Oficial: consulado brasileiro desaconselha viagens pela Aerolíneas

Aviso do Consulado Brasileiro em Buenos Aires

Quer dizer, isso não foi dito com todas as letras. Faltaram dez: dois “aa”, dois “ee”, um “r”, um “o”, um “l”, um “i” (com acento), um “n” e um “s”. Mas o teor do comunicado que está na página do site do Consulado Brasileiro em Buenos Aires denuncia uma “companhia aérea que realiza a conexão regular para os destinos mencionados [Bariloche, Ushuaia e sul da Argentina em geral, colchetes meus] tem, sob o argumento de que se trata de fenômeno natural que foge às suas responsabilidades, se furtado a dar qualquer tipo de apoio logístico aos passageiros cujos vôos foram cancelados”.


Exatamente o que o Viaje na Viagem já vem denunciando há duas semanas, graças aos pobres passageiros ilhados e abandonados, que deixam seus depoimentos nas caixas de comentários dos posts de Bariloche.

O tom do comunicado é de um desabafo — quem escreveu está completamente de saco de cheio (perdão) de atender a consumidores lesados no exterior por uma empresa que está exorbitando da desculpa das forças da natureza.

O site do consulado também traz um link para que os clientes brasileiros da Aerolíneas encaminhem suas reclamações à nossa Anac (já que a Argentina também tem a dela): o formulário está aqui.

Recapitulando a situação das três companhias aéreas que levam passageiros a Bariloche:

Aerolíneas

Está cozinhando os passageiros até a última hora. Não tem um 0800 remotamente preparado para atender aos clientes. Deixa passageiros sem reserva confirmada a Esquel embarcarem a Buenos Aires, onde podem ficar dias em listas de espera. Cancela vôos a torto e a direito, invocando condições atmosféricas. Lembre-se de que se você tem passagem marcada a Bariloche, necessariamente vai precisar confirmar uma reserva no esquema alternativo via Esquel. Dependure-se no 0800-707-3313 ou procure uma loja (veja endereços aqui).

Lan

No site, mantém o cancelamento dos vôos diretos a Bariloche até o dia 15. O esquema via Esquel vai por enquanto até o dia 14. É preciso remarcar o vôo via site (clique aqui). Leitores têm relatado sucesso nesse procedimento. Caso a cia. volte a descer em Bariloche, os passageiros seriam remarcados automaticamente nesses vôos.

Andes/CVC

A cia. argentina Andes, que faz fretamentos para a CVC, passou a aterrissar em Bariloche neste fim de semana. Deve continuar operando no aeroporto da cidade, a não ser que as cinzas voltem à cidade exatamente no dia dos vôos. É bom levar lanchinhos e comprar água no setor de embarque ainda no Brasil, já que no caso de o avião precisar descer em Esquel, os passageiros só terão acesso a comida de verdade umas dez horas depois de decolar, pois a imigração é feita somente quando o ônibus chega a Bariloche.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


513 comentários

Alguem sabe me dizer como está a situação do Hotel DESIGN SUITES BARILOCHE agora para agosto??
Grato!!

    Oi Gente..

    Alguém sabe me dizer se a AA está cobrando multa pelo cancelamento das passagens? Viajo dia 15/08 p/ Buenos Aires fico 3 dias e dia 18/08 embarco para Bariloche, tudo pela AA. Estou pensando em trocar pela LAN. Comprei esse pacote na CVC, tenho que ir direto lá para tentar mudar né?

    Abraços a todos!

    Rafa.

Gente mais uma vez escutem o Consulado , eles estão falando a verdade. Eu fiquei em um Hotel 5 estrelas Resort e ele está funcionando com 40% dos seus serviços. Desaconselho ir por Andes-CVC. Vá somente se for uma viagem imprescindivel! Se vc puder esperar vá no proximo inverno. Estou aqui falando com vcs somente porque este site foi muito valioso para mim e sei que a minha experiencia pode ajudar algumas pessoas. Caso vc tenha quer ir por Esquel leve lanches, agua e um banheiro privativo ( estou traumatizada com banheiro).

    O meu é pela Andes-CVC, dia 06/08. O que houve de errado com vc??
    Obrigada!

Fui no site da AA, simular uma compra de passagens, informando exatamente os dados de minha reserva.
Pois bem, o voo 1243 (São Paulo a Buenos Aires) que nem aparece no informe de voos afetados continua sendo vendido.
O voo 2870 (Buenos Aires a Calafate) teve seu horário alterado para às 9h (antes era 7:55h).
O voo 1872 (Calafate a Ushuaia) não existe mais para venda. E no informe de voos afetados, também não aparece. Pior: não aparece nenhum outro voo para a data informada.
Com isso não consigo simular a volta de Ushuaia para São Paulo.
E permanece a incerteza sobre a AA operar ou não os trechos já vendidos.

Olá, retornei de viagem e gostaria de deixar aqui meu relato.
Comprei minha passagem Buenos Aires-Bariloche pela LAN (conforme já relatado aqui em outros posts) via decolar. Obvio que NÃO consegui por telefone, com a decolar nem com a LAN nenhuma informação contundente (isso qdo me atendiam).
Fui p Buenos Aires pela TAM já preparada para os perrengues. Dia 18/07 cheguei e já no aeroporto procurei o balcão da LAN, fui prontamente atendida e consegui alterar meu vôo, que seria dia 21, p dia 22/07, via ESquel. O Vôo de ida não atrasou, tudo correu super bem, e a LAN (ao contrario da aerolineas) deu lanche e água para o bus até Bariloche. O Onibus era mto bom e a viagem foi ótima (bem melhor q eu esperava).
Lá em Bariloche conhecemos brasileiros (vários) que relataram os abusos da aerolineas (vôos cancelados sem mais nem menos, falta de estrutura e td mais já relatado por aqui).
O perrengue msm ocorreu na viagem de volta. o Võo dia 26/07.
Acordamos 6 da manhã e fomos até o aerporto de bariloche pegar o busão p Esquel.
Perrengue 1) Busão quebra no meio do nada, quase 1 hora p chegar outro e a gente congelando lá dentro.
Perrengue 2) quando chegamos em Esquel tumulto total naquele mini aeroporto. Todos os vôos da aerolineas foram cancelados sem mais nem menos, passageiros a deriva naquele fim de mundo. Como meu vôo era LAN e estava confirmado, não me preocupei. (engano bobo meu).
Perrengue 3) O vôo da LAN atrasou 2 horas, e ficamos lá todos amontoados no tal aeroporto.
Perrengue 4) Quando enfim decolamos, todo mundo feliz, inclusive vários passageiros dos vôos cancelados pela aerolineas q pagaram e conseguiram lugar no vôo da LAN. Estava td ok até que, no meio do caminho, vem o piloto e pronuncia, tranquilamente: senhores passageiros, os aeroportos de buenos aires estão fechados, portanto iremos pousar em Córdoba, uma cidade próxima a Buenos Aires. Esperamos poder retomar o voo e mais tarde, pousarmos em Buenos Aires.hahahahaha
foi até engraçado a cara de panico das pessoas, mas td mundo ainda com esperanças, “ah, ele falou que é perto, deve ser colado em Buenos Aires”….rs
perrengue 5)OBVIO QUE CORDOBA NÃO É PERTO COISA ALGUMA E Q O AVIÃO NÃO IRIA DECOLAR DE NOVO….rs
perrengue 6) Vem a mocinha da LAn, manda td mundo pegar malas rapido pq iremos de busão……..eeeeeeee, detalhe: 6 horas de busão.
perrengue 7) pessoal que estava com nós foi ficando apavorado, tinha gente com vôo de volta p Brasil no msm dia, a noite, e isso, nesse rolo, já passava das 7 da noite.Detalhe: se td tivesse saido ok, teriamos de ter chegado em Buenos Aires às 3:30 da tarde.
perrengue 8) vem a mocinha da LAn de novo e corrige: a viagem não é de 6 horas e sim de 8 horas tá pessoal….eeeeeee
perrengue 9) enfim no busão, às 20 horas, vem o motorista (um gordinho todo tranquilo) e fala: serão 10 horas de viagem, se a gente chegar!!!! (sim, ele disse isso msm, em tom de brincadeira, mas ai, faz-me o favor né)…rs
perrengue 9) motorista parava p o lanche, mas não p nosso e sim o dele……..hahaha, sim, ele parava o busão, descia p comprar lanchinho p ele e deixava a gente lá…rss
perrengue 10) chegamos em Buenos Aires as 5:30 da manhã, ou seja, 24 horas acordados, sem comer direito, sem banho, jogados igual bonecos para lá e para cá…rs
perrengue 11) a maior parte dos que estavam conosco perderam seus vôos, ficaram ilhados, chorando no aeroporto de buenos aires.

Eu e meu marido, felizmente, conseguimos chegar a tempo p nosso vôo de volta, até são paulo, pela TAM.

Detalhes: segundo a TAM me informou no balcão (não sei se a informação é realmente verdadeira), tanto ela quanto a gol, delta airlines etc, todas pousaram e decolaram normal de buenos aires, apenas LAN, Aerolineas e umas outras que não…no final das contas nem sei se o problemas foram cinzas, ou o quê. Só sei que quando decolamos quase todos os vôos da LAn estavam cancelados e o da aerolineas, TODOS CANCELADOS. E segundo me informaram, os passageiros que ficaram em Esquel da aerolineas tiveram de dormir lá, os que tinham dinheiro pagaram hotel (pq a aerolineas se recusou a pagar, pq segundo ela não é responsavel por situações adversas da natureza…)

enfim, em uma só palavra: PERRENGUE.
somente isso….rss

esse relato é apenas p que todos que tenham vôos com operadores argentinas estejam preparadas para o que possa vir adiante.

Tito
Conforme site da AA:
dia 02/08
AR1229 Porto Alegre Buenos Aires (Aeroparque) Estima de partida 15.10 hs.
Para os demais dias, até 08/08, nenhum outro voo de POA para BUE.
Segue o site:
https://www.aerolineas.com.ar/arg/main.asp?idSitio=BR&idPagina=68&idIdioma=po&cmbPrensa=778

    Realmente consta alguns voos do dia 4 a 7/8, mas nem todos, o meu voo pa Bariloche é dia 6 e ainda não tem programação para ele. É bom quem tiver viagem para esses dias continuar acompanhando.

    Se não aparece como afetado nessa listagem é porque está confirmado, não é isso?

Alguem poderia informar como estao os voos da AA de Porto Alegre a Buenos Aires.

Pessoal, comprei minha passagem numa agência de um conhecido, compramos pela TAM, saindo de Recife, indo pra SP, depois Buenos Aires e destino final Bariloche, no dia 12/08.

Tentei mudar pelo site da Lan como recomendado aqui, para Esquel e não consigo porque minha reserva e compra foi feita na TAM. Quando entro no site da TAM, tem lá que meu vôo está confirmado para Bariloche:

Sexta-feira, 12 de Agosto de 2011
Partida: 15:25 Buenos Aires, Argentina – Jorge Newbery
Chegada: 17:50 San Carlos De Bariloche, Argentina – Bariloche Internacional
Companhia aérea: LAN Airlines LA4352

E quando entro no site da LAN, vejo que o meu vôo o LA4352, está cancelado! Alguém pode me sar um help do que devo fazer?

Muito obrigado a todos!

Abraços,

Rafael

    Rafael, eu e minha familia estamos no mesmo dilema meu bilhete e para 14/08 estive no aeroporto de Guarulhos fui nas duas lojas TAM-LAN e sai de la sem definicao, meu marido ligou hoje na TAM e eles informaram que ainda nao podem fazer nada.
    Estamos aguardando
    abracos

Oficial: EU TAMBÉM desaconselho viagens pela Aerolíneas!

Havia utilizado a AA em 97 e tinha ficado muito satisfeito. Mas depois de privatizações, desprivatizações, crise, minha opinião mudou drasticamente, pois no ano passado tive o desprazer de utilizar a companhia novamente: péssimo atendimento no check-in (mais de 3 horas na fila), troca de voo por overbooking (sem avisar nada), péssimo atendimento no avião (que deve ter sido pilotado por Santos Dumont de tão velho…) Tudo bem que não era um dia muito ‘normal’ (férias de julho, tb), mas imagine agora com toda essa confusão do vulcão.
Deu uma inveja do pessoal que estava indo de LAN (e o pior que economizei menos de 50 dólares optando pela AA). Tem certas coisas que não tem preço…

E Wanderson, não confunda Aerolineas Argentinas com Argentina: lá você é muito bem tratado.

olha com AA nao sei,mas a lan em junho tive informacao que devolveram logo o dh das passagens.veja tb com a operadora do cartao se pode cancelar com eles.

Wanderson,
Não quero te animar não, pois também estou bastante “cabrero” com essa situação, mas pela bagunça que é essa AA, do mesmo jeito que hoje seu voo está cancelado, no sábado pode aparecer como previsto.
Meu voo é o 1243, que nem aparece no site da AA.
Alguém sabe informar se há custos para o cancelamento das passagens com a AA? Comprei em 5 parcelas e a primeira nem caiu ainda…

    Danilo,

    Cancelei minhas passagens da AA ontem. Liguei para o escritorio do Rio (21-2103-4201/02/03/04) e falei com a Pamela, que foi muito atenciosa, ela me passou um email com o formulário a ser preenchido e o que fazer para obter o reembolso. Ela também consultou o supervisor para autorizar o reembolso sem multa (pois só estavam autorizando isso quem iria viajar até o dia 15/08). Eles iram creditar o valor integral da passagem em até 60 dias. Vamos esperar para ver, mas estou me documentando por email, caso isto não ocorra correrei atrás dos danos.

    Valeu pela informação Ana Carolina.
    Ligarei no escritório aqui de SP para fazer o mesmo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito