalhães, de Brasília, é habituée de Villa La Angostura e fez um belo relato da situação da cidade no seu blog, o Atravessar fronteiras. Leia:

Angostura: a beleza sob as cinzas, no Atravessar fronteiras




Cruce de Lagos & Paso Cardenal Samoré

O cruce de lagos continua a única possibilidade de atravessar de Puerto Montt/Puerto Varas a Bariloche. A dica é não comprar pela operadora oficial, a Cruce Andino, e sim por agências de rua. Só nas agências é possível comprar a travessia num dia só, seja partindo do Chile, seja da Argentina. Na operadora oficial vão empurrar pelo menos um superdeasnecessário pernoite na monotíssima Peulla, no meio do caminho.

A fronteira rodoviária do Paso Cardenal Samoré, perto de Villa La Angostura, continua fechada, vítima de um impasse internacional. O Chile só admite abrir a fronteira caso seja permitida a passagem de caminhões e ônibus. A Argentina propõe abrir para carros e vans. A coisa não anda.

Chile

Tudo OK em todas as estações.

Ushuaia

Parece que a situação se normalizouu. Mas... aceita um conselho? Não vá de Aerolíneas. Vá de Lan.

Foto do post gentilmente surrupidada do álbum do Facebook do Cerro Catedral.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


361 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

TITO
TITOPermalink

Ola uma pergunta isso serve so para cartao de credito ou para debito tbem, pois eu so possuo cartao de debito mastercard da Caixa

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tito! Veja com o seu gerente. O cartão precisa ser internacional. Mas os saques que valem a pena são feitos na função débito (saque de conta corrente).

Leticia
LeticiaPermalink

Ourocard Internacional - BB funciona também com débito internacional? Ou o débito vai cair no crédito?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leticia! O débito é só no seu cartão do banco mesmo, vinculado à sua conta. Entenda melhor como funciona aqui: https://www.viajenaviagem.com/2011/03/iof-o-que-muda-para-o-viajante/

Débora
DéboraPermalink

Chegamos ontem de Bariloche e como utilizei demais as informações do site para decisão de não cancelar a viagem, vou passar Pra vocês que foi tudo perfeito. Viajamos pela AA (ida 02 e retorno 07.08) e nenhum voo atrasou. O trecho Esquel/Bariloche/Esquel muito tranquilo e o ônibus muito confortável. Como estávamos com crianças pequenas, andávamos sempre com lanche e água. Ficamos no Hotel Quillén e fechamos os passeios com Vanessa Olivatti (Cerro Otto, Cerro Catedral, Circuito Chico, Piedras Blancas e Ski Nórdico no Refugio Neumeyer). Comemos muito bem e tomamos ótimos vinhos. Fomos muito bem recebidos por todos. Pessoal , Bariloche 2011 vale muito a pena!

sueli
sueliPermalink

Débora, pode me passar quanto pagou pelos passeios, inclusive se gostou da roupa que alugou ?

Abs

Débora
DéboraPermalink

Suelli, os preços em pesos argentinos:
Ski Nórdico 260
Circuito Chico 57 + 40 teleférico
Catedral 57 + 90 teleférico
Piedras Blancas 170
Cerro Otto 70

As roupas alugamos na Mitre 534, a diária saiu por 99 pesos em razão da Indicacao de Vanessa.
São roupas novas de qualidade. Gostamos muito!

O contato de Vanessa barilochetotal@hotmail.com. Ela é muito desenrolada e vai lhe orientar de uma muito honesta quanto aos passeios e o que vale a pena.

Boa Viagem!

leila lemos
leila lemosPermalink

Debora que maravilha!!! estou + confiante agora. VC gostou de fazer ski nordico? vale a pena? VC contactou Vanesssa aqui ou em Bari? muito obrigada, Felicidades a vc.

Débora
DéboraPermalink

Leila,
Eu gostei de fazer o Ski nórdico. Com certeza não conseguiria fazer o alpino. Vale muito a pena, o pessoal é muito atencioso.
Quando estava no Brasil, fechei com Vanessa apenas o transfer. Os passeios fechamos quando chegamos em Bariloche, porque não tínhamos certeza se os Voos não iriam atrasar.
Aproveite tudo! Boa Viagem! Beijo

Luciana
LucianaPermalink

Oi, Debora!
Que bom que correu tudo bem na sua viagem! Estou meio angustiada, pois vamos no dia 07/09, também com crianças pequenas (5 e 7 anos). Vc tem alguma dica do que fazer ou não fazer com eles?
Obrigada.

Débora
DéboraPermalink

Luciana, os passeios que os meninos mais gostaram foram o Ski nórdico e Piedras Blancas. Não deixe de ir!. Gostaria muito de andar de teleférico no cerro Otto, campanário e Cerro Catedral. Com certeza sua viagem vai dar certo. Leva algumas coisas Pra divertir as crianças durante a viagem, lanche, água, almofadas e mantas para tirar cochilo. Beijo!

Luciana
LucianaPermalink

Debora,
Como ficaram seus vôos? O tempo de espera entre conexões foi longo? Houve mudança de aeroporto em BA?
Abs.

Débora
DéboraPermalink

Luciana, nossa viagem foi longa porque moramos no
Interior de Pernambuco e tivemos os deslocamentos até Recife e depois São Paulo. Saímos de São Paulo às 07:00 da manhã e chegamos no Aeroparque mais ou menos 10:30. Saímos para Esquel às 13:10. Enquanto esperavamos fui até uma loja da AA e troquei o voo de retorno sem qualquer problema. A loja no Aeroparque fica em frete ao Chekin da AA. Chegamos em Esquel às 15:30 e às 16:15 estávamos embarcando no ônibus para Bariloche. Chegamos às 20:45.

No retorno. Fui até a loja da AA na Mitre (em frente ao Vanco de La Nacion) e confirmei o horario do ônibus e confirmei os Voos. A apresentação no aeroporto foi às 09:40 e às 10:00 o ônibus saiu. Chegamos em Esquel às 14:00. O Chekin é demorado evfaz muito frio na tenda armada. Saímos às 16:20, chegamos em Buenos Aires às 18:30, passamos na imigração e o voo saiu às 20:00. Chegamos em São Paulo à 22:50.

Não trocamos de Aeroporto!

Abraço e Boa Viagem!

Luciana
LucianaPermalink

Debora,
Muito obrigada pelas dicas!
Abraços!

luciene martins
luciene martinsPermalink

Amigos da angustia,,,,eu tinha viagem para bari com a cvc, aerolineas para dia 19 de agosto, devido a toda confusao resolvemos cancelar, foi de imediato, apenas passei um email para a supervisora da loja que prontamente me atendeu, foi super atenciosa e fez o cancelamento e vou receber o valor no cartao de credito,,enfim, acho que nao terei nenhum problema,,,,parabens a cvc , estou super satisfeita com o atendimento,,,,meu pacote incluia aereo, hotel edelweiss , transfer e alguns passeios,,,boa sorte aos que ainda tem coragem,,,,,Luciene Martins

adriana
adrianaPermalink

Débora,vcs foram no vôo direto com parada no Aeroparque!!???
Estou mto na duvida se cancelo ou não ,pois estamos com 3 cças de 6 anos!!A minha agência esta me desencorajando mto...não sei o q faço!!Me de uma luz...por favor...vou dia 21 e volto dia 27/8...

Débora
DéboraPermalink

Adriana, nosso voo foi alterado para Esquel com conexão no Aeroparque na ida e vinda.
Se fosse por meio esposo e minha irmã teria desistido. Mas como tinha como alterar minhas férias, resolvi arriscar e com espirito de aventura embarcamos. Não nos arrependemos e viajaríamos novamente! Se você tem este espirito e pensamento positivo, vai em frente que vocês vão adorar Bariloche. Beijo!

adriana
adrianaPermalink

Oi Luciene....vc resolveu cancelar pelo motivo Esquel!!!???
Seu vôo era direto Guarulhos-Bariloche!!???Passaram para parada no Aeroparque!!??
Abs

Josiane
JosianePermalink

Por favor, estava querendo ir para Bariloche no dia 21 de agosto, mas encontrei somente a Lan fazendo o trecho Buenos Aires para Esquel. O problema é que a conexão entre os vôos do Brasil para Buenos Aires e Buenos Aires para Esquel é superior a 10 horas, tempo esse curto para ir para um hotel...mas muito longo para se esperar no aeroporto....por isso estou desistindo da viagem, em razão da conexão.....
Alguém tem alguma informação sobre alguma empresa aerea que vai direto para Esquel ou que tenha conexões mais rápidas?????
Obrigada
Bjs

chico
chicoPermalink

Olá a todos. Tenho uma passagem pela LAN no dia 04-09. Liguei no 0300 pra fazer a troca bari-esquel, e o atendente disse que só estão trocando para aqueles com vôo até o dia 31-08.

Alguém com passagem para setembro JÁ conseguiu fazer essa troca???

Marcelo H. Bellório
Marcelo H. BellórioPermalink

Olá!

Gostaria de saber se mesmo com o aumento do IOF ainda vale a pena usar cartões ao trocar dinheiro, e outras maneiras de pagamento utilizadas pra quem já foi esse ano e qual foi o melhor custo x benefício. Qual maneira de pagamento vocês mais utilizam?
Existem casas de cambio em SP confiáveis com cotações melhores do que nos aeroportos e em bariloche?

Vou no dia 16/08, voltando 22, pela COISA, antes tava perdendo os cabelos com esta loucura mas após vários posts animadores do pessoal que foi e adorou estou agora mais é ansioso para chegar logo! (nunca esquiei!). A AA já trocou meus voos automaticamente hoje para Esquiel.

Agradeço ao site e a todos que compartilham as informações, estou acompanhando diariamente e aqui foi meu porto seguro para não desistir e ficar louco com a maldita agência que me enrola (infelizmente caí na bobeira de comprar pacotes em sites de compras coletivas, nunca mais!!) e com essa companhia aérea complicada.

Um abraço,

Marcelo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! O Comandante fez uma super análise sobre o aumento do IOF e os impactos para o viajante. Nossos leitores também deram pitacos -- veja os comentários do post!
https://www.viajenaviagem.com/2011/03/iof-o-que-muda-para-o-viajante/

marcio roberto
marcio robertoPermalink

Gente por favor me ajudem....aqui em santos , não ha cambio para pesos. meu voo chega em bariloche no dia 20 (sabado) a noite. Como faco com a conversao da moeda?? levo reais ?? nao levo nada e saco pesos em caixas eletronicos?? faco cambio no aeroporto?? levo um pouco de dolares para passar o fim de semana e faco a conversao na segunda?? existem lugares para cambio??? obrigado a todos que puderem me ajudar.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Marcio! Não vale a pena comprar pesos no Brasil, mesmo. O melhor a fazer sempre é habilitar seu cartão de banco para saques internacionais e retirar o dinheiro em moeda local.

Se quiser levar moeda, leve reais e procure a melhor cotação.

marcio roberto
marcio robertoPermalink

Obrigado

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Sem contar também que em BAs em muitos, mas muitos lugares mesmo o real é aceito.

Claudia
ClaudiaPermalink

Marcio,

Não faça cambio no aeroporto eles pagam muito mal.
Nós trocamos em uma casa de cambio em Bariloche, na rua Mitre - chama-se Andina. Eles pagaram $ 2,48 pesos por cada real. Foi o melhor cambio que achamos.

marcio roberto
marcio robertoPermalink

Obrigado Claudia

Luciana
LucianaPermalink

Danielle,
Se vc puder, me passa os dados da Vanessa Olivatti, por favor.
Obrigada,
Luciana

sueli
sueliPermalink

Oi Luciana,

Segue email da Vanessa: barilochetotal@hotmail.com

Boa Sorte

Luciana
LucianaPermalink

Obrigada!

Danielle
DaniellePermalink

Oi Luciana
A Vanessa ta na Rua Quaglia n° 443 apto 2
tel: 15624541
tel: 15712519

Luciana
LucianaPermalink

Danielle, obrigada!

sueli
sueliPermalink

Oi pessoal,

O Hotel Dazzler em BARI não estará atendendo no mês de agosto, assim, eles me transferiram para o Kenton ..... (ki sako!). Alguém conhece esse tal do Kenton ?

Abs

sueli
sueliPermalink

Ebaaaaa, a "COISA" AA, acabou de enviar minha reserva para o dia 23/8 VIA ESQUEL .... Ufaaaaaaaaaaa!!! Agora é torcer para que no dia em consiga embarcar.

Abs

Wanessa
WanessaPermalink

vc precisou trocar a reserva ou foi automatico? seu voo saia do Brasil direto p/ bariloche?

Wanessa
WanessaPermalink

Opa, desculpa... comentei antes de verificar: AA trocou a minha e do meu noivo automaticamente também!!grin

Adriana
AdrianaPermalink

Oi Sueli....
VC viaja pela AA guarulhos-Esquel!!??direto!??
abs

sueli
sueliPermalink

Não. Minha 1a. parada é Montevideo (19/8) e só dia 23/8 é que seguirei para BARI. Sendo, Montevideo / Bs. Aires / Esquel.

Abs

Adriana
AdrianaPermalink

Bóia!!!!
Por favor...vc sabe me dizer se a AA esta operando Guarulhos-Esquel direto !!???Pois meu vôo era GUAR-Bariloche direto e a coisa esta me dando a opção de um vôo GUarulhos-Aeroparque,e depois de 4 horas Aeroparque-Esquel...A volta é o mesmo esquema!!!
O pior é que estamos com cças pequenas...
Abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Você está com sorte! Tem gente que está com chegada ao Aeroparque prevista para depois do vôo a Esquel ter partido eekops:

luciene martins
luciene martinsPermalink

Adriana,

Estava na mesma situacao que vc, somos tres casais, com tres criancas de seis anos, entao estamos acompanhando estes pots, comentarios e chegamos a conclusao que e questao de sorte ou nao, assim como poderia ocorrer tudo lindamente, poderiamos passar por perrengues como tantos passaram, e decidimos que nao estavamos a fim de enfrentar isto, planejamos a viagem com antecedencia, carinho, organizamos e sonhamos com tudo, imagina que meu trecho seria vitoria(ES) sao paulo, sao paulo buenos aires, buenos aires esquel, depois mais quatro horas de onibus,,,,nao dei conta nao,,ha,ha,,,,a principiio meu voo era direto, buenos aires bariloche,mas depois de tanta confusao,,,vamos pedir a Deus saude para viajarmos ano que vem,,,,,estamos tristes sim, mas certos que neste momento foi o melhor para nossa familia,
boa sorte,
Luciene

Silvia
SilviaPermalink

Boa tarde,

Cheguei ontem de Bariloche pela AA e já relatei que foi tudo OK, o mesmo não posso dizer do hotel Aldea Andina.

Minha reserva era para o hotel acima citado mas ao chegar o bosque lindo e maravilhoso que aparecia no site nada mais era que um monte de cinzas, até aí sei lá, no fundo deu pena mas o cobertor sujo de sangue nada tinha a ver com as cinzas, assim como os móveis super antigos e o banheiro pedindo: "socorro me reforme!!!", dava nojo da banheira e de todo o resto.

Imediatamente fui ao centro e fiz reserva no Cristal, banheira com hidro, quartos reformados, roupas de cama muito limpas e macias, café da manhã de primeira, ótima localização (Mitre), enfim excelente!!! A mudança fez nossa viagem ser outra, muito melhor.

Voltei ao Aldea das Cinzas e disse que iria cambiar, assim o preço da diária foi lá em cima pq sai do pacote de 7 dias, até aí tudo bem. Detalhe, na chegada me cobraram 60 dólares a título de adiantamento mas na hora de fechar a conta a moça, que aliás era a mesma que fritava os ovos e servia o café, enfim, amadorismo total, ignorou os 60 doláres, meu marido lembrou e ela "ah...tá", e fez novamente a conta, o resultado, adivinha, o mesmo e de novo meu marido, tira os 60 dolares... a situação se repete por 3 vezes até que a moça viu que não colava.
O pior estava por vir, agora vejo que recebi um e-mail da BOOKING dizendo que o hotel informou que NÃO COMPARECI na data marcada e portanto cobraram a multa por não ter comparecido e tampouco cancelado. Liguei na Booking e disseram que a cobrança é indevida, uma vez que compareci e principalmente porque JÁ deixei paga a diária.
Outra coisa, a vista para o lago. Maravilha, minha casa tem vista para o polo sul, só não dá para ver pq tem umas coisinhas pelo caminho, pois é, a vista é para o lago, vc só não consegue ver pq tem umas construções na frente, quem sabe se vc levitar consiga...

Em pensar que todo o resto foi tão bem, até a AA, mas deixa, mesmo assim valeu a pena.

Guilherme
GuilhermePermalink

Boas notícias por aí hein:

POSSÍVEL REABERTURA DO PASO CARDENAL SAMORE AMANHÃ
http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=23027

ATIVIDADE ERUPTIVA DO VULCÃO PUYEHUE CONTINUA A SE ESTABILIZAR
http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=23005

AUTORIDADES ARGENTINAS REUNIRAM-SE NOVAMENTE PARA TRATAR DA SITUAÇÃO DO AEROPORTO DE BARILOCHE
http://www.anbariloche.com.ar/noticia.php?nota=23012

Vamos aguardar...
Abs a todos!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Guilherme! Infelizmente não reabriu não.

Tito
TitoPermalink

Alguem poderia me dar alguma informação sobre o hotel panamericano em Barriloche. Obrigado

valeria
valeriaPermalink

Tito
Não fiquei neste hotel fiquei no Edelweiss que fica na mesma rua, mas fuino hotel porque conheci um pessoal que estava lá. Eles disseram que as acomodações e os serviços são muito bons. O Hotel é grande, marca 5 estrelas fica em frente ao Cassino e tem vários retaurantes próximos e também fica muito proximo a Rua Mitre( que é onde ficam todas as lojas e chololaterias). Espero ter ajudado

Maria Carolina
Maria CarolinaPermalink

Oi, Valeria!
Temos reserva para o hotel Edelweiss para esse próximo findi(!!!). POderias nos dar informações sobre as instalações e serviços para aliviar um pouquinho da ansiedade??!!! Obrigada!

valeria
valeriaPermalink

Maria Carolina
O hotel é muito bom, tanto de acomdação, localização(bem no centro) e serviços. Na mesma rua do hotel tem vários retaurantes, lojas de rupoas de locação de roupas e equipamentos, agencias para passeios, e ainda, ir na Rua principal a Mitre, tudo a pé, ainda que os Remises sejam bem baratos.
Espero ter ajudado, BOA VIAGEM. Aproveitem a NEVE!!!!
abço

Adriana
AdrianaPermalink

Luciene,Que pena mesmo!!!Nós planejamos tudo com tanto carinho...
Já me aborreci tanto com esses perrengues que também ja até perdi um pouco a vontade de ir...sinto pelas cças que estão ansiosas para conhecer a NEVE!!!Eu e meu esposo ja fomos para Bari a mtos anos atras...queriamos mostrar a beleza daquele lugar a eles...mas ta dificil!!Tenho que decidir até sexta agora...pois senão pagarei multas....Que DEUS te abençõe e ano que vem vcs possam ir!!!!Grande abç!!!

vinicius sousa
vinicius sousaPermalink

Boia, gostaria de sua opiniao!!

estou com passagens da aa para 19/08 GUAR-Bariloche com escala no aeroparque, porem o retorno dia 26/08 ja esta esquel-aeroparque-guarulhos, de acordo com o site da aa!!! ja que nao consigo contato na loja de sp e no 0800 devo esperar pela remarcação da ida automatico pois nao da pra ficar o dia inteiro no telefone esperando ser atendido!!!

HAA, outra questao, voce sabe como conseguir horarios de onibus de bari para san martim????

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vinicius! Confira o status da sua reserva pelo site.

Para horários de Bariloche a San Martín, consulte a http://www.viabariloche.com.ar .

Josiane
JosianePermalink

Não há vôos diretos para Esquel?? Nenhuma empresa???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Josiane! Não, não há vôos diretos do Brasil a Esquel. O texto está atualizado.

A Lan e a Aerolíneas voam de Buenos Aires a Esquel, e de lá a província de Río Negro leva os passageiros de ônibus a Bariloche.

A Andes, que faz vôos fretados para a CVC, chegou a operar direto a Esquel, mas hoje desce direto em Bariloche, o que é mais prático e cômodo.

josiane
josianePermalink

Obrigada pela informação!

Claudia
ClaudiaPermalink

Josiane,

Meu voo era AA SP direto a Bariloche 28/07. Ele foi trocado automaticamente para SP - Buenos aires e depois para Esquel. O intervalo entre voos era de 4 horas, e foi bem apertado de tempo. E olha que o voo de SP saiu no horário. A Aerolineas no Aeroparque tem fila unica de checkin, não é por voos, e isso faz com que permanecemos mais de hora na fila para despachar as bagagens.

Silvia
SilviaPermalink

Vinicius,

Tem razão, o 0800 não dá, para me sentir mais segura fui direto na Alameda Santos esquina com Bela Cintra, no dia da viagem também vale, e muito, ligar no check-in de Guarulhos - 2445-2414 - e se informar sobre o seu voo, o meu, por exemplo, estava cancelado, então pude optar pelo voo das 20 horas (saiu com 30 passageiros a bordo), o cancelado era o das 23 horas.

Boa viagem!!

Silvia
SilviaPermalink

Aproveitando a ocasião quero aqui agradecer imensamente a Bóia e a todos pois graças a vários depoimentos pude pesar os prós e contras e assim optar por apostar e insistir nesta viagem tão planejada, incluindo 3 adultos e 4 crianças maiores de 8.
Agora meu marido, cujo voto era pela desistência, me agradece e reconhece que graças a minha insistência pudemos passar uma semana mágica num lugar único.

Tanto aos persistentes quanto aos mais cautelosos desejo muito boa sorte!!!

Claudia Renata
Claudia RenataPermalink

Já estou em Buenos Aires... a volta por esquel e cansativa, mas correu tudobem, tivemos 20 minutos de atraso para sair e as malas demoraram no aeroparque, mas eu e meu marido já planejamos voltar a Bariloche... adoramos!

agradeço a todas as informações obtidas aqui smile

Fiquei no hotel La Cascada, fica na Bustillo km 6. As cinzas prejudicaram a paisagem, o hotel estava bem vazio, mas o atendimento foi ótimo.

A única ressalva fica pra confeitaria giratoria e o cerro otto. esquibunda fechado e atendimento lento e comida média....

Heloise
HeloisePermalink

Boa tarde,

Em função da "COISA", tive que tirar Calafate do nosso roteiro, que seria Bariloche-Calafate-Buenos Aires a partir do dia 14/08. A ida à Bariloche está ok, via LAN, porém não temos alternativa para ir à Calafate, que seria direto de Bariloche via AA. Como a única alternativa é encarar 30 horas de ônibus e correr o risco de não conseguir voltar até Buenos Aires, vou tirar Calafate do roteiro desta vez sad
Dia 19 sairíamos para Calafate (ficando assim 4 dias inteiros em Bariloche e dois de deslocamentos. Estou pensando em neste dia (19) pegar o Cruce Andino e voltar pelo Chile,chegando dia 23 em Buenos Aires conforme a data planejada anteriormente (assim não precisaria mexer nas reservas de hotéis em BuA).
Então as perguntas:

1)Vale a pena ficar uns dias em Santiago (dois ou tres), ou melhor ficar em Puerto Mont (ou outra cidade proximo)? Tem passeios legais por essa região?

2) Vocês recomendariam ao invés disso ficar mais dias em Bariloche? Tem passeios legais nessa época (agosto) que valha ficar uns 6 dias inteiros em Bariloche ou melhor a opção de Puerto Mont mesmo?

Alguma outra sugestão??

Li os posts de San Martin, Cruce Andino, Santiago, Bariloche.... to até zonza de tanta informação!!

Parabéns pelo site, é muito bom!

Claudia Renata
Claudia RenataPermalink

SUGESTÃO: fica 1 dia a mais em bariloche, volta com o cruce (em 1 dia!!) e ve se tem voo da lan por puerto montt pra buenos aires, ou vai pra santiago.. Ou fica só em Bariloche e vai pra B AIRES pela Lan.
Fiz o caminho inverso semana passada, hj estou em b aires., dormi em puerto varas. vim de santiago. no dia q chegamos, fizemos um tour por puerto montt, almoçamos em frutillar e fomos pra p varas dando a volta pelo lago. dormimos em p varas e fizemos o cruce.
o cruce tem paisagens lindas, mas faze-lo em dois dias me deprimiu... fiquei uma tarde e uma noite em peulla (tem passeios a partir de 19mil pesos chilenos, mas estava chovendo, dai fiquei dormindo no hotel de lá) e outra tarde num restaurante esperando o barco q so saiu as 16:30 pra Bariloche.

Ingrid
IngridPermalink

Oi, Claudia!Vou em Setembro para Puerto Varas e Bariloche.Vou ficar também no La Cascada em Bari e queria informações da sua experiência no hotel,como vc fazia para se deslocar para o centro e se os quartos são bons. c

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Heloise!

O melhor da região de Puerto Varas você já vai ver na travessia do Cruce; tente fazer em um dia só, como a Claudia disse.

A melhor estação para Puerto Montt e região é o verão. Durma duas noites (a da chegada e a seguinte). Faça o programa "almoço em Puerto Montt, sobremesa em Frutillar".

Não há vôos de Puerto Montt a Buenos Aires.

Aproveite Santiago, que é uma cidade cosmopolita, antes de voar a Buenos Aires.

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Bóia, que programa é esse “almoço em Puerto Montt, sobremesa em Frutillar”? É algum passeio feito por agência? Qual ou quais fazem?
O que tem para fazer em Puerto Varas? Chego lá no dia 18 e devo ficar ou até o dia 20 ou até o dia 21, vai depender da reabertura do Paso Cardenal Samoré.
A propósito, como anda a liberação do Paso?
Ainda não decidi se fecho logo o Cruce Andino em um dia ou se aguardo mais um pouco a reabertura do Paso.
Isso está me matando...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mendonça!

Como a Heloisa disse que já tinha lido os posts, é sobre este post aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/almoco-em-puerto-montt-sobremesa-em-frutillar/

Os sites da região mencionam que o Paso será reaberto HOJE para trânsito leve diariamente entre 9 e 16 horas. Fala-se em "colectivos de turistas". Não sabemos o que isso significa... (se são vans ou se ônibus estão incluídos). Saberemos em breve.

Renata
RenataPermalink

Boa noite
Alguem sabe qual é o local de chegada do onibus que esta fazendo o trajeto esquel-bariloche?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! Conforme a Heloísa disse, é no aeroporto de Bariloche.

Heloise
HeloisePermalink

Oi Claudia!
Obrigada pela sugestão! Decidimos ficar em Bariloche mais uma noite (ou duas) e voltar a Buenos Aires pela LAN... se formos pelo Chile, vai sair bem mais caro, além de ter que cancelar as reservas de Buenos Aires... é muita confusão para muito em cima da hora... mas aceito dicas para passeios em Bari!
Será que eu consigo o cruce de Bari para Puerto mont apenas em um dia nessa época?

Heloise
HeloisePermalink

Renata, que eu saiba é no Aeroporto de Bariloche

Gisele Santos
Gisele SantosPermalink

Fui para Bariloche no dia 30-07-2011 e retornei em 06-07-2011, pela CVC, voando Andes (era pela Tam, mas a CVC trocou as passagens numa boa).

Passei a semana anterior toda de olho neste site que me ajudou muito.

Portanto deixo minha contribuição:
Em relação à viagem, foi ótima.. no próximo ano vou outra vez.

O Vôo de ida atrasou 45 min e pousou em Bari.. o de volta atrasou 1 hora e saiu de Bariloche... melhor impossível.

O tempo também contribuiu, tres dias de sol, dois de neve (um deles neve intensa) e um dia nublado.

Todos os passeios foram ótimos e o normais variam entre U$ 100,00 e 140,00.

A Caverna.. La Cueva varia entre U$ 250,00 e 300,00.

A alimentação é muito em conta.

A única parte ruim é que a maioria dos estabelecimentos (lojas e restaurantes e bares) não aceita cartões de débito ... não estão preparadas... mas se levar pesos, reais ou dólar ...os pagamentos são aceitos sem problemas nas tres moedas.... peso é melhor trocar lá .... sacar nos caixas 24hs também é tranquilo.

Ainda tem bastante cinza, porém não chega a esconder a beleza da cidade e definitivamente não estraga os passeios (com exceção é claro daqueles pontos mais atingidos).

Assim, não deixem de ir.

Lali
LaliPermalink

Quais as tarifas p/ esquiar no Cerro Bayo? E o aluguel de equipamentos? E no cerro Catedral?

patricia de paula ferreira

Ricardo estou aqui denovo não consegui ainda resolver minha situação com a DECOLAR e a AA meu voo seria no dia 078 mas depois de umas 50 tentativas de ligação e email disseram que o voo estava cancelado no dia 068 + ou - 12:00 e hj dia 108 ainda não consegui remarcar meu voo oque devo fazer. será que se eu for direto no balcão da AA mesmo comprando pela decolar eu consigo remarcar. me ajude por favor

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Se o seu vôo foi cancelado há quatro dias e não remarcaram um novo, veja como será o seu ressarcimento.

Pelo que estamos vendo de outros depoimentos a Aerolíneas se exime de responsabilidades das transações feitas via Decolar. É com a Decolar que você precisa se entender (ou processar).

Se você ainda tem tempo de ir a Bariloche, é melhor reservar com a Lan.

adriana
adrianaPermalink

Ola Bóia!!!!
Vcs tem alguma informação sobre o Hotel nevada!??
Ha uns 10 anos atras fiquei com meu esposo nele,porem não tinhamos as cças...É bem localizado...mas nâo sei como esta agora...se alguem souber me informar ...agradeço...
Abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Três leitores já comentaram sobre este hotel:

https://www.viajenaviagem.com/2011/04/hoteis-em-bariloche-e-regiao-os-relatos-dos-leitores/

Luiza W
Luiza WPermalink

Que triste gente!!!
Cancelei o meu voo via AA para Bariloche, cancelei tudo, inclusive o trecho São Paulo X Buenos Aires. Agora vou pela TAM, Floripa X Buenos Aires. Agora vem os relatos do pessoal que está chegando diretinho em Bariloche. Até dá um arrependimento.

Os outros dias vou passar em Montevideu, atravessar de balsa e aproveitar uns dois dias na cidade. Será que é suficiente? O que tem de legal lá? Ficar em Colonia tbm vale?

Agora tenho que receber todos os reembolsos. AA, hotel em Bariloche pela Decolar, TAM (trecho Floripa x São Paulo). Que estresse!!!

Mas férias, são férias. Dia 22 estou em Buenos... Se Deus quiser. Bariloche ano que vem.

patricia de paula ferreira

Ricardo será que não adianta eu ir até o escritório da AA tentar resolver meu caso, tenho disponibilidade para viajem mas ele demoram até 120 dias para devolver o dinheiro por isso gostaria de ir com essa passagem que até ja paguei

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! No escritório é mais provável do que no guichê do aeroporto.

patricia de paula ferreira

O endereço do escritório é perto da av paulista?

Vicente Barbosa de Medeiros Filho

Fui de ônibus para Bariloche de Buenos Aires, no dia 03/08 e retornei de avião pela LAN, de Esquel, no dia 07/08. Apenas a Andes está pousando no aeroporto de Bariloche. Não entendo como, se nem a LAN nem a Airlines estão. Fui de Bariloche para Esquel em 4 horas de um ônibus desconfortável e frio. Valeu apenas pela paisagem até Esquel, que é mais frio que Bariloche. Preferiria pegar 20 horas de leito de Bariloche até Buenos Aires. Sairia mais barato e menos confuso, pois a LAN está funcionando em Esquel no improviso. Bariloche continua o mesmo espetáculo de sempre, apesar de vestígios de cinzas nas ruas e nos telhados da cidade. A gente vê no semblante dos nativos, principalmente no comércio e hotéis, a tristeza pela estação tão pobre de turistas, o que é uma pena. Se você não tem preguiça, vale a pena o esforço que for para chegar em Bariloche. A TAM/LAN cancelou e estornou as passagens aéreas para Bariloche no meu cartão de crédito, mas cobrou mais de R$ 100,00 por emissão de 5 passagens. É claro que já abri um processo na Ouvidoria e, se não receber tudo de volta, entro na justiça, pois o cancelamento partiu da empresa e não de mim. Boa viagem a quem aceitar o desafio. Vale muito a pena.

Bernardo
BernardoPermalink

Estou indo para Bari com mais 3 pessoas no dia 26/09 e a decolar.com ja remarcou todas as passagens via Esquel (AA). espero que tudo corra dentro do previsto. Boa sorte a todos.

patricia de paula ferreira

Olá Bernardo, a decolar demorou quanto tempo para remarcar para vc? pq pra mim já esta demorando 15 dias e ainda não tive resposta

Bernardo
BernardoPermalink

Patricia,

A minha viagem é no dia 26/08 e foi remarcada ontem dia 09/08/2011.

Entre no site da AA e verifique se eles ja fizeram a alteração.

Heloise
HeloisePermalink

Pessoal, a Aerolineas está passando informações desencontradas.

Como desisti de El Calafate devido ao cancelamento do aéreo pela Aerolineas (Bariloche-Calafate), liguei na agência aqui de Fpolis na segunda e me passaram que o pedido de reembolso era somente pelo 0800 ou SP. Liguei segunda o dia todo, terça o dia todo e ontem quando consegui ser atendida, uma mulher extremamente estúpida disse que eu não poderia pedir o reembolso do retorno sem multa, pois este trecho não estava cancelado (a volta dos que não foram!!) e que ia me transferir para o setor de reservas!!!! Mais 2 horas de espera e nada!!!!! fiquei louca!
Hoje pela manhã tentei ligar para o Rio, Porto Alegre, SP, 0800 e nada... daí resolvi ligar novamente para a agência de Fpolis e um moço muito simpático atendeu (Luiz). Ele colocou o retorno como cancelado e me orientou de que forma pedir o reembolso.

Resumo: para quem quer cancelar a viagem, se tiver o código da reserva, pode fazer pelo site mesmo, na primeira página, bem embaixo no canto esquerdo em "Atalhos" (bem escondidinho!). No 0800 é simplesmente impossível!!! Perdi dois preciosos dias da minha vida tentando! (imagina se eu não estivesse de férias...)

Agora vamos ver se vai funcionar!!

Boa sorte a todos e obrigada por compartilhar suas experiências!!!

Márcia Abreu
Márcia AbreuPermalink

Iríamos em 16/06 para B.A. e em 19/06 para Bari, eu e meu marido,más tive a viagem cancelada,,fico lendo os relatos com grande tristeza,é meu sonho conhecer Bari e seria minha primeira viagem internacional,,,nada deu certo,,,espero que todos aqueles que tenham viagem marcada aproveitem muito,se tudo já estivesse resolvido tentaria ir ainda este mês,,,alías comprei pacote através da Decolar.com, e tive o ressarcimento total,aéreo da AA em 30 dias e os hotéis em 45 dias,deixo registrado ´pois vejo que tem pessoas preocupadas com o cancelamento.
Abraços e boa sorte a todos

Alexandre
AlexandrePermalink

Alguém saberia me informar onde é a parada em Bariloche do onibus de Esquel - Bariloche da Aerolineas?

Abraços

Luiza W
Luiza WPermalink

Alexandre,

É no aeroporto de Bariloche...

Thiago
ThiagoPermalink

Pessoal, alguém pode me ajudar?

Estava com meu vôo BAs - Bariloche marcado para dia 31/08 às 18:30hrs, mas fui realocado para um vôo por Esquel às 13:10.
No entanto meu vôo Porto Alegre - BAs (31/08) está marcado para às 14:00hrs.
Estou pensando em pedir para me realocarem para o vôo BAs - Esquel do dia 01/09, e dormir uma noite em BAs.
Aguém esta na mesma?

Obrigado.

patricia de paula ferreira

Ricardo consegui remarcar minha viajem smile nem acreditei a hora que a moça da AA me atendeu e resolveu minha situação, embarco no dia 23/08 , mas a decolar nem se pronunciou ainda e deixou uma péssima imagem nunca + compro pela decolar obrigada por todas informações

sueli
sueliPermalink

Oi Paula, que bom que conseguiu. Tb seguirei para BARI no dia 28, no voo saindo de Aeroparque as 11:55 para Esquel.

Quem sabe terminaremos nos encontrando no busão de Esquel a Bari ..kkk

Abs

Guilherme
GuilhermePermalink

Olá Bóia!
Sabe me dizer a voltagem e o tipo de tomada nos hotéis de Bariloche?
Ouvi dizer que as tomadas são diferentes do padrão brasileiro..

Ana Luisa
Ana LuisaPermalink

São tomadas de 3 pinos Guilherme.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Guilherme! Pode ser que você encontre hotéis com tomadas de 3 pinos feito essas que temos em casa para computador.

Mas o mais provável é que encontre esta outra tomada:
http://br.baires-rentals.com/info/electricidad_br.php

Ela aceita tomadas brasileiras de dois pinos redondos, mas não aceita de dois pinos chatos, nem de três pinos de computador, nem a nova de três pinos.

O melhor é encomendar um ou mais adaptadores universais de tomada em lojas online.

Lali
LaliPermalink

Eu gostaria de ter uma noção do custo de se esquiar por dia, adulto e criança. Queria o total, com aula e sem aula, incluindo equipamentos. Seria muito útil se eu tivesse tbém o custo do Cerro Bayo, já com os equipamentos. Não me adiantou ter os links dos sites dos cerros, pq lá eu não encontrei o que preciso. TEm várias tabelas, mas eu não entendo o que significa cada coisa, principalmente o que são os equipamentos que preciso alugar... Quem já tiver ido lá nesta temporada e puder me passar isso, eu agradeceria.

sueli
sueliPermalink

Lali,

Vou te passar o pouco do que sei:

-Cerro Otto (onde tem a Confeitaria) ... vc subirá de teleférico
- Cerro Campanário (faz parte do circuito chico) ... vc subirá de teleférico
- Cerro Catedral - vc usará dois transportes bondinho (cable carril = 115 $ aproximadamente + teleférico = 70 $ aproximadamente)

VER ABAIXO

VALORES A SABER EM PESOS :
ADULTO MENOR
TAXA DO PARQUE NACIONAL NAHUEL HUAPI 50 0 (ILHA VICTORIA, PUERTO BLEST E CERRO TRONADOR)
TAXA PORTUÁRIA 11 7 (ILHA VICTORIA E PUERTO BLEST)
TELEFERICO CERRO CAMPANARIO 40 30
CABLE CARRIL (CATEDRAL) (17/06 A 08/07) 115 70
CABLE CARRIL (CATEDRAL) (09/07 A 30/07) 135 95
CABLE CARRIL (CATEDRAL) (31/08 A 30/09) 115 70
TELECABINA AMANCAY CATEDRAL (17/06 A 08/07) 95 60
TELECABINA AMANCAY (CATEDRAL) (09/07 A 30/07) 115 75
TELECABINA AMANCAY (CATEDRAL) (31/07 A 30/09) 95 60
TELEFERICO 3 TRAMOS (CATEDRAL) (17/06 A 08/07) 70 50
TELEFERICO 3 TRAMOS (CATEDRAL) (09/07 A 30/07) 70 50
TELEFERICO 3 TRAMOS (CATEDRAL) (31/08 A 30/09) 70 50
TELEFERICO CERRO BAYO 19/06 A 02/07 100 85
TEFEFERICO CERRO BAYO 03/07 A 08/07 110 100
TEFEFERICO CERRO BAYO 09/07 A 30/07 130 120
TELEFERICO CERRO BAYO 31/07 A 03/09 110 100
TELEFERICO CERRO BAYO 04/09 ATE FECHAR 100 85
SKI NA BASE DO CERRO CATEDRAL NAO INCLUI TRF ATÉ O CERRO CATEDRAL NEM PASE DIARIO!!!
CLASE COLETIVA (12 pessoas) + bastoes, esquis, botas + 2 horas de instrucoes: US$ 58 X PESSOA
CLASE SEMI EXCLUSIVA (4 a 6 pessoas) + bastoes, esquis, botas + 2 horas de instrucoes: US$ 67 x PESSOA
CLASE EXCLUSIVA (3 pessoas) + bastoes, esquis, botas + 2 horas de instrucoes: US$ 82 X PESSOA
CLASE EXCLUSIVA (2 pessoas) + bastoes, esquis, botas + 2 horas de instrucoes: US$ 100 X PESSOA
CLASE EXCLUSIVA (1 pessoa) + bastoes, esquis, botas + 2 horas de instrucoes: US$ 145 X PESSOA

Adriana
AdrianaPermalink

Oi Pessoal...
Estou pensando em cancelar tudo em Bariloche e ver para ir para Santiago e fazer Vale nevado com as cças...O q vcs acham da idéia!!??Por favor ..me ajudem!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Você evitaria muitos perrengues. Mas note que, enquanto Bariloche é uma vila alpina com várias atividades mesmo para quem não esquia, Valle Nevado é uma estação de esqui própria apenas para esquiar. Pense num resort em que, no lugar da praia, há pistas de esqui.

Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/santiago-com-neve-um-dia-entre-valle-nevado-e-farellones/

adriana
adrianaPermalink

Muito grata pela dica...tenho até dia 18 para cancelar Bariloche...vou pensar melhor...acho que vou acabar mesmo enfrentando os perrengues!!!!Acho que valera a pena!!!
Abs...continuarei acompanhando os comentarios dos corajosos aventureiros de Bariloche2011!!!!

Lali
LaliPermalink

Eu pensei nisso, mas voltei a atrás, pq achei bem diferente a proposta. A não ser que vc fiquei hospedada nas estações, fica muito cansativo subir e descer todos os dias e só tem interesse p/ eles, a meu ver, nas estações. Santiago não tem muitas atrações p/ criança. Para ficar hospedada lá em cima, achei caro, e muitos hotéis não tinham mais disponibilidade, visto que são pouquíssimas opções, se comparado a Bariloche. Mas em setembro, é baixa temporada e ainda tem bastante neve e tinha disponibilidade nos hotéis.

adriana
adrianaPermalink

Lali
Me falaram que é fechado em Setembro o Vale Nevado!!???
Sera!??Valeu a dica...acho que vou decidir esperar e ver as cenas do próximo capitulo!!!!
Grata pela dica!!!
Abs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! A temporada em Valle Nevado vai até o iniciozinho de outubro.

Áureo
ÁureoPermalink

Pessoal, tenho acompanhado os comentários a cerca de 2 semanas e a princípio estava bastante desanimado pra viajar à Bariloche, devido aos enrolos da AA, mas nos ultimos dias tenho visto que as coisas estão se acertando, inclusive a AA já mudou automaticamente meu vôo pra Esquel e hj estou bastante animado e certo, bom, quase certo, rsrs que vai ser maravilhoso esta viagem. Estarei chegando dia 31/08 em Bariloche se Deus quiser, estou saindo do Rio. Inclusive estou dando um de controlador de vôo e tenho acompanhando diariamente as partidas e chegadas do aeroporto de Esquel e os atrasos tem sido toleráveis. Boa sorte a todos nós..

Pablo
PabloPermalink

Tento ver o status do meu vôo pelo site da Aerolíneas e, após digitar o código da reserva, aparece a mensagem "En el campo de reserva sólo puede ingressar letras".

Aconteceu isso com mais alguém? Como faço para saber o status do vôo, então, se o código de reservas é composto por letras e números?

Nelson
NelsonPermalink

Pablo,
Eu tb tive esse problema, Como recebi a confirmação da Saubmarino e lá tb tinha letras e numeros, fiquei procurando em todos os codigos q tinham no eticket da submarino os que tinham apenas letras, tentei e funcionou, procura ai os codigos q tiver so letra. São 6 caracteres.

Áureo
ÁureoPermalink

Pablo, vc tem que ir na opção "Minha Viagem" e colocar o sobrenome e o código, que é composto apenas por letras.

Nelson
NelsonPermalink

Pessoal, como informei anteriormente, a AA alterou meu voo cancelado 20/08 Bue-Bari para Bue-Esquel. Porem tenho algumas duvidas:

Meu voo era: Chegava em Bue as 9:55 e saia para Bari 12:55, agora o voo sai as 11:55 para Esquel. Supondo que nenhum voo vai atrasar, 2h da tempo de desembarcar, passar na imigração, retirar as malas (não sei se precisa???), e fazer o check-in a tempo de embarcar??????
Como seria uma conexão, tenho que retirar a mala e despachar novamente???

VAleuuu

Lali
LaliPermalink

Olá Nelson, eu estava na mesma situaçao que vc, só que vou 12/08. Inclusive questionei isso na Aerolíneas, e eles dissseram que isso era problema deles, garantir que eu pegaria a conexão. Porém, agora, há 2 dias da viagem, recebi um e-mail com a modificaçao do vôo para 13h10, ou seja 1h10 depois do primeiro. O curioso é que meu filho pequeno foi mantido no vôo anterior...rs. A agencia entrou em contato e eles corrigiram. Penso que poderá ocorrer o mesmo com vc, na semana que vem. De todo modo, como eles mesmos disseram, isso nao é problema seu, e sim deles.

Nelson
NelsonPermalink

Valeu Lali, vou aguardar então...