Oficial: consulado brasileiro desaconselha viagens pela Aerolíneas

Aviso do Consulado Brasileiro em Buenos Aires

Quer dizer, isso não foi dito com todas as letras. Faltaram dez: dois “aa”, dois “ee”, um “r”, um “o”, um “l”, um “i” (com acento), um “n” e um “s”. Mas o teor do comunicado que está na página do site do Consulado Brasileiro em Buenos Aires denuncia uma “companhia aérea que realiza a conexão regular para os destinos mencionados [Bariloche, Ushuaia e sul da Argentina em geral, colchetes meus] tem, sob o argumento de que se trata de fenômeno natural que foge às suas responsabilidades, se furtado a dar qualquer tipo de apoio logístico aos passageiros cujos vôos foram cancelados”.


Exatamente o que o Viaje na Viagem já vem denunciando há duas semanas, graças aos pobres passageiros ilhados e abandonados, que deixam seus depoimentos nas caixas de comentários dos posts de Bariloche.

O tom do comunicado é de um desabafo — quem escreveu está completamente de saco de cheio (perdão) de atender a consumidores lesados no exterior por uma empresa que está exorbitando da desculpa das forças da natureza.

O site do consulado também traz um link para que os clientes brasileiros da Aerolíneas encaminhem suas reclamações à nossa Anac (já que a Argentina também tem a dela): o formulário está aqui.

Recapitulando a situação das três companhias aéreas que levam passageiros a Bariloche:

Aerolíneas

Está cozinhando os passageiros até a última hora. Não tem um 0800 remotamente preparado para atender aos clientes. Deixa passageiros sem reserva confirmada a Esquel embarcarem a Buenos Aires, onde podem ficar dias em listas de espera. Cancela vôos a torto e a direito, invocando condições atmosféricas. Lembre-se de que se você tem passagem marcada a Bariloche, necessariamente vai precisar confirmar uma reserva no esquema alternativo via Esquel. Dependure-se no 0800-707-3313 ou procure uma loja (veja endereços aqui).

Lan

No site, mantém o cancelamento dos vôos diretos a Bariloche até o dia 15. O esquema via Esquel vai por enquanto até o dia 14. É preciso remarcar o vôo via site (clique aqui). Leitores têm relatado sucesso nesse procedimento. Caso a cia. volte a descer em Bariloche, os passageiros seriam remarcados automaticamente nesses vôos.

Andes/CVC

A cia. argentina Andes, que faz fretamentos para a CVC, passou a aterrissar em Bariloche neste fim de semana. Deve continuar operando no aeroporto da cidade, a não ser que as cinzas voltem à cidade exatamente no dia dos vôos. É bom levar lanchinhos e comprar água no setor de embarque ainda no Brasil, já que no caso de o avião precisar descer em Esquel, os passageiros só terão acesso a comida de verdade umas dez horas depois de decolar, pois a imigração é feita somente quando o ônibus chega a Bariloche.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


513 comentários

mais de 20 min ouvindo musiquinha das aerolíneas… ninguem merece esse 0800!!

Ô Rabugento:
Pelos relatos,nós que vamos (tentar) viajar nos aviões da “COISA”
devemos providenciar passagens,lanches, agua e banheiro privativo.
E você vem falar de SALA VIP ?
Agora eu surtei ! ! !
Vou sair pra comprar mais duas caixas LEXOTAN.
Como disse o Danilo,
“ai minha Nossa Senhora do Chuveiro Elétrico, dai-me resistência !!!”

Gente, a Aerolíneas é sempre tão problemática assim ou isso é mais para o destino Bariloche e por conta do vulcão? Nunca viajei pela companhia mas comprei umas passagens por ela de Porto Alegre para Buenos Aires só para dezembro. Será que também terei esses problemas?

Eu, particularmente, nunca voei pela AA e já há alguns anos assustei-me com o que vi em Ezeiza nas aeronaves dessa empresa.

Fui e voltei no mês de março até BUE e senti falta de a TAM não ter uma sala VIP exclusiva. A que usei era junto com a AA e estava com os banheiros completamente destruídos, alem de outras coisinhas…

Olá, continua o perrengue de cancelar ou não a viagem a Bariloche. Eu embarco ou embarcaria dia 11/08… minha agente de viagens,CVC, disse que até dia 14/08 esta confirmado Bariloche via Esquel. Pela AA. Não consigo falar no tel da AA. Não queria ir de ônibus, pois viajo com cça de 7 anos. Alguém sabe quanto é a multa da AA se a gente cancelar?? e agora depois do aviso do Consulado, tudo piora….sabe, acho que nada acontece por acaso, e tds esses problemas estão dizendo, não vá!!!

    Fui no escritório da AA e lá me disseram que não sou obrigada a ir por Esquel, assim que confirmar que será por eSQUEL eu posso cancelar se multa

Alguém sabe me dizer se os vôos da AA pra Mendoza estão passando pelos mesmo perrengues?

Gostaria de uma opinião, estou indo para Bari no dia 26/08 pela AA. Não tenho problema com atrasos e estou indo com mais 3 amigos. Você acha que existe a possibilidade de não conseguirmos chegar em bariloche? Seria melhor ir de onibus de BA ate Bari? Estou começando a ficar preocupado com o Viagem.

Como diria uma colega minha…. “ai minha Nossa Senhora do Chuveiro Elétrico, dai-me resistência !!!”

“Ricardo Freire
1 de agosto de 2011 às 19:42 | Permalink

Advogado,

Tem vários argumento superpertinentes no seu arrazoado.

Vejo, no entanto, três furos.

1) Mesmo que só os “desavisados” que não remarcam seus vôos para Esquel fiquem ilhados em Buenos Aires, como explicar a dificuldade de atendimento pelo 0800? Há vários depoimentos de “avisados” aqui no site que simplesmente não conseguem completar suas ligações nem têm resposta para seus emails.

2) Há depoimentos de “avisados” que, ao chegar a Buenos Aires, têm seus vôos a Esquel cancelados por supostos problemas climáticos (não dá pra acreditar mais na cia.)e então se vêem no limbo. Isso não tem acontecido com os passageiros Lan.

3) O mais grave, porém, são os funcionários do check-in no Brasil deixarem os não-confirmados a Bariloche/Esquel viajar a Buenos Aires. Transferem o problema para território argentino, já que se o escândalo fosse aqui no Brasil ia dar capa dos jornais todos os dias.

Na minha opinião, não há desculpa para o que a Aerolíneas está fazendo.”

Ricardo,

No meu depoimento não isentei em nenhum momento a incopetência da Aerolineas, concordo com você. Quanto aos furos, vamos la:

1) O 0800 é precário, como disse antes, nada justifica a falta de pessoal para atender aos clientes. Na crise os problemas de infraestrutura quadriplicam, e é o que está acontecendo. É vergonhoso uma empresa como esta ser liberada para a Anac a operar no Brasil dessa forma. Mas quem sabe isso não sirva para que algo mude?! Por outro lado Ricardo, com todo o respeito aos depoimentos no site, mas todos eles estavam com bilhetes de ida e VOLTA confirmados via Esquel? Porque pelo site do aeroporto os voos para Esquel estão voando normalmente, com eventuais atrasos. Inclusive ontem 3 da AA e 2 da LAN voaram com pequenos atrasos, inclusive o atraso da LAN sendo maior que o da AA.

2) Provavelmente a legislação ampare a cia. no caso de fenomenos naturais e eles estão abusando disso em alguns casos. É evidente que falta cortesia por parte deles, eles poderiam estar ganhando muitos clientes nessa crise toda, mas a falta de pessoal acaba piorando as coisas.

3) Isso realmente é um absurdo, mostra a falta de treinamento, desorganização total da empresa e principalmente a falta de comunicação clara dentro da própria cia.. Por isso digo que talvez essa seja a hora da Anac do Brasil rever algumas coisas.

Ricardo, o que quero dizer é que quando a coisa tá feia, qualquer graozinho de areia (de cinza vulcanica) acaba virando uma pedra no sapato se a gente não refletir para tomar a melhor decisão. Como já disse,acredito que mais e 80% dos passageiros dos vôos confiam na reserva confirmada no site e no agente de viagem, e acho que eles não estão errados, mas para as pessoas que sabem realmente como fazer dar certo (confirmar o vôo de ida e VOLTA via Esquel, ir precavido com um lanche e etc), acho realmente muito dificil a viagem não vingar. Imprevistos diversos podem ocorrer, mas voar eles estão voando.

Quem puder migrar para a LAN, sem duvidas é o melhor a fazer, já voei de LAN e eles são show.

Serviço ruim como este não se justifica, mas que é possível fazer dar certo é…

Forte abraço.

    Minha viagem pela aa nao vingou, cancelaram o voo sem explicacoes qdo estavamos na sala de embarque, nos despacharam numa viagem de 20h ate bariloche. Aqui conheci outros brasileiros que passaram pelo mesmo perrengue. A questao é puramente pessoal, se vc esta disposto ou nao a passar por tudoisso. Eu estava.

    É uma loteria, na minha opinião. Vc pode tentar se garantir, mas se ocorrerem imprevistos, já deu p/ perceber que vc estará desamparado, abandonado à própria sorte… Não como podemos fazer dar certo, mas sim, podemos ter sorte, é diferente.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito