Blogs, dicas e roteiros pela África do Sul: deixe o seu

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Table Mountain, vista da Robben Island

A Joana quer fazer uma superviagem pela África do Sul agora em outubro.

Ela até já montou um roteiro: Johanesburgo - Blyde River Canyon, Kruger Park, Port Elizabeth e Rota Jardim, Cidade do Cabo e sua região vinícola. Ela tem vinte dias para a viagem.

Que pitacos você daria para ela? E que blogs ou sites você indicaria? (Claro que pode ser o seu!) Deixe na caixa de comentários, que depois eu edito pra consulta ficar fácil.

Obrigado!

 

ATUALIZAÇÃO

A coleção de dicas e posts deixadas pelos trips:

África do Sul no Colagem (Johanesburgo, Lion Park, Kruger Park, Cidade do Cabo e região vinícola)

África do Sul no Dri Everywhere (Johanesburgo e Cidade do Cabo)

África do Sul no Flashes por Si (Pretória, Kruger Park, Blyde River Canyon, Panorama Route

África do Sul na Joaninha Bacana (Cidade do Cabo e região vinícola)

África do Sul no Esvaziando a mochila (Johanesburgo, Soweto, Cidade do Cabo, Durban, Kruger Park, Blyde River Canyon, Sabi Sand Reserve)

África do Sul no Impressões de viagem (Kruger Park, Cidade do Cabo)

A vida na África do Sul (blog de uma família que vive lá)

África do Sul no Ao Zambezi (Cidade do Cabo, Johanesburgo, Baz Bus)

África do Sul no Vivi na Viagem (Port Elizabeth, Addo Elephant Park, Cidade do Cabo e região vinícola)

África do Sul no Pelo mundo (Sabi Sabi, Cidade do Cabo e região vinícola)

As dicas da Luciana Betenson  (Johanesburgo, Cidade do Cabo, Kruger Park, Port Elizabeth)

As dicas do Luis Eduardo  (mão inglesa, Lion Park, cavernas de Oudtshoorn, tensão racial, vinícolas)

As dicas do Paulo Torres  (Soweto Bike Tour, Jeffrey's Bay, cavernas de Sterkfontein, museu Maropeng, tubarões em Gansbaai, Cidade do Cabo)

As dicas do Ernesto e da Karine  (trocar o Kruger por um safári no Etosha, na Namíbia)

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

170 comentários

Luciana Bordallo Misura

Os meus posts da Africa do Sul estao todos aqui http://luciana.misura.org/category/viajando/africa-do-sul/

Dri Miller
Dri MillerPermalinkResponder

Todos os meus posts sobre a África do Sul estão aqui:
http://drieverywhere.net/categoria/viagens/africa-do-sul/

Oscar | MauOscar.com

A Simone do Flashesporsi tem uma série super bacana sobre a Africa do Sul no Blog dela http://flashesdeviagem.blogspot.com/search/label/%C3%81frica%20do%20Sul

Além dela a Angela do Joaninha Bacana também tem uns Posts legais
http://joaninhabacana.blogspot.com/search/label/Africa%20do%20Sul

Por hora são esses Blogs que vem vem a cabeça sobre a África do Sul

Joana
JoanaPermalinkResponder

Muito obrigada, Ricardo e todos que já responderam. Vou ler esses já indicados e logo, logo fazer as perguntas sobre as dúvidas que tenho.

Rita
RitaPermalinkResponder

O Tiago Caramuru, do Esvaziando a Mochila, também esteve por lá e fez uns relatos bem bacanas:

http://www.esvaziandoamochila.com/search/label/Africa%20do%20Sul

Michelle
MichellePermalinkResponder

Minha lua de mel foi na África do Sul, amei!!!! tenho vários posts no meu blog sobre a viagem, com dicas inclusive de como se vestir para os safáris. Aí vai o link:
http://impressoes-de-viagens.blogspot.com/search/label/Africa%20do%20Sul

Luciana Betenson

Joana,
Estive na África do Sul em julho e estou preparando 3 posts que começarão a ser publicados na semana que vem, na sexta-feira.

De qualquer modo, algumas dicas te passo já.

Em Joahnesburgo ficamos em um hotel Holiday Inn, o Rosebank, e foi ótima pedida pois ele fica "grudado" em um shopping center/vários restaurantes, o que é uma "mão na roda" em um país onde não dá pra sair a pé à noite. Tente ao menos cotá-lo, vale a pena. E ele é bem central. Minha viagem era para crianças portanto não fui ao Museu do Aparthaid, mas todo mundo que foi gostou muito. Meus filhos adoraram o Lion Park. Não peguei excursão, negociei com o próprio táxi que nos trouxe e nos levou ao aeroporto e saiu bem mais barato que excursão.

Fizemos o safári em uma reserva particular no Kruger, mas lá existem inúmeras possibilidades. Como disse o Oscar acima, os posts da Simone do blog Flashes de Viagem estão muito bons e fazem comparativo de passeios e preços no Kruger Park.

Cape Town é fantástica! É bom ficar 4 dias inteiros. Um dia para fazer a excursão Cape Peninsula, outro dia para fazer o Wine Tour, outro dia para fazer Robben Island de manhã e Table Mountain à tarde. No quarto dia, aquário e passeio pelo Waterfront. Os passeios de dia inteiro fizemos com a agência African Eagle e adoramos. Outra boa é a Ileos. O passeio da Robben Island e Table Mountain compramos com antecedência pela internet e fomos de táxi mesmo. A Robben Island precisa mesmo comprar antes pois é bem disputada. No Waterfront tem lojas, shopping center e vários restaurantes legais, de todos os preços. Fomos ao Balthazar e ao Beluga (fora do Waterfront) e adoramos.

Port Elizabeth é bem sem graça.

Enfim, você vai adorar a África do Sul! Abraços,
Luciana

Joana
JoanaPermalinkResponder

Viajantes queridos, estou lendo todas as dicas e blogs, que são ótimos, muito detalhados e ricos. Obrigada. A idéia é ficar uns 3 dias na capital, incluindo no passeio Pretoria, o museu do apartheid, soweto, e o berço da humanidade (alguem foi, o que diz?), mais 3 dias no kruger, sendo uma parte de um deles gasto com o blyde river canyon, depois iremos pra port elizabte só mesmo para pegarmos o carro e comerçarmos o trajeto pela rota jardim, vinicolas, terminando em cape town. Nessa última parte da viagem gastaremos uns 10 dias, uns 5 com o carro e uns 5 dias na cidade do cabo. Por enquanto, tenho as seguintes dúvidas, quem sabe alguém pode ajudar:

1. dirigir na mão inglesa. Seremos 3, mas só eu terei coragem de pegar o carro. O que acham?

2. vale a pena mesmo conhecer o tal parque dos leoes? Os bichos estão soltos? Pq nao gosto do lance animal em zoo.

3. E o aldo elephant, vale a pena? Mesmo para quem ficou 3 dias no kruger?

4. O percurso pela rota jardim. Não pretendemos reservar hospedagem nesse trecho. Será que teremos dificuldades em encontrar, nessa época do ano, lugar nos hotéis? Quais cidades são melhores ou mais estratégicas para pernoitar?

5. as cavernas de Oudtshoorn, e arredores, alguem foi? Vale a pena o desvio da rota?

6. na região das vinicolas. Alguém tem indicação de vinicola com hotel? E quais vinicolas visitar?

7. em Cape Town estou na dúvida se fico no cape royale, que parece ser super bom, mas bem coxinha, ou no vila zest, que parece ser mais descolado.

8. tô a procura de dicas de restaurantes nas cidades que passarei.

Mais uma vez agradeço a super atençao de vcs, Joana

Luis Eduardo Wurdig

1 - A mão inglesa não é problema de dirigir se vc tiver atenção, o maior perigo é dirigir em Johannesburg. Tudo é muito longe, o trânsito é caótico e o risco de cair em algum bairro perigoso é imenso, principalmente se vc for branca. Alguns bairros exigem até mesmo autorização dos "líderes", como Hiltrow, ao lado do centro constitucional. Sugiro vc combinar o dia inteiro com taxistas negros, não é caro e eles podem te levar em lugares que talvez vc não possa ir. PS. O problema racial é limitado a Johannesburg, no resto do País não há isso. 2 - O Lyon Park te dá a chance de pegar no colo leões e alimentar girafas, além de conhecer bem de perto os leões brancos. É passeio de um turno, depende do tempo disponível. 3 - Vale a pena se vc estiver em Port Elizabeth. 4 - Vá direto a Oudtshoorn e durma lá. 5 - As cavernas são imperdíveis, mas também vale a visita numa fazenda de avestruzes e no Wildlife Ranch, que recupera guepardos. 6 - Tem umas vinícolas muito boas, te passo depois. 7 - Fique no hotel mais perto do Waterfront, não perca o passeio pra Cape Point, é de dia inteiro, voltando por Boulder (pinguins). Reserve também um dia para ir na Table Mountain. Depois te passo as dicas mais completas, pois Cape Town tem dois restaurantes entre os 50 melhores do mundo, mas tb opções baratas.

luciana
lucianaPermalinkResponder

Olá Luis. Tenho uma viagem programada para a Africa em outubro e estou aproveitando algumas dicas. Vamos ficar alguns dias na cidade do cabo, depois viajamos de carro até Port Elizabeth (dormimos em algumas cidades) e fechamos a viagem na reserva kruger.
Estamos com o roteiro quase todo fechado, com exceção de um dia para conhecer alguma região de vinícola. O que vc sugere? Estamos sem carro, existe possibilidade de irmos de trem para alguma cidade?
E os restaurantes em Cape Town, conseguimos combinar um bom jantar com jazz sulafricanos.

Obrigada.

Luciana

Luis Eduardo Wurdig

O Africa Café tem jazz africano e um menu degustação bem típico, com carnes de caça e especiarias de várias regiões. Fica perto de Boo Kaap.Dá pra visitar em um dia a região vinícola, sim. Vá a Simon, o trem para na frente e dá pra fazer um tour legal, degustação e almoçar num belo restaurante tanzaniano.

Luciana Betenson

Joana, o Lion Park tem uma área onde os bichos ficam "soltos" mas tem uma parte zoo, sim.

Já que você vai ficar tantos dias (agora que eu vi) consideraria ir a Zambia também. Por uns 3 dias!

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Luciana, alguma dica mais específica para esses três dias na Zâmbia (como ir, em que cidade montar base, o que ver etc.)?

marcio wegmann

luciana, boa tarde. tava precisando de umas dicas da zambia. poderia te fazer umas perguntas?

grato,

marcio wegmann

Paulo Torres
Paulo TorresPermalinkResponder

Fui à África do Sul na Copa do Mundo de 2010, e voltei lá em julho de 2011. Escrevi um pouco no meu blog a repseito, essa semana devo escrever mais sobre a viagem de 2011.

Em Joanesburgo, fiz o Soweto Bicycle Tour - http://www.sowetobicycletours.com/ - que é organizado por um albergue sowetano. Valeu demais a visita, mesmo passando por apenas uma pequena parte do enorme subúrbio. Reservei pela internet, e com a ajuda de um GPS cheguei ao albergue (ponto de partida do bicycle tour) sem problemas.

O Lion Park é um lugar bem legal, mas sugiro chegar bem cedo ou no fim da tarde, caso contrário você verá os leões dormindo ao sol e nada mais. A grande atração de lá é brincar e tirar fotos com os filhotes, que ficam em uma área à parte dos leões adultos.

A cerca de 30 minutos do Lion Park estão as Sterkfontein Caves e o Maropeng (http://www.maropeng.co.za/). São respectivamente as cavernas onde foram encontrados alguns dos fósseis humanos mais antigos, e um museu sobre as origens da humanidade. Dá pra ir pela manhã nas cavernas, e de tardinha ao Lion Park.

Não fiz a Rota Jardim inteira, fui apenas a Jeffrey's Bay, cidade que recebe uma etapa do Mundial de Surf, a 70km de Port Elizabeth, gostei demais da praia ali (a praia principal é tranquila, as ondas ficam em Supertubes, uma praia um pouco afastada). Há varias pousadas pela cidade, fora de temporada não deve ser difícil conseguir hospedagem.

E, no outro extremo da Rota Jardim, fiz um Shark Cage Diving em Gansbaai, a 160km da Cidade do Cabo, pode ser uma cidade para a última parada antes de Cape Town, existem várias pousadas e hotéis ali e em Hermanus, cidade vizinha e maior. Fiz o mergulho de tubarões pela Marine Dynamics (http://www.sharkwatchsa.com/), é um pouco caro mas é uma experiência única.

Sobre restaurantes, recomendo em Cape Town o Arnold's (o filé de avestruz é excelente, há também carnes exóticas como kudu e impala, e os preços são ótimos) e o Da Vinci (ótima pizzaria), ambos na Kloof Street, no Gardens. E no Waterfront há dezenas de restaurantes, para todos os gostos e bolsos.

Paulo Torres
Paulo TorresPermalinkResponder

Esqueci de falar do Museu do Apartheid, gostei demais. (Fui lá em 2010, não voltei em 2011 porque o museu não abre às segundas-feiras, só fiquei 1 dia em JNB.) Mas é um clima pesado, como é uma história muito recente acho que não dá pra se colocar distante de tudo aquilo.

Um roteiro de 2 dias em Joanesburgo seria Soweto Bicycle Tour + Museu do Apartheid em um dia, Sterkfontein Caves/Maropeng + Lion Park no outro.

Paulo Torres
Paulo TorresPermalinkResponder

E um bom blog que eu leio sobre a África do Sul é esse: http://avidanaafricadosul.blogspot.com/
De uma brasileira que mora por lá e viaja bastante pelo país. (Foi um post desse blog que me convenceu a fazer o Shark Cage Diving.)

Tiago Caramuru

Rita, obrigado pela indicação!! Acho que a África do Sul é mesmo o país que eu tenho mais material... não sei qual é a conexão que eu tive com o lugar, mas foi amor à todas as vistas!

Jose  Augusto
Jose AugustoPermalinkResponder

Caros amigos, boa sorte, eu pessoalmente nunca iria para um pais onde não se pode andar a pé a noite, nem colaboraria para alimentar o regime corrupto da Africa do Sul....

Luis Eduardo Wurdig

Isso só acontece no centro de Joburg, no resto da cidade e do País isso não existe.

Ernesto, o pato

Eu pensaria com carinho pela troca do Kruger pela Nanimbia. Achei os parques bem mais bem preservados ( Na Africa do Sul, infelizmente há uma grande caça ilegal) , o povo muito mais simpatico, um pais seguro (com os devidos cuidados), e preços mais baratos.

Karina
KarinaPermalinkResponder

Oi, Ernesto.

Eu vou fazer isso no próximo mes. Sou doida para fazer um safari e decidi fazer no Etosha, na Namibia ao invés do Kruger. Na verdade, o meu sonho rosa são os safaris na Tanzania mas agora não será possível. Então, na busca por um safari mais autentico, vou para a Namibia e de quebra aproveitar para visitar o deserto também. Eu achei a Namibia uma opção com preços bem em conta mesmo. Se voce tiver mais dicas para passar, agradeço muito.

Joana, o blog http://vivinaviagem.blogspot.com/ tem uns posts sofre o safari no Addo, vale a pena dar uma olhada.

Ernesto, o pato

Karina

Eu achei a Nanimbia bem sem mistértios. Alugamos um carro na Capital (ficamos um dia para nos recuperarmos do voo, se voce for via Africa do Sul, e tiver o diners, aproveite a sala VIP de Johanesburgo que é muito boa). De lá fomos para Etosha, com uma parada na Chath Fundation. Em Etosha, o melhor e se alojar dentro do parque, e levar lanches para comer. No seu carro, voce vai ver bem os animais, mas recomendo o safari noturno que é feito pelos guardas do parque. Use sempre mangas compridas, para diminuir as chances de ser picada. Recoemndo 3 dias completos no parque. Dai voce vai para Swokspomund, uma Cidade bonitinha a beira da praia. Não deixe de fazer o passeio do barco, em que as focas soltas sobem no barco e vem comer na sua mão. Se puder faça o pequeno voo de avião.... A infra hoteleira é boa, e os preços são bem honestos. Na época eu não escrevia no Riq, então nao tenho os nomes de Hoteis.

Na volta, sugiro deixar Jhoanesburgo de lado, e ir apenas a Capetown, que já foi bem discutida por aquei.

Karina
KarinaPermalinkResponder

Muitíssimo obrigada, Ernesto. Vou tentar fazer esse passeio de barco sim, valeu pela dica. O safari no Etosha eu vou fazer através de guia, eu estarei sozinha então preferi não me aventurar com aluguel de carro, estrada e essas coisas, deixarei alguém organizar por mim. Em Johanesburgo eu terei um dia livre então vou aproveitar para ir ao Lion's Park. Meio ridículo após um safari mas quero ir para ver os bebês leões.
E em Cape Town eu fico 5 dias, acho que serão suficientes para o que pretendo.

Ernesto, o pato

Acho que sim!!

Como excursões prontas, já ouvi falar bem - no local - do pessoaal que viajou com a Gap adventiures.

Como mulher, não recomendo vijar sozinha pela Africa. Em casal, ou familia, acho Ok.

Paulo Torres
Paulo TorresPermalinkResponder

Fiz um safári por Botsuana e Victoria Falls pela Nomad Tours, um dos guias falou maravilhas sobre a Namíbia. E gostei muito da Nomad - http://www.nomadtours.co.za/

E havia no grupo algumas mulheres viajando sozinhas.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Os posts da Simone estão mesmo super detalhadinhos, também recomendo. Eu tenho alguns posts da viagem que fiz em fevereiro de 2010 tanto no www.pelo-mundo.com como no Saia pelo Mundo do www.viajeaqui.com.br. De antemão, digo que me apaixonei pela Cidade do Cabo e super recomendo no mínimo dos mínimos 4 dias inteiros por lá pra poder conhecer tudo e ir até Robben Island também. Eu fiquei uma semana e aproveitei pra dar umas escapadas, como ir até o Cabo da Boa Esperança e, mais lindo ainda, conhecer as vinícolas das cidades dos arredores. E, obviamente, ultra recomendo que se faça pelo menos um safári pelo Kruger, uma experiência absolutamente inesquecível, mesmo pra uma pessoa super dooper cosmopolita como eu wink E Joanesburgo vale a escala, nem que seja só pra visitar o Museu do Apartheid - fiquei um dia só e me arrependi.

Dan Rodrigues
Dan RodriguesPermalinkResponder

Se for a Joane, vc tem que ir ao parque dos leões! Vale muito a pena e é barato. Sempre fico no Fire and Ice ou no Arch, são ótimos e ficam em Melrouse.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Amei CApe Town, achei um lugar incrivel onde se come muito bem em lugares conitinhos por um preço ótimo!!

Alugamos um apto e foi uma experiência bem bacana. Me frustrei um pouco com as infos sobre as vinicolas que encontrei antes de sair daqui, o que encontrei lá foi muito superior e mais charmoso ao que vi nos blogs em geral. Uma delas, de tirar o fôlego é a WATERKLOOF http://www.waterkloofwines.co.za/pages/279651693/Gallery_restaurant.asp

http://blogs.timeslive.co.za/minor/tag/waterkloof-restaurant/

Outra, que recomendo, é a La Motte. PAssei um dia maravilhoso lá!

Ah, e tem um restaurante na cidade que, na minha opinião, é um MUST GO Bombay Bicycle Club

As outras dicas tão aqui:

http://blogdapulp.wordpress.com/2011/04/10/a-cidade-do-cabo-da-pulp-pulps-cape-town/

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

LEmbrei outra dica que acho que é imperdível: KAMPS BAY!

É O lugar e dá para ir de carro, ou de trem.

EduLuz
EduLuzPermalinkResponder

Joana, nós fomos 2 vezes pra África do Sul. Uma de excursão (e foi a última vez que usamos este expediente) e outra há 5 anos.

Esta fizemos por conta própria e adoramos.

Quanto a região do Kruger, optamos por ir ao Thornybush Main Camp e foi muito bom. Fizemos 4 safaris e inclusive, vimos um refeição ao vivo e em cores duma leoa que degustou (sábia mãe Natureza) um pequeno javali. Foi interessante.

Dali fomos pra Port Elizabeth que é uma cidade velhusca (parece com Santos), mas que era o ponto de partida pra nossa viagem de carro. Quanto a mão direita, basta um tempinho pra se acostumar, pois todas as ruas são muito bem sinalizadas.

Ali pertinho ficava o nosso segundo lodge, numa reserva particular chamada Shamwari Game Reserve. Ficamos num hotel fantástico com direito a mais 4 safaris com visões incríveis da vida animal (o Addo é perto de lá, mas não fomos). Vimos uma batalha fantástica entre elefantes e leões (obs: vitória dos elefantes) e muitas outras coisas interessantes (tartarugas imensas e velhas, hábitos dos elefantes e das hienas, espinhos de porco-espinho com direito a trazê-lo pra casa, etc). Resultado final: todos os safaris dos dois hotéis foram completamente diferentes e nos divertimos muito.

Dali rumamos pra Lake Pleasant. Passamos e almoçamos em Jeffrey´s Bay com as direitas (ou seriam esquerdas? smile ) mais famosas do mundo. Enquanto estávamos lá, entramos em vários cidades pequenas (com praias selvagens) e fomos a Knysna ver as The Heads e comer ostras na Oyster Company Restuarant (achei uma pérola. Era pequena, mas era uma pérola! rs).

Ficamos dois dias e fomos pra Franschhoek. Nos hospedamos no Santé Winelands e visitamos Stellenbosch também.

Fomos ao Le Quartier Français (um ótimo restaurante) e visitamos as vinícolas Moreson, Plaisir De Merle e Boschendal , onde, inclusive fizemos um picnic (eles tem este serviço por lá).

Ah! No caminho dê uma parada na ponte do Storms River. É bem bacana!

Continuamos indo pra Constantia, uma região de vinhos praticamente dentro da Cidade do Cabo. Ficamos na Constantia Uitsig, uma vinícola muito interessante com um restaurante, o La Colombe, excelente. Eles também tem um ótimo serviço pra picnic (fizemos e adoramos).

Visitamos as vinícolas Groot Constantia e a Steenberg. Muiot boas.

Finalmente, fomos pra Cidade do Cabo. E ficamos com o carro por lá. Foi um pouco estressante, mas valeu pela mobilidade. No caminho, visitamos o Dias Museum Complex em Mossel Bay . É legalzinho e serve pra esticar as pernas.

Ficamos no V&A Waterfront. Não fomos a Table Mountain desta vez (já tínhamos ido na outra. Conselho: tente ir desde o primeiro dia, pois o bondinho costuma fechar por causa do vento).

Fomos ao Cabo da Boa Esperança (imperdível), mas iniciamos o dia passeando pelo Índico (bacanas as casinhas coloridas de banhistas) e tomando uns aperitivos no Cape To Cuba , uma dica do Riq.

Também fomos passear de carro pela Chapman's Peak Drive , uma estrada incrível com vários despenhadeiros e túneis de pedra.

Fomos ao Bo-Kaap, o bairro malaio, mas não conseguimos almoçar por lá (era um domingo). Também fomos a Boulders Beach pra ver os pingüins.

Restaurantes: Blues em Camps Bay (outra ótima dica do Riq); um ótimo indiano, o Bukhara; o étnico/turístico/interessante The Africa Cafe.

Se tiver tempo dê uma passada no Kirstenbosch National Botanical Gardens. É outro ótimo point prum picnic.

É isso! Boa viagem.

Caroline Assunção

Olá EduLuz gostei bastante do seu relato pq estou imaginando quase isto para a minha viagem em Junho de 2012. Tenho 11 dias e meio...
Minha idéia seria: Ir a Johanesburgo, ficar 1 dia. No segundo dia partir para o Kruger Park e ficar 3 dias. Pegar vôo para Port Elizabeth e de lá começar a Garden Route (3 dias). Por fim ficar 4 dias em Cape Town. Minha dúvida é: 3 dias para a Garden Route é o suficiente ou você acha que eu deveria incluir outras regiões próximas de Cape Town, ou de Johanesburgo e desistir da Garden Route??? Aguardo sua ajuda!
Caroline

Paulo Torres
Paulo TorresPermalinkResponder

Quando fui à Cidade do Cabo pela 2a vez(com mesu irmãos, que não conheciam a cidade) ficamos 4 dias e meio, deu pra conhecer o essencial: um dia para Robben Island e Table Mountain, um dia para o Cabo da Boa Esperança, um dia no City Sightseeing Bus e outro indo a Gaans Baai (a 160km) para o mergulho com tubarões brancos. Não fomos às vinícolas, nem ao jardim botânico de Kirstenbosch.

Não fiz a viagem da Garden Route, são cerca de 800km de P.E. à Cidade do Cabo, acho que dá pra fazer em 3 dias dirigindo só durante as manhãs.

Em Joanesburgo, acho que vale muito a pena passar pelo menos um dia por lá para conhecer o Museu do Apartheid, o Lion Park e/ou fazer um tour por Soweto - fiz o http://www.sowetobicycletours.com/, e recomendo. Não é uma cidade muito agradável à primeira vista, mas tem uma história muito rica.

Roberta Martins

No Territórios tem um texto sobre Johanesburgo

http://territorios.com.br/index.asp?cod_post=438&i=BRA

Joana
JoanaPermalinkResponder

Nossa, nem sei como agradecer. Ainda nao tive tempo suficiente para ler tudo, mas o material é super rico e bom. Tentarei no fim-de-semana e venho com mais dúvidas, se elas ainda existirem, rsrs. E quem tiver dicas, vai colocando. Até outubro tenho tempo.
Muito obrigada a todos, e depois venho com as minhas dicas tb, né?!

Fabio Lavezo
Fabio LavezoPermalinkResponder

Pessoal, AJUUUDDDAAAAA!!!!!!!!!!!

Estarei na África do Sul entre 14jan-21jan e estou programando minha ida ao Kruger Park. A pergunta é: ONDE FICAR?

Algumas info q talvez ajudem:
- estaremos eu (27anos) e minha irmã (22anos), não precisa ser nada romantico! rs
- quero um hotel DENTRO do Kruger
- quero tds as refeições incluídas (e tb aquele jantar típico a céu aberto)
- priorizar uma região do Kruger em que a população dos Big Five seja mais populosa

Eu li os vários posts/blogs, incluindo o comparativo da Simone (pcte ou conta própria). Resolvi ir de carro de Joannes até o Kruger e lá no Kruger fazer os games com o carro deles.

PS: eu sei que no inverno é melhor, mas é q eu vou aproveitar a conexão de uma viagem à Austrália/Nova Zelândia pra ficar alguns dias na África.

Mari VIdigal (ideias na mala)

Fábio, você faz absoluta questão de ir ao Krugger?
Eu fazia e mudei de ideia por sugestão de um amigo Sul africano. Fui para um reserva menor, onde os jipeiros tem autorização de sair das trilha e aumentam suas chances de ver os big five especialmente no verão.
Da uma olhadinha nessa serie de posts: http://ideiasnamala.wordpress.com/category/africa/2011/02/04/e-o-tal-do-safari/#entry
Abraços,
Mari VIdigal - ideias na mala

Daphne
DaphnePermalinkResponder

Olá!
Pretendo conhecer Cape Town em janeiro de 2012, portanto, estou planejando a viagem e fiquei em dúvida quanto ao hotel que escolherei.
Gosto de conforto e gostaria de desfrutar de um hotel luxuoso e bem localizado.
Alguma dica?

Agradeço desde já.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daphne! A melhor relação luxo x localização é a do Cape Grace, sem dúvida!

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Galera,
Só uma coisa: safári é sorte, ok? Não existe essa garantia de ver os "big five".

Luis Eduardo Wurdig

Na maioria dos Lodges de luxo os animais têm gps, portanto, é fácil sim. Safári de verdade, só nos parques públicos como Addo Elephant e Pilansberg.

yara xavier
yara xavierPermalinkResponder

O http://cacandoasbotasdojudas.wordpress.com/ vai começar uma nova viagem. Desta vez, cobrirá 2 frentes: eu e minha Laura começamos pela África do Sul. Depois, a Fernanda e a Gabriela retomam na China e, mais tarde um pouquinho, encontram o Rubinho e a Carla na Tailândia para seguir em frente, ou de lado, sei lá. Não sei se isso vai dar certo - várias pessoas blogando em seguida, cada um de um lado do mundo, mas mesmo assim, vamos tentar. Quem quiser, nos acompanhe. Será um honra.

Gisleine
GisleinePermalinkResponder

Olá,

Planejo conhecer a África do Sul em jan/fev 2012, estimo ficar 6 noites em Cape Town. Irei com meu marido e gostaríamos de sugestão de hotéis agradáveis, em boa localização e com um bom custo / benefício.

Agradecemos desde já as suas sugestões.

BiaLut
BiaLutPermalinkResponder

Em fevereiro, fiquei no Protea Victoria Junction: é bem simpático, dá pra ir a pé pro V&A e não é caro. Volto a Cape Town em Janeiro e já fiz reserva lá.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Fui à Cape Town em setembro do ano passado e esqueci de colocar minha dica de hotel por aqui! Eu e meu irmão nos hospedamos no Trevoyan Guesthouse e gostamos muito. O dono foi super atencioso, o café da manhã era uma delícia (leia-se pão fresco e ovos mexidos na hora). É claro que é uma acomodação simples, mas vale muito o custo benefício. O chuveiro era bom e a cama também. Ah, o quarto não tem ar condicionado, só ventilador. Mas nós usamos mesmo o aquecedor, pois pegamos frio!
O link do hotel: http://www.trevoyan.co.za/
Espero ter ajudado alguém!

Dri Miller
Dri MillerPermalinkResponder

OI Gisleine,
Eu fiquei no "The Backpack & Africa Travel Center": http://drieverywhere.net/2011/04/17/the-backpack-africa-travel-centre/
Tecnicamente é um albergue, mas voce pode reservar quartos privados (foi oque eu fiz), como se fosse uma pensão.
A localização é otima, e o preço imbativel. Além disso eles tem uma agencia de viagem dentro do hotel que organizam varios passeios a preços otimos, e tem um barzinho super legal onde rolam alguns eventos durante a semana (churrasco, jogos e tal).
Eu adorei ficar lá!

Paulo Torres
Paulo TorresPermalinkResponder

Eu fiquei no Ashanti Lodge Gardens - http://www.ashanti.co.za/ , também um albergue com opção de quartos individuais (que ficam nas casa anexas à casa principal) e também com uma agência de viagens na recepção. Fica no bairro de Gardens, bem perto da Long Street, onde se concentra a vida noturna da cidade, mas não é tão perto do V&A Waterfront.
O Ashanti tem uma outra unidade em Green Point, mais perto do V&A mas um pouco afastada do centro.
E no passeio a Cape Point, conheci gente que ficou no The Backpack & Africa Travel Center, que elogiou bastante o albergue.

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Fiquei no hotel Westin Cape Town, apesar de ser um cinco estrelas consegui uma oferta excelente no Booking e ele saiu o preço de uma pousadinha aqui no Brasil.

Já fiquei no The FounTains tb. Ele é mais barato, mas sem charme.

Ambos são bem localizados.

Obs:Na minha opinião, alugar um carro em Cape é imprescindível para curtir todos os atrativos da região.

Dea
DeaPermalinkResponder

Dicas africacdosul

yara xavier
yara xavierPermalinkResponder

O http://cacandoasbotasdojudas.wordpress.com está blogando diretamente da África do Sul.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Olá pessoal vendo vcs falando assim, fico maravilhada.... Separei muitos lugares para ir a Capetown. Ficarei 5 semanas e na ultima tentarei fazer o Garden Route... e separei 4 dias para fazer Kruger!! Alguma sugestão???

helinton
helintonPermalinkResponder

Ola Pessoal,

Deem uma olhada neste site, tem varias dicas bacana sobre a Africa do Sul.

www.capetownsa.com.br

Abraco
HKB

Mari VIdigal (ideias na mala)

Oi pessoal,
Vou deixar o link para os posts da AFrica do Sul do Ideias na mala
http://ideiasnamala.wordpress.com/category/africa/#!/page/1

Tem muita coisa legal de Cape Town que acho que pode ajudar.

Abraços,
Mari Vidigal

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Oi!
Estou programando uma viagem à Africa do Sul com meu filho de 7 anos.
Alguma restrição quanto a irmos nós dois sozinhos? Pensei em ficar entre 3 e 4 dias no Kapama River. Alguém jjá foi? E esse período é suficiente?
valeu!

Focusbsb
FocusbsbPermalinkResponder

Ola, Juliana....
Escrevo esse comentário do quarto do kapama river lodge. Aqui é simplesmente sensacional. A estrutura é 100% e de alto padrão. Antes de chegar aqui, fiquei 2 dois dias em uma reserva privada no Kruger e, pessoalmente, estou preferindo os safaris de lá, apesar da grandeza e estrutura do Kapama.
No entanto, sugiro que verifique a questão do Safari com seu filho, pois, por coincidência, perguntei há ao nosso ranger, no jantar, se as crianças gostavam ou ficavam entediadas e ele disse que crianças menores de 12 anos podem se hospedar no hotel, mas não vão aos games drives...

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Valeu!!!!
Vou checar a quest?o dos safari, pq sema safari, não rola...
Muito obrigada! Divirta-se muito!

Diego
DiegoPermalinkResponder

Oi pessoal,
Tenho dois roteiros bem completos, um sobre Joanesburgo e outro sobre Cidade do Cabo. Seguem os links:

Roteiro de 3 dias em Joanesburgo
http://meusroteirosdeviagem.blogspot.com/2011/10/roteiro-de-3-dias-em-joanesburgo.html

Roteiro de 5 dias na Cidade do Cabo
http://meusroteirosdeviagem.blogspot.com/2011/11/roteiro-de-5-dias-na-cidade-do-cabo.html

Tenho certeza que esses roteiros vão ajudar muito.
Um abraço!

Danilo Camargo

Pessoal,

Estou indo p/ África do Sul em outubro, e ainda falta reservar o Safari no Kruger. Minha idéia é fazer algum de 4 dias/3 noites. Alguém pode me indicar uma operadora de confiança pra fechar o Safari + acomodação ?

Obrigado !

Viviani
VivianiPermalinkResponder

Nossa, gente, estou completamente perdida!
Gostaria de ir para a Africa do Sul e fazer um safari no Kruger Park, mas nao consegui entender como é que funciona o esquema de reserva. Eu tenho que reservar a hospedagem e o safari em separado? Ou os pacotes de safari ja incluem a hospedagem? Quero ficar num dos lodges do Kruger, tenho que fazer a reserva do quarto diretamente com o Park?

Se alguem puder me dar uma luz, agradeço!
Viviani

Viviani
VivianiPermalinkResponder

Retificando a pergunta anterior, gostaria de saber se vale a pena ficar num dos lodges do Kruger e se alguem teria indicação de hotel perto do park.

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviani! Faça reservas nos lodges e haverá safáris todos os dias. Por favor entre nos blogs que falam de Kruger, há vários listados.

Viviani
VivianiPermalinkResponder

Oi Boia,
Já entrei nesses blogs, mas é que não fica muito claro o que está incluso no pacote e o que vc tem que fechar por fora. Pelo que entendi o pacote abrange o safari e o deslocamento do aeroporto para o park, mas restou a dúvida acerca da acomodação.

De qq forma, muito obrigada pela sua atenção!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviani! No site dos lodges isso fica claro, investigue com calma.

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Acabei fechando no Ivory Tree Game Lodge, em Pilanesberg, embora crianças acima de 7 anos possam fazer os safaris de carro do Kapama. Mas a pé realmente crianças são vedadas. Achei que vale mais a pena do que a logística de encarar mais um voo com meu filho, já que temos só uma semana. Além disso, meu filhote vai pirar em saber que o hotel fica num vulcão!!! Já reservei daqui o safari de elefante. Este não está incluído nos lodges, Viviane.

Viviani
VivianiPermalinkResponder

Oi Juliana,

gostei muito do Ivory Tree Game Lodge, acho que vc fez uma excelente opção. O Safari dos elefantes vc reservou direto com o Pilanesberg National Park? Desculpe a intromissão, mas como vc pretende ir de Johanesburg para o Ivory? Fechou algum transfer?

Obrigada pela ajuda!

Juliana
JulianaPermalinkResponder

Oi, Viviani!
fechei tudo com a agência daqui, inclusive o transfer de Johannesburg para Pilanesberg e os demais. Com criança é mais fácil assim... Como temos pouco tempo, pretendo ir com quase tudo fechado daqui. São dois safaris pro dia, um de manhã bem cedo e outro a tarde, incluídos. O safari de elefante e o de balão é que são a parte. Vou fazer só o de elefante. De balão, além do preço indecente ( em torno de 500 dolares por cabeça) ainda tem o inconveniente de cancelamento por falta de condições climáticas). Pelo que entendi, todos os Lodges funcionam assim. Não sei se o transfer é do próprio lodge...
Estou apostando que vai ser ótimo!!!

Viviani
VivianiPermalinkResponder

Obrigada, Juliana!!!
Boa viagem!

vitor carneiro

Desculpe a curiosidade mas qual agencia voce contratou ?
grato vitor

Jimmy Duarte
Jimmy DuartePermalinkResponder

Galera... eu e minha esposa vamos p/ África do Sul em outubro... a pergunta é? Precisa tomar aquele remédio p/ evitar malária no Kruger? Valeu!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jimmy! As FAQs do parque dizem isso:

Kruger Park is a malaria risk zone. You should be aware of the risk but it should not stop you from coming to Kruger and enjoying your African safari.

There are over a million visitors to the Kruger Park and only a few cases of malaria reported. Malaria high risk is during the wet season between October and May, with the months February to May being the peak risk period. We recommend that you consult your GP for the correct prophylactic to prevent malaria.

A course of anti-malarial medication will need to be taken at least a week before travelling – so be sure to consult your GP well before you travel.

http://www.krugerpark.co.za/Help-travel/faq-information.html

Maíra
MaíraPermalinkResponder

Pessoal,

Estou indo para a África do Sul em outubro e, por algumas questoes, o roteiro nao ficou tao redondo. Incialmente, gostaria de ficar 4 dias em cape e 2 em johanes, mas acaberei ficando apenas 3 dias inteiros em cape town, 3 dias e meio no kruger e 3 dias inteiros em johanes.

Pensei em fazer museu do apartheid, lion`s park e soweto, mas acho que 2 dias são suficientes para isso. Alguma indicação para esse outro dia em johanesburgo ou arredores?

Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maíra! Vamos colocar sua pergunta no Perguntódromo.

Você chegou a consultar os blogs que indicamos?

BiaLut
BiaLutPermalinkResponder

Oi!

No 1o dia, pode juntar Soweto e Apartheid Museum.
No 2o, já que pretende ir ao Lion Park, sugiro incluir o Cradle of Humankind ou Maropeng (são todos fora da cidade e relativamente próximos entre si) ou um passeio pela cidade (Gold Reef City, Constitution Hill, etc)
No 3o dia, sugiro um passeio a Pretoria. Não perca o Freedom Park!

Jante no The Butcher da Mandela Square, mas chegue cedo.

Luis Veles
Luis VelesPermalinkResponder

Eu trocaria Pretória por Pilansberg Park + Sun City, parando na volta no restaurante Carnivore para comer carne de Kudu, zebra, girafa, entre outros.

vitor carneiro

Dá para fazer Pilansberg em apenas um dia partindo de Johanesburgo ? e ainda no volta jantar no Carnivore ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vitor! Agências oferecem Pilansberg como um passeio de dia inteiro desde Johanesburgo. Os passageiros são apanhados às 6 da manhã e são deixados de volta às 19h.

Carlos Reis
Carlos ReisPermalinkResponder

Ola viajantes,
Tenho uma duvida: O mês de setembro / outubro faz frio em Cape Town, no Kruger (safari) e em Joanesburgo ?

Obrigado.

Carlos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! Quanto mais perto do fim do ano, mais calor fará. Nesta época você ainda pegará um pouco de frio. É como ir à Argentina.

Carlos
CarlosPermalinkResponder

Um dia inteiro em Joanesburgo daria para fazer o Museu do Aparthaid, o Lions Park e a famosa caverna Cradle of Humankind? Surtei ou da sim?
Obrigado,
Carlos

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Carlos! O Ricardo Freire nunca foi a Johanesburgo. Vamos pôr sua pergunta no Perguntódromo.

Paulo Torres
Paulo TorresPermalinkResponder

Dá pra fazer, sem correria, dois desses três. Para fazer os três no mesmo dia, acho que vai ser muito tempo dirigindo e pouco tempo aproveitando os passeios.

O Museu do Apartheid é bem grande, vale MUITO passar uma manhã ou tarde inteira por lá.

O Cradle of Humankind é um pouco longe da cidade (50km de Sandton), a visita guiada à caverna (Sterkfontein Caves) dura cerca de 1h30.

O Lion Park é mais ou menos no caminho das cavernas, se for só para tirar fotos com os filhotes e ir embora, até dá tempo... Mas vale a pena fazer o "drive" entre os leões adultos. Recomendo ir bem cedinho, senão os leões estarão todos dormindo.

Eu faria Lion Park + Cradle of Humankind em um dia, e em outro dia Museu do Apartheid + Soweto Bicycle Tour (http://www.sowetobicycletours.com/).

André Vidal
André VidalPermalinkResponder

Pessoal,

Em dois dias para visitar vinícolas nas regiões de Franschhoek e Stellenbosch, o que vocês recomendam?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, André! Você já deu uma olhadinha nos blogs que falam da região vinícola? Eles estão claramente marcados nesta lista, que foi feita exatamente para isso.

Não temos conteúdo organizado sobre o assunto. Poderíamos pôr a pergunta no Perguntódromo, mas é mais proveitoso se você primeiro conferir o que já escreveram sobre o assunto...

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Estou indo para Africa do Sul em setembro. Gostaria de saber se a baia de sodawana fica proximo de Joanesburgo pois gostariamos de fazer pelo menos um mergulho la?
Outra duvida e se vale a pena ir na rota jardim ate Port Elizabeth ou voltar de Kysnia? Vou começar por Cape Tow e a duvida e se eu volto para la ou vou ate Port Elizabeth?
Muito obrigada
Ana Paula

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Paula! Não temos conteúdo próprio sobre a África do Sul. Por isso compilamos essa relação. Clique e consulte os blogs que falam da Cidade do Cabo, de Port Elizabeth e da Rota Jardim.

Atente para o detalhe que Johanesburgo fica no interior. A baía de Sodwana está a 570 km, algo como a distância de São Paulo a Búzios.

Ana Paula
Ana PaulaPermalinkResponder

Obrigada Boia. Eu achei quera longe mas vi alguns topicos dizendo que haviam varias escolas de mergulho em Johanesburgo para fazer o Batismo em Sodwana.
De cape tow fica mais longe ainda. Acho que nao vai rolar
Obrigada
Ana Paula

Camila
CamilaPermalinkResponder

Pessoal,

Vou fazer um daqueles projetos de trabalho voluntariado com leoes e vida selvagem na Africa, mas to na MAIOR DUVIDA de qual escolher. Alguns são próximos ou mesmo dentro das cidades principais (como o Lion Park), outros são em centros-reservas mais afastados. Alguém tem alguma sugestão?? To muito indecisa!!

Obrigada, beijos, Camila.

Izabel
IzabelPermalinkResponder

Pessoal,
Já vi comentários sobre o Sabi Sabi e o Mala Mala, mas alguém conhece o Londozi?
Alguém já foi de cape town ao aeroporto de Mpulanga e de lá pegu transfer até a reserva?
Obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Izabel! Não temos conteúdo próprio sobre safáris. Vamos pôr a pergunta no Perguntódromo, se alguém responder a resposta aparecerá aqui.

Paulo Torres
Paulo TorresPermalinkResponder

Não fiz safári ali na região do Kruger, mas fui a Nelspruit/Mbombela durante a Copa do Mundo. O aeroporto Mpumalanga é um aeroporto pequeno que só é atendido pela Airlink (a subsidiária regional da South African Airways) e por voos fretados.

Tem a tabela de vôos no site oficial do aeroporto: http://www.mceglobal.net/TravelPlanning/ArivalsandDepartures/tabid/116/Default.aspx
(Tem vôo pra Livingstone, uns dias nas Cataratas de Vitória pode valer bastante a esticada...)

Eduardo Fernandes

Olá Pessoal!!
Viajarei para Cidade do Cabo, em novembro, e gostaria de saber 2 coisas:
1° como é o clima nessa época
2° quero muito fazer o passeio de mergulho com os tubarões brancos mas não sei que operadoras fazem. Alguém pode indicar quem devo procurar?

Abraços

Coloque no perguntódromo!!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Veja temperatura e chuvas mês a mês na Cidade do Cabo:
http://www.weather.com/weather/wxclimatology/monthly/graph/SFXX0010

Vamos pôr a sua pergunta sobre mergulho no Perguntódromo, se alguém responder a resposta vai aparecer aqui.

BiaLut
BiaLutPermalinkResponder

Eduardo, não lembro o nome da empresa que eu usei, mas peça um contato na recepção do seu hotel porque todas as empresas são muito parecidas.

Luis Veles
Luis VelesPermalinkResponder

É a melhor época para mergulhar em Gaansbai, procure pela operadora de Mike Routzen, o Sharkman, não lembro o nome dela, mas é a melhor equipada, eles buscam no hotel, dão almoço e te devolvem.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar