Oficial: consulado brasileiro desaconselha viagens pela Aerolíneas

Aviso do Consulado Brasileiro em Buenos Aires

Quer dizer, isso não foi dito com todas as letras. Faltaram dez: dois “aa”, dois “ee”, um “r”, um “o”, um “l”, um “i” (com acento), um “n” e um “s”. Mas o teor do comunicado que está na página do site do Consulado Brasileiro em Buenos Aires denuncia uma “companhia aérea que realiza a conexão regular para os destinos mencionados [Bariloche, Ushuaia e sul da Argentina em geral, colchetes meus] tem, sob o argumento de que se trata de fenômeno natural que foge às suas responsabilidades, se furtado a dar qualquer tipo de apoio logístico aos passageiros cujos vôos foram cancelados”.


Exatamente o que o Viaje na Viagem já vem denunciando há duas semanas, graças aos pobres passageiros ilhados e abandonados, que deixam seus depoimentos nas caixas de comentários dos posts de Bariloche.

O tom do comunicado é de um desabafo — quem escreveu está completamente de saco de cheio (perdão) de atender a consumidores lesados no exterior por uma empresa que está exorbitando da desculpa das forças da natureza.

O site do consulado também traz um link para que os clientes brasileiros da Aerolíneas encaminhem suas reclamações à nossa Anac (já que a Argentina também tem a dela): o formulário está aqui.

Recapitulando a situação das três companhias aéreas que levam passageiros a Bariloche:

Aerolíneas

Está cozinhando os passageiros até a última hora. Não tem um 0800 remotamente preparado para atender aos clientes. Deixa passageiros sem reserva confirmada a Esquel embarcarem a Buenos Aires, onde podem ficar dias em listas de espera. Cancela vôos a torto e a direito, invocando condições atmosféricas. Lembre-se de que se você tem passagem marcada a Bariloche, necessariamente vai precisar confirmar uma reserva no esquema alternativo via Esquel. Dependure-se no 0800-707-3313 ou procure uma loja (veja endereços aqui).

Lan

No site, mantém o cancelamento dos vôos diretos a Bariloche até o dia 15. O esquema via Esquel vai por enquanto até o dia 14. É preciso remarcar o vôo via site (clique aqui). Leitores têm relatado sucesso nesse procedimento. Caso a cia. volte a descer em Bariloche, os passageiros seriam remarcados automaticamente nesses vôos.

Andes/CVC

A cia. argentina Andes, que faz fretamentos para a CVC, passou a aterrissar em Bariloche neste fim de semana. Deve continuar operando no aeroporto da cidade, a não ser que as cinzas voltem à cidade exatamente no dia dos vôos. É bom levar lanchinhos e comprar água no setor de embarque ainda no Brasil, já que no caso de o avião precisar descer em Esquel, os passageiros só terão acesso a comida de verdade umas dez horas depois de decolar, pois a imigração é feita somente quando o ônibus chega a Bariloche.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


513 comentários

Meu voo dia 07/08 pela AA, de SP para BA foi cancelado, segundo um primo que enviou msg agora pela manhã. Adeus imbróglio e Bariloche fica para daqui a uns anos quando souberem tratar melhor o turista. Fico pensando, será que a corte de D. João VI passou pela Argentina também quando fugiu de Portugal? A bagunça é muito semelhante.Agora meu plano B é, no ano que vem, levar as crianças para conhecer neve no Chile que é o país menos medieval do lado de cá da américa, aliás, meu plano inicial. Também aprendi que Aerolíneas Irc Argentinas, never more.
Boa sorte para quem for tentar.

Olá,

Ricardo agradeço pelo site pois se não fosse por ele, eu e o meu grupo não teríamos cancelado as passagens da AA e comprado pela Lan, pois não tínhamos idéia da dimensão do problema. Fiz a compra da Lan ontem e o que o Luiz Scursoni falou no primeiro comentário não procede, a minha compra foi para Bariloche para o dia 20/08, não aparece nada de Esquel. Iremos esperar ver o que acontece até o dia 15 e depois talvez modificar com a Lan.
Íamos desistir de Bariloche e alterar nosso roteiro para o Chile, mas além de arcar com prejuízos (pois algumas coisas já estavam pagas, a nossa expectativa era de ir para Argentina e não Chile, decidimos encarar a situação e tenho certeza que tudo vai dar certo, pelo relato das pessoas que estão por lá.

    Ana Carolina, já estou com os bilhetes em mãos, onde constam, Buenos Aires até Esquel, chegando dia 12/08 as 12hs, saida de onibus às 13hs, chegada em Bariloche às 17hs.

    Pois eh.. mas 12/08 ta dentro do prazo de até 14/08 onde a LAN já havia divulgado q não iria mais para Bariloche, e sim para Esquel…
    Então quem emitir bilhete pela Lan, para Bariloche, até 14/08, irá voar até Esquel e pegar o onibus para Bari… igual ao bilhete do Luiz..
    Quem comprar passagem para Bariloche para voar a partir do dia 15/08, tem q esperar ainda uma definição da companhia pra saber se voará direto ou se fará via Esquel também, e dessa forma, quem já tiver comprado terá que efetuar a troca assim como fizeram os outros viajantes!

uma amiga falou que nao e por causa da aa,stressada e pouco,realmente viajar assim,ninguem merece,mas la em vila angustura falam que perco 100%,e de matar.

Realmente é uma confusão só essa AA. Ontem exatamente às 23:11h todos os voos até dia 07/08 apareciam como cancelados, e hoje pela manhã, a maioria deles com horários estimados de decolagem.
Tudo avisado muito em cima da hora.
Minha programação começa dia 07/08 saindo de Guarulhos para Buenos Aires, e de lá para Calafate, Ushuaia e volta pra São Paulo.
Férias são para descansar e não para ficar mais estressado.
Estou considerando em cancelar tudo, mesmo perdendo algum dinheiro com isso.

Ola estou muito nervosa com esta situacao,viajo dia 07(Buenos aires)09 bariloche pela lan,mas quase desistindo depois do pronunciamento do consulado,piorou minha indecisao,e nao vou ficar em bariloche ,vou para vila angustura,alguem sabe como esta la????

    Olá, Monica! O consulado se refere claramente à Aerolíneas. A Lan está se comportando bem. A situação em Villa La Angostura melhorou um pouquinho, mas ainda está longe do que a cidade costumava ser. O Cerro Bayo, no entanto, reabriu.

    Estou em Villa. Qdo cheguei a vontade era dar meia volta e voltar pra bariloche. Mas ficamos. As pessoas trabalham muuuuuito para reerguer a cidade. Eu amo isso aqui, venho pra ca todos os anos e me dói o coracao ver a situaçao que o vulcao deixou.., o centro tá até arrumadinho, as lojas funcionando, mas muita cinza em suspensao. O cerro bayo reabriu, fui lá ontem e estava otimo. Muita neve. Ontem nevou um pouquinho aqui embaixo e choveu. Aí as cinzas se dissipam.
    É isso.

    Adriana,fico muito feliz que alguem fale sobre vila,estou com ida para 09/08,estou apavorada,vou com meus filhos,as noticias aqui sao assustadoras,falam ate que o vulcao esta em alerta novamente,tem alguma noticia ai sobre isto???
    monica

Fui dia 24/07 para Bariloche e voltei domingo, dia 31/07, pela Aerolineas. Na ida, tudo bem. Na volta, embarcaram a gente em Esquel às 14h20m num voo de duas horas e dez minutos e conexão às 16h35m. É óbvio que não deu tempo. Corremos, mas o avião para o Rio já tinha decolado. Remarcaram nosso voo para 20h45m, sem saber para onde iriam as malas, despachadas em Esquel diretamente para o Rio. Precisamos, nós mesmos, ir ao setor de bagagem no Aeroparque pedir que colocassem nossas malas no avião em que viemos porque a funcionária do check in não conseguia falar com eles. Uma ZONA!!!!

No site da coisa barriloche aparece cancelado ate dia 03 ja dia 04 nao aparece nada.

E brincadeira esta COISA mesmo. Ja pedi para minha agencia transferir para lan com esta M nao quero mais. E tomara que a Anac e Consulado tomem uma posiçÃo bem severa contra eles.

    Tito,

    A Anac (brasileira), e muito menos o consulado, podem tomar qualquer medida contra as Aerolineas nos vôos domésticos (dentro da ARgentina) operados pela mesma.

    A Anac só pode agir em relação a vôos domésticos brasileiros e, dentro dos limites dos tratados internacionais, com vôos internacionais que partem ou aterrisam no Brasil, e só.

Bom dia companheiros e companheiras participantes da novela Férias Bariloche.
O site da “COISA” divulgou sua programação que vai até o dia 07/08

https://www.aerolineas.com.ar/arg/main.asp?idSitio=BR&idPagina=68&idIdioma=po&cmbPrensa=778

Boa sorte pra todos !

    Aconselho não “acreditar” muito na programação.
    Meu voo do dia 27/07 Madri/Buenos Aires constava na programação com apenas 50 minutos de atraso. Na hora do vamuvê, o voo só saiu no dia seguinte.

Puxa vida… será que os voos que vem para a Australia tb estão passando pelo mesmo problema… com certeza, né?
estava pensando em mandar minha mãe pra cá (Australia) em Outubro pela Aerolineas (que oferece um preço imbatível – 2550 reais
)… mas agora estou preocupada com tudo!
Nem sei o que fazer… será que pela qantas seria melhor? Uhn…
Não sei…
#Dilema

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito