Costa Rica: as dicas de 5 ótimos blogs

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Costa RicaO Marco quer ir em outubro pra Costa Rica e não está conseguindo achar toda a informação de que precisa. Como a Costa Rica não tem sequer uma categoria criada aqui no site (qué vergüenza!), mais uma vez recorro à comunidade. O Marco pretende ir a San José, Tortugero, Puerto Viejo, Quepos, Monte Verde, Tamarindo, Sarapiquí e La Fortuna. Quer dicas de onde ficar e se vale a pena ir de Copa ou de Taca.

Aos que caírem neste blog futuramente vale a pena lembrar que a Costa Rica, apesar do nome e de ter uma costa caribenha, não deve ser classificada no departamento "Caribe". Antes de pesquisar, muita gente pensa que a Costa Rica pode ser uma alternativa às ilhas mais "comerciais" -- mas não é. A Costa Rica é para quem quer natureza exuberante; é um lugar que concorre com a Amazônia ou as Galápagos. Nos Estados Unidos, é praticamente sinônimo de ecoturismo. Sim, dá pra ir à praia -- mas é como ir à praia em Itacaré, não em Los Roques.
Aqui vai o saldo da vaquinha de dicas:

Costa Rica n'A Turista Acidental

Costa Rica no Achados

As praias da Costa Rica, no Brasil com Z

Dicionário "tico", no Brasil com Z

Curiosidades "ticas", no Brasil com Z

Blog da Bárbara Basso na Costa Rica

Atravessando a fronteira entre o Panamá e a Costa Rica em Guabito, no BoaViagem.org

Costa Rica nos Cadernos da Tia Helô

Em inglês:

Site oficial da Costa Rica

Costa Rica no New York Times

Costa Rica no Lonely Planet

Em espanhol:

Turismo sostenible

Gracias!

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem

26 comentários

Marco
MarcoPermalinkResponder

Obrigado Ricardo , agora vou ficar de olho nas dicas .

Oscar | MauOscar.com

Marco, Riq, Boias e Trips

Até Ano passado era colaborador do BrasilcomZ e uma das colaboradores estava morando lá.. Ela publicou estes Posts no BRZ que talvez possa ajudar:

http://brasilcomz.wordpress.com/2010/09/26/praias-na-costa-rica/
http://brasilcomz.wordpress.com/2010/08/26/dicionario-tico/
http://brasilcomz.wordpress.com/2010/07/26/curiosidades-ticas/

Além dos Posts no Blog dela é claro grin

http://barbarabasso.blogspot.com/search/label/Costa%20Rica

Abraço

Luiz Jr. (Blog Boa Viagem)

Fiz um mochilão em 2008-2009 pela América Central e visite a Costa Rica! Foi meio que uma passagem relâmpago, sem muito tempo, mas aproveitei 5 dias em Puerto Viejo e 2 dias em San Jose. Ainda não consegui produzir todos os posts sobre esse tema, mas está na minha lista de publicações para os próximos dias um super release sobre Puerto Viejo e algumas boas dicas sobre a região. O que possuo de concreto já publicado sobre esse país é justamente o relato de quando cruzei a fronteira entre o Panamá e a Costa Rica via Guabito.

De cara eu já posso lhe recomendar aproveitar para aproveitar as promoções que a Copa Airlines faz saindo de Brasília rumo ao Panamá! Querendo ou não a América Central é território da Copa, e recomendo muito que você inclua nessa sua viagem um roteiro partindo da capital do Panamá, passando por Bocas del Toro, cruzando a fronteira assim como relatei e chegando a Puerto Viejo! As distâncias na América Central são muito fáceis de serem rompidas de ônibus (apesar da segurança não ser aquela coisa!) e assim como o próprio Ricardo mencionou a Costa Rica está muito mais para o Ecoturismo e turismo de aventura do que para as praias, que também existem e são lindas de morrer!

Você vai desfrutar de muita festa e badalação em Puerto Viejo, a cidade mais parece que está na Jamaica do que na Costa Rica! Existem vários rasta pelas ruas, muito reggae nos bares e restaurantes, festas na beira da praia quase todas as noites! Infelizmente os custos lá são muito mais caros do que em San Jose!

Bom, espero ter ajudado a trilhar o seu caminho pela América Central e recomendo muito que siga o Blog Boa Viagem e nossas atualizações para conhecer muito mais do que vem por aí

karine
karinePermalinkResponder

Eu fui de Copa e foi ótimo. (Mas fui daqui para Colombia de Tam e daí para frente tudo de Copa)
Em Monte Verde fiquei num hotel chamado Poco a Poco (http://www.hotelpocoapoco.com/) muito bom, e fiz o canopy no Selvatura (http://www.selvatura.com/). A cidadezinha é mínima, mas tem tudo.
Não fui a San Jose porque fiquei em Atenas (uma cidade pequena perto de San Jose), mas ali perto vale a pena visitar o Vulcão Poas (mas tem que ser de manhã bem cedo, antes da neblina) e as La Paz Waterfalls (que além das cachoeiras tem um mini zoo com as espécies da Costa Rica).
Em Tamarindo não lembro o nome do hotel, mas era tipo uma pousada na rua principal e na beira da praia que achamos quando chegamos lá. Tamarindo é bacana, e tem outras praias perto.
No Arenal nós ficamos no Arenal Observatory Lodge (http://www.arenalobservatorylodge.com/index.php) no pé do vulcão. É um hotel/resort com tudo dentro, inclusive algumas trilhas e cachoeira. A cidadezinha de La Fortuna é tipo um tourist trap cheio de agências vendendo tours.
Se vc for alugar um carro, aluga um GPS. As estradas não tem placas, mas o GPS funciona que é uma beleza, até nas estradas de terra.
Escrevi alguns posts sobre a Costa Rica, se quiser dá uma olhada http://cadernotiahelo.blogspot.com/search/label/costa%20rica

Josie Lins
Josie LinsPermalinkResponder

A Costa Rica é o número 1 no ranking da felicidade do World Database of Happiness, da Erasmus University de Roterdam. O país mais feliz do mundo.
Estou doida prá ir.

Para ver o ranking:
http://seguindoadiante.blogspot.com/2010/03/o-ranking-da-felicidade.

ou

Para pesquisar os dados originais:
htmlhttp://worlddatabaseofhappiness.eur.nl/hap_nat/nat_fp.php?cntry=123&name=Costa Rica&mode=3

Pedro
PedroPermalinkResponder

Eu fui de Copa e gostei bastante. O voo saiu de Brasília e foi direto para o Panamá, onde houve uma conexão de menos de uma hora antes de ir para San José.

Indico o blog da Adriana Setti para começar a sua pesquisa: http://viajeaqui.abril.com.br/blog/achados/category/costa-rica/.

No site da Frommer's (em inglês) também tem muita coisa interessante.

Basicamente a Costa Rica tem as atrações turisticas do Brasil: praias e natureza (e realmente as praias não são caribenhas). O maior diferencial são os vulcões.

A Costa Rica também é uma das capitais mundiais de Surf, principalmente as praias do Pacífico, e de esportes radicais. Recomendo o rafting no Rio Pacuare e o Canopy no vulcão Arenal (fui no Sky Trek).

O lado do Atlântico,como Puerto Viejo tem um clima de Jamaica, com muito Reggae e gente de Rastafari.

Mais uma dica: se vc for de Copa, é permitido um stopover no Panamá. Fiquei quatro dias por lá e fui para San Blás - um arquipélogo no meio do mar do Caribe, que é encantador.

Philipp
PhilippPermalinkResponder

San Blas esta na minha lista de prioridades depois que vi fotos de um amigo que foi pra la, parece ser divino.

Quanto ao assunto original, procura nesta agencia os roteiros disponiveis:
www.intrepidtravel.com

Nao precisa fazer por ela (que foi super bem recomendado por alguns amigos meus aqui nos EUA), mas vc tem uma ideia dos roteiros.

Alem disso sempre utilizo os guias do Lonely Planet como ponto de partida.

Viajante Oficial

veja no link abaixo:

http://www.111diaspelaal.com

Relato de um viajante sobre os
"111 dias pela América Latina".
É provável que encontre dicas e
informações que ajudarão.

Claudia Chow
Claudia ChowPermalinkResponder

Ia indicar o blog da Adriana Setti, mas já citaram aqui... Tb estou fazendo busca sobre esse destino, legal encontrar mais dicas aqui!

Ernesto, o pato

Quando voce vai?

De Novembro em diante rolam os cruzeios do windstar, onde voce pode passar uma samaana no litoral com belas passagens e bons preços;

Eu gostei muito de Monte Verde, especialmente o sky wak e dispensaria Tortuguero, e a Costa do Atlantico que não achei tão interessante.

A area dos vulcões tambem e bonita.

Não vou passar nomes de hoteis, pois fui em 2002, há quase 10 anos.

Quanto a Cias Aereas, a TACA e bem melhor do que a COPA, embora esta seja uma empresa economica honesta.

Achei um ótimo destno, uma mostra de como o Brasil deveria explorar o turista; O pais na época era tranquilo e seguro,e os ticos são muito amistosos.

O blog da Emilia tem boas dicas sobre a Costa Rica.

Luis Paulo
Luis PauloPermalinkResponder

Boa tarde!

Nunca fui, mas admiro muito a iniciativa do Turismo Sostenible lá.

www.turismo-sostenible.co.cr

Daí voce entra nos sites de alguns hoteis e tem là: "Cinco hojas".

Pontuado de acordo com o nivel de respeito ao meio ambiente, cultura e à sociedade do local.

Muito bom. Vou là ainda este ano.

Boa viagem, Marcos

Ana Catarina Portugal

Também vou para lá em dezembro e as dicas são muito bem vindas. Aproveitando, alguém tem dicas de El Salvador também??? As bóias podem me ajudar? Valeu galera!!! Bjs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana Catarina! Perguntamos no perguntódromo no início de agosto e vieram essas respostas:

https://www.viajenaviagem.com/americas/americas-a-z/comment-page-4/#comment-151287

Ana Catarina Portugal

Opa, valeu!!! Já está arquivado. smile

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Costa Rica é um destino gostoso. Tem muitos Parques Nacionales pra fazer. A distancia entre o Mar Caribe e o Pacífico nao é grande (desculpem o meu computador portatil nao tem algunas tildes). Pode fazer norte/sul e também sem dificultad este/oeste. Eu gostei muito da zona na Cahuita, de Monteverde, Tortuguero, Arenal, Póas e adorei as praias de Conchal sobre todo para nadar e Tamarindo para tomar uma cerveza fría.

Jocy Miranda
Jocy MirandaPermalinkResponder

Fizemos uma viagem para Costa Rica em agosto de 2010, a partir de Lima no Peru, de Lima pela TACA direto para San José. Programei a viagem toda pelo SITE www.travel-info-costarica.com/costa_rica/, o mesmo possui informações sobre hotéis e os passeios pelo País.
Hospedamos no Hotel Parque Del Lago a US 100 a diária o casal http://www.parquedellago.com/ , os passeios foram reservados daqui do Brasil pela Grayline, http://www.graylinecostarica.com/ para o Arenal e City Tour por San Jose, Pela Grayline seguimos para Tamarindo, praia no pacífico, hospedando no Tamarindo Díria www.tamarindodiria.com, bom hotel, com promoção para essa época do ano. Bom atendimento e cervejas geladas.
Brasileiros na Costa Rica são bem tratados. Gostamos muito e 11 dias foram poucos para conhecer.

Barbara
BarbaraPermalinkResponder

Oi

Que legal ver links para o meu blog e meus posts no Brasil com Z aqui nesse site!! smile

Obrigada pela menção smile

E caso tenham alguma pergunta especifica que eu possa ajudar, morei na Costa Rica no ano passado por 6 meses... é só me escrever wink

beijos!

Samanta
SamantaPermalinkResponder

Recomendo um blog de narrativa de viagem à Costa Rica (os autores são vegans), but... http://costaricaemvintedias.blogspot.com.br/
Gostei muito das dicas.

ronaldo rosas
ronaldo rosasPermalinkResponder

Bom dia, meu nome é Ronaldo Rosas tenho 48 anos em 10 de janeiro de 2015 pretendo viajar para costa rica sozinho e passar uns 10 dias, a princípio vou para san jose, gostaria de dicas de roteiro de o que fazer lá na costa rica. já vi em algumas reportagens que tem muitos passeios ecológico, praias e várias outras coisas. queria saber se eu poderia ficar hospedado todos os dias em san josé, e de lá partir para as outras cidades onde tem os passeios e retornar tipo no final do dia, e ou é necessário que eu me hospede em cada cidade que eu vá visitar... estas são umas das minhas dúvidas..
desde já agradeço a atenção
aguardo resposta via meu e-mail: naldorosas@yahoo.com.br
muito obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ronaldo! Recomendamos a leitura dos blogs que estão listados no post. De todo modo, vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

RONALDO ROSAS
RONALDO ROSASPermalinkResponder

aguardo respostas...
obrigado

Stéphanie
StéphaniePermalinkResponder

Vejam meu blog sobre Puerto Viejo com dias e detalhes da minha viagem:

https://puertoviejoblog.wordpress.com/

Diego
DiegoPermalinkResponder

parabéns pelo post. sensacional!!!

Murilo Pagani
Murilo PaganiPermalinkResponder

Um dos países mais surpreendentes da América Central. Seja pelo custo elevado (principalmente quando comparado aos seus vizinhos Nicarágua, El Salvador e Honduras), pelas paisagens exuberantes ou até mesmo pela arroz com feijão no café da manhã!

Praias com uma vibe alto astral, vulcões, florestas e rios coloridos, quem curte natureza estará no paraíso!

Dei algumas dicas no meu blog e vou deixar o link aqui, ok!?
Acredito que possa ajudar!

https://www.voltologo.net/costa-rica-roteiro-de-viagem-ecoturismo/
https://www.voltologo.net/costa-rica-turismo-viagem-dicas/

Abraço!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar