Oficial: consulado brasileiro desaconselha viagens pela Aerolíneas

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Aviso do Consulado Brasileiro em Buenos Aires

Quer dizer, isso não foi dito com todas as letras. Faltaram dez: dois "aa", dois "ee", um "r", um "o", um "l", um "i" (com acento), um "n" e um "s". Mas o teor do comunicado que está na página do site do Consulado Brasileiro em Buenos Aires denuncia uma "companhia aérea que realiza a conexão regular para os destinos mencionados [Bariloche, Ushuaia e sul da Argentina em geral, colchetes meus] tem, sob o argumento de que se trata de fenômeno natural que foge às suas responsabilidades, se furtado a dar qualquer tipo de apoio logístico aos passageiros cujos vôos foram cancelados".




Exatamente o que o Viaje na Viagem já vem denunciando há duas semanas, graças aos pobres passageiros ilhados e abandonados, que deixam seus depoimentos nas caixas de comentários dos posts de Bariloche.

O tom do comunicado é de um desabafo -- quem escreveu está completamente de saco de cheio (perdão) de atender a consumidores lesados no exterior por uma empresa que está exorbitando da desculpa das forças da natureza.

O site do consulado também traz um link para que os clientes brasileiros da Aerolíneas encaminhem suas reclamações à nossa Anac (já que a Argentina também tem a dela): o formulário está aqui.

Recapitulando a situação das três companhias aéreas que levam passageiros a Bariloche:

Aerolíneas

Está cozinhando os passageiros até a última hora. Não tem um 0800 remotamente preparado para atender aos clientes. Deixa passageiros sem reserva confirmada a Esquel embarcarem a Buenos Aires, onde podem ficar dias em listas de espera. Cancela vôos a torto e a direito, invocando condições atmosféricas. Lembre-se de que se você tem passagem marcada a Bariloche, necessariamente vai precisar confirmar uma reserva no esquema alternativo via Esquel. Dependure-se no 0800-707-3313 ou procure uma loja (veja endereços aqui).

Lan

No site, mantém o cancelamento dos vôos diretos a Bariloche até o dia 15. O esquema via Esquel vai por enquanto até o dia 14. É preciso remarcar o vôo via site (clique aqui). Leitores têm relatado sucesso nesse procedimento. Caso a cia. volte a descer em Bariloche, os passageiros seriam remarcados automaticamente nesses vôos.

Andes/CVC

A cia. argentina Andes, que faz fretamentos para a CVC, passou a aterrissar em Bariloche neste fim de semana. Deve continuar operando no aeroporto da cidade, a não ser que as cinzas voltem à cidade exatamente no dia dos vôos. É bom levar lanchinhos e comprar água no setor de embarque ainda no Brasil, já que no caso de o avião precisar descer em Esquel, os passageiros só terão acesso a comida de verdade umas dez horas depois de decolar, pois a imigração é feita somente quando o ônibus chega a Bariloche.

Assine o Viaje na Viagem por email - VnV por email
Visite o VnV no Facebook - Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter - @riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter - @viajenaviagem


513 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

sueli
sueliPermalink

Há dia estou tentando marcar minha ida com a AA para Bari via Esquel e não tenho conseguido. Acabei de falar com a operadora da AA e ela me informou que, por ser o meu voo só dia 23/8 para Bari o sistema ainda não está aceitando, mas que TODOS OS BILHETES QUE JÁ FORAM CONFIRMADOS, TERÃO REACOMODAÇÕES GARANTIDAS PELA AA !!!

Duro é acreditar, mas semana que vem eu volto a atacar.

Abs

aline
alinePermalink

Sueli,

Também tenho passagens agendadas pela AA para o dia 18. Com saida prevista do Brasil às 9:20 e chegada em Buenos Aires às 12:50 e minha passagem que estava agendada para Bariloche com partida as 15:25 de Buenos Aires foi reagenda hoje automicamente para Esquel. Com um unico probleminha, a partida de Buenos Aires para Esquel será às 11:55 sendo que minha chegada em BA continua prevista para 12:50.

Na segunda vamos ver se consigo arrumar essa trapalhada toda.

No final tudo vai dar certo!!! wink

Boa viagem a todos!!!

JANAINA
JANAINAPermalink

Luiza acabei de ligar na Lan e me informaram alias ja realizei minhas trocas!!!

Paula
PaulaPermalink

Pessoal,

Votei ontem de Bariloche e acho que devo contar minha experiencia p vcs, ja q os comentarios desse site me ajudaram mto. A ida pela Lan foi otima, voo e onbus no horario marcado, estrada tranquila e dia de sol e mto frio. Havia cinzas na cidade sim, mas se eu nao soubesse do vulcao acharia que era areia e fazia parte da paisagem. Para quem ja conhecia Bariloche pode ter achado a cidade mais feia, mas para mim estava linda. So incomodou um pouco uma hor q ventou mto. Na vespera de voltar fiz o check-in web no site da Lan e para minha surpresa eles adiantaram o onibus em uma hora e nao avisaram nada. Ou se avisaram a minha agenci eles nao passaram a informacao. Chegando la em Esquel tivemos q esperar mais de duas horas por causa de uma manutencao no aviao por causa das cinzas, mas a Lan providenciou vouchers para almoçarmos no aeroporto. No final deu tudo certo, mas fiquei com pena dos passageiros da AA, q tiveram seus voos cancelados e tiveram q voltar de onibus para Bariloche para de la pegar outro onibus p buenos aires. E a AA disse q nao ia pagar nada! O cumulo do absurdo!
A todos q ainda vao viajar, boa sorte!

adriana
adrianaPermalink

Paula, eu iria voltar dia 4 pela AA e resolvi pegar o busu até buenos aires. Quer dizer que a AA cancelou todos os voos do dia?

Paula
PaulaPermalink

Pois é, Adriana. Foi a melhor coisa que você fez. Tinha uma mulher com um filho pequeno que tinha passado mal na viagem de Bariloche para Esquel e ia ter que encarar mais 24h de viagem d ônibus com ele. Imagine...

Aline e Bruno
Aline e BrunoPermalink

Conseguimos cancelar a passagem pela AA e reembolaso de 100%, e consegimos comprar passagens pela LAN!! Agora ficamos mais tranquilos, mas ainda td é incerto.. porém se livramos da AA.
Quanto ao hotel, por curiosidade entrei na Booking e o meu quarto havia disponibilidade para o meu periodo porem caiu o valor em R$ 1000,00! Cancelamos a reserva antiga e efetuamos a nova reserva...
Ou seja, estamos indo pela Lan e ainda economizamos com a estadia...

Será nossa lua de mel e estamos rezando para dar td certo!!!

Boa sorte a todos e quando chegar la e tiver noticias aviso a todos. O Site é 10...

patricia de paula ferreira

A todos que como eu estão se sentindo lesados pela DECOLAR e pela AA proponho um manifesto de repúdio em toda rede social

FABIO
FABIOPermalink

Eu apoio o manifesto !!!
Estou com voo marcado para o dia 11/08, hj a mulher da Decolar.com ligou(11:00) me dando a opção via Esquel, porem teria que antecipar a data de partida em 1 dia (até aí tudo bem)porem, até agora nao recebi o tal email de confirmação que ela estaria me enviando em "minutos" !!! ABSURDOOO
Brincadeira essa DECOLAR.COM !!!!
DECOLAR.COM NUNCA MAIS !!!!!
E olhem em que situação estou e a quantos dias da viagem!!!
grato
ps: Contato telefonico com AA = IMPOSSIVEL
e vcs acham que eles vao me ligar para alertar de algo???
HUM !! duvido

Luiza
LuizaPermalink

Fábio...

Tenta ligar pra agencia de Floripa, tem o telefone no site da AA. Apesar de não resolverem nada (minha viagem é só 22/8 e não pode ser alterada), foram muito educados. Quem me atendeu foi o Luis, foi muito atencioso e disse que qualquer dúvida podia entrar em contato.

Heloise
HeloisePermalink

Oi Janaina,
Você teve que pagar diferença de tarifa? Tive que pagar 53 reais para fazer essa alteração para Esquel pela LAN! Pior que to na duvida se mudo meu voo de ida (fpolis-BuA) para um dia antes, pois agora vai ficar apertado pra chegar a tempo do voo da Lan de BuA para Bar!!! E a LAN disse que não vai pagar a hospedagem... ai, quanto nervosismo!!

Álison Karina
Álison KarinaPermalink

Meu voo foi o 1° a chegar e a sair por Bariloche. Atrasou um pouco mas foi tudo perfeito considerando todas as trapalhadas de outras empresas. Bariloche está muito bonita, com neve, e vale a ir com certeza. Boa sorte a todos!!!

Débora
DéboraPermalink

Oi Álison Karina,

Veu voo pousou em Bari?? Que dia foi isso? Com qual CIA?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Débora! Os vôos da Andes, fretados pela CVC, estão operando em Bariloche desde o fim de semana passado. Por favor leia o texto, está atualizado.

silvia
silviaPermalink

Olá,

Como alguns já disseram acordamos com neve, que começou já na noite de ontem, quem madrugou viu os flocos bem grandes, isso no centro, em compensação ficamos sem energia por aproximadamente meia hora mas nada demais.
Voltei ao Piedras Blancas, precisamos colocar correntes nas rodas do carro, havia muita neve pelo caminho, as árvores todas branquinhas, lindo!!!

Alugamos calças no Catedral e devolvemos na quarta, foi a pior besteira, hoje alugamos na Mitre, numa loja ao lado da AA, qualidade muito ruim. Na hora não percebemos mas tinha ziper quebrado em duas das 3 peças que alugamos. Também não tinha calça infantil, apenas macacão. A dona da loja teimava em empurrar roupas afeminadas aos brasileiros, tinha um já vestido com um macacão lilás e listras tipo arco-iris no peito, a mulher dele mandou trocar.

Quando fomos devolver o dono comentou que estava nevando sem parar há meia hora no Catedral e que havia previsão de nevascas bem fortes até o amanhecer.

Os hotéis estão com muitas vagas, dá para negociar bem os preços.

Outro problema daqui, inclusive ouvimos no rádio do carro uma moradora reclamando sobre isso, são os cachorros grandes na rua, a mulher relatou que havia acabado de presenciar 4 deles avançando sobre um casal de brasileiros, mas não chegaram a atacar. Realmente hoje cedo vi esses cachorros na porta da Mamuschka e sempre estão aqui pelo centro, principalmente no quarterão da AA, quem estiver com crianças deve ter cuidado.

Pela manhã subirei ao Catedral.

Abs.

Adriana
AdrianaPermalink

Os cachorros enormes são uma característica da região patagônica, onde fica Bariloche. Eles sao bem tranquilos e nunca os vi atacar ninguém, nem brigarem entre si. Sobre as roupas, sao tantas as opçoes que nao tem com as pessoas te empurrarem coisas, é só trocar de loja. Na alta temporada, dizem que fica um inferno alugar. Mas na baixa, como agora, é só mudar de loja. Eu aluguei calça infantil no catedral por 20 pesos e outro dia aluguei uma embaixo por 15. A diferenca é tão pequena que achei melhor alugar lá em cima, com mais qualidade.
Em angostura o aluguel é um pouco mais caro na cidade (nao vi o preco la na estacao), mas as roupas têm muito mais qualidade.

Álison Karina
Álison KarinaPermalink

Meu voo foi o 1° a chegar e a sair por Bariloche. Atrasou um pouco mas foi tudo perfeito considerando todas as trapalhadas de outras empresas. Bariloche está muito bonita, com neve, e vale a pena ir com certeza. Boa sorte a todos!!!

silvia
silviaPermalink

RESTAURANTE:

Hoje jantei num restaurante da Mitre, em frente ao hotel, lá nosotros brasileiros temos tratamento diferenciado, sim, enquanto os chicos argentinos bebem em belas taças de vidro os nossos recebem copos de isopor, tipo aqueles de drive-trhu. Fiquei p da vida, não por tomarem em copos simples mas pela diferenciação, dava para identificar os brasileiros pelos copos.

Wagner Veloso
Wagner VelosoPermalink

Fala o nome do restaurante aí pra gente nem passar perto!

Bryan/Larissa
Bryan/LarissaPermalink

Nossa q estranho, eu fikei uma semana ai estou voltando hj, por sinal estou no aeroporto de guarulhos, e eu jantei em todos os restaurantes quase da mitre e fui super bem tratado por la, ganhei descontos, etc... entao vc deve ter ido num restraurande d mta baxa qualidade, ou nao deve ter sido educada com os atendentes....

wellington
wellingtonPermalink

bryan/Larissa.
to achando que voces sao argentinos, ou tem comercio por la, voce defede, e nao fala da falta de educaçao de alguns,abre o jogo e diz quanto ta levando pra defender eles. rsss.

Adriana
AdrianaPermalink

Desde 2003, vou quase todos os anos pra região de Bariloche e Villa. Nunca fui maltratada por ninguém, e já morei em bariloche por 2 meses. Inclusive o povo patagonico é conhecido por sua simpatia e hospitalidade. E nao tem como eles tratarem mal brasileiros, sua maior fonte de renda, no minimo. Acho q vc teve azar com a pessoa que te atendeu.

Danielle
DaniellePermalink

Alguém sabe me dizer como funciona o sistema de guarda volumes no Aeroparque?
Vou ficar 12 horas nele, e queria guardar as malas p passear por buenos aires..

fernanda
fernandaPermalink

Fui para bariloche pela lan via aeroparque e no ultimo dia fiquei 14 horas no aeroparque buenos aires, e nao ha sistema de guarda volumes. fernanda

Lauro
LauroPermalink

Pessoal,

Cheguei hoje em Bariloche, vim pela AA ocorreu tudo certo e nos horarios programados!!! Não tive problemas com a cia aerea... Eles mesmos alteraram meu voo pra Esquel seu eu pedir, porem não me notificaram, fiquei sabendo entrando diariamente no site da AA para verificar minha reserva. Aqui esta muito frio tinha neve pelo caminho de Esquel até Bariloche... Foi cansatico eu confesso mas valeu a pena!!!
Desejo boa sorte a todos!
Abraço,
Lauro.

patricia de paula ferreira

Fábio meu voo seria amanhã dia 07/08 as 13:00 e até agora dia 06/08 9:10 não tive nenhuma resposta nem da AA nem da Decolar enviei uns 15emails e uns 15 contatos telefonicos e sempre a mesma respota, seu pedido foi encaminhado ao setor de reacomodação tem que esperar a resposta, mas até quando? DECOLAR NUNCA MAIS esse é o meu manifesto.

Fabio
FabioPermalink

alguém sabe como está a situação na patagonia(el calafate e ushuaia?) minha viagem está marcada para o dia 20/08 pela AA.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Se puder remarcar pela Lan, é mais sossegado.

Débora
DéboraPermalink

Oi Fábio,

Tb tinha voo para El Calafate (a partir de Bariloche) pela AA no dia 19/08. Ontem vi no site da AA que eles tiraram este voo da minha reserva. Meu agente de viagem ainda não respondeu nada.

Algumas dúvidas:

1) Será que existe a possibilidade de ir de ônibus? Bóia, vc sabe se tem ônibus?

2) Os voos da LAN estao indo até El Calafate?

3) Fábio, como vc sabe que a AA cancelou os voos até o dia 30... no site deles só mostra até o dia 17 os cancelamentos...

4) Se o problema é em Bariloche, porque os voos de BA-El Calafate estão sendo cancelados???

Fábio, se tiveres alguma novidade de El Calafate me escreva, please: debora_po@yahoo.com.br

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Débora! O aeroporto de Bariloche não está sendo operado pelas cias. de vôos regulares. O esquema via Esquel é bancado pela província de Río Negro. As rotas Bariloche-Calafate e Bariloche-Ushuaia estarão canceladas pelo menos até que o aeroporto de Bariloche reabra.

A viagem de Bariloche a Calafate de ônibus é feita pela empresa TAQSA e leva entre 28 e 29 horas. A passagem custa 650 pesos (260 reais).

Dora
DoraPermalink

Olá, Pessoal!

Tem alguem que embarca no dia 09/08?? pois meu voô, esta marcado pela LAN dia 09/08, o problema é que chego de madrugada, tenho que fazer transfer, estou em dúvida, não sei se já faço o transfer p/o Aeroparque quando chego, Ou deixo para fazer pela manhã, pois embarco as 8:40 p/ Esquel e depois Bariloche.
Estou preocupada com o transfer.
O duro, será passar a madrugada no aeroporto....

Ane
AnePermalink

Oi Dora, vou dia 09/08 até BsAs e dia 10 às 9:20 é o voo para Esquel. Vais passar a noite no Aeroparque?

Paula SSA
Paula SSAPermalink

Olá Dora, estou indo dia 10/08 pela LAN.

Fabio
FabioPermalink

valeu! Obrigado pela dica. e agora fiquei sabendo q a AA esta cancelando voos internos entre ushuaia a el calafate ate o dia 30/08 pelo menos, me ferrei!!

Vitória
VitóriaPermalink

Olá gente

Tenho acompanhado a bóia e vou contar para vocês a minha trajetória. Meu vôo estava marcado para o dia 27/07 e estava super animada porque era a minha viagem de 15 anos. Meu vôo para São Paulo era ás 6:30h e tinha que estar no aeroporto de Confins (moro em Belo Horizonte) ás 4:30h. Saí de casa por volta das 2:50. Cheguei no aeroporto e fui fazer check-in pela Gol porque meu vôo de BH-SP era pela gol e perguntei se o aeroporto estava aberto. Disseram que estava tudo normal. Fui para São paulo e cheguei por volta das 8:15. Chegando fui direto fazer check-in na (droga) da AA. Enfrentei uma ''pequena'' fila e quando estava no balcão surgiu a informação de que o todos os aeroportos de Buenos Aires estavam fechados. Me mandaram voltar lá para ver se já estava aberto por volta das 11:30h.E me remarcaram para um vôo das 14:30.Entrei em desespero e liguei para o meu tio que ia pela Tam e avisei que tinha fechado. Com ele no telefone ele me solta uma que já estava no portão de embarque e que estava embarcando para Buenos Aires. A primeira coisa que me perguntei foi: Se foi por conta de cinzas vulcânicas, porque so a AA que não esta voando ? Me informei na Gol e certifiquei que a Gol, a Tam e a Lan estavam voando. Voltei para a AA e simplismente a fila tinha triplicado de tamanho. Estava ENORME. Havia apenas duas pessoas no balcão e sendo muito sincera fiquei mais ou menos 2:00hs na fila. Quando cheguei no balcão, disseram que não iria ter nenhum vôo para Buenos Aires e que não havia previsão de abertura. Vieram com um discurso de que não estavam voando porque não era 100% seguro e que queriam apenas a total segurança do cliente. Foi uma baboseira so porque tenho certeza absoluta de que nenhuma das cias aereas já citadas acima iriam se comprometer se não estivesse tudo certo. O atendente disse que tinhamos duas opções, pegar a declaração de reembolso ou pegar a declaração de reembolso. Então deixei a fila e fui discutir com a minha mãe e o meu irmão o que iriamos fazer. Quando voltei a fila estava enorme. Tive que enfrentar a fila novamente e continuava apenas dois atendentes sendo que saiam o tempo todo, sumiam e nos deixavam do lado de fora pedindo por atendimento. Foi um caos. Nos trataram como formigas. Não estavam nem aí para gente, com o maior desprezo. Depois de muito tempo fui no balcão e pedi o reembolso. O que fizeram foi me dar um papel com a declaração (SEM A ASSINATURA) !! O que tenho para fazer com um documento sem a assinatura ?? NADA.Já eram 14:40 e ainda não havia almoçado. Então fiz questão de pedir um vaucher para o almoço. Com muita cara feia, mas eles me deram, mas sei que muitos na fila não pegaram. A situação foi deploravél. Me colocaram em um vôo que saia de volta para BH ás 19:00. Fiquei muito triste, mas acho que a minha era a melhor das situações. Havia muitos argentinos na fila querendo voltar para casa e disseram que não tinham familia aqui e que não tinham onde ficar e nem como comunicar a familia na Argentina. Inclusive na fila escutei um que estava com o pai no CTI. Muitos que tinham grana extra na hora, foram comprar passagem nas outras cias, que na verdade estavam quase sem bilhete pois a procura foi muito grande. Quando foi 17:00, fomos ver o documento que haviam nos dado e vimos que não tinha a assinatura. Cobramos a assinatura deles e fomos para a sala de embarque. O vôo de volta atrasou 30 min. Cheguei em casa, por volta das 21:30, frustrada, super triste (já que era a minha viagem de 15 e estava programada há 6 meses) e estava me achando super azarada. Meu tio aproveitou lá e a unica conclusão que tirei foi que NUNCA MAIS NA MINHA VIDA EU VOU COMPRAR NA DROGA DA AA. Estou dizendo a todos que posso que é uma péssima compania aerea que se puderem nunca a procurem. Como já li aqui, o unico que se comportou até agora foi realmente o pobre do vulção.

OBS.: Queria parabénizar o meu hotel que foi super gentil com o cancelamento e disseram que vamos ter o crédito para quando quisermos voltar. Já mandaram a documentação com o crédito. Parabéns Hosteria La Sureña !!

Luiza
LuizaPermalink

Minha viagem São Paulo x Buenos Aires x Bariloche dia 22/08 já foi remarcada via Esquel. O problema é que o voo para Esquel sai antes de chegar em Buenos Aires. Alguém mais passou por isso? Conseguiram alterar o voo de São Paulo para Buenos Aires?

Guilherme
GuilhermePermalink

VOOS LAN PARA BARILOCHE A PARTIR DO DIA 15/08:

Seguinte pessoal... eu tinha um voo de Buenos Aires para Bariloche no dia 21/08 pela LAN..
Como todo mundo aqui já sabe, a LAN estava alterando de Bariloche para Esquel os vôos até dia 14/08, pois os mesmos já haviam sido cancelados oficialmente no seu site!
Acontece que comecei a ver o pessoal postar aqui que já estavam conseguindo, em contato com a LAN, alterar os vôos após 14/08, mesmo não tendo sido oficialmente cancelados os seus vôos para Bariloche.
Como eu havia comprado com milhas da TAM, eu só podia solicitar essa alteração com a própria TAM. No entanto, até ontem, a TAM não estava realizando essa alteração para Esquel porque não havia nenhum pronunciamento oficial da LAN cancelando os vôos para Bariloche e trocando para Esquel a partir de 14/08.
Hoje, após ler um post da Janaína aqui no Blog dizendo que era oficial o cancelamento dos vôos da LAN para Bariloche até dia 31/08, liguei novamente na TAM, e não sei se coincidentemente com essa informação ou não, consegui fazer a troca para Esquel, e a atendente da TAM me disse ainda que antes havia apenas um vôo nessa data (21/08) para Esquel que já estava praticamente lotado, e que agora a LAN já havia disponibilizado mais um vôo para lá nesse mesmo dia!
Portanto, acho que notícias oficiais sobre o cancelamento dos vôos para Bariloche a partir do dia 15/08 até 31/08 estão para acontecer em breve, e quem tem vôos da LAN nesse período procurem tentar entrar em contato o mais rápido possível para resolver sua situação!
Abraços a todos!

Karine Lopes
Karine LopesPermalink

Guilherme liguei na Tam ontem e a moça que me atendeu disse que ainda não era possível fazer essa alteração, tendo em vista que meu voo mão consta como cancelado. Como vc conseguiu?

Ana Paula Mendonca
Ana Paula MendoncaPermalink

Karina,elo

Sou namorada do Guilherme e fui quem quem fiz a alteracao hj com a Tam pelo telefone mesmo!!! Realmente ontem nao conseguimos fazer a troca pq a tendente disse que nao tinha cancelamento oficial mas hj fizeram a troca tranquilamente!! Conseguimos remarcar para o msm dia do nosso voo original... Qd falei com a tendente disse que ja sabia que a LAN havia cancelado o voo. Na verdade li isso aqui no Blog!! E como ele disse, agora tem dois voos no dia 21/08, um as 9h25 e outro as 10h40!! Tenta de novo!! Boa sorte!!

Karine Lopes
Karine LopesPermalink

Ana Paula Mendonça muito obrigada pelas informações, consegui alterar minha passagem. Boa Viagem!!

Ricardo Rangel
Ricardo RangelPermalink

Oi pessoal. Eu aqui de novo.
Gente.... convenhamos...
A situação está COMPLICADA.
Não obstante as brincadeiras que postei neste site ( site, sem dúvida de UTILIDADE PÚBLICA) , hoje acordei depré.
Viajo dia 07/08 e minha reserva para o percurso Buenos Aires-Bariloche simplesmente sumiu há quatro dias.
A Volta, via Esquel, confirmada. Ou seja “A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM”.
Falei com meu agente de viagem, pessoa competente e responsável, e a orientação era aguardar um posicionamento da “COISA”, visto que já tinha adotado as providências cabíveis, etc,etc.

“COISA” , “COISA”, sempre a “COISA”

Sabe aquela sensação de impotência, seu futuro na mão dos outros...?
Entrei no site da “COISA” pra saber se tinha alguma novidade.
Em virtude de lentidão na conexão, o site começou a apresentar a mensagem...

CARGANDO....CARGANDO.

Daí caiu a ficha......
Realmente eles estão CARGANDO NA GENTE ! ! !
Daí eu me arretei....
Se eles estão CARGANDO NA GENTE....
Nós temos que MIRJAR NELES.

Depois soltar alguns PQPs , peguei o telefone e comecei a ligar pra tudo que era telefone relacionado com a “COISA”.
São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre...
Só faltou Cabrobró, Orocó e Tacaimbó....
E nada....
O pior era ouvir aquela musiquinha ridícula e mensagens de vôos promocionais com destino a AUSTRÁLIA ( e eu só queria Esquel...).

Daí liguei para Florianópolis, é uma representação, mas que os atendentes nem parecem ser vinculados à “COISA”. Super atenciosos e prestativos. Em poucos minutos já constava minha reserva de Buenos Aires para Esquel, porém com o status “ EM SOLICITAÇÃO”.

Liguei de novo para agradecer, fui atendido por outro operador, igualmente gentil, o qual alertou para checar o status após às 18 horas, quando são fechadas as reservas.

Porém a “COISA” é a “COISA”.

Hoje, véspera da partida, o vôo continua com status “ EM SOLICITAÇÃO”.

Amanhã embarco para São Paulo de todo o jeito. E vou direto pro balcão da “COISA” pra resolver de vez esse perrengue.

Caso não seja bem sucedido, gostaria de informar aos colegas deste fórum que estarei "temporáriamente fora da área de cobertura", ou seja, retido em alguma DP ou clínica psiquiátrica. Aos que se dispuserem a me visitar, podem levar filé ao molho madeira e batatas fritas que é meu prato favorito.

E vamos nessa.

Afinal....

TODOS NÓS MERECEMOS ACENDER CHARUTOS NAS BRASAS DO VULCÃO E FUMÁ-LOS NA BASE DO CERRO CATEDRAL.´

Grande abraço a todos

Sueleide
SueleidePermalink

Ricardo, tô me acabando de rir aqui com as suas palavras pra lá de sábias...rsrsrs... Boa sorte para você!! Espero que dê tudo certo e que daqui a alguns dias você poste aqui notícias boas de Bariloche... Estarei por lá de 14 a 21/08, se Deus quiser!!

Boa viagem!

Michele
MichelePermalink

Olá
Alguém q já fez o cruce andino saberia me dizer se as empresas estipulam limites de bagagem?Existe uma exigência muito grande?
Grata!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Michele! Não há limite, mas ao mesmo tempo não é bom viajar pesado demais.

adriana
adrianaPermalink

Acabei de voltar da Argentina, onde passei duas semanas entre Bariloche e Villa la Angostura. Peguei o perrengue de ter o voo cancelado na sala de embarque pela aerolineas, que depois de muita confusão arrumou um onibus para irmos a bariloche. Minha volta seria 4/8, mas eu cancelei as passagens e voltamos de ônibus.
Em Villa, o primeiro momento foi de dor e luto pela situação. Depois, vi que a beleza do lugar está apenas ESCONDIDA sob as cinzas. Esquiei muito no CErro Bayo.
Tem relato com fotos do início da viagem em meu blog http://atravessarfronteiras.blogspot.com
Hoje ou amanhã devo colocar os fatos de Villa.
Abraços e boa sorte a todos.

adriana
adrianaPermalink

Inacreditável, mas acabei de encontrar uma página

todosomosaerolineas.com.ar
Foro independiente, libre y sin censura para todos los que quieren recuperar a una Aerolíneas bien Argentina...!!!
CARACA!!!!!!

herique
heriquePermalink

ola a todos de perrengue e que tem que aguentar a coisa. Voltei hoje de bariloche para buenos aires, voltei via esquel,mas foi dificil. meu voo estava marcado para 12e 30,tive que acordar as 5p e meia ,para sair as 6h do hotel , ir de van ate o aeroporto de bariloche
e esperar o onibus ir ate esquel, chegando la, ja armaram uma tenda para comportar a fila de passageiros, e tem muita gente pra pouco espaco naquele aeroporto, enquanto os voos da lan desciam os da aerolineas nao.. so as 3 e pouco pousou o nosso voo ,e saimos as 4 e 10, foi um alivio agora estou em buenos aires ,ufa, mas ouvi dizer que os outros avioes da coisa , foram cancelados.Bom bariloche continua valendo a pena,mas tem que ter muita paciencia e sorte para chegar e sair de la.

gabrieli
gabrieliPermalink

Iria a Bariloche, mas por conta do vulcão acabei trocando a viagem para Chile e Argentina(Buenos Aires). Foi Maravilhosa(21/07-29/07)! Agora a parte do aeroporto foi um horror, tudo por conta da AA. Quando cheguei no Galeão, a atendente simplesmente disse "voo cancelado", vou colocá-la em outro. Bem eu sairia às 9h e saí as 15h. Perdi o dia na Argentina. Depois no retorno do Chile para Argentina, simplemente nos deixaram até às 19H 30min no aeroporto para enfim cancelar o voo devido as cinzas. Cheguei às 9h da manhã e em nenhum momento isso foi explicado pelos funcionários. Quando liguei para minha casa, decobri o motivo. Na verdade, não há funcionários no balcão para nos explicar. Bem, poderia ter tentado um hotel mais cedo e até aproveitado o dia a mais no Chile( país encantador!). Para retornar ao Brasil, já estava até preparada para novo sofrimento. Bem, aconteceu tudo de novo, voo previsto para 16h e só saimos muitas horas depois, às 20h. Dessa vez, consegui perguntar a uma funcionária qual seria o problema e a reposta foi: quando houver tripulação, sairemos! Bem, a minha conclusão é com a AA, não dá para planejar uma viagem.

Maria
MariaPermalink

olá!
Como este voo das 12h30 da coisa atrasou, perdemos um voo que ia para Sao Paulo, as 18h10. Só pudemos remarcar (pagando as taxas, é claro) os 2 voos que nos faltam para o inicio da manha de domingo - daqui a pouco.Insistindo muito, a coisa só nos pagou a janta.
Resolvemos passar a noite no aeroparque mesmo.

Nishan
NishanPermalink

Pretendo ir a Buenos Aires no próximo Carnaval e estou na dúvida se vou de Aerolineas ou pela TAM. Os preços da Aerolineas são os menores entre todas as empresas que fazem a rota e os horários deles são bons também. A TAM possui horários bem legais também, mas o preço fica uns 250-300 reais maior.

Vale mais a pena pagar mais caro e ir de TAM diante desta situação com a Aerolineas ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nishan! Se aprendemos alguma coisa nessa crise toda, é que a Aerolíneas consegue ser menos confiável que o vulcão Pueyhue. É só em último caso mesmo. Lembre-se que a Gol também opera a rota. Há vôos baratos também pela Pluna, com conexão em Montevidéu.

Nishan
NishanPermalink

Eu não mencionei a GOL e a Pluna porque o preço da primeira está muito caro para fevereiro e a empresa uruguaia não possui os horários que eu desejo para viajar. Sendo assim, acho que vou gastar um pouco mais e ir de TAM mesmo.

Claudia Renata
Claudia RenataPermalink

Esrou em bariloche, hoje vamos ao cerro catedral... Ontem na mitre estava tranquilo, alugamos as rouoas para neve e jantamos. A cidade tem cinzas, mas achei simparica. Lembra muito gramado...rs
O hotel que estou (la cascada)? tem uma vista linda para o lago e esta beeeeem vazio.. Acho que tem so uns 5, 10 hospedes, o restaurante esta ate fechado. Por enquanto esta indo tudo bem...veremos a neve!

Mandei um e mail para a Graciela que outra pessoa indicou, ela responde prontament, com os passeios eopreco dos transfers e, aceita tarjetas/ cartoes com acrescimo de 10 %. Mas a pessoa da agencia: Miguel esta nos atendendo bem...

E repetindo, tem o cruce em so um dia, fiz o cruce em 2 dias e e muita enchecao de linguica navegar beeeeeeeem devagar dois dias, e pernoitar num hotel no limbo (aka Peulla). la aproveitei pra dormir.

Vi pouca neve na estarda que fica o hotel e bastange na fronteira entre Chile eArgentina.

Estamos viajando de rg apenas, e nao tivemos nenhum problema nas fronteiras, inclusive fo ate mais rapido do que de passaporte!

Claudia Renata
Claudia RenataPermalink

Desculpe os erros de digitação!

Andreza Carvalho
Andreza CarvalhoPermalink

Claudia Renata,

Pode enviar o e-mail da Graciela?

Claudia Renata
Claudia RenataPermalink

e grace... transitando1@hotmail.com
estou no cerro catedral, eu e meu marido fizemos aula de esqui particular 350 reais com equipamento.. estamos exaustos e felizes. esta nevando... LINDO!
agora estoy bebendo uma cerveja patagonia....

estou adorando mrsmo! e minha primeira x aquismile

André
AndréPermalink

Alguém conseguiu remarcar sua viagem a Bariloche via Esquel pela AA para voos após 14/08? em minha única tentativa que consegui contato, ainda não era possível, isto foi a mais ou menos uma semana atras.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Muita gente está descobrindo que o seu vôo foi remarcado pesquisando o status de sua reserva no site. Dê uma tentadinha!

Luiza
LuizaPermalink

O meu é dia 22/8 e já foi remarcado, a volta dia 25/8 ainda não. Porém os horários de conexão não batem. Coisa bem arranjada =/

Isabela
IsabelaPermalink

Olá Pessoal!!!

Voltei ontem de Bariloche via Andes, traquilo voo, só como uma hora de atraso para sair de lá, mas de resto tudo bem...a cidade está linda...na sexta nevou bastante, deu para fazer passeios lindos...
Só uma dica para quem comprou pacote da CVC Clássico...uma furada!!!
Os passeios incluidos no pacote são feitos em dois dias...corridos ainda, sendo que um para o Cerro Catedral tem que pagar a subida ao teleferico... o resto tudo tem que pagar e caro...então se prepara com O bolso...eles sobem o preço do peso tudo fica caro.
O guia são todos espertinhos e um mão educado, se voce não fechar os passeios com ele fica bravo.
Teve um passeio que na volta o guia já tinha agendado um restaurante para nós que cobraram até o uso dos pratos, garfos e facas...

wellington
wellingtonPermalink

Isabela, vcs voltaram por bariloche ou tiveram q ir até eskel?

A Bóia
A BóiaPermalink

Post fechado para comentários!

Use o post mais atualizado, por favor:
https://www.viajenaviagem.com/2011/08/bariloche-aerolineas-meio-que-se-organiza-decolar-enrola/