Cajón del Maipo: quem dá o caminho das pedras?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Lago no Cajón de Maipo, ChileA Simone Lobo está considerando aproveitar sua estada em Santiago para dar um pulinho na região do Cajón del Maipo, do ladinho da cidade. A região toma emprestado o nome de um cânion no vale do rio Maipo, mas esconde muito mais do que isso: por lá você encontra banhos termais, lagos, trilhas.

As dúvidas da Simone são como chegar -- e se é melhor ir por conta própria, de carro, ou em passeio organizado.

Na net o que eu achei foi um site que tem cara de oficial, o CajondelMaipo.com. A melhor informação sobre como chegar, porém, achei foi mesmo no Frommer's. O site de Cajón lista 6 destinos de passeios no vale; o Frommer's destaca dois e sugere também uma parada em Pomaire, um vilarejo indígena onde são produzidos objetos de cerâmica.




É difícil achar passeios organizados online; o mais próximo que cheguei foi a este tour que combina uma visita à Concha y Toro (que fica no vale do Maipo) com vistas do cânion.

Você foi ao Cajón del Maipo? De que jeito? Curtiu? Diz pra gente, vai! Gracias!

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


97 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Carmem
CarmemPermalink

Eu já fui a Cajón del Maipo há muito tempo. No século passado, na verdade. Fui de carro, com amigas. Tem um post no meu blog sobre essa aventurazinha. Acho que não vai ajudar na parte prática, mas pode servir para aumentar a vontade de conhecer o lugar... Ou não.
Em todo caso, taí: http://migre.me/5qOqu

RosaBsb
RosaBsbPermalink

Cajón del Maipo, com esse nome eu até pensei que fosse a resposta da charada!

Vinicius
ViniciusPermalink

Eu também estou considerando a possibilidade de visitar Cajón Del Maipo, parece ter uma paisagem bem bonita, mas pelo jeito não é muito visitado pelos brasileiros quando estão em Santiago.
Esta este tour que o Ricardo encontrou achei muito caro.
Ninguém visitou lá recentemente para nos ajudar ?

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalink

Eu fui em janeiro com motorista do taxi oficial, o Hernan, escolhi o passeio ate' Embalse el Yeso e valeu demais!!! A paisagem e' maravilhosa, Andes, aridez e termina numa lagoa de um tom de azul incrivel. Em termos de passeio nos arredores de Santiago, para mim, foi o mais impressionante. Faria novamente sem sombra de duvida, Simone.

Simone Lobo
Simone LoboPermalink

Riq, muito obrigada por ter aberto esse post! Carmem e Ana Claudia, valeu muito pelas indicações! Tomara que venham mais dicas, adoro a ideia de descobrir lugares assim, sem muito apelo turístico, fica ainda mais emocionante...rs
Abraços

Jimmy Duarte
Jimmy DuartePermalink

Eu e minha esposa fomos em 2010... conhecemos o Parque Nacional El Morado que fica em Cajón de Maipo... temos dicas em nosso blog: Básico a Mais na categoria Chile - http://basicoamais.wordpress.com/2011/01/20/santiago-do-chile/ e temos fotos do lugar em http://www.flickr.com/photos/jimmyduarte/sets/72157624494848939/

Valeu!

Joana
JoanaPermalink

Nossa, e fantástico. Eu aluguei um carro em Santiago e fui com meu namorado. Tranquilo, tranquilo. Ficamos numa hospedaria ao lado de umas piscinas naturais vulcanicas, praticamente so os dois, deserto e maravilhoso. A hospedaria era de um alemao, vou procurar os dados e passo. Lugar maravilhoso, perto do glacial, bem simples, a noite o gerador era desligado, tinhamos que usar lanterna para ir ao banheiro, mas a comida, vistas e aconchego valeram a pena. So tem que levar o dinheiro que vai gastar, nada por perto. A cordilheira, maravilosa e isolada, e tao perto de santiao, e melhor, sem turistas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Obrigadíssima, Joana! Dicas valiosas grin

Joana
JoanaPermalink

Achei: http://www.refugiolovaldes.com/hotel.htm. A comida é deliciosa, dá uma olhada no site. Valeu muito a pena, as vistas da janela já eram de tirar o folego. Fora, entao! Atendimento atencioso, a noite regada a vinho, varios passeios por perto. Fui em 2007, pode ser que tenha mudado, vale conferir o tripadvisor, mas as paisagens continuam lá, aposto. Rsrsrss.

Joana
JoanaPermalink

Esse ta mais completo: http://www.refugiolovaldes.com. Em atividades tem uma gama De possibilidades.

Simone Lobo
Simone LoboPermalink

Joana e Jimmy,
Obrigada pelas dicas! Fiz contato com a Refugio Valdes e eles ja me responderam, muito atenciosos! Tem fotos maravilhosas no site, realmente de tirar o folego! Pelo que pude apurar, da mesmo para fazer o passeio de Santiago ate la com carro alugado, ja que as opcoes de passeios organizados inexistem ou sao muito caras. Estamos combinando de almocar por la e fazer o passeio ate El Morado (de 3 a 4 horas), com guias que o Refugio oferece. Para os glaciares, teriamos que pernoitar uma noite, mas estamos com pouco tempo.
Assim que tiver mais noticias vou atualizando por aqui!

Joana
JoanaPermalink

Fizemos a caminhada sozinhos, sem guias. É realmente uma escalada, e por causa da altitude simplesmente faltou folego. Mas valeu muito a pena!

Philipp
PhilippPermalink

Fui de carro também, super tranquilo. Dicas: coma umas empanadas caseiras na estrada e também um bom Küchen (eu prefiro os de doce de leite, mas vai do seu gosto). Além disso lembro ter comido uma ótima cazuela em uma reserva florestal que nao me lembro do nome, mas olhando no Google maps parerece ter sido o Santuario de La Naturaleza Cascada de Las Animas.

Philipp
PhilippPermalink

E já ia me esquecendo, o Küchen seria ideal para Las once (ou La once) pergunte também se há outro significado popular quanto ao termo Las Once.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Philipp! "Las once" começou como um código para designar a pausa para "aguardiente", que tem 11 letras. Hoje significa lanche, mesmo grin

Philipp
PhilippPermalink

Ahhh bóia estragou a surpresa, eu sabia disto, era para a Simone descobrir lá sad hahahaha

Mas tudo bem, jé vai preparada wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Philipp! Desculpe, não era essa a intenção eekops:

Nós Bóias somos treinadas para não deixar dúvidas quicando grin

Simone Lobo
Simone LoboPermalink

Ei Philipp, uma charada hein, mas a Bóia é muito rápida e eficiente...rs
Obrigada pela atenção de ambos!

Fernanda M
Fernanda MPermalink

Simone,
Também queria conhecer Cajón del Maipo, mas acabei ficando sem carro e desisti da idéia. Pelo que pude apurar, a estrada para certos pontos do parque não está boa, e no inverno pode ter trechos fechados. Acho que é melhor no verão...(pode ser invejinha de quem não foi!) Boa Viagem!

Simone Lobo
Simone LoboPermalink

Oi Fernanda,
No inverno há muitos passeios, só que eu teria que pernoitar e, como tenho pouco tempo, vou e volto no mesmo dia. O que eu sei que não dá para fazer no inverno são os banhos termais, mas o passeio até o Parque El Morado (o da foto do post), é possível sim.
Estou quase fechando com o Refúgio Valdes, indicado pela Joana. Eles farão o traslado e ainda vou dar uma paradinha na pousada, que é linda demais, para almoçar.
Quando tiver os valores, coloco aqui para quem, como eu, está encantado com a ideia de conhecer esse lugar tão lindo!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

E ai Simone?! Vc já sabe os valores do translado? To muito afim de conhecer também. Estou indo em Outubro, a partir do dia 21 e fico 9 noites, então acredito que tenho tempo suficiente pra visitar o Cajon del Maipo. Aguardo notícias!

Priscilla Perlatti
Priscilla PerlattiPermalink

A dona do B&B que ficamos em Santiago nos indicou a Casa Bosque en Cajón del Maipo(casabosque.cl), misto de restaurante/hotel que tem toda uma lenda em torno de sua construção. Não fomos por falta de tempo, mas fica aí a dica.

Adriana
AdrianaPermalink

ola Bóia!!!
Alguem sabe me dizer qto tempo de Santiago tem Cajón del Maipo!!???De carro ou ônibus!!??Me interessei!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Leia os comentários anteriores e clique nos links!

adriana
adrianaPermalink

Oi Bóia,não encontrei a dstancia nos links e nem nos blogs!!!
Se alguem souber...agradeço!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Segundo o Frommer's, fica a 65km de Santiago: http://www.frommers.com/destinations/cajondemaipo/2324010001.html

Simone Lobo
Simone LoboPermalink

Olá pessoal!
Infelizmente não fui à Cajón del Maipo. Minha decisão tomou força quando o guia que eu havia contratado (parceiro indicado pela Refúgio Lo Valdés), depois de baixar o preço do traslado, baixou também o tempo em que nós ficaríamos por lá.
Saimos de SP com quase tudo fechado, telefones de contato e etc., e, quando chegamos, ele nos informou que, por ter baixado o preço, nos pegaria no hotel pela manhã, levaria até o Refúgio Lo Valdés para almoço e retornaria logo em seguida. Segundo ele, o tempo entre ida e volta seria de 5 horas. Achamos muito puxado e desistimos. Nesse caso, ficaria bem melhor se tivéssemos tempo de pernoitar no Refúgio.
De qualquer forma, agradeço ao Ricardo Freire, Bóia e a todos que vieram aqui dar sua contribuição!

bruna sampaio
bruna sampaioPermalink

Nossa que pena,
Fiquei fascinada com as fotos do lugar, do hotel, e fui lendo tudo para chegar logo a parte em que a Simone relatasse sua experiência...que pena que não deu certo!!!
Mas agora quem sabe eu vá esse ano e volte para contar tudinho!!!
Já está na minha lista de pesquisa para incluir no roteiro!!!
Obrigado a todos por tanta informação...principalmente ao Ricardo e as Bóias. Não sei como viajava "sem vocês" rsrs!!!
Abraços

Maurício Andrade
Maurício AndradePermalink

andei olhando os posts e alguem tem outras indicações de hoteis em cajon del maipo, eu e minha esposa estamos querendo ir entre maio ou junho. agradeço a atenção

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maurício! Não há muitas opções de hospedagem por lá. Veja o que o TripAdvisor lista em Cajón del Maipo e proximidades:
http://www.tripadvisor.com.br/Hotels-g317795-Cajon_del_Maipo_Valle_Central-Hotels.html

Marcos
MarcosPermalink

Também to interessado em um relato sobre o Cajon, especialmente pra quem não foi de carro e não pagou preços abusivos por excursão ou transporte. Tá difícil de achar material interessante pela net, o destino é mesmo pouco explorado. Abraços.

Tatiana
TatianaPermalink

Ola ! Estou em Santiago fazendo um estagio e estou com muita vontade de conhecer cidades bonitas por aqui! Alguem pode me dar dicas de locais em que seja possivel conhecer em um Fds ? Pensei em Mendoza (de onibus mesmo), alem de Vina, Valparaiso ... Vou ficar mais 3 meses e estou sozinha ! Obrigada !

Daiane
DaianePermalink

Olá, Acabei de retornar de Santiago e fomos(eu e meu marido) para Cajón Del Maipo e foi simplesmente MÀGICO!!!! o lugar é lindo, cores e sensaçoes se misturam em uma explosão se adrenalina...
Alugamos um carro em Santiago, quatro por quatro(dica alugue um GPS), e partimos para a aventura. Paramos na altura de São Gabriel (uma das cidadezinhas que há no caminho) e almoçamos no restaurantizinho "El Campito". Seguimos até o Banho Colinas, 22 km de terra.... paisagem fantástica, as montanhas mudam de cores conforme o sol bate... é lindo. O Banho é uma delícia, relaxante.... Mas atenção, para ir até lá é preciso ter espirito aventureiro, pois não há conforto algum.
Na volta paramos em San José Del Maipo e comemos uma empanada de camarão na "La famosa petty" um carrinho que fica na Rua Principal da charmosa cidadezinha. Valeu!

Samuel Marcondes
Samuel MarcondesPermalink

Uma dúvida: compensa fazer bate-volta de um dia desde Santiago, ou é melhor ao menos um pernoite por lá? Em Santiago, recomendam alguma locadora de veículos?
Tks desde já!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Samuel! Dá para passar o dia ou pernoitar. Mais dicas aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Samuel
SamuelPermalink

Eu já li o post lá, Bóia (aliás, muito bom!), mas queria saber se alguém recomendaria o pernoite, ou daria para aproveitar o que a região tiver de melhor em apenas um dia, saindo cedinho e voltando no fim da tarde, já que não é longe da capital.

Daiane
DaianePermalink

Oi Samuel, fomos e voltamos no mesmo dia. Ficamos com vontade de dormir em San José Del Maipo, principal vila da região e a mais proxima de Santiago, por ser um lugar muito aconchegante. Quanto ao tempo de viagem em meio dia vc consegue ir nos dos "banhos", apenas fique atento para o horário do Banho Morales que encerra ás 16h. Alugamos um carro na Just Rent a Car, super tranquilo, alugue um GPS também achamos um complicado o transito.
mais uma dica, não ha necessidade do "sem parar"para ir até Cajon Del Maipo. Bom Passeio

giselle
gisellePermalink

Oi pessoal, em primeiro lugar, obrigada e parabéns pelos comentários e dicas. Como muitos, estou nessa fase de planejar minha primeira ida ao Chile, e quanto a esta nova opção de passeio, Cajón Del Maipo, ficou a dúvida: parece q não é vantagem ir no inverno, pois vou perder os tais banhos q são parte importante do passeio, certo? Estarei pelo Chile de 20 a 30 de junho próximos. Será q deixo Cajón Del Maipo para uma próxima? (se houver...)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Giselle! Sim.

Thalita
ThalitaPermalink

Estou viajando agora dia 24 e fico até dia 30 de abril, vcs recomendam ir a CAJÓN DEL MAIPO nessa época, o clima favorece o banho!!???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thalita! As águas dos Baños Morales não chegam a ser quentes. Para entrar n'água é melhor ir no verão.

Thalita
ThalitaPermalink

Ah obrigada "A Bóia"!!
Mas no caso então, vale a pena ir e voltar para conhecer no mesmo dia, apesar de não ter o banhos?? Ou vc recomendaria outra coisa, tipo, coloquei no meu roteiro Valparaíso, vinã del mar, concha y toro, e os passeios pelos bairros da cidade e shoppings. Vc acrescentaria algo interessante e nao muito longe??

Jorge Soto Alvarez
Jorge Soto AlvarezPermalink

La mejor opcion en Santiago para el Cajon del Maipo

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalink

Thalita, eu fiz o passeio ate o Embalse el Yeso no Cajon del Maipo e posso te dizer que vale muito a pena. A paisagem eh linda, durante o trajeto, a gente ve os Andes de todos os lados, emocionante. Em termos de paisagem, foi o passeio mais bonito que fizemos a partir de Santiago.

Thalita
ThalitaPermalink

Poxa Ana Cláudia, valeu mesmo!! Mas vc foi e voltou no mesmo dia???

Marília Lucena
Marília LucenaPermalink

Poxa, fiquei interessada, tb! Vou p Santiago dia 21 de maio! Queria fazer o passeio para a Concho y Toro e cajon del Maipo no mesmo dia, de forma independente! Vi que o Boia colocou um link com esse passeio mas está caro sad

Natália
NatáliaPermalink

Ana Claudia,
Como voc~e fez o passeio, foi de carro alugado?

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalink

Natalia, nos contratamos um taxi logo no aeroporto, do Taxi Oficial, o nome do taxista e' Hernan. Nao foi barato, mas acho que vale a pena. Eu mandei um email para o site perguntando todos os precos dos passeios que eu pretendia fazer, e acertei na chegada do aeroporto de Santiago com cartao de credito no guiche do taxi oficial chile.

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalink

O site e' taxioficial.cl . Contratamos os transfer aeroporto-hotel-aeroporto, passeio a Cajon del Maipo, passeio a Valparaiso+Vina del Mar+visita a vinicola Emiliana no Vale Casablanca, passeio ate Isla Negra. Estavamos em quatro, entao o preco compensou.

Fábio
FábioPermalink

Pessoal, eu fui no final de abril e aluguel um carro. Fiz todos os passeios de forma independente: visitei as estações Valle Nevado e Farellones (já havia nevado mas ainda estavam fechadas), Portillo e Cajon De Maipo. Cajon é incrível, ainda mais para quem está dirigindo e é apaixonado pelas cordilheiras, já que as estradas são de rípio e o contato com a exuberante natureza é direto (quase não vê pessoas), e quando menos se espera vc de depara com uma lagoa, depois outra, mais montanha, mais neve, etc. Também passei pelo sul do Chile, mas lá é um belo aperitivo de aventura.

Fernando
FernandoPermalink

Pessoal,

Nem preciso dizer da qualidade do site viajenaviagem.com. Hoje tomamos vergonha na cara e resolvemos contribuir com algumas informações. Afinal minha noiva e eu usamos muito este site e não havíamos contribuído. Sendo assim:
- Entramos aqui antes para pesquisar sobre Cajon del maipo, e de fato encontramos algumas informações, mas sempre ficava uma dúvida, de como chegar, quem foi, como era.
- Ao chegar no Chile, ligamos para várias empresas por telefone até chegar na empresa ALTOPUENTE.CL. Conversamos com Jorge, que foi o guia que nos levou.
Resumindo: Ele nos pegou no hotel. Fomos de 4x4 Nissan, até Embalse de Yeso, ficamos lá o tempo que queriamos, depois fomos até Banhos Colina, passeio espetacular, e ficamos até final da tarde. Pagamos tudo 75000 pesos, não é degraça, mas estava mais barato que muitas outras agências. É claro que voce consegue alugar uma 4x4 por um valor bem menor, mais preferimos ir com guia. Quem quiser pode ir com um grupo maior, assim o preco fica melhor. Dá para ir sim alugando um carro, a estradinha é bem estreita, trechos sinuosos e no inverno o Jorge disse que é perigoso, fomos em Maio, estava mais tranquilo.
- O Carro estava em perfeitas condições, o passeio foi tranquilo, o guia era bem orientado e gente boa.
Fica a dica. Um grande abraço a todos

Joyce
JoycePermalink

Olá Pessoal!
Acabo de voltar de Santiago e agradeço ao site pelas várias dicas que colhi aqui. Foram importantíssimas.
Pesquisei sobre vários passeios ao redor de Santiago e acabei por incluir o Cajón de Maipo, mais especificadamente o Embalse de Yeso. E eu simplesmente amei... foi uma das paisagens mais lindas que eu já vi em toda minha vida e olha que estava difícil encontrar algo que comparasse a vista que tive da Baia dos Porcos com o morro 2 irmãos em Noronha. o Lago com águas cristalinas com a montanha imponente coberta de neve sinceramente foi o melhor e mais diferencial passeio de Santiago. Deu de 10 nas paisagens das estações de Ski que são lindas também mas não mais que esta. Pra mim até mais lindo que Puerto Varas e seu Osorno. Então eu recomendo de olhos fechados.... FAÇA este passeio. Mas faça enquanto você pode ver neve nas montanhas porque é a neve que dá um toque especial... e faça também com tempo claro. Peguei a dica do Guia seguindo o Fernando aqui no post acima. A empresa que me levou foi a http://www.altopuente.cl com o motorista Jorge numa Nissan 4x4 nova e bastante confortável. Paguei 90000 para 2 pessoas unindo Cajon de Maipo (Embalse El Yeso) e Concha Y Toro no mesmo dia. Este valor é o aluguel do Carro + motorista, então podem ir até 4 pessoas por esse mesmo valor. O Jorge é bem simpático e profissional. O site da AltoPuente.cl não está funcionando, então se alguém se interessar o e-mail é contacto@altopuente.cl
Não recomendo alugar um carro e ir... até San Gabriel que é asfalto a estrada é tranquila, porém depois fica só cascalho, estreita e escorregadia devido ao derretimento da neve das montanhas.Sem dúvida a paisagem do Embalse del Yeso está entre as mais lindas que eu já vi nesse mundão a fora. Abraços pessoal!

Lilian
LilianPermalink

Obrigada por tirar muitas dúvidas, irei dia 14/08/12 e assim que voltar contarei sobre meus passeios , inclusive pretendo ir à Cajon del Maipo.

João Alberto
João AlbertoPermalink

Olá Lilian. Vou pra Santiago essa semana também e pretendo fazer esse passeio a Cajon. Vou com meu pai, que é um senhor de 60 anos, mas bem em forma (Não atrapalha o passeio. Sempre viajo com ele. hehehe.) Estarei hospedado no hotel Orly e se você(s) tiver(em) interesse poderíamos dividir os custos desse passeio, só combinar o dia. Fico até quinta-feira da semana que vem (dia 23). Qualquer coisa me envie um e-mail: joaofolle@hotmail.com
João Alberto

patricia
patriciaPermalink

vcs sabem dizer se no começo de outubro já dá para entrar nas águas termais? Para conhecer a região basta 1 dia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Os operadores do passeio darão essa informação. Um bate-volta é suficiente.

Paula
PaulaPermalink

Ola! EStou pesquisando sobre Cajon de Maipo para minha proxima viagem e queria dividir com vcs uma operadora muito interessante indicada pelo Trip Advisor- "Ando Andes" que faz uns passeios muito interessnates, inclusive para Cajon de Maipo
http://www.andoandes.cl/cajon-del-maipo/
beijos
Paula Rocha

Anette
AnettePermalink

Olá pessoal,

Eu fui sábado passado pra Cajón del Maipo. Fui fazer trekking no parque El Morato. Saí de manhã de Santiago e voltei no final da tarde. Valeu muito a pena, a paisagem é lindíssima! Eu nunca tinha feito trekking antes e estou sem nenhum preparo físico, e mesmo assim consegui caminhar sem muita dificuldade. Eu fui com o Jorge (site abaixo) e recomendo! Ele é um ótimo guia, conhece muito bem a região e inclusive tira ótimas fotos de vcwinkAlém de ter o melhor preço entre as agências que pesquisei. No site dele dá pra ver o calendário com as próximas saídas agendadas.

http://www.jorgeexcursiones.cl/index.php

Eu não recomendo que aluguem carro para chegar lá, a parte da estrada que é asfaltada é tranquila, mas depois vem uma estrada de terra bem ruim que é relativamente longa...

Ah, antes de entrar no parque El Morato, tem umas barraquinhas que alugam botas, gorros etc caso vc não tenha vindo preparado para o frio. E tbm dá pra comer uma empanada de carne deliciosa!

Enfim, espero ter contribuído.

David Galo
David GaloPermalink

Anette,

Bom dia! Achei interessante o local, mas gostaria de saber quais passeios podem ser feitos por lá na época de inverno. Pretendo ir em julho de 2013, mas desde já estou planejando a viagem.. Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, David! Acima você encontra comentários de vários leitores que viajaram no inverno. Veja os relatos!

Lorena Tonini
Lorena ToniniPermalink

Olá a todos! Vou pro Chile na segunda quinzena de outubro e estou super afim de ir para Cajón del Maipo. As dicas que encontrei aqui foram muito valiosas. Alguém vai estar por nesse período e topa fazer esse passeio? Aceito companhias! Obrigada

thiago
thiagoPermalink

ola Pessoal! Estou indo pra chile Setembro dia 17 nessa segunda. e Quero conheer cajon del maipo a partir de Santiago, alguem tem noção de valores de onibus e se vale a pena ir pra la de onibus. tem albergues por la??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Leia os comentários anteriores. Leia também o tópico de Cajón neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Note que será feriadão no Chile e as acomodações na região devem estar lotadas já.

thiago
thiagoPermalink

Ola A Boia to pensando em ir pra Cajon del Maipo depois do feriado.vo ficar ate dia 26. Pretendo tambem fazer Pucon vina e valpo. durante o feriado pretendo ficar em santiago ou ir pra vina e valpo pra conhecer. Oque vc me sugere?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! As dicas do Riq Freire para o feriado estão aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/09/18-19-setembro-santiago-o-que-abre/

thiago
thiagoPermalink

Muito obrigado! vo seguir as dicas.
Depois do feriado vc sabe se vale a pena subir o Vale Nevado, como funciona? qual o valor? vale a Pena ir para PUCON?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Leia sobre todos os passeios e combinações a partir de Santiago neste post: https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Wagner Martins
Wagner MartinsPermalink

E vale a pena fazer esse passeio no verão? Estou indo em Fevereiro e pelos comentários todos os passeios apartir de Santiago são melhores no inverno, por conta da neve.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

D. Bóia,
Uma amiga vai em novembro para Santiago e gostaria de passar uns 3 dias nesta região, mas ela tem problemas nos joelhos e não pode descer escadas (rampa, ok) nem caminhar muito. Você saberia dizer se ela conseguiria visitar os Baños? Alguma recomendação de hotel sem escada e que tenha piscina de água termal?
Obrigada! wink

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lu! Vamos pôr sua pergunta no Perguntódromo e torcer! smile

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Bóia, muito obrigada! Se ninguém aparecer com alguma dica, faço "o dever de casa" depois do Seminário Viajosfera e coloco aqui o que encontrar, ok? smile

Cyntia
CyntiaPermalink

Viajo dia 3/10 para Santiago e estou querendo fazer o passeio a Cajon del Maipo. Entrei em contato com a www.jorgeexcusiones.cl ( dica da Anette aqui no perguntodromo!) mas estou na duvida se faço o trekking no parque El Morato ou o passeio para banho nas águas termais de banos colina. Nao podei fazer os dois. Alguém tem uma sugestão? Bjs

Cyntia
CyntiaPermalink

Complementando a pergunta anterior: ou será q o melhor de Cajon de Maipo e ir a Embalse del Yeso e não al Parque el Morato ou os banhos de águas termais? Desde já obrigada pela ajuda

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cyntia!

Vamos colocar sua pergunta no Perguntódromo. Mas já vamos adiantando que as perguntas sobre Cajón dificilmente são respondidas. Leia novamente os comentários anteriores, faça suas pesquisas para decidir.

Cyntia
CyntiaPermalink

Obrigada Bóia! Vou torcer pra que apareçam dicas!

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalink

Cynthia, eu fui ate Embalse el Yeso porque queria um passeio diferente e com visual e contato com os Andes. Adorei. Porem nao tem o que fazer alem de contemplar a maravilha da natureza. Eu, particularmente repetiria este passeio.

Marisa Vidigal
Marisa VidigalPermalink

Olá pessoal!

Estive em Santiago no último mês de março com meu marido e minha sogra e fomos até Cajon del Maipo (mais precisamente ao Embalse el Yeso). Alugamos um carro e fomos por conta própria. Foi uma aventura pois o dia estava muiot quente e o nosso carro começou a esquentar demais (são 25 km só de subida). No meio do caminho, chegamos a desistir da empreitada com receio do carro nos deixar na mão (não havíamos cruzado com um carro sequer até então) e quando estámos descendo de volta (desapontados é claro), avistamos um carro subindo. Fizemos sinal para que ele parasse: era um casal de chilenos com uma menininha no banco de trás (detalhe: em um carro muiiito mais velho do que o nosso). Perguntamos a eles se podíamos seguí-los e eles não se importaram. Moral da história: valeu muito a pena a aventura pois a represa é de um azul que eu nunca havia visto antes, rendeu-nos belíssimas fotos e uma história para contar. Espero ter sido útil.
bjos

Juliana Pereira
Juliana PereiraPermalink

Acabei de voltar do Chile e fui ao Embalse el Yeso por conta própria. Como já foi dito
Acima, é um passeio de pura contemplação, sem qualquer
Esforço físico. Da pra ir e voltar tranqüilamente no mesmo dia se vc estiver hospedada em Santiago. Alugue um 4x4 (só por garantia caso chova, pois nessa época nao tem mais neve na estrada...) com GPS. O GPS vai te levar na porta da represa.

Já o parque el Morato inclui uma caminhada de 6 horas para conhecer o local e recomendaria ir com guia, pois há relatos de pessoas que se perdem por lá.

Fabio
FabioPermalink

Boa noite pessoal.

Estou indo em novembro para Santiago e pretendo usar 2 dias para passear pela região de El Morado, mas fazendo bate e volta em Santiago já que não deveremos pernoitar na região.

Irei com carro alugado 4x4 mas estarei com duas crianças (8 e 4 anos). Tinha pensado em talvez em um período ir até o Embase El Yeso pois pelo tudo que vi é possível chegar de carro diretamento no destino) e ir para a região das termas com o trajeto ao parque El Morado. Acredito que seria possível caminhar com eles até pelo menos as Águas Panimávidas (1 hora). Há possibilidade depois deles se manterem nessa região e eu continuar o trajeto.

Alguém fez esse trajeto e sabem também sobre a segurança no local? Dá para mulheres e crianças permanecerem num trajeto sozinhos?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Tudo o que sabemos está armazenado nos comentários anteriores.

Fabio
FabioPermalink

Bom, programei ir até o Embalse el Yeso e tentarei iniciar a trilha para El Morado ao menos até a Lagoa El Morado. O que eu queria saber era se alguém já chegou a ver crianças nesse trajeto pq estou preocupado se os Cuidadores do Parque acabam bloqueando a entrada da trilha para crianças. Depois que eu realizar o passei coloco as opiniões aqui. Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! A caminhada nos parece extremamente puxada para levar uma criança.

Leia:
http://www.cajondelmaipo.com/monumento_natural_el_morado.php

Mas pusemos sua pergunta no Perguntódromo, de todo modo.

Gustavo Coelho
Gustavo CoelhoPermalink

Acabamos de voltar do Chile, e fizemos uma visita a Cajon de Maipo. Na verdade tudo aconteceu sem querer. Após chegarmos a Santiago, decidimos alugar um carro, estávamos em 5, para visitação de Vinícolas no Vale do Colchagua,e no dia seguinte queriamos ir ao Valle Nevado. Em conversar em um restaurante, um chileno nos orientou para visitarmos Cajon de Maipo, a partir de San José de Maipo. Foi uma viagem Fantástica e inesquecível. Sugiro que se vá de carro 4x4, e alugamos uma L200. O caminho depois de San Gabriel, possui 50 km de terra, na verdade, cascalho. A paisagem é de babar, existe um grande lago cor Turquesa, Lago del Yeso, e depois mais 26 km, existem as termas. O caminho não é muito bom nem seguro, mas quem tem espírito de aventura irá adorar. Não existem postos, lojas, ou afins, depois de San Gabriel, mas a paisagem é única. Confiram, pois fica a duas horas de Santiago.

Fabio
FabioPermalink

Alguem indo de 17 a 24 novembro para a regiao??? para dividir despesas e/ou alugar carro e/ou contratar excursao??

Carla Fernanda
Carla FernandaPermalink

Oi.
Acabei de voltar de Santiago. A viagem foi ótima, e com as dicas do blog melhor ainda.
Fiz um passeio para Glaciar del Morado, fui com a http://www.jorgeexcusiones.cl
Lindo o lugar, vale a pena demais!! Mas já aviso, é puxado, três horas de subida na neve, muita neve!!
Infelizmente no site não informa que o passeio é tão puxado e eu, como mineira que não conhece frio, fui despreparada.
Por isso, àqueles que forem, roupas e calçados para neve, uma garrafinha de whisky tb ajuda, rsrs... e muita, muita disposição, pois não é fácil.
É isso.
Carla/BH