Cajón del Maipo: quem dá o caminho das pedras?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lago no Cajón de Maipo, ChileA Simone Lobo está considerando aproveitar sua estada em Santiago para dar um pulinho na região do Cajón del Maipo, do ladinho da cidade. A região toma emprestado o nome de um cânion no vale do rio Maipo, mas esconde muito mais do que isso: por lá você encontra banhos termais, lagos, trilhas.

As dúvidas da Simone são como chegar -- e se é melhor ir por conta própria, de carro, ou em passeio organizado.

Na net o que eu achei foi um site que tem cara de oficial, o CajondelMaipo.com. A melhor informação sobre como chegar, porém, achei foi mesmo no Frommer's. O site de Cajón lista 6 destinos de passeios no vale; o Frommer's destaca dois e sugere também uma parada em Pomaire, um vilarejo indígena onde são produzidos objetos de cerâmica.




É difícil achar passeios organizados online; o mais próximo que cheguei foi a este tour que combina uma visita à Concha y Toro (que fica no vale do Maipo) com vistas do cânion.

Você foi ao Cajón del Maipo? De que jeito? Curtiu? Diz pra gente, vai! Gracias!

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


97 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

lenira
leniraPermalink

Olá
Tb fui a Santiago e fiquei lá do dia 18 a 26/11. Fiz o passeio com http://www.jorgeexcusiones.cl e recomendo. O lugar é muito lindo mas a trilha realmente é bem puxada e a estrada é bem perigosa. Além disso tem q ser feita devagar pois a lagoa dos patos fica a 3200 m, dá pra sentir um pouco os efeitos da altitude. Vale muito a pena, passeio imperdível no chile e com o preço justo.

Akemi
AkemiPermalink

Voltei ontem de Santiago e fiquei frustrada por não ter conhecido Cajon del Maipo, mais especificamente o Parque Nacional El Morado, por vários motivos: cansaço, ter excluído a possibilidade de ir de carro, estar sozinha e ter medo de me aventurar sozinha no local e os preços dos passeios, quando oferecidos.
Mas vou passar as informações que consegui coletar, quem sabe é de alguma utilidade para alguém!
Nesse link http://www.cajondelmaipo.com/como_llegar.php eles explicam como chegar a Cajon del Maipo e a Baños Morales de carro e também de transporte coletivo.
Fiz um contato com a High Mountain (www.highmountain.cl)e eles me passaram a seguinte mensagem:"the price of Cajon del Maipo trek is 255 p/p with a minimum of two pax. If you are participate in a group bigger than 4 trekkers the price is 185 per person."
No centro de informação turística me deram dois folhes,um do Chile Xtremo (www.chilextremo.com), que aponta o custo de 39.000 pesos chilenos e do Ando Andes (www.andoandes.cl). Neste último, dá pra ver o preço, que é de 45.000 pesos ou 98 dólares.
Finalmente, vi um relato do passeio num blog, aqui: http://turomaquia.com/o-que-fazer-no-chile-trekking-no-parque-nacional-el-morado/

Manuela Gaspar
Manuela GasparPermalink

A empresa AndoAndes tem altos roteiros de passeios de eco turismo bate-volta de Santiago. Super bem-recomendado pelo Trip Advisor.

Santiago do Chile – em busca da neve « A Simplicidade das Coisas — Augusto Martini

[...] pernoitar, a Joana recomenda o Refugio [...]

Luiza Di Sessa
Luiza Di SessaPermalink

Estou em Santiago desde 06 de janeiro, e como estou na casa de uma amiga, ela tem me orientado para os passeios de forma que eu consiga fazer tudo de modo muito mais econômico. Fiz o passeio de El Morado, por conta própria, de ônibus. Pesquisei passeios guiados, tudo muito caro, entre 50.000 e 80.000 pesos chilenos. Levando em consideraçao que a entrada para o parque custa 2.000 pesos (mais ou menos R$ 8,00), considerei desnecessário gastar tanto. Como eu só queria fazer o passeio no Monumento El Morado, descartei a hipótese de pernoitar por lá. Para ir de ônibus é bem simples.
A linha de ônibus comuns Turmaipo reserva um ônibus para o destino Baños Morales (onde fica El Morado, as águas termais e o vulcao)). De outubro a 1 de janeiro, só tem ônibus aos sábados, domingos e feriados. A partir de primeiro de janeiro e até 15 de março, sai um ônibus todos os dias. A saída é no Terminal de Metrobuses Bellavista de la Florida (penúltima estaçao da linha 5 do metrô). O valor de ida e volta das passagens é 8.000 pesos. A saída do ônibus do terminal é às 7h30, pontualmente (só sai um ônibus com esse destino por dia). No fim da tarde, esse mesmo ônibus volta de Baños Morales às 18h. Quem preferir pegar o ônibus em Puente Alto, nas proximidades da estaçao de metrô Las Mercedes, o ônibus passa às 7h50, aproximadamente. Por San José de Maipo passa mais ou menos às 8h30 e chega a Baños Morales aproximadamente às 10h. Mas nao vá esperando por um ônibus de viagem... É um ônibus urbano comum, dos pequenos (micro), azul e branco, escrito "Metrobus", e o número dele é MB-72. Caso a pessoa queira chegar ao Terminal de Buses ou a Puente Alto utilizando o metrô, basta ver a localizaçao do hotel em relaçao à linha do metrô, e simular o trajeto no site http://www.metrosantiago.cl/planificador.
Para fazer o trekking em El Morado, use roupas leves, boné, leve muita água, um lanche leve, frutas, e nao deixe de usar bloqueador solar fator 50. Pense que vai caminhar por, pelo menos, 4 horas, num lugar árido e sem nenhuma árvore onde possa se proteger do sol. Mesmo utilizando bloqueador solar, fiquei com a marca da camiseta no braço. Na volta ventava muito, e um hidratante labial também vai muito bem. Minha filha de 13 anos foi comigo, e a recomendaçao do guarda, na entrada, é de que nao andássemos além do lago, que fica a 6 km. A subida nao é fácil para quem é sedentário, e tem ainda os efeitos da altitude.
Acho que essas informaçoes sao ideais para quem gosta de caminhar e gastar pouco. Este é, de fato, o "caminho das pedras".

A Bóia
A BóiaPermalink

Obrigada, Luiza! Se quiser mandar alguma fotinho pra gente transformar seu comentário em post, o email é redacao arroba viajenaviagem ponto com . Obrigada!

Be Araujo
Be AraujoPermalink

Também fui para Santiago agora em janeiro e faltando uns dias para viagem descobri Cajon del Maipo. Queria muito ir a Baños Colinas e achei um anúncio de excursão com o Manzur Expediciones (http://www.facebook.com/pages/MANZUR-EXPEDICIONES/125034834195279?fref=ts) . Resolvi arriscar e reservei as vagas por email. Valeu muito a pena!! E pelo que li no comentário da Luiza, acho que o preço que paguei foi bem abaixo das outras excursões.
Em Santiago, fiquei no Ibis Providencia, e o local de encontro com o Manzur era em frente à Plaza Italia, no metrô Baquedano. Super perto do hotel, eu e meu namorado fomos caminhando na ida e na volta até o ponto de encontro.
Eles estavam lá no horário marcado, fiquei com medo de ser uma van velha ou algo do tipo, mas a van era nova, confortável, deu para dormir na volta (na ida tem que ir acordado, pois a paisagem vale a pena e até encontramos uma llama no meio do caminho, já no parque).
No grupo haviam americanos e brasileiros. Alguns foram de bicicleta, outros desceram antes para fazer o caminho a pé.
A van nos deixou lá nas piscinas termais às 11h e voltou às 16h. O lugar é lindo, as piscinas estavam bem cheias pois era um domingo e estava muito sol. Aliás, não tem sombra no local, nenhuma, igual a Luiza falou, nem uma árvore, então tem que levar protetor, chapéu, camisa, tudo que puder proteger para não queimar muito.
Muita gente passando lama na cara, relaxando nas águas, foi um passeio bem diferente do restante da viagem em Santiago, Viña e Valparaíso. Gostei muito e recomendo o Manzur Expediciones. Paguei $16.000 por pessoa ( a entrada nas piscinas custa $ 8.000 e já está no pacote)
Paramos no caminho em uma casinha bem típica para ir ao banheiro e comer, era uma espécie de bar. O caminho é realmente bonito de apreciar.

Tenho fotos do lugar e da estrada, acho que rola um post junto com a Luiza para dar dicar, já que é um lugar de difícil acesso para quem não conhece, e bem difícil de encontrar informações. No meu grupo tinha uma japonesa que estava falando da dificuldade de achar algo sobre o local, o marido era chileno e mesmo assim também não conseguiram com facilidade.

Bom, é isso. Saimos 8h da Plaza Itália e chegamos por volta das 19h. Baños Colinas é bem no alto, então fica a 3hrs de Santiago. Acho que é uma ótima dica para quem ficar em Santiago.

laise
laisePermalink

Ola´estou indo para Santiago em maio. Tenho muita vontade de conhecer o Cajon del Maipo, mas essa época que irei é recomendável? Alem das piscinas termais tem outra coisa p se fazer la?

Tati
TatiPermalink

Gente, saudações a todos! Agradeço pelas informações já li muito a respeito de cajon. Tenho interesse em visitar final de junho embalse el yeso. Será que é possível ir nesta época do ano? Caso não seja, vale a pena ir conhecer apenas San josé del maipo? Agradeço desde já!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tati!

Primeiramente leia tudo o que temos sobre o assunto, incluindo comentários:

https://www.viajenaviagem.com/2013/01/cajon-del-maipo-por-conta-propria-ou-em-tour-organizado/