Bate-volta: de Milão a Bellagio, no Lago de Como (dica da Lilian)

Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Bellagio, Lago de Como

No post de dicas sobre Milão, a Lilian deixou um passo a passo explicadíssimo para quem queira fazer um bate-volta de trem ao Lago de Como (e lá chegando atravessar o barco a Bellagio). Ideologicamente eu prefiro uma viagem mais slow, com direito a explorar toda a região (como sugere o André Lot). Mas o bate-volta é factível. Vai pela Lilian:

Estando em Milão, você não pode deixar de conhecer Lago di Como: é lindíssimo, um passeio imperdível!!!!

Vá até a estação Milano Centrale, dirija-se à máquina automática de venda de bilhetes, selecione o idioma [não tem português, mas dá para entender bem o espanhol]. Não digite “Lago” como destino e sim “Como”: aparecem então 4 opções. Clique em “Como S.Giovanini”, aparecem então horários de saída e chegada do trem e preços de 1ª e 2ª classe. Depois aparece a opção adulto e um quadrado com [-] e outro com [+] para você marcar o nº de adultos. Aparece então a opção de pagamento; depois de pagos, os bilhetes são impressos.

Geralmente perto dessas maquinas há uma tabela com o número do trem, o horário que ele parte e a plataforma. No seu bilhete tem o número do trem. Procure sempre pelo número, pois o destino do seu trem pode ser uma outra cidade e o Lago di Como ser uma das paradas. Chegando lá (é legal comprar os bilhetes de volta), é só descer as escadas e seguir em frente. Pergunte como chegar ao lago, fica muito perto. É deslumbrante!

Compre o ingresso de barco para fazer o passeio pelo lago até Bellagio. Desça nesse povoado e passeie bastante. Tome o barco de volta a Como a tempo de tomar um sorvete ou sentar num café.

Grazie, Lilian!

Adendo: existe outra maneira de ir a Como. A Trenord leva da estação Cadorna, no centro de Milão, à estação Como Nord Lago em uma hora. A estação Como Nord Lago fica a 200 metros da doca dos barcos que vão a Bellagio.

Leia também:

#Linkodromo | Blogs e dicas sobre Milão

14 dias na Itália: idéias para seu roteiro

Leia também:

Todas de Milão no Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

165 comentários

Fabio NG
Fabio NGPermalinkResponder

Quem quer ter mais tempo em Como pode optar por um trajeto mais curto pelo lago –– mas também muito bonito! -- e ir somente até Cernobbio. Já vale bem o passeio... wink

Malu
MaluPermalinkResponder

Tem razão,Fabio. Em Cernobbio vc pode visitar o Hotel Villa
D´Este que é um espetáculo. Os jardins que Napoleão mandou construir para sua Josephina são deslumbrantes. Pode-se voltar para Como por barco e também navegar pelo lago.Bem no centro de Cernobbio tem uma parada para comprar o ticket. Veja os horários aqui: http://www.navigazionelaghi.it/italia/navicomo/indicecomo.htm
Mais sobre Como aqui:
http://interata.squarespace.com/jornal-de-viagem/2006/11/29/lago-de-como-a-40-minutos-de-milo.html

Clarice
ClaricePermalinkResponder

Queria dicas mastigadinhas assim de Berlim mrgreen

LILIAN AZEVEDO DE MORAES

As dicas e sugestões do "Viaje na Viagem" e os comentários dos leitores têm me ajudado muito na organização das minhas viagens.
Que bom que uma resposta minha pode ser aproveitada para ajudar outros viajantes.
Clarice,esse blog tem post sobre Berlim e tem um outro blog que já foi indicado pelo Ricardo Freire chamado Alemanha!Por que não ? que é de uma brasileira que mora na Alemanha e tem muita coisa interessante.

Clarice
ClaricePermalinkResponder

Sim, sim, os da VNV já foram lidos e lidos novamente... Já li outros também, mas sempre sobram dúvidas. wink

Evelyn
EvelynPermalinkResponder

Olá!

Gostaria de saber quanto tempo mais ou menos dura o trajeto de barco de Como a Belaggio.

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Evelyn! Existe um serviço lento e o rápido. No lento (poucos horários) o barco leva 2h20. No rápido, 45 minutos (vários horários).

Veja os horários aqui:
http://www.comoeilsuolago.it

Gustavo Bonelli

Estarei numa estacao de esqui na Suiça chamada Unterwasser, perto de Zurique, no final do ano (de 24/12 a 01/01). La será minha base pois terei hospedagem de graca e pensei em fazer alguns bate-e-volta e um deles seria ao lago de Como (Como + Bellagio). Como estarei em um grupo e com carro alugado a principio nao usaria trem.

Perguntas: (1) Segundo o GoogleMaps, dá pouco menos de 3 horas de carro (fiquei sem noçao de quanto tempo seria essa ida desde Milao). Será que vale a pena dirigir pra passar o dia? (2) Será que vale a pena sendo inverno?

Aguardo os pitacos. Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gustavo! Em princípio, bate-volta que envolva 3 horas de deslocamento em cada sentido é furada. Na neve e pegando trechos sinuosos é uma receita de perrengue.

Muito mais perto de você há lindos passeios lacustres a fazer nos lagos de Zurique e Lucerna. A diferença do lago de Como para estes é que, no verão, a temperatura na Itália e no Ticino suíço é mais agradável. No inverno isso não fará diferença climática.

Gustavo Bonelli

Muito obrigado pela resposta! Vai ajudar muito nos nossos planos.

Abs

everton
evertonPermalinkResponder

Esse é o passeio que se vai na casa aonde foram filmadas cenas do star wars? Se sim, qual o valor do passeio? abraço

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Everton! O Lago de Como é uma região de veraneio na Itália, perto da fronteira com a Suíça. Há pequenas ilhas, cidadezinhas charmosas, mansões.

Uma dessas mansões foi usada como cenário de Star Wars. Chama-se Villa del Babianello e está a um táxi aquático da vila de Lenno.

A villa é aberta à visitação apenas até 14 de novembro. O site não diz quando volta a ser aberta na primavera, mas não deve ser antes de abril. Abre das 10h às 18h às terças, quintas, sextas, sábados e domingos. Fecha às segundas e quartas.

O site oficial não traz o preço do ingresso.
http://www.fondoambiente.it/beni/villa-del-balbianello.asp#

Renata
RenataPermalinkResponder

Ola!!
Estou pensando em passar 1 semana em Milao e conhecer Bergamo e o Lago Di Como. Vale a pena mesmo no inverno?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! A região dos lagos é mais interessante no verão. Agora no inverno pense em escapar a Turim e a Parma (faça turismo gastronômico nas fábricas de presunto e parmesão). Florença requereria pelo menos dois dias inteiros.

Renata
RenataPermalinkResponder

Ah!! Tem alguma outra dica da regiao?

Renata
RenataPermalinkResponder

Adorei as dicas!! Obrigada!!

Diana
DianaPermalinkResponder

Olá, estarei em Milão no final de junho e pretendo fazer um bate volta para visitar o Lago di Como. O que é mais recomendado? Fazer o passeio de carro ou barco para conhecer as cidadezinhas ao redor do lago?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Diana! Procure fazer um passeio de barco, é para isso que os lagos servem grin

Carlos Henrique Loyo

Olá Lilian, Riq, Bóia(s) e Trips.

Agora em janeiro estive em Milão, segui a dica da Lilian publicada aqui, e fiz com minha esposa o bate e volta em Como para visitar o lago e queria deixar minha experiência.

Ao comprar a passagem na estação central, a máquina oferecia duas linhas para Como S.Giovani uma com uma baldeação e a outra com duas baldeações. Escolhemos a opção com apenas uma, compramos e pegamos os bilhetes. Fomos para a região das plataformas de embarque e lá chegando notamos que em nossos bilhetes não tinha sido impresso o número do trem nem o horário que escolhemos, tinha apenas que era uma passagem de Milão Central para Como S. Giovani. Como era a primeira vez que acontecia isso conosco e também um pouco desconfiado pelo preço (as duas passagens de ida e volta custaram algo em torno de 18 euros) pensei que tivesse feito algo errado. Então fomos para o escritório da Trenitalia para nos certificar que tínhamos mesmo comprado tudo certo e para saber como identificaríamos nosso trem já que não nos preocupamos de anotar os números pensando que seriam impressos no bilhete. Ao chegar no guichê já havíamos perdido o primeiro trem uma senhora nos disse que estava tudo certo e nos indicou o número da plataforma do próximo trem, que era exatamente o de duas baldeações mas tudo bem.

Ao chegar na estação em Como e com a ajuda do Google Maps do telefone fomos para o lago e assim que chegamos nele avistamos outra estação que fica exatamente a sua frente, a estação "Como Nord Lago". Bom passeamos, almoçamos e no final do dia, fomos até esta estação e vimos que, tinha um trem saindo naquele horário, direto (aprendi na Itália que trem direto não é como vôo direto, que vai sem parar até o destino, e sim que vai sem necessidade de baldeações) para Milão, com uma diferença, ao invés de chegar na estação Milano Centrale, chegava na estação Cadorna. Resolvemos comprar outras passagens de volta (que também custaram em torno de 4,50 euros cada) e virmos nesse trem sem baldeações saindo dessa estação situada à frente do Lago.

Resumindo, ao comprar as passagens diretamente na estação nem sempre os números dos trens (se houver baldeações) estarão escritos no bilhete, não custa nada anotar as informações na hora da compra que aparece na máquina. E a estação "Como Nord Lago" lhe deixa exatamente à frente do lago!

Para finalizar obrigado a Lilian pela dica e obrigado também (e desculpa pelo tamanho do comentário) à Bóia Paulista que transformou o comentário em post e dessa forma me fez querer realizar esse passeio "não slow" e contra indicado por Riq, mas que foi uma maneira de conhecer superficialmente deixando a vontade de voltar lá outra vez mas calmamente!

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Ola, qual é o melhor local para dormir, estou na duvida se fico em Como ou Bellagio ou Menaggio? Se eu optar por uma delas, tenho como me locomover para conhecer as outras cidades. Gosto de caminhar, durante o dia, nao sou muito de ficar em hotel. Qual destes tres lugares vc me sugere para hospedar-me por 2 noites

grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! A razão de ir para a região dos lagos é fazer passeios de barco.

Vamos pôr a sua pergunta no Perguntódromo.

Alice
AlicePermalinkResponder

Ôba, vou pegar carona que também quero ir ano que vem smile

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Daniela, tudo vai depender dos seus interesses na regiao, pois sao cidades bem diferentes.
Bellagio è a minha cidade preferida, alem de ser uma teteia, fica numa posiçao bem estrategica, que oferece uma vista fantastica do lago. Mas è minuscula e em 2 horas vc jà rodou a cidade inteira e vc vai ficar meio dependente dos horarios dos barcos.
O barco para passear è delicioso, mas como meio de transporte è meio lento (para os meus padroes). De Bellagio pra Como com o barco mais rapido (e consequentemente mais caro) vc gasta uns 40 minutos de viagem, o mesmo tempo se fizer a viagem de carro, entra no site http://www.navilaghi.it pra ver os horarios.
Como è a "cidade grande" da regiao e, consequentemente, è menos charmosa, mas ganha em infra-estrutura.
Menaggio nao conheco, nao posso palpitar.

Lúcia
LúciaPermalinkResponder

Olá Daniela,
Eu estive no Lago di Como por 3 dias, eu fiz base em TREMEZZO, que é encantadora, tem a VILLA CARLOTA, que tem um jardim lindo com roseral, um jardim japones,e uma exposição permanente de esculturas muito interessante, achei um hotel legal, por um preço ótimo, Bellagio é uma gracinha, mais turística, mas também bem mais cara, eu ia e voltava de barco pra Bellagio, que frequentemente faz o percurso por todas as cidadezinhas, é bem fácil, então depende de seu bolso.
Como para quem não sabe é produtora de seda, se compra gravatas bem mais baratas que em Milão.

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Daniela,
Fique em Como, que, ao meu ver, não é tão grande assim e tem vários atrativos e excelentes restaurantes. Dá uma olhada nesse post aqui: https://www.viajenaviagem.com/2009/12/como-comer-em-como-como-um-destemperado/
De lá, você passeia de barco pelas outras cidades. tente cacifar um hotel a beira do lago. Eu fiquei no Excelsior e gostei.

vera maria
vera mariaPermalinkResponder

Dá pra ficar na casa do Clooney? Se der, é minha indicação, de preferência com ele em casa. (desculpem, não resisti :smile

beijo, boa estadia,
vera

Deuseana Barbosa de Souza

Estive no Villa D'Este e não pude entrar pois não era hóspede.Veja se consegue entrar na cara de pau!!!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Eu não priorizei tempo desta primeira vez para conhecer todas, mas Como foi uma ótima base até para Milão. Fiquei no Ibis mesmo, chegamos 22hs e nada aberto numa segunda-feira, jantamos muito bem nele.

Carlos Noel Jr

Boia, bom dia ! Fiz leasing de um Citroen na França, como vou ficar 30 dias de viagem pretendo conhecer a Suiça. Me disseram que para rodar no territorio suiço tenho que adquirir um selo. Voce pode me dar maiores informações ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! O selo (vignette) é vendido em postos de gasolina próximos à fronteira.

Valdestefani
ValdestefaniPermalinkResponder

Olá Bóia! Como sempre, excelente post.
Chegarei na Itália por Milão em Maio, onde fico 3 noites. Após, visitarei Veneza e Florença. Por motivos de falta de hospedagem em Veneza, estou com uma noite sobrando entre Milão e a mesma (não havia quartos disponíveis para a data que queria, ou seja, a quarta noite de viagem, só consegui hotel chegando na quinta noite em Veneza). Desta forma, gostaria de perguntar onde valeria a pena passar esta noite antes de chegar em Veneza. Pensei nos Lagos, Verona ou Pádua. Qual sua sugestão? Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Valdestefani! Dê mais uma chance à hospedagem em Veneza, pode valer a pena trocar de hotel para ficar mais uma noite. Tente nos sites de reserva a partir do http://www.tripadvisor.com , que traz os hotéis disponíveis ranqueados por resenhas de leitores e compara tarifas em diversas agências online.

Se quiser passar esse dia extra nos lagos, vá e volte no mesmo dia, dormindo em Milão. Se quiser passar a noite no caminho a Veneza, fique em Verona ou Pádua.

adriano souza
adriano souzaPermalinkResponder

Parabens pelo post. Gostaria de saber se existe alguma empresa que faça uma excursão, partindo de Milão, para o lago de Como e Bellagio, em um dia, mas em portugues ou espanhol. Alguem sabe? Dos sites que pesquisei, só tem em ingles ou italiano. Se puderem responder no meu email particular, agradeceria. obrigado . ( adriano.streicher@terra.com.br )

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriano! Ao chegar em Milão você encontrará no seu hotel um catálogo de passeios. É só escolher.

adriano souza
adriano souzaPermalinkResponder

Obrigado pela resposta quanto a excursão para o lago de como e belagio.
Entretanto, algumas duvidas ainda tenho. Vamos estar em Milão do dia 31/08 a 04/09.
As duvidas são:
a) Se encontra excursão em espanhol ou portugues?
b) deixar para olhar no catálogo no hotel, na vespera, será que haverão vagas ?
c) Vi excursão apenas em ingles no site - http://www.city-discovery.com/po/ID3140_Lago_Como_e_Bellagio
d) o que aconselham?
Como antecipadamente em ingles ou espero o Hotel para tentar achar alguma excursão BOA em portugues ou espanhol?
Obrigado
Adriano

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriano! Será bastante difícil conseguir uma excursão em português. Até os grupos que são formados no Brasil para grandes excursões pela Europa costumam ter guia em espanhol.

Compre um bom guia sobre a área em português; com ele você poderá fazer o passeio por conta própria ou embarcar numa excursão numa língua que não entenda tão bem assim.

O melhor catálogo de excursões na internet é a Viator:
http://br.viator.com/Mil%C3%A3o/d512-ttd

adriano souza
adriano souzaPermalinkResponder

Muito obrigado pelas dicas. Valeu mesmo... Obrigado e sucesso com a pagina... sempre a consulta e as dicas nela constantes são demais. Abraços.. Obrigado .

silvia moraes
silvia moraesPermalinkResponder

Vou a Milão em julho por apenas 5 dias. Estava pensando em tirar um dia para ir ao lago como e outro dia para conhecer Verona. Tenho algumas perguntas: é melhor ir a esses locais no fim de semana ou dia de semana? Para ir ao Lago Como de trem por conta própria é melhor descer na estação Como S. Giovani ou Como Nord Lago? Existe alguma excursão que faça as duas viagens no mesmo dia? Procurei e não achei. Estou viajando sozinha e talvez fosse uma boa ideia fazer a excursão.... Muito obrigada pela atenção de todos vocês.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! As duas viagens no mesmo dia não dá. Dia de semana será mais tranqüilo.

Vindo de Milão você descerá em Como San Giovanni. Como Nord é a parada de quem vem de Malpensa via Saronno.

Ana
AnaPermalinkResponder

Caro Ricardo

Estou indo semana que vem para Milao. Gostaria de ir de carro de Bellagio a Lugano. Eh possivel?

Obrigada

Ana

Frank (Dois Mapas)

É possível e bem fácil. Para Bellagio, vá pela SS36 e sai antes de Como. De lá, vc pode atravessar de balsa e cortar para Como e de lá para Lugano. Para voltar Lugano-Milano é simples, uma boa autoestrada.

Lembre-se, apenas, que é preciso comprar a vignette (um selo que vc cola no pára-brise) para usar carros com placas não-suíças na Suíça. compre na fronteira.

kelly
kellyPermalinkResponder

Oi!

eu cheguei ontem de Milão.
usei essa como outras dicas aqui do blog e queria aproveitar para agradecer.

usei este método da Lilian e correu tudo bem. mas a estação não é muito central e fica um pouco longe do cais dos barcos e do funicular.
Na volta usei um outro trem cuja estação é bem ali pertinho de tudo, do funicular, do cais, do Duomo... enfim do centro de Como. O preço é mais ou menos o mesmo. A companhinia é a TRENORD. E a estação chama-se Como Nord Lago e vai a até Milão Cadorna onde há ligação com metro. Comprei os bilhetes com o funcionário.

Num dia diferente fui também ao lago Maggiore. Peguei o trem em Milão Porta Garibaldi até Stresa. Para comprar os bilhetes fiz como indicava a Lilian. Correu tudo bem. O Lago Maggiores é menos turístico e mais barato mas vale sem dúvida a pena pelas lindas ilhas Barromeo!

Boas viagens!

ps. não esqueçam de ir á ópera! eu comprei os bilhetes pela net e recomendo!

Juliana Zanotelli

Olá,

Gostaria de saber se vale a pena ir no Lago di Como no mês de outubro (a princípio, pensamos em ficar por lá 2 dias).
Sabe me informar (se optarmos por em ficar em Tremezzo), se conseguimos nos locomover rápido (com facilidade) para outras cidades ao redor do lago. Ou acha melhor ficar em Como.
E por último, vale a pena conhecer o lago Maggiore?

Antecipadamente agradeço!
No aguardo,
Juliana

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Juliana! Lugares à beira d'água são mais agradáveis com clima quente. Quanto mais cedo em outubro, teoricamente melhor. Escolha um lago e faça os passeios de barco disponíveis.

Regina Celia Moraes de Amorim

No iicio de janeiro farei viagem para Milão e gostaria de conhecer os lagos. Falaram que o frio é insuportável. Devo arriscar? Grata.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Regina! Ir a regiões balneárias no inverno é como comer frutas fora de estação. Nunca terá o mesmo gosto.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Oi Boia! Eu vou ficar um dia e meio em Milão, você acha que vale a pena passar uma tarde no Lago Como ou vai ficar muito corrido?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Você precisa de um dia inteiro para ir ao lago de Como.

Vera
VeraPermalinkResponder

Oi Pessoal !
Gostaria de saber como chegar ao lago Maggiore saindo de
Milão.l Tem como ir de trem? Ou de ônibus? Estou indo para Milão no final de março 2013, gostaria de receber dicas pois não estou encontrando sobre como sair de Milão para o Maggiore sem ser de carro

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vera! Vá de trem a Stresa. Lá você pega ônibus e barco para várias partes do lago. Se viajar entre junho e setembro, durma em Locarno, na Suíça, e pegue o Lago Maggiore Express, um passeio de um dia que combina trem panorâmico com navegação pelo lago: http://www.lagomaggioreexpress.com .

Joice
JoicePermalinkResponder

Olá!! É possível conhecer o Lago de Como e Lugano num bate-volta de Milão nos mesmo dia? Fiquei confusa quanto a melhor estação para descer em Como... Ficarei hospedada em milão pertinho da estação central... como seria melhor?

Joice
JoicePermalinkResponder

Ahh, esqueci de perguntar... estarei em Como dia 26 de abril... como é a temperatura lá nesta época?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Joice! Escolha entre Lugano e Como. Em abril ainda vai estar frio.

Para fazer passeios de barco, o melhor é descer em Como Lago Nord, saindo de Milão Cadorna.

Alice Vicente
Alice VicentePermalinkResponder

Gostaria de saber onde ficar em Milão hospedada, que se torna mais fácil para tomar trem ou metro, qual região, iremos em junho, ficaremos 3 dias, e queremos conhecer Lago di Como, te agradeço, Alice

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alice! O bairro de Brera é uma boa opção.

Leia mais sobre Milão:
https://www.viajenaviagem.com/category/milao

Alexandre
AlexandrePermalinkResponder

No inicio de junho, passarei dois dias em Bellagio. Já li bastante o blog e primeiro gostaria de agradecer a todos que colocaram dicas e ao Ricardo por organizar tão bem todas essas informações.
Agora quero ver se entendi, dois no Lago di Como, vale a pena visitar as villas e comer muito! É isso? Vou estar de carro, porque depois saio para um tour até Roma, é melhor fazer os passeios de barco disponíveis ou rodar de carro mesmo?
Pensei em ir a Lugano também, mas apesar de ter lido tudo, ninguém me convenceu se vale realmente a pena. Vale mesmo ir até lá?
Agradeço, Alexandre.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! De barco é mais bonito, mais pitoresco e você não terá problemas com estacionamento e multas.

JFS
JFSPermalinkResponder

Olá!
Eu e minha noiva estamos pensando em viajar na lua de mel pra região dos lagos: Bellagio, Como, Tremezzo, Cernobbio... enfim, ainda não decidimos. O casamento será em 2014, mas também não marcamos o mês em função da data da viagem. Gostaria de saber qual a melhor época do ano (estação e mês) pra irmos e melhor cidade pra ficarmos, em função de custo-benefício(que não seja no inverno!). Pois serão 5 dias de estadia.
Desde já agradecido fico.
JFS

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, JFS! Pense em junho e setembro, que têm temperatura própria para estar à beira de um lago e não estão no alto verão. (Setembro costuma ter preços melhores.)

Solange Fonseca

Vou fazer um bate e volta em maio a Lugano, estarei em Milão, o que tem de mais interessante em Lugano para aproveitar bem o dia?
Obrigada,

Ivonete Wanderley

Olá,
OQbrigada pelas dicas. Estamos indo dia 28 de maio para Milão e vamos seguir suas dicas. Minha dúvida é sobre a necessidade ( obrigação ) de o homem usar terno e gravata para assistir uma ópera no Scalla.
Agradeço antecipadamente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ivonete! É obrigatório blazer e gravata em qualquer espetáculo, e terno preto em premières:

Dress code at La Scala

Gentlemen are advised to wear black suit for premiere and are in any case always advised to to wear a jacket and tie. In general, we ask that you wear clothing that is in keeping with the decorum of the opera house.

http://www.teatroallascala.org/en/you-and-lascala/audience/preparing-visit.html

Alexandre Cury

Amigos,

Gostaria de pedir ajuda para tirar uma dúvida, em qual estação eu devo soltar para ir ao Lago Como, na Como S.Giovanini ou na Como Nord Lago, pergunto pois vi vários blogs informando estações diferentes.
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alexandre! Parece que a Como Nord Lago é mais conveniente.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Lago di Como X Lago di Garda (Sirmione)

Durante minha viagem na Itália terei dois dias em Milão sendo que em um deles gostaria de conhecer um desse lagos, mas só terei tempo pra um deles! Já estava mais ou menos programado de ir para Como mas uns amigos acabaram de voltar de Garda e disseram que e imperdível e realmente fiquei impressionado com as fotos!
Muito obrigado! Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rafael! E que tal Lugano? Brincadeirinha: isso é como escolher um destino de praia. Veja as fotos, escolha o que chamar mais a sua atenção e esqueça o outro destino. Seriam redudantes.

Rafael
RafaelPermalinkResponder

Sem duvida!! Obrigado! Abraços!!

Eduardo
EduardoPermalinkResponder

Estou indo passar 2 dias em Bellagio indo de Milão. Mas ao ler os comentários me surgiu uma duvida. A principio ia alugar um carro, o que gostaria de saber é: tem como chegar a bellagio de carro ou precisa pegar balsa com o carro? A outra pergunta é se lá tem aquela incomodação de zona de trafico limitado que não pode largar o carro em lugar nenhum e também não entrar em nenhuma rua? Estou pensando seriamente em desistir do carro...alguém saberia me responder? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Você pode deixar o carro e pegar a balsa de passageiros. Mas dá para ir sem carro também, o mais bonito são os passeios de barco.

Ricardo fengler

Gostaria de saber se dá para ver em 1 dia lago di como e lugano na suiça saindo de milão.

Quero chegar lá e bater umas fotos e voltar para milão e no dia seguinte parto para torino.

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo! Escolha um dos dois.

Stelios  Fikaris

Parabéns pelo site. Tenho obtido varias dicas nele para minhas viagens. Dia 22/10 viajarei para Milão onde ficarei 3 dias, depois mais 2 dias em Verona , 2 dias em Pádua e 2 dias em Veneza. Ainda tenho mais 1 dia. Seria melhor aproveitar mais um dia em Veneza ou voces teriam alguma outra sugestão ?
Vocês acham que 2 dias em Verona e Pádua sao demais ? tem alguma outra sugestão para aproveitar nas redondezas caso achem que sim ?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Stelios! As cidades nunca se resumem apenas a seus cartões postais. Ao chegar a gente sempre descobre várias coisas interessantes para fazer. Recomendamos, sim, ficar mais um dia em Veneza.

Sandro Dellai
Sandro DellaiPermalinkResponder

Sem dúvida o certo é descer em Como Lago Nord pelo site não está dando certo acredito que só comprando in loco.

Lenira
LeniraPermalinkResponder

Bom dia, gostaria de uma sugestão desse blog sempre tao útil nas minhas viagens. Vou ficar 5 noites em Milão, e estou querendo fazer um bate e volta a partir daí, agora em janeiro de 2014
Já venho de Verona, Veneza e Roma, além de Turim.
Estou em duvida se vou para O Lago Como, se vou para Ligano ou se diminuo os dias em Milao e vou para Mônaco. Sei que vcs vao dizer que é inverno, que nao é legal, mas é a época que tenho para viajar e quero aproveitar. Agradeço desde entao.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lenira! O inverno não é uma época recomendável para litoral ou lagos. Pense em Turim e nos alpes do Piemonte.

Lenira
LeniraPermalinkResponder

Obrigada, Bóia. Fiz uma pesquisa de roteiros nos Alpes de Piemonte e nao vi nada na internet. Nao sei nem por onde começar. Em Turim já vou ficar uns 4 dias e acho que ta muito bom. VOCE poderia me ajudar onde pesquisa esse roteiros?

Ana Maria S. N. Costa

Olá,
Sempre recorro ao seu blog, antes de montar meu roteiro final de viagem. Considero-o uma excelente fonte de informação. A pergunta agora é: vale a pena dormir numa das cidades da região do Lago di Como? Chegarei em Milão na noite do dia 21/05 e sairei, com destino a Roma, dia 27. Farei o bate e volta para Verona e estou em dúvida se faço outro para Como. Gostaria de saber a sua opinião.
Grata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Maria! Como se presta a um bate-volta, se você sair cedo. Se quiser dormir na região, recomendamos então ficar duas noites. O tempo e a energia que se perde para achar o hotel, se instalar e sair do hotel são desproporcionais ao proveito. Se você chega sem malas e sem procurar hotel, a visita é muito mais fluida. (Se ficar duas noites, aí sim vale a pena, porque você terá um dia inteiro focado para passear pela região.)

Marco Antonio
Marco AntonioPermalinkResponder

Olá Bóia!por favor tire-me uma dúvida. Há como se fazer um passeio desde Como para Villa del Babianello e depois ir a Bellagio retornando a Como? Disponho de um dia inteiro partindo de Milão via Estação Cadorna até Como Nord Lago. Agradeço sua atenção e parabéns pelo blog e pela coluna na BandNews.

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

Ola Marco,
Como, villa, bellagio e cernobio são turisticos.
Em bellagio vc vai perder meio dia, na villa mais meio, cernobbio mais meio.
Quando eu fui eu me hospedei um cernobbio e fiz Como de barco e bellagio de carro (vista da estrada linda mas um pouco perigoso).
Independente da cidade que de origem você vai ficar dependente dos horarios dos barcos. O pessoal acima colocou o site com as tabelas de saida e chegada nas cidades de diversas origens.
Ex: de Como saem barcos para todas as cidades em vários horarios. De cernobbio já não tem tanta disponibilidade de horário pra todos os lugares. Para bellagio de cernobbio é restrito horarios no dia, por isso fomos de carro.
Considere ainda pelo menos 1h de viagem de cernobbio para bellagio por exemplo. Eu faria este roteiro em 2 dias, me hospedando ou em cernobbio ou em bellagio (Como não é tão charmosa quanto as outras).
Voce não vai precisar de carro dentro das cidades, todas voce faz a pé. Como é zona de trafego limitado ZTL, cuidado com multas.
Vale a pena porque a região é belissima e bem diferente da Italia convencional. Boa viagem. Abraço

Marco Antonio
Marco AntonioPermalinkResponder

Desculpe esqueci de incluir dá para incluir Cernobbio ou fica muito apertado?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marco! Quem responde é A Bóia. Não temos conteúdo próprio sobre o lago de Como.

Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Lúcia Helena Gomes

Oi Marco,

Fiz esse trajeto saindo de Milão via trem até Como, de lá eu tomei um onibus de linha até Tremezzo e permaneci por 3 dias, e então fiquei curtindo Bellagio com passeio de barco. Vale muito a pena. é tranquilo fazer bate e volta.
Mas eu fiz diferente, eu tomei o trem até Como, tomei um onibus até Tremezzo que te recomendo conhecer pois tem a Vila Carlota pra conhecer que é muito interessante, e tomar um barco dali para Bellagio que é rápido.

Lúcia Helena Gomes

Marco, esqueci de falar tem gente sugerindo pernoitar em Bellagio, é muito turística e cara, prefira ficar em Tremezzo que é mais barato.

Ana Maria S. N. Costa

Bom dia,
Nova indagação: vale a pena visitar o Lago Maggiore? E mais: há ligação de trem ou ônibus entre os dois lagos? Pensando em acatar sua sugestão pernoitar duas noites em Como, pensei em sair de lá para o segundo lago, passar o dia e seguir para Milão. Faz sentido?
Mais uma vez, obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! Escolha um dos lagos e explore as suas atrações. Melhor do que passar pelos dois na corrida é ver o que oferecem. De nada adianta você acrescentar uma segunda noite em Como se você vai fugir do que foi visitar...

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar